Habemus técnico!

Meus amigos tricolores, realmente não dá para ter certeza absoluta se Adriano Teixeira será nosso treinador em definitivo nessa séribê. Mas, diante da crise e de nossas reais possibilidades, acredito que seja prudente dar mais oportunidades à prata da casa. Como o próprio frisou: “Sou um funcionário do Santa Cruz!”. Em psicologia organizacional isso se chama pertencimento.
O jogo de ontem contra o Ceará teve dois tempos bem diferentes. Ao final do primeiro tempo, não duvido que todo tricolor coral estava desejando estrangular de Alírio ao roupeiro do clube. Foi terrível. Um show de horrores.
Contudo, a água virou vinho no segundo tempo. Ninguém esperava mudanças tão salutares para nosso futebol. Enquanto Roberto levava bolas nas costas (desculpem esse trocadilho infame, mas verdadeiro) e a ala esquerda se constituía num verdadeiro corredor para o ataque adversário (Adriano tem que consertar isso logo), nosso meio de campo começou a se organizar e nosso ataque, finalmente, foi o destaque.
O velho Giba não esperava tanta determinação e empenho. Nininho mostrou muita garra. Jaime ficou na mediania. Elicarlos continua na sua montanha russa particular. Primão – e isso é realmente inacreditável – decidiu jogar bola. Léo Lima superou as expectativas e coroou sua atuação com um golaço. André Luís, como sempre, tem se saído muito bem: tribla, cria, se movimenta e faz a diferença. Novamente um gol a partir de uma pintura sua.
Mas não podemos esquecer as lições do passado. No início da Série A, escrevi aqui que os salários estavam começando a atrasar e que isso iria afetar nosso desempenho. Alguns me chamaram de doido e sem assunto. Infelizmente, deu no que deu. Estamos, agora, com dois meses de atraso. A responsabilidade da Diretoria é imensa. Essa séribê não mete medo, já disse isso. Mas se começarmos a boicotarmos a nós mesmos, o negócio ficará difícil.
Nem vou discutir, aqui e agora, transparência, escolhas, gestão centrada etc. Já discutimos isso demais e sabemos no que dá: dirigentes surdos e preocupados com suas visões pessoais, muitas vezes se esquecendo de ouvir sua torcida e dos interesses maiores do clube. Mas tenhamos esperança: vamos torcer por Adriano Teixeira – uma prática comum em diversos clubes com transição de treinador – e apostar que os salários não irão desfigurar o trabalho do Santinha. Jogador é profissional e não torcedor.
Com essa vitória, não é possível que o Arruda não tenha, ao menos, um número maior de torcedores contra o Internacional. Tem promoção de ingresso. Claro que não estamos em nenhum mar de rosas – ninguém aqui é idiota – mas creio que está na hora de pensarmos positivo, cobrar com lucidez, manter o pensamento crítico e comparecer ao campo.
A média de público da séribê em 2016 – na média dos clubes mandantes – variaram de 17000 pagantes para o Bahia a 1000 do Bragantino, tendo 4500 do Vila Nova no meio da tabela. Ou seja, uma variação enorme. E isso computado apenas a média do mandante. Jogando fora, o desastre se instala. O problema do torcedor se afastar do gramado é universal. Quando se pensa nos estaduais, o negócio complica.
Desanimar? Jamais. Vamos tomar cerveja, comer espetinho e cachorro-quente, debater com os amigos, gritar como loucos e ganhar do Inter. Estamos no G-4. Juntar mais uma vitória depende, como sempre, de um monte de fatores. E a presença do torcedor é uma das motivações fundamentais.

34 respostas para “Habemus técnico!”

  1. Algumas observações:

    Bruno Paulo e André ( no gol de Léo Lima André chutou e a bola sobrou) precisam tocar mais a bola.

    Primão precisa ser titular como volante junto com Eli Carlos, pelo menos até ter outra opção.

    Roberto precisa melhorar o posicionamento nos cruzamentos do adversário no lado dele. E apoiar na boa.

    Nininho precisa de um tratamento para melhorar a condição física.

    1. Imagino que o grande problema de Nininho é raquitismo, quem sabe decorrência de sub-nutrição na infância e puberdade. Como tantos outras promessas no futebol, precisam de um tratamento para superar problemas trazidos do berço. Lembram que Rivaldo caia o tempo todo nos tempos do Santa? Foi curado com tratamento dentário, certamente complementado por um tratamento de parasitas e suplementação alimentar. Lembro que Zico foi transformado em atleta com suplemento alimentar e fortificação muscular?
      Claro, não vamos transformá-lo num super atleta, mas com tratamento para as deficiências físicas podemos ajudar em muito a superar as deficiências.

  2. Amigos , chegou a hora da cooperação !! A diretoria ficou de pagar o elenco na quinta feira , e a promoção se encerra na quinta(5 reais superior) quem puder .. vamos comprar mais e doar , vou pras csdekras mais tou indo hj para adquiriri 20 da sulerior e distribuir , vamks todks .. chegou o momento da arrancad , quem n for é rubro negro !!!

  3. O volante do nautico rodrigo silva está saindo da catita. Seria uma excelente aquisiçao pro santa. Ele ao lado de derley daria uma dupla de volantes rápída e com bom passe. se fosse escolher entre ele ou derley, ja que ainda não contratou, sou mais rodrigo.

  4. É O SEGUINTE UM TECNICO ATE NAO PODE DA CERTO EA GENTE ENTENDE mas depois de ele fazer o que dever ser feito o plantel nao é ruim mas eutropio nao escalava e nao tentava mudar nada adriano pode da certo ou nao mas que tente nao fique esperando fazer um gol pra empatar e depois ficar dentro da barra
    é isso que queremos que jogue bola e use os caras certo

  5. Zeca,

    Amanhã estarei lá em Abílio a sua espera !!!

    Vamos aguardar as próximas rodadas para que nós e a Diretoria sinta firmeza em Adriano como treinador.

    Estamos ainda na fase de Reconstrução (desde a saída da Série D), tivemos nesse intervalo gestpres regulares que fizeram algumas melhorias em nosso cenário e Alírio cuidou de estudar melhor nossas finanças e assim se ‘descobriu’ os verdadeiros valores do que devemos na esfera trabalhista. Se chegou ao tamanho de nossa dívida, que é alta e pode ser equacionada e negociada. O que impede as vezes é a falta de arrecadação para cumprir com essas negociações e sobrar recursos para manter o Clube e o salários de funcionários e jogadores.

    Ricardo uma vez falou em algo que tem que ser levada em conta:

    “só vamos nos restruturar se nos mantermos alguns anos na Série A” … Não tem muita mágica, não é necessário ‘fundir’ a instituição Santa Cruz, ou cairmos no desespero de ter nosso amado Santa extinto. Não acredito nisso (opinião minha). Temos exemplos de clubes sem muita torcida que se tornaram emergentes em terras tupiniquins. Estão aí todo ano disputando a elite do Brasileiro recebendo os mimos financeiros que é de direito e que nos faz uma falta danada.

    As próximas gestões tem que dá continuidade em tudo que tem dado certo até hoje e acima de tudo profissionalizar os departamentos e buscar soluções para captação de recursos, principalmente quando o Arruda se encontrar sem a presença de sua imensa Torcida, que também deve fazer parte dessa reconstrução.

    Vamos acreditar!

    VIVA SANTINHA !!!

  6. QUEM FOR NO ARRUDA VAI VER:
    É impossível comprar um ingresso só.
    Parece que dá uma coceira da porr@ e você quer comprar mais.
    Vi muita gente com a mão cheia e não era cambista é gente dizendo que iria doar as entradas.

    Eu comprei os meus, de sócio, e mais 20 ingressos – vou doar também.

    Se cada um comprar ao menos 4 ingressos (vinte mirréis não vai nem volta), vamos esgotar as bilheterias ligeirinho ligeirinho.

    1. Eu aconselho comprar mais ingressos para quem tiver condições financeiras pra isso, mas não doe a ninguém, deixe o cara comprar também.

      1. Oi Flávio, entendo seu pensamento – evitar o vício – todavia, pela quantidade de pessoas que vi no Arruda, comprando ingressos da arquibancada superior como forma de ajuda, acredito que esgotaremos as entradas para aquele setor e, então, a doação teria espaço, pois não haveria mais ingressos a serem negociados.

        Vamos encher o Arruda!
        Saudações Tricolores.

  7. Uma curiosidade: O G4 tem 3 times que acabaram de subir da série C: Juventude, Guarani e Vila Nova.

    Cavalos paraguaios ou vão incomodar? Pelo sim, pelo não, existem 2 fortes candidatos que estão chegando: Inter e Goiás. Então, temos que mirar esses de cima como nosso reais adversários para subir!!

  8. COM RELAÇÃO AO NARRADOR IMBECL ROBERTO QUEIROZ, ACABEI DE ENVIAR AGORA MESMO PARA O PROGRAMA DE EDNALDO SANTOS, O SEGUINTE:

    QUERO DEIXAR MEU REPUDIO A NARRAÇÃO DE ROBERTO QUEIROZ ONTEM NO TERCEIRO GOL D SANTA ONDE O MESMO FALA QUE “ESSSE GOL FOI PARA BOTAR SORRISO NA DENTADURA TRICOLOR”….. POIS É SOMOS DE TORCIDA HUMILDE, TIME DO POVO, O POVO QUE SUSTENTA ESTE PAÍS! MAS EXIGIMOS RESPEITO!

    NO MAIS, JA FALEI ANTES, E VOU CITAR NOVAMENTE:

    VOU AO JOGO E VC?
    #AMOOSANTACRUZEVOUAOJOGO
    #AMOOSANTACRUZENAOORESULTADO

    1. COM RELAÇÃO AO NARRADOR IMBECL ROBERTO QUEIROZ, ACABEI DE ENVIAR AGORA MESMO PARA O PROGRAMA DE EDNALDO SANTOS, O SEGUINTE:

      QUERO DEIXAR MEU REPUDIO A NARRAÇÃO DE ROBERTO QUEIROZ ONTEM NO TERCEIRO GOL D SANTA ONDE O MESMO FALA QUE “ESSSE GOL FOI PARA BOTAR SORRISO NA DENTADURA TRICOLOR”….. POIS É SOMOS DE TORCIDA HUMILDE, TIME DO POVO, O POVO QUE SUSTENTA ESTE PAÍS! MAS EXIGIMOS RESPEITO!

      NO MAIS, JA FALEI ANTES, E VOU CITAR NOVAMENTE:

      VOU AO JOGO E VC?
      #AMOOSANTACRUZEVOUAOJOGO
      #AMOOSANTACRUZENAOORESULTADO

  9. Adriano pode ter algumas vantagens. É da casa, e por isso sabe exatamente as limitações do Santa em termos financeiros e de estrutura; Não tem jogadores queridinhos e que ele trouxe, pode decidir sem se sentir obrigado a escalar “a” ou “b” (leia-se David e Everton, por exemplo). Ainda ontem “mudou” uma substituição que ia fazendo, não colocando Barbio; foi jogador de futebol e conhece a raça; se não der certo, não vai custar uma nota dispensá-lo e à comissão técnica que trouxe; mostrou, nas vezes em que dirigiu o Santa, que acompanha o time e faz mudanças; sabe que o caminho para se tornar técnico passa por acertar mais do que errar.
    Acredito, também, que por acompanhar o clube há tempos, sabe exatamente quem não tem condições de estar no elenco, casos de: Parra, Vallés, Sheik, Jayme e outros tantos. Penso que o Santa precisa, depois de completar as contratações de reforços (que até aqui estão dando boa impressão), dispensar essa penca de jogadores que nada acrescentam, ficando com um elenco enxuto e capaz de entrar.
    Quanto a nós, torcedores, cabe chegar junto, aportando na medida da capacidade (mas com algum sacrifício) $$$$. E a diretoria, tentar acertar.

  10. COM RELAÇÃO AO NARRADOR IMBECL ROBERTO QUEIROZ, ACABEI DE ENVIAR AGORA MESMO PARA O PROGRAMA DE EDNALDO SANTOS, O SEGUINTE:

    QUERO DEIXAR MEU REPUDIO A NARRAÇÃO DE ROBERTO QUEIROZ ONTEM NO TERCEIRO GOL D SANTA ONDE O MESMO FALA QUE “ESSSE GOL FOI PARA BOTAR SORRISO NA DENTADURA TRICOLOR”….. POIS É SOMOS DE TORCIDA HUMILDE, TIME DO POVO, O POVO QUE SUSTENTA ESTE PAÍS! MAS EXIGIMOS RESPEITO!

    NO MAIS, JA FALEI ANTES, E VOU CITAR NOVAMENTE:

    VOU AO JOGO E VC?
    #AMOOSANTACRUZEVOUAOJOGO
    #AMOOSANTACRUZENAOORESULTADO

  11. Tricolor Revoltado, é uma boa ação a de comprar muitos ingressos e distribuir, apesar de entender o que Flávio disse, sobre “não viciar os outros”.

    Vou comprar o meu pela internet​. Já será uma boa contribuição.

    Sobre Roberto, que alguns criticaram no posto passado, ele é bom no apoio mais fraco na marcação. É um ala.

    Pra isso, a cobertura do volantes tem que funcionar, e ele tem que “subir apenas na boa”.

    Como eu disse em grupos de whatsapp, se Léo Lima quiser, tiver a fim, é titular absoluto.

    Eu acho que pelas nossas peças, o sistema ideal deveria ser aquele de Martelotti de 2012, o 4-5-1, com 3 meias.

    Mas eu iria com 4 meias que poderia marcar e armar ao mesmo tempo.

    JC ou Jacson

    Nininho (ou Gino)
    Bruno Silva*
    Anderson Sales*
    Roberto

    Elicarlos
    Gino (até Derley jogar)
    Léo Lima
    Bruno Paulo
    André Luis

    Ricardo Bueno

    * A atuação boa no 2° tempo mostra que os atuais zagueiros titulares não tem lugar cativo. Ninguém deve ter, mas os zagueiros principalmente.

    Nesse esquema Ricardo Bueno vai ter tudo pra brigar por artilharia.

    Saudações Corais

  12. O que esperar de um radialista do Sistema JC de Comunicação.
    Lembram do “perfil” do assassino colocado no JC?
    O Sistema JC de Comunicação é todo voltado para o time do mangue.
    O que a torcida deveria fazer é simplesmente boicotar a transmissão da Rádio Jornal.
    Estou fora de Recife, infelizmente, e ouvi o jogo pela internet pela Transamérica com narração do Romualdo Marques. A vibração dele nos gols do Santinha me lembraram o Haroldo Costa naquele jogo contra o São Caetano.
    A torcida tem que boicotar essa rádio. Um profissional que trabalha numa empresa de comunicação de massa e que opera por concessão pública, tem que ter o mínimo de respeito pelo seu público. Se ele é torcedor do clube do boi ou qualquer outro, que vá narrar o jogo do seu clube.
    O Santa Cruz é uma instituição privada, o acesso as suas dependências e a transmissão dos seus jogos dependem de autorização. Que eu saiba as rádios não pagam ao Clube para realizarem as transmissões dos jogos. Mas em contra partida, recebem dinheiro de patrocinadores e anunciantes para fazer isso. Então, se querem continuar com seu trabalho…respeitem o Clube e sua torcida.

  13. Sábado é dia de se consolidar no G-4. Além do mais, uma vitória sobre o Internacional vai estimular a torcida, porque mesmo não tendo engrenado ainda, o Inter é o Inter, grande favorito e com uma folha absurda de 7 milhões de reais. Estamos com sorte, porque estão fora do jogo: D´alessandro, Fabinho e Potker. Vamos lotar o Arruda, incentivar até o fim. Se tiver de vaiar, só depois do apito final.
    Sobre o time, na minha opinião acho que os reforços melhoraram muito a qualidade do meio pra frente. Léo Lima, Bruno Paulo, Ricardo Bueno e Augusto deram outra cara ofensiva ao time. Assisti a vários jogos e afirmo que, embora não tenhamos um grande time, é um dos melhores, pois o nível da série B está baixíssimo. Temos time pra subir, Agora vai depender de salário em dia.
    Mas deixo aqui um questionamento: vale a pena subir com a atual estrutura?

    1. É bom continuar tendo por meta prioritária se manter em busca do G4 da B, com isso não caímos e quem sabe chegamos lá.
      Se subir, tem que fazer uma estratégia de não se endividar na série A.
      O ano passado não fizemos nem uma coisa, nem outra. Caímos e nos endividamos, ou seja, o pior dos mundos. Embora seja difícil, tem que melhorar um pouco o time do acesso, mantendo salários que possam ser pagos e com clausula de produtividade. Salário básico mais um adicional para manutenção na série A.
      Pagar religiosamente o básico e depositar em conta vinculada o adicional de produtividade, que só será sacado no final da competição, confirmando-se a manutenção na série A.
      É preciso considerar que para atletas que acreditam em si mesmo e precisam de uma boa vitrine, a oferta pode interessar. No mínimo afasta os sangue-suga.
      Como tem sido dito aqui por outros, se tivéssemos usado parte da receita do ano passado para o CT, e ficado no limite do pagável, teríamos, mesmo caindo, dois ganhos: o CT e não aumentaríamos a dívida.
      É possível? Não sei, mas tem que se tentar algo diferente.

  14. SALÁRIOS EM DIA

    Se o time do Santa Cruz crescer com consistência isso vai incomodar os interesses da REDE GLOBO, entenda-se Goiás e PRINCIPALMENTE INTERNACIONAL. Na última rodada, sem precisar ser um especialista de mídia, era fácil perceber o circo armado pela Rede Globo, com seu canal pago SPORTV, onde contratarão FALCÃO como comentarista. O internacional ficou fora do G4 por causa da vitória do Santa Cruz.

    Se o Santa Cruz continuar atrasando salários a GLOBO-CBF vai retira pontos e isso lá na frente pode fazer diferença e contribuir para evitar o acesso do Santa Cruz a série A. Não é possível que os que dirigem o Santa Cruz sejam tão ingênuos que não percebam isso.

    Já retiraram pontos do Santa Cruz por causa de salários atrasados no campeonato brasileiro de 2016, em 2017. Mas isso não fez diferença, pois o time foi rebaixado.

    PORTANTO ATENÇÃO

    A CBF pode retirar pontos do SANTA CRUZ POR SALÁRIOS ATRASADOS NESTE CAMPEONATO DE 2017 E EVITAR O ACESSO A SÉRIE A.

  15. Não quero criar polêmica, mas não vejo nada de mais no que o Roberto Queiroz falou, afinal de contas dentadura é o conjunto dos dentes nos homens ou animais, independente de ser prótese ou de ser natural.
    Se os coisentos nos ver reclamando dessas besteiras ai é que eles irão tirar onda conosco.

    VIVA O SANTINHA!!!

  16. O que tá pegando no Alírio são as mentiras, afinal, alguém acredita que numa quinta de feriado os salários serão pagos?

    Costuma se gabar que é advogado com ampla experiência jurídica, bla bla bla

    Mas e as certidões negativas e o patrocínio da caixa que praticamente todos os clubes da série A e B possuem, até o Náufrago, menos nós? Vejam quantas vezes ele prometeu:

    http://globoesporte.globo.com/pe/blogs/especial-blog/arquibancada/post/presidente-diz-que-santa-cruz-vive-numa-idade-medieval-e-revela-dividas-do-clube.html

    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=25419

    http://blogs.ne10.uol.com.br/torcedor/2017/03/10/presidente-alirio-moraes-atua-pessoalmente-para-conseguir-patrocinio-da-caixa/

    http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/times/santa-cruz/noticia/no-santa-cruz-alirio-moraes-promete-anuncio-de-novo-patrocinador-em-maio.ghtml

    Pessoal, sinceramente, sei que a diretoria vai pagar um mês até sábado, mas não tolero mais essa enrolação do Alírio, desculpe o desabafo, mas não acredito em nada do que ele diz. Pra mim, perdeu a credibilidade. Sabemos que a situação sempre foi difícil, mas não pode ficar mentindo pra todo mundo. E quem acredita que ele coloca dinheiro do bolso? Pra mim tudo balela…

  17. Não quero ser engenheiro de obra pronta, mas no final da série A do ano passado o aproveitamento de Adriano como treinador foi muito bom. Com aquele percentual nós não TERÍAMOS CAÍDO.

    É uma pena que essa imprensa escrota não diga isso.

    1. Se a questão salarial for sanada subiremos, de novo.

      Como diz o WLAD, façamos nossa parte e o resto vem. Somos Santa Cruz. Vai thomas e Bruno Paulo vem.

  18. O Santa Cruz não tem time para permanecer na série B. Contratem pelo menos três reforços para a gente não descer para a série C. Vamos apoiar o Mais Querido Galera Tricolor. O Tricolor precisa do nosso apoio. Lembrem-se que reforço é aquele jogador que vem para ser titular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *