Eles se borram de medo da gente

O título do último texto foi: “O clássico dos reservas”. Num dos parágrafos, Zeca escreveu, assim:  O Santinha vai enfrentar o Do Recife nesse domingo na Ilha da Fantasia e dos Festejos. Eutrópio já disse que vai entrar com o time reserva. Até Jacsson vai entrar no lugar de nosso paredão, Júlio César. Do Recife também virá com um time reserva ou misto.

Mas a turma da Abdias sacaneou com o filósofo. Deram uma de morto e entraram com o time titular.

Enquanto uns se alopraram em dizer que íamos levar uma goleada, que isso e que aquilo, confesso que pensei diferente e achei bom o Do Recife jogar com o time principal. Assinaram e reconheceram firma que se borram de medo de nos enfrentar.

Pra minha alegria, algumas boas estreias. Pra minha surpresa, nosso banco não é a desgraça que muitos afirmavam.

Só sei que o dia de hoje foi de tiração de onda. Acordei, revi o golaço de Pereira, comi uma besteira, vesti meu manto sagrado e fui para academia. Mal cheguei e o manobrista foi logo dizendo:

— Tá alegre, né mestre? Conseguiu empatar…

— Pois é…, no próximo jogo a gente vai entrar com o Sub-20 e com dois jogadores a menos pra ver se vocês conseguem ganhar.

Ele ficou amoado.

Entrei e comecei a fazer minha física. Ao lado da bicicleta ergométrica dois sujeitos conversavam.  Um era de cabelo já grisalho, meio buchudo e com o rosto avermelhado. O outro era alto, magro e com um jeitão de metrossexual. Tenho pra mim que me viram vestido com a camisa do Santa Cruz e já foram inventando desculpas.

— Rapaz, vou te dizer. Eles tiveram  muita sorte. Foi muito gol perdido. Se a gente fizesse a metade, tinha goleado! – falou o buchudo.

— Se a gente tivesse mais um pouquinho de sorte, tinha vencido. – completou o metrossexual.

“Se a mãe de vocês tivesse uma carreira de peito, uma era uma porca e a outra era uma cachorra”, eu pensei.

No trabalho, encontro Ivonaldo, o cara da xerox. Tá gozando com a cara de um rapaz da limpeza.

— Ei, tu soubesse? O Campinense pediu emprestado o juvenil do Santa Cruz pro jogo de quinta-feira.

A turma caiu na gargalhada.

Aí, Ivonaldo me pegou pra conversar. Fazia tempo que eu não via ele tão animado.

— Dotô, vou lhe dizer! Eu achava que só tinha perronha no banco da gente. Tá, o lateral direito joga, viu!

E assim foi passando o dia. A cada segundo uma piada, um meme, uma greia.

Mas quarta-feira já tem decisão. É o jogo da ida contra o Itabaiana de Sergipe. Hoje a tarde me mandaram um zap informando sobre uma Van que estará saindo aqui de Recife na quarta de manhã. Estou atrás de um atestado médico pra ver se consigo ir.

Author: Gerrá da Zabumba

Share This Post On

25 Comments

  1. Comecei tirar onda desde ontem e é porque nem assisti o jogo, tinha uns compromissos e só soube do resultado depois.

    Hoje fui “obrigado” a ouvir cada desculpa, a que mais me chamou atenção foi que o time deles titular foi chamado as pressas para jogar o clássico, que nem concentraram e que André tinha jogado bêbado, dei uma risada e mandei ele consultar todos os sites esportivos locais e ver com os próprios olhos que Daniel Paulista com medo dos reservas do Santa tinha levado todo mundo para concentração, o que não adiantou muita coisa, afinal a falta que Pereira bateu derrubou dois, Magrão e Daniel Paulista.

    Burro-negro, porque tu treme?

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

    Post a Reply
  2. Só quero ver se com a atuação dos reservas ontem, o doente do Everton santos volta para o time…

    Post a Reply
  3. Eli Carlos e Leo Cista, dois bichados. Doentes de novo!

    Post a Reply
  4. Bom dia Nação Coral.

    Quando você dá uma resposta feito Gerrá disse que deu, o cara se f… mesmo.

    A torcida Santacruzense tá arriando pq empataram com nossos reservas. Aí os adoradores de mastro com arrogância vem dizer que estamos comemorando empate como se fosse Copa do Mundo.

    Peguei o trecho do post que sintetiza isso:

    “— Tá alegre, né mestre? Conseguiu empatar…” – querendo humilhar dizendo que comemoramos empate.
    “— Pois é…, no próximo jogo a gente vai entrar com o Sub-20 e com dois jogadores a menos pra ver se vocês conseguem ganhar.” Botou pra f… Gerrá
    “Ele ficou amoado.” – Deve ter ficado.

    Sobre o time, podemos que dizer que há alguns valores que tem o mesmo nível (alguns talvez até melhor) do que os ditos titulares.

    Mas não vamos ficar contentes. Jogamos mal (de novo). Se o atacante deles fosse um DM9 nós teríamos apanhado.

    Enfim, bola pra frente.

    De bom vi Pereira podendo ser nosso meia. Vi que falta pró-Santa é meio gol com ele e Anderson Salles.

    Amanhã o jogo mais importante do ano até agora.

    Saudações Corais

    Post a Reply
  5. Pegando reboque na crônica de Gerrá, todos nós estamos satisfeitos e radiantes, pois com um time reserva empatamos com a Coisa. Tirante nossos defeitos, o placar merece comemoração e gozação sim. Valeu mais do que uma vitória contra qualquer time. Eu pelo menos penso assim. Agora, passado o clima de euforia e prazer que tomou conta de todos nós, deparamo-nos com a triste realidade. De novo jogamos muito mal, sem meio campo, sem jogadas ensaiadas, sem alternativas táticas e sem qualidade de passes. Vocês perguntarão, mas foi o time reserva. Eu lhes respondo sem qualquer dúvida: esse time reserva é igual ao titular. Pode jogar um ou outro a falta de qualidade é a mesma. Será que nós na disputa da série B iremos ter tanta sorte, que ora nos bafeja, impedindo homéricas derrotas? Defender-se em todas as partidas, durante o jogo todo, tomar bolas na trave, dar chutões, não saber sair jogando e, vez por outra, fazer um gol de bola parada, é confiar demasiadamente na sorte. Será que vamos jogar 38 vezes e ter a mesma sorte com equipes muito mais qualificadas ( o Sport não vale porquê se trata de clássico) ? . É normal jogar mal todos os jogos que disputou, levar sufoco do começo ao fim, e atacar, duas ou três vezes a cada partida ? Se após 14 jogos no ano, nessa mesma toada, acharmos isso normal, será necessário consultarmos um psiquiatra. Repito aqui, pois vejo a coisa por outro ângulo, sem ser tomado apenas pela paixão. Se não tomarmos medidas urgentes , relativamente a montagem de um time que preste, não vamos chegar muito longe não. A bola pune , como diz Murici. Só não enxerga quem não quer.

    Post a Reply
    • guilardo, acho que não é questão de não enxergar, pelo contrário, todos, até a diretoria de futebol tá vendo o mesmo que você e qualquer outro aqui do blog (ter trazido Pereira é uma prova disso). Acho que o que acontece é que a diretoria tá tentando fazer o que pode para trazer meia criativo que resolva a questão da bola não chegar ao ataque, dentro da realidade financeira do Santa Cruz e ainda tendo que ter sobra pra pagar o passivo do ano passado.
      As cotas do brasileiro só entram quando campeonato começar e o campeonato paulista (pagam melhor que série B) ainda está em andamento para trazer jogador de lá. A realidade é essa, infelizmente, e ainda bem que os resultados estão vindo, apesar do apresentado.

      É ver quem se aproveita e dar uma remodelada no que precisar ser feito.

      P.S. Como exemplo, vi num blog que o Santa Cruz não trouxe Léo Lima porque não topou pagar um salário de R$ 65 mil. Talvez com um contrato do meio para o final do ano isso seja possível, mas aí vc já vê que vai ter que ser um time barato, mas que renda e nada melhor que o PE e NE para avaliar quem pode jogar a Série B que é o mais importante.

      Uma sugestão minha é que olhem também para o futebol do N/NE, que existem outros Pitbulls por aí doidos para ter uma chance no Santa Cruz! (cadê o Manteiga que tava no Central?)

      Saudações corais

      Post a Reply
    • Guilardo Pedrosa,

      Penso muito parecido. Preocupa-me o Santa não ter feito ainda um bom jogo este ano e, como você diz, contado com a sorte, e acrescento, com a qualidade da bola parada que tem aliviado a barra do mau futebol. Sorte não dura para sempre.

      É inegável que a formação do atual elenco superou as expectativas, levando em conta os problemas financeiros vividos pelo clube e agravados com a sucessão de erros em todos os setores: administrativo, financeiro, marketing e futebol cometidos em 2016. Porém, a falta de qualidade ainda é grande, ainda nem temos um time completo ao nível da série B e necessitamos com urgência de qualificar o banco. Aí vai minha crítica à direção de futebol, parece que a lição do ano passado não foi totalmente absorvida; contratamos esse ano, se não me engano, 18 jogadores e qualquer pessoa com a razão à frente do coração sabe, com boa vontade podemos dizer que desses, 8 são acertos, um aproveitamento muito baixo para que tem pouco dinheiro. A base não é aproveitada e pela minha conta teríamos ainda que trazer no mínimo seis jogadores em boa condição de disputar o brasileiro.

      Vamos torcer para avançarmos nessa Copa NE a fim de aliviar um pouco financeiro, para amortizar o passivo do ano passado, e rezar, para em caso de título, essa diretoria não pensar que estamos prontos para um campeonato longo e de pontos corridos.

      Post a Reply
  6. A DIRETORIA ATE AGORA, ESTA TRABALHANDO PARA QUEM SABE, AINDA, AINDA, ANUNCIAR UM MEIA ATACANTE OU UM ATACANTE, ACONTECE, ACONTECE, QUE COMO JA FOI CITADO, SÃO NUMERÁRIOS, $$$, GRANA, BUFUNFA…

    O MEIA ARGENTINO, QUE É DE BOA QUALIDADE, ESTA IMPERRANDO NO SALARIO, E, COMO SEMPRE, JA COMEÇARAM CRITICAS, CHAMANDO-O DE BIXADO, POR PARTE DA IMPRENSA…

    COM RELAÇÃO AO ATACANTE, QUE ESTA NO CORINTHIANS, O JOGADOR, QUER VIR, ESTILO PITIBUL, MAS, O CLUBE NAO ESTA QUERENDO LIBERAR….

    MAS, VAMOS ORAR, REZAR, PARA QUE CONSIGAMOS, AINDA HOJE, QUE ACHO DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL, PARA QUE POSSAMOS QUALIFICAR NOSSO ELENCO!

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

    #AMOOSANTACRUZEVOUAOJOGO

    Post a Reply
  7. Gerrá,

    Realmente empate com sabor de vitória …

    E satisfeito com o nível de debate em nosso Blog. Importante analisar cada crítica, elogio e sugestão, dada oor cada um de nós que de alguma forma faz parte desse da vida do Clube que amamos.

    O que me incomoda, é a insistência do Eutrópio em manter David e Everton Santos como titulares. De toda forma torço para que ambos possam com toda oportunidade que estão sendo dadas, que eles possam apresentar um melhor futebol, principalmente nessas partidas decisivas, onde os erros podem nos custar caro.

    VIVA SANTINHA !!!

    #auauau

    Post a Reply
  8. Ficou um pouco truculento a organização do meu comentário acima, espero que tenham entendido.

    Post a Reply
  9. Pena que não conseguimos trazer um meia…estamos com falta de qualidade,volante também…mas vamos ver como vai ficar.

    Post a Reply
  10. Com esse time, desgraça dos infernos para alguns, nos classificamos em primeiro lugar no “Grupo da Morte” da Copa do Nordeste e estamos classificados para o quadrangular do Pernambucano com duas rodadas de antecedência.Temos ainda muito que melhorar e só devemos fazer o que couber no orçamento. Preocupa-me a preocupação de alguns com a sorte do time da Série B, visto que para uns vamos enfrentar “equipes muito mais qualificadas”. Por acaso vamos enfrentar Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio? Vamos com calma gente. Continuaremos cobrando mas devemos olhar sempre a situação financeira do Clube e não criticar por criticar. Um detalhe: após um grande período sem cobradores de falta eis que agora temos no elenco jogadores com esse diferencial. Bola parada não é sorte, é competência de quem treina muito.

    Post a Reply
  11. É um suplício ver esse time jogar.

    Post a Reply
  12. O cara substituiu 3 e o time ficou uma lástima.

    Post a Reply
  13. Acabou o suplício.

    Post a Reply
  14. Espero estar errado, mas não vamos além dessa fase. Hoje vivemos de um gol de falta e das limitações do Itabaiana, que dominou mas não finaliza. Nossa transição não existe, e sem ela só faremos gold em faltas.

    Post a Reply
  15. Os críticos de plantão não dormem nunca! Se não presta…se é e está uma lástima para que assiste?
    Alguém conhece alguma vitória do mais querido que não seja com sangue suor e lágrimas?
    Quero ganhar assim …com um golzinho besta….feio né?
    Sabadao tem arrudao
    #amoodantacruzevouaojogo

    Post a Reply
  16. Jogamos mal uma vez…esse andre muito mal…mas vamos apoiar

    Post a Reply
  17. Wlad,

    Ninguém está criticando a vitória. Valeu e muito e parabenizamos o esforço de todos. E, claro, ninguém vai deixar de assistir aos jogos do Santa devido a lástima tática!

    A crítica, construtiva tem que ser analisada e respeitada, da mesma forma que seu otimismo. E o receio de muitos, é que a maneira que estamos jogando, possa servir e dá certo, para o sistema de mata-mata, porém para um torneio longo, de pontos corridos, é de um grande risco!

    Até compreendo, que fora de casa, tenhamos que adotar uma postura mais cautelosa, mas, as dificuldades em jogar está sendo sentida dentro do Arruda.

    E além do futebol sofrível, temos que acompanhar a insistência com David e Everton Santos no time de frente e a entrada de Barbio, que infelizmente não acrescenta nada na dinâmica de jogo pro Santa.

    Vou continuar apoiando, indo aos jogos, contribuindo como sócio, se possível viajando, porém confesso, que precisamos mudar o sistema de jogo para tentarmos, ao menos, não levar tanto sufoco, e ser mais ‘agressivos’ no ataque.

    Se eu estiver errado, que me perdoem!

    VIVA SANTINHA !!!

    #auauau

    Post a Reply
  18. Bela vitória.
    Futebol esplendoroso.

    Já estamos nas finais, pois com a qualidade dos nossos meias/volantes e com a ousadia do nosso técnico, que joga encurralando o adversário, nem baianas nem c@chorra de peruca vão parar o belo futebol apresentado.

    Um primeiro tempo primoroso com vários chutes a gol e domínio de bola de quase 70% do tempo.
    Já o segundo tempo foi perfeito. Não vi as baianas levarem perigo algum ao Santa Cruz e podíamos ter ampliado o placar umas quatro ou cinco vezes.

    O JOGO

    Júlio César – NOTA 5 – PORQUE TRABALHOU POUCO;
    Vítor – NOTA 5 – PORQUE É VELHINHO;
    Anderson Salles – NOTA 5 – PORQUE QUEM TEM QUE FAZER GOL É ATACANTE E NÃO ZAGUEIRO;
    Bruno Silva – NOTA 5 – PORQUE TÁ OCUPANDO A VAGA DE JAIME;
    Tiago Costa – NOTA 5 PORQUE NÃO FEZ A BARBA;
    Thomás – NOTA 5 PORQUE EUTRÓPIO NÃO GOSTA DELE;
    Halef Pitbull – NOTA 5 PORQUE ELE JÁ SE ARREPENDEU DE TER VINDO PRO SANTA E NÃO CONSEGUIR JOGAR;
    André Luís – NOTA 5 PORQUE É DA BASE;
    Pereira – NOTA 5 PORQUE JOGOU POUCO TEMPO;

    Federico Gino – toques de bola perfeitos – saída pro jogo excepcional – nota 10
    David – um gigante folego impressionante – nota 8
    Éverton Santos – um primor de atleta – toques desconcertantes – nota 9
    Wellington – bola de ouro – nota 10
    Barbio – difícil dizer quem é mais belo… ele ou o seu futebol – nota 10

    Eutrópio – seleção brasileira – tirem Tite de lá urgentemente e levem eutrópio – sistema tático impressionante. A equipe não dá um chutão para o ataque, sabe sair pro jogo e evoluir entre as linhas de defesa, meio e ataque. Ele não é retranqueiro e nunca joga com vários volantes ao mesmo tempo. NOTA 10

    Post a Reply
  19. Tudo bem, ganhamos…mas havia necessidade de colocar Wellington César aos 15 minutos, e também não entendo como: David, Everton Santos, são titulares, e Barbio, até agora não demonstrou para que veio.

    Post a Reply
  20. Colegas. O maior dos otimistas deste mundo deve estar com vergonha desse time do Santa. Ainda bem que estamos chegando quase à unanimidade. Eu tinha dito antes, o comentarista disse ontem e os colegas estão dizendo agora, que é impossível este time jogar assim durante 38 partidas na série “B” . É suicídio e vamos pagar essa conta. Esse técnico é ruim, retranqueiro e o time não dá liga. Insisto à exaustão. Ainda é tempo de resolver a bronca. Mandar o “treineiro” andar, botar pra fora um oito e contratar 6 jogadores de verdade. Ou fazemos isso ou vamos cair. Não adianta ficar aqui nos enganando. Esse time não presta e o tempo não para. Depois Inês é morta e será muito tarde. Lembrem-se de Milton Mendes , aquele doido que enganou a diretoria e ficou 19 rodadas. Quando tiraram o louco o time já tinha caído. Estamos no mesmo caminho. O Santa é o pior time dos 20 da série B . O quadro é muito nítido e só não enxerga quem está com problema visual. O time é Muito, Muito, muito ruim mesmo.

    Post a Reply
  21. Assisti o jogo. Espero estar errado, mas vamos passar dessa fase e dificilmente conseguiremos algo a mais. O time apenas se defende, não tem transição de bola e vive de gols de bola parada, coisa, aliás, que não tínhamos há muitos anos. Enfim, é um suplício verdum jogo como ontem: sitiados por um clube arrumadinho mas de baixa capacidade técnica. Eutropio é melhor retranqueiro que Zé Teodoro. Para o limitadíssimo time que temos, talvez esteja certo em armar a retranca.

    Post a Reply
  22. O lado positivo desse início de temporada foi que nunca vi o Santa Cruz convertendo tantos gols de falta e melhor ainda com mais de um cobrador, isso hoje em dia é mais que fundamental.

    Quanto ao jogo realmente esse esquema zeteodoriano de bunda na parede o tempo todo em alguns casos é importante mas em outras situações vai ser um grande tiro no pé!

    Sobre as críticas no David eu também ocncordo pois ao meu ver uma das grandes deficiências da transição da defesa e ataque passa pela(falta) de qualidade dele.

    Agora sobre o Everton Santos que também está mal, deixo a ergunta, quem no setor ofensivo no banco tá se apresentando menos ruim que ele?

    E parece que o prazo de contratação pra essas 2 competições já se encerraram vamos ter que nos virar com o que tem aí.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *