Dor x Esperança

O texto abaixo foi publicado no www.santacruzpe.com.br, o site oficial do nosso clube. Que por sinal, tá bem bacana e com notícias atualizadas. Fizemos questão de republicar, porque pra nós, Raniel é obra-prima que deve ser preservada.

Não é só por Grafite que a torcida do Santa Cruz espera. Raniel, um dos mais habilidosos jogadores revelados pelas divisões de base do clube nos últimos anos, está treinando com o resto do elenco para só voltar a campo no mês de setembro, quando termina a punição imposta pelo STJD.

Da suspensão e da cocaína encontrada em sua corrente sanguínea, qualquer um que acompanha minimamente o noticiário esportivo já está cansado de saber. O que poucos torcedores sabem é que, com ele dentro de campo ou proibido de jogar, o clássico Dor x Esperança é jogado todos os dias no coração de Raniel.

Desde pequeno, Raniel conhece o sofrimento de perto. Ainda criança, quando tinha apenas seis anos, seu pai morreu. Como e do quê,  não sabe. Nunca lhe contaram. “Só sei do rosto dele porque já vi umas fotos, mas não tenho lembrança nenhuma”. Atenção e carinho da mãe era uma coisa tão rara que uma ex-patroa dela, dona Dione, não aguentou ver o menino largado em casa, sem banho, sem roupas, sem cuidados e se ofereceu para criá-lo.

Dos oito aos 16 anos, Raniel viveu na casa dessa mulher, uma senhora cujos filhos já eram adultos. Ela pagou escola particular para o menino que, até hoje, só se refere a ela como “minha mãe”. Graças a Dione, ele pôde estudar até o oitavo ano do Ensino Fundamental e treinar na escolinha do Santa Cruz. Nessa época a Esperança virou o jogo e ganhava de goleada. O contato com a mãe biológica era mínimo e isso não era coincidência.

Uma tarde, quando voltava do treino de Futsal na quadra do clube, ele estranhou a movimentação em frente à casa onde vivia, perto do clube Madeira do Rosarinho. ‘Mãe’ Dione havia sofrido um ataque cardíaco e morreu no hospital. “Chorei sem parar, foi o dia mais triste da minha vida”. Naquele instante, a vida de Raniel havia mudado completamente.

Não havia outro jeito: ele teve de voltar para a casa da mãe, que a essa altura morava numa favela em Chão de Estrelas. Crack, cocaína e maconha passaram a fazer parte da rotina de todos ao seu redor. Era a Dor tomando as rédeas da sua vida novamente. “Todo mundo que eu conheço lá, cheira e fuma, mas eu sempre me mantive longe porque só tinha uma coisa na cabeça: ser jogador de futebol”.

Nesse período, as únicas refeições saudáveis que fazia eram aquelas servidas na concentração da base.
Então, numa festa da comunidade, madrugada de sexta para sábado de 2014, lhe ofereceram uma carreira de cocaína. Era a enésima oferta daquelas que lhe faziam. E a primeira que ele aceitou.

“Nem lembro do que senti. Sabia que ia ter um jogo do Pernambucano na quarta-feira, mas não imaginei que daria problema”. Deu. Nem jogar ele jogou, ficou no banco, mas foi sorteado para o antidoping. O resto da história é conhecida. Parecia que a Dor venceria o jogo da sua vida.

“Sinceramente, acho que o flagra no antidoping foi obra de Deus. Sem isso, talvez eu tivesse continuado a me drogar e jogaria tudo fora. O flagra e a ameaça de punição me deram medo, me fizeram parar para pensar no que eu quero mesmo da vida. Quero ser jogador de futebol, quero sair do Santa Cruz para o Real Madrid. Tenho bola para isso, confio no meu futebol”.

Hoje, Raniel vive num apartamento alugado pelo clube junto com a avó Marinalva e a irmã de 15 anos. Todos os meses, se submete a exames de sangue pagos pelo Santa Cruz para comprovar que está livre da cocaína. Todos os exames deram negativos.

Do mesmo jeito que Raniel, a Esperança é implacável nos contra-ataques.

49 respostas para “Dor x Esperança”

  1. Craque. Moleque (no bom sentido). Driblador. Esse menino tem que ser muito bem cuidado por todos que fazem o Santa Cruz. Ele, o clube e nós (torcedores), merecemos ver ele arrebentando em campo.

  2. Secando a coisa e rindo com os argumentos de Welston Sosis para justificar sua alegação de impedimento no segundo gol do Santos. Vejo que minha teoria está certa: o maior responsável pela hegemonia da coisa nos anos 2000 (até 2010) foi o dito cujo.

  3. Uma vergonha a parcialidade da Rádio Jornal sobre a eliminação do Sport na Copa do Brasil. Maciel Jr dá um show dizendo até que se fosse presidente da coisa não jogaria a copa BR.

    VERGONHA.

  4. Alexandre, no segundo gol do Santos (e em diversos outros lances), Wilson Souza, vamos disser assim, puxou para o lado do Popoti.
    O Popoti ganhou vários títulos (a maioria deles) na época em que o Wilson Souza apitava.
    Após a aposentadoria do mesmo (e com a morte do ex-presidente da FPF) a hegemonia da coisa em PE acabou.

  5. Um belo texto sem dúvidas. As declarações de Raniel demonstram sensibilidade, maturidade e perseverança. Gostei da ideia dele, do Santa Cruz para o clube espanhol. Significa que ele pretende ir longe em termos de títulos enquanto estiver no Arruda.

    O texto mostra a importância de o clube investir nos garotos da base para não ficar servindo de BARRIGA DE ALUGUEL PARA OS TIMES DA TV GLOBO. Caso mais recente é o jogador “João PULO”, digo Paulo. Quando faz gol, beija o escudo do clube, mas este comportamento de extrapolar o prazo dado pelo clube, mostra que o Santa Cruz não é prioridade na vida dele.

    Por outro lado, a noite passada no futebol foi quase perfeita:

    1) Tigres 3 x 1 Tv Globo
    2) Tv Globo 2 x 0 Paysandu, classificado Paysandu
    3) Tv Globo 3 x 1 Tv Globinho(cachorra de peruca)
    4) Pena que o América/RN perdeu.

    Saudações Corais a Todos.

  6. Muito bom texto, muitas vezes não sabemos a história de vida das pessoas e criticamos seu comportamento. Imagino a cabeça desse jovem na época.E parabéns a diretoria do nosso Santinha, por todo apoio que vem dando a Raniel. Que ele aproveite mais uma oportunidade que a vida tá lhe dando. que Deus o abençoe e que nos dê muitas alegrias.

  7. PREZADOS – BOM DIA!

    O RANIEL, é o que chamamos de uma jóia rara, que precisa ser lapidada, para realmente, ter valor…

    A vida não foi fácil, e ele precisa, de ajuda em todos os sentidos.

    Não se compara ao jogador de vidro, NATAN, com cara de santo, mas iludido pela religião, que o tornou um fanático!

    Com relação a eliminação da coisa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vcs nem sabem como dormi bem, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e acordei melhor ainda….

    Pois bem, toda imprensa provinciana, que sempre apoia em tudo, o que este clube, que sacrifica animais, faz, chega a ser ridícula, ou seja, se, se, passasse, para outra fase, diriam que ninguém consegue detê-lo e que estaria em busca do bicampeonato da copa brasil.

    Como foi desclassificado, agora, comentam que a meta, é a SULAMERICANA, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, que “tem obrigação” de passar pelo BAÊA, que faz da segunda divisão, e que não é páreo para o clube do mangue….

    Sinceramente, da raiva e ao menos tempo, da vontade de rir, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    SÃO TODOS LOUCOS, ILUDIDOS, MEGALOMANÍACOS E VIVEM REALMENTE NA ILHA DA FANTASIA!

    Mas, deixando esta m e r d a, para la, vamos ao que interessa:

    TAMBÉM, já observei o outdoor pela cidade, e parabenizo o depto de marketing, pela ação…

    E agora, a imprensa, não tem o que comentar, criticando é claro, o problema de JOÃO PAULO, querendo botar “pilha” na atitude de MM, na “omissão” da diretoria, etc….

    EITA IMPRENSA NOJENTA, esta de PE!

    Mas, vamos seguir juntos, pois, #JUNTOSSEREMOSMAISFORTES

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE = TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE

  8. Alguém pode postar a foto do Outdoor, da estreia do Grafite, pois, li ontem vários comentários no twitter, que tem outdoor perto dos Aflitos, divulgando que a estreia será dia 08/08 contra o Botafogo.

    Creio que não só eu que moro em Londrina, como os demais espalhados por todo pais e mundo a fora, gostariam de ver está peça publicitária…

    E como sou formado em Marketing, gostaria de apreciar…

    Falando em marketing, cadê o Seabra??????

    1. SEI Ñ, FOSSE EU O TÉCNICO, TERIA LEVADO O VICTOR E O JP NA DELEGAÇÃO.

      Mas, falar o q de MM se, salvo aquela “recaída” diante das barbies, calou todo mundo?

      Dispensável dizer aqui de nossa necessidade sábado de, pelo menos, ñ perder. O benefício técnico-financeiro será incomensurável.

      Q OS DEUSES DO FUTEBOL CONTINUEM NOS AJUDANDO.

      SaudaSanta

  9. Espero muito que Raniel se conscientize que tem futuro, que tem futebol para chegar longe e que depende dele o sucesso profissional.

    Espero também que o Santa Cruz continue ajudando o garoto, não apenas por ser jogador do clube e que poderá render algum dinheiro numa transação futuramente, mas pelo valor social do gesto, afinal será mais uma título para o time do povo, uma importante conquista contra as drogas e contra tanta coisa ruim que ameaça nossos jovens.

    Raniel, tenha fé a fé não costuma falhar!

  10. Inácio, orienta aí quem toma conta do site do Santa Cruz, que se colocou um contador de sócios o negócio tem que ser sério.

    Tem muito torcedor que fica entrando no site só para acompanhar a evolução desse contador. Não dá para ficar sem atualizar a informação por muito tempo não que morga a galera. Diz aí para terem uma rotina de atualização, por exemplo toda segunda-feira.

    abraço

  11. thiago
    vitor
    alemão
    neris
    marlon
    wellington cesar
    moradei
    joão paulo
    daniel costa
    raniel
    grafite.

    Salvo alguma pequena variação,esse time, com os salários em dia, dificilmente deixaria de conseguir o acesso.

  12. Abaixo à Rádio Jornal. Antes do jogo contra o Santos Maciel Júnior dizia que a diretoria da coisa acertava em priorizar a Copa do Br. Depois do jogo dizia ele que se fosse presidente desse clube sequer jogaria essa competição.

    UMA VERGONHA TOTAL A POSTURA DESSE COMENTARISTA.

  13. O contrato de Wellington Cesar acaba em setembro.
    O problema é que não tem ninguém que entenda de futebol no Santa Cruz. Esperam alguém de fora (um técnico contratado) “gostar” do jogador para decidir se ele serve ou não para o Santa Cruz.

    Se Martellote não fosse contratado, e Ricardinho continuasse não optando por Wellington Cesar, em setembro o jogador estaria livre, seria contratado por outro time e todos lamentando que o Santa Cruz perdeu um bom volante.

    Obs: Não tenho certeza se vão renovar com ele.

  14. ESTE BABACA, ACRESCENTANDO COM RALPH DE CARVALHO – RADIO JC COISA;
    ADERVAL BARROS + MAROLA GUEDES + CABRAL – RADIO TRANSAMERICA;
    ÁLVARO FILHO – BLOG DO TORCEDOR

    Estes elementos, comem, respiram o mangue….

  15. Um dos mais lúcidos texto que já neste Blog.
    Raniel é vítima desse submundo que é manipulado e controlado por facínoras.
    Foi condenado pela hipocrisia dos que são insensíveis à pobreza e à marginalidade que andam juntas.
    NÓS SOMOS RANIEL!!!

  16. Criciúma, que teve Guilherme Santos expulso. terça pela copa
    do brasil nao podera jogar contra o santa cruz certo ou errado
    ja que sao competiçoes organizada pela cbf alguem pode tira essa
    duvida

  17. 1-a venda de ingressos para santa x botafogo já começou
    2-jogo vai ser no arruda, achava q seria na nova arena do mato
    3-muita expectativa, mas grafite vai ter que corresponder
    4-vamo lotar o arrudão

  18. QUEM DISSE Q O BRASIL É A TERRA DO FUTEBOL?

    Nós somos a terra do voley! Mais uma vez tomamos hj no PAN uma “virada” do Uruguai (em um minuto) enquanto q, no voley feminino, “viramos uma partida praticamente perdida. E, no Tiebreaker chegamos a perder por 6 X 2 e ganhamos o set. Começamos perdendo de 2 X 0 e viramos pra 3 X 2.

    SaudaSanta
    .

  19. Ainda tenho minhas duvidas se esse jogo contra o foguinho será no Arrudão mesmo, se chegarmos nesse jogo embalado a arena vai “cobrar” a divida dos 5 jogos,e o Santa pelo acordo vai ter q abrir as pernas pra jogar no fim do mundo.

  20. Número de sócios: 7.151.

    Vamos ajudar, galera, incentivem amigos a se associarem ou ficarem em dia (basta pagar Junho e Julho) qualquer que seja o tempo em atraso.

    Quem puder propagar a anistia nas redes sociais, por favor colabore.

  21. COMO COMPETIR COM O “SUL MARAVILHA”?

    O Criciúma vai, amanhar, praticar ingressos “promocionais” no jg contra o SC: 60 e 30 reais (quando o preço “normal” é, respectivamente, 100 e 50). E criança paga 10.

    Aqui, ss se cobrar mais de 30 reais pelo ingresso mais caro, o mundo vai abaixo.Nessa toada e com esse “giganteco” quadro de sócios estaremos, dentre em breve, contratando o Messi, o Tevez e, quem sabe, repatriando o Neymar.

    Q OS DEUSES DO FUTEBOL SE APIEDEM DE NÓS (sem COTA, sem $, sem sócios, sem CT,…)

    SaudaSanta

  22. DE SUPERESPORTES: A volta de Grafite segue impulsionando o número de sócios no Santa Cruz. O clube fez um segundo balanço após a contratação do experiente atacante e constatou um aumento de 65% no quadro, em relação ao começo de junho, quando o reforço ainda não havia sido anunciado. Hoje, são 7.161 torcedores em dia com o Tricolor. Há cerca de duas semanas para a estreia do atacante (em 8 de agosto, contra o Botafogo), a diretoria, embora esperasse um crescimento ainda maior, quer chegar à marca de 10 mil. Faltam, portanto, 2.839 para alcançar o objetivo.

    No início de julho, o Santa havia tido um aumento de 27% nos associados. À época, eram 5.505 associados, 1.173 a mais que o número inicial (4.332). O responsável pela campanha de sócios do Santa Cruz, Dênis Victor, comemora o alavancamento. “Neste momento, é muito mais emocional. Estamos fazendo ações, mas iremos trazer novidades para atrair os torcedores. A gente espera ainda um crescimento natural e precisamos ser pontuais nas ações”, afirmou.

    Mas pede mais.”Nossa perspectiva é positiva quando se trata da torcida do Santa Cruz. Lógico que a gente esperava um número maior no quadro de associados, mas tudo tem ocorrido dentro do previsto. Queremos 10 mil sócios até a estreia de Grafite com a camisa do Santa Cruz”, avaliou Dênis Victor.

    4.332
    Sócios em junho

    5.505
    Sócios no começo de julho

    7.161
    Sócios no fim de julho

    65%
    De aumento em relação a junho

    30%
    De umento em relação ao começo de julho

  23. resposta

    Criciúma, que teve Guilherme Santos expulso. terça pela copa
    do brasil nao podera jogar contra o santa cruz certo ou errado
    ja que sao competiçoes organizada pela cbf alguem pode tira essa
    duvida

    1. escalaçao do criciuma

      Desta forma, o time que enfrenta os pernambucanos deve ter: Luiz, Maicon Silva, Wanderson, Adalberto, Guilherme Santos; Marcão, Wellington, Paulinho; Lucca, Juba e Neto Baiano.

      o lateral Guilherme Santos que fui expulso terça pela copa do brasil ta escalado

  24. acoisa ganhou pontos do sampaio correa nessa maneira

    STJD mantém punição e Sampaio perde seis pontos no Nordestão #globoesporte http://glo.bo/1F3MXCv

    o lateral Guilherme Santos que fui expulso terça pela copa do brasil ta escalado
    nao pode jogar contra o santa cruz se liga diretoria

  25. Vamos ao Arruda Família Tricolor. Vamos apoiar o Santa Cruz. Com certeza vai ser um grande clássico. Vamos mostrar que nós temos força. As nossas rendas tem sido vergonhosas. Vamos ao Arruda. Vamos levar nossas famílias, vamos convidar nossos amigos e amigas. Vamos encher o Arruda. O Santa precisa do nosso apoio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *