Soy loco por ti Sul-Americana.

Na minha última postagem, escrevi que o jogo do Santa Cruz contra a coisa pela Sul-Americana poderia mudar o lado de nosso disco. E não é que isso realmente aconteceu?! A Banda de Chico Buarque começou a tocar a plenos pulmões. E melhor: a banda veio passando o rodo, dando rasteira, tapa na cara e metendo o dedo no fiofó da leoa.
O presidente da cachorrita de peluquera – como chamou Gerrá- deu a louca e desandou a falar besteira. O choro é livre, garota.
Meus discos, interessantemente, começaram a tocar versões diferentes:
“Soy loco por ti Sul-Americana… soy loco por ti Santa Cruz”.
“Vai minha alegria e diz pra ela.. que eu vou pra Medelín”.
“Alegria não tem fim… o Santinha me deixou assim”.
É muita felicidade. O ânimo da torcida agora é outro. Mas acredito que estamos no ponto zero, no ponto de mutação. Temos três jogos pela frente para reverter completamente nossa situação.
Porém, duas coisas serão necessárias: a garra dos jogadores e a presença da torcida. Como sou torcedor, tenho que torcer para que o espírito de guerreiro de nossos jogadores retorne com força total.
Mas também acredito que deveríamos fazer uma campanha: leve um amigo tricolor com você ao Mundão do Arruda. Chamar aquele velho amigo tricolor que há muito tempo não vai ao estádio. Já tenho confirmada a presença de três amigos que irão comigo ao jogo da Chapecoense no feriado. Um se transformou em quatro.
É preciso que a torcida mais apaixonada do Brasil volte a ser a torcida mais apaixonada do Brasil. Basta querermos… e convidar nossos amigos tricolores para lotarmos o Arruda, gritar e incentivar nosso Santinha. Nosso combustível será a doce lembrança de que despachamos a leoa no Campeonato Pernambucano, na Copa do Nordeste e na Sul-Americana. Não pode ter incentivo melhor do que esse.
Por aqui, comprei um estoque da cerveja Sul Americana. Deu uma sorte danada no último jogo.
E repetirei sempre: eu acredito no Santinha e não desisto nunca porque sou tricolor de corpo e alma e serei sempre de coração.

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

123 Comments

  1. PHODA É O Q TÁ VAZANDO NAS REDES SOCIAIS: membros do CD da Coisa esculhambando com o Presidente deles!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Duma coisa (VTNC) eles têm razão: a boçalidade dessa família Martorelli! O tio dele, ELEOMAR MARTORELLI, titular (e, se ñ estou enganado, “Catedrático”) da Cadeira ESTRUTURAS DE CONCRETO, AÇO E MADEIRA, na EEUFP, foi meu Professor e era um arrogante INTRAGÁVEL. Gen de família e, agora, entendo o PORQUE: torcedor da coisa dos infernos, UM TIME Q COME CHUCHU e arrotam PERÚ!

    PHODAM-SE e rasguem as saias burronegros dos infernos!

    SaudaSanta

    Post a Reply
    • Seu Arnildo me perdoe a ousadia em querer corrigi-lo, mas burro-negro arrogante é uma redundância. Kkk

      Post a Reply
      • kkkkkkkkkkkkk. verdade Flávio.

        Post a Reply
    • O professor era o pai do presidente de la cachorrita.

      Post a Reply
  2. Zeca,

    Muito importante ter mencionado a participação da Torcida nos próximos jogos em casa (seja no Arruda, como na Arena San Lourense, no feriado, contra a Chapecoense).

    É fazer caravanas, envolver os amigos próximos, lotar a Arena e jogar junto com o Santa!

    ***

    Pois é Sr. Arnildo, é de arrogância em arrogância, que a coisa vai se transformando num clube de Série E (de eliminado).

    Soy loco por ti Santinha, soy loco por Sul-Americana 🙂

    Post a Reply
  3. Arnildo meu número : 81 99799.0857

    Post a Reply
    • BLZ AMIGÃO. MORO NA MADALENA E Ñ POSSO TE DAR CARONA.

      Mas podemos nos encomntrar lá, antes do jg, pra TOMAR TODAS!

      SaudaSanta

      Post a Reply
  4. CORRIGINDO: ELEOMER MARTORELLI É PAI (e ñ tio) do DITO CUJO.

    SaudaSanta

    Post a Reply
    • É por isso que o futebol é apaixonante e seres arrogantes têm que engolir seco seus fracassos, e são burros, porque continuam com a mesma filosofia autoritária e incompetente. Essa vitória pode ser aquela vitamina faltava para o time engrenar uma boa sequência de vitórias e vender caro a queda para série B, ou melhor ainda, e ainda acredito, continuar na Série A. Avante, TRICOLOR!

      Post a Reply
  5. Texto excelente, Zeca.
    Melhor ainda a ideia de chamar os amigos.
    Já estou ligando para convocar os meus.
    Sempre Santa cruz.

    Post a Reply
  6. E o que dizer desta imprensa pernambucana que achou “ruim” a classificação do Santa Cruz ???
    São um verdadeiro VALHACOUTO DE PASCÁCIOS !!!!

    Post a Reply
  7. Eu quiz dizer UM BANDO DE IMBECIS.

    Post a Reply
  8. Caro Sr. Arnildo, quem come chuchu e arrota peru, termina tomando no “C”achorra de per”U”ca.

    Post a Reply
  9. Eita que é com esse que eu vou sambar até cair no chão!

    Post a Reply
  10. Alexandre Dias,

    É de se lamentar a ‘falta de vontade’ da emprensa de PE em relatar nossas conquistas.

    Simplesmente “dizer”, que essa classificação não foi boa é de uma tremenda ignorância. Se financeiramente já foi de grande valia, imagine a propagação da Marca Santa Cruz por toda América do Sul!

    E tem mais, podemos sim seguir adiante nessa competição. Não vejo problema na logística, nem em nosdo elenco. Pra quem já foi pra Águia do Marabá e Lucas do Rio Verde, não terá grandes problemas pra chegar na Colômbia ou Paraguai.

    Soy loco por ti Santinha 🙂

    Post a Reply
  11. Correção:

    * imprensa de PE
    * nossa elenco

    … Lembrei do nosso jogo contra o Inter no Arruda, quando vencemos, e no pós jogo a imprensa era só ‘depressão’, até parecia que tínhamos perdido a partida. E ainda pra piorar o repórter de campo (do jc) se resumia em falar da situação do gramado. É phoda!

    Post a Reply
  12. Há 5 anos vencemos a coisa nas decisões, menos em uma, quando os burronegros da FPF mudaram a regra para possibilitar uma derrota tricolor, depois de termos vencido a primeira partida por 3×0 e nosso técnico, burramente, ter botadobo time com a bunda na parede. Os prepotentes da coisa, todos, sempre disseram-se superiores, como o suspeito Homero que na 1a das decisões falou: não podemos perder de um time de serie D, e perderam, na Ilha ainda por cima. Agora na Sula, reafirmamos em campo o que eles sabem e tentam desmentir: somos superiores, só isso.
    Quarta é dia de retomar nosso caminho na série A, todos no campo.

    Post a Reply
  13. Excelente a classificação para a próxima fase, financeira e esportivamente falando!

    Entretanto, espero que o time não desvie o foco que a prioridade é o milagre da manutenção na série A.

    Como o próximo jogo pela Sula ainda vai demorar algumas semanas, temos que fazer o máximo de pontos possíveis na A e quando chegar próximo do confronto sulamericano aí sim analisar a nossa situação se valerá a pena mandar o time titular pra viajar ou se manda time misto!

    Precisamos de REFORÇOS, que seja dentro de campo ou fora de campo arruando o gramado do arruda E INICIANDO UM CAMPO EM ALGUM CT!

    Não conheço praticamente nada do campeonato colombiano mas dei uma fuçada rápida e vi que o nosso provável adversário está muito bem no campeonato lá dele, estando atualmente em 2º lugar!

    Post a Reply
  14. Isso mesmo Bruno,

    A prioridade é a permanência na Série A em 2017.

    Não sei se o primeiro jogo nas Oitavas da Sula será no Brasil ou fora. Sendo em território nacional e dependendo da nossa recuperação no Brasileirão, acho que temos que entrar com time titular. Em casa certamente terá o apelo da renda e possível casa cheia (seja no Arruda ou Arena PE).

    O jogo da volta, tem que se pensar em time misto ou força total (vai depender do resultado do primeiro jogo e nossa situação na tabela do Nacional). Contando as horas!

    Post a Reply
    • Primeiro jogo é fora!

      Post a Reply
  15. Ontem ouvi uma entrevista do presidente Alírio, falando sobre o momento e as dificuldades do Santa. Reconheceu que algumas contratações foram equivocadas, mas relembrou da trajetória vitoriosa do time nos últimos 5 anos, o que é a mais pura verdade. Disse que os problemas do clube para saldar dívidas e não perder o PROFUT, alinhada com a frustração de receitas, entre elas as receitas de arrecadação, e o número de sócios muito aquém do esperado constituem um grande desafio. Disse que um pequeno número de abnegados, como os atuais diretores e alguns mais, não são suficientes para dar conta das necessidades de recursos do clube, e voltou a convocar a torcida. Falou também que ninguém se iluda, que contratar com qualidade para a série A é muito difícil. Enfim, disse o que é evidente, e que nós tricolores temos que ajudar como podermos. Fica o desafio.

    Post a Reply
  16. Rapaz, quem diria, a Arena Pernambuco dando mais sorte ao SANTA CRUZ do que o ARRUDA.
    Agora o SANTA tem que fazer mais jogos lá. É o jeito!!!!

    Post a Reply
    • O problema todo é o gramado desgastado pelo fato de não termos um CT.
      Somente isto.

      Post a Reply
  17. E Oliveira Canindé fez história em Alagoas, tirou o CSA do abismo da série “D”. Faz muito, com pouco ainda queria ver ele de volta ao Santa Cruz.

    Post a Reply
    • É um bom nome numa série B.

      Post a Reply
  18. Bem lembrado Flávio.

    Canindé fez um bom trabalho aqui, e foi “engolido” pela crise financeira (salários atrasados) e estrutural (ele também reclamou da falta do CT).

    Sobre a preferência de torneios, sempre pensei exatamente igual a Bruno. O primeiro jogo da Sula é só depois do Atlético-PR. Até lá iremos definir nossas vidas:

    Santa x Chapecoense
    Sport x Santa
    Santa x Atlético-PR

    Fazendo ao mínimo 6 ptos, iria de misto. 5 ou menos, abandonaria o BR e focaria na Sula até onde desse (seja apenas pelas verbas por classificação, ou, quem sabe, o sonho de um título internacional, o que seria o maior de nossa história).

    Guilardo, te ligo hoje pra falar sobre o WS. Não tô esquecido. É que semana com feriado no meio me detona no escritório…

    Saudações Corais

    Post a Reply
  19. Quero ver o público de 4.feira, tudo favorável!

    E antes que eu esqueça, o Zeca voltou!!

    Luz amarela acessa!!!!

    Bem que poderia ter um post de Samarone, referente ao novo uniforme.

    Post a Reply
  20. quarta é dia de mobilizaçaõ coral..vamos a arena,como disse bem o texto..esquecer das mazelas e focar nas vitorias..chamem os tricolores ausentes,é quarta..feriado..tudo favoravel…ganhando as 3 proximas partidas,sairemos da zona .. ja conto com uma(na ilha do chie..vale taça givanildo oliveira..valendo taça,algm tem duvida de qm vai levar????)vamos a arena meu povo .. e hoje estarei na usina 2 irmão .. comemorando e satisfeito..com tudo que nos sempre pediamos..uma festa para nosso uniforme e musa coral!!!!!!!!

    Post a Reply
  21. É isso aí, Bruno. Dia de mobilização. Li num site um torcedor dizendo que será a Arena Tricolor.
    Gerailton, pessimismo e torcer contra não rola, companheiro.
    Momento de pensamento positivo.
    Como disse o texto, estamos no nosso ponto de mutação.
    Sempre Santa Cruz.

    Post a Reply
  22. E a Penalty, continua sendo a Penalty!!!

    E pensar que poderia ser Umbro.

    Post a Reply
  23. O que fizeram com a tradicional camisa branca é um desrespeito ao clube.
    Simplesmente transformaram numa camisa de comissão técnica.

    Post a Reply
  24. nao gosto de camisa comfaixas larga descarecteriza a cobra coral e fica muito verm e pto
    a branca é camisa de passeio nao foi bom

    Post a Reply
  25. nao gosto de camisa com faixas larga descarecteriza a cobra coral e fica muito verm e pto
    a branca é camisa de passeio nao foi bom

    Post a Reply
  26. Sobra as novas camisas:

    – Achei a coral muito tradicional e parecida com anteriores da Penalty. Até prefiro listras mais finas também.
    – A branca fugiu do tradicional, mas não vou criticar porque uma das brancas mais bonitas até hoje foi a da cruz no peito e também não era tradicional. Faz parte fugir do comum de vaz em quando.
    – A terceira preta tá bem bonita e (parece) reflete a luz diferente, dependendo do ambiente, indo do cinza ao preto fechado. Preciso ver de perto. Achei desnecessário a versão verde-limão.
    – As camisa de goleiro achei muito bonitas, em especial a cinza e preto com a qual Edson Kolhn defilou. Essa ficou ótima.
    – No mais, agora se tem uma linha casual para todo tipo de gosto, com algumas muito bonitas e uma especial feminina.
    – Ainda tem a camisa que disseram que vai ser a torcida quem vai fazer para 2017. Esperar para saber como será isso.

    Vamos ver se a Penalty vai se sair bem em colocar todo esse material no mercado. Se conseguir, acho que vai ser sucesso em vendas.

    Post a Reply
    • Sim e para elogiar sempre que for justo, não fui, mas pelo divulgado em fotos, a festa foi linda. Parabéns aos organizadores.

      Post a Reply
  27. Realmente conseguiram acabar com o que restava do Santa, que eram as tradicionais camisas, a coral e a branca. A coral com essas listras muito grossas (grosseiras) em nada lembra a tradicional de listras finas e muito mais bonita. Vocês já viram o São Paulo jogar com a belíssima camisa branca desenhada de outra forma ? E a coral deles ? continuam as mesmas. Essas distorções só caberiam para o terceiro uniforme, que aí sim, poderia ser verde, azul, rosa, cor de merda feito o do Sport e outras cores , cujos desenhistas deveriam ser presos e deportados para a Sibéria juntamente com que os contratou para fazer essas porcarias. Comprei quase todas até agora, mas essas aí, até em olhar dá pena. O que fizeram às nossas tradições? Eta diretoria incompetente da porra, que permitiu esse lixo.

    Post a Reply
    • Mas meu Deus do céu, o que e que você queria então? Se estávamos tradicionais não prestava, se inovamos também não presta, se ficamos em cima do muro também não presta. De fato amigo Gerailton a torcida quer milagres, sem chegar junto.

      Post a Reply
  28. Eu particularmente gostei das camisas, concordo com a crítica a camisa branca que perdeu as tradicionais listas horizontais, mas no geral vai dar pra passar, a Penalty já fez piores. Estou ansioso para ver se o material é de boa qualidade.

    O que mais me preocupou ontem foi que quando estava dando uma olhada no twitter, acompanhando o lançamento do uniformes li palavras atribuídas ao presidente Alírio Morais onde ele pedia que a torcida “apoiasse nosso jogadores, pois estavam jogando com garra, mesmo com os salários atrasados.”

    Sinceramente amigos, essa frase foi um “soco na barriga”, quando vamos ver o nosso Santa Cruz com esse “câncer” do atraso de salários extirpado? É de difícil imaginar que um dia poderemos tomar nosso lugar no cenário nacional e internacional, pela nossa grandeza, pela força da nossa torcida com esse mal tão antigo nos assolando.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

    Post a Reply
  29. 15 anos de dívidas, não se paga em 1 ano!!!

    Santa paga 1 milhão por mês, só de dívidas, para não sofrer com o Profut.

    E a torcida quer milagres, sem chegar junto.

    Se não quer para o jogo, não tem problema, mas, se associem.

    Post a Reply
  30. Realmente precisamos unir forças e sair dessa situação. Lembro de uma campanha anos atrás que dizia ” domingo é dia de 60 mil” e realmente foi. Estava na praia em Porto de Galinhas e no dia do jogo quando estávamos a caminho, vimos na estrada carros e ônibus lotados indo em direção ao estádio. A hora é essa galera, vamos fazer a diferença. #TodosnaArenaPernambuco.

    Post a Reply
  31. Ok Ricardo. Felipe , meu neto, enviou a Tininho a nossa proposta, e deve ter estado com ele , ontem, no lançamento dessas m… de camisas. Vamos fazer a nossa parte, independentemente do que pense a diretoria. Duvido até que nós consigamos apoio, pois ali a insanidade impera. Veja o amigo o que fizeram com as nossas imaculadas camisas branca e coral. A camisa branca do Santa com as tradicionais listras horizontais preta e vermelha, é o manto mais bonito do Brasil, Foi trocado por uma camisa de ” comissão técnica” para vender a mauricinhos que desfilam no shopping center. A coral, “ganhou” listras tão largas, que mais parecem uniformes de desfilantes de escola de samba. No meu entendimento um escárnio e desrespeito àqueles que sempre acompanharam o Santa Cruz, vendo-o jogar com as suas tradicionais camisas. Tinha que partir das mentes iluminadas de Delírio e Tininho, não satisfeitos em enterrarem o futebol, agora acham conveniente acabar com a mística das camisas. Estão afastando velhos e tradicionais tricolores dos campos, pois o que queremos ver, na vitória ou na derrota, é o Santa Cruz com os seus imaculados uniformes.

    Post a Reply
  32. A tradicional eu gostei, já que a última tem as listras bem finas. Já a branca realmente não caiu bem ao meu gosto mas..e daí?
    O que eu quero mesmo ver é bola na rede, salários em dia, etc.
    Só faltava essa agora. Dizer que a torcida sumiu do estádio porque não gostou do padrão. (?!?)
    Seria a última e mais descabida desculpa do ano, para esta fuleiragem que estão fazendo desde o início do campeonato.
    Amanhã estarei lá, torcendo por este novo padrão.

    Post a Reply
  33. Triste ver a contatação do Tininho, que na série D recebiamos mas com patrocínio do que recebemos hoje NA SÉRIE A!

    E mais lamentável ver que a cota da penalty não chega nem a metade do que estava prometido com a Dry Word. E sem aumento de sócios e na bilheteria!

    http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/times/santa-cruz/noticia/2016/09/diretoria-do-santa-cruz-confessa-frustracao-em-expectativa-financeira.html

    Eu só sei que vou ao máximo de jogos possíveis do Santa Cruz este ano, mesmo na situação complicada na tabela é sempre um prazer ver o meu tricolor enfrentando AS GRANDES EQUIPES DO PAÍS!

    E não os Águia de marabá e Coruripes da vida…

    Post a Reply
  34. Lateral argentino Gabriel Valles assinará contrato com o Santa hoje à tarde.

    Gente, bora parar de fre$cur@ com os novos uniformes. O que interessa é que eles vendam bem, que o clube tá sem dinheiro, no estádio a torcida chegue junto finalmente e que no campo o time apresente bom futebol, vença as partidas e se mantenha na série A.

    Meu ingresso já está comprado.

    Post a Reply
  35. Sobre as camisas, é tudo questão de gosto.

    Evidente que o que importa são as vitórias.

    Vou dar meu veredicto:

    Camisa 1: não gostei. Linha extremamente grossas. Não precisa ser tão finas, mas essas ficaram exageradas.

    Camisa 2: não gostei porque realmente parece com a da Comissão Técnica. Deveriam ter visto a 2016/17 do São Paulo.

    Camisa 3 (Preta): maravilhosa. Sempre defendi que na 3ª camisa o Santa pusesse preta. A princípio linda.

    Camisa 4 (Verde): não gostei. Mas se for apenas pra treino tudo bem.

    Goleiros: ambas lindas.

    Regata: finalmente uma regata. Muito boa.

    As de lazer: finalmente mais opções. Gostei mais da que Wellington zagueiro usou.

    Femininas: finalmente.

    Mas tudo, TUDO depende da QUALIDADE DO MATERIAL. Só terei uma opinião formada quando estiver de frente com elas. Se for o material da sulanca de 2014, tô fora. Se for o desse ano, de melhor qualidade, compro.

    E falo há anos aqui. Essa estória de lançamento de camisa tem que ser um evento certo, fazer parte do calendário. Lançar a camisa da temporada no aviversário do clube, no início de Fevereiro, todo ano.

    Faz 3 modelos de padrão 1, 2 e 3.

    Coloca no site (por uma semana) PARA OS SÓCIOS VOTAREM E ESCOLHEREM a que mais gostou dos modelos oferecidos na PRIMEIRA SEMANA DO ANO.

    As mais votadas vão pra fabricação. Um mês de tempo, com mais 1 semana para distribuição, chegando certinho no aniversário do clube.

    A 1 e a 2 com ,menos ousadia, porque se trata da tradição do clube, etc.

    Na 3 podem inovar mais.

    Sempre pensei assim. Valoriza o sócio.

    Saudações Corais.

    Post a Reply
  36. Uma correção: O material da sulanca foi nas camisas de 2015, não nas de 2014.

    Se for o material da “camisa azul de Grafite”, com a linha transversal, tá bom.

    Saudações Corais.

    Post a Reply
  37. PARABÉNS HÉLIO MATTOS, GRANDE TRICOLOR SANTACRUZENSE, PELO TEU NIVER HJ E QUE,

    amanhã, possas receber um presentaço na Arena: 3 pts PRECIOSÍSSIMOS em cima da Chape.

    SaudaSanta

    Post a Reply
  38. PUTZ, FUI PARABENIZAR O HÉLIO MATTOS POR SEU NIVER E FUI CENSURADO! Q ESTÁ HAVENDO?

    SaudaSanta

    Post a Reply
    • Valeu Arnildo!
      Relaxa que esta moderação é automática, tu num sabe?
      A ideia do cadastro positivo é realmente muito boa, mas não sabemos sobre a viabilização técnica disto não é?
      Mas valeu, meu amigo tricolor!
      Depois eu volto aqui para ler, visse?
      Bora!

      Post a Reply
  39. 1 h
    Daniel Lima‏ @Daniel_sal94
    No lançamento dos novos uniformes do Santa Cruz, o presidente Alírio Moraes revelou que os salários dos jogadores estão atrasados.

    por isso eu digo
    impresarios colocou
    um bando de pernas de
    pau ganhando muito culpa
    da diretoria de futebol

    Post a Reply
  40. sei que o santa ja nao tem dinheiro mas o pouco que tem gasta mal
    contrataram outro lateral direito ja temos l moura, victor,mario sergio

    e na esquerda temos alan vieira e roberto tinha de ser esquero

    Post a Reply
    • Madson, a informação que tenho é que esse argentino joga nas duas laterais e se necessitar vai também para a cabeça de área. Vamos torcer pra dar certo.

      Post a Reply
  41. Salários atrasados. Será o ela faltante para explicar a campanha?

    Post a Reply
    • Não, a primeira vez que atrasou foi agora em agosto. O elo acho que aram as contratacoes erradas e a loucura de MM2.

      Post a Reply
  42. Gastamos pessimamente e agora pagamos salários para come e dorme…quem lucra com i$$o? Lateral direito?Rapaz,mas não era esquerdo?Cou esperar…mas está estranho.Quem indicou o hermano e quem é seu epre$ário?Doriva conhece o mesmo?

    Post a Reply
  43. Só para lembrar,quem construiu a dívida do clube comanda o clube,pois ou era conselheiro,diretorj,”CARDEAL”..e até presidente..aí não tem inocente….não é herança..é continuidade.

    Post a Reply
  44. pela qualidade essa folha era para ser no 400 a 500 mil

    ja passa de um milhao a folha do clube kkkk

    ali baba e os 40 ladrões

    Post a Reply
  45. Impressionante a quantidade de comentário negativo por aqui. Só se vê o lado ruim. Não elogia nada. De torcedor assim o Santa precisa de distância. Camisa não presta, diretoria não presta, jogador que nem estreou não presta, estádio não presta daí vai pra arena que não presta… Chega dá gastura de ler.

    Post a Reply
    • CONCORDO PLENAMENTE…. E AGORA, TEMOS ESTILISTAS, COSTUREIROS, ENFIM, A ALTA MODA DE PARIS, ROMA, SEI LA MAIS O QUE…

      NINGUEM AQUI ATE AGORA, FALOU DA FESTA, ORGANIZADA, COM OS CONVIDADOS, COM O PRONUNCIAMENTO DE ALIRIO, QUE LEVOU A TORCIDA AO DELÍRIO, AS VERDADES DO PRESIDENTE QUE, QUE, TEM FEITOS EMPRÉSTIMOS PESSOAIS PARA SALVAR E AJUDAR O SANTA CRUZ….

      CLARO, ÓBVIO QUE COMETEMOS MUITOS ERROS, MAS, POR FAVOR, AQUI SO APARECEM PESSOAS QUE SÃO DESTE MODO: LEMBRAM DO COPO COM ÁGUA, QUE PARA ALGUNS ESTA MEIO CHEIO E PARA OUTROS MEIO VAZIO?

      POIS BEM, ASSIM É O SANTA CRUZ, QUE EM 2016, CONQUISTOU O BI PE, A COPA DO NE, E AGORA, DESCLASSIFICOU O CLUBE DA MACUMBA,DA IMPRENSA DE PE… MAIS, NAO, SO VIMOS QUE PROVAVELMENTE, IREMOS PARA SERIE B…. AHHHHHHHHHHHHHHH, POR FAVOR, ME FAÇAM O FAVOR!!!!!!

      QUEM AQUI VAI AO JOGO AMANHÁ?

      QUEM AQUI ESTA CONTRIBUINDO COM O SANTA CRUZ?????

      TODOS QUEREM SER PEDRA, MAS NINGUEM QUER SER VIDRAÇA…

      SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE = TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE

      Post a Reply
  46. Raul e Wlad,

    Perfeita a observação de vocês. As vezes é deprimente vir aqui e se deparar com tamanha negatividade (e pior, repetitismo exacerbado).

    Esse é o último comentário que faço por aqui, sou assíduo desde a criação desse Blog!

    E conheço bem toda a tragetória desse clube que ainda busca um lugar ao sol. O céu não é perto meus caros!

    VIVA SANTINHA !!!

    Post a Reply
    • Último comentário um kct!
      Tá doido, é?
      Ôxe!

      Post a Reply
    • PUTZ ANDREZINHO, JÁ ESTOU RAREANDO MINHAS PASSAGENS POR AQUI POR CAUSA DESSA EXACERBADA NEGATIVIDADE DE ALGUNS E COLOCAÇÕES Q CARECEM DE PROVA.

      Sei q toda unanimidade é burra como já diria o nosso conterrâneo Nelson Rodrigues. Mas, pra tudo há q se ter uma meia água. Ñ aprecio defesa (nem acusação) unilateral de terceiros. Como diria o Martin Luther King “O q me preocupa é o SILÊNCIO dos BONS”.

      Ñ tenho saco nem mais idade pra rebater certas coisas (VTNC) mas se pessoas q nem v começarem a abandonar o barco, isso aqui vai acabar pois só terá vez os “donos da verdade”.

      Pense nisso.

      Abraços e até amanhã com uma vitória em cima da Chape.

      SaudaSanta

      P S – Ñ sou dos mais religiosos mas, nessas horas, melhor orar: “Ave Maria, Cheia de Graças,…”. E Q O DEUS, DE CADA UM, NOS LIVRE DA LEF.

      Post a Reply
  47. Vou pro jogo hoje com meu filho. Vou comprar uma camisa preta. Vamos ganhar três seguidas e vamos ficar na série A.

    Post a Reply
  48. Verdade caro Arnildo. Há uma negatividade absurda em muitos dos comentários deste blog. Há 48 pontos a disputar e muitos tricolores já falam que estão rebaixados. Ano passado, na série B, o Ceará passou o campeonato inteiro na zona de rebaixamento e saiu na 38.ª rodada. Eu só jogo a toalha quando não houver mais possibilidades matemáticas. Principalmente porque, embora não tenhamos um bom time, nos últimos quatro jogos fomos melhores que os adversários (Fluminense, Coisa, Cruzeiro e Coisa novamente). Acredito que possamos engrenar uma sequencia de bons resultados entre vitórias e empates. Quanto aos comentários contra a diretoria, vejo aqui e em outros blogs alguns comentários irresponsáveis. Muitos comentam que a diretoria deveria ter contratado jogador nível série A, como se a única despesa de um clube fosse a folha do futebol. E no nosso caso principalmente, por causa da herança maldita de antigas administrações que, não se enganem, não será paga em nenos de dez anos, isso caso o clube seja administrado de forma responsável para que essa dívida não seja aumentada daqui pra frente. Então vergonhoso, na minha opinião, não é o time que a diretoria contratou. Vergonhoso é termos uma média de 11.884 pagantes e 10.000 sócios. Estamos muitos mais deficientes de torcida de verdade, que de diretoria.

    Post a Reply
  49. Ingresso na mão. Medicação suspensa desde ontem. Esperando apenas a hora de iniciar os trabalhos. Assim é a Nação Tricolor, qualquer possibilidade remota de reverter a situação é suficiente para reacender a paixão. Acho que o público hoje deve melhorar.

    Post a Reply
  50. Bora Santa, vamos reagir! Vamosfazer gols!

    Post a Reply
  51. Como é que faz um comentário positivo com um time desse,esse zagueiro LUAN PERES DÁ DEPRESSÃO VÊ ESSE CARA JOGAR!!!, VAMOS VER SE ACONTECE UM MILAGRE E O SANTA VIRA ESSE JOGO. COM GOL DE GRAFITE. EU QUERIA SABER QUAL É O INVESTIMENTO DA CHAPE,PRA ELES ESTAREM EM DECIMO LUGAR !! AI VEM ESSE PRESIDENTE FALANDO MERDA QUE NÃO TEM DINHEIRO E A TORCIDA NÃO APOIA . HA VAI SE F… VAI TOMAR NO C. INCOMPETENTE INCOMPETENTE INCOMPETENTE

    Post a Reply
    • Tu já viu a folha da Chape? É mais de duas vezes o valor da do Santa. Os jogadores podem ser desconhecidos para você, mas são caros e valorizados no centro-sul. E rendem em campo, fazendo o feijao-com-arroz, mas rendem. Vê Bruno Rangel e Ananias são banco. Thiago Maia eles repatriaram do exterior. É isso que a Chape tem a mais, além de organização e empregar bem o que recebe sem ter dívidas e passivo.

      Post a Reply
    • Gusmão, desculpe amigo mas que está falando besteiras é você. O time da Chape NÃO É BARATO. A folha deles é de 2,6 milhões. E o time hoje estava desfalcado de três titulares. Além disso a Chapecoense não tem dívidas trabalhistas e fiscais. Todo dinheiro eles podem investir no futebol. É bom se informar para comentar com a razão e não com a emoção.

      Post a Reply
    • INCOMPETENTE? QUANDO GANHOU O PE DE 2015? QUANDO COLOCOU NA SERIE A EM 2015? QUANDO FOI BI CAMPEÃO DE 2016? QUANDO FOI CAMPEÃO DA COPA DO NE (INÉDITO PARA O CLUBE)? QUANDO O SANTA CRUZ, DISPUTOU A SULA? O PRESIDENTE TEM FEITO DAS TRIPAS CORAÇÃO, FEITO EMPRÉSTIMOS PESSOAIS, PARA O SANTA CRUZ, INCLUSIVE, COLOCANDO BENS, PARA ARRUMAR DINHEIRO….. AGORA, COMETEMOS ERROS, SIM, CONCORDO, MAS NAO CHEGA A SER INCOMPETENCIA, VAMOS DIFENCIAR, AGORA, MEU CARO, LHE QUESTIONO, APENAS UMA COISA:
      QUEM ESTÁ A FALAR M, É REALMENTE O ALIRIO?

      Post a Reply
  52. O jogo valeu pelo espírito de luta. Infelizmente não temos elenco para um campeonato longo e competitivo.
    Até o contestado Alemão está fazendo uma falta danada.

    Post a Reply
    • Vou seguir apoiando sempre.

      Post a Reply
  53. Jadson, pense num merda. E o porra do técnico mant esse bosta. Danilo, outro bosta. Fica difícil com tanto incompetente esperara alguma coisa. Na verdade jogamos com 10 e depois com 9, com esse merda indicado por MM Jadson

    Post a Reply
  54. Hoje os caras lutaram muito, mas fica difícil sempre desperdiçar tantos gols. JP e Danilo perderam gols de frente para o goleiro, dentro da pequena área.
    E como sempre as falhas individuais (falta de qualidade e atenção) nos custam pontos preciosos. No primeiro gol sofrido bastava uma faltinha boba no meio de campo que o atacante da Chape nem da intermediária passaria. Todos os times fazem isso, do Corinthians ao Figueirense…. menos o Santa.

    Post a Reply
    • O primeiro gol começou com um lateral displicente nosso

      Post a Reply
  55. Respeito todos os comentários mas analisando bem alguns jogadores criticados por alguns falo minhas impressões :

    Luan Perez não acho ruim, novo, veloz e canhoto, precisa de experiência.

    Jadson, na posição certa renderá mais e isso infelizmente será com um tempo

    Danilo, sem condições, hoje responsável pela derrota, fez o pênalti e perdeu o gol da Vitória.

    Temos que analisar jogo a jogo, com o returno os confrontos está o seguinte:

    Vitória estamos na frente: uma vitoria e um empate.

    Fluminense, estamos perdendo: um empate e uma derrota

    Cruzeiro, estamos na frente nonsaldo de gols.

    Chapecoense estamos empatados

    Temos que pensar assim para não desanimar.

    Domingo vamos a busca de mais uma vitória.

    Abraços a todos.

    Post a Reply
    • Espero que seu otimismo c Jadson se revele certo. Mas pelo que já vi ele não jogar, não acredito. Hoje foi absolutamente nulo. Pior que Lelê

      Post a Reply
  56. Fomos garfados.
    Jui$ FDP l@drão: deixou de dar um pênalti a nosso favor com o zagueiro da chapé de braços abertos para interceptar a bola; inverteu diversas faltas em favor da chapé e ainda atrapalhou várias jogadas, nossas, ficando na linha da bola. Ainda mim vem um comentarista cocô, dos quintos dos infernos, dizer que o FDP do soprador de apito, estava bem colocado… VTNC.

    Mesmo com um time recheado de jogadores de baixo nível técnico, para uma série A, o jogo foi bom. Não vencemos por conta do soprador de apito e pela péssima entrada de Danilo Pires, que no final ainda me perdeu a vitória, na cara do gol.

    Mesmo reconhecendo as fragilidades de Bruno Moraes, não tem como não reconhecer que HOJE ele está melhor que Grafite. Bota o negão no banco pra ele entrar no segundo tempo.

    Kenu fez uma falta tremenda. Mesmo tendo feito o gol de empate, arthur chupou o sangue de todo mundo: lento, desatento, péssimo passe, mas, pasmem, melhor que grafite.

    O JOGO:

    Tiago Cardoso – não teve culpa nos gols – nota 6
    Léo Moura – melhor jogador coral – nota 9
    Luan Peres – vejo futiro neste jogador… não presente – nota 4
    Danny Moraes – jogou muito bem – nota 7
    Allan Vieira – fraquíssimo – nota 2
    Uillian Correia – marcou bem e saiu pro jogo com boa apresentação – nota 7
    Jadson – muito fraco – nota 5
    João Paulo – voltou a fazer uma grande partida – nota 8
    Matías Pisano – perdemos muito com a sua saida – nota 7
    Danilo Pires – fez de tudo – que não presta – um pouco – nota 0000000000000000000000000000
    Arthur – tirando o gol, apenas chupou sangue – nota 5
    Wellington Silva – entrou pra quê? – nota 2
    Grafite – partida muito fraca – nota 1
    Bruno Moraes – além do gol, correu muito e batalhou quando estávamos com um a menos – nota 8

    Doriva – errou com a saída de pisano e se lascou com a entrada de danilo – nota 6

    Post a Reply
    • Se Allan mereceu 2 em sua avaliação, Jadson tinha que ficar com 1. Péssimo esse Jadson, afora o desarme que fez no último jogo com o Sport, de onde se originou o gol, não fez mais nada em nenhum jogo que entrou. Ontem, para mostrar o cara dispersivo e não aplicado que é, parou de correr numa bola que não saiu pela lateral. Um chupa sangue dos piores.

      Post a Reply
  57. Gostei do time e do jogo…Bem arrumado e com vontade e as substituições equilibradas e coerentes…Me animei pra Sula…Pro brasileirão fica difícil pois é correr contra o tempo perdido…O torcedor não tem mais que tá pegando no pé de torcedor… Temos que exigir que joguem sempre assim com essa entrega e o que vier vai ser lucro e virão…Dá pra ser campeão da Sula, é Doriva ir corrigindo os erros e lutando para sempre vencer…Parabéns a todos por hoje e pelo bom jogo, principalmente pelas circunstancias, levar um gol de frente e virar com um homem a menos…Só achei que nos últimos minutos enquanto vencíamos não era pra tentar matar o jogo com quatro jogadores lá na frente, pois na volta surgiu espaço para a jogada do penalte deles…Mas se fizesse estaríamos contando outra história..Paciência futebol é assim, e vamo que vamo que o Santa Cruz não se acaba se cair pra série B, mas se fazermos loucuras pra se manter além da queda poderá vir o coise

    Post a Reply
    • O torcedor não tem mais de tá pegando no pé de jogador

      Post a Reply
  58. Com o tal do Profut comendo pelo pé mais de um milhão ao mês, o clube está num dilema: investir mais um pouco e tentar se manter na A ou não gastar mais para não ser punido por atrasos de salário.

    Se o time conseguir se manter na A terá no próximo ano nova opoutunidade de montar um time competitivo e barato, que é o que o limite de recursos apurados dá pra fazer depois que retira-se a parte paga das dívidas.

    Essa situação tá na lei agora, ou fica em dia ou é rebaixado.

    Sinceramente, eu se fosse dirigente do Santa não tentaria mais contratações caras – é fazer como esse gringo que chegou – deve vir baratinho, se for melhor que quem tá jogando, ótimo. O zagueiro do Sampaio também teria sido uma boa porque era experiente, mas marcaram touca.

    No caso da situação ser inadimistrável com os parcos recursos recebidos numa série B (6 milhoes parao ano todo, tendo que pagar 1 milhao ao mês de dividas), eu tentaria vender bens do clube – A sede, o ct Waldomiro Silva, o terreno de aldeia.

    Não dá para pagar 1 milhao em dividas por mês e receber 500 mil da televisao numa série B… infelizmente não tem economista que faça fechar o passivo que as irresponsáveis administracoes do diminutivo, do ábóreo e do nevoento, esses principalmente, deixaram para o clube.

    Eu como torcedor, vou continuar fazendo como faço desde a administracao Zé Arn@ldo – pagando minha mensalidade em dia e comprando meu ingresso de sócio, mesmo quando nao vou ao jogo.

    Post a Reply
  59. Pênalti bisonho!!!

    Só acontece com o Santa!

    Se ganhar domingo, o time embala, mas, se perder ou empatar, eu jogo a toalha!

    E só para registrar, 12 mil as 16h em um feriado, depois de eliminar o principal rival!!!

    Post a Reply
  60. Ainda tem gente que conta com gol de Grafite e? ótima pessoa, atualmente um a menos, futebol é momento!!!!!!

    Post a Reply
  61. Repito o que já falei aqui: para mim era ganhar da coisa na sula, o que já fizemos e ganhar da coisa no brasileirão para ajudar no rebaixamento deles. Acrescento mais uma meta: terminar na frente dos coisentos!! O resto, o que vier é lucro. Portanto, domingo é invadir a ilha do chié e mandar ver, pois como futebol é momento, acredito que estamos melhor, neste momento, do que eles.

    Post a Reply
  62. E tem mais: nesses três jogos em Recife, estava contanto em ganhar 7 para voltar ao páreo. Hj ganhamos 1, mas podemos ganhar os próximos 6, pq não?? Tanto a coisa como o Atlético-PR estão caindo pelas tabelas…

    Post a Reply
  63. Luan Perez não tenho mais expectativa nenhuma sobre ele, jogador já teve várias oportunidades e quase sempre joga bem abaixo da crítica!

    Já Leo Moura, o veio tá jogando muito. Já o outro velho…..

    O jogo não merecíamos sair sem a vitória, fomos superiores quase o jogo todo!

    E dessa camisa preta de hoje eu gostei.

    Post a Reply
  64. Estou sereno. O time mostrou vontade e organizacao em boa parte do jogo. Em outras circunstancias, o empate seria normal, mas nas atuais , o resultado foi pessimo. principalmente com vitorias de figueirense e botafogo. Quando se joga no limite, falhas individuais sao decisivas . No primeiro gol da chape, comeca com um lateral nosso no campo de ataque que cai no pe do adversario, e nao aparece ninguem para parar a jogada. No segundo gol , nao entendo por que danilo estava marcando o centroavante com wellington na sobra? O Juiz tambem mpstrou ma vontade com agente. Nao marcou a falta em artur quase dentro da area , e o segundo amarelo do Luan foi muito exagerado pra dizer o minimo. Mas eh mais facil errar contra quem esta la embaixo. Ate o final do ano, espero apenas brio e empurrar o time do asterisco pra baixo domingo.

    sds tricolores

    Post a Reply
  65. Mais um bom jogo do Santa. Estou gostando do trabalho de Doriva, pois estamos começando a jogar bola.
    Ratifico alguns comentários acima:
    1. João Paulo deveria ter feito uma falta técnica em Kempes, antes do meio de campo, no primeiro gol deles;
    2. Danilo Pires tem entrado mal. Hoje fez um pênalti desnecessário, mesmo que tenha sido sem querer, e ainda perdeu de dar o passe a Bruno Moraes no último lance do jogo. Mas não o crucificaria, pois acho que ainda pode nos ajudar até o final do ano;
    3. O juiz tava de má vontade conosco, pra dizer pouco;
    4. Vi Grafite ainda longe do que pode jogar, mas vi uma pequena melhora. Tá faltando confiança, Ainda é meu titular. Até porque Bruno Moraes joga melhor quando entra no decorrer da partida;
    5. Não é mais momento de pegar no pé de jogador. O time tá evoluindo. Vamos deixar Doriva trabalhar;
    6. não devemos onerar mais a folha, para não endividar mais o clube, a não ser em situações bem vantajosas e diante da possibilidade de ir longe na Sula;
    7. Focar na Sula, sem desprezar a série “A”, considerando nossa situação na tabela.

    Agora é olhar pra frente e fazer o melhor que for possível.

    Vamos Santa !!!

    Post a Reply
  66. Coritiba 4×0 no grêmio no 1 tempo????

    Podem escrever , algo de bom pra nós vem por aí.

    Não merecemos tanta coisa ruim num dia só.

    Domingo to la no meu quintal . Quem sabe a sorte não nos sorri…

    Post a Reply
  67. Penalte ridículo.

    Post a Reply
  68. Gostei do time esta em ascensão, só não vou domingo por não entro em chiqueiro, deixo para os porcos, pra frente é que se anda e AINDA ACREDITO.

    Post a Reply
  69. Apenas Tricolor Revoltado comentou.

    FOMOS ROUBADOS. Você viu o pênalty, talvez por ser um lance capital. Mas fomos roubados nos “lances pequenos”. Quer um exemplo?

    O início do lance que Luan agarrou Kempes e tomou o 1º amarelo. Ele sofreu FALTA CLARA, o LADRÃO não marcou, aí ele teve que sair agarrando o cara e tomou o cartão. Isso foi decisivo pro 2º cartão e o vermelho.

    Claro que espero um milagre, mas aceitar a queda de forma serena me ajuda a não ficar com raiva nem frustração.

    Espero sim que ganhemos domingo para atrapalhar aquelas miséras, e que o time encaixando, em campeonato mata-mata feito a Sula, ir fazendo história. Se não der pra levar o título, avançar ao máximo pelo dinheiro.

    A diretoria nem vai contratar mais, e particularmente, não deve contratar mais. É muito tarde.

    E jogaria TODAS AS PARTIDAS RESTANTES DO ANO NA ARENA. DOA A QUEM DOER.

    Saudações Corais.

    PS: estou tendo a satisfação de ver um veterano como Léo Moura jogar, provando que quem sabe não desaprende.

    Post a Reply
    • Concordo plenamente Ricardo. O Arruda que em outras épocas foi nosso grande aliado, este ano nos derrubou, pois atrapalhou nosso próprio time que toca bem a bola. Eu também não contrataria mais ninguém. Chamaria o elenco e diria: Pretendíamos gastar “Xis” em contratações. Este valor vamos repassar para vocês como prêmio extra, além do que já está estipulado para se livrar do rebaixamento.Jogaria a Sula com força máxima para arrecadar o maior possível e propagar a marca, para melhorar o contrato de publicidade. E quanto ao Léo Moura, é disparado o melhor do time em qualidade técnica.

      Post a Reply
      • NADA A ACRESCENTAR ÀS OBSERVAÇÕES DO RICARDO e ANSELMO.

        Um bandido travestido de juiz vir nos assaltar na porta de casa é PHODA!
        Ñ sou de pregar violência mas q aquele gangster merecia uns tapas, merecia.

        Resultado daquilo tudo: adoeci!

        O LÉO MOURA é realmente nosso maior jogador, com a idade q tem! Perdemos uns 10 ptos no mínimo na insistência com o limitado ex-burronegro na lateral. Quisera eu ter lá na frente tb um matador do porte do Fred. Os “velhinhos” tão salvando os times Brasil afora.

        SaudaSanta

        Post a Reply
  70. Que maré ruim da zorra. Tudo conspira contra.
    Para mim, primeiro o juiz foi o grande vilão de ontem, depois o Danilo Pires, que fez o penalti e não tocou aquela ultima bola para Bruno.

    É inegável que o time melhorou, que tem outra cara, com padrão de jogo.

    Tiago Cardoso há muito vem merecendo um banco. Grafite também. São bons, são ídolos. Mas futebol é momento e o deles não é é dos melhores.

    Tenho assistido alguns jogos dos outros times e não vejo muita diferença do nosso para cerca de uns 10 aí, que estão dando mesmo é muita sorte. Sorte é o que tem faltado mesmo, para nós.

    Post a Reply
    • É mesmo, maré de azar das piores. Tem que tomar um banho de sal com arruda!

      Post a Reply
  71. Finalmente parece que vão dá uma melhorada no gramado do Arruda:

    O acerto, mantenho em sigilo por causa do contrato. Mas foi por uma questão de simpatia de jogar lá, porque precisamos fazer uma intervenção no nosso gramado. A CBF nos notificou e está fornecendo uma verba para nos ajudar por meio do programa chamado “Legado da Copa”. Os próprios jogadores e a comissão técnica pediram para jogar na Arena por se sentir mais à vontade no toque de bola. Houve a necessidade da intervenção e o pedido dos jogadores e da comissão – revelou o presidente do Santa Cruz, Alírio Moraes, em entrevista à Rádio Jornal.

    http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/times/santa-cruz/noticia/2016/09/gramado-ruim-do-arruda-faz-elenco-do-santa-optar-por-mandos-na-arena.html

    Post a Reply
  72. Nossos adversários na luta contra o rebaixamento:

    Vitória – 26
    Figueirense -27
    Coisa – 27

    Neste momento, considero que estamos melhores que a coisa e o vitória e no mesmo nível do Figueira.
    Além disso, teremos 2 confrontos diretos contra coisa e Figueira. Pra cima deles tricolor!! Com raça, fibra e determinação vamos encostar e botar pressão. Tem que acreditar, pois tudo indica que no final pegaremos já Grêmio e São Paulo sem chances de qualquer coisa!!

    Post a Reply
  73. Se eu fosse dirigente, levaria ao conselho propostas radicais:

    – Lançamento de um fundo de investimento imobiliário para adquirir a Arena PE. Seriam 20.000 cotas ao preço de R$ 25.000 (total: 500 milhões) que seriam oferecidas aos torcedores corais mais abastardos, dando direito ao assento permanente da parte inferior da arena, além de poder comercializar as cotas para terceiros. Seria uma espécie de sócio proprietário vitalício;
    – Os outros 25.000 lugares da arena + os camarotes ficariam na mão do clube para venda de ingressos aos outros torcedores; e
    – Venderia o terreno da sede social e estádio para zerar as dívidas, reforçar o caixa e construir um CT de 1º mundo.

    Acredito que estas medidas alçaria nosso clube ao 1º escalão do futebol brasileiro.

    Fica a dica para todos que tenha acesso à diretoria. Com certeza, umas dessas cotas de R$ 25.000 já seria minha!!

    Post a Reply
    • Meu texto é longo. Pra quem tiver saco de ler….

      Júlio, respeito demais sua opinião, inclusive já fiz um estudo do tipo à época da “Arena Coral”.

      Mas esse caminho não é o melhor, porque gastar 500 milhões na Arena é melhor derrubar o Arruda e fazer um equipamento como se fosse uma Arena/Estádio.

      Eu imagino o Arruda com capacidade de 70.000 lugares, com arquibancadas bem próxima ao gramado (caldeirão), dividido em 2 anéis com 32 e 38 mil lugares (inferior e superior). Entradas independentes para reduzir custos em jogos de pouco apelo. Teríamos um estádio “2 em 1”. Jogos menores, capacidade: 32mil. Jogos maiores: 70mil.

      Por que uma Arena/Estádio? Fazer um equipamento com cara de arena, todo com cadeiras, mármore nos banheiros, etc, encarece, e nossa torcida não tem condições de pagar ingresso de 70/100 conto para pagar esse custo, como acontece com as arenas do Corinthians e Palmeiras.

      Santacruzense em Sampa (ex-Sampa, hehehe) bem lembrou que na Grande SP tem facilmente 30mil “ricos” pra pagar isso TODO JOGO.

      Faria parte com cara de Arena e atrás das barras (em cima e embaixo) com cara de estádio, sem cadeiras. Por 3 motivos:
      1º: reduzir o custo da obra.
      2º: ter espaço com ingressos um pouco mais baratos para a torcida humilde do Santa, e porque a organizada não senta mesmo.
      3º: colocar os visitantes atrás da outra barra, (sem cadeiras) para evitar depredação.
      Isso acontece na Europa.
      Os burros daqui do Brasil que fizeram as arenas QUE NÃO FORAM DA COPA (e portanto sem obrigatoriedade de ter 100% cadeiras) fizeram todo na cadeira e depois tiveram que tirar. Ex: Grêmio. Palmeiras deve ir no mesmo caminho. Corinthians tá tirando também, mas para a Copa foi obrigado a pôr.
      Seria 56% com cadeiras nas 2 laterais do campo e 44% sem cadeiras atrás das barras, com a seguinte divisão:
      De frente da TV (escudo atual):
      9.000 inferior
      11.000 superior
      20.000 TOTAL

      Do lado da TV:
      9.000 inferior
      10.000 superior (perde-se uns 1mil pra cabine de rádio, TV, etc).
      19.000 TOTAL

      TOTAL DE CADEIRAS: 39.000 (18.000 inferior e 21.000 superior)

      Atrás da barra Canal:
      7.000 inferior
      8.500 superior.
      15.500 TOTAL

      Atrás da barra Rua das Moças:
      7.000 inferior
      8.500 superior.
      15.500 TOTAL
      TOTAL DE CAPACIDADE SEM CADEIRAS: 31.000 (14.000 inferior e 17.000 superior)

      A divisão é perfeita porque o espaço sem cadeiras atrás da Rua das Moças para os visitantes (15.500 = 22% de 70.000) atende a regra do Estatuto do Torcedor (10%) e da FPF para clássicos (20%).

      E como fazer essa obra “faraônica”?

      Financiamentos, Naming Rights e POLÍTICA.

      VENDA DE CADEIRAS: 15.000 x R$ 10.000 = R$ 150.000.000 (CENTO E CINQUENTA MILHÕES)
      CAMAROTES: 100 x R$ 120.000 = R$ 12.000.000 (DOZE MILHÕES)
      NAMING RIGHTS: R$ 100.000.000 (CEM MILHÕES) POR 30 ANOS. (Pra comparar, o Palmeiras conseguiu R$ 300 MILHÕES por 20 anos). Com o nome da empresa bem destacado.
      POLÍTICA: R$ 38.000.000 (TRINTA E OITO MILHÕES) em isenções tributárias (feito em SP).
      TOTAL: R$ 300.000.000 (TREZENTOS MILHÕES)
      Faltaria uns R$ 100.000.000,00 (CEM MILHÕES), ainda é grana pra c…..
      Mas o equipamento poderia receber tranquilamente eventos grandes ao longo do ano…

      Qual a contrapartida de quem compra as cadeiras? INGRESSO LIVRE PELOS 30 ANOS. Nada mais justo.
      Se a pessoa financiar com juros excelentes, tomando por base o financiamento habitacional da Caixa, esses R$ 10 mil dão R$ 100 mensais.
      E o clube ainda poderia fazer excelentes rendas, porque “apenas” 15 dos 70mil lugares estariam “ocupados”, faltando 55 mil lugares para comercializar.
      E se quiser pode fazer como os times do Sul. Quem tivesse essa “cadeira vitalícia” teria até 24h pra confirmar que vai ao jogo. Se não confirmar, o clube poderia vender o ingresso, ficando 50% com o dono e 50% com o clube.
      Equipamento todo coberto.
      Acabamento de banheiro, etc, na parte popular um pouco mais em conta, mas funcional, e melhor nas áreas mais caras (não é tratar diferente, mas quem paga mais caro tem que ter mais conforto. Discurso de igualdade serve pra político. Todos aqui quando pagam mais caro pra ir a algum lugar exigem mais, portanto não aceito hipocrisia).

      Saudações Corais

      PS: eu tinha escrito isso faz tempo. Resolvi colar agora pelo seu comentário.

      Post a Reply
      • Ricardo,
        sua ideia é interessante, merece uma análise mais aprofundada por quem está na direção do clube. Você não fala se iria aproveitar a estrutura do estádio hoje ou se faria implosão. Tem também o orçamento de custos da engenharia, porque você chegou num valor de receita, mas não tem o de custos. Mas acho bastante válido e merece ser melhor analisado sua viabilidade.

        Post a Reply
        • Antônio, escrevi no início. Derrubar o Arruda.

          O estádio precisaria de tanta mudança (degraus totalmente desnivelados, perto das juntas de dilatação chega a ser gritante a diferença), problemas hidráulicos e elétricos, vazamentos, necessidade de alteração de acessos, que vejo como a implosão o melhor caminho.

          Aproveitava e derrubava toda a sede. Com toda aquela quadra “limpa”, dava pra fazer o tal centro de compras. Na realidade faria um Shopping mesmo. Comentei outros tempos aqui. Receita de lojas, que poderia inclusive pagar empréstimo do financiamento.

          O CT seria uma unha junto de uma obra tão mais cara.

          Além do que o Arruda é de 1972. Tem 44 anos…

          Agora só daria o “start” após a venda de praticamente todas as 15 mil cadeiras, camarotes e negociação com o Naming Rights, pra não contar com “o ovo antes da galinha”. Na realidade tentaria vender o máximo de cadeiras. Quanto mais, melhor, mesmo que depois o clube ficasse com boa parte das cadeiras já quitadas sem possibilidade de venda de ingressos. Diminuiria e muito o passivo pela obra.

          O dinheiro que fosse sendo arrecadado com a venda dessas cadeiras e camarote, inicialmente, seria investido em aplicações de baixo risco pra não ficar parado.

          Se fosse arrecadado pelo menos 75% do valor acima, começaria as obras. Se fosse arrecadado bem abaixo do esperado (grande chance de acontecer), devolveria a cada um dos investidores o valor corrigido.

          Assim o Santa não correria riscos, nem os torcedores que compraram as cadeiras. O mesmo pro Naming Rights, que só valeria a partir do momento em que a construção da Arena fosse iniciada.

          É uma enorme engenharia financeira. Realmente não é simples.

          Mas é algo pensando o clube pros próximos 50 anos.

          E tem que ser muito bem feito, pra não correr o risco do clube se enterrar de vez em dívidas impagáveis.

          Saudações Corais

          Post a Reply
  74. O Santa Cruz precisa de mais 24 pontos. Eu acredito.

    Post a Reply
  75. Tem que planejar de verdade e não vender fantasias….Alírio foi uma das melhores pessoas que povoaram o Arruda nos últimos tempos…Agora espero que Tininho seja mais comedido e menos arrogante,não vamos renovar com amigo$….renovemos com o que temos de melhor…quando não vou,compro entrada para ajudar e não vou desistir,mas respeitem o clube e a torcida não falem peruas…prioridade o CT…contribuo com o que puder na mão de pessoas honestas e comprometidas.

    Post a Reply
  76. O jogo contra o Independente Medellin tem que ser na Arena. Gramado muito bom, o toque de bola e as jogadas saem com facilidade. O empate de ontem foi ruim, mas foi causado pelo FDP do assoprador de apito, por isso que não saímos com a vitória. E se Keno estivesse ontem não tinha saído menos de três gols, até Grafite tinha tirado o pé da lama. Os últimos jogos do SANTA na Arena foram muito bons. Enquanto o gramado do ARRUDA não estiver em boas condições, a diretoria deveria negociar as próximas partidas lá.

    Post a Reply
    • Temos que aproveitar a Arena enquanto presta. Com o Governo do Estado tomando conta, logo logo aquilo vai estar uma bosta!

      Post a Reply
  77. Ricardo, a diferença da minha proposta da sua é que a minha proposta seria bancada inteiramente pelos cotistas. O clube não precisaria de fazer financiamento nem se alavancar. O Fundo de Investimento Imobiliário é um tipo de investimento bastante comum atualmente (inclusive sou cotista de alguns empreendimentos), cujas cotas são negociadas na Bovespa. O Fundo levanta o capital no mercado e aplica em algum empreendimento imobiliário, como lajes corporativas, hospitais, faculdades, galpões logisticos, etc.
    A minha proposta é de criação do FII para arrecadar junto ao mercado (torcedores abastardos do santa) R$ 500 milhões para adquirir a Arena Pernambuco. A escolha da arena se dá pelo fato de já está construída e pronta para uso, sem necessidade de obras.
    Então teríamos cada cota custando R$ 25.000 que daria o direito de propriedade do assento no estádio e que poderia ser negociada em bolsa, caso o proprietário quisesse se desfazer do investimento. Que tiver curiosidade, pode ver alguns exemplos de FII no site da BMF&Bovespa.

    Post a Reply
    • http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/listagem/fundos-de-investimentos/fundos-de-investimento-imobiliario/procedimentos-de-listagem/

      http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/fundos-de-investimentos/fii/fiis-listados/

      É claro que o investidor ela busca rendimentos. Normalmente são aluguéis. No caso da arena, seria apenas o ganho de capital pela valorização do assento ao longo do tempo e o direito de uso do local de forma vitalícia.

      Post a Reply
    • Julio / Ricardo,

      as suas ideias não são para amadores, envolve um monte de estudo de projeto de engenharia, financeiro, de mercado e muitos outros interesses. Acho que as duas deveriam ser apresentadas ao próprio Alírio, com maior detalhamento, porque ele tem melhor conhecimento do clube. O momento de pensar num projeto desse é agora, porque quando a economia começar a virar seria o momento de startar. Gostei de ambas, a de Júlio é de mais fácil execução e a de Ricardo é minha preferida por manter a identidade com o Bairro do Arruda.

      Post a Reply
    • Júlio, entendi o raciocínio.

      Só que tem 2 detalhes que ao meu ver inviabilizam a idéia:

      1. Mesmo considerando a cadeira como um ativo, um patrimônio, R$ 25.000 é muito dinheiro.
      Por que não R$ 10.000, que se torna pagável com R$ 100/mensais? Muito mais gente poderia entrar. Citei o exemplo de 15 mil cadeiras, mas poderiam ser 35 mil cadeiras vendidas, que dariam 350 milhões, que somados aos camarotes e Naming Rights PAGAM a obra inteira. Quem tem dinheiro sobrando, compra mais de uma, se for o caso (pra família inteira, por exemplo). Com a propriedade sendo DA FAMÍLIA por 30 anos (é pq se um dos compradores tiver uns 70 anos, provavelmente não vai desfrutar dos 30…).

      2. E mais importante. O clube entrar pra pegar uma obra sabidamente SUPER FATURADA? É rasgar dinheiro concorda? Além dos custos reais serem uma caixa-preta. Com menos que esses 500 milhões é certeza o clube derrubar o Arruda e fazer a Arena pra 70 mil.

      Saudações Corais

      Post a Reply
      • Ricardo, na verdade, tanto a quantidade de assentos vendidos, como o valor individual podem ser variáveis. Além disso, o valor arrecadado pelo FII poderia ser utilizado tanto para comprar um imóvel pronto (arena PE) como construir um novo imóvel no Arruda. Tudo isso é flexível. Só afirmo que é mais fácil, menos oneroso e de menor risco para o clube, captar o recurso do mercado, por meio de FII, ao invés de captar por meio de financiamento, até porque, precisaria apresentar boas garantias para os credores. Na primeira situação o clube teria sócios torcedores, já no segundo, o clube teria uma dívida para pagar e despesas financeiras.

        Post a Reply
  78. É claro que o investidor busca rendimentos. Normalmente são aluguéis. No caso da arena, seria apenas o ganho de capital pela valorização do assento ao longo do tempo e o direito de uso do local de forma vitalícia.

    Seguem os links da Bovespa.

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/listagem/fundos-de-investimentos/fundos-de-investimento-imobiliario/procedimentos-de-listagem/

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/fundos-de-investimentos/fii/fiis-listados/

    Post a Reply
    • Depois desse vídeo fiquei animado. Futebol fraquíssimo. Esse time do Paraguai apanha até do América daqui. E o de Medelim não apresentou nada demais. Os gols foram muito mais pela fragilidade da defesa Paraguaia. Fora isso só chutão de fora da área. O Santa vence qualquer um dos dois.

      Post a Reply
    • Que timecozinho este tal de Luqueño!

      Post a Reply
  79. Pode me chamar de louco!!!!

    Resumindo, eu trocava de forma definitiva,o Arruda pela Arena e + 01 CT.

    Até porque a localização do Arruda é privilegiada.

    E antes que fale da localização da Arena, o Grêmio deixou o Olímpico que era em uma área central de Porto Alegre, e foi para uma região com alto índice de violência, onde fica a Arena, presto auditoria em Porto Alegre a 5 anos e conheço bem.

    E garanto que nem um torcedor, sente falta do Olímpico.

    Porque acostumar com o que é bom, é fácil!

    Post a Reply
    • Ops! Nenhum

      Post a Reply
  80. Acho esse debate sobre o patrimônio do clube extremamente oportuno, porque será um divisor de águas. Até o momento, isso era um assunto evitado, seja porque o torcedor tricolor possui laços afetivos com o arrudão, seja porque a maior parte da torcida orbita o estádio.
    Mas o que tenho visto recentemente é que ninguém tem se sentido satisfeito em frequentar o estádio pelas suas precárias condições, além de que o problema crônico do gramada dificilmente será resolvido.
    Sinceramente, não vejo outra alternativa a curto e longo prazo para sairmos do buraco de dívidas que nos metemos, a não ser o de aproveitar a janela de oportunidade que se abriu com a arena PE.

    Já passou da hora de o clube e sua torcida decidir o seguinte: continuamos como estamos, jogando a maior parte do tempo na série B e algumas poucas vezes na série A só pra cumprir tabela, ou sejamos ousados, assumindo uma arena de 1o mundo como casa e saneamos o clube e montamos uma estrutura de CT com a venda do patrimônio atual?

    Não podemos mais adiar decisões importantes. Esse debate urgir!!

    Post a Reply
  81. São justamente os pontos da derrota contra a coisa, contra o Coritiba e este empate de ontem. 8 pontos perdidos que se somados ao que temos hoje nos colocaria fora da zona.

    Post a Reply
  82. Chegou a hora do Santa aproveitar essa fase ruim da coisa e ganhar domingo. Isto animaria o time e a torcida.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *