Conversa

Despretensiosa, a conversa rolava solta. Adalberto nos contou uma história que na família dele, um primo namorou quase dez anos com uma moça. Faltando menos de um mês pro casório, a noiva desistiu do enlace. Sem apresentar nenhum motivo, ela não quis mais casar.

— o desmantelo foi grande, – disse Adalberto – minha tira foi até socorrida. Lasca é que com menos de seis meses ela tava casada com outro. Um cara que apareceu do nada.

— oxi, só pode ter sido gaia! – setenciou, Luizão.

— foi não. – Adalba retrucou.

O assunto rendeu um bocado. Uns a defender o noivo, outros a defender a noiva. Levantamos várias teses sobre gaia e não chegamos à conclusão nenhuma.

— Gaia é um negócio meio cultural – falou, Farol de Milha.

— Como assim, cultural? – perguntou Tadeu.

Alicate tomou a frente de Farol de Milha e explicou.

— Doido, tem lugar por aí que o cara tem não sei quantas mulheres. Outro dia eu ouvi dizer que nos índios, num tinha essa de casar não. As índias fodia com quem quisesse. É cultural, esse negócio de gaia.

— E as cachorras, ali é que é onda. A danada fica no cio, vem um e cheira, vem outro e lambe, vem um bocado de cachorro atrás dela, sarra, se esfrega, mas a miseravi só trepa com um. Eu acho isso, arretado! Imagina se a gente fosse assim – Luizão falou e deu uma gaitada.

A prosa tomou outro rumo. O reino animal. Não sei quem da turma veio com uma história que o carrapato da capivara transmite uma doença que pode matar seres humanos. Contei que já havia comido carne de capivara.

— Ainda bem que o carrapato é no couro, não é na carne – disse, Adalba.

— É proibido comer carne de capivara! Tadeu falou.

— Tu agora é do IBAMA, é? – Luizão perguntou.

E a turma começou a debater sobre a proibição de se comer carne de capivara. Uma bancada argumentou que é proibido caçar, mas comer a carne pode. A outra defendeu que se não pode caçar, não pode comer. O impasse rendeu um bocado. Outra rodada de cerveja.

A sabedoria de Luizão falou mais alto.

— Vocês tão tudo errado! E o IBAMA vai entrar na casa dos outros pra ver quem tá comendo carne de capivara?!

Pronto. A pauta mudou pra discussão sobres os motivos que fazem o IBAMA não conseguir atuar de forma eficaz.

“Os caras só querem comer bola”

“O IBAMA é pequeno para o tamanho do Brasil”

“O governo quer lá saber de porra de IBAMA, de bicho, nem de preservação”

Aí, Adalberto soltou a frase: O Governo não que saber do povo, imagine dos bichos!

Foi o gancho para se falar de política. Corrupção, a eleição de Olinda, a tal da PEC, a insegurança, essas coisas.

— Falando em política, eu só quero saber se esse Trampe vai lascar a gente, como tão dizendo por aí? – indagou, Alicate.

— Num lascando minha cerveja e o Santa Cruz, pode lascar o resto! – disse Tadeu.

Adalberto deu um gole na cerveja. Lubrificou as cordas vocais e mandou sua opinião econômica.

— Rapaz, o pau só quebra no mais fraco. Pode ser Trampe, Obama, qualquer um. Agora, tenho pra mim que essa eleição de lá pode prejudicar um cabra feito Keno, um Grafite… Esse Trampe não gosta de negro, nem de brasileiro e nem de imigrante. Vai ficar mais complicado jogador daqui ir jogar lá.

— Então, vai ser bom pro Santa Cruz, né? – perguntou, Alicate.

— É lógico! – Luizão afirmou.

Ficamos alguns minutos em silêncio e começamos a falar de futebol.

Author: Gerrá da Zabumba

Share This Post On

39 Comments

  1. kkkkkkkkkkkkkk

    O texto mais leve e divertido do ano, já li três vezes e mandei para meus amigos intelectuais kkkkkk “gaia é cultural” kkkkkkk. Eu lendo coisa séria, aí de repente aparece esse texto. Parabens Gerrá!

    Post a Reply
  2. Kkkkk pra aliviar

    Post a Reply
  3. – Ei cara! novidade é essa? de óculos agora?
    – Tô arretado aqui! Me enganaram!
    – Que houve?
    – Me disseram que com esses óculos eu ia ver tudo!
    – E num dá pra enxergar?
    – Dá sim! menos as gaias que a mulher me bota!!!

    Post a Reply
  4. Segundo seu empresário João Paulo tem multa rescisória de 3 milhões de euros o que dá mais de 10 milhões de reais. Agora, em se tratando de Santa Cruz e seus energúmenos do futebol, espero que essa grana entre mesmo pois não podemos perder o jogador por qualquer mixaria que o Botafogo ou outros clubes aproveitando-se da situação do Santa Cruz queiram pagar.

    Post a Reply
    • Pode esperar mixaria. Esse dinheiro só vem se for vendendo para o exterior (e ainda tem um imposto grande).

      Post a Reply
  5. Artigo metafórico da situação do Santa. Estamos como conversa de bebo, ninguém sabe pra onde vai.

    Post a Reply
  6. Alexandre. Multa de 3 milhões de Euros com o Santa envolvido para tirar proveito ? Duvido. João Paulo vai embora e o Santa, se receber alguma coisa, será alguns trocados.
    Desde quando essa diretoria fez algum contrato que prestasse ? Todas as vezes que eles se reúnem para deliberar ou assinar alguma coisa, vocês já sabem no que dá…

    Post a Reply
    • O contrato pode até ser bem feito, mas se o clube tá devendo 2 meses e com 3 o jogador entra na justiça… Para isso não acontecer, sempre acabam fazendo um “acordo”: o jogador abre mão do que devem a ele, o clube que vai contratar paga luvas pro jogador e pro empresário e a multa que era 3 milhoes de euros acaba sendo de 500mil reais.

      Sempre aquela velha historia na imprensa: “Liberamos o rapaz, para não atrapalhar a vida dele, que sempre foi muito correto conosco”.

      Historicamente o Santa sempre leva fumo em “negociações”. Até presidentes de Portos (de PE) e Corinthians-AL botam banca para o Santa.

      Post a Reply
    • É o câncer da falta de dinheiro que destrói tudo. Como disse o Coral, pode-se até fazer contratos bem amarrados, mas na hora da necessidade abre-se mão de tudo por qualquer merreca. O Santa Cruz tem passado por inúmeras decisões administrativas desastrosas. Mas todas elas resumem-se num só motivo: falta de dinheiro. E a exposição disso na mídia piora ainda mais a situação, porque qualquer jogador mequetrefe vai pensar duas vezes antes de vir para o Santa. Os que estão conversando para renovar deixaram bem claro que não receberam proposta. Caso tivessem recebido provavelmente sairiam. O caso de JP, por exemplo. Se o Botafogo chegar amanhã, co 500 mil, e ele abrir mão dos atrasados, o Presidente fecha, poi está desesperado por dinheiro.

      Post a Reply
  7. Com 6.003,00 (tá no site oficial) fica difícil fazer futebol.

    Para um clube fora dos cotistas da Globo e com um débito enorme fica impossível.

    Você pode ter o argumento que quiser para não apoiar, é verdade. Tem uma porção deles disponível, é só escolher o seu.

    O fato é que sem apoiar o clube, a torcida aceita o seu fim e depois não adiantará viver lamentando que um dia torceu para um time grande. O time terá acabado ou se reduzido a algo inexpressivo pela culpa dos gestores, mas também pela falta de apoio da torcida.

    6.003 me envergonha.

    Post a Reply
    • 6003 sócios, apenas.

      Post a Reply
  8. Tenho muitos anos de batente no Arruda. Tenho duas cadeiras mas não vou lá, pois gosto mesmo de arquibancadas.Já vi de tudo no Santa, épocas áureas, desastres gerenciais, aproveitadores, incompetentes, salvadores como FBC, mas não me lembro, em qualquer época, A TORCIDA ABANDONAR O CLUBE. Tinha Edinho como o pior presidente de toda a historia do Santa.Hoje, eu já não penso da mesma forma.Edinho cometeu todo tipo de asneiras e bobagens no clube. Tinha também uma situação financeira desastrosa, com clube pedindo esmola, como no caso do então patrocinador das camisas, de quinta categoria, que foi contratado apenas pela esmola que nos deu. FBC pegou o clube sem energia elétrica, legado de Edinho. Ressuscitou o Santa, e faça-se justiça, ALN continuou na luta, afastando o clube da cova aberta, há muito tempo. O que existia de comum entre todos que citei era a falta de dinheiro. Mas, o que existia em comum também, por sua vez, era que a torcida nunca abandonou o Santa. Pois eu lhes digo porque. Era que as doidices de Edinho, foram absorvidas pela torcida, pois sabiam todos das suas limitações. Fazia besteiras todo o dia. Mas que eu me lembre NÃO MENTIA descaradamente como o presidente atual. Então, a torcida sabendo que na sua gestão ou congestão, ele era inteiramente despreparado, tratou de procurar ajudar o clube para não fechar as portas. E o fez, como ninguém no Brasil faria. A diferença, que nos causou raiva, é que este atual, cujas intenções não discuto, tratou de MENTIR do começo até agora, PROMETER coisas inatingíveis, e agora, vendo o desastre letal que se avizinha, ainda leva com a barriga e subterfúgios parte da torcida que não entendeu ainda o nosso drama. Em outras palavras, ENGANA os incautos. Se a desculpa é dinheiro ou falta dele, faço uma pergunta aos colegas deste blog, muitos deles bem esclarecidos. APONTE quem souber, em qual gestão do Santa Cruz, em toda a sua existência, A TORCIDA ABANDONOU O CLUBE ? Essa é a única gestão da trajetória do Santa Cruz Futebol Clube, que a torcida abandou o clube.Sabem porquê, porque podemos conviver com tudo o que é ruim, incompetência, safadeza e aventureiros, mas não queremos servir de inocente úteis, SENDO SISTEMATICAMENTE ENGANADOS. Estamos sim, sendo traídos. E isso não podemos aceitar. Dai a explicação porque aqueles torcedores que têm a mínima noção do que está acontecendo, abandonaram o clube.

    Post a Reply
    • Concordo em partes com vc, Guilardo, mas não alivio para o …inho, não. Ele foi mal intencionado sim. Com dois meses de gestão já tinha excluído do clube todos que o apoiaram.

      Outra coisa (vtcn) que concordo em partes é sobre Alírio. Acho que ele foi muito mal na questão da gestão financeira contando com o ovo na galinha e dando declarações descabidas como “temos bala na agulha”, mas nunca um presidente chamou a torcida para uma conversa franca como ele está fazendo e nunca foi exposto todo o passivo que se tem.

      Sustento a minha opinião que até ALN, a sugeira era escondida debaixo do tapete. Agora com as obrigações do Profut não há o que esconder e a dívida silenciosa não pode crescer, tá na lei, ou não disputará competições.

      É um ponto de inflexão na história, que não permitirá mais presidentes amadores, sob pena do clube decretar falência irreversível.

      Tenho certeza que a próxima eleição do Santa Cruz terá pouquíssimos interessados.

      O que deve ser feito eu não sei, mas passa por se ter uma comissão de combate à crise e trazer de volta a torcida para junto do clube (ajudando lá dentro).

      Post a Reply
    • Toda vez q o clube sobe pra série A, a torcida abandona. Foi assim em 2000, 2001, 2006 e agora.
      A torcida prefere ficar na mixaria das séries inferiores ganhando de times sem torcida do que brigar contra os grandes e tentar galgar uma posição de destaque.
      Pra disputar a série A o clube tem q dispor de uma estrutura grande pra poder enfrentar clubes que tem rendimentos 10 vezes (ou mais) superiores ao nosso. Pra piorar, nossa estrutura física é inferior até de muitos clubes q disputam as séries B e C.
      Se a torcida ñ chega junto é praticamente impossível de nos sustentarmos na elite, e infelizmente desde q saímos da série D o público presente no Arruda só vem diminuindo. E ñ só o público presente, o número de sócios também só vem diminuindo, só teve um pequeno aumento ano passado com o efeito Grafite.
      Enquanto a torcida tiver pensamento pequeno e sempre se achar a coitadinha, sofrida, de poucas posses e etc, o clube tbm será reflexo desse pensamento e será eternamente um clube coitadinho e etc, e, portanto nunca conseguirá figurar entre os grandes pq ñ terá o patrocínio maior q é a sua torcida.

      Post a Reply
  9. Isso é simples:

    Nossa torcida é TCN ou Série C e D, que o ingresso é R$ 5,00 e não tem 19 rodadas em casa, como a Série A e B.

    Vou fazer um planejamento simples:

    Temos 19 jogos em casa.

    Vende 01 carnê com as 19 rodadas só para sócio, que custaria R$ 380,00 (Divide em 10 x no cartão), no total de 20 mil carnês ou seja 20 mil sócios, daria R$ 7.600,000 só de bilheteria garantida, e ainda teria o anel superior para o povão.

    Sabemos que aqui no Blog, tem representante da Diretoria, levem essa idéia, e já virem o ano vendendo os carnês.

    Será que é tão difícil?

    Post a Reply
    • Muito boa sugestão Gerailton.

      Post a Reply
    • Excelente ideia Gerailton!

      Post a Reply
    • Eu já tinha pensado em algo assim. Não vejo outra saída para 2017 que não seja a antecipação de jogos para os sócios.

      Post a Reply
    • Eu já tinha dado essa sugestão q acho maravilhosa.
      Ainda complemento com a seguinte:
      Não delimitar setor do estádio para sócio.
      O estádio deve ter a seguinte configuração:
      -Arquibancada central setor leste;
      -Arquibancada central setor oeste;
      -Arquibancada traseira Canal;
      -Arquibancada traseira Moças;
      -Arquibancada superior.
      -Cadeiras;
      -Camarotes.

      O sócio tem direito a comprar meia-entrada em qlq um desses setores, daí ele ñ fica limitado a um só setor do estádio.

      Outra coisa, afim de atender ao público de menor poder aquisitivo, o ingresso para arquibancada superior será 5 apostas na Timemania do dia do jogo ou dia anterior com a marcação do Santa Cruz como time do coração. Desta forma garantimos um preço barato de R$ 10 pelo ingresso, garantimos uma boa qtde de apostas para o Santa se manter entre os 20 primeiros da loteria e ter direito à parcela maior de quitação das dívidas, e, quem sabe podemos tornar algum torcedor num milionário se ele acertar os números sorteados.

      Post a Reply
  10. E só para registrar:

    O Atlético-GO foi campeão com a cota de 5 milhões, contra o Vasco que teve 100 milhões.

    Post a Reply
    • É um exemplo a ser seguido. Falta criatividade, acima de tudo, no Santa Cruz.

      Post a Reply
  11. Para quem não sabe no próximo dia 20 terá início, em Alagoas, a Copa do Nordeste sub-20. Eis os jogos e os grupos.

    Primeira rodada – 20 de novembro

    Grupo A – Rei Pelé, em Maceió
    CRB x Fortaleza
    Imperatriz x Vitória

    Grupo B – Neson Peixoto Feijó, Maceió
    Bahia x Botafogo PB
    Salgueiro x Estanciano

    Grupo C – Gerson Amaral, em Coruripe
    Coruripe x América-MA
    Ceará x ABC

    Grupo D – Olival Elias, em Boca da Mata
    Vitória da Conquista x Confiança
    Campinense x Santa Cruz

    Grupo E – Coaracy da Mata, em Arapiraca
    Flamengo PI x Sport
    Juazeirense BA x América-RN

    Post a Reply
  12. Ontem eu fui com o Leozinho dar uns frexeiros na piscina do Santa e, depois de tomar umas, fiquei lá, deitado de cara pro sol, olhando para o nosso ainda majestoso estádio.
    Daí me deu um flashback dos tempos das quintas santas, quando a gente se reunia para conversar sobre como sair do atoleiro da série D, pois eu ficava olhando direto para o Mundão lá, daquele mesmo jeito que estava ontem, só que envolvido pelas brumas da noite.
    Eram os tempos da gestão FBC.
    Rapaz, vou te contar um negócio, estou vendo um bocado de gente metendo o pau e tudo bem, cada um tem a sua opinião. Mas eu mesmo aqui não vou nunca deixar de apoiar e dar graças aos céus por ter tido esta sequência de presidentes desde lá.
    Erraram? Eu também errei um bocado de lá para cá com um bocado de gente e um bocado de coisas, assim também como acertei um bom tanto.
    Pois é, a vida para mim é isto mesmo, feita de erros e acertos e o fato é que, de repente, fiquei super feliz ao me lembrar de que passamos o ano na série A e que no próximo teremos tantas competições que não serão em nada parecidas com a Copa de Pernambuco…
    Efeito da bebida? Talvez. O certo é que hoje, passado todo o embriagamento, tenho mais ainda a convicção de que estou ao lado, com meu voto nas próximas eleições, dessa nova turma que desembarcou no Arruda desde Fernando Bezerra Coelho.
    É o que penso.

    Post a Reply
    • Concordo. O que não podemos é retroceder.

      Post a Reply
  13. Lendo novamente alguns comentários insanos ou com surtos me deparo com fatos querendo pasmem….pasmem de Edinho….vixeeeeeee falando que o mesmo não mentia….com relação ao nosso presidente alirio……sinceramente…..vou retornar ao meu feriadão…..pq ler uma insanidade desta e melhor ficar de porre…tem pessoas que defecam pela boca e maos

    Post a Reply
  14. Flamengo ficou com o técnico interino, Botafogo também e o Sport tá aí.

    Eu ficaria com o Adriano, para o PE e o NE.

    Pagava pra ver!

    Post a Reply
    • Na atual situação isto está mais é para uma necessidade, do que para um modismo ou qualquer outra solução ponderada.
      E os números, por enquanto, estão aí não é?
      A recuada de Derley foi o ovo de Colombo que, ao que me parece, está nos dando estes últimos resultados.
      Ao final de tudo eu quero é que ele dê certo mesmo, assim como tudo que diz respeito ao SCFC.
      Vamos vendo.

      Post a Reply
  15. Ouvindo a entrevista de grafa realmente era o que sempre pensei: Um bom jogador e um excelente caráter

    Mas vao aparecer aqui comentários insanos comentando que o mesmo vai querer se aposentar no santa ganhando muito e ser diretor para se aproveitar….o que o santa precisa agora é ur em busca de um treinador e um gerente como esta planejando pois i tempo esta ficando curto para que possamos disputar fortemente o pernambucano,copa do ne,serie b….

    Post a Reply
  16. voce ve todo mundo dizia que derley tava jogando errado e de quebra prejudicando joao paulo
    passou mais de onze jogos e essa b…. de doriva insistia em transformar derley em neymar
    por isso tanben fomos prejudicados com esses professores idiotas que acham que entenden de futebol
    outra coisa foi lkeo moura desde que chegou ele pediu pra jogar no meio mas so colocava o cara de latera, de zagueiro e ate de centro avante
    com 3 jogos de doriva vc ja via que ia da m…. mas insistiram como sempre
    e depois dpois ja se sabe o que acontece , rebaixamento, cotas, cestas basicas ……

    Post a Reply
  17. Ceará tem acerto verbal com Ricardinho e Moisés, ex-Vila Nova http://fi1.com.br/qqR8Zg
    se eu fosse o santa cruz entrava na briga por ricardinho mesmo vindo de contusao para
    o lugar de joao paulo que deve esta de saida para o botafogo

    Lesão obriga saída do meia Ricardinho, ex-Ceará, de time árabe …
    diariodonordeste.verdesmares.com.br/…/lesao-obriga-saida-do-meia-ricardinho-ex-ce…
    2 de ago de 2016 – A diretoria do clube árabe Al-Ettifaq FC rescindiu o contrato com o meia Ricardinho (ex-Ceará) depois que ele sofreu lesão no joelho.

    Post a Reply
  18. temos que abrir o olho se nao vamos fica com o resto como sempre

    Post a Reply
  19. QTO MAIS APANHADO, MAIS PRETO, BRANCO E ENCARNADO!

    Tô cheio dos paus, começando a ressuscitar AGORA depois daquelas duas derrotas VERGONHOSAS pra aquelas desgraças serenas dos quinto dos infernos, respectivamente no 1º e 2º turnos do Nacional, q fizeram nos “embicar” de vez e fico pasmo com essa alegria de ver as barbies se phuderem AO INVÉS daquela desgraça do Baêa q, além de ser tb remanescente do c13, ganhou 40 milhões do EI (q nos ofereceram 3 milhões de migalhas!) e têm uma folha de 5 milhões/mês (ainda maior q a da coisa)!
    PQP, ñ dá pra entender!

    Sinceramente, tem muito nego aqui sofrendo da SÍNDROME DE ESTOCOLMO pois, um Santacruzense que se preze JAMAIS irá torcer por essa porra do Baêa q, paralelamente À LEF, nos colocou, DEFINITIVAMENTE, nos porões do futebol brasileiro depois de toda aquela MUTRETAGEM dos 5 X 0, em 1981.

    Vou dormir q ganho mais, pra assistir a Seleção jogar + tarde e a SeleSanta amanhã.

    SaudaSanta.

    Post a Reply
  20. E, OUTRA COISA (VTNC), QUEM QUISER Q SEJA ROMÂNTICO:

    os MUTRETEIROS FC (leia-se Baêa) tão COMPRANDO tudo! Anularam um gol legítimo das barbies, qdo ainda estava 0X0, contra o CRB. Contra o Avaí, os 2 primeiros gols do puto do Marquinhos Catarina – q alegou ter sujado seu curriculum por ter jogado no Santa Cruz – foram ilegais: a falta ñ existiu no 1º gol e, o pênalti muito menos, no segundo. Ñ vi o terceiro gol: quem assistiu diz q foi impedido. Esses resultados só ajudam um Clube: o Baêa!

    Outra coisa (VTNC): danaram-se a fazer gols aos 200 minutos do 2º tempo. Este último empate então contra a Luverdense, praticamente tirou do páreo o macho time do Londrina.

    E depois eu é q tenho nóia com essas pestes! Só q ñ nasci ontem.

    Ñ vou me alongar aqui novamente à respeito dos MUTRETEIROS FC.

    SaudaSanta

    Post a Reply
    • Caro amigo Arnildo, acho que nessa questão barbie x acarajé, prevalesce a norma pragmática de querer um adversário mais pobre na B de 2017 em vez do endinheirado. A barbie também não viria “bombada” no NE no nosso grupo, além de deixar o Acarajé como concorrente da coisa ruim na provável A 2017.

      … pragmatismo, apenas isso.

      Post a Reply
    • Rapaz, sobre quem vai vai subir quero mais é q se foda. Eu ñ queria q o Santa caísse.
      Sobre as mutretas todos nós sabemos q há, principalmente pra quem está sob a tutela do C13 q ainda existe, só mudou a denominação.

      Post a Reply
  21. Nós agora temos que nos preparar para o campeonato pernambucano e a melhor forma é indo amanhã para o Arruda apoiar o Mais Querido. O Santa Cruz precisa do nosso apoio Família Tricolor. Vamos ao Arruda apoiar o Tricolor mais querido do nordeste brasileiro

    Post a Reply
  22. Nós somos uma das torcidas da série A que mais deixou a desejar. Temos uma das menores média de público. Precisamos melhorar, precisamos apoiar o Mais Querido, por isso vamos ao Arruda, vamos apoiar o Santa Cruz nesse domingo contra o Grêmio. O Santa precisa do nosso apoio. Com o nosso apoio ficaremos mais forte para o campeonato pernambucano.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *