Três horas com Alírio – Capítulo I

Depois de um dia pra lá de cansativo, pensei em dar o famoso migué e farrapar com Samarone e Inácio.

Mas a conversa que havíamos marcado era sobre o Santa Cruz. E com um motivo desse, não tem cansaço que derrube um verdadeiro tricolor coral santacruzense das bandas do Arruda, principalmente quando o papo é com quem vai ser o nosso Presidente.

Por volta das 20h30 peguei Inácio na Avenida Norte. De lá, fomos ao encontro de Samarone que estava no Clube dos Oficiais, ali na João de Barros, narrando uma pelada.

Ao entrar no carro, o caroneiro foi logo reclamando, “puta que pariu, que demora de vocês”. Pra quem não sabe, Sama é um profissional na tarefa de arregar. É daqueles que entra no veículo, já manda ligar o ar-condicionado e pede para mudar a música. Em festas na casa dos amigos, sempre leva uma tapauér para colocar doces e salgados.

Sim, voltemos ao assunto.

O trânsito estava livre. Já passava das nove horas da noite.

Fomos conversando. Discutindo o formato da entrevista. Pensando nas perguntas. Na troca de ideias. Quem seria o novo técnico. Quem sai e quem fica. Essas coisas.

“Bora Gerrá, acelera. Alírio já deve estar esperando”, disse Samarone.

“Quem já está esperando é o Coronel Peçonha. Mandou mensagem dizendo que já chegou”, avisou Inácio.

O Cel.Peçonha foi nosso convidado. De futebol, o bicho entende bem mais do que a gente. Além disso, já escreveu para o Blog e é da velha guarda dos comentários.

Chegamos.

Um sujeito educado nos recebe e avisa que Dr. Alírio está numa reunião. Lá pras tantas, descobrimos que o nome do sujeito educado é Major.

Pois bem, Major pede que a gente o siga. Descemos uma escada. O silêncio impera por um instante. Samarone solta uma graça. Eu tropeço num degrau.

“Sentem aqui, que vou avisar que vocês chegaram”, disse Major.

Era um ambiente pra lá de agradável. Gramado verde. Céu estrelado.

“Querem beber cerveja, uma água, refrigerante…?”, perguntou Major.

Como eu não fazia a menor ideia do que nos esperava, fui de carro e fiquei somente na água e na coca-cola. Samarone enfiou o pé na cerveja.

Ficamos por ali. Um tempinho depois, desce a futura primeira-dama do Santa Cruz. Frequentadora do Arruda, ela tá animadíssima com empreitada e dando a maior força ao marido. Coisa rara de se ver, pois as histórias que conheço é que as mulheres querem ver o marido num cabaré, mas não o querem na presidência do Santa Cruz.

Pois bem, Alírio apareceu! Logo em seguida, desce Tininho. Quando o vi com o celular na orelha, perguntei se era o novo treinador. “E aí Tininho, vai ser quem? Nereu, Neco ou Charles Muniz?”. A turma caiu na risada.

Fomos convidados a subir. Encontramos esparramado no sofá da sala, o professor Sylvio Ferreira.

Regada a vinho, cerveja e brebotes, a conversa rolou solta.

Inácio e Samarone cuidaram de puxar conversa com Alírio. Eu, sem querer querendo, sentei ao lado de Tininho, pra ver se via algum sinal de especulações futebolísticas no celular dele. Do outro lado, o Coronel Peçonha mandava umas perguntas sobre jogador: “e aí, Caça-Rato fica?”, “Alemão renova?”.

Pelo que entendi, Alemão depende do Salgueiro. Já Caça-Rato, depende da influência da lua. Disseram ontem que ele é meio sem juízo. Lembrei de uma história que ele trocou uma viagem para São Paulo, onde iria para participar do programa Pânico, por uma pelada em Goiana. Se for por Peçonha, Caça-Rato fica nem que seja na base do tarja preta.

Do sofá, Sylvio Ferreira vez por outra contava umas resenhas dos bastidores e comentava sobre Freud, mitologia grega, etc.

Alírio nos disse como conseguiu reduzir a dívida do Santa a praticamente 1/5 do que existia e falou das possibilidades jurídicas de reduzir ainda mais o resto da dívida.

Demos uns pitacos sobre comunicação e acesso ao estádio.

Enfim, uma noite pra lá de agradável. Tão agradável que o folgado do Samarone resolveu ficar mais e arregou uma carona de volta pra casa.

Estamos até pensando em sugerir um encontro bimestral com Alírio, e levar junto com a gente, algum tarado do Blog para bater um papo com o presidente.

59 respostas para “Três horas com Alírio – Capítulo I”

    1. Caro Batista,

      As aparições em público do Coronel é sigilosíssima. Por isso que sua foto, seu rosto dá lugar a cabeça de um jurássico largato.

      O único que pode vê-lo e admirá-lo é Caça Rato.

      Abraços

  1. Mas na boa,Tininho tá cag….e andando para nós desse blog,tem que pensar neles e só.Não vejo nada dele de bom,fala da saída da Copa do Brasil e do Nordestão como algo surpreendente para ele.Quanto a não participar da Copa do Brasil está perplexo,que mentir@.Alírio até agora só serve de piada,nem marionete é.Fala sério rapaz,esses caras estão rindo de nós,Alírio bateu o recorde das mentiras mais rápidas,Sérgio Guedes combina com ele.

  2. É esperar e rezar. 2015 está vindo rápido demais. Só aviso que esse é o momento crucial para se contratar o treinador pois os bons vão se empregando. Os restos de feira vão sobrando.

    1. Mas é aí que entra o SCFC. Só pegamos as sobras. Nada de novo. Antes ouvíamos: ninguém quer jogar a série d. Ninguém que jogar a série c…blá, blá, blá.

  3. Muito bom o texto.

    João Batista, das duas uma, ou Coronel Peçonha estava “batendo” a foto, ou ela é um ser mitológico! kkkkkk

    Pelo amor que temos ao Mais Querido, na próxima vez que algum de vocês encontrarem Alírio ou Tininho, perguntem quanto o Santa Cruz esta lucrando para continuar com aquele bendito “puxador” de torcida, Ninguém aguenta mais aquela figura…..

    O Sr. Alírio até agora é só promessa, ela será que esta interessado em galgar uma vaga na Câmara dos Vereadores?! Prometeu o técnico na segunda-feira após o término da Série B. Já se passou praticamente uma semana e nada. Prometeu o novo ônibus para novembro, estamos em dezembro e nada. Prometeu o Placar eletrônico para o final do ano, só esqueceu de dizer que era do próximo. Só promessas, promessas e mais promessas.

    Que 2015 nos tragam dias melhores, porque 2014 foi osso….

  4. O presidente tem que montar um elenco forte para a serie B ja visando a serie A e toda essa saga depende do treinador tem que ter muita cautela e critério nao adianta trazer um meia boca para conseguir um acesso nos trancos e barrancos e depois demiti-lo pra começar do zero uma serie A. Esqueçam o estadual,se for campeāo tudo bem mas o objetivo tem que ser muito além disso, O Santa Cruz é grande mas os nossos comandados so falam da boca pra fora.

    1. Desculpe, mas não podemos esquecer o estadual. É por causa dele que estamos fora da Copa do NE e quase fora da Copa do BR. Tem que ter atenção em todas as competições. Foi o 4º lugar no estadual que ferrou boa parte de 2015.

      1. Caro amigo coral, pra que disputar uma copa do brasil sem ambição? Somos eliminados por um tal de santa rita sem falar de outras equipes mediocres que fomos eliminados, sei que a copa do brasil é rentavel mas quero ser campeão e consequentemente ganhar dinheiro e não chegar numa 2 ou 3 fase ser eliminado e dizer que foi uma boa campanha, pois nossa torcida se acostumou a se contentar com pouco por causa das gestões mediocres ao longo de décadas.

  5. rapaz, vocês provocam a maior expectativa nos frequentadores do blog, pra falar da receptividade do Alírio é?

    …. se as próximas duas crônicas forem pra falar do quanto é aprazível a sala de estar do Sr. Alírio, dos seus gostos musicais ou dos devaneios filosóficos do Prof. Sylvio (de aplicação prática nenhuma no Conselho do Santa) a gente dispensa, blz!

    leva a mal não!

  6. Nesse caso quem é que ficou com a bola?. O dono da bola quero perguntar. Vamos respeitar. O blog é deles e eles falam com quem quiserem. Já foi falado isso aqui. Ora pois.

  7. Me surpreende o fato de os donos do blog irem na direção contrária do que prega a atual diretoria em termos de políticas do futebol, e de repente aparecerem em clima de natal junto a esse pessoal.
    Acho que foi uma grande pisada de bola, no mínimo uma grande demagogia.
    Quem te viu, quem te vê…

  8. E as perguntAs que todos nos queremos fazer??o ct??sandro?ataiide?adriano?ngm aguenta esses coisentos no arruda..e o treinador?que primeterem na segunda e ate agora nada!!

  9. Esse texto de Gerrá é antológico. Mais uma vez, parabéns ao blog.
    Parece que o mais cotado para o Santa Cruz é Doriva, o que vcs acham?
    O time de carlos wilson campos tem preferência por martelllllata.

  10. Estava ansioso para ver o que viria de notícias com relação a essa conversa. E sinceramente, estou desapontado. Vou aguardar os próximos textos pra ver se aparece alguma notícia relevante sobre o que esperar dos próximos anos.

    Mas pelo andar da carruagem…o que virá será a notícia da pintura do estádio e do novo placar eletrònico (que deve deixar todo mundo embriagado, agora que tão querendo liberar bebidas nos estádios, vocês lembram daquele outdoor travestido de placar que ficava no anel superior né).

    De importante até agora…só a não participação nas copas do Nordeste e do Brasil.

    O tempo passa…e tudo continua na mesma. Ou melhor…mudou alguma coisa né…o pessoal agora toma birita com a diretoria.

  11. Se Alírio acha que conseguirá a confiança dos tricolores pagando uma cervejinha, terá que fazer parceria com a Itaipava mesmo, afinal somos milhões de torcedores tricolores. E bebemos muito.

  12. Alirio é um cara do bem. Todos que estavam na reunião são grandes tricolores, disso ninguém tem dúvida. Bom saber da “volta” do Coronel Peçonha, grande figura. O que não pra entender muito é como ficará o futebol do Santa Cruz.

  13. Tem um ditado que diz: “Tudo no mundo tem seu preço”. Acho que o do blog é algumas cervejas, petiscos e lugar na foto com gente importante. Esperar agora que o blog passe a ser mais um meio de propaganda da situação, onde tudo está lindo, a diretoria é competente, e que todos os problemas do Santa Cruz, não participação da copa Nordeste, copa do Brasil, falta de dinheiro, é culpa de terceiros.
    E as perguntas que todos nós estávamos esperando:Nada, apenas futilidades. Talvez porque se fizessem perguntas difíceis não seriam convidados para uma próxima. E quem não gosta de uma boquinha livre.
    Saudações Santacruzenses

  14. Rapaz, vendo os comentários é que vejo como a torcida anda impaciente. Pelo que consta, no título do texto tem “CAPÍTULO I”. Não é melhor esperar para ver o resto do texto para tecer certos comentários?

    Saudações Corais.

    1. Concordo, hoje é a aclamação do novo presidente…

      Nada mais a declarar do que desejar Boa Sorte para ALÍRIO e que o sucesso continue lhe acompanhando…

      Quanto as críticas, entendo que servem apenas de forma objetiva para apontar possíveis erros, e nunca julgar carater, se já o fiz peço sinceras desculpas, não era essa intenção (efeito espírito natalino) he he he…

      E outra, pelo que entendi foi só um encontro social, onde os editores do blog foram convidados, nos representando simbolicamente, mais para serem ouvidos do que arrancar segredos, ou seja, não foram convidados para dar aquele “furo de reportagem” sobre os passos da direção…

  15. Pra resolver logo essa polêmica toda vez. Eu sugeriria aos DONOS DESSE BLOG PRIVADO, que colocassem uma mensagem no início do blog destacando que esse é um blog PRIVADO, e seus respectivos donos fazem uso dele como quiserm, votam e saem para tomar cachaça quando e com quem quiserem!

    A oposição e as críticas dos torcedores que utilizam desse espaço valoroso teria que ser centrado é nos desmandos da diretoria do Santa Cruz e não se incomodar tanto com quem sai pra tomar cachaça com quem!

    1. E quanto a essa nova diretoria, é rezar muito, porque não tou levando muita fé não, ainda mais se confirmado que não teremos nem as cotas da Copa do Brasil e um eventual confronto com um time de grande torcida do eixo pra dar renda !

      O Alírio me parece, nas vezes que o vi falando na imprensa, um cara correto, mas que tem mais perfil de trabalhar nos bastidores do clube, como já vinha fazendo.

      Mas, já que não tem outro jeito, é torcer muito pra que ele mude essa minha opinião inicial sobre ele.

  16. Tininho e SB culparam Canindé porquê ele abriu o jogo.A turma sandreana abriu o jogo,Tininho na hora culpou Canindé,assim não dá.CALA A BOCA TININHO!!!

  17. vergonha e nojo ver voces do blog agarrado com tininho

    LOGO VOCES QUE TTO METEN O PAU NELES AQUI

    SE O BLOG É PRIVADO NAO SEI SO SEI DE UMA COISA

    QDO SE ESTA JUNTO DO PODEROSOS MUDAM COMPLETAMENTE

    DEPOIS NAO VENHAM AQUI FAZER TEXTO METENDO O PAU
    NELES

    1. Alirio falou num jogador canhoto que está fazendo sucesso no Japão. Mas pela Internet “No dia 17 de maio de 2014, após entrar no segundo tempo da derrota de seu time contra o Kashima Antlers, Carlinhos sofreu uma grave lesão que o deixará cerca de 8 meses fora dos gramados. Após ser diagnosticado, foi verificado que Carlinhos rompeu os ligamentos anterior e posterior de seu joelho esquerdo.” Logo, não deve ser Carlinhos Paraiba que, em bom estado clinico, seria uma boa contratação. Gostaria de ver o retorno de AD99 também, que jogou boas partidas e sintonizou bem com a torcida.

    2. PQP Carlinhos Paraíba NÃO.

      Nunca gostei do futebol (se é q tinha) desse cara. Típico jogador q se acha o craque, mas q nada produzia, ou pior, produzia contra-ataque do adversário.

      O cara errava mais passe q qlq troço nosso de hoje em dia, perdia bola boba, ñ tinha corpo p/ a posição dele. A turma só gostava dele pq em alguns lances raros fazia uma jogada espetacular, mas q em sua maioria ñ resultava em nada efetivo p/ o time, só resultava em lances pontuais p/ por no DVD do próprio.

      O cara me lembra Carlos Alberto q saiu antes da Copa, mas este pelo menos ainda produzia alguma coisa. Mas como me dava raiva o jogador pagar de craque sem ser, dar toquinho na bola p/ um lado olhando pro outro e etc sem nenhuma objetividade.
      Craque é o cara q sabe fazer isso, driblar bastante e ser objetivo. Driblar por dribla e fazer jogada de efeito q ñ resulta em nada é melhor nem fazer. Agora se o cabra dribla e arma um contra-ataque, ou dá uma assistência, ou faz o gol aí td bem, merece meus aplausos.

      O cara só se deu bem na carreira pq tem um bom empresário e durante sua carreira conseguiu colecionar uns 20 lances bonitinhos p/ vender no DVD.

      Espero q ñ venha, e se vier q ñ seja p/ ser mais um no DM.

  18. Mentira nova,Tininho não fala com empresário de Léo Gamalho.Tininho e Hilário dizem que estão negociando,aliás,o aclamado disse que todos estariam renovados segunda passada.Débito zero,eita lorota boa.

  19. Pergunta aos dirgente$ corais,somos menores que Boa,Ceará,América MG,Avai,Joinvile e Ponte Preta?Ou vcs são infinitamente mais incompetentes que qualquer dirigente de pelada?

    1. Como diria Chaves: isso, isso, isso!

      Quem já contratou Cesar Lucena, Ramirez, Ramalho, Adilson e Renato Silva e ficou pacientemente pagando os salarios deles até ficarem bons, um Carlinhos Paraíba a mais ou a menos não vai fazer mal algum, afinal o dinheiro bem dos bestas dos sócios mesmo.

  20. Vamos ver como será essa gestão do Alírio. Eu acho q ele é só uma marionete q foi posto na presidência só p/ dizer q mudaram e fazer cumprir o estatuto, mas quem manda mesmo são os mesmos q já estavam.
    Ñ quero aqui criticá-lo nem nada, até pq ñ o conheço e pelo q foi noticiado ajudou bastante na renegociação das dívidas.
    Espero q nessa gestão de 3 anos o Santa possa realmente se consolidar administrativamente, financeiramente e futebolisticamente.
    Também torço p/ q acabem com esse joguinho de trazer jogador amiguinho p/ vir se recuperar no clube, ganhar seu trocado sem jogar e depois cair fora. Q formem um elenco enxuto, mas com qualidade. Acredito q um elenco com 23 peças é o suficiente p/ iniciar o ano, e até o início da série B cheguemos a 30, e estes 7 sejam bem melhores que 23 q já estavam no plantel. De nada adianta trazer jogador p/ compor elenco q tenha qualidade inferior ao q já estão, isso só faz inchar o grupo e onerar folha de pgtos.

  21. KCT, Kraii, o kara nem sentou na cadeira, e já estão metendo o pau. Que fluido negativo da gota serena, fai de retro peste é a besta do apocalipce. O cara que sentar perto de um cabra deste, fica mole na hora, e com o pescoço duro, e a bimba mucha que o ovo fica pra fora e do cassete só fica a cabeça. Vai tíiii.

  22. Já que Doriva tá se achando e fazendo beicinho, eu traria Martelotte mesmo, pelo menos já deu certo aqui e fez Everton Sena jogar bem na lateral e Renatinho no meio.

    Penso que ele ainda é melhor que Ricardinho (vejam trabalhos dele por onde passou) que nunca teve destaque.

    1. Faz isso não! Martelotte e Everton Sena? Não merecemos. Martelotte foi considerado o pior treinador do Brasil. Foi péssimo na Coisa (kkkkkkk), nas Barbies (kkkkkk), no Atlético Goianense, no América-RN.

      1. Eduardo, apenas alguns pontos para reflexão…

        – Martelotte foi bem no Santa e o time jogava pra cima fora de casa.

        – Martelotte foi considerado o pior por quem?

        – Everton Sena foi considerado melhor LD do PE 2013. Não tô dizendo que quero ele no time, apenas que em 2013 e nessa função foi bem.

        – A Barbie e o America-RN nem Alex Ferguson dava jeito. Alias na Barbie Martelotte chegou no fim da série A com um elenco rachado, um presidente sem comentários e etc etc.

        – No Atletico-Go foi campeão.

        – O que Ricardinho fez de bom como técnico (como comentarista ou jogador não conta). A comparação era com ele.

        1. Quem considerou Martelotte como pior treinador foi o portal Futebol Interior. Também não levo fé em Ricardinho.
          Everton Sena foi o melhor lateral direito quando Renatinho foi o melhor esquerdo. Imagina essa “seleção”.

  23. Acho que deveríamos para com esse terrorismo todo, vamos deixar o cara trabalhar, o cara está entrando agora, vamos ver no que é que dar.

    ESTOU TORCENDO PARA TUDO DAR CERTO, E QUE ELE CUMPRA COM O PROMETIDO.

    SDS TRICOLORES!!!

  24. Louvo os espíritos desarmados do triunvirato deste Blog e do assssor miltar Coronel Peçonha.

    Torço pelo sucesso dessa gestão mas muito tem que ser mudado no Santa Cruz. Primeiramente, o seu estatuto para democratizar o Conselho Deliberativo, hoje, elitista e que lembra a velha e carcomida Arena dos velhos tempos do regime de exceção. O Santa Cruz será grande quando o Conselho Deliberativo deixar de ser fonte de receita e passar a representar todoas as correntes que fazem dessa Torcida, a Mais Apaixonada do Brasil. No Santa Cruz, a Oposição se restringe a ser sócio e mais nada. Da Comissão Patrimonial às Divisões de Base, dos esportes amadores ao Futebol Prossional, do Marketing ao Social.

    No futebol, se mantiver essa comissão técnica, esqueça bons tempos. Quem contrata Marllon, Renato Silva, Julinho, Heverton Hora, Pingo e Adilson, tem que ser demitido por justa causa.

    Na região há bons jogadores, e insisto nos nomes de Eloir e Rodrigo Pimpão.

  25. Por onde anda o atacante Gilberto?? Seria uma otima contratação.
    Temos que montar uma equipe forte visando uma serie A com 70 por cento do elenco formado.
    Esse atacante que veio do fortaleza So vem pra compor elenco, um” pingo”da vida.
    Tem que dispensar esse câncer do Santa Cruz que são: Memo,Nininho,Everton Sena, eles foram úteis em 2011 e só.

  26. A diretoria que “sai” teve seus erros e acertos, teve promessas que fez e não cumpriu e realizações que não foram prometidas e se concretizaram.

    Eu torço muito pra que Alírio Moraes realize seus projetos e acho que a sua linha de trabalho está corretíssima, afinal só se tivermos um clube “administrável” aí sim é que poderemos ter um futebol forte, um futebol que chegue na série “A” e possa se manter por lá, um futebol forte regionalmente e que nos permita sonhar com voos mais altos, afinal isso já aconteceu com tantos clubes no Brasil, por que não pode acontecer conosco?

    Entendo a desconfiança de alguns aqui, mas prefiro dar meu voto de confiança a uma pessoa que está iniciando agora seu trabalho e pelo que ouvi falar de seu perfil, do seu modo de agir e pensar acredito que poderemos em breve ter dias melhores para todos nós apaixonados Santacruzenses.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

    1. Um gande problema da gestao ALN foi esse, as promessas não cumpridas.

      Já no discurso de posse Alírio repetiu as mesmas promessas, agora requentadas.

      Se não pode cumprir, não prometa. Fale a verdade que a grande maioria da torcida ficará ao seu lado.

      Aliás esse é o outro grande problema , a transparência ZERO.

      Cito outros:

      – ignorar o marketing e não usufruir do imenso potencial da torcida tricolor.

      – acoitar a trupe de burronegros que invadiu o Arruda.

      Os outros problemas (muitos) foram na maioria decorrentes desses.

      Vejam que nenhum dependia de ter dinheiro para consertar, apenas a minha opinião…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *