Filosofia futebolística

Texto do nosso colaborador Zeca*

Um jornalista perguntou à teóloga alemã Dorothee Sölle o que era a felicidade. Resposta: “Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Não explicaria. Daria uma bola para que ele jogasse.”

O futebol desafia o elemento racional que habita em quase todos nós. Essa dimensão da felicidade infantil é logo sobrepujada pela realidade do torcedor adulto, pelas tristezas e alegrias que os resultados de seu time lhe impõem.  Isso justifica uma frase de Nelson Rodrigues, o maior cronista de futebol brasileiro: “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos.”

O futebol é a vida e, assim como esta, é alegria e pesar, esperança e raiva, paixão e razão, sanidade e loucura.

E ser torcedor do Santa Cruz acirra ainda mais essa questão.

Talvez fosse necessária uma filosofia do futebol, uma sociologia futebolística ou uma antropologia da bola para explicar a paixão louca desta torcida. O futebol compõe um mosaico de lembranças e expectativas que preenche a vida do torcedor de sentido. Lembro quando vi Pedrinho, Joel Mendes, Gabriel, Ramón, Henágio e Mancuso jogando. Meu pai dizia que eu tinha visto Nunes jogar quando era muito criança. Infelizmente esta lembrança se apagou.

Estas lembranças – somadas à entrada no Arruda, ao calor da torcida, ao espetinho e ao famoso cachorro-quente, às cervejas no Abílio, às discussões durante e após os jogos – constroem uma identidade que se torna universal quando vestimos as três cores do Santinha. O filósofo alemão Martin Heidegger entendia que o que define o ser humano são elementos estruturais que ele chamou de existenciais. O principal existencial é o fato de todos nós sermos um ser-no-mundo. Mas, talvez por desígnio dos deuses do futebol, alguns recebam o privilégio de ser um ser-para-o-futebol.

O futebol – seja no Brasil, Argentina ou Inglaterra, por exemplo – causa a catástrofe da nossa racionalidade. Mas isso não é ruim. Ao contrário, permite que realizemos a totalidade de nossa humanidade. Uma partida de futebol, mais especificamente, revela o que realmente somos. É nestes noventa minutos cruciais que rezamos, torcemos, berramos, choramos, gritamos de alegria e comungamos com o universo todo a nossa existência. O grito de gol – e mais ainda o grito de campeão – coloca a todos na mesma dimensão humana. O nosso eu, tão pequeno, se torna grandioso. Torna-se parte de uma energia que flui dentro e fora.

A paixão por um time revela a necessidade humana de sentido. E mais ainda: a nossa consciência de que o destino se constrói a cada dia, a cada minuto, a cada segundo. Um pênalti aos 48 minutos do segundo tempo – e que pode decidir um campeonato – nos coloca num abismo, na impossibilidade de realizar o ato, mas na esperança de que ele seja do modo como desejamos. O famoso filósofo da bola, Neném Prancha – que foi roupeiro do Botafogo – afirmava: “O pênalti é tão importante que devia ser cobrado pelo presidente do clube.”

É no futebol que assomamos nossas esperanças e desejos universais. A vida é um jogo assim como o futebol, daí essa pertença universal que todo e qualquer torcedor sente. Assim, as trapaças, as regras, a justiça, os equívocos e acertos de uma partida de futebol só são compreensíveis porque assim o é na vida.

As brincadeiras pós jogo, o medo de perder, o anseio pela vitória nada mais são do que elementos que constituem nossa existência e que o futebol traduz tão bem. Poderia ser qualquer outro esporte, mas para nós, brasileiros e tricolores, é na bola rolando que se revela a própria vida.

*Zeca é filosófo, músico, metaleiro e tricolor coral santacruzense das bandas do Arruda

129 respostas para “Filosofia futebolística”

  1. Um treinador do Liverpool, famoso clube inglês, disse uma vez: “o futebol não é uma questão de vida ou morte, é muito mais do que isso”. E olhando nosso amado clube, vejo que a vida olhada pelas lentes do futebol mostra tudo o que nós somos e estamos. Em 2009 éramos desclassificados em casa pela Ulbra-RO eu acho pela Copa do Brasil, pelo CSA-AL na série D, quando os jogadores do time adversário comemoravam após o jogo sem saber que pelo regulamento estavam também desclassificados, e hoje estamos em terceiro lugar no campeonato brasileiro da série A, acompanhados de Grêmio, Inter, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Fluminense. Ah, sim, nesse mesmo 2009, a gente tava tentando ir pra série D e o time da Abdias estava na Libertadores. Ontem, estávamos em primeiro na série A e eles em último. INCRÍVEL, obrigado Deus por estar vivo e poder acompanhar essa virada!

    1. Caro Fábio, sua análise carregada de emoções sinceras é digna de aplausos.
      Permita-me rememorar alguns detalhes sobre aquela desclassificação no Arruda, pela finada Ulbra Ji-Paraná. Acho que foi no início de 2007. Inclusive, após o vexame, contratamos dois jogadores deles para a disputa da série B. Um tal de Miro Bahia ou algo do tipo. O outro, não me recordo.

      Em dezembro de 2008, durante uma viagem de carro Acre-Pernambuco, pernotei na cidade de Ji-Paraná/RO. Conversei com vários funcionários do Hotel, mencionando a inédita participação da Ulbra na Copa do BR, tirando nosso Santinha da competição em pleno Arruda.

      No ditado popular: se alguém do hotel entendeu a minha fala EU CEGUE!

      Perdemos para um time desconhecido na própria cidade de origem.

      Precisa falar algo mais?

      Saudações corais e sigamos em frente nessa série A!

  2. Pois é, sem palavras.
    Lembrando do jogo contra o CSA acima citado, teve uma coisa típica dos porões do submundo do futebol, que foi um juiz carioca que deixou o goleiro adversário fazer uma cera incrível, nunca vista antes, nem de perto, pela minha pessoa.
    O cara caía sozinho embaixo das suas traves e lá vinha toda a palhaçada de massagista, médico e o escambau.
    Ao final deu 3 minutos de acréscimo e xáu!
    Sei não, isto foi o pior. Saber que estávamos sujeitos a este tipo de prática e que ninguém, ninguém mesmo iria falar uma linha sobre tal absurdo, como assim bem o foi.
    É para nunca mais mesmo. Não quero viver isto nunca mais!

    1. Ainda hoje quando lembro da cera que aquele goleiro fez, a pressão arterial sobe kkkk. Sempre depois de um gesto que o treinador deles (Celso Teixeira, o conhecido “Tonho da Lua”), fazia o goleiro que não recordo o nome caía e lá se passavam no mínimo 2 minutos, deve ter sido umas 8 ou 9 quedas, pra colocar por baixo, realmente um dos maiores absurdos que já presenciei no futebol.

  3. Vamos deixar de reclamar e se associar, estamos reestruturando o clube e isso é a longo prazo é precisa de investimento!!!
    Depois dos 2 títulos, percebi que novas pessoas e antigas, passaram a frequentar o Blog, isso é muito bom e enriquece a discussão.
    MAS, O CLUBE PRECISA DE SÓCIOS E QUE A TORCIDA COMPAREÇA NOS JOGOS.

  4. Texto excelente e tentando explicar o inexplicável, nossa paixão pelo Santa,envio o link da agência de viagens de minha filha, tricolor como eu, que no momento convoca todos tricolores para acompanhar o santinha onde ele estiver.

    Segue link da postagem do facebook: https://www.facebook.com/essencialeviagens/photos/a.1682565228693195.1073741828.1660460410903677/1709691622647222/?type=3&theater

    Formulário: http://goo.gl/forms/BnROySzuLcK4LSS23

    É só preencher que a equipe dela entra em contato.

  5. Excelente texto.

    Recife debaixo de água… espero que na quarta o tempo fique firme para arrecadarmos uma boa grana no clássico.

    Jogo HIPER DECISIVO. 3 ptos são fundamentais.

    Já peguei a tabela, fiz projeções (é meio jeito, fazer o quê, gosto de números). Fiz 4 projeções (Pessimista, Provável, Otimista e o REAL PRA COMPARAR).

    Como não sou Pessimista, descartei esse.

    CENÁRIO PROVÁVEL: 53 ptos, se livrando da queda na Rodada 33 (em 8º ou 9º lugar).

    OTIMISTA: 74 ptos, G4 garantido e talvez o título.

    Lembrando que o cenário Provável só terá alguma chance de ocorrer se contratarmos NO MÍNIMO:

    1 ZAG
    1 VOL
    1 MEIA

    E o cenário Otimista se contratarmos NO MÍNIMO:

    1 LD
    2 ZAG
    1 VOL
    1 MEIA
    2 ATA DE VELOCIDADE

    Saudações Corais

  6. CAROS TRICOLORES, QUERO CHAMAR A ATENÇAO PARA as declaraçoes antes desse jogo contra a coisa, todo cuidado é pouco a imprenssa esta doida pra pegar uma frase que soe como ja ganhou ou que venha a causar polemica pra da gaz no adversario.
    ja foram perguntar aos atletes se sao favoritos, qtos gol grafite ira fazer etc

    cuidado setor de imprenssa do santa cruz oriente os atletas pra nao da opinoes que a imprenssa quer ouvir
    afinal classico é classico e precisamos pontuar

  7. O Técnico do Popoti, em entrevista disse que, gosta de desafio, tem um gostinho diferente uma reabilitação. Deixou entender,que essa reabilitação seria contra nos.

  8. 20/03/2014 02h57 – Atualizado em 20/03/2014 03h00
    Santa Cruz usa site oficial para ironizar arbitragem de Sandro Meira Ricci
    Clube insinua que árbitro estaria favorecendo o Sport após expulsar Everton Sena e Leandro Souza na derrota que eliminou a equipe coral da Copa do Nordeste
    Santa Cruz usa site oficial para ironizar arbitragem de Sandro Meira Ricci #globoesporte http://glo.bo/1gd8zli?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar
    vao apelar pelo extra campo olho diretoria

  9. Com três expulsões, Meira Ricci rouba cena no clássico entre Santa e …
    globoesporte.globo.com/…/com-tres-expulsoes-meira-ricci-rouba-cena-no-classico-entre…
    20 de mar de 2014 – sandro meira ricci santa cruz x sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) Meira Ricci expulsou dois zagueiros do Santa e Felipe Azevedo …
    Com três expulsões, Meira Ricci rouba cena no clássico entre Santa e Sport #globoesporte http://glo.bo/1gSTlNv?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar
    cuidado diretoria no extra campo da coisa $$$$$$$$$$$$$$

  10. nunca tive medo do export nem quando tinha time inferior a eles
    mais do extra campo deles morro de medo, pos eles so vao
    ganha da gente so no extra campo porque nosso time e mil
    vezes melhor, ate os torcedores da coisa ja tao dizendo
    so uma zebra eles ganha da gente quarta no arruda

    OLHO ABERTO DIRETORIA

  11. Há 2 horas
    Parcelar divida de 52 milhões em parcelas de 450 mil é difícil pra qualquer clube. Pior é não fazer e ter a receitas bloqueadas.

  12. Então imaginem vc sendo Alirio já com um valor desse para pagar?
    1 retweet 6 curtiram
    Responder Retweetar 1
    Curtir 6
    Mais
    FABIO MELO ‏@FABIO_LPS 2 hHá 2 horas
    Detalhe: Sport deve quitar esse ano debito trabalhista…Náutico não tenho conhecimento.
    2 retweets 2 curtiram
    Responder Retweetar 2
    Curtir 2
    Mais
    FABIO MELO ‏@FABIO_LPS 2 hHá 2 horas
    As parcelas devem ficar em torno de R$ 450 mil por mês. Se não fizer isso, todo mês tem bloqueio na fonte…
    3 retweets 12 curtiram
    Responder Retweetar 3
    Curtir 12
    Mais
    FABIO MELO ‏@FABIO_LPS 2 hHá 2 horas
    Para que não aconteça bloqueio nas receitas do clube (Globo, MRV, Renda de Jogos, etc) Santa deve parcelar divida junto a JT – R$ 52 milhoes
    6 retweets 14 curtiram
    Responder Retweetar 6
    Curtir 14
    Mais
    FABIO MELO ‏@FABIO_LPS 3 hHá 3 horas
    Passamos de fase na Copa do Brasil e qdo se pensava que vinha alguma coisa – Bloqueio na CBF. Além das despesas que foram pagas..
    2 retweets 10 curtiram
    Responder Retweetar 2
    Curtir 10
    Mais
    FABIO MELO ‏@FABIO_LPS 3 hHá 3 horas
    Tentando um acordo de R$ 450 mil por mês para não acontecer bloqueio nas receitas do clube. Imaginem um clube pagar todo mÊs R$ 450 mil ?
    1 retweet 12 curtiram
    Responder Retweetar 1
    Curtir 12
    Mais
    FABIO MELO ‏@FABIO_LPS 3 hHá 3 horas
    Pessoal acha que as dividas do Santa acabaram! somente em uma das varas da justiça do trabalho é um tal de 52 milhoes! que Alirio vem )+)
    1 retweet 13 curtiram
    Responder Retweetar 1
    Curtir 13
    Mais

  13. Zeca,

    Texto sensacional!

    Torcer pro Santa é uma-lição-de-vida

    Fábio, Tricolor/AC e Hélio,

    Passou um filme em minha cabeça nesses relatos, lembranças do quanto foi difícil e épico nossa recuperação futebolística.

    Recordo de uma viagem longa e cansativa que fizemos na Caravana de Dani Tricolor (foram várias), para Juazeiro do Norte, a cidade tomada por Tricolores Corais, o Santa chega próximo ao Estádio num ônibus velho (o da nossa viagem eram mil vezes mais confortável), os jogadores assustados vendo nossa presença nas ruas, nenhum acenou pela janela … E nós éramos só esperança! Caramba como sofremos … Em Mossoró a torcida local foi ao estádio só pra vê o Santa e tome vexame, só não foi goleada porque Gledson pegiu muito … E por aí vai, até nossa chegada triunfante a Serie A! Amigos é difícil avaliar tamanha nossa felicidade e ainda com um time arrumado e no G4!

    VIVA SANTINHA !!!

    * Agradecimentos a Fernando Gaúcho, Thiago Cunha, DM9, Caça Rato,
    André Dias, Thiago Cardoso …

  14. SE DEPENDESSE DE MIM TODO JG CONTRA ESSE TIMECO Q “COME CHUCHU E ARROTA PERU”

    seria igual àquele de 1934: 7 X 0!

    Pensem numa desgraça de time q, sequer, gosto de dizer o nome.

    Quarta-feira é pau, cipó e pêia naquela desgraça dos infernos.

    SaudaSanta

  15. Mais um que pode queimar minha língua, mas eu não vou me omitir: o Santa contrata mais um jogador para reforçar o banco e não para resolver, um tal de Mário Sérgio, lateral direito do joinville. O cara estava no banco do Joinville e era reserva de um jogador que não é lateral de ofício e que esta atuando improvisado.

    A gente quer ter esperança, mas a diretoria não ajuda. Não é possível que no campeonato paulista não tenha se destacado um lateral direito, ou aqui no NE também não tenha um que esteja jogando.

    O Santa está com quatro jogadores no depto médico, tem dois ou três pendurados com terceiro cartão amarelo, a competição é longa e a diretoria insiste nesse tipo de contratação que vem inchar a folha e não resolver.

    Tininho é melhor contratar um jogador de 100 que resolva, do que dois de 50 ou quatro de 25, faz essa conta por favor.

    1. Mais um que pode queimar minha língua, mas eu não vou me omitir: o Santa contrata mais um jogador para reforçar o banco e não para resolver, um tal de Mário Sérgio, lateral direito do joinville. O cara estava no banco do Joinville e era reserva de um jogador que não é lateral de ofício e que esta atuando improvisado.
      A gente quer ter esperança, mas a diretoria não ajuda. Não é possível que no campeonato paulista não tenha se destacado um lateral direito, ou aqui no NE também não tenha um que esteja jogando.

      1. O Santa está com quatro jogadores no depto médico, tem dois ou três pendurados com terceiro cartão amarelo, a competição é longa e a diretoria insiste nesse tipo de contratação que vem inchar a folha e não resolver.
        Tininho é melhor contratar um jogador de 100 que resolva, do que dois de 50 ou quatro de 25, faz essa conta por favor.

  16. Ave Milton Mendes !!!
    Ótimos resultados. Mais: conquistas inesquecíveis.
    Espero estar errado e que tudo dê certo contra a coisa, mas não concordo com a escalação de Wallyson no meio, bem como não concordei com a entrada de Everaldo no lugar de Leo Moura no jogo passado.
    Não vou falar novamente em Daniel Costa pra não ficar cansativo.
    Como MM tá quebrando paradigmas …

    Vamos Santa !!!

  17. Perguntaram para o Ranieri, técnico campeão do Leicester se ele iria pedir muitas contratações para disputar a Liga dos Campeões e ele disse que não seria tão necessário, pois o time tinha o mais importante, que era o COMPROMETIMENTO e DISCIPLINA TÁTICA.
    Acho que é mais ou menos o que vem acontecendo com o time do Santa, pois o M.M. conseguiu o comprometimento de todos os jogadores e quem por acaso não seguir suas instruções táticas acabará sendo afastado, como, suponho, aconteceu com o Fernando Gabriel.
    Então amigos, apesar das carências existentes no time, não adianta trazer qualquer jogador, mesmo que tenha qualidade técnica. Precisa-se achar jogador comprometido com a causa do clube, ditada pelo professor M.M.!!
    Por isso, eu não tenho dúvida que este time vai comer a bola no clássico e vai engolir a “coisa” na vontade, na determinação e no comprometimento.

    Pra cima deles tricolor!!!

    1. Julio, eu discordo. Pegue esse time do Santa e tire Grafite (qualidade) e coloque Caça-rato (comprometimento e disciplina), tire Uillian (qualidade) e coloque Memo (comprometimento e disciplina), tire Tiago Cardozo (qualidade) e coloque Fred (comprometimento e disciplina) e entregue a MM. Duvido que ele consiga bom desempenho. Se para a mulher, como dizia Vinicius de Morais, beleza é fundamental. No futebol qualidade é fundamental.

      1. Perfeito Antonio. Só falei que não basta qualidade técnica. Ela tem que vir somada ao comprometimento para que tenha a possibilidade de dar certo. E cito como exemplo a situação da coisa. Jogadores de certa qualidade técnica sem comprometimento aliado à um técnico anêmico e desanimado, que não vê a hora de retornar para o Sudeste.
        Santa 2 x 0 Coisa!!

  18. Gente, vamos nos associar, o problema com a renovação, de grafite são as luvas ainda do contrato antigo, que se vence no final de junho e não foram pagas. Em entrevista, ao portal Uol. Porem o mesmo disse que só sai se tiver um
    proposta muito, mais muito boa(deixou no ar à insatisfação com a pendencia), pois a família não quer
    sair de Recife de jeito nenhum.

  19. Coral, se for por essas referências de alguns torcedores do joinvile, tamos ferrados:

    http://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/joinville/noticia/2016/05/mario-sergio-pede-rescisao-e-jec-estuda-liberacao-do-lateral-direito.html

    O Santa podia dar mais atenção nos DESTAQUES dos campeonatos ESTADUAIS daqui do nordeste mesmo, ALAGOANO, SERGIPANO, POTIGUAR,.. certamente tem bons valores individuais.

    E estamos na série A, temos um poder de barganha com relação a eles bem maior sem ocntar que muitos colcoam cláusulas nos seus contratos facilitando a ida deles caso sejam procurados por times da série A.

    Mas se for emso contratado ese Mario Sergio que venha pra dar a volta por cima e seja merecedor de elogios.

    1. Amigos lembram quando o Tiago Costa saiu daqui para a Chapecoence, os caras lá pediram informações dele aqui e metemos o pau nele, mas não porque achavamos que o cara estava jogando mal, mas porque fizemos um contrato de 3 meses com ele, dai ele jogou pra k#$% e no final quis ir para 1 divisão, esta acontecendo a mesma coisa com este cara e eu espero que esteja acontecendo mesmo, a torcida tem memoria curta e a tendencia em casos como o dele que pediu rescisão ao JEC e de que a torcida so lembre dos momentos muito ruins do jogador, então vamos esperar ate porque precisamos de um elenco forte e qualificado, todos reclamamos que tinhamos 3 laterais esquerdos pra quê tantos não é, olha ai, o Tiago suspenso agra so temos dois, temos agora três laterais um machucado o outro quase se machucou.

      Vamos acreditar na diretoria que tem trabalhado em silencio, para não errar nas contratações nós não temos margem para erro portanto vamos dar um voto de confiança ao cara, não somos torcedores de modinha não, vamos apoiar acima de qualquer coisa o nosso Santinha.

      1. Marcio, acho que essa comparação da situação do Mario Sérgio não é muito apropriada. Tiago Costa era titular no Santa Cruz (Clube grande) quando saiu na última vez e já vinha de boa passagem de um ano como dono da lateral esquerda no Santa.

        já Mário Sérgio não se firmou em clube algum (se souber de alguma boa passagem dele em outro clube por favor relatar) e atualmente estava na reserva de um jogador que estava atuando improvisado. A probabilidade de acertar nessa contratação, assim como na de Everaldo é pequena, espero queimar a língua.

        1. Era titular do Santa Cruz na serie C camarada, nao tinhamos ninguem melhor que ele, ou poderiamos pagar a alguem melhor que ele. Com relação ao Mario Sergio ele jogou 34 partidas pelo JEC e fez um gol, torcedor e passional se esta no clube e jogando bem e o melhor jogador do mundo, se sai para outro clube não presta vide Luizinho, Anderson Pedra ou ate com tecnico Marcelo Marteloti no caso e por ai vai…

          Abraço.

  20. Muito ruim a lesão do Neris. Primeiro, pq ele é fundamental no estilo de jogo adotado, com melhoria na saída de bola. Segundo pq ele precisa completar logo os 7 jogos na série A para não correr risco de ser sondado. Apesar que acredito, pela bola que tá jogando, logo logo chegará uma proposta do exterior.

  21. Olha, a bem da verdade eu estou nervoso, e muito, com este jogo de amanhã contra a coisa, e vou explicar.
    É que todos nós sabemos que um time pode vir vindo ladeira abaixo, como é o caso do Sgoto, e outro estar voando baixo, como é o caso do Santinha, que em um clássico tudo fica nivelado.
    Para ser sincero eu sempre acreditei que o que vem mal tem mais chances de vitória, pois é o que observo na prática ao longo dos anos.
    Clássico é um bicho esquisito mesmo e este, de amanhã, tem absolutamente todos estes ingredientes.
    Mas porque tanto nervosismo?
    É simplesmente porque este é o jogo que eu mais espero há 10 longos anos.
    O jogo onde uma vitórias nossa faz aqueles ridículos engolirem toda a sua empáfia, toda sua bazófia, presunção e arrogância, para caírem verticalmente em um parafuso sem controle rumo ao chão. Queda sem precedentes, perante nós, neste século.
    Só a titulo de comparação, ficaremos com 10x mais o número de pontos deles, que continuarão na lanterna pelo menos até o próximo final de semana.
    Mas, em caso de uma derrota nossa, dentro de casa, ficaremos “apenas” com 2x mais, saindo da lanterna e, talvez até, da zona do rebaixamento.
    Ou seja, é uma encruzilhada muito louca, onde nós temos a nossa chance de enterrá-los com tudo num buraco muito difícil de sair, ou então vamos reabilitá-los. Definitivamente reabilitar, pelo menos, todo o discurso seboso que eles tanto adoram.
    O empate é um péssimo resultado, mas a derrota é inaceitável!
    É por isto que fico nervoso.
    É o jogo pelo qual eu tanto esperei.

    1. PENSO IGUAL HÉLIO MATOS E, NESSAS HORAS, SÓ ME VEM À CABEÇA O IMPROVÁVEL TÍTULO DE 2011,

      graças a “São” Gilberto & cia. Mas, se Deus Quiser vamos meter uns 4 x 0 naquele “timeco” e eles hão de experimentar o amargo “efeito Lecheva” pra ver o q é bom e, se Deus Quiser, irão parar no quinto dos infernos!

      SaudaSanta

  22. Jogo importante.

    Mas, diferentemente do nobre Hélio, encaro como mais um jogo “de 6 pontos” qualquer nessa série A, PELO MENOS À ESSA ALTURA DO CAMPEONATO, muito no início.

    No returno, se tivermos nessa situação (G4 ou perto dele) e eles no Z4, aí sim encaro com mais importância.

    Boa notícia da presença de Léo Moura. Deixaria ele até os 20 do 2º, e substituiria nesse momento mesmo que ele não peça, porque, como todo boleiro, ele iria ficar no mínimo uns 15 min a mais mesmo abaixo da capacidade, até “pedir penico”. E nesses momentos podemos tomar gols.

    Palpite pra amanhã?

    Santa 2×0 Sgoto. E se vacilar é 3×0.

    Saudações Corais.

  23. E esqueci de escrever. Apesar de gostar da filosofia de MM de valorizar o clube, sacando jogador na hora em que achar necessário, para amanhã eu colocaria o Fernando Gabriel, porque Wallyson foi mal em SC.

    TIME CONFIRMADO POR MM
    Th.Cardoso;
    Léo Moura, Alemão, D.Morais, Roberto (estréia)
    Uillian, JP e Wallyson
    Artur, Graffa e Keno.

    Saudações Corais

  24. Clássico é clássico e vice-versa. Já diria o poeta.

    Acredito na vitória, mas não será fácil.

    Perdemos três peças da defesa (Vítor, Neris e Tiago Costa).

    Estamos jogando sem um meia. Wallyson segue como o principal armador do time.

    Isso só mostra que precisamos de reforços. O campeonato é muito longo.

  25. Hum! como não? Bem antes neste Blog os participantes faziam seus comentários de forma divertida e até bastante serias e por incrível que pareça em grande maioria esses comentários eram acertados, mas depois dessa subida vertiginosa do nosso Santa Cruz a turma que agora aqui também participa se especializou em fazer suas análises, ou seja, parecem formados em letras. Isso é muito bom, gosto de acompanhar o que dizem, mas sinto falta da patente anterior…Eram divertidos.
    Quarta-feira é peia nos coisentos. Já comprei minha cerva e tira gosto. A turma aqui de casa já está avisada que as vinte e trinta horas estarei incomunicável até uma da madrugada do dia seguinte.
    Ah! essa vírgula!!!!!!

  26. Concordo que aqui no blog,até pelo ótimo momento do time e NA SÉRIE A, deveria tá muito mais frequentado e movimentado.

    Lembro nas épicas da série D e C aqui no blogdosantinha bombava contra qualquer guaranis de sobral, de juazeiro,….

    Estamos na véspera de enfrentar NA SÉRIE A nosso rival uma certa cachorra de peruca, carregadora de farol, e só isso já seria motivo mais que suficiente daqui tá bombando!

  27. Bom Dia Nação Coral.

    É HOJE!!!!!!

    Mais um jogo contra um tradicional rival.

    Vamos jogar com sangue nos olhos. Não tem essa de jogo ganho.

    Jogar como se fosse contra o melhor time do mundo.

    Os 3 pontos são fundamentais nessa campanha. Serão mais 3 tijolinhos pra nossa estrutura. Pra fincar nosso pé na série A e almejar o ALGO MAIS.

    Estarei na minha segunda casa se Deus quiser. INGRESSOS NA MÃO.

    Se a escalação não agrada a todos, o que importa?

    Os caras vão estar vestindo nossa segunda pele, nosso MANTO SAGRADO.

    VAMOS EMPURRAR NOSSO SANTA CRUZ.

    HOJE, TODOS OS CAMINHOS NOS LEVAM AO GIGANTE DE CONCRETO DA AVENIDA BEBERIBE.

    ÔÔÔÔÔ, VAI PRA CIMA DELES TRICOLOR!!!!!

    ÔÔÔÔÔ, VAI PRA CIMA DELES TRICOLOR!!!!!

    Saudações Corais.

  28. Vai para cima deles tricolor!!!!!
    Espero que o time faça um bom jogo hoje, que valorize mais a posse de bola e não sofra tanta pressão como nos últimos jogos.
    Vamos nos associar, ontem o são paulo FC chegou na marca de 100 mil sócios porra.
    Não gostei destas ultimas contratações (roberto, fernando gabriel, everaldo, o lateral), todos bancos, prefiro trazer um jogador que seja titular, do que trazer vários reservas.

    Saudações Tricolores!!!

  29. Grafite quer ficar. Ele está bem no santa. é ídolo e titular absoluto. A esposa é de Recife e a família está feliz.
    Está bem de grana e o problema não é o salário? Bom, aí a história já é outra…
    Por mais que ele tenha paixão pelo Santa Cruz e que esteja bem financeiramente, fica difícil resistir à certas propostas de salários que nunca seriam cobertas pelo nosso Clube.
    Sobre grandes ofertas o mesmo pensamento serve para o treinador e para alguns atletas como Keno, JP e Néris, por exemplo.

  30. 12.089, esse é o número de sócio que está informando o site oficial do Santa Cruz.

    Gente, vamos para o jogo hoje e fazer campanha com os conhecidos para se associarem.

    DEVEMOS ISSO A ALÍRIO!

    Fiquei assustado com comentários no twitter que dizem que as dívidas trabalhistas ainda estão fazendo com que receitas sejam bloqueadas. A dívida é de cerca de 52 milhões, muito disso porque administrações anteriores nem sequer mandavam advogados para representar o clube nas audiências. Muitas das decisões já foram julgadas com cláusulas de multa e correções abusivas que não há mais o que fazer.
    Lembro que, certa época, os processos trabalhistas haviam sido juntados numa mesma vara e estabelecido um percentual da receita do clube (20% acho) a ser recolhido todo mês. Não sei o que mudou nisso.

    Peço que que tiver mais acesso à informação nos esclareça. O que dizem é que num novo acordo o Santa teria que recolher 450 mil/mês para ir abatendo dessa dívida trabalhista. Isso sem contar o que já é retido pelos acordos do Profut para as dívidas com impostos federais, acordos de dívidas na justiça comum com fornecedores e renegociações de tributos estaduais e municipais.

    O FATO É QUE PRECISAMOS AJUDAR O CLUBE NA CAMPANHA DE SÓCIOS E INDO A CAMPO.

    1. P.S. Entendo que a crise está muito feia mesmo e R$15,00 muitas vezes faz diferença. Entendo também que quando o Santa estava na série D o Brasil passava uma fase econômica boa e essa comparação de públicos talvez não seja correta ou justa. Meu comentário não foi para esses, que entendo e devem fazer o que for melhor para suas famílias.

      MAS

      Não posso deixar de fazer esse apelo para aqueles que preferem gastar (pelo menos) 50 contos num barzinho para assistir um jogo de 20 reais ou abrir mão de uma saída (das mais baratas) para não contribuir com o valor mensal do sócio E AINDA ficam COBRANDO JOGADOR, DESEMPENHO MELHOR OU SIMPLESMENTE CRITICANDO O QUE NÃO CONHECE DE FORMA MAIS PRÓXIMA.

      20 MIL SÓCIOS É ALGO ATINGÍVEL, VAMOS COLABORAR!

  31. Desculpas, mas, não temos moral nem direito de cobrar nada da diretoria ou do time!

    Antes tínhamos uma torcida sem time, hoje temos um time sem torcida.

  32. O horário não é o ideal (20:30h), mas é quase (21h).

    Ou vocês preferem ficar em casa assitindo FLÔRminense x PATÉTICO Mineiro?

    Saudações Corais

  33. As especulações continuam. Já tem colunista de São Paulo dizendo que grafite vai embora pois o clube tem débitos com ele. Miltom Mendes é outro que está sendo especulado em Portugal.

    Até mesmo Alírio está sendo sondado em diversos clubes empresa.

      1. GRAFITE além de Homem com H MAIÚSCULO, é um verdadeiro “Lord”.

        Pensem num ser humano simples e carismático!

        Juro q NUNCA VI nos meus 67 anos de vida ALGO PARECIDO embora vi muito neguinho beijar o escudo do Clube!

        Em tempo, MANCHETE DA UOL:

        Muitos “namoram”, mas Santa Cruz renova com Grafite até 2017.

        SaudaSanta

  34. Tricolores, é pêia na cadela, vai levar de quatro, do jeito que ela gosta.
    O pessoal do sportv criticou a situação do estádio do Arruda, dizendo que a arquibancada estava suja e cheia de lodo, realmente é uma vergonha para a imagem do clube na série A. muita incompetência do diretor patrimonial.
    Alexandre VIt. da Conquista, meu celular deu pau no dia da viajem, estou providenciando outro.
    Já concentrado, vou pegar a primeira gelada.

    O Nordeste é meu país, minha seleção é o Santa!

  35. Péssimo jogo. Medíocres em campo. 1o.tempo inexplicável, bunda na parede, dominados. Substituições que nada mudaram, até pioraram. Temos que levantar as mãos para os céus por não termos sido goleados. Este e o jogo anterior, espero, não revelem uma tendência. Ah sim, me pergunto, para que contratar um bosta como esse lateral esquerdo? Se não prestava para o Náutico na 2a. divisão, como serviria para a série A? Fora do G4, fora da artilharia do brasileirão, é o resumo da ópera.

  36. lateral Roberto e o tal de Fernando Gabriel são jogadores para uma primeira divisão. São essas as nossas contratações.

    Acho que MM tá começando a fazer besteiras.

    Não era jogo para perdermos.

  37. Considerando que pegaremos em casa Corinthians, São Paulo, Internacional, Grêmio, etc.

    Osvaldo de Oliveira conseguiu, graças à má vontade de nossos atletas, dar uma de grande treinador.

    1. Acho que o problema num é mal vontade. Esse esquema de Milton é suicida. Não é de agora que eu venho alertando aqui sobre essa metodologia de trabalho. O time, independente de onde estiver, não toma as rédeas do jogo. Fica esperando para poder sair na boa, no contra-ataque. Essa atitude trás o adversário pra cima e uma falha pode ser fatal. Hoje foi o exemplo. Levou um gol cedo e não conseguiu reagir. E tivemos muita sorte, pois esse time coisento é ridículo. Criou, criou, meteu bolas na trave e não conseguiu finalizar com precisão. Espero que depois desta, o Sr. Milton busque outras soluções que não sejam tão previsíveis como tem acontecido até agora.

  38. Thiago, não é parede. Evitou 2 gols. Léo, sua pior partida. Alemão, reeditou suas jornadas desastrosas. Dany, meio perdido. Roberto, jogou? Uilian, esforçado mas não fez um jogo em seu nível habitual. JP, ainda sem ritmo de jogo? Artur, esforçado mas improdutivo. Walusdon, continua o mesmo, só jogou contra o Cruzeiro. Lelê é isso ai, uma enceradeira rodando e produtivo. Keno se destaca pela vontade, tentou. Grafite, sem meio de campo fica difícil. MM perdido, armou mal o time, previsível foi engolido pelo fala mansa.

  39. essa derrota era para ter acontecido contra a chapecoense se tivesse mais cinco minutos de jogo levamos sufoco o jogo todo e hoje contra o time da seita maldita foi pior o santa cruz não deu um chute a gol e temos que ficar satisfeitos por não ter sofrido uma goleada.

  40. Esse time chegou no limite não rende mais do que isso,ou contrata jogadores melhores do que temos ou vai de ladeira abaixo.depois de um jogo vergonhoso contra a chap. hoje outro jogo ridículo e pior reabilitando a coisa. passamos de levar uma goleada. OU CONTRATA OU VOLTA PRA B !!!!

  41. Para a série A contratação do nível e Roberto, Everaldo e Mário Sérgio não é recomendável. São apostas ruins, que não estavam bem nos times que estavam.

    Se é para apostar traz quem está bem como Luigi e Olívio do CRB. Traz aquele lateral direito do Ceará. Será que esses caras não tem empresários interessados em colocá-los na série A? quando a gente tava na B, C, D todo time séria A levava quem quisesse.

    Tão falando de Marcinho, esse tem qualidade, pode ajudar,mas a gente só consegue trazer talento se for veterano? acho que Marcinho tem 34 anos.

    Se liga diretoria, tem que melhorar o nível das contratacoes – ficar só nos jogadores que atuaram com Miltom Mende na Ferroviária ou Atletico 3, 4 anos atras e que não vingaram em clube grande NÃO VAI RESOLVER.

    Concordo com quem falou acima Tras 1 de 100 mil que é melhor que ajuda mais que 4 de 25 mil…. a propósito no Cruzeiro não tem um lateral que preste para nós pra entrar no rolo de Raniel?

    Outra coisa (vtnc), Raniel poderia estar entrando e dando mais opcoes na meia… se o rolo foi por Uiliam tudo bem, mas se não foi, começo a achar uma furada.

  42. O esquema de Milton foi absorvido, dificilmente ganharemos para times com elenco qualificado se não acertarmos duas ou três contratações. Temos um time organizado, apesar de limitado, mas o esquema retraído leva muitos cartões e os suplentes estão aquém do aceitável. Além disso temos dois jogadores de 37 anos no time titular. Perdemos pontos para um adversário direto em casa. Jogar retrancado com 4 atacantes está além da minha compreensão, mm tem que aterrissar e parar de doidice.

  43. pessoal nao é por que perdeu que é o pior do mundo,mas tben nao é porque vinha ganhando que é o melhor do mundo
    mesmo ganhando eu vinha reclamando desse esquema doido que chegou a jogar com 6 atacantes e hoje colocou atacantes ate na lateral, e time que so joga de contra ataque nao tem dominio de jogo so surpresa em contra ataques.
    perder pra coisa é trsite mas eles sao tao ruins que poderia ter nos entalado de gols
    e isso nos livramos
    tem de colocar os jogadores na posiçao certa, nao se estreia jogador em classico(roberto), tinha jogador no banco mais entrosado
    se mm2 continuar assim é ladeira abaixo pode escrever

  44. Perder um clássico não é o fim do mundo, é só lembrar que ano passado achávamos que íamos atropelar o Náutico por duas vezes e perdemos as duas.
    O que preocupa nesse momento é o desempenho do time, oscilar em um jogo é algo comum, mas a sequencia de jogos ruins é o problema.

    Falando do jogo em si, a coisa fez algo que vai se tornar cada vez mais comum a times que jogam contra o Santa no Arruda. Fez um jogo cadenciado, buscou o jogo e principalmente, negou espaços a velocidade do Santa.

    O grande mérito do Santa Cruz de Milton Mendes não é apenas a compactação defensiva, isso é apenas uns dos fatores(e que inclusive esteve muito abaixo do comum hoje), a melhor característica desse time é variar de forma inteligente o modo de jogo, tendo posse a bola quando necessário, sendo vertical e até se retraindo para criar o contra-ataque. Nos jogos do Arruda(Ceará, Bahia, Campinense, Vitória e Náutico), apesar de oscilações o time variou em vários momentos da partida sempre buscando a melhor maneira de encaixar o seu jogo.

    Mas ultimamente, principalmente no primeiro tempo contra o Cruzeiro, nesse jogo e contra a Chapecoense e time exagerou na dose de “time de contra-ataque”, só que sem realmente encaixar os contra-ataques.
    É muito estranho que um time que tem João Paulo e Uillian de volantes, não tenha capacidade de tocar a bola com qualidade.

    E para destacar um ponto, me pareceu claro que Milton Mendes entrou disposto a se aproveitar do desespero da coisa e matar o jogo em contra-ataques, inclusive, abdicou de ter o domínio do jogo para usar essa estratégia. O problema é que o adversário veio com uma postura sem desespero, e bastou levar o gol para o Santa não saber mais o que fazer no jogo.

    Esse jogo de hoje me lembrou o jogo contra o Bahia no Arruda na semifinal da Copa do Nordeste, a diferença é que naquele jogo o Santa não entrou acomodado, desde o começo disputou o domínio do jogo com o Bahia, e quando levou um gol, teve volume ofensivo para virar o jogo. Sem falar que naquele dia Keno e João Paulo jogaram muito mais do que hoje.

    Para o próximo jogo tem que acabar com essa ideia de que vai ganhar todos os jogos no contra-ataque. Não é questão de abdicar da marcação, mas sim de trabalhar a bola quando pega-la do adversário e não apenas “se livrar” dela.

    OBS:
    -Neris faz mais falta do que o imaginado. Alemão não está conseguindo manter o nível da zaga, principalmente, na minha opinião, por ser um jogador de características diferentes, Neris tem velocidade, ele não.

    -Tiago Costa, apesar péssimo jogo contra a Chapecoense também fez falta.

    -João Paulo e Uillian estão bem abaixo do que podem.

    -Hoje foi uma mistura de salto alto e desorganização tática, a pior partida do Santa da era Milton Mendes, só não levamos uma goleada, por causa das limitações técnicas da coisa.

    – Fica cada vez mais clara a necessidade de Reforços, não é pessimismo ou desqualificação do trabalho da diretoria, é uma constatação, para fazermos uma série A tranquila precisamos reforçar( e não apenas apostar).

    1. Acrescentaria aos comentários (muito lúcidos) que o time demonstrou um poco de cansaço mental também. Acho que algumas atividades mais lúdicas nesse intervalo até o próximo jogo cairiam bem – algo como treinar na praia etc.

  45. Roberto, que não é o Carlos, uma tremenda porcaria assim como este Fernando Gabriel.

    Um cara que se destaca na Ferroviária de Araraquara-SP tem credencial para justificar sua vinda para uma série A ????

    Eu espero que Miltom Mendes saiba o que está fazendo.

    1. Não vejo problema em trazer de times menores. É até o mnais coerente fazer isso ainda mais por terem dispitado o estadual mais forte do país.

      Muitos dos destaques atuais dos times do eixo centro-sul vinheram de times menores, de interior!

      Cabe aos olheiros e diretores terem uma visão crítica pra observar potencial de evolução neles.

      1. Isso Bruno. É essa parte que critico nas apostas feitas. Fernando Gabriel até demonstrou um pouco de potencial, mas o que dizer de Mário Sérgio, Everaldo e Roberto?

        Marcinho pode ser uma ótima contratação. 31 anos não é assim tão velho, mas não deixa de ser aposta pelo retrospecto do ano passado e desse ano.

        EU IRIA ATRÁS DE LUIGI DO CRB E DO LATERAL DIREITO DO CEARÁ! O Goiás tá numa fase ruim, não dá pra tentar ninguém de lá? Até o carniceiro do Wendell poderia ser encaixado no esquema tático.

  46. Este é o tipo de jogo emblemático. Além de rival local o Sport joga uma série A naquele grupo de clubes que sobra quando se retira os 12 de melhor orçamento. São eles o Santa Cruz, o Sport, o Coritiba, o Atlético-PR, América-MG, Vitória, Figueirense e a Chapecoense.

    Para mim a maior gravidade foi ter perdido ponto contra um rival deste grupo e dentro de casa.

  47. Antes começar, vou dizendo, sou sócio e vou a jogos, tenho o direito de esculhambar.

    A quem não pode ser, ou ir a campo por aperto, estão isentos.

    A quem pode e não é sócio ou não vai a campo, VTNC!!!!!

    Não posso culpar a diretoria pelas apostas horrorosas. O time vai contratar com o cheque assinado por essa torcida fuleira? É pior que cheque sem fundos.

    Sobre o jogo:
    Tudo horrível. Se salvaram na minha opinião: Th.Cardoso, Léo Moura, Grafite e B.Moraes q entrou brigando.

    O resto foi péssimo.

    Alemão foi muito abaixo que péssimo.

    Aos que vieram cheios de ilusão por aqui, eu sempre dizendo que não era assim, não temos time, quiçá elenco.

    Vou repetir o de sempre, o que venho postando MESMO DURANTE AS VITÓRIAS, PORQUE NUNCA ME ILUDI COM LIDERANÇA E G4. EU VEJO FUTEBOL. EU TENTO LER OS JOGOS. EU SEI DAS NOSSAS DEFICIÊNCIAS.

    MÍNIMO PARA UMA BOA CAMPANHA: 1 ZAG – 1 VOL – 1 MEIA – 1 ATA de velocidade = 4

    IDEAL: 1 LD – 2 ZAG – 1 LE – 1 VOL – 1 MEIA – 1 ATA de velocidade = 7

    Saudações Corais.

  48. Prezados,
    Só consegui dormir com o galo cantando, literalmente. Nessas horas, é melhor falar pouco.
    Vejo o Santa cansado, explicável pela insana sequência de jogos e decisões. Acho que jogamos bem as 2 primeiras partidas, caímos de rendimento na terceira e despencamos nas quartas e quintas rodadas.
    A MM todo o crédito pelos títulos do ano, já em nossa história, porém, isso não lhe dá o direito de errar tanto, com invenções inexplicáveis. Mas, ainda tem todo o crédito para retomarmos o caminho das vitórias.
    Ainda sobre MM, creio que ele trouxe novidades táticas, no entanto, demonstra ter os mesmos defeitos dos demais treinadores, ao privilegiar alguns jogadores, mesmo mal (Wallison, por exemplo) e escantear outros (Daniel Costa e Dedé, por exemplo).
    Com tudo isso, ainda estamos com um bom início de série A e não podemos nos deixar contaminar pelo pessimismo. Podemos e devemos reagir.

    Vamos Santa !!!

  49. Colegas. Nós sentimos quando uma coisa vai despencar. O Santa como sabemos, tem um elenco limitado em termos de qualidade. Daí, nos últimos meses, a cada jogo ter colocado a alma na disputa. Ou seja, todos se matando e com um sistema de apenas contra-atacar. Deu certo. Mas não seria infinito, porque os outros já conhecem bem a estratégia. A ponto de nos últimos jogos o Santa ter jogado atrás da linha de meio campo, explorando apenas os contra-ataques. Se MM não mudar urgentemente o sistema de jogo, logo estaremos na rabeira. Esta é a situação e não adianta aqui ficar imaginando coisa diferente. A realidade chegou para nós.

  50. Escapamos de levar uma goleada histórica EM CASA do limitadíssimo time da coisa!

    Se eles tivessem um ataque mais gabaritado perderíamos nosso ótimo saldo de gols que conquistamos!

    O time como um todo foi muito ruim.

    E Alemão e Walison nessa média ainda conseguiram ser piores.

    João Paulo errou quase todas!

    Felizmente apanhamos de apenas 1×0!

    Que sirva de lição pra diretoria, ver que precisamos de REFORÇOS!

    VAMOS OBSERVAR OS DESTAQUES DOS TIES DO NORDESTE MESMO!!

    o time TITULAR até que da pro gasto de ficarmos no G-12 da tabela. mas o campeonato é longo e desgastante, sem contar que temos um time com média de idade alta.

    Os riscos de termos desfalques sérios é grande!

    Tem que ser contratações pra SOMAR no elenco e não ter queda grande de rendimento no time quando precisamos do banco de reserva!

    Vejam o caso de ontem, com a ausência do nosso melhor zagueiro atualmente, o treinador teve até que improvisar por não confiar tanto nos suplentes da posição!

    Preferia que tivéssemos perdido fora de casa contra a Chape, ao invés de ontem, porque perder em casa pra o lanterna do campeonato, ainda mais da forma como foi, é fod…

    1. E ontem a própria torcida foi tão mal quanto o time, tanto dentro do estádio pelo pouco público quanto pela constante briga e confusão fora do campo!

  51. http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/times/santa-cruz/noticia/2016/06/santa-cruz-encerra-negociacoes-com-dryworld-e-busca-outro-fornecedor.html

    Definida essa história com a Dryword, Até que demorou para cancelar esse contrato.

    Segundo a reportagem a favorita é a Umbro, que eu acho uma boa fornecedora(tirando a parte de pagar pouco), mas tem materiais de qualidade e fornece a grandes clubes(Cruzeiro, Grêmio, etc), se não for ela que seja uma melhor(no mercado atual é difícil, só a Puma se encaixaria nesse perfil).

    1. É isso …. de qualquer forma é bom negociar um pouquinho para tentar fazer acordos próximos aos times do sul.

      Com a saída do Fluminense, talvez a Adidas possa se interessar, mas a diretoria do Santa tem que abrir negociação com eles. Lembrando que em PE o Santa foi o primeiro e quem mais tempo teve Adidas como fornecedor na década de 1980.

      ATENÇÃO DIRETORIA, PROCUREM A ADIDAS NO VÁCUO DO FLUMINENSE!

  52. Meu último comentário de hoje (menos ácido).

    É levantar a cabeça, porque sábado tem outra decisão, e se antes um empate seria um bom resultado, depois do tropeço de ontem, precisamos GANHAR.

    O time precisa levantar a cabeça, e não entrar em parafuso. Vi muitos exemplos de times que começam a desandar, os caras até são bons, jogam bem as partidas, mas perdem pq PERDEM A CONFIANÇA, ENTRAM DERROTADOS, perdem para times piores que eles.

    Nós em 2006 e 2007, o ABC ano passado na B (acompanho pq meus cunhados são ABCdistas roxos, e fico por dentro).

    Digerimos essa derrota ontem, e no máximo hoje. Amanhã o sgoto é passado.

    O foco é o burro-negro das Araucárias.

    Só uma pergunta: Néris volta????

    Saudações Corais.

  53. Novamente sobre o jogo de ontem, concordo com os comentários que disseram estamos jogando no limite, foi só pegar um adversário teoricamente mais fraco(o que causou um relaxamento inexplicável) e que jogou estudando o jogo do Santa, que tivemos graves problemas, mas isso está longe de ser o fim do mundo, ainda temos um bom time, se chegar um meia de qualidade, e qualificarmos o elenco em outras posições podemos voltar aos trilhos. Além é claro de Milton rever esse forma de jogo, os outros time não vão cair na arapuca do Santa para sempre, Chapecoense e Coisa já mostraram que não é tão difícil assim anular um jogo que só tem velocidade/contra-ataque.

    Sobre a torcida, acho que a crise+fim de todos com a nota(que gerou uma cultura de ingressos grátis)+violência, são os responsáveis por boa parte da torcida está “farrapando”, mas esse é o momento que cada tem que fazer a sua parte, eu vou sempre que posso no meu limite aos jogos(seja pelo lado financeiro ou por tempo), além de ser sócio. A diretoria tem que buscar soluções, já está tendo uma campanha para o jogo contra o Santos, essa já é a chance para a torcida dar a resposta.

    1. Lamentável esse não acerto com a dry Word pelo que se dizia que o clube iria receber 2,5 milhões(ano) e a promessa de um jogador renomado.

      Recursos mais que necessários pro nosso momento atual!

      Infelizmente o povo(torcida) quando se acostuma a ter as coisas fáceis “de graça” pra tirar esse costume é muito complicado!

      1. Também acho que o acerto com a Drywolrd nesses termos teria sido muito bom, mas na matéria diz que a empresa já deveria ter depositado um dinheiro para o Santa em abril e enviado materiais em maio e nada disso foi feito, somando isso aos atrasos no pagamento e falta de materiais ao Fluminense e Atlético-MG, não dá para dizer que foi ruim o Santa ter desistido do acerto, melhor ter uma empresa que page menos, mas page em dia e envie os materiais.

  54. Promocão do Atletico-PR para o timemania. Eles fazem assim:

    O Atlético-PR também continua a promoção envolvendo apostas na Timemania. Os rubro-negros podem trocar 25 apostas na Timemania, o equivalente a R$ 50, por um ingresso nos setores Getúlio Vargas Superior e Brasílio Itiberê Superior. As trocas são realizadas no Espaço Sócio Furacão, com entrada pela esplanada da Rua Buenos Aires, entre os Portões D e E, na sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado das 9h até o horário da partida. Somente serão aceitas apostas no concurso 883 com o Atlético-PR marcado com o “Time do Coração”.

    Cadê o foco na timemania do Santa, acabou?

  55. Bom Dia amigos!!!

    Faz um bom tempo que não comento por aqui. Mas, acho que o momento é de contratar jogadores para ser titular.
    Pois, emprestar Raniel para o Cruzeiro foi algo bom???Pra que???
    O jogo ontem foi assim, uma rodada qualquer para o Santa e o jogo da vida da coisa. Acho que isso define o jogo de ontem!!!
    Eu ajudo da maneira que posso, já fiz meu filho sócio, mesmo tendo 14 anos. Todo mês pago 130,00 reais de mensalidade para o Santa Cruz e sempre compro os 5 ingressos de sócios, que em média dá 100,00 reais.
    Espero que a diretoria entenda que estamos na série A e precisamos de jogadores para chegar e ser titular. Não adianta economizar, pois se não investi caí, Segue o exemplo do Vasco ano passado que ganhou o carioca e trouxe Neném para reforçar o time, com todo dinheiro e investimento patinou na série A.
    Não somos o Vasco e não temos o poder aquisitivo do Santa Cruz, mas precisamos “apostar melhor”, podemos trazer jogadores de times mais qualificados como Ceará, Bahia, Oeste( destaques do Audax), que foram vice campeões paulista.
    Agora nunca esqueçam, o patrocinador master do Santa é a torcida se ela lotar estádio e apoiar somos invencíveis.
    Se temos 12.000 sócios em dia, poderíamos ter bem mais, mas pra quem tinha 4.000 antes de grafite chegar está de bom tamanho.
    Sou tricolor e fiquei triste com a derrota, mas não joguei a toalha.
    que parabenizar o comportamento da torcida que apoiou até o fim do jogo, pois mesmo desorganizadamente lutamos até o fim.
    Não adianta montar time bom sem dinheiro, pois a nossa dívida trabalhista está aí e é um realidade.
    Se não pagarmos as dívidas e se não pararmos de fazer mais, ficaremos enfadados ao insucesso…
    SDs tricolores e rumo a próxima vitória, a primeira fora de casa…

  56. Vou dizer outra vez, temos um time mediano para bom.
    O que aconteceu ontem, não é nada de outro mundo, foi um clássico. Agora como o time jogou é outra coisa. Vai depender muito dos próximos dois jogos, para analisamos melhor, existe uma coisa na engenharia, chamada fadiga
    de materiais. Nosso time é limitado, e joga sempre em alta rotação. Se o campeonato parasse durante 15 a 20 dias seria o ideal.

  57. Reconheço o grande trabalho que Constantino vem desempenhando no Santa Cruz nos últimos anos. Todavia está devendo a grande torcida tricolor as grandes contratações prometidas para reforçar a equipe para não fazer feio na primeira divisão. E as seis contratações da era Milton Mendes não são reforços? Para mim NÃO. Esse que foram contratados vieram apenas para INCHAR o elenco e consequentemente aumentar a folha salarial do clube, sem trazer nenhum benefício. VAMOS TRAZER REFORÇOS, SENÃO…

  58. Não discuta quando estiver com raiva, não faça promessa quando estiver feliz e nem decida quando estiver triste. A derrota seria normal, e já passou. Agora é focar no próximo jogo e aprender com os erros de ontem, que foram muitos. Esperamos que MM reveja o que planejou ontem, e que pense antes nas alternativas de mudança, para não improvisar tanto. Ontem não fomos goleados porque o Sport continua muito ruim nas finalizações. No final do jogo não tínhamos mais zaga e um bando de atacantes. Parecíamos um pega na rua, sem esquema de jogo, sem nada. Até Thiago Cardoso ficou doido, saindo estabanado. Assim mesmo fez de pontas de dedo uma defesa que evitou um segundo gol no final. Todos sabemos que a meta é se manter na série A, o que já exige um enorme esforço, mas fica difícil entender certas contratações, que só criam um elenco inchado, como já temos. O jogo de sábado nos mostrará se o elenco aprendeu com os erros, o que esperamos aconteça, e que não se deixe abater.

  59. Minha gente estou fazendo um trabalho com amigos meus, adote uma criança e leve para o jogo. ou melhor faça mais um tricolor.
    Eu pensei que estivesse fazendo um favor, mas pra mim tá sendo gratificante e muito!!!
    As crianças muitas vezes se sentem parte da sociedade, por 1 hora e meia ou por algumas horas, para brincar , se divertir e assistir ao jogo.
    Mas, ontem me partiu o coração de vê-los chorando ao final do jogo e o que me restou consolá-los e dar um carinho.
    Para muitos apenas uma derrota, mas para eles apenas a esperança de dias melhores, ou que sabe poucos segundos de alegria.
    SDS tricolores e tenho a certeza que uma derrota não vai mudar o amor que eles sentem pelo Santa.

  60. CAUSAS DA APATIA DO TIME

    – Salto alto e menosprezo;
    – Apatia da torcida. 16.000 é brincadeira para um time que estava no G4 da série A.

    como contratar qualidade com essa torcida covarde???

    SAUDAÇÕES TRICOLORES

    1. O Santa já tinha usado esses casacos lá em Chapecó, oficialmente nada foi anunciado ainda, mas Alírio disse deve anunciar a nova fornecedora nessa sexta.

  61. Vamos respeitar todos os que frequentam esse espaço público de troca de ideias e sugestões. O fato de eu ser sócio não me permite OFENDER a ninguém nesse ESPAÇO PÚBLICO.

    Quanto ao jogo, o que senti foi um time acuado e totalmente perdido. O desastroso não é perder para um time ruim e limitadíssimo como aquela coisa, mas perder sem vontade e capacidade de reação. Sabem aquela história de baixar o nível d’água para perceber a dimensão do iceberg? Foi o que vi ontem. Na verdade, já no jogo com o chapecó. Me corrijam se eu estiver errado – e eu quero muito estar errado: além do time medíocre em talentos (só tem JP, o goleiro e Grafite (e olhe lá!), o treinador é muito fraco????? Quero ser corrigido, mas o que vimos ontem foi um time pessimamente mal treinado? Não sei se é a raiva por ter perdido para aquele troço inútil e ruim: mas pelo que vi ontem a briga é para não disputar a lanterna! Pois com o jogo de ontem entramos na avenida do rebaixamento…Desculpem o exagero!

  62. Santa Cruz contrata Marcinho, 31 anos. Fez 19 jogos pelo Vascu em 2015 e 4 pelo Itumbiara esse ano. Vi comentário em algum lugar que ele foi o camisa 10 de MM no Catar por um bom tempo.

    Vamos ver com que forma ele vem. 31 anos não é velho.

  63. O treinador não é fraco, o time (Tiago Cardoso, Neris, Danny Moraes, Leo Moura, Uilliam, Joao Paulo, _Fernando Gabriel__,Keno, Arthur e Grafite) está na media do campeonato. Mas o elenco é fraco.

    Precisamos de peças principalmente do meio pra frente.
    O campeonato é longo. Quando, por exemplo Keno e Grafite não puderem jogar, não tem jogador do mesmo nível para substituir. Como Alemão não substituiu Neris a altura.

    E ainda precisamos de um meia de armação. Fernando Gabriel é um bom reserva. João Paulo é volante, Lelê é fraco. Seria melhor colocar Marcílio.

  64. Horário do jogo Santa Cruz x Santos, 12/06 mudou de 11h para 19h para atende a grade da CoisaTv.

    É froids! Essa tabela tá de sacanagem com o Santa:

    jogo 1: domingo 11h FUMO! renda prejudicada
    jogo 2: para agradar Fluminense sábado 16h
    jogo 3 quarta 21:45 (ok poderia pior 19:30, ou melhor 21h)
    jogo 3: sábado 21h (no frio de Santa Catarina) FUMO! adversário beneficiado
    jogo 5: quarta 21h (tendo vindo de Chapecó, a pior logistica de voo e o adversário local tendo jogado em Recife). Adversário mais descansado
    jogo 7: sábado 16h (bom para o adversário)
    jogo 8: domingo 19h FUMO na renda!

  65. Depois de algumas rodadas na série A deste ano comecei a entender os motivos da demissão de Milton Mendes do Atlético-PR ano passado, isso tudo após liderar o campeonato e ter perdido quatro jogos consecutivos.

    A capacidade que ele tem de organizar é a na mesma proporção para desorganizar e não venham me dizer que ele treina o time com 6 atacantes, sem laterais, com um zagueiro só ou outra sandice desse tipo.

    Primeira divisão do futebol brasileiro não é lugar para experiências mirabolantes, que em alguns momentos pode dar certo, mas na maioria das vezes tende ao fracasso, no futebol de hoje isso não combina mais.

    Jogador não pode “jogar pra galera”, como é dito popularmente, muito menos o treinador e o que Milton Mendes tem feito com essas alterações kamikazes é isso, ter algum argumento para falar nas entrevistas e justificar o desajuste dentro de campo, passando a imagem para a imprensa e torcida que “foi corajoso” e que tentou mudar o quadro.

    E pra encerrar NÃO estou aqui pedindo a sua demissão, acredito no trabalho dele, agora ele precisa entender nossas limitações e buscar saídas para tal tática e fisicamente e não fazendo um coquetel de jogadores dentro de campo.

    1. Assino embaixo Flávio. Pensei o mesmo quanto ao Atlético do PR. Mas também acho que não é o caso de demissão, longe disso. Ele ainda tem muito crédito. Agora, ele tem de acordar e parar com essas invenções.

      Vamos Santa !!!

  66. Sobre o jogo: era a partida mais importante do Campeonato pro Santa. Deviam ter isso em mente. Sabemos que o titulo seria sonho demais, entao ganhar os 2 jogos contra a coisa e permanecer na serie A seria uma conquista. Faltou a comissao tecnica perceber isso. Grafite nao era nem pra ter ido pruma viagem tao cansativa como pra Chapecó. Temos de jogar na inteligencia. Ontem o time foi todo desorganizado, o tecnico foi alquimista demais e preferiu por seu peixe na lateral esquerda que afundou o time.

    Sobre o time: pra conquistar serie A, nao da. Mas se reforçar um pouco mais o elenco, pode permanecer.

    Sobre a torcida: ta deixando a desejar sim. Nao tem desculpa de horario nem crise pra nao colocar pelo menos 20 mil todos os jogos. Ingresso em PE é bem mais barato (no RS é R$ 80 pra cima pra quem nao é socio – aí sim é impeditivo). 10 anos fora da 1a divisao e G4 tem de ser atrativo pra ir a classico.

    Tem uma cafeteria que frequento que tem promocao café pago. Quem puder, deixa um cafe pago pra alguem q nao tem como pagar. Podemos aqui combinar promocoes nos mesmos. Comprar um ingresso a mais e deixar pra algum tricolor que queira ver o jogo. Eu mesmo fiz uma. Todo gol q o Santa fizer, eu faço uma aposta no timemania.

  67. Hoje já não somos novidade para ninguém, a mudança seria, voltar a um tempo atras. Jogamos hoje com 4 atacantes, tiraria um (LeLê ou Wallison) Adiantária
    JP, Ullian Correia 1ºvolante e colocaria mais um volante.
    Para contenção, podendo ser DeDé ou Wellington, principalmente quando nossa zaga for formada por Alemão
    Denis. Ontem me desculpe quem for contra, mas senti uma falta tremenda Wellington, fazendo a proteção na meia cancha, quase um terceiro zagueiro.

  68. Perdemos para o nosso maior rival, isso doi ou melhor tá doendo. Mas, não podemos abaixar a guarda.
    Agora quais foram as nossas contratações de série A???
    Qual foi o retorno da torcida no PE e NE, pois foram públicos ridículos e os preços populares.
    Qual foi o Presidente que rpmeteu e cumpriu tudo que disse???

    Futebol se faz com dinheiro,amor e planejamento.
    O amor incondicional é da torcida de se associar e ajudar o clube…
    Tivemos 30 anos de ostracismo no qual sangramos e sangramos até chegar na série D, onde passamos longos três anos.Temos um diretoria séria, honesta e que tá tentando organizando as finanças do Santa e qual o nosso retorno como torcedor, 11.000 sócios em dia.
    Temos um ídolo, um jogador nível de Seleção Brasileira, respeitado nacionalmente e aí cade a torcida???
    Fomos campeão pela primeira vez da Copa do NE, somos a sensação do Campeonato Brasileiro série A e cade a torcida???

    Desculpas básicas do torcedor, que nem filho quando não quer estudar:

    1) jogo as 11;00 horas da manhã,no Domingo, sol escaldante não vou.
    2) Jogo as 21:45 numa quarta feira, não vou, pois termina tarde.
    3)Jogo as 19:00 no Domingo, não vou, pois vou trabalhar na Segunda cedo.

    Agora, eu prometi a mim mesmo, vou para 70 jogos do Santa no ano, vou para todos no Arrudão, pois lugar de tricolor é no ARRUDÃO.

    Sou sócio junto com meu filho de 14 anos e meu pai, mas tenho muito gosto de ir ver o meu time do coração jogar , a série A do Campeonato Brasileiro.
    Se o público do Santa for 16.000 por jogo para apoiar tá ótimo, pois pra vaiar fiquem em casa.
    SDS tricolores hoje e sempre!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *