O velho espírito latino.

Nós somos, antes de tudo, latinos. Nossos antepassados possuem um pé lá na Roma Antiga. Latino designa tanto o povo romano como sua cultura. Falavam o latim que seria o idioma a partir do qual surgem o português, o espanhol, o francês e o italiano.
Mas os romanos possuíam algumas características essenciais: eram conquistadores, guerreiros por natureza, desbravadores, destemidos e disciplinados. O exército romano ficou famoso por sua ferocidade e poder.
O povo romano seria a torcida, os espectadores que gritam, xingam e brigam por seus direitos. Dependem das decisões de seus líderes, mas vibram pela vitória do império.
Roma era governada pelo Imperador. Seria como o presidente de um time de futebol. Ele decidia as grandes estratégias em linhas gerais que seriam seguidas. O senado poderia representar os diretores e a equipe técnica. Os senadores debatiam as melhores ações para Roma.
Mas Roma dependia de seus guerreiros. O general seria algo como o técnico. É aquele que conhece seus comandados e é respeitado e amado por eles. Executa no campo de batalha – ou campo de futebol – as estratégias antes estabelecidas. Analisa as fraquezas e virtudes de seus inimigos antes de decidir atacar.
Os legionários eram os soldados que enfrentavam a morte no campo de batalha. Seriam os jogadores numa partida de futebol. A legião romana era formada por três tipos de soldados – ou ataque, meio de campo e defesa. Eram os hastados, os príncipes e os triários. Defesa e ataque deveriam estar sincronizados para obterem sucesso nas batalhas e na guerra.
O Santa Cruz é muito latino. Não apenas porque estamos na Sul-Americana, mas por sermos uma nação. Uma nação com esse sangue latino antigo: somos guerreiros, destemidos e acreditamos sempre. Perdemos a batalha de Medelín, mas não a guerra. Infelizmente, vem sendo recorrente o desentendimento entre nossa força de ataque e nossa defesa. O Santa Cruz é latino por ser essa tradução viva de batalhas e guerras contínuas.
Neste domingo que se aproxima teremos mais uma batalha. O inimigo, o Figueirense, é nosso adversário direto na briga pela permanência na elite guerreira. O campo de batalha, o Orlando Scarpelli, será palco de uma batalha aguerrida e sangrenta.
Torcer para que o general Doriva entenda que já está na hora de fazer um milagre estratégico e bélico para acabar com os erros infantis de nossa defesa. Basta de levar gols nos finais das partidas. É preciso exigir atenção.
Torcer para que o nosso ataque continue mantendo a média de gols. É preciso atacar e destruir – no bom sentido – para se ganhar a batalha.
Como diz Gerrá, somos uma nação santacruzense das bandas do Arruda. Somos latinos e guerreiros. Mas somos o povo. É nosso dever gritar, xingar, apoiar e lutar pelos nossos direitos. E o direito de todo tricolor é a vitória.
Como diriam os romanos: Anceps fortuna belli. (A sorte da guerra é incerta). Por isso a necessidade da luta.
Luta sempre. Até o fim.

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

100 Comments

  1. Da série D à Sula:

    jconline.ne10.uol.com.br/canal/esportes/santa-cruz/noticia/2016/09/21/da-serie-d-a-sula-jc-relembra-saga-do-santa-cruz-253761.php

    Post a Reply
  2. A novidade do Figueira é o treinador Marquinhos Santos que estava no Fortaleza e classificou os cearenses para o mata mata decisivo da Série C.

    Esse cara é perigoso pois costuma motivar os clubes onde chega. Com o Fortaleza foi assim quando estreiou no Nordestão deste ano contra a coisa e meteu 3 x 2 com o time no bagaço.

    Já não gostei.

    Post a Reply
  3. O Santos é um dos favoritos para contar com o atacante Keno, do Santa Cruz, na próxima temporada. O Peixe já iniciou conversas com o São José-RS, clube que detém os direitos econômicos do jogador de 27 anos, e vai esperar o mês de setembro terminar para avançar nas negociações.

    O prazo se deve por conta do imbróglio entre Santa Cruz e São José. O Santinha tem até o dia 30 para pagar R$ 5 milhões por 80% dos direitos econômicos do jogador. Entretanto, como vivem problemas financeiros, os pernambucanos podem não cumprir o prazo e perder a preferência de compra do atleta.

    Mesmo que se acerte economicamente com o Peixe, o São José não abre mão de manter 20% dos direitos econômicos, já que a diretoria do clube acredita no potencial do jogador e sonha com uma futura venda para o futebol europeu ou até mercado chinês.

    Apesar de ter Botafogo e clubes estrangeiros na concorrência pelo atacante, ajuda o Peixe o fato de o técnico Dorival Júnior ter elogiado Keno após o duelo entre os times, vencido pelo Santos por 3 a 2, no último domingo. Keno foi o autor dos dois gols de sua equipe no Pacaembu.

    Post a Reply
  4. seu fosse a diretoria
    quarta feira jogaria de portoes arberto para o morro descer
    em pesso.abre mao da renda de 100 mil,para
    ganha a vaga de 2milhoes para as quartas de finais
    nossa torcida vai fazer a difereça

    Post a Reply
    • O palmeiras jogou contra o Corinthians sem torcida nenhuma e venceu. Torcida ajuda, mas não ganha jogo.

      Post a Reply
      • Penso igual, Itamar!

        O que determina é dentro de campo. Mas evidente que a invasão da massa ajuda pra manter as contas pelo menos não tão desequilibradas e isso já é uma ajuda muito considerável!

        Post a Reply
    • Jogo de portões aberto?!
      Tás tirando onda, né?

      Acho que nem pode fazer isso.

      Post a Reply
  5. Meu caro Zéca, o Medelin também é latino. Duas forças latinas se enfrentando pode dar zero a zero nesse novo confronto. O melhor pro Santa Cruz é mudar a estratégia de guerra. Sair da tática romana para a oriental. Seria bom usar a Arte da Guerra de Sun Tzun.

    Post a Reply
  6. Por que Doriva não tenta Marcílio, que é ambidestro, na lateral esquerda? talvez assim haja uma chance. Jogar com Allan Vieira é pior do que ter um a menos, é como ter um adversário jogando com doze…

    Post a Reply
    • VERDADE, TB ACHO. ESTOU COM UMA “PULGA DANADA ATRÁS DA ORELHA” PRA ESSE JOGO DE AMANHÃ.

      Apesar de tudo, gostaria q as Legiões, Coortes e Centúrias do Arruda atravessassem domingo de manhã, ñ o Rubicão (sob Júlio César) mas o mar de Santa Catarina (sob Doriva) e adentrasse a ilha de Florianópolis, com sede de vitória, esmagando tudo q fosse auvi-negro pela frente.

      ANSELMO, em resposta à sua indagação, no texto anterior:

      ANSELMO,
      Segundo Dimas LINS – atualmente dedicado apenas ao blog do TC – LEF é o “Lado Obscuro da Força” e traduzia as gestões irresponsáveis e temerárias q nos colocaram nesse rico estado de ficar “enxugando gelo” pois paga-se UMA CAUSA aqui e PIPOCAM OUTRAS tantas (q parecem ñ ter fim).

      SaudaSanta

      Post a Reply
  7. O time não recebe a 2 meses, vai ter 5 milhões para comprar Keno?

    Galera, somos um clube pequeno financeiramente, não tem milagre!

    Vamos acordar neh!

    Post a Reply
  8. Santa Cruz demonstra interesse em renovação contratual de Léo Moura #globoesporte

    mais um erro da diretoria não pelo futebol que vem jogando mais pela idade, e um ex jogador em atividade

    Post a Reply
    • rpz, acho que vc esqueceu que Zé Roberto ainda atua no Palmeiras! Com a escassez de lateral direito que temos no mercado, dependendo do valor, vale a pena renovar com Léo Moura.

      Post a Reply
  9. desse elenco so keno,João paulo,neris e thiago cardoso

    o resto rua bem longe do arruda

    Post a Reply
    • Desse elenco: Thiago cardoso, léo moura, danys moraes, neris, thiago costa, uillian correa, joão paulo, keno e grafite. não estão abaixo de jogadores de times como ponte preta, chapecoense, botafogo, coritiba, atlético paranaense e do próprio ixporti.

      basta olhar que nesses times que citei jogam: renan fonseca, roger, felipe azevedo, cleber santana, etc.

      nossa bronca é que o nível de reservas do time é muito fraco e até hoje não conseguimos um bom meia.

      Post a Reply
      • Clóvis, concordo contigo em tudo!

        Post a Reply
  10. Amanhã é mais um divisor de águas, do mesmo jeito que foi o jogo do atletico pr, que se perdessemos era ciao serie a. Temos que ganhar caso contrário é serie b na certa.

    Ja na sula, estou convicto que estaremos nas quartas de final. E estarei no estadio a torcer.

    Vamo vencer santaaaaaaaaaa.

    Post a Reply
  11. NETO, AQUELE FDP Q PERDEU O PÊNALTI (E O CAMPEONATO) de 2006 PRA COISA (e todo mundo só penaliza o coitado do LECHEVA) VAI RECEBER 7 MILHÕES Q “CORREU À REVELIA”
    em OUTRO ESTADO DA UNIÃO!

    Ñ TEM MAIS O Q FAZER!

    Vejam q gestões maravilhosas! Falei 2006. Por causa desse jg q, se ganhássemos iríamos colocar a coisa em parafuso e, ao contrário, nós é q entramos, a partir deste jg e fomos parar na série D!

    É, a culpa deve ser do ALÍRIO! PQP, tenho pena do ALÍRIO: fica “enxugando gelo” e ainda é chamado de ladrão. Tamos mesmo PHUDIDOS e MAL PAGOS.

    Q DEUS NOS LIVRE DA LEF!

    Ñ sou muito religioso mas, na dúvida, agora rezemos um Terço:

    “Pai Nosso,…(deixa ver se lembro dos Colégios São Luiz e Marista) segue-se ….

    ÔPS, consultando os Universitários, na internet:

    um terço tem 53 Ave-Marias e 6 Pai-Nosso. É´ a terça parte do Rosário, que contém 153 Ave-Marias e 16 Pai-Nosso. Mas o Papa João Paulo II aumentou o Rosário, acrescentando mais um terço.

    Pensando bem, vamos rezar um ROSÁRIO q é mais seguro:

    “Pai Nosso, Q Estás no Céu…

    SaudaSanta

    Post a Reply
  12. CENSURARAM MEU COMENTÁRIO? Sou eu q mereço estar no “Livro do Index”? Ñ se pode “enaltecer” a LEF?

    Em homenagem ao Irmão Eduardo, Professor de Latim e grande Tricolor, do Colégio São Luiz,

    OREMUS em Latim:

    “Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum,benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui,Jesu.
    Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostrae, Amen!”

    SaudaSanta

    Post a Reply
  13. QUEREM UMA NOTÍCIA BOA? VOU DAR:

    Os grandes gestores de 2006 até o “buraco negro” da série “D” deixaram correr solo, À REVELIA, aquele caso do Neto, lembram? Aquele FDP q perdeu aquele pênalti q, além de dar o título à coisa dos infernos, nos colocou “em queda livre”, nos levando à série D (e a culpa caiu no pobre do LECHEVA).

    À PAGAR, Ñ TEM + PRA ONDE CORRER: a “bagatela” de 7 milhões”!

    É, realmente o ALÍRIO terá q “cagar dinheiro”.

    OREMUS pela ñ insolvência DEFINITIVA do Clube, agora com o PROFUT!

    2 ROSÁRIOS POR FAVOR.

    SaudaSanta

    Post a Reply
    • Dói mais saber que o credor é Neto, um perna de pau de usina. Um dos piores jogadores que por aqui já passaram.
      Vai ficar milionário pela incúria e irresponsabilidade de gestores anteriores.

      Post a Reply
      • O credor é NETO, mas o PDP que fez com que o processo fosse à ultima instância à revelia nós sabemos que é. Entrou no clube liso e saiu empresário.

        Post a Reply
  14. OUTRA “BOA NOTÍCIA”: TÃO VENDO O Q O ÁRBITRO TÁ FAZENDO COM O SANTOS?

    2 pênaltis ñ marcados e, agora, expulsa o Delano!

    Post a Reply
  15. Prezados

    Vendo o jogo do time do asterisco.

    1. Pra série A , esse Rodrigão é horroroso. Nada diferente do Bruno Moraes.
    2. O Santos é um bando em campo. Só preciosismo e pouquíssimo futebol.
    3. Zagueiro da ilha da fantasia deu uma de goleiro e nada de pênalti

    sds santacruzenses

    Post a Reply
    • ESSE LANCE, ALÉM DO PÊNALTI, ERA PRO JOGADOR DA COISA TER SIDO EXPULSO.

      Fosse contra nós, no Arruda, ele ainda prendia o nosso zagueiro, ali mesmo na Delegacia de Água Fria.

      SaudaSanta

      Post a Reply
  16. Quando vejo arbitragens como a do jogo da coisa, me dá, sinceramente, vontade de parar de acompanhar futebol. Estou sentindo asco da administração do futebol brasileiro.

    Post a Reply
    • Há muito tempo que quando joga um clube brasileiro que faça parte da máfia dos privilegiados pela CBF e Globo que eu torço contra. Seleção brasileira tanto faz. Não me encanta mais, sabendo como ela é financiada e a sujeira por trás das convocações e patrocínios.
      Como o futebol jogado no Brasil dá dó de ver, então pouco acompanho. Só torço mesmo pelo Santa e rezo para que um dia o passivo causado pelos canalhas do passado seja saldado e o clube possa ter um período de boa administração que o recupere.

      Post a Reply
  17. SE ÉS TRICOLOR DEUS DE ABENÇÕE, se não és, Deus te perdoe.

    Hoje ganharemos, ´hoje será o dia da recuperação.

    Post a Reply
  18. Pense numa defesa de corno, menos de 1 minuto e já levamos o primeiro.

    Post a Reply
  19. Rapaz, será possível que não se tem um lateral esquerdo que preste. Luan Peres improvisado, 30 segundos e o SANTA já leva gol por esse lado.

    Post a Reply
  20. Tomar um gol desse quarta tem que fazer 4

    Post a Reply
  21. Acabou nosso sofrimento. Estamos rebaixados faltando 2 meses. Segundo gol e vem mais. Desliguei a TV e vou para a praia. Foda-se esse bando de pernas de pau. Vamos ser o lanterna.

    Post a Reply
  22. Já tomou o segundo. Pelo que eu estou vendo, nem série A, nem sulamericana.

    Post a Reply
  23. Defesa ruim, goleiro fraco!!!!! Futebol é momento! Joga quem tiver melhor, quantos gols T Cardoso falhou?

    Post a Reply
  24. Os gols que tomamos além de vergonhoso são humilhantes…Inda por cima não temos técnico (Tirar Derley aos 30 min, foi pedir pra levar o segundo gol logo e acabar de vez o jogo)…todos sabíamos que não teríamos, era só perguntar por onde ele passou recentemente…Aliás um dos técnicos que os torcedores corais indicaram tá agora estreando no Figueirense, lascando a gente…Chamem Oliveira Canindé…Os preparativos para série B 2017 tem que começar amanhã…

    Post a Reply
  25. Defesa ruim, goleiro fraco!!!!! Futebol é momento! Joga quem tiver melhor, quantos gols T Cardoso falhou esse ano?

    Post a Reply
  26. no minimo 12 pontos perdidos por total culpa de tiago cardoso infelizmente o santa cruz não tem preparador de goleiro que corrija seu grande defeito jogar adiantado já havia falado antes estamos fora da série A e da sulamericana o ataque pode fazer 4 gols mas a defesa junto com esse goleiro entega o jogo.

    Post a Reply
  27. Uma carraga de gols bisonhos, goleiro frangueiro de serie b, time derrotado, so presta jp e keno, o resto é lixo, diretoria incompetente, poupou contra o medelin pra fazer isso? Ta mais do que na hora de pedir a cabeça desse tininho, diretor de serie b.

    Post a Reply
  28. Estava tudo “planejado” meus amigos, a direção e Doriva estão com o controle da situação, essas derrotas de quarta e a de hoje para o Figueirense faz parte do projeto.

    Em 2017 eu volto para o Arruda.

    Post a Reply
    • Só volto quando voltar a série A. Série B é pra time pequeno, igual a mentalidades desses palermas que dirigem o clube. Até lá é premier.

      Post a Reply
      • Então, voltaras daqui a 10 anos, quando novamente estaremos na série A para cair

        Post a Reply
  29. Sinceramente se eu estivesse no lugar de Grafite, após a partida de hoje encerraria minha carreira, definitivamente hoje ele mostrou que não tem a menor condição de continuar jogando.

    Post a Reply
    • Vai nada. Tem contrato até 2018, mamando 250 mil por mês

      Post a Reply
  30. Presidente ta sumido, deveria vir a público pedir desculpa a torcida junto com esse incompetente desse tininho, vamos agora aguentar zoaçao dos burro negros, 6 pontos perdidos pra eles e rebaixados, vergonha!

    Post a Reply
  31. Passando para parabenizar a diretoria e quem apoiou a decisão de poupar o time quarta-feira. Uma das maiores burrices da história do futebol pernambucano. Só não viu quem não quis!

    Post a Reply
    • Pois é Julio, li seus comentários e de alguns outros poucos e concordei com tudo. Só não comentei sobre isso para não chover no molhado.

      O jogo para poupar jogador, pra mim, era contra o Santos, cuja possibilidade de 3 pontos era pouca. Os desgastados e boa parte do time titular era pra ter ido para a Colombia no sábado e iniciar aclimatação. O time reserva era pra ter jogado fechadinho contra o Santos.

      Mas eu sou apenas torcedor, não entendo nada de estratégia, preparação física, tática de jogo, marketing nem de finanças…

      Post a Reply
  32. A única competição que poderia render dinheiro pra pensar em 2017 seria a sula e esses incompetentes fizeram aquela palhaçada, aquilo foi um abismo, é muita incompetência, fora estagiário!

    Post a Reply
  33. Justamente os jogadores que foram poupados estiveram apagados hoje. E não é por acaso, pois jogador gosta de jogar e quem não joga fica fora de ritmo. Mas bola pra frente. Tudo serve de experiência. Essa séria A acabou sendo uma experiência para todos: torcida, diretoria e jogadores. Espero que voltemos logo, pois apesar de tudo, o sabor de disputar a série A novamente foi muito bom. Ficou um gostinho de quero mais. Espero que no retorno, possamos aprender que a torcida precisa chegar mais junto, a diretoria precisa ser mais estratégica e tomar decisões rápidas e corretas e os jogadores melhores selecionados.

    Por fim, podem achar que meu pensamento é pequeno, mas a partir de agora torcerei para a “coisa” descer abraçada conosco, por isso, se teve algo positivo hoje, foi o Figueira pontuar, assim como torcerei para o Vitória e o Inter.

    Abraços a todos e até 2017!!

    Post a Reply
    • Certíssimo o pensamento de Júlio. Serie A foi bom enquanto durou. É aproveitar o finzinho para não fazer feio e torcer para inter, Vitória, figueirense e Cruzeiro para superarem o sport e a gente ter uma alegria no final.

      Post a Reply
  34. O problema de grafite é que a bola quando chega nele ele se transforma em um mutante se encorpora no corpo dele mais 3 pernas então elas se confundem qual delas dominará a bola.
    o santa cruz é uma mistura de má vontade com ruindade o ruim será a gozação em 2017 seita maldita e nautico na série A e nós na B.

    Post a Reply
  35. Uma defesa que toma 13 gols em 4 jogos, já diz tudo.

    A ponta de esperança se foi. Com um time ruim desses, não a matemática sustenta.

    Que p – o – r – r – a de invenção foi essa de colocar um zagueiro, fraquíssimo, no lugar daquela desgraça do Alan? não tem um lateral esquerdo no juniores ou no fraldinhas não?

    Grafite, meu véio, pede pra ficar no banco. Tu és tricolor, então ajuda o time… ficando de fora.

    O JOGO

    Tiago Cardoso – não sabe sair do gol e está fraco – nota 3
    Léo Moura – apoiou bem, mas não conseguia voltar – nota 4
    Neris – fica difícil jogar em meio a uma defesa tão fraca e um goleiro que não traz segurança – 5
    Danny Moraes – perdido em campo e, de quebra, ajudou bastante no 3º gol sofrido – nota 3
    Luan Peres – não é laterla, mas, como jogou como se fosse… – nota 0
    Uillian Correia – apático, apagado – nota 3
    Derley – com ele em campo, defedemos melhor – nota 5
    Mazinho – fraco – nota 4
    João Paulo – dá pena – nota 5
    Matías Pisano – se escondeu para o jogo – nota 3
    Grafite – fraquíssimo – nota 0000
    Keno – a única coisa boa do ataque – nota 7
    Bruno Moraes – muito esforço e pouco futebol – nota 3
    Arthur – nenhum esforçou e nenhum futebol – nota 1

    Doriva – não sei o que é pior: insistir com Alan Vieira, como ele vinha fazendo, ou improvisar um zagueiro fraquíssimo naquela posição?????? – NOTA 00000000000000000000000000000000

    E quarta tem mais… quem viver verá.

    Post a Reply
  36. Conselho para Alírio, de quem não entende nada de finanças:

    FAÇA UMA COMPOSIÇÃO COM UM GRUPO DE INVESTIDORES. AMARRE O CONTRATO DE KENO E VENDA PARA A EUROPA NA PRÓXIMA JANELA DE NEGOCIAÇÃO.

    Essa é a única oportunidade de 2016 não fechar no vermelho. Não é pra ter lucro não, sem dinheiro não dá para ter retorno nessa “participação”, mas pelo menos dimunui o prejuízo.

    Escrevam aí, Keno vai ser escolhido como revelação do campeonato.

    Post a Reply
  37. A persistência, associada a burrice, foi o ponto negativo da nossa diretoria e do “professor” Doriva. Poupar Keno, João Paulo e Léo Moura, nossos principais jogadores, na Sulamericana, por conta de uma “provável” vitória contra o Figueirense, devido à boa partida contra o Santos, foi, na minha opinião, até um desrespeito ao adversário de hoje. Persistir num campeonato que já acho perdido a outro com chances de avançar mais e ainda ganhar dinheiro (o que mais o SANTA precisa) não foi a melhor opção. Pode até persistir, mas nos dois, sem prioridades.

    Post a Reply
  38. ninguem humilha tanto nossa torcida como nossa diretoria passamos
    10 anos para volta a elite para passa uma vergonha dessa,nao venha
    dizer que a falta de dinheiro e bota a cara e dizer que contratou mal
    jogadores de impresarios onde alguem tirou vantagem do clube ganhou
    porcentagem dos impresarios para botar tantas coisa ruim no clube sÓ

    TEMOS 06 LATERAIS SO PRESTA O VOVO LEO MOURA-TEVE QUE IMPROVISAR PORQUE
    OS LATERAIS ESQUERDOS NAO PRESTA

    TEMOS 03 ZAGUEIROS SO PRESTA NERIS UMA ANDURINHA SO NAO FAZ VERAO
    NO ESTADUAL E COPA NORDESTE ERA NOSSO CALO NINGUEM FEZ NADA PARA MUDAR

    TEMOS 04 VOLANTES O MENOS RUIM E UILLIAN CORREA

    TEMOS 05 MEIAS SO PRESTA O ESFOÇADO JOAO PAULO
    FOI OUTRO CALO DO ESTADUAL E COPA DO NORDESTE
    NAO TROUXE REFOÇOS A ALTURA

    ATACANTES KENO E O VETERANO GRAFITE TODO MUNDO VIU
    QUE SO PRESTA ELES NAO TROXE REOFÇOS A ALTURA

    RESUMO- NAO FIZEMOS UM TIME IMAGINE UM ELENCO

    AGORA VASOURADA COMEÇANDO PELA DIRETORIA DE FUTEBOL
    DEPOIS CONTRATA UM CAMINHAO PARA LEVAR O BANDO DE
    PERNAS DE PAU PARA LONGE DO ARRUDA

    Post a Reply
  39. Colegas não fiquemos tristes, isso faz parte da tal estratégia da nossa diretoria. Tenho certeza que daremos a volta por cima, e ganharemos todas as partidas restantes. Fiquei irado quando um rubronegro gozou a nossa torcida hoje, num bar após o jogo. O cara dizia em alto e bom som que iríamos voltar à série D. Retruquei de imediato, e afirmei que naquela época nós não tínhamos diretoria, e que graças a Deus hoje temos. Tenhamos fé.

    Post a Reply
  40. Mas ainda acho que o SANTA pode passar pelo Independiente Medellin e avançar ainda mais na Sulamericana.

    Se Doriva não fizer m… dando uma de professor pardal como fez no jogo de hoje e escalar o time dessa forma, fazendo as substituições corretas, na hora certa, acredito que iremos nos classificar:

    Thiago Cardoso;
    Léo Moura;
    Neris;
    Danny Moraes;
    Allan Vieira (não tem outro vai tu mesmo);
    Uillian Correia;
    Derley;
    João Paulo;
    Mazinho ou Pisano;
    Keno;
    Bruno Moraes (Grafite no segundo tempo).

    Post a Reply
  41. Algum penitente vai ao jogo de 4a feira?

    Post a Reply
    • Sim irei, o Santa Cruz está acima de tudo e de todos

      Post a Reply
  42. Quarta eu irei. Sempre tenho esperança que no dia seguinte tudo vai melhoarar, emboara o dia de hoje mostre o contrário. Mas, quarta eu irei. Quem sabe Doriva resolva colocar a cabeça no lugar e pensar melhor. E os jogadores, resolvam se unir e mostrar que teem vergonha na cara. Mas o grande problema se chama também motivação. Keno tem toda, pois sabe que quanto mais jogar, mais perto estará de uma melhoria substancial no salário, indo para um clube de poder financeiro bem maior.
    Esse departamento de futebol não sabe nada de primeira divisão.

    Post a Reply
  43. A partir de agora, tira a pressão de torcida e jogadores, e vamos nos divertir. Quem sabe com isso, não começamos a ter os resultados que o América-MG, que foi dado como morto e enterrado, mas vem dificultando bastante para diversos times. Então é isso. Acabar com dignidade e sem pressão. Particularmente, não dou a mínima para gozações de coisas e náufragos, pois o futebol é assim mesmo. Ano que vem a gente sobe e eles caem. Isso se a coisa não cair este ano tb e o náufrago naufragar…

    Post a Reply
  44. E meu técnico para a série B ano que vem é GIVANILDO OLIVEIRA. Antes, fazia igual ao Atlético-PR: colocava time B para o Pernambucano e jogava apenas o Nordestão com o titular, pois de certa forma, um dos responsáveis pelo nosso insucesso no 2o semestre foi a quantidade excessiva de jogos no 1o semestre.

    Post a Reply
  45. Então para o ano que vem:

    1o semestre: Foco no Nordestão e laboratório no Pernambucano;

    2o semestre: Foco na série B e na Sula. Acredito que dá para ter força máxima nos 2 torneios se fizermos deste o início uma boa campanha na série B e descansar os jogadores no 1o semestre.

    Bola pra frente que a vida continua!!

    Post a Reply
    • Copa do Brasil é time reserva também, pra não ter a desculpa do cansaço.

      Post a Reply
  46. Os resultados estão bem favoráveis para o ano que vem: importante Cruzeiro e Inter não caírem, além de botar pressão na coisa!! Afirmo que nos próximos 3 jogos teremos a má companhia do coisa dos infernos no Z4 !!

    Post a Reply
    • Retiro o que falei. Cruzeiro levou virada incrível e tá no Z4. A sorte nos abandonou mesmo…

      Post a Reply
  47. Irei ao jogo quarta-feira.

    Quem assistiu jogo contra Murici, Guarani-CE, Alecrim, Águia Marabá etc vai fazer beicinho pra jogo oficial internacional no Arruda? Claro que não.

    É torcer para que os jogadores tenham um lampejo de vergonha na cara, dignidade e hombridade. São os representantes que temos. É torcer para passar de fase que estamos precisando desse dinheiro.

    Post a Reply
  48. Júlio, obrigado pelo seu otimismo, e os óculos cor de rosa. Me fizeram bem, sofrido que estou com a desastrada semana tricolor.
    Mas, tem sempre um mas, as coisa podem ser ainda piores do que nos parecem.
    Tudo indica que estamos afundados em dívidas, a julgar pelo atraso de 2 meses de salários dos jogadores. E esse quadro, com as rendas pífias doravante vai se agravar. Pelo balanço de 2015, último publicado, verifica-se que o Santa tinha tido uma receita total de cerca de R$ 15 milhões, e haviam dívidas bancárias de uns R$ 8 milhões, que devem ter vencido esse ano. O PROFUT, pelo que lemos, nos levou uma grana. Os brilhantes jogadores que temos haviam exigido, e conseguido, significativo aumento para a série A, incluindo os poucos que prestam, como JP, e os muito pernas de pau. Fizemos um monte de contratações de verdadeiras bostas, mas a preço de série A.
    Ou seja, podemos terminar o ano devendo ainda mais e de volta a série B. Dos R$ 25 milhões da TV da série A, voltaremos aos R$ 5 milhões da série B.
    Dos jogadores que prestam, não vamos contar com Néris, JP e Keno, que partirão para a série A. Mesmo se faturarmos algum com Keno não será grande coisa (isso de conseguiram pagar os R$ 600 mil dos direitos federativos).
    Ou seja, vamos ter que formar um novo time a partir praticamente do zero, por que fora os citados, os demais não servem, ou se servirem terão que aceitar queda nos salários (casos de Thiago Cardoso, Danos Morais, Léo Moura e…e…, quem mais?).

    Post a Reply
    • Tranquilo amigo. Dá mesma forma que há aumento quando sobe, há redução quando cai. É normal. Aqueles que se enquadrarem ficam. Os outros migram pra outros clubes. Isso não quer dizer que não possam retornar no 2o semestre. Até Pq ng tem bola suficiente pra ser incotestável na série A. Nem o Keno. Daqui há pouco ele volta pra reserva das Ponte Preta da vida. Jogadores como ele tem lampejos e depois voltam ao normal. E as vezes tem jogadores que só jogam bem em determinado clube. Creio que este seja o caso de Keno, João Paulo e até o Neris no Santa.

      Post a Reply
  49. o jogo de quanta pela sula é histórico, então porque nós tricolores não comparecermos?

    Post a Reply
    • Esqueçamos os perronhas dos diretores do depto. de futebol, alem dos perronhas dos jogadores tipo A. Vieira, D, Moraes e por aí vai.

      Post a Reply
  50. O rebaixamento começou a ser desenhado antes da competição. Elenco de série B, contratações de série C. Mas pra mim o rebaixamento foi consolidado com a contratação de Doriva. A situação já era complicada, mas ainda havia um possibilidade de sairmos com um treinador que soubesse fazer o feijão com arroz, tipo Givanildo, que estava dando sopa. Mas os luminares da direção foram trazer um treinador reconhecidamente fraco e sem vibração.Era, disparado, o pior da lista.
    E pela cultura implantada no clube, deverá ser permanecer até quando quiser.
    Estamos voltando para o lugar do qual não deveríamos ter saído.
    Série B é lugar de clubes medianos como o nosso.

    Post a Reply
  51. Todos vermes. Se vocês acham que acabou, podem se prepararem para o pior, seremos último, a mesma posição das últimas vezes que fomos A, mais uma vez seremos a pior defesa e etc… A diretoria já vendeu a série A faz tempo (jogos na Arena), só se robou tanto no Santa na época de Zé Neves, Romerito ou Edson Nogueira.
    João Batista: Um abraço. Em todo lugar que Grafite bateu ele destruiu, o que aconteceu no começo do ano foi um milagre

    Post a Reply
    • Amigo, pra mim, ser rebaixado em ultimo ou em 17o não faz a mínima diferença. Vai jogar a série B do mesmo jeito. Da mesma forma que subir como campeão da série B ou em 4o lugar dá no mesmo. Relaxa!!

      Post a Reply
      • Por sinal, em 2002 fomos rebaixados em 17o lugar, depois daquela entregada do Palmeiras para o Flamengo para nos rebaixar. Esse foi o rebaixamento que me deixou mais P. da vida. Pois fica aquele gostinho do quase. Então tudo é relativo.

        Post a Reply
  52. Sinceramente, me sinto bastante aliviado neste momento. Se tivesse no Recife, não perderia nenhum jogo no estádio. Tenho certeza que se todo torcedor pensasse assim, nós passaríamos uma grande mensagem para o resto do país, iríamos nos divertir e de quebra talvez até devolvesse a motivação aos jogadores.

    Agora não custava nada se a diretoria ajudasse também. Se eu fosse dirigente, neste momento, abriria literalmente os portões nos próximos jogos. Cobraria apenas o valor simbólico de R$ 2,00 pra pagar as despesas do jogo, pois pra ganhar cem contos por jogo seria muito mais inteligente e estratégico não ganhar nenhum dinheiro e deixar o povo feliz. A torcida seria presenteada e ficaria feliz em poder assistir jogos contra Palmeiras, Corinthians, Independiente, etc; ganharia a diretoria, pois este afago diminuiria o seu desgaste perante a torcida; e ganharia o time e espetáculo com o arrudão lotado. Por isso, deixo aqui um último apelo à nossa diretoria: tenham um pouco de visão estratégica e abram os portões para o povo, pois ele merece este afago!!

    Post a Reply
  53. Tininho ao meu ver cometeu outro erro, nao contratar Givanildo Oliveira, pois se cairmos teríamos um treinador que conhece muito bem a segundona!

    Post a Reply
    • É furada contratá-lo já para o Estadual, pois iria se desgastar à toa e talvez nem chegasse na série B. Acho que ele deve ser contratado pontualmente para o 2o semestre. Se ele subir com o náufrago, o histórico dele indica que não vai durar muito no comando durante a série A. Após essa demissão do náufrago seria o melhor momento.

      Post a Reply
  54. Até o America-MG , consegue reagir!!!!!!!!

    No Santa falta vergonha na cara e falta ALMA!!!!!!!!!!!

    Post a Reply
    • Agora imagina o que a torcida do Inter não deve está sentindo…tomaram lapada do mesmo América-MG, tomou lapada nossa, estão apenas “4 pontos” na nossa frente e com o Grêmio brigando por libertadores. Isso tudo com 120 mil sócios e 70 Milhões de TV!!

      Tudo é muito estranho e relativo…

      Não vou falar nem do Cruzeiro…kkk

      Post a Reply
  55. O post anterior me lembrou aquela história do rei que mandou enfiar no C… Dos comerciantes a mercadoria que traziam. O cara trazia uma carga de banana ficou rindo, e os guardas perguntaram, rindo por que? E ele, tô pensando no cara que vem depois de mim com uma carga de abacaxi.

    Post a Reply
  56. Acho que tudo já foi dito. Mas, só pra enfatizar o que já está claro: a não priorização da Sula nesse momento foi, talvez, o pior erro do segundo semestre, ainda mais considerando o que fizemos na Copa do Brasil contra o Vasco. A permanência na Sula nos traria (trará ?) dinheiro e nos dará a autoestima que precisamos para acabar melhor o ano.

    Não adianta chorar o leite derramado. Para a próxima quarta, é oferecer uma boa premiação ao elenco pela classificação e promoção de ingresso, se for permitido.

    Vamos Santa !!!

    Post a Reply
  57. Já estou pensando no time de 2017 com Memo, Everton Sena, Renatinho, Caça Rato, Alan Vieira, Lelê, Brasão, para para para pelo amor de Deus!!!! O Pesadelo retorna

    Post a Reply
  58. fui contra a contrataçao de doriva pois é um treinador que ta acostumado a trabalhar com jogadores do sul
    na saida de mm era pra ter pego givanildo esse sim iria fazer o que tem de ser feito sem invençao sem improvisar
    preferiur um cara mais caro e ainda mais que quer mais jogadores

    grande erro da direçao, ALIAS PORQUE NAO FAZEM O TRIVIAL TEM DE QUERER FAZER O QUE NAO PODE

    Post a Reply
  59. Entendo que o grande problema do nosso clube é sua formatação com base na informalidade. Nascemos contrariando os modelos da época, crescemos sempre com o apoio financeiro da massa coral, e estacionamos no tempo lá no início dos anos 80 quando iniciou-se um certo profissionalismo nas finanças dos clubes. Foi em meados dos anos 80 que os uniformes começaram a receber patrocínios. No final também daquela década foi criado o Clube dos 13, do qual poderíamos e deveríamos ter nos incluído mas o gestor coral daquele momento preferiu manter o clube à margem de mudanças, optando por continuar na informalidade para assim se perpetuar no poder junto com os seus. A história mostrou que ele tinha razão. No momento atual Alírio tenta tirar o clube da informalidade, porém alguns setores, não sei os motivos, pecaram absurdamente em seu profissionalismo. Falo primeiro do setor jurídico que, se aprovou a contratação do lateral argentino não observou suas restrições. Se por ventura o setor jurídico não foi consultado, aí o amadorismo é mais grave. Ainda sobre o jurídico, nosso presidente afirmou que as finanças do clube desandaram por conta do Profut que imaginava-se que seria em um determinado período de tempo e foi antecipado. Com todo respeito, é arriscar muito trabalhar com uma suposição que envolve muito dinheiro. Tento explicar: Imagine que você consegue uma liminar judicial isentando-o do pagamento de um tributo que seria mês a mês. A boa prudência recomendaria que o beneficiado deposita-se em juízo o valor do tal tributo mês a mês esperando a decisão final com trânsito em julgado para não ser surpreendido ao final do processo com uma dívida monstruosa. Na minha opinião, pela informação passada pelo clube a imprensa, se não havia documento legal determinando a data inicial do pagamento do Profut, então tínhamos uma expectativa de direito e não um direito. Outro ponto é tão criticado departamento de futebol. O meia Wallison não jogava fazia quase um ano quando veio para o Santa, seu histórico é de ex jogador, assim como Marcinho, é básico, é só consultar o google. Existe no Santa um departamento de desempenho, então temos aí um departamento pra lá de amador. Os laterais Roberto e Mário Sérgio, infelizmente o tal do google também já direcionava o que seriam esses reforços. Lembro de um torcedor do Joinville desejar boa sorte aos torcedores do futuro clube de Roberto porque iriam precisar. O comentário do torcedor do JEC foi postado após o anúncio da rescisão do tal atleta, aliás comemorada por muitos. Concluindo, hoje temos na lateral esquerda, disponíveis: Allan; Roberto e Renatinho (dependendo do esquema de jogo) que somados totalizam zero, porém na folha de pagamento este número não aparece. Na lateral direita utilizável apenas Léo Moura; o coitado do Vítor era muito questionado na série B, agora não merece comentários, não é culpa dele; Mário Sérgio, que somados acrescentam um bom valor na folha de pagamento. Então senhores, temos que cobrar uma atuação mais forte do executivo dos seus administrados. Escalações, troca de treinadores, o que é posto em campo é consequência do que começou lá trás nos interiores do clube. Concluindo, gostei e curti muito os títulos conquistados no início do ano, mas sabemos que eram torneios de pré-temporada, tanto é assim que fizemos a final com o Campinense que está de férias já faz um tempão. Tenho certeza que ano que vem os erros desse ano não serão repetidos, pelo tipo de profissional que é Alírio eu espero correções, o problema é a política interior do clube que hoje não conheço, moro muito distante do Recife, e pela imprensa não nunca saberemos o que se passa nos bastidores a nível de conspiração.

    Post a Reply
    • Perfeito Robson, seu comentário. Alírio se perde em dar carta branca a Tininho justificando todas as lambanças que ele faz por conta de falta de dinheiro. Então para 2017 a continuar o futebol nas mãos de Tininho não espero muita coisa não.

      Post a Reply
  60. O desânimo e descrença da torcida diante dessa coisa que está vestindo a camisa tricolor é tal, que se fizer jogo de portões abertos não lota.
    Doriva é um grande perdedor. Ontem provou isso, diante de um time medíocre como O Figueirense. O mesmo que fizera contra outro time medíocre, esse Independiente de Medellin.
    Minha impressão, não ganharemos mais nenhuma partida na série A e não chegaremos aos 30 pontos. E Grafite não fará mais nenhum gol. 4a. feira o mais provável é outra decepção. Infelizmente

    Post a Reply
  61. Salários atrasados (três meses do futebol e – incríveis – CINCO meses do administrativo), falta de estrutura (sem sinal de CT e Arruda caindo aos pedaços), dificuldades financeiras (grana bloqueada, falta de verba pra investir)…

    Poderia estar descrevendo a situação do Santa Cruz enquanto esteve na Série D, mas estou falando da atualidade, quase seis anos depois. Na realidade, o que DE FATO mudou no Santa Cruz de lá pra cá? Falo do crescimento do clube como instituição forte do futebol brasileiro.

    Eu respondo: do ponto vista administrativo/estrutural, NÃO MUDOU NADA. Do ponto de vista esportivo, várias conquistas que, na minha opinião, não são nada além de obrigação para um clube do tamanho e tradição do Santa Cruz, ainda mais quando se vê que os grandes e propalados méritos do atual grupo que dirige o Santa é ter tirado o clube das últimas divisões do futebol brasileiro, em disputa contra clubes absolutamente medíocres e sem um décimo da história e torcida do Santa Cruz.

    Não consigo, portanto, ter essa gratidão irracional por certos dirigentes e jogadores, que leva torcedores aparentemente sensatos (vamos deixar de fora os que pedem RENATINHO nos jogos, porque esses aí…) a aceitar de bom grado – como diz nosso amigo Guilardo Pedrosa – uma ciranda de loucuras e incompetência sem precedentes, fazendo nosso clube a ser mais uma vez saco de pancadas em âmbito nacional, e sem nenhum tipo de melhoria (sequer perspectiva há, na verdade) administrativa/estrutural.

    Enquanto o Santa Cruz for administrado por amadores abnegados supostamente bem intencionados vamos continuar dessa maneira: fazendo nossas gracinhas regionalmente, mas sem crescer como clube e passando vergonha nacionalmente.

    Post a Reply
    • Excelente comentário, caro Júlio.

      Post a Reply
    • Amigos, ignorem os pequenos erros de português do meu comentário acima. Estava sem tempo de revisar.

      Ps. Grande abraço, Rogério Pedrosa.

      Post a Reply
  62. Para o bem de Tiago Cardoso, preserve sua Historia no Santa. Tem que pegar um banco de reserva urgente! Veja o exemplo de Grafite. Esta pegando banco e quando entra da para ver o seu esfosso
    para as coisas darem certo.
    De resto tentaria entrar em acordo com Doriva, não dá. Qualquer outro no minimo, na pior das
    hipótese estaria na mesma. Parafraseando titãs , E o pulso ainda pulsa.

    Post a Reply
    • Eu só quero saber quem é que está dando PATINS a Grafite em vez de chuteiras? Quem está fazendo esse absurdo?

      Por favor senhores atletas e o nosso treinador Doriva (que desde que chegou já nos presenteou com um grande feito, transformou nossa defesa na mais vazada do campeonato), não tente subestimar nossa inteligência trocando o nome de FALTA DE QUALIDADE, para DESATENÇÃO. Todas entrevistas após os seguidos vexames escutamos isso, desatenção aqui, desatenção ali, onde na verdade existe é muita ruindade.

      Time de série “B” + “reforços” de série “C” + disputar uma série “A” = VERGONHA E HUMILHAÇÃO.

      Uma equação simples, mas em 102 anos de história ainda não aprendemos.

      Post a Reply
  63. doriva foi um erro mas erraram por que quiseram, qdo uma pessoa diz que nao tem recursos e contrata doria va que nao é barato ao inves de giva pra mim ou é incontencia admisnitratiava ou ta mentindo

    Post a Reply
  64. ok, ok, todos sabemos dos erros e da situação. Agora é apoiar quarta e ainda tentar salvar o final do ano.

    Meu ingresso já tá comprado.

    Post a Reply
  65. Se eu pudesse, quarta estaria no Arruda.
    Se eu pudesse iria a todos os jogos que restam no brasileirão.
    Se eu pudesse…

    Mas, preciso admitir que está passando um filme na minha cabeça.
    Um filme que foi lançado em 2006.

    Post a Reply
  66. Além da queda, o coice.

    Doriva é uma piada, de mau gosto.

    Post a Reply
  67. Quarta-feira estarei no Arruda, não estou preocupado com, Doriva nem com seus ‘CRAKES”, estou preocupado com o destino do Santa Cruz.

    Post a Reply
  68. Vou repassar mais um textão de Alírio que está rolando nas redes sociais: http://bit.ly/2d4GxfI (cliquem no zoom para visualizarem melhor)

    Só um comentário: além de chorar e emular coitadismo (como é de costume, aliás), Alírio está sendo injusto com torcida. Conheço um monte de gente, inclusive aqui do blog, que quis ajudar o clube de maneira sincera, chegando a procurar o próprio Constantino Jr., e que foi SIMPLESMENTE IGNORADO pelos que fazem o clube. Se vitimizar depois do fracasso é muito fácil, difícil é admitir que foi arrogante e egocêntrico quando as coisas estavam dando certo (dentro de campo).

    Post a Reply
    • Júlio,

      nem tanto ao céu, nem tanto a terra. Não vi coitadismo nas palavras de Alírio e reconheço o mérito de tudo que ele falou.
      Temos que reconhecer a tarefa gigantesca que é administrar esse clube com tantos pepinos do passado. Alírio é um verdadeiro herói coral, na minha visão.

      O que eu cobro (nesse sentido tenho opinião igual à sua) é que a falta de transparência no clube não mudou muita coisa (vtnc). Eu até pensei que que com Inácio e Samarone lá dentro isso poderia melhorar, mas ainda não vi nada acontecer.
      Onde está a ouvidoria? E as reuniões quinzenais com os sócios? Onde estão os grupos para trabalho voluntário? Porque o futebol não foi profissionalizado?
      O clube precisa capitanear esse esforço de chamar o torcedor para o seu lado. Garanto que com essa proximidade, o reconhecimento ao esforço virá. Isso realmente está faltando.

      Dentro de campo e na diretoria de futebol é outra história e também não custa reconhecer seus erros e ouvir sugestões da torcida, como ter olheiros da região, avaliar destaques de campeonatos regionais ou mesmo tentar entender o que agrada e o que não agrada ao torcedor. Nesse caso, Tininho e não Alírio é quem tem que assumir. Mostrar o que tentou e o porque não deu certo, etc.

      Amanhã eu estou lá. A despeito de Tininho, Doriva, Allan Vieira etc.
      Tô lá para ajudar, como sempre tenho feito.
      Tô lá pelo clube.

      Gostaria que muitos outros fossem, mas, como foi com os 2800 contra o Atletico-PR, que vá quem queira incentivar durante o jogo. Vaia ou aplauso só ao final, o que fizerem jus receber.

      Ah… e quem não for merece mesmo a tortura de ouvir Rembrandt, Marquinhos e Wilson.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *