Confraternização

Desta vez, ao invés de marcarem num boteco, a confraternização foi no apartamento de Assis.

No ano passado, fizeram em um bar. Deram o azar de encontrarem uma confraternização de uns almofadinhas alvirrubros. Na mesa deles, havia uns oito ou nove barbianos. O mais escuro tinha a pele branco gelo e o cabelo repartido de lado.

Celso, já com o carburador meio encharcado e sem controle do volume do som, disse: “setenta por cento da torcida do timbu tá naquela mesa”.

Um dos brancos rebateu: “tricolor só tem dinheiro pra tomar skol”.

Celso quis pegar ar, mas a turma segurou a onda.

“Tu vai dar atenção a esses atabacados, é? Deixa pra lá…”. – Ivan falou.

Por uns instantes, o clima acalmou. Mas à proporção que o consumo de combustível ía aumentando, qualquer gargalhada soava como provocação, qualquer “tomar no cu” era falta de respeito do adversário.

A bronca foi quando Celso, voltando do banheiro, resolveu entrar no campo deles. Foi até a mesa adversária e desejou um feliz ano novo. “Galera, na boa, eu queria desejar um ano novo cheio de paz, saúde e felicidades pra vocês…”.

“Claro, rapaz! Tudo de bom, pra vocês também! Somos da paz”, retribuiu um galego.

Celsinho completou: “… e que vocês continuem sem título e comemorando o hexa!”.

A confusão foi grande. Não fossem os seguranças do estabelecimento, tinha havido uma guerra.

Depois desse fato, ficou decidido que a confraternização de 2016 seria na casa de alguém. No sorteio, saiu o apartamento de Assis. Assis Mosca Morta.

Compraram um barril de chope e mandaram fazer uma feijoada. Cada um levou um brebote. Amendoim, castanha, salgadinhos, essas coisas.

Vez por outra, a turma fazia o seguinte ritual: uma rodada de caldinho e uma lapada de aguardente.

Josué já ía no décimo ou nono copo de chope, com a voz meio embolada ele: “se num amigo secreto, por exemplo, eu tirasse Allan Vieira, eu dava uma flanela a ele, pra ele deixar de jogar bola e ir tomar conta de carro”.

Tacinho perguntou: “e se tu tirasse Márcio Araújo?”

“Eu dava uma enxada a ele”.

A risadagem foi grande.

Na retrospectiva do ano, algumas recordações. Nomes como Mazinho, Chimbinha, Vágner, além de Allan Vieira e Mário Sérgio, foram escolhidos por unanimidade para serem titulares do time de perronhas de 2016. Para treinador, houve empate técnico entre Milton Meme e Deriva.

Quem soltou a maior perua foi Naldinho. “Tudo indica que vamos contratar Luis Fabiano”. Quase leva um babau.

Lembraram a viagem para Campina Grande. “Eu não esqueço daquela gostosinha chorando de alegria. Nunca mais vi aquele filé em jogo do Santa. Sou doido pra encontrar ela de novo”.

Até hoje, Josué se lembra daquela garota no jogo da decisão da Copa do Nordeste.

Ele só não recorda mesmo, como foi que chegou em casa depois da confraternização. O limite da lembrança é a hora em que fizeram um brinde e alguém disse que o chope havia acabado. Sabe que a bebedeira continuou, mas não sabe como terminou.

Josué acordou com marteladas na cabeça. Teimou em não abrir os olhos. “Puta que pariu, que ressaca do caralho!”.

Virou de lado e pegou no sono de novo. Sonhou com o Santa Cruz campeão em 2017.

29 respostas para “Confraternização”

  1. AO MEUS QUERIDOS COMPATRIOTAS CORAIS, OU SIMPLESMENTE “SANTACRUZENSES” DE CORAÇÃO DESEJO UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO E FULGURANTE 2017 (ANO NOVO).

    Sabemos que no dia em que nos TRANSFORMARMOS numa verdadeira REPÚBLICA DEMOCRÁTICA E INDEPENDENTE, haverá UMA COMOÇÃO NACIONAL, porque dali por diante não seremos mais COITADINHOS, onde o nosso desejo expresso pela ampla maioria será LEI para SER CUMPRIDA NA ÍNTEGRA, não como hoje, em que somos todos, o POVÃO, o TORCEDOR DAS GERAIS E DAS ARQUIBANCADAS, OS SÓCIOS E NÃO SÓCIOS, OS ADMIRADORES E SIMPATIZANTES, todos indistintamente serão os VERDADEIROS REPRESENTANTES DO NOSSO DESTINO.

    RESPOSTAS E SOLUÇÕES NESTE MUNDO EXISTEM PARA TUDO, mas no nosso querido SANTA, quase sempre é objeto de desejo e sonho, posto que, as FORÇAS OCULTAS ou o LEF, sempre está lá para tentar implantar o CAOS. Não fosse o nosso FERVOR, a nossa FÉ, e o lado bom da FÊNIX, e obnestidamente a presença de DEUS, em nosso horizonte, jamais teriamos chegado ao CENTENÁRIO, e as conquistas abençoadas e sofridas que temos.

    ALGUM DIA, SEREMOS COMO CLUBE UMA FORÇA QUASE INEXPUGNÁVEL, COM TÍTULOS NACIONAIS DE VULTO E CONQUISTAS INTERNACIONAIS (SULA E LIBERTADORES), ALÉM DE VIR A PARTICIPAR DE TORNEIOS E CERTAMES ESTRANGEIROS. Quem sabe o THE GUARDIAN ainda não NOTICIARÁ em Wimbledom stadium, uma partida valendo por um torneio mundial entre o SANTA e o Manchester United.

    Ainda podemos SONHAR com dias melhores, mas NÃO PODEMOS descuidar com o momento presente, visto que a DIRETORIA ATUAL, ainda é muito amadora, ressalvando que conquistas, possam ser atribuídas a fatores EXTRAS, ou beneplácitos do Divino. A aparente luta ou melhor, disposição de alguns diretores, não é SUFICIENTE para determinar que somos suficientemente PROFISSIONAIS na GESTÃO, estamos a ANOS LUZ deste contexto TÉCNICO CIENTÍFICO. A administração é ALGO SÉRIO e bastante técnica como indispensável.Não adianta fazer empréstimos pessoais extemporaneos, que possam resolver a FALTA DE PLANEJAMENTO, e dos princípios que regem a forma de gerir algum empreendimento.

    Agora mesmo, constatasse que a competência da GESTÃO está sendo posta em risco, NÃO SOMENTE PELA REESTRUTURAÇÃO que é CONDITIO SINE QUA NON para a SOBREVIVÊNCIA, mas como questão básica para mudança de perfil e FORMA DE BUSCAR o APOIO DECISIVO E INQUESTIONÁVEL DO SEU VERDADEIRO PATROCINADOR, QUE É A INIGUALÁVEL TORCIDA SANTACRUZENSE.

    A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO.

    “JESUS é a alegria dos homens.”

    QUE O NOSSO IDOLATRADO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE SEJA ETERNO E SE RENOVE PARA MELHOR O QUANTO ANTES.

  2. Do meu ponto de vista, nós perdemos o melhor goleiro da história do Santa Cruz desde que acompanho.
    Não quero discutir perfeição pois isso só pertence aos deuses. Mas quando a gente compara o desempenho em campo entre TC e JC não resta dúvidas que TC sobra, e nós saímos perdendo com essa “troca” com a Barbie. Em todo caso seja bem vindo JC e boa sorte!

    Mas eu quero chamar a atenção para o seguinte fato: futebol é grupo, e nós em 2016 embora o segundo semestre tenha sido um fracasso, tivemos um grupo de respeito, de homens, que embora com as infinidades de problemas do clube não deixou de honrar nossas cores. Agora estamos trazendo JC e segundo informações, correndo atrás de Eli Carlos. Ambos, como já demonstrado na Barbie são lideranças negativas, criando situações por conta de salários atrasados. Pergunto: A diretoria está levando em conta a possibilidade real de atrasos de salários em 2017 e o que essas lideranças no grupo poderão afetar o rendimento? espero que essa possibilidade esteja sendo avaliada e estou alertando com antecedência pra depois não aparecer ninguém dizendo que não foi avisado.

    1. Realmente, perdemos um dos maiores goleiros da história, e sem qualquer esforço da direção para convencê-lo a ficar. A diretoria deixou sair tratando-o como tantos outros que nada deram ao clube. Dá a impressão que foi algo previamente acertado entre ele e o clube para sair por um período e depois voltar.
      Quanto às contratações, não esperemos dessa direção critérios.
      Aproveitando o ensejo, desejo a todos um feliz 2017, cheio saúde e paz.

      1. Rogério, nõa dá para falar de uma coisa (vtnc) da qual não temos conhecimento. Como vc pode afirmar que não houve esforço do clube para manter TC1? não sabemos como foram as conversas esse ano e também não sabemos como foram as conversas para renovar ano passado, e no anterior, etc e as negociações de gratificações e as promessas não cumpridas, e o montante dos atrasados…

        Resumindo, não tem como saber o nível de desgaste que já estava a situação. O fato é que a grande maioria dos jogadores saem do Santa elogiando Alírio e Tininho e a forma aberta como tratam as negociações.

        Pode ter acontecido de TC1 estar querendo experimentar algo diferente, só isso. Quem sabe para não ter mais insegurança financeira.

        Sabemos que não fosse a questão financeira a maioria dos jogadores optariam em continuar. Isso é notório pelas declarações deles.
        abraço.

  3. Trecho da Coralnet:

    “Decepção. Este é o sentimento que fica com relação ao número de sócios adimplentes no Santa Cruz, neste final de 2016. Atualmente, o clube conta com apenas 6.003 contribuintes, segundo o site oficial, mas a meta para este ano, com o programa “Sou Santa Cruz de Corpo e Alma”, era de 20 mil. Em agosto, o Santa chegou a atingir 11 mil associados, mas despencou após a pífia campanha na Série A, que culminou no rebaixamento para a Segunda Divisão.”

    Nessa pisada, e considerando os pífios públicos da série “A” (lá com suas razões, pela decepcionante campanha, e pior que isso, pelo descalabro da gestão do clube), estamos deixando de ser a “torcida mais apaixonada do Brasil” para nos tornarmos “a torcida mais decepcionante”.

    Em tempo, estou entre os 6.003 que restam, e em dia. Mas isto não reduz minha decepção com a direção coral. Tinha muita esperança de uma mudança com Alírio, mas vejo que me enganei.

  4. Sem ser transparente, nem ouvir a torcida, não se vai atrair sócios fiéis. Quando os resultados acontecerem, o número aumenta, mas voltará a cair com campanhas mequetrefes, que tendem a ser mais frequentes, exatamente, pela falta de transparência e de democracia…

    1. Arnildo,

      temos que ter uma visão bem clara da atuação situação do clube:
      1- o primeiro ponto é que independente dos bloqueios que aconteceram, a receita do Santa em 2016 foi insuficiente para pagar as despesas. Isso aconteceu por uma completa falta de gestão profissional que fizesse um planejamento e execução bem feito das finanças.

      2- Os bloqueios não são a causa dos atrasos de salários e a fornecedores, eles agravam a situação que já vinha ficando caótica pelo que falei acima.

      3- Já venho alertando aqui em comentários que a situação do clube é muito difícil, chamando a atenção do conselho e inclusive temendo até por sua inviabilidade em 2017. Mas parece que o nosso Presidente não quer cair na real e em todas as entrevistas ele é só otimismo, como se ser otimista em algum momento os problemas desaparecerão.

      4- O atual quadro financeiro poderá se agravar se não conseguirmos formar um time que dê liga de imediato, caso contrário a vaca poderá ir para o brejo mais rapidamente. E estou muito apreensivo, faltam pouco mais de uma semana para reapresentação e não temos um time.

  5. O advogado tô Santa disse que há mais de 200 processos trabalhistas contra o Santa, algunscom mais de 30 anos, e que se transformam sem apelação em execução, e ocluir tem que se virar. Planejamento financeiro nesse caos é impossível. A quanto montarão esses débitos? E os outros débitos fiscais?
    Se o Santa não se transformar numa empresa, que possa usar o recurso judicial de redução das dívidas e renegociarão é uma questão fedias, mais ou menos, para se transformar numa Portuguesa: inviável.

  6. COM TODOS OS PROBLEMAS JUDICIAIS, DE MAIS DE 30 ANOS, E AQUI AINDA APARECEM “POSTS” FALANDO DE MÁ ADMINISTRAÇÃO, FALANDO QUE A DIREÇÃO É HIPÓCRITA, ETC, ETC, ETC…

    COMO SE PODE ADMINISTRAR SEM DINHEIRO, E DEVENDO, COM PROCESSOS, QUE CAEM NO COLO DE UMA HORA PARA OUTRA?

    SERIA A MESMA SITUAÇÃO DE UM TRABALHADOR, QUE QUANDO VAI RECEBER SEU SALÁRIO, COM AS CONTAS NA MÃO, DESCOBRE QUE HOUVE BLOQUEIO DO SALÁRIO, DEVIDO A DÍVIDA COM BANCO, OU SEJA, FICA NO NEGATIVO, DEVENDO E SEM TER O QUE NEM COMER…

    AÍ ACHA POUCO, FAZ EMPRESTIMOS, PARA SUPERAR ESTE MÊS, E NOS OUTROS?

    POIS BEM, CRITICAR É MUITO FÁCIL, AGORA, TER A SOLUÇÃO É MUITO DIFÍCIL!

    ENTÃO, A TORCIDA, TEM QUE CHEGAR JUNTO… SEI QUE TORCEDOR É PURA EMOÇÃO, MAS, ATUALMENTE, NOSSO QUADRO DE SÓCIOS, BAIXOU E MUITO… AI MAIS UMA VEZ PERGUNTO: COMO UM CLUBE SEM JOGAR, DEVENDO, COM RENDAS BLOQUEADAS, PODE SE REERGUER….

    SOUBE QUE NO DIA DE ONTEM, ALGUMAS COTAS FORAM DESBLOQUEADAS, E ESTA SEMANA, ALIRIO E CIA LTDA, PAGARÁ FUNCIONÁRIOS E JOGADORES…

    VAMOS LÁ, DEIXAR DE CRITICAR E BUSCAR SOLUÇÕES PARA AJUDAR NOSSO CLUBE, NAO ESTOU FALANDO DE GESTÃO ATUAL, E SIM, DO ETERNO AMOR, INCONDICIONAL, SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE!

    1. É isso aí Wlad. Concordo 100%.

      Tem como responsabilizar as administrações anteriores? cobrar delas? NÃO. Então, meu amigo, é rezar para continuar aparecendo gestões que arrumem minimamente o caos, como fez FBC e está fazendo Alírio. E a torcida, é saber diferenciar administrar caos, com administrar bonança, e apoiar quem tá dando a cara a tapa para baterem e segurando esse abacaxi de milhões.

      O resto é ficar de olho para a turma da bandalheira nem pensar em voltar algum dia, porque alguém acha que a situação melhorando a banda podre não vai querer voltar? eu aposto que sim.

  7. PREZADOS – BOM DIA

    Eis, um pequena relação de jogadores que estamos em negociação:

    ELI CARLOS;

    BADY;

    WALLACE PERNAMBUCANO;

    KEIRRISSON

    Na minha humilde opinião, exceto WALLACE PERNAMBUCANO, que não me lembro, apenas uma partida contra nós na copa do ne, os outros, são bons jogadores…

  8. Caso o Santa Cruz consiga renovar com Victor, Leo Moura, Dany Moraes, Bruno Moraes. com estas contratações(caso confirmadas).

    Teria o elenco para o primeiro semestre:

    Goleiros: Julio Cesar e Miller
    Zagueiros: Bruno Silva, Walter Guimaraes, Dany Moraes
    Laterais: Roberto, Tiago Costa, Victor e Leo Moura
    Volantes: Wellington Cesar, Eli Carlos, Marcilio
    Meias: Marcilio, Bady, Wallace Pernambucano,Leo Moura
    Atacantes: Keirrison, Bruno Moraes

    Time: Julio Cesar, Leo Moura (Victor), Bruno Silva, Dany Moraes, Roberto; Wellington Cesar, Eli Carlos, Bady, Leo Moura (Marcilio), Keirrinson, Bruno Moraes (Wallace)

  9. Pessoal, a perda das peças mais importantes não foi por acaso. Eram os mais caros do elenco.

    Th.Cardoso: além de caro para uma série B, o Santa deve ter feito acordo por conta dos atrasados (tipo deve 4 meses mais o décimo e libera sem ônus pagando 2 ou 3). Se livra de parte da dívida e se livra de pagar um salário alto em 2017.

    Grafite: mesma situação de TC.

    JP: situação igual, só que com recebimento de multa, por se tratar de um atleta mais novo que os citados.

    Keno: impossível segurar, não era nosso e estava muito assediado.

    Léo Moura: situação igual à de TC e Graffa, mas com salário menor (qdo contratado estava em baixa). Por isso o clube ainda parece tentar ficar com ele (espero que não seja enrolação pra enganar besta). Só que para ficar o cara quer receber os atrasados, claro, diferente dos outros que estavam de saída.

    Neris: ouvi interesse do FLuminense. Confirmei com o próprio jogador pelo face, mas apenas sondagens. Não sei como anda de mercado pelo desastre que foi nossa zaga no Brasileiro.

    Sobre o medo dos ex-barbianos serem paneleiros por conta de atraso de salário, não vejo como defeito. Defeito pra mim é o clube atrasar.

    Saudações Corais

  10. Em tese começaremos a temporada em 4 de janeiro. Como até agora só contratamos 2 jogadores, dificilmente chegaremos em Chã Grande com um mínimo de elenco. Só vai sobrar para o Santa o rebutalho, que aceitará vir para não receber, pq é esse o quadro financeiro do Santa. Não tem um pau prá dar no gato. Que triteza

  11. O grande problema que eu vejo para o Santa Cruz próximo ano é essa crise de confiança e de $$ que acometeu o nosso principal patrocinador(a TORCIDA!)

    Daqui a pouco vou fazer minha fezinha para a mega da virada e EVIDENTE adquirir umas TIMEMANIA!

  12. APESAR DE ALGUNS AQUI ESTAREM RELEMBRANDO 20111, TEMOS UMA ENORME DIFERENÇA:

    O PRESIDENTE É OUTRO;

    ENTRAREMOS PARA DISPUTAR O TRI CAMPEONATO DE PE;

    ENTRAREMOS PARA DISPUTAR O BI CAMPEONATO DA COPA DO NE;

    PESSOAL, VAMOS APOIAR A GESTÃO ATUAL…..

    SE ASSOCIANDO, ATUALIZANDO MENSALIDES…

    E ESPERANDO O PRÓXIMO JOGO, INGRESSOS A 5 REAIS!

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

    E APENAS UM recadinho para TIAGO CARDOSO, QUE FOI EMBORA, CONTANDO QUE A BARBIE ESTA BEM $$$$$$$

    “http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/times/nautico/noticia/2016/12/em-adeus-bergson-fala-de-atrasos-no-nautico-diretoria-rebate-mimado.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *