Ah! É Givanildo!

Não consegui ir ao jogo. Definitivamente, aquela Arena não foi feita pra mim. É sempre complicado viajar para aquele lugar.

Tentei combinar com Gileno de irmos juntos, não deu certo. Falei com Claudemir, deu errado. Mas não poderia deixar de assistir ao jogo, afinal, era a estreia de Givanildo. O nosso Givamito.

Então, resolvi ir para o bar. Por via das dúvidas, para não dar azar, falei com Marconi e fomos para o Bar Real. Ali, nunca vimos o Santa Cruz perder um jogo. Entre cervejas e tira-gostos, vimos a alegria dos garçons e, pela TV, o sorriso estampado na cara da nossa torcida.

Foi quando me lembrei de 2005.

Naquele ano fantástico, ganhamos o estadual com uma rodada de antecedência e pegamos o embalo para o brasileiro. Começamos a seribê, a todo vapor. Nas dez primeiras rodadas, metemos um 3 a 1 no Capibaribe, lá na casa deles, e enfiamos um 4 a 2 no Bahia, em plena Fonte Nova. Sorríamos, facilmente.

Naquela Seribê, ir para o Arruda era certeza de vitória. Carlinho Bala e Rosembrick eram nossos craques. Valença era raça pura na defesa. Andrade Cabeção dominava na proteção da zaga.

Naquela Seribê, era a Sanfona Coral, a Kombi Coral, o fezão da casa de João, a bebedeira, os abraços coletivos, as farras no Empório, as amizades, a felicidade. Não havia bafômetro, nem cinto de segurança. No motor da Kombi Coral, a gasolina passava pelo carburador e o álcool pelo fígado do motorista e dos passageiros. A gente sorria à toa.

Nosso time nem era lá essas coisas, mas tinha raça e comando. O velho Giva era o professor. E todos jogavam juntos. Treinador, jogadores e a torcida.

Fomos vencendo e nos mantendo entre os primeiros. O Arruda foi ficando pequeno. A cada jogo, a massa coral era maior e empurrava o time para Série A. Nos classificamos para as finais.

Sim, naquela época, eram pontos corridos e os quatro primeiros jogavam entre si para ver quem se classificaria para elite.

Santa Cruz, Grêmio, Capibaribe e Portuguesa foram disputar as finais. Foi quando Chiló ligou pra mim e disse:

— Bora pra São Paulo, fazer forró no Canindé?

Nem pensei. Disse sim, na hora. Alessandra também topou. Samarone foi no embalo. E assim nos mandamos para São Paulo, para ver Santa Cruz e Portuguesa. Na bagagem, camisa do Santa Cruz, sanfona, zabumba e triangulo. Viajamos de madrugada. Nos hospedamos na casa de amigos. No Canindé fizemos um forró que entrou para história. Duas cenas permanecem vivas na minha memória. Sempre que lembro, me emociono. A gente estava entrando no Estádio, tocando forró. Um senhor baixinho veio ao nosso encontro e chorou feito criança. Ele, ainda jovem, havia ido tentar a vida na capital paulista e desde que foi para lá nunca mais conseguiu voltar para Pernambuco. Tocamos Asa Branca e ele se abraçou conosco.

A outra, foi o velho Giva acenando e sorrindo para nós. Quando o Santa Cruz entrou em campo, puxamos um “Ah, é Givanildo!”. Ele levantou o braço, acenou para nós e sorriu. Aquilo foi de marcante.

Perdemos o jogo, mas continuamos nossa festa. Mesmo levando um sonoro 4 a 1, nossa alegria era imensa. A confiança no time e a crença no mito Givanildo, nos dava a certeza que aquele ano acabaria em festa.

Ontem, quando o jogo terminou, me veio a esperança de ver de novo a torcida gritar “Ah, é Givanildo” e ele acenar e sorrir para nós!

Author: Gerrá da Zabumba

Share This Post On

44 Comments

  1. Bom dia ? NaÇao Coral! Ontem enviei mil mensagens com os dizeres: Givanildo é a cara do Santa! Humilde e competente!
    O que está me preocupando é o que me falaram: Na foz Ricardo Bueno comentou sobre salários atrasados….
    Enfim…gostaria que aqui entrarmos em união para fazer uma campanha de ajudar o clube e viabilizar $$$ para salários do elenco e funcionários….
    Vou deixar aqui meus fones contato: 986696579 9 86473948
    Wladsonmacedo3@hotmail.com

    Post a Reply
    • Que texto lindo!!!

      Post a Reply
  2. antes de qquer tipo de cota teriamos que saber pra onde esta indo o pouco dinehiro que entra
    quais sao as prioridades de pagamento
    sera que sao os funcionario mesmo? sera que sao os jogadores? ou é radio , e reforma de camarotes e outros
    vejam que a clareza e transparencia das arrecadacoes pro ct esta funcionado pois vc ve seu dinheiro sendo usado de forma correta é isso que queremos

    Post a Reply
  3. PQP, OU VAMOS EM “MASSA” AOS NOSSOS JOGOS OU TAMOS PHUDIDOS (E MAL PAGOS):

    nossa única saída, POR ENQUANTO, está nos borderôs de nossos jogos. Pelo menos, até o início de 2019 q, caso estejemos na série A, EM TESE, nossa realidade SERÁ outra.

    Fui ontem ao jg, debaixo daquele dilúvio, com uma virose braba q, só melhorou, depois de uma semana, qdo tomei três Johnny à “cow boy”, lá na Arena!

    Ou nossa torcida “chega junto” (como sócio adimplente pra quem tem condições) e, principalmente, em se fazendo presente os nossos jogos, ou será “caixão e vela preta”. Infelizmente, essa é a nossa realidade. Bem diferente do belzebu dos quintos dos infernos.

    É o q penso.

    SaudaSanta

    Post a Reply
  4. Grande Gerrá,

    Excelente lembrança essa de 2005, quando de fato Givanildo mostrou toda sua competência para comandar o Santa rumo a Séria A. E olhe que por pouco não fomos campeões!

    Outra capacidade do Giva é sem dúvida, a dialética, a forma como trata os atletas e consegue extrair o máximo deles.

    Lembro ainda que em 2005, seu ‘manejo’ com Rosembrick foi fundamental para que ele fosse o craque que se tornou naquele ano. Tirou-o da ‘favela’, teve um apartamento alugado e mantinha um bom comportamento em todo momento que esteve amparado pela batuta do nosso treinador.

    ***

    Também não pode ir ao jogo, não pela distância, nem pela chuva, apenas porque tive que cumprir meu compromisso de ir ao trabalho (largo as 00:00hs). Ainda na Estação Recife encontrei o nobre amigo Marcelo Beltrão, que estava com demais torcedores rumando a Arena.

    As preocupação de Wlad e do Sr Arnildo são puras e legítima! Ou a Torcida chega junto, ou não vamos a lugar algum, seja com Giva ou Tite. Jogador não funciona adequadamente sem seus vencimentos em dia. E não temos receita para quitar todas as obrigações (dívidas fiscais e trabalhistas, salários de funcionários e jogadores, manutenção da Sede e o Estádio do Arruda, dívidas com fornecedores, água, luz, contratações, regularização de jogadores … )

    No momento de desespero, de falta de dinheiro, a Torcida Coral sempre chegou junto, trazendo renda dos jogos e fazendo nela nossa solução financeira. Não é diferente agora. O recado do Bueno diz tudo!

    Precisamos mais uma vez realizar uma campanha “40 mil+” para o próximo jogo em casa. Caso vencemos o Luverdense (não será fácil), podemos elevar mais nossa estima e levar bom público para ajudar nosso Clube Mais Querido a entrar de vez no G4!

    Abraço a todos

    VIVA SANTINHA !!!

    Post a Reply
  5. Excelente vitória.

    Precisamos de uma sequência de vitória e os próximos 4 jogos são bons para isso.

    Luverdense vice lanterna FORA
    Barbie (rato da série C) na Arena (chamada delas mas é campo neutro)
    Vila Nova em CASA
    Boa Esporte em CASA.

    Sobre a declaração de Ricardo Bueno, ele deu o recado. Se querem resultado, paguem os salários.

    Será que teremos algum jogo com 30 mil pessoas a R$ 20,00 e renda de R$ 600.000,00?

    Tá difícil.

    Saudações Corais

    Post a Reply
  6. Precisamos reagir na TIMEMNIA, o Avaí está com mais de 8000 apostas a nossa frente. Estamos em 21°. Vamos lembrar de jogar.

    Post a Reply
    • Isso ai Aurélio!

      Temos que voltar a colaborar na TIMEMANIA aproveitando que essa semana a mega-sena acumulou!

      Post a Reply
  7. Renda ajuda mas não paga as despesas. Nennhum clube, no futebol atual, consegue viver de renda. mas a torcida tem q ir a campo e se associar para ajudar a fechar a conta. uma coisa que não entendo…. será que o santa cruz não teria 10.000 torcedores que dessem 50 reais por mês para pagar a folha do futebol? Tem! acho que consegue até mais. Mas o clube precisa saber fazer para conseguir isto.

    Post a Reply
  8. A diretoria deu mole em questão da timemania no jogo contra o internacional fez promoção de cinco reais esqueçeu da time mania,era para ter feito uma timemania mais cinco reais dava direito ão anel superioro

    Post a Reply
  9. Espero que não sigam a coisa nessa questão da copa do Nordeste. Historicamente, sempre que dizem que as diretorias estão trabalhando juntas, eles nos passam a perna.
    Recentemente aconteceu no caso de Thomaz.

    Fica no Nordeste, Tricolor!!!

    Post a Reply
  10. VAMOS JOGAR AMANHÃ NUM BRASIL Q DEU CERTO: LUCAS DO RIO VERDE.

    Cidade de MT, com o IDH lá em cima, superior à média nacional, com quase 80 mil habitantes, q abraçou seu time q, com pouco mais de 10 anos de vida já abiscoitou 3 títulos mato-grossenses, entrou e ñ mais saiu da série “B” e, volta e meia, “bate na trave” da série “A”, como no ano passado. Time q, por razões óbvias, paga RIGOROSAMENTE EM DIA o seu plantel.

    Então, ñ esperem nenhuma “galinha morta” no jg de amanhã pois, apesar deles ser o vice-lanterna, estão separados de nós por míseros 5 pontos!

    No ano q subimos (2016), meteram 5 X 0 nas barbies, lá. Portanto, espero muita luta e seriedade por parte do nosso Santa Cruz pois, na realidade, nem as barbies estão ainda rebaixadas. Seria de suma importância uma vitória nossa lá, amanhã.

    É uma pena a contusão de Eli Carlos e os impedimentos pro jg por parte do André Luís e do Primão e esse tempo todo de estaleiro do Bruno Paulo e do Léo Lima.

    Espero q, como diria o conterrâneo nelson Rodrigues, nossos guerreiros coloquem o coração no bico da chuteira amanhã pois eles jogarão completo.

    Q OS DEUSES DO FUTEBOL SE ALINHEM COM O GIVA E NOS AJUDEM A VENCER AMANHÃ! É o q espero.

    SaudaSanta

    Post a Reply
  11. QTO AO SGOTO, MELHOR ESQUECÊ-LO:

    DIAMETRALMENTE oposto a nós, sempre tão no lugar certo, na hora certa. Ñ sabia nem q aquela desgraça jogava hj e ouvindo num barulho de gol, liguei a TV pois tenho um pto de sky com todas as séries e me deparei já com 1 X 0 pro boizebu.

    Pensem numa coletânea de bostas essa série “A”! O Cúritiba com Cléber “Gladiador”, Alecssandro (q pensei já ter se aposentado), aquela bosta do Anderson (q fez nome face aquela palhaçada das barbies na Batalha dos Aflitos) ñ vai a lugar nenhum.

    O Framengo q é 2º perdeu DE NOVO aqui na ilha do chié, dias desse. Resumindo: o aparentemente “menos ruim” q é o Curinthians, ñ presta. Se jogar com qq time da segundona alemã, apanha de enfiada. Imaginem o resto! Vê onde tá o Sum Paulo! O poderoso Palmeira caiu de três dias desse, frente ao (limitado) time do Cruzeiro e, por aí vai.

    Sinceramente,…, melhor cuidarmos do nosso quintal.

    É o q penso.

    SaudaSanta

    Post a Reply
  12. Mais uma vez, a zorra pro sócio adquirir ingresso nas bilheterias da Arena PE é de tirar QUALQUER UM DO SERIO, Complicaram para a validação do ingresso sócio e complicaram mais ainda para a venda de um ingresso de sócio normal.Tentei as duas formas e fui obrigado a adquirir ingresso de arquibancada, setor leste, Será que não querem que o clube tenha sócios!

    Post a Reply
    • EM TEMPO; Moro no interior e cheguei na Arena PE !% minutos antes da bola rolar, fui obrigado pela DESorganização da venda/troca de ingressos a perder os dez minutos iniciais do jogo,

      Post a Reply
  13. Pense num time desarrumado. Já levamos 1 com menos de dez minutos. Sei não. Se não mudarmos muito vamos ser goleados pelo Luverdense. Não é fácil jogar com essa defesa destroçada, sem meio campo e com Barbio no ataque. Givanilfdo vai ter que fazer milagre.

    Post a Reply
  14. Esse zagueiro Bruno Silva é um lixo. Wellington César não sei o está fazendo no Santa ainda. Eu queria saber quem foi o cientista que foi na Argentina trazer Gabriel valles.PQP. Tomara que o marreco melhore esse time no intervalo. Temos que pelo menos empatar.

    Post a Reply
  15. Golaço de Augusto, SANTA empata. Julio Cesar estraga… Frango do k…

    Post a Reply
  16. A zaga de qualquer time precisa de proteção….derley ta jogando por dois pois w.c…nao existe..
    Welington Cesar…wc – meerda

    Post a Reply
  17. So foi tirar esta murrinha de wc – banheiro – merda…que o santa conseguiu empatar….
    Giva pensou: Melhor perder com 10 atacantes…que contar com 1,volante tipo wc….
    Júlio César agarrou muito…

    Post a Reply
    • Destaques:
      Augusto foi bem.
      Barbio bem no 2o tempo.
      JC muito bem (tirando a aceitada no segundo gol).

      Ruins:
      WC, Vallés.

      Sem ritmo:
      TC, Facundo (algum dia terá ritmo?).

      O resto na média, ressalvando Jaime e Derley que correram muito e JP que tentou fazer o que podia isolado na meia.

      … e olhe que ainda tivemos dois gols (bem) anulados e uma bola na trave.

      Post a Reply
  18. Givanildo precisa ver que o jogo se ganha no meio de campo. Não era necessário entrar com Derley e WC no meio . O time ficou sem criatividade o jogo todo. Empatamos pela fragilidade do Luverdense.
    Só bastou tirar WC o time voltou a jogar melhor.
    Esse empate ainda foi lucro.
    Júlio César foi muito bem apesar daquele gol.

    Post a Reply
  19. Pelas circunstâncias, tanto do jogo quanto do elenco (contusões, retornos, suspensão) e pelo pouco tempo de Giva, foi um excelente resultado. Creio que o time deve levar umas 5 ou 6 partidas para ter a cara de Giva. Se formos contratar mais algum reforço, deve ser para a meia.

    Vamos Santa !!!

    Post a Reply
  20. Esse goleiro de braço curto já tá merecendo ir pra reserva faz tempo. goleiro que defende muito e leva gol besta, não inspira confiança. goleiro bom é aquele que defende todas e só leva gols indefensáveis.

    Post a Reply
  21. grande resultado , vamos rumo ao acesso .. o marreco tem que tirar WC e colocar Salles(BOla parada!!!!ngm ve isso????), enquanto eli n volta .. e colocar esse travessos pra jogar pq o argentino é horrivel , sabado to na arena!!!

    Post a Reply
  22. Nosso goleiro tem mais defeitos do que qualidades, já era pra ter dado oportunidades a Jackson.
    Weligton e vales não tem condições de jogar. Muito fracos, não acertam um passe. Perdidos em campo. Não dá. Realmente não dá pra entender como se contrata um lateral, pra continuar jogando com vales? Concordo que como volante é melhor sales.
    Já Jairo parece um louco. Tá na hora de dar uma chance a Sandro
    No mais, foi menos mal.

    Post a Reply
  23. Esse ano pelo menos “esperamos” que não tenha a velha gratidão por jogador ruim, até porque não ganhamos nada no primeiro semestre.
    Até porque com Givanildo empresário não escala jogador.
    Ele defende o jogador fora das 4 linhas, mas no campo ele tem que se escalar.
    Sobre contratações eu tentaria Tiago Cametà que está no Ceará e Giva o conhece, bom lateral. E dentro realidade.

    Post a Reply
    • creio que Cametá ja fez o numero minimo de jogos antes de poder ser transferido para série B. Ou vc já tá pensando para 2018?

      Post a Reply
  24. Infelizmente diante das circunstâncias, foi um bom resultado pelo elenco que temos, mas ficamos muito desconfiados com o acesso. Como apostar em um time que não consegue ganhar de um oeste e luverdense da vida?

    Post a Reply
  25. Concordo que um bom goleiro não deve levar nunca um gol daqueles.
    Tiago Cardoso, nem nos seus piores dias levou. Aliás, sempre Achei esta troca desvantajosa por demais.
    Fiquei revoltado pois estava vendo todo o time se esforçando para virar o jogo é vem um cidadão só é põe tudo a perder em um lance bisonho?
    Ainda to muito puto!

    Post a Reply
  26. Excelente resultado se levarmos em conta que jogamos toda a partida com um a menos (W.César). Esse goleiro como disseram acima pega bolas difíceis e leva gol fácil, não inspira confiança. Tá mais do que na hora desse mão de graxa e pé frio pegar um banco.

    Post a Reply
    • Foi mão de graxa mesmo.

      Post a Reply
  27. Moderação dos infernos!

    Post a Reply
  28. QUE JULIO CESAR TEM SUAS FALHAS, SIM… MAS, POR CONTA DELE, APENAS, LEVAMOS 2 GOLS…. E NA OUTRA PARTIDA, UMA CABEÇADA A QUEIMA ROUPA, AINDA ESTAVA ZERO A ZERO….

    NOSSO GOLEIRO, NAO TEM ALTURA, CORRETO, MAS, DEFENDE MUITAS BOLAS….

    O QUE ACONTECE, QUE NOSSA DEFESA, NAO TEM SUPORTE DE CABEÇA DE AREA, COMO JOGAMOS COM ELI CARLOS E DERLEY…

    E CONTAR COM W.C, JA SABE!

    Post a Reply
  29. bem vamos la numa partida de futebol dos 100% de bolas chutadas a gol apenas 30% em media levam a um certo perigo de gol e dentro desses 30% apenas digo apenas menos de 10% levam a aquelas defesas milagrosas ou convertidas em gol.
    entao meu amigo é obrigaçao do goleiro nao levar gol desses 70% de bolas facis e defensaveis pois no ano passado levamos gols facieis demais com thiago cardososo foram gols de pelada que nos tirou vitorias e empates sem falar naquele outro goleiro da sulameriacana que ganhando de 3 a 0 levou um gol que so ele sabe como numa saida imoral do gol perdemos muito dinheiro com aquela classificaçao
    nao adianta O GOLEIRO FAZER MILAGRES QUE SAO MENOS DE 10% DE BOLAS AO GOL E LEVAR GOLS FACEIS POIS A MAIORIA DAS BOLAS CHUTADAS A GOL SAO FACEIS

    Post a Reply
    • A culpa foi do volante que colocou a perna pra trás e derrubou nosso goleiro! É só verificar no lance.

      Post a Reply
  30. PORTANTO BANCO PRA JULIO CEZAR ANTES QUE COMECEM A VAIAR

    Post a Reply
  31. Wlad, mandei um email para você a respeito dá campanha para ajudar nosso clube.

    Post a Reply
    • Ok…
      Respondi via zap
      Vamos nos reunir…e começar a pensar…agir…
      Para ajudar nosso clube.
      Sds Eternas Sabracruzenses

      Post a Reply
  32. Marcos, acho que a posição mais carente pra gente é de VOLANTE.

    Temos Elicarlos e Derley apenas. Ambos meio cansados de guerra e com limitações claras pra sair pro jogo.

    O outro que entrou em campo ontem não conta. Não serve pra gandula.

    Jackson quando entrou sempre foi bem. Defendo essa mudança há tempos.

    Pra mim foi um empate com gosto de empate.

    Teremos agora 3 jogos seguidos na Arena. Temos que fazer os 9 pontos pra entrar de vez na briga pelo acesso.

    Vamos enterrar a rata rosa.

    Saudações Corais

    Post a Reply
    • O que estão esperando para trazer Potiguar? tem outro no mercado melhor? Mesmo barriga de aluguel eu queria uns moleques do Flamengo ou Corinthians que jogaram muita bola no sub-20 e estão no limbo no profissional.
      É uma forma de qualificar o grupo e se subir já que o Santa não consegue manter o elenco mesmo, pelo menos bica umas cláusulas de vitrine (acho que Bruno Paulo veio nesse esquema).

      Post a Reply
  33. DAQUELE GOL, APARENTEMENTE DEFENSÁVEL, COM AQUELA BOLA “QUICANDO” NO CHÃO E ENCOBRINDO O GOLEIRO,

    vi o nosso DM9 fazer vários iguais: o Magrão q o diga! O goleiro se joga no chão pra defendê-la, certo q ele virá direto pros seus braços mas, ao quicar, ela o encobre. Ñ tem goleiro bom pra defender uma bola traiçoeira daquelas!

    Fui dormir mui puto, evidentemente. Mas, os erros REAIS, na minha modesta opinião, já foram enumerados acima: presença do WC em campo, aquela desgraça de lateral-direito (q, aliás, ñ foi tão horrível ontem tal qual nos jogos anteriores), a entra com total falta de ritmo de jg do Tiago Costa e as ausências q fizeram falta. Muita, por sinal.

    É o q EU PENSO. Entretanto, nada invalida se testar o Jackson q, aliás, já fez por merecer. Só q o JC (q o considero um bom goleiro) sabe “cacarejar” como ninguém!

    SaudaSanta

    Post a Reply
  34. O desembargador coral cobrou 167 mil de multa ao Santa por achar que o clube não estava deixando ele cumprir as funções de Benemérito
    Isso que amor pelo clube $$$$$$$$$

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *