Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu.

Assistir a uma partida de futebol sozinho em frente à TV é uma coisa esquisita. Explicar-me-ei. Passei o sábado tomando todas com alguns amigos. Fui dormir pra lá de bêbado. Assim, no domingo, acordei assustado, sem entender o que estava acontecendo. Olhei no relógio: 10 e 50.
“Eita porra, o jogo do Santinha!”.
Dei um salto da cama, tomei um banho voando e liguei a TV no início da partida. Não tive tempo de falar com ninguém e quem tentou se comunicar comigo deve ter percebido que meu celular estava descarregado ou que eu tinha morrido – até parecia que eu sabia que iria protagonizar naquele dia a célebre afirmação de Chico Buarque:
“Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu”.
O estranho de assistir ao jogo sozinho é que o cara fica discutindo consigo mesmo, berrando para ouvidos imaginários, querendo que a bola entre num passe de mágica na meta do adversário. Até parece que a TV vai ouvir seus apelos e o gol redentor vai sair. Que nada. Cambada de surdos.
E o pior: eu estava de ressaca, sem cerveja, nervoso e sem esperança algum de beber até o fim do jogo. Por isso estou escrevendo estas linhas ainda sóbrio. Incrível.
Mas, novamente, não é que o Santa Cruz jogou bem no primeiro tempo. O que me surpreendeu foi o acerto tático da zaga.
“Isso é inacreditável”, disse para mim mesmo.
E se não fosse aquele travessão filho da puta, o negócio teria sido bem diferente. Mas o segundo tempo… ah, o segundo tempo, meus amigos. Dois gols em dez minutos. Apagão geral, erros infantis e a desesperança tomando conta.
O jogo acabou e liguei para alguns amigos:
“Vamos tomar uma que o dia hoje não começou bem”.
Vou sair agora para me embriagar, porque o mundo ficou muito pesado. Mas sou tricolor de corpo e alma e só jogo a toalha no final do final. Cara insistente da porra. Pois é, meus amigos. Pois é.
Liguei para Gerrá para saber se ele iria escrever sobre esta partida.
“Rapaz, estou pensando em escrever sobre uma receita de bolo”.
Mais um com o espírito de Chico Buarque na alma.
Torcer para que a Sul-americana nos permita mudar o lado do disco e que a música seja outra:
“A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor”.

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

57 Comments

  1. O Santa fez um bom jogo contra o Cruzeiro! No primeiro tempo tivemos mais posse de bola e as oportunidades mais claras foram nossas. Infelizmente a desatenção no segundo tempo foi phoda. A minha preocupação maior é não ser rebaixado, phodasse a sulamericana.

    O Santa não tem elenco mínimo para uma competição internacional paralela ao campeonato brasileiro. (Obrigado Tininho). Quarta-feira torcerei pelo Santa, sabendo que o melhor é a desclassificação. (obrigado Tininho).

    Acho que deveríamos fazer todo o esforço possível e impossível (se houver) para nos mantermos na série A. Não consigo aceitar Figueirense vencer o Santos dentro da Vila, Ponte Preta vencer o Corinthians e a gente ficar aceitando todo tipo de resultado, menos o de hoje que considero normal.
    A diretoria tá passando imagem de perdedora. Parece que não irão fazer mais nada e já jogaram a toalha, isso eu não aceito. Quero meu Santa forte de volta, se não for na técnica, tem que ser na raça.

    Post a Reply
    • Concordo Antônio. Na verdade, nos últimos três jogos fomos melhores que os adversários. (Fluminense, popoti e Cruzeiro), o problema é que o time joga relativamente bem e não faz o principal: gol. Só temos um finalizador de ofício que é Grafite, que está em péssima fase. Ainda tenho esperanças. Temos uma sequencia de três jogos e Recife (dois no arruda e um no mangue). Se fizermos os nove pontos estamos na briga pelo nosso título (16,ª colocação). Se não fizermos os nove pontos eu jogo a toalha. Quanto a Sula, eu entraria para ganhar do popoti, pois a premiação para a próxima fase é de 1,2 milhão. Depois mandaria os reservas lá para a conchichina só para cumprir a tabela.

      Post a Reply
  2. Perfeito seu comentário Antônio.

    Sobre sua dúvida se a direção jogou a toalha você não precisa duvidar mais, desde aquele jogo contra o Botafogo em Juiz de Fora eu cheguei a essa fatídica conclusão.

    Quem é sócio não deixe de pagar sua mensalidade, ajude e contribua com o Santa Cruz de outras formas, más NÃO vá a campo mais, não deixe sua família para assistir o festival de horrores que se tornou nosso time.

    Talvez um público ZERO ou próximo disso o recado fosse dado.

    Post a Reply
  3. Verdade Antonio,

    Como estou triste, ouvi o primeiro tempo com uma sensação que poderíamos sair com um bom resultado. E em 7 minutos, com as mesmas desatenções, levamos os gols que sacramentaram mais uma derrota.

    Fico aqui pensando quando a Diretoria falou em priorizar a Copa do Brasil, e ainda assim, no segundo jogo contra o Vasco, se colocou o time reserva!

    Pela primeira vez na minha vida vou ter que presenciar um jogo nosso contra a coisa onde precisaremos ‘perder’, pelo simples fato de não termos elenco pra uma disputa internacional, onde teremos que priorizar o brasileiro onde todos já jogaram a toalha!

    O último pelado, favor apague a luz!

    VIVA SANTINHA !!!

    Post a Reply
    • É simples, na série A não pode dar vacilos, parece que todos os times são o Dream Team dos EUA, rebater uma bola de cabeça para a frente da área é pedir para alguém chutar, e sempre acertam petardos contra nós! Para fazermos um gol o custo é maior que o índice econômico do custo Brasil, fica difícil. O máximo que boa parte de nosso jogadores podem dar é esse, não vejo má vontade, a não ser dos que já foram ou estão para vazar, mas a falta de qualidade técnica é um obstáculo intransponível. Agora não precisa ter uma imensa qualidade, vide Figueirense, Chapecoense ou Ponte Preta. Serve de aprendizado. Infelizmente, a tendência é a série B, mas o importante é que não há motivo para pânico, é melhor a gangorra, por um tempo de A e B, do que a viagem para o fundo do poço.

      Post a Reply
  4. Desânimo. Insistimos, pelo amor às nossas cores, mas sabendo que dessa toca não sairá nada. Falta garra e vontade, sobra desatenção. Lance bizarro o do 2o gol. Entendi agora pq nos empregaram Uiliam e Pisano, seriam dois a menos para incomodá-los no jogo. O sentimento é que mais uns 3 ou 4 jogos atingiremos a meta do elenco: assumir a lanterna. Até sgira nos atrapalhou o América, mas com Grafite jogando o bolão que está chegaremos lá.
    Perdi o domingo, nem beber deu vontade. Tristeza. não tem fim.

    Post a Reply
  5. Alirio e a diretoria tinham que dar uma satisfação pública à torcida. Assumir o fracasso no planejamento da serie A e já apresentar algo de concreto para a série B, a começar por um treinador.
    Os matemáticos irão dizer que ainda há chance, mas com esse time de série B a matemática já abriu uma exceção.

    Post a Reply
  6. FODA-SE SE NÃO TEM ELENCO PRA DUAS COMPETIÇÕES,QUARTA EU QUERO E DESCLASSIFICAR A COISA DOS INFERNOS,AFINAL A DIRETORIA JÁ ACEITOU A QUEDA MESMO !!!!

    Post a Reply
    • Isso. Pelo menos tem o premio por passar de fase e o primeiro confronto oficial internacional do clube.

      Post a Reply
  7. Prezados

    O pouco que resta ano para mim em 2016:

    1. tirar o time do asterisco da sulamericana: ganha um dinheirinho a mais para nao comecar 2017 com muitas contas atrasadas
    2. Nao ficar na lanterna do brasileirao
    3. Nao virar saco de pancadas tomando goleada no restante do campeonato

    sds tricolores

    Post a Reply
    • Acrescento, rebaixar a coisa dos inferno tb!!

      Post a Reply
      • Caro Julio

        Esta seria a cereja do bolo.

        sds tricolores

        Post a Reply
  8. Para quem diz que o Santacruz nao tem trabalho de base, vou discordar. Tem sim, mas soh para formar dirigente , nao para formar jogador. No departamento de futebol do Santa tem um monte de gente aprendendo o que eh disputar uma serie A. Eles estao aprendendo, nos sofrendo.

    sds tricolores

    Post a Reply
  9. Não dá nem vontade de comentar. Somos o único time do mundo que caiu de divisão antes de começar o campeonato. Iniciamos com o mesmo time da série B, e durante 12 partidas ninguém de novo chegou. Estou falando em jogador de futebol, não em perronhas. O treinador louco contaminou a diretoria, que endoidou também. essa diretoria, por mais irresponsável que seja, tem que vir a público, pedir desculpas à torcida e oferecer um novo planejamento para a série B de 2017. Silenciar é estratégia de covardes, pelo que ainda daremos o benefício da dúvida. A primeira medida saneadora da torcida é deixar de ir ao estádio, aliás o que já vem fazendo. Forçar esses desajustados a não gastar mais dinheiro com perebas rotulados de jogadores. Iniciarem imediatamente a construção do CT. Contratar um treinador que entenda de acesso para voltamos ano que vem. Mandar embora uns 12 peladeiros, inclusive alguns da base, que não jogam nada. E tentar manter uns 5 jogadores atuais, que todos sabemos quem são. Fora disso, se continuarem com a sangria dos escassos recursos, não terão sequer condições de se defender contra acusações outras, que por certo virão, pela inexplicável omissão irresponsável e silêncio premeditado. Está concedido o benefício da dúvida. Todos pensamos que se trata tão somente de incompetência da diretoria. Mas se a coisa continuar assim, teremos o direito de imaginar outras coisas.

    Post a Reply
    • Fora estagiárioI

      Post a Reply
  10. Todo time que se preza, tem um carregador de piano, ou seja aquele jogador que prepara jogadas para os atacantes fazerem gols e seu time ganhar, nosso time, ao contrário tem o ENTREGADOR DE PIANOS, W.Correia, adora perder bolas próximo a nossa área para que os adversários façam gols em nossa barra e ainda tem alguém que culpa Grafite e T. Cardoso por nossas derrotas.
    “Apesar de você ainda acredito” e jamais nesses meus 69 anos vaiei meu SANTA CRUZ.

    Post a Reply
  11. Espero que tenhamos pelo menos a última alegria do ano, tirando aquele escárnio da Sulamericana.

    Como a situação é irreversível (Matemática é bom pra estudar na escola e pra contabilizarmos lucros, despesas, etc), eu não contrataria mais ninguém.

    Motivar esses caras para ao menos tentar 35, 37, 38 pontos. Não ser lanterna.

    E pegar o dinheiro da TV (se estava bloqueado ele existe) e fazer o CT.

    Vou fazer como eu disse, e corroborando Flávio de Gravatá. Sendo sócio, mas ausente de campo. Só volto numa eventual 2ª fase de Sulamericana.

    Não sou torcedor de “ir na boa”, mas depois de tanto falar desde o acesso, ver pessoas que se dizem “profissionais do futebol” darem as cagadas que deram… cansa.

    Saudações Corais

    Post a Reply
  12. Bruno você trouxe um reportagem, que já venho falando a algum tempo, parabéns!

    Falei no post anterior, se tem uma torcida que deveria dá as costas para o time, essa era a do Cruzeiro, por conta do investimento do clube, mas, ontem os caras colocaram 50 mil torcedores as 11h e contra o vice lanterna.

    Eu sei da culpa da diretoria, mas, é evidente que a torcida abandonou o clube a muito tempo. E agora quer cobrar?
    Colhemos o que plantamos, essa é a lei da semeadura!!!!

    Post a Reply
  13. A culpa não é torcida e sim dos dirigentes. A torcida, finalmente, aprendeu a torcer. Deixou de ser bovina.
    Arruda lotado não faria esse time jogar de jeito nenhum.
    A torcida aprendeu a se manifestar com a ausência, ao invés de tumultos e depredaçoes.
    Os dirigentes é que ainda não perceberam que não vão mais enganar com time medíocres.

    Post a Reply
    • Arruda lotado não é sinônimo de fazer time jogar melhor, pois faz tempo que não acredito nessas coisas…

      Agora Arruda lotado ajuda a manter o clube saneado e com condições de fazer investimentos melhores nas contratações, melhorar estrutura do estádio,….

      Post a Reply
    • Rogério, agora que a tragédia foi anunciada obviamente seu argumento é mais que válido.

      Mas porque numa final de Copa NE (inédita) o público foi “apenas” 36 mil pessoas? Quando na finais de 2014 e 2015 o Ceará colocou mais de 50 mil EM AMBAS?

      Por quê na decisão do estadual (clássico) sofreu pra chegar aos 30 mil (deu 30.163)?

      Por quê na estréia contra o Vitória após 10 anos fora da elite o público sofreu pra bater os 20 mil (deu 20.038)?

      Por quê na 3ª rodada contra o Cruzeiro, O LÍDER E SURPRESA SANTA CRUZ colocou apenas 16.331 torcedores?

      Por quê na 5ª rodada contra o Sport, clássico, com todos os ingredientes de uma boa vitória nossa, O 3º COLOCADO E SURPRESA SANTA CRUZ colocou apenas 16.951 torcedores?

      Se você me responder, eu isento totalmente a torcida de qualquer parcela de culpa (a maior parcela fica pra diretoria, óbvio).

      Saudações Corais.

      Post a Reply
      • A torcida tem sua parcela de culpa sim, por este momento desesperador na série A.
        Seu levantamento é uma prova inquestionável disto.
        Diretoria, torcida, tabela com horários ruins, divisão de cotas ridícula também fazem parte desta conjuntura atual.
        Em tempo, estive em todos os jogos acima citados e, até o rebaixamento definitivo, vou estar.
        Compreendo que muitas pessoas não queiram mais sofrer este desgaste de agora, mas incentivar a não ida, não acho uma boa política, assim como dizer que o Arruda agora não está correspondendo à sua grande fama, somente devido aos resultados ruins. Isto é uma ilusão e uma transferência de responsabilidades.
        Temos sim, todos nós, enquanto torcida, co-responsabiidades.

        Post a Reply
      • Ricardo,a resposta é óbvia.Desconfiança.
        O que a torcida mais aguardou ansiosamente pra este ano foi a serie A, e quando ela percebeu já no PE e na Copa NE que o time seria o mesmo que disputou a série B, morgou. Foi um deja vu.
        Isso explica e muito os baixos públicos mesmo quando o time enganava nas primeira colocações.
        Pra mim, e creio que para muitos, o time já começou o campeonato rebaixado. Essa percepção precoce refletiu nos publicos.
        Saudações.

        Post a Reply
  14. O pior cego é aquele que não quer ver, só isso!

    Post a Reply
  15. O esta o dinheiro da rede globo? e as contratações?

    Post a Reply
    • Ratificando onde esta o dinheiro da rede globo? e as contratações de verdade? quando vai chegar os jogadores de série A?

      Post a Reply
  16. Eu só sei de uma coisa:

    Bye honey!!!!

    Post a Reply
  17. Só espero duas coisas esse ano, o resto é lucro: passar pela coisa dos infernos pela Sula e contribuir para o seu rebaixamento na série A, dando uma lapada na casa dos festejos!!

    Post a Reply
  18. Diretoria agindo de má fé isso sim!

    Post a Reply
  19. Dificuldade coisa nenhuma!
    Essa diretoria age de má fé!
    É tudo mentira
    Quem vai nessa pira Atras do tesouro
    Do ali bem-bem!

    Post a Reply
  20. ponte preta e chapecoense times sem torcida
    santa cruz torcida sem time

    fora a falta de planejamento tem gente ficando rico
    a custa do clube fazendo ? com impresarios para
    botar pernas de pau no clube

    um exemplo e restaurantes que a maioria compra pepsi
    em vez de coca cola sabe porque?porque a pepsi da em troca
    bonificaçao porque nao tem a qualidade, a coca cola nao dar nada

    no santa cruz os impresarios botou o estoque da pepsi
    quem ganhou a bonificaoçao $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Post a Reply
  21. renovou com a maioria da serie b foi o primeiro erro
    o segundo erro foi contratar bando de pernas de pau
    mesmo com pouco dinheiro eu contrataria melhor

    passamos 10 anos fora da elite voltamos para passar vergonha
    ninguem aprendeu com erros do passado,fica chorando que nao
    tem dinheiro porque nao faz um time de verdade para passar
    10 anos na serie A lembra a eles a cada ano na serie A
    a cota do clube aumenta fora os patrocinadores nossa
    diretoria nao pensa no clube so pensa no bolso deles

    quem quer patrocinar um clube sem trasparencia

    Post a Reply
  22. É parti pra cima do popoti quarta, disputar a sulamericana pra ganhar. Campeonato Brasileiro vamos acreditar. Parece mais que vocês não conhece nosso
    Santa Cruz, nada é fácil, as vezes o impossível é o
    que impera em nosso clube de coração.
    Botem na cabeça todos nos que fazemos o Santa Cruz
    Somos Herois. Não somos só paixão, somos Historia.

    Post a Reply
  23. Ter de vencer o atual Cruzeiro, agora com Mano Menezes, no Mineirão lotado seria querer muito deste Santa Cruz.
    Desastre foi perder de Coritiba e Sport dentro de casa São estes 6 pontos que estão faltando para que estivéssemos ao menos brigando pra sair do Z4.

    O próximo jogo contra a Chapecoense é o que vai me dizer se ainda dá ou não.

    Post a Reply
    • Melhor dizendo, jogaremos contra a Chapecoense em casa, Sport na Ilha e Atlético-PR em casa. Estes jogos dirão se cairemos ou não.

      Post a Reply
  24. André Csota,

    Parabéns pelo seu comentário!

    Hélio meu querido, concordo com você meu irmão!

    ***

    Ter renovado com a base da Série B não foi um erro. O grande problema foi o erro nas contratações. E vale ressaltar que essa Diretoria que hoje é adjetivada como incompetente, tentou trazer jogadores de melhor qualidade, como Cajá, Damião, Ricardinho (que jogou no Grêmio), o meia que foi pro América (não me recordo o nome), Carlinhos Paraíba, Gilberto (SP), Rainer (Ponte), Escudero … Além do nome de Diego (hoje no Flamengo), que seria a contratação de peso bancado pela Dry W.

    Quando o presidente Alírio foi a reunião na CBF para rever o valor da cota de TV, teve que receber um tampinha nas costas da Confederação e aconselhando o Clube ao menos ficar em 16, 15 colocado.

    Então amigos, entramos na Série A fadados a um ‘possível’ rebaixamento. E aí, pesa também a estrutura atual, a gestão administrativa (profissionalizar o futebol, não basta apenas ter boa vontade, é necessário conhecimento).

    Não vamos dessa forma isentar a Diretoria das falhas e erros nas contratações e em manter MM2 por tanto tempo, sem que o mesmo podesse mostrar alguma recuperação.

    Em relação ao público no Arruda, só um estudo mais apurado para definir as causas (não é apenas uma), para o declínio nos jogos no Colosso.

    A participação do Torcedor será fundamental daqui pra frente, precisamos resgatar a auto estima e o orgulho de torcer pelo Santa. E meus caros, pelo amor de Deus, temos chance de se manter sim! Precisamos apoiar esse elenco, que vem lutando nos jogos mesmo com toda limitação.

    O Santa não é o Santa sem sua TORCIDA!

    Post a Reply
    • Pois é, essa direitoria tem sua parcela de culpa. Mas tá muito, muito longe de ser esse desastre todo que observamos de alguns.

      Nem vou entrar no tópico dos títulos conquistados recentemente!!

      Mas a diretoria, penso eu, estava contando com um orçamento que
      incluía além da cota de TV da globo, um acerto robusto prometida pelo EI(com boa luva) e um patrocínio bem acima da média na região com a Dry word!

      E infelizmente, por vários fatores, essas parcerias vantajosas não vingaram E AINDA TIVEMOS O BLOQUEIO DA COTA DA TV por um período, atrasando alguns planejamentos.

      E pra completar não vingou também neste ano a parceria mais importante que seria a da torcida com o clube!

      Post a Reply
  25. Qual a diferença da coisa para o nosso time? Diego Souza;
    Qual a diferença do Bostafogo para o nosso time? Camilo e Sassá;
    Qual a diferença da Chapecoense para o nosso time? Cleber Santana e Kempes;
    Qual a diferença do Atlético-PR para o nosso time? Otávio e Pablo?;
    Qual a diferença do Figueirense para o nosso time? Rafael Moura;
    Qual a diferença do Vitória para o nosso time? Nenhuma, talvez Vitor Ramos e Kieza;
    Qual a diferença do Coritiba para o nosso time? Kleber Gladiador.

    Afinal de contas, eu enumerei algum craque nos rivais? Nãoooo
    Enumerei algum jogador de salário impagável? Nãoooo

    Conclusão: Apenas um detalhe está nos separando da briga pela permanência na série A, detalhe este que já poderíamos ter sanado a muito tempo, se houvesse um mínimo de vontade. Isto é que me deixa mais P. da vida!!

    Post a Reply
    • Julio, talvez você não esteja bem informado. Por exemplo: Rafael Moura tem salário altíssimo e quem paga parte é o atlético mineiro que é quem tem contrato com ele. Ele foi cedido ao Figueirense em toca de um jogador de lá que eu não lembro agora. Eu já vi muitos comentários aqui citando como exemplo a Chapecoense. Mas há dois detalhes. Primeiro: a Chape não tem dívida trabalhista. Segundo: a folha da chapecoense NÃO é baixa como muitos acham. gira em torno de 2,6 milhões. E a diferença técnica deles em comparação ao nosso elenco não é só em dois jogadores não. Em praticamente todas as posições eles tem jogadores melhores que os nossos. O Atlético Paranaense também. Não sou advogado da diretoria não. Mas sei que a coisa não é tão simples como muitos acham. Muitos jogadores inclusive, foram contactados, mas simplesmente não querem jogar no Santa, porque embora estejamos na série A, O Santa ainda não te prestígio de clube de série A, infelizmente. Fernandinho, do Grêmio, foi um deles.
      Alan Mineiro preferiu o América. Não é porque ele é de minas não. Isso foi desculpa. É porque foi o Santa que procurou, e para muitos jogadores, Santa e América são a mesma coisa, então ele preferiu ficar perto de casa. Se o covite viesse do Inter, por exemplo, ele iria. Então há uma série de detalhes envolvidos na contratação de jogadores nível série A.

      Post a Reply
  26. Além disso, a constatação que tenho é que as boas contratações teriam que vir no inicio do campeonato, pelo simples fato de que nessa altura do campeonato, com o time próximo da queda, a maioria dos jogadores não querem mais vir, para não “manchar o currículo” com a queda. Que foque de ensinamento então, que mesmo com dificuldades de verba, o maior esforça deve ser no início senão a coisa fica difícil!

    Post a Reply
  27. Certeiro Luis!

    Julio,

    As tentativas para qualificar o elenco foram feitas (e as contratações que chegaram no início do Brasileiro), não vingaram. E se olharmos, alguns jogadores são rodados (como Wallison, Fernando Gabriel), e simplesmente não agregaram muito em nosso elenco.

    E é normal para times com pouco orçamento se reforçarem no decorrer do campeonato, inclusive, Flamengo, Cruzeiro, ainda estão contratando, e estão melhor financeiramente que nós!

    Lembrando ainda, que Milton não era a primeira opção para treinador, tinha outros nomes, inclusive o de Eduardo Batista, que hoje faz um bom trabalho na Ponte.

    É inegável que a chegada do ‘doido’, houve uma melhora no time, ficamos taticamente irganizados, e ganhamos com méritos o Estadual e Copa do NE. Seria até estranho contratar outro treinador para iniciar o Brasileiro. O problema é que miseravelmente, começamos a cair na tabela e ficou evidente a baixa na qualidade técnica de nosso elenco. E se contratou jogadores sem muita coerência, e tardou a saída do MM2.

    Ainda creio que com +/- 3 bons reforços (com alguns daqueles nomes que vc citou acima), possamos permanecer na Elite em 2017.

    Nunca me enganei que seria um campeonato difícil, disputado, e que entraríamos para brigar para não sermos rebaixados. E como bem disse acima ‘Fabio Tavares’, não se pode vacilar!

    Fomos bem nos últimos 3 jogos, e se o time continuar nessa melhora e engrenar as 3 vitórias dentro de Recife, a luz no fim do túnel vai se aproximar de nossa luneta!

    Post a Reply
  28. O Santa Cruz é um time de futebol que tem no seu nome o símbolo máximo do Cristianismo. Foi dado esse nome por fundadores Católicos, ponto. Se tem comunistas aí, façam o favor de vazarem. Só trazem miséria aonde pisam. E foda-se o politicamente correto. Restabelecido a ordem o Santa Cruz voltará a ser grande e respeitado.

    Post a Reply
  29. Caro colega André, admiro muito o seu otimismo com o nosso time. Mas amigo, aquele ditado tão gasto quanto o tempo, ” quem é coxo parte cedo” , cairia muito bem na nossa situação. O negócio é o seguinte. A diretoria já sabia que caímos faz tempo. Aquelas últimas contratações serviram apenas para mitigar a nossa decepção. Uma espécie de “calaboca” para nos acalmar. O presidente, Tininho e Jomar não têm coragem para encarar a torcida, confessar o desastre e pedir desculpas. Então, torcedores bem intencionados como você e milhares de outros, que como nós, amam o clube, ainda sentem, por menor que seja, a remotíssima possibilidade de escapar da degola. Infelizmente é isso que a diretoria quer. Para eles somos inocentes úteis, que “acreditam” em tudo, e seguem as suas diretrizes por mais absurdas que sejam, como por exemplo, manter um psicopata comandado o time por 19 rodadas. Isso é cúmulo do inimaginável. Temos sim, todos, que nos unir e partir para as cobranças. Cobrar o CT, um técnico que conheça profundamente a série B, e manter, a qualquer custo, os cinco jogadores de série A que temos no elenco. Essa deveria ser a nossa meta. Mas, não posso criticar ninguém por acreditar nessa diretoria, incompetente e omissa que aí está, que enganou a todos, ou quase todos, até duas rodadas atrás. Amigo. Caímos faz muito tempo, e é hora de cuidarmos do nosso futuro, desde que esses “dirigentes” tenham a humildade de convocar a torcida, fazer a mea culpa, pedir ajuda e partir para a nova jornada. Aí sim, todos teremos obrigação de chegar junto e ajudar o querido Santa Cruz.

    Post a Reply
  30. Tem dias que a gente se sente
    Como que partiu ou morreu
    A gente estancou de repente
    Ou foi o mundo então que cresceu
    A gente quer ter voz ativa
    Em nosso destino mandar
    Mas eis que chega a roda viva
    E carrega o destino
    Pra la…
    Essa roda viva, não larga o santinha de jeito nenhum!

    Post a Reply
  31. Apesar de não ser tão duro quanto Guilardo, concordo especialmente com esse último comentário dele.

    Há 15 dias falei em esperar a sequência que termina dia 15/09 contra o Atlético-PR para saber se o ano acabaria.

    Semana passada comentei que sendo a diretoria esperaria os resultados imediatos contra Cruzeiro e Sport. O do Cruzeiro já foi.

    Pra mudar o time e se livrar do rebaixamento (campanha quase de G4) no mínimo teriam que ser 5 ótimos jogadores. NÃO TEMOS DINHEIRO PRA ISSO. E com detalhe, os 5 teriam que entrar e dar certo (e as vezes não dá de imediato).

    Ficar inerte? Bem, agora, nesse exato momento, terça-feira, o certo É FICAR INERTE. Não pode-se contratar hoje e de repente amanhã cai fora da Sulamericana. Quem vai pagar a conta? A torcida já provou que não. Os 100 que comentam e/ou olham o blog sozinhos também não podem.

    Esperaria até amanhã. Passando do Sport, a cota da Sula é de U$ 375 mil = R$ 1.211.250.

    Aí como é um dinheiro extra, vale trazer 2 grandes jogadores já com salários pagos por antecipação. Faz o acordo e sai R$ 600 mil pra cada um por esses 3 meses (SET, OUT e NOV). Média de R$ 200 mil/mês.

    Não oneraria o clube (repito, seria um dinheiro extra). Resolveria a questão? Na minha opinião precisa mais que isso, mas que sabe…

    E com esses 2 ótimos jogadores poderíamos ir avançando na Sula, e ganhando cotas cada vez maiores.

    Caindo fora amanhã, não traria mais ninguém.

    Por que à essa altura do campeonato, é mil vezes melhor pensar em REFORMAR O WALDOMIRO SILVA E INICIAR O CT PRA CAIRMOS COM ESTRUTURA.

    Se nunca temos dinheiro, só tiraremos esse abismo COM A BASE. Imaginem 5 bons jogadores da base como titulares? Iríamos precisar de poucas contratações.

    Saudações Corais

    PS: sou totalmente a favor do profissional treinar no WS. O trânsito na RMR é complicado, e não vale o deslocamento para o CT. Perde-se no mínimo 2 horas na ida e na volta. Tempo precioso pra treinamento.

    A base, como o jogador tá se formando, tem anos pra isso, não tem problema. Pro profissional sim pq o cara treina e no dia seguinte tá jogando.

    O WS tem espaço para um campo oficial e uma boa sobra pra vestiários, refeitório e academia (que pode ser de musculação e de fisioterapia). Se espremesse dava até pra fazer 2 campos oficiais, mas sobraria quase nenhum espaço para o restante.

    E no CT de Aldeia, faria pelo menos o básico para iniciar. Murado, guarita bonita, acessos, estacionamento, 2 campos oficiais (em tese, cada um custa entre R$ 200 e R$ 250 mil), refeitório e vestiário.

    Itens caros como hotel, academia de musculação e fisioterapia com equipamentos avançados iriam sendo feitos paulatinamente.

    Post a Reply
  32. Não ponho em dúvida a boa vontade do presidente, contudo, todas as conquistas em sua gestão se deram mais por acidente do que por planejamento.
    O PE do ano passado, ganho apesar de Ricardinho e Anderson Aquino.
    O acesso à serire A, obtido quando quase não havia mais chance, depois da demora em demitir Ricardinho.
    O PE desse ano, quando entramos no quadrangular disputando ponto a ponto com o América!
    O nordestao, quando passamos de fase no saldo de gols, e daí por diante foi bunda na parede e seja o que deus quiser!
    Todas essas vezes, não houve planejamento e o enterro acabou voltando da porta do cemitério. Agora,na série A, o evento não vai se repetir, já que o nível técnico é muito alto pra ser compensado com o acaso…

    Post a Reply
  33. Julio dentro dos nomes que você citou alguns jogadores aí tem sim salário impagáveis, pelo menos para o Santa Cruz!

    O exemplo mesmo de Diego Souza recebe na coisa parece que R$ 400 mil, no início do ano tentamos ele por 300 ou 350), e acredito que Gladiador e Rafael Moura(esse eu sempre quis ver no Santa) também um salário bem considerável e no Vitória acho que o grande nome da temporada deles é Marinho!

    Post a Reply
  34. Amigo Julio
    Cada time que você listou lá em cima realmente tem seu jogador ou sua dupla de jogadores fazendo a diferença. Nós temos Grafite, só que não está jogando nada.

    Grafite está irreconhecível. Parece um jogadorzinho comum.

    É isto.

    Post a Reply
  35. Exato o comentário do Anselmo!

    E uma coisa que também dificulta na vinda de boas contratações para o Santa Cruz é a tal da fama de mal pagador que ocorreu por muitos anos

    ISSO PARA OS JOGADORES É FUNDAMENTAL quando escolhe o clube que vai jogar!

    Felizmente essa diretoria tá desde que chegou prezando pela manutenção dos salários dos jogadores “praticamente” em dia.

    Essa fama de bom pagador surge com o temo…se conseguirmos manter salários EM DIA por um período de, digamos, pelo menos uns 4 anos já começaremos a ser visto com “bons olhos” pelos jogadores que tenha mercado pra jogar!

    A coisa, infelizmente, tá com essa fama positiva perante o mercado de jogadores em decorrência da política de lá de quase não atrasarem salários a um bom tempo.

    Post a Reply
    • Corretíssimo Luís. Acrescento a Chapecoense que já vem há 4 anos na série A e pagando em dia, além de não ter passivos trabalhistas. Hoje os bons jogadores já não exitam em jogar lá.

      Post a Reply
  36. Resumindo meu longo comentário em poucas palavras.

    Confirmando nossa queda em breve, não contrataria ninguém, tentaria motivar o atual elenco apenas pra não sermos mais humilhados, reformava o WS e fazia o básico do CT.

    Liso como o Santa é, só terá vida perene na série A se do grupo de 28 jogadores 14 forem da base.

    E dos 11 titulares, ao menos 4. E não são Renatinhos, Memos e Nininhos não. Falo de ÓTIMOS jogadores.

    Saudações Corais

    Post a Reply
  37. Esse é o blog da censura

    Post a Reply
  38. “o perigo de toda seita é que ela faz seus adeptos perderem o espírito crítico e o livre arbítrio, através de técnicas de manipulação mental. A escravidão mental é pior que a morte.”

    Nosso mundo é controlado por forças invisíveis que manipulam a humanidade há cerca de 6000 mil anos. Depois que descobri como o carrocel da matrix funciona, tenho gradualmente me libertado.

    A CHACOTA
    Mesmo que você não acredite, isso não faz diferença alguma, pois nesse exato momento você está sendo controlado e manipulado, e especialmente para não acreditar nessas palavras, pois o tolo sempre rirá daquilo que desconhece.
    A ILUSÃO PERSISTENTE
    Você olhar para seu mundo em volta e crer que o que você está vendo é puramente real. No entanto, você está vivendo em uma bolha de ilusão – uma ilusão persistente e projetada com o único objetivo – mantê-lo preso mentalmente, emocionalmente e espiritualmente

    Post a Reply
  39. Discordo plenamente de desistir.
    So o mais importante argumento: Mellor gastar agora e garantir o pao de amanha do que poupar agora e morrer de fome na serie b com aquela beleZa de cota

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *