Santa Cruz de corpo e alma.

Meus amigos tricolores, um dos lugares mais icônicos da velha guarda santacruzense é o Bar e Restaurante Santa Cruz que é capitaneado pelo tricolor mais respeitado que conheço: o Seu Sebastião.
O filho de Seu Sebastião ajuda no atendimento aos clientes, além do velho Geraldo e de Seu Manoel. Pense numa galera de primeira. E pense num lugar pitoresco em essência.
Toda semana aporto no recinto para tomar umas Brahmas, comer um guisado e filosofar sobre a existência. Vez ou outra me encontro com Sama lá para colocar o papo em dia e beber todas.
Neste domingo, estava lá em Seu Sebastião com alguns amigos. Na hora de pagar, notei uma foto do velho tricolor com dois amigos das antigas.
“Amigos tricolores, Seu Sebastião?”, perguntei.
“Claro. Mas tá vendo este aqui – ele disse apontando para um senhor de cabelos brancos – esse porra vivia no Arruda. Ia para jogo, treino, lançamento de camisa. Apaixonado”.
“Não vai mais?”.
“Esse meu grande amigo está doente. Vive em casa… amuado. Não pode ir mais ao Arruda. Não pode realizar sua maior paixão que é estar perto do Santa Cruz”.
Puta que pariu, pensei.
“E ia mesmo com o time na pior?”.
“Sempre. Tricolor apaixonado é assim mesmo, professor. Só quer saber mesmo é de estar perto do time”.
Fiquei matutando sobre esse amigo. Pensei na campanha que o Santinha está fazendo para convocar a torcida para o jogo no Arruda contra o América.
O mais interessante é que a campanha mostra funcionários humildes do clube. O povão. Gente trabalhadora, honesta e apaixonada pelo nosso Mais Querido. A essência do que esse clube representa historicamente.
Eu sempre vou ao Arruda. Espero ir até o fim dos tempos. Bem ou mal, subindo ou descendo, com ou sem crise, o Arruda é lugar da torcida.
Um espírito ancestral paira naquele lugar. E domingo estarei lá. A vitória seria uma grande homenagem ao amigo de Seu Sebastião: um tricolor de corpo e alma.

51 respostas para “Santa Cruz de corpo e alma.”

    1. Não deve ser verdade. Escute a entrevista com Alírio (acho que na parte 2). Lá ele fala da necessidade de enxugar a máquina e também da dificuldade em desligar um funcionário e ter que arcar com todas as verbas indenizatórias, principalmente quem tem muito tempo de casa. O quadro dos funcionários foi uma das perguntas feitas.

  1. Chega ser ridiculo a falta de visao Dessa
    Diretoria de futebol
    Todo mundo ver que danis morais e um jogador limitado tecnicamente e um zagueiro lento pelo amor de deus

  2. Texto de primeira qualidade Zeca.

    Domingo também tenho encontro marcado com o Santa Cruz.

    Sei que o público vai ser pequeno, mas o que importa é que estarei lá.

    Vamos?

  3. Os colegas têm razão. Essa diretoria não apende mesmo. Renovar com Dany Morais é uma confissão de incompetência crônica. Jogador ruim que só será titular no Santa Cruz. Na verdade com essa diretoria, não dá para acreditar em mais nada. O horizonte que se anuncia é negro, e a prova está aí. Só falta agora ficar com Victor, Luan Peres e Alan Vieira. Se acontecer, fico com a TV a cabo mesmo.

  4. Para a serie B o time titular pode ser este que está treinando, com algumas observações:

    Danny Moraes só fica se reduzir o salário (custo benefício).

    Zagueiros Luna Peres e Neris (este só fica se não houver proposta de fora).

    Marcilio na vaga de Jadson.
    Contrata um lateral na vaga de Victor (ou redução do salário)

    Então o time fica com: Tiago Cardos, Leo Moura (victor), Neris (contratado), Danny Moraes (Luan Peris), Alan Vieria (contratado), Derlei, Joao Paulo, Marcilio, Arthur, Mazinho e Grafite

  5. Apenas 2.746 ingressos vendidos, sendo 770 do pessoal que tem livre acesso.

    Pessoal, não vamos deixar o rancor nos afastar do time que amamos. Pelo menos nessa partida vamos comprar os ingressos para ajudar a pagar uma folha do administrativo.

      1. Pois é Ricardo, concordo do abandono da torcida, por isso sou a favor de vendermos o Arruda sim, arrumar a casa e jogar na Arena Dundumbo por um bom contrato.

  6. Pois é, mesmo quem por alguma razão não possa ou não queira ir por tá p… co ma situação do time.

    Mas que colabore pelo menos financeiramente pra amenizar um pouco a situação!

    Pra quem já colocou mais de 17 mil torcedores pra ver a cobiçadíssima copa PE!

  7. Me perdoem, mas no futebol o torcedor nunca é o culpado…
    Aí o cara abre sua lojinha numa cidade ou no bairro, oferecendo produtos de baixa qualidade, com preço caro e com um péssimo atendimento…Quando quebrar a culpa é da população ou dos moradores do bairro que não compraram na lojinha dele?????? Peraí…
    Aliás, tá muito estranha essa campanha de alguns nesse blog contra a torcida…Parece que tem algum interesse por detrás, algo escuso que tá pra estourar ou se quer esconder, ou até mesmo vender o estádio p.ex…Tem gente que nunca apareceu nesse blog antes e só tá aparecendo agora para detonar a torcida tricolor, como guardasse algum rancor ou ressentimento contra ela…Como se os torcedores do Santa Cruz já fizeram ele sofrer e muito e o bichinho quer se vingar destratando…
    Motivar o torcedor e culpá-lo pelo fracasso do segundo semestre e da situação financeira do clube tem muita distância…Não dá pra condicionar ou relacionar uma coisa com outra…
    Me perdoem, mas no futebol o torcedor nunca é o culpado… Aliás o torcedor é o que é mais contrariado e menos ouvido quando tá bom, mas é o que mais ALERTA que vai ficar ruim daquele jeito.. Depois a culpa é da torcida????
    OBS: fui a todos os jogos pagando dois ingresso de cadeira, um para o filho que nem precisava pagar…Isso num mês dá um valor maior do que o semestre inteiro da minha mensalidade de sócio

  8. Pra deixar mais claro ainda: É claro que a falta da presença da torcida pode ser criticada…Alguns aqui fazem essa critica desde o começo do segundo semestre…Posso citar Luis, Ricardo, André Lins e outros que não recordo mas também fizeram…A critica deles é aceitável e válida e em nenhum momento os vi questionando com descaso ou deboche o título ou marketing de torcida mais apaixonada do Brasil… Mais outros só apareceram para falar mal da torcida agora no final, com nomes não usuais aqui no blog descarregando toda frustração que tem na vida contra nossa torcida…Meu desabafo é contra esses…O QUE NOSSO TORCEDOR FEZ NESSES ÚLTIMOS MESES MERCE O TITULO DE MAIS APAIXONADA E NINGUÉM TIRA…E paixão é assim, as vezes esfria mesmo, mas quando há AMOR nunca acaba…A nossa torcida vai volta a encher o estádio sim, mas dificilmente será nessa temporada…

  9. Marcelo, pareceu deboche mesmo.

    Sabe por quê? Porque é um “título” que caiu no nosso colo, de forma gratuita. O clube não soube aproveitar, e a torcida infelizmente “deu as caras” ANO PASSADO e ESSE ANO.

    Nosso público superior a 50 mil pessoas foi há 3 anos, contra o Betim.

    Depois disso, apenas 1 vez o nosso público superou 40 mil pessoas, que foi contra a Barbie na semi do estadual desse ano, quando o clube colocou ingressos quase de graça (5 e 10 reais).

    Quantos jogos tivemos decisivos depois do Betim?

    Alguns ano passado na briga pra subir, esse ano nas fases decisivas do estadual, do Nordestão, o início promissor da série A…

    Assim que saímos da C eu queria muito ver o comportamento da torcida em campeonato longo, sem ser mata-mata. E a máscara (infelizmente) caiu.

    Na C, eram jogos apenas aos domingos, a cada 15 dias, com 15 mil de TCN. Depois apenas mata-mata decisivo aos domingos, com os mesmos 15 mil de TCN.

    Sem isso, voltamos pra média normal de 10/12/15 mil pessoas… melhor que a maioria, mas igual a outras e inferior a algumas.

    Acompanho futebol (de entender) desde 1993 mais ou menos.

    Eu sei quais são as torcidas mais fanáticas. Vem na memória 3: Bahia, Corinthians e Atlético-MG.

    Algumas não são mas tem tantos torcedores que enchem em qualquer lugar, como a do Flamengo.

    Culpar a torcida pelo fracasso: JAMAIS. Ela tem uma pequena parcela. Assim como a diretoria tem a maior parcela de culpa:

    Incompetência nas contratações;
    Inocência ao contar com o ovo antes da galinha (Dry, Esporte Interativo);
    Falta de coragem ao não peitar quem manda no futebol (TV);
    Inocência ao acreditar que a torcida chegaria junto (sócios);
    Inocência ao acreditar que a torcida iria a campo (previam média de 20 e poucos mil pagantes).

    O que a torcida esperaria na série A para o Santa? Briga por liderança? G4?

    Eu esperava não cair, mesmo com aquele bom início.

    Ex: 45 ptos, campanha de quem não cai, são 12V-9E-17D. E ficaríamos felizes.

    Essa campanha acima são mais derrotas que vitórias.

    A torcida iria esperar ter mais vitórias que derrotas na série A?????

    Então chegamos a conclusão de que ela é igual às demais. Torcida de resultado.

    Faço parte da minoria absoluta, da “Mais Apaixonada do Brasil”.

    Você também.

    O resto, a MAIORIA ABSOLUTA, não passa de modinhas. Iguais às outras.

    Saudações Corais

    1. Para mim os fracos públicos do futebol de Pernambuco se devem ao fato de o torcedor ter ficado mal acostumado com o Todos com a Nota a também às transmissões da TV fechada, que de fechada não tem mais nada pois em qualquer fiteiro passa jogo de futebol.

  10. Já venderam o Arruda? Já fizemos um contrato com a Arena?

    Ah não, o clube que se diz grande ( Só Nós Achamos), está recebendo doação de cestas básicas, para os funcionários que tem 5 meses de salários atrasados!!!!!

    Essa é para fechar o ano!

    1. Ou paga as dívidas com dinheiro de venda de patrimônio ou da casa da bixiga ou só andamos prá trás feito caranguejo, débito alto mais pouco dinheiro é a receita pra falência!

      1. O pior é que o clube não tem patrimônio, ou melhor, o que tem é fruto de uma doação de terreno da prefeitura que condiciona o uso do que for construído à pratica desportiva. Isso mesmo, quem comprar vai ter que ou ter um clube, ou uma arena ou ginásio etc… esqueçam vender por vender, pro estádio só resta arranjar um “sócio” que o reforme e explore em co-gestão por longos anos…

    1. É… isso foi citado por Alírio na reunião como um cuidado que precisam ter. Outro foi Capela que era muito caro. Outro cuidado citado foi trazer gente que nao conhece a realidade da região e nem as tradições do clube.

  11. Como que um time, que deve 5 meses de salário, vai contratar um Executivo de Futebol?

    Imagina a qualidade desse profissional!

    Esse Santa Cruz é uma piada!!!

    1. Isso não é para agora… Vocês estão numa má-vontade tremenda com tudo que é notícia que sai.

      Se vai continuar gente da casa, não presta.
      Se vai trazer gente de fora, é irresponsabilidade.

  12. É impressionante como o clube e a torcida, estão se mobilizando e fazendo várias campanhas!

    Alguém pode explicar?

    Porque pra mim, isso é síndrome de sofredor!

    O ano inteiro nem o clube e nem tão pouco a torcida, se mobilizaram, quando o momento era bom.

    Eu tô fora e já cancelei o título de sócio.

    1. É porque nem todo mundo quer ficar como você, apenas reclamando em redes sociais e inerte.

      Tem gente que ama o clube APESAR da fase, INDEPENDENTE de diretorias (que vão e vêm) e SE PREOCUPAM com o futuro.

      Se eu não cancelei meu título de sócio nem nas épocas do …ITO e depois do …INHO que quase decreta falência do clube, farei agora?

      Sugiro Manchester, City, Bayer, Barcelona ou Real Madrid para você torcer. Lá não tem tempo ruim nunca. O garoto que começar a torcer por um desses pode até reclamar de um ou dois anos sem títulos, mas não de problems financeiros.

      1. Fica tranquilo Coral!!!! Motivei o ano inteiro e chamei a torcida o tempo todo ( É só ver todos os meus comentários por todo ano), mas, tudo tem limite.

        E o Santa já teve momento financeiro bom? Torço a 39 anos e não me lembro?

        Se identifica aí querido!!!!!!!!!!

        Eu me chamo Gerailton da Silva Souza

        Minha revolta e indignação é legítima!

        Deus te abençoe!

  13. Parcial 4.185 ingressos vendidos até ontem.

    Quem puder, ajude.

    Quem não quiser ajudar, pelo menos não atrapalhe, ridicularize ou menospreze o esforço dos torcedores quem estão pensando no futuro do clube e preocupados com os funcionários administrativos.

  14. vejam so adriano que nao é tecnico em duas partidas 4 pontos
    doriva em 10 so uma viotria

    ADRIANO QUE NAO É TECNICO MAS TANBEN NAO É BURRO FEZ O QUE DORIVA DEVERIA TER FEITO QDO CHEGOU AQUI
    FECHAR A DEFESA PARAR DE LEVAR GOLEADA
    SO ELE RECUANDO DERLEY E LIBERANDO JOAO PAULO O TIME JA MELHOROU

    AGORA AON INVES DE TER VINDO DOR RIVA SE FOSSE O VELHO GIVA EU ACHO QUE HOJE ESTARIANOS COM 29 PONTOS

    1. Madson, vou repetir aqui pela quarta vez. Giva não viria. Giva não treina clube que está com salário atrasado. Ele já disse isso. Quer salário em dia para poder cobrar do elenco.

  15. Dois jogos sem Uiliam Correia e Alan Vieira e com Leó Moura no meio: Resultados: 1 E 1 V, 4 pontos, 02 gols de Leo Moura e apenas 01 gol sofrido…Avisamos e alertamos por aqui a Diretoria e a Doriva sobre esse aspecto dentro de campo, enquanto “as lapadas” se sucediam levando na média três gols por partida …Eles devem ter achado que era perseguição burra e emotiva de meia duzia de torcedores perseguidores…Ah! Se tivessem nos escutados…Talvez, ainda estávamos na luta pra não cair com chances reais e não milagrosas, com esse mesmo grupo de jogadores…Mas apostaram na mesmice dentro de campo, na recuperação de quem não tava rendendo, ou não tava nem aí mesmo para o que acontecia dentro de campo, trotando e olhando o jogo com a mão na cintura e pensando: “Tô com o salário atrasado mesmo!”… FOI ESSE TIPO DE POSTURA DENTRO DE CAMPO O DETERMINANTE PARA O NOSSO REBAIXAMENTO, E NÃO TODAS ESSAS OUTRAS CONJUNTURAS DO LADO DE FORA QUE DIZEM POR AÍ…FALTOU INTELIGÊNCIA, C%####ÔES DO TÉCNICO E DA DIRETORIA PRA BARRAR UNS E OUTROS… Preferiram ficar reféns dos próprios erros da que dar ouvidos a torcida…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *