Na memória.

Todo torcedor tricolor coral tem guardado um conjunto de memórias que remete ao Santa Cruz. É como um baú de relíquias que iremos carregar por toda a vida. Algumas são boas, outras estão repletas de tristeza ou incertezas.
Tenho duas lembranças que são a polaridade natural que representa o Mais Querido. Duas lembranças indeléveis, daquelas que, quando lembramos, parece que estamos lá, vívidas como o tempo presente.
Era dezembro de 1983. Na época, eu tinha doze anos. Tinha começado a beber cerveja com meu pai. Época em que o politicamente correto não existia: Os Trapalhões tiravam onda com tudo, a galera fumava dentro dos ônibus, todo mundo bebia e dirigia e ninguém imaginava que cinto de segurança seria uma coisa obrigatória.
O Arruda estava lotado. Tenho a nítida lembrança de meu pai me conduzindo por uma multidão mais louca do que a do Galo da Madrugada. A arquibancada literalmente tremeu. Pânico e alegria se misturaram naquele jogo longo, muito longo. Um mar de tricolores. A lembrança da Santamante e alguns nomes que ainda reverberam na mente: Luiz Neto, Birigui, Zé do Carmo, Henágio e Peu. E o maior de todos: Carlos Alberto Silva.
Ainda me lembro do sabor do cachorro quente com cerveja antes do jogo. Do cheiro de tira gosto do Colosso. E da alegria de meu pai pela conquista do Tri. Era tarde da noite quando voltamos para casa embriagados de cerveja e alegria.
A lembrança nefasta foi o ano de 2007. Foi um desastroso Pernambucano e o fim que todos já conhecem. Estava tomando uma com meu pai e alguns amigos no Ioiô após a desastrosa partida contra o Criciúma. Lembro de meu pai muito puto da vida:
“Quero que esse time vá se fuder. Isso não é Santa Cruz” – ele vociferava enquanto o garçom sempre trazia mais do que pedíamos.
Todo mundo só falava em salários atrasados e má administração do clube.
Parece que esse fantasma não quer mais largar o osso. Deu um frio na espinha a falta de vontade do time contra o Boa Esporte. Evidente que o torcedor tem que entender que jogador não torce, é um profissional que depende, como qualquer um, de seu salário. E sem salário em dia, meus amigos, fica difícil.
Tínhamos Grafite, Keno e João Paulo ano passado e poderíamos ter permanecido na Série A. O fantasma deu as caras e fudeu tudo. Hoje, se formos analisar os jogos em que deixamos de fazer o dever de casa, perceberemos que poderíamos estar com 31 pontos. Pode fazer as contas. Estaríamos na ponta da tabela. Evidente que seria ingenuidade só culpar os salários atrasados. Todos já sabemos quais problemas temos que resolver.
Sábado que vem tem o Paraná no meio do caminho. Vou tomar uma me lembrando de meu pai e da alegria que o Arruda me deu. São as lembranças boas que valem a pena. As ruins servem como lição.

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

60 Comments

  1. O cheiro de churrasco na Colosso nessa época do Arruda recém inaugurado é uma lembrança impagável dá infância.

    Post a Reply
  2. ISSO MESMO, SOMOS CONTEPORÂNEOS, POIS TB ESTAVA NESTE JOGO, BEM COMO ESTA NA FINAL DE 1993, ONDE O MILAGRE ACONTECEU E TB ME RECORDO, DESTA FATÍDICA DE 2007… A TRISTEZA E RAIVA ESTAVAM JUNTAS!!!!!

    AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS DO SANTA CRUZ, JA FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA, INFELIZMENTE!!!

    AO LONGO DA SUA HISTORIA, A TORCIDA TEM AJUDADO E MUITO, FEITO CAMPANHAS ONDE MARKETING, ERA APENAS UMA PALAVRA DOS AMERICAN… CAMPANHAS PARA TRAZER JACOZINHO, MARLON, QUEM NAO LEMBRA?

    ARRUDA LOTADO NAS SERIES D, C, E ATE MESMO NA B, ONDE ÉRAMOS MANCHETES DE ATÉ FORA DO PAÍS! RECORDES ATRAS DE RECORDES!

    TODOS COM A NOTA, AJUDOU MAS O APOIO EM SIM, FOI FUNDAMENTAL, POIS TAMBEM, QUEM NAO LEMBRA DA INVASAO, NO BOM SENTIDO A CAMPINA GRANDE? COM CHUVA E TUDO?

    EM 2016, APÓS O SANTA CRUZ, SER CAMPEAO DA COPA DO NE ( INÉDITO ) E BI CAMPEAO PERNAMBUCANO, NO PRIMEIRO JOGO CONTRA O VITORIA, O QUE VIMOS?????

    POR ESTA E OUTRAS PARTIDAS, AS DIVIDAS FORAM SE ACUMULANDO, AS “BENDITAS” RECEITAS, QUE FORAM BLOQUEADAS, ATE HOJE, CULMINARAM COM ATRASOS DE SALARIOS, E ATE HOJE, ESTAMOS PAGANDO COM UMA FOLHA PARALELA…

    ESTAMOS COM UM ELENCO RAZOAVEL, NAO TEMOS BANCO, APESAR DE TER UM TREINADOR EXPERIENTE, MACACO VELHO, MAS, FALTA O VELHO SELO, O VELHO DIN DIN…

    ESFORÇOS NAO FALTAM, EMPRESTIMOS, BUSCA DE TUDO QUE É LADO, MAS, ALGUEM SABE COMO ESTA A VENDA DA NOSSAS CAMISAS? RESPONDO: UM FRACASSO… E OBSERVE QUE A PRÓPRIA TORCIDA GOSTOU DOS NOSSOS MODELOS!!!

    E O NUMERO DE SÓCIOS? AHHHHHHHHH, MAS COMO NAO GOSTO DE ALIRIO, TININHO, JOMAR, JOAO CAIXERO, ANTONIO LUIZ NETO, SILVIO FERREIRA, ENTRE OUTROS, NAO VOU PAGAR MAIS, NAO VOU ME ASSOCIAR…

    E O CT? AHHHHHHHHHH, MAS NAO GOSTO DA COMISSAO PATRIMONIAL, DESTA FORMA NAO VOU AJUDAR….

    E OS JOGOS? AHHHHHHHHHH, NAO VOU PORQUE PITIBUL PERDE GOLS, NININHO NAO GOSTO, JAIME É DOIDO, DERLEY NAO SERVE, ELI CARLOS É MERCENARIO…. JULIO CESAR É FRACO…..

    AGORA EU PERGUNTO:

    E O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, ONDE FICA NESTA SITUAÇÃO?????

    NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, O CLUBE, A INSTITUIÇÃO, FICA, O RESTANTE, TUDO PASSA!!!!!

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!!!!

    Post a Reply
  3. O Santa Cruz é um clube que parou no tempo e os avanços que acontecem são muito lentos e estamos sempre correndo atrás. No ano de 1983 que Zeca lembrou, as principais receitas dos clubes no Brasil eram renda dos jogos e negociação de jogadores; o tempo passou e a renda dos jogos hoje é o quinto ou sexto item na receita dos clubes. O Santa com um passívo quase impagável e enormes dificuldades de gerir o caixa, opta, ou continua a ter como principal fonte de receita justamente a mais instável de todas que é renda de jogo; a saída é mudar o perfil das receitas do clube buscando incrementar as receitas com menos instabilidades e ficar menos dependente das mais voláteis como renda de jogo que depende de mil variáveis como: situação econômica, horário, campanha do time, violência etc.

    Abaixo eu pincei uma reportagem da revista Exame de 2012 que bem poderia servir de roteiro para nossa redenção: (vamos sonhar, porque no Santa difícil é fazer o fácil)

    Revista Exame “Confira quais são as 10 melhores práticas financeiras para clubes de futebol.

    1 – Orçamentos abertos

    Antes de tudo, um clube precisa saber quanto pretende gastar. É importante desenvolver orçamentos abertos aos associados e torcedores apresentando qual a estimativa de receitas, custos e investimentos.

    Dessa forma, no início de cada ano todos sabem de antemão o que esperar de cada clube, se há dinheiro disponível para contratações e investimentos ou se o time pretende arrumar a casa.
    (este item dedico ao nosso Presidente do Conselho, está lá há seis anos, se não me engano, e não consegue implementar a apresentação de contas e o orçamento do executivo)

    2 – Demonstrações financeiras trimestrais

    As organizações são obrigadas a apresentar o orçamento a cada ano. No entanto, o ideal seria que o acompanhamento fosse trimestral, como as empresas de capital aberto.

    Dessa forma, todos podem acompanhar se os gastos e receitas estão de acordo com o orçamento apresentado no início do ano. (Dedico ao Presidente do Conselho)

    3 – Limites de gastos

    Cada novo presidente de clube quer fazer uma gestão vitoriosa. Por isso, acaba gastando muito com contratações caras e pedem adiantamento de publicidade ou patrocínio ou empréstimos aos bancos, diz Grafietti.

    Os gastos com salários e contratações deveriam ser, no máximo, se igualar às receitas, para garantir que o restante possa ser usado para quitar dívidas. (Dedico a Tininho e Alírio)

    4 – Remuneração por performance

    Essa é uma das táticas mais polêmicas e complicadas entre as sugeridas pelo economista do Itaú BBA. A ideia é ajustar os salários dos jogadores da mesma forma como no mundo corporativo, ajustando pagamentos adicionais por performance que gere resultado financeiro, como títulos e classificações.

    No entanto, isso só seria possível se todos os times seguissem a mesma mudança. Se um time mantiver a prática atual de pagamento, os jogadores trocariam seus times por esse. “Como os clubes não pensam em conjunto, não existem práticas comuns ao mercado”, afirma o economista. (Dedico a Tininho e seus bondes de jogadores contratados e improdutivos ao longo dos quase sete anos a frente do futebol)

    5 – Cuidar da cultura corporativa do clube

    Assim como em uma empresa, os clubes deveriam ter uma identidade, um jeito de jogar específico. “Quando o Barcelona entra em campo, por exemplo, todos sabem como ele vai jogar e o que esperar da partida. Todos os jogadores têm a mesma filosofia”, afirma ele.

    Para alcançar essa unidade, o time precisa trabalhar nas categorias de base e profissional de forma alinhada, ao utilizar os mesmos conceitos táticos.

    6 – Priorizar investimentos estruturais

    Criar uma cultura corporativa só é possível se o time investir na categoria de base. Esse ponto deveria ser mandatório, diz o Itaú BBA, pois formará o jogador que será a base do elenco. O investimento também é muito mais barato do que a contratação de um jogador já “pronto”.

    Ao formar o atleta desde o começo de sua carreira, o time pode desenvolver sua cultura esportiva. De acordo com Grafietti, o São Paulo é um bom exemplo de investimentos na base. (se fosse eu falando isso, eu estaria criticando, sendo contra o clube e sem propostas. Dedico este item a Tininho, que praticamente acabou com a nossa base)

    7 – Plano Estratégico

    A criação de uma cultura e o investimento de base culminam com a necessidade de pensar o futuro da organização a longo prazo. No entanto, a troca de treinadores e de presidência em poucos anos levam as organizações a pensarem apenas no curto prazo. “Quem se preparar para o futuro provavelmente não estará no time para colher os frutos”, afirmou o especialista.

    Para ele, o Flamengo é um exemplo de como um time conseguiu se planejar para o futuro há alguns anos e, hoje, está colhendo esses frutos.

    8 – Proximidade com o bom cliente

    Os times precisam se afastar do torcedor que a arranha a imagem do clube. De acordo com Grafietti, a torcida organizada traz poucos benefícios financeiros ao clube, já que os membros consomem marcas próprias de uniforme e têm descontos nos ingressos.

    Do outro lado, o clube deveria focar em ações que atraem a torcida “comum”, que traz mais receita e que irá garantir a sobrevivência do clube no longo prazo. Um bom exemplo é o programa de sócio torcedor do Palmeiras, afiram. (ah nosso marketing)

    9 – Relação direta entre clube e atleta

    O clube deve ser responsável pela formação do atleta, pela avaliação e pesquisa de mercado para contratações.

    Além disso, deveria criar Comissões de Contratações para discutir junto com a Comissão Técnica a real necessidade de uma contratação após avaliar o elenco atual e as possibilidades da base.

    Essas medidas deixariam o clube mais independente dos empresários dos jogadores, que podem colocar obstáculos na relação entre time e atleta, empregador e empregado, diz o banco. (Tininho/Jomar essa é pra ambos)

    10 – Conselhos de Administração

    Os conselheiros do time também merecem uma atenção especial. De acordo com Grafietti, os clubes têm uma estrutura anacrônica com função meramente política que são os Conselhos Deliberativos. A estrutura de Conselhos de Administração, que trabalham trazendo sugestões e recomendações de ações do dia a dia, pode trazer uma visão arejada e sem vínculos políticos.” (Esse item é para o Prof. Sílvio, um dos maiores responsáveis pela estagnação da gestão nesses últimos anos)

    Espero que as pessoas próximas à diretoria, levem esse comentário e que ele sirva de roteiro independente de quem esteja no clube; é uma questão apenas de vontade de mudar, competência e trabalho.

    Post a Reply
  4. Sei que meu comentário que ficou na moderação é extenso, mas tem muito conteúdo, se possível peço que liberem.

    Post a Reply
  5. alguém que tenha contatos na diretoria poderia dizer em que pé está a situação da folha de pagamento? quais as perspectivas para resolução desse problema??

    se resolver isso, a gente sobe!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES

    Post a Reply
  6. O que alguns precisam entender é o seguinte. O país está passando por uma crise que não tem, a médio prazo, uma solução para a volta do crescimento econômico e consequentemente a volta da geração de empregos. Ainda mais pelas últimas decisões tomadas por nossos governantes.
    O torcedor pode amar o clube o quanto for…mas em primeiro lugar vem o mais importante…sua família.
    Então, é obrigação do Clube se organizar administrativamente. Não adianta jogar para a torcida a responsabilidade de geração de receita para a viabilidade do Clube.
    Não venham querer que um pai de família assalariado e até sem emprego, tire o pouco que ele tem e até de onde não tem, para sustentar um Clube de futebol. Por mais que seja o Santa Cruz Futebol Clube.
    O cara tem que cuidar de sua família, de tentar manter uma educação boa para os filhos, tentar não depender do SUS, procurar manter a sua família. E não fazer o papel de pessoas que estão a anos dentro do Clube e até hoje não conseguiram parar de pensar nas suas aspirações pessoais.
    Eu acho inadimissível o Presidente Alírio colocar seu patrimônio em risco para tentar fazer o Clube viável. É como citado pelo colega…as pessoas passam, mas o Clube fica…mas, e como fica a família do presidente, como ele fica ao final disso? O Presidente tem o meu respeito. Mas existe um limite entre a paixão e a loucura.
    O Clube é uma instituição privada, eu duvido que alguns dos componentes daqueles que até hoje estão no comando do mesmo e possuem suas empresas, se as administram da forma que o Clube vem sendo administrado desde a década de 70.
    Não joguem a responsabilidade para a torcida.
    Sejam transparentes. Se não tem condições de subir, que assumam que o compromisso é não cair. E que o Clube vai se manter na Série B até que tenha reais condições de ir para a Série A e se manter, e começar a brigar por mais competitividade a nível nacional, a buscar títulos e virar um Clube moderno, tanto administrativamente quanto em estrututra.

    Post a Reply
    • Prezado SANTACRUZENSE: SE NAO FOSSE ASSIM, O CLUBE NEM ENTRARIA NO CAMPEONATO PE, POIS NAO TÍNHAMOS CAIXA, PARA FORMAR ELENCO, TREINADOR, E MATERIAIS, ISSO MESMO, MATERIAIS, PARA TRABALHAR!!!!!

      SEI QUE NOSSA TORCIDA SEMPRE FOI O POVAO, A MASSA, E TIRO PELA MINHA FAMILIA, ONDE MEU AVO PATERNO, FOI CARROCEIRO, COM MUITO ORGULHO, E JUNTOU JORNAIS E TIJOLOS, PARA AJUDAR A CONSTRUÇÃO DO ARRUDA, DENTRE MILHARES…

      MAS, VENHAMOS E CONVENHAMOS, TEMOS INGRESSOS DE 10 REAIS, SEM TB, QUE A VIOLENCIA, O TRANSPORTE, TUDO ISSO, PREJUDICA, MAS, FICAR EM CASA NO SOFÁ, E OU EM BARES, VENDO JOGOS PELA PREMIE, AI VAI SER MUITO DIFICIL…

      A TORCIDA RECLAMA, COMO MINHA PESSOA TAMBÉM, DO ELENCO, DO TREINADOR, MAS, DO CÉU,SO CAI CHUVA E AVIÃO, E MESMO ASSIM, PORQUE SUBIU!

      SE A PESSOA NAO TEM CONDIÇÕES DE SE ASSOCIAR, QUE VA AOS JOGOS, QUE COMPRE UMA CAMISA, EXISTEM N FORMAS DE AJUDAR, MAS COMO CITEI ANTERIORMENTE, MUITOS AQUI, NAO FAZEM POR QUESTÕES PESSOAIS…

      NAO SOU RICO, GOSTARIA DE UM DIA SER, MAS DENTRE DAS MINHAS POUCAS POSSIBILIDADES, AJUDO HUMILDEMENTE, E NAO ME IMPORTA QUEM ESTEJA NA GESTAO, NA DIREÇÃO DE FUTEBOL, PATRIMONIAL, SE ESTA NO ARRUDA, HA 30, 40, ANOS, SEI QUE TENHO QUE AJUDAR O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE…

      VOU SER REDUNTANTE: NAO DEFENDO NINGUEM AQUI, MAS, SO ACHO, QUE MUITOS ALI, ESTAO FAZENDO DAS TRIPAS, CORAÇÃO… CHAMAR ALIRIO DE DELIRIO; TININHO DE ESTAGIARIO E INCOMPETENTE, AI É O FIM DA PICADA!!!

      NO MAIS, SOMOS TODOS SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, E SE A NOSSA PRÓPRIA TORCIDA NAO CHEGAR JUNTO, QUEM IRÁ????

      ATÉ A IMPRENSA É CONTRA NÓS!!!

      NO MAIS, SOU SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, APENAS UM HUMILDE TORCEDOR, E NUNCA DEIXAREI MINHA FAMILIA PASSAR NECESSIDADES POR CONTA DE CLUBE, LÓGICO, MAS SEMPRE UM TROCADO, PARA AJUDAR MEU CLUBE… OU MELHOR, NOSSO CLUBE!!!

      SOU CONTEPORANEO DE UMA TORCEDORA QUE CITOU NO POST ANTERIOR A ESTA MATÉRIA, SENDO SÓCIO EM DIA, DESDE 1986, NA EPOCA DE ZE NEVES…

      E POUCO ME IMPORTA, ONDE ESTA INDO O DINHEIRO, POIS, ANTES DE CRITICAR, TENHO QUE CUMPRIR COM MINHAS OBRIGAÇÕES… CASO IPVA, MINHA OBRIGAÇÃO É DE PAGAR!

      O CLUBE NAO COLOCA INGRESSOS DE 5 REAIS, PORQUE A CBF NAO PERMITE, MAS, COLOCA DE 10, E NÃO CONSEGUE, OBTER RESULTADOS DENTRO DO ESPERADO…

      Post a Reply
  7. IMPORTANTE !!!

    Alguém que tenha acesso à presidência e/ou diretores alerte que está correndo o prazo para adesão ao REFIS 2017. Esse programa de refinanciamento pode abater até 90% dos juros e 50% das multas de uma dívida federal e refinancia-la em 180 vezes.

    Deve ter dívida do Santa que não tenha entrado no Profut por algum motivo. Essa é uma chance única de substituir um parcelamento padrão que esteja sendo pago por outro com descontos consideráveis e para as dívidas ainda não negociadas, esse é uma oportunidade única para não ser tão sobretaxado em multas e juros.

    O prazo é até 31 de agosto, mas creio que uma análise dessas leve tempo e tem que começar logo.

    É fundamental o clube fazer essa análise e trocar dívidas com parcelas impagáveis por outra menor.

    QUEM TIVER ACESSO À DIRETORIA, POR FAVOR FAÇA ESSE ALERTA!

    Post a Reply
    • creio que a especialidade de alírio é justamente o direito tributário. quanto a isso, estamos em ótimas mãos.

      Post a Reply
      • É… mas não custa alertá-los. Lembro que no final da gestão de ALN teve um refis desses e o clube só correu atrás quando um conhecido meu que trabalha no Banco Central comentou com alguém amigo de um diretor. Isso foi na última semana do REFIS da época e por pouco o Santa não ficou de fora.

        Por favor quem tiver acesso, avise!

        Post a Reply
  8. O Santa Cruz é um clube que parou no tempo e os avanços que acontecem são muito lentos e estamos sempre correndo atrás. No ano de 1983 que Zeca lembrou, as principais receitas dos clubes no Brasil eram renda dos jogos e negociação de jogadores; o tempo passou e a renda dos jogos hoje é o quinto ou sexto item na receita dos clubes. O Santa com um passívo quase impagável e enormes dificuldades de gerir o caixa, opta, ou continua a ter como principal fonte de receita justamente a mais instável de todas que é renda de jogo; a saída é mudar o perfil das receitas do clube buscando incrementar as receitas com menos instabilidades e ficar menos dependente das mais voláteis como renda de jogo que depende de mil variáveis como: situação econômica, horário, campanha do time, violência etc.
    Abaixo eu pincei uma reportagem da revista Exame de 2012 que bem poderia servir de roteiro para nossa redenção: (vamos sonhar, porque no Santa difícil é fazer o fácil)
    Revista Exame “Confira quais são as 10 melhores práticas financeiras para clubes de futebol.
    1 – Orçamentos abertos
    Antes de tudo, um clube precisa saber quanto pretende gastar. É importante desenvolver orçamentos abertos aos associados e torcedores apresentando qual a estimativa de receitas, custos e investimentos.
    Dessa forma, no início de cada ano todos sabem de antemão o que esperar de cada clube, se há dinheiro disponível para contratações e investimentos ou se o time pretende arrumar a casa.
    (este item dedico ao nosso Presidente do Conselho, está lá há seis anos, se não me engano, e não consegue implementar a apresentação de contas e o orçamento do executivo)
    2 – Demonstrações financeiras trimestrais
    As organizações são obrigadas a apresentar o orçamento a cada ano. No entanto, o ideal seria que o acompanhamento fosse trimestral, como as empresas de capital aberto.
    Dessa forma, todos podem acompanhar se os gastos e receitas estão de acordo com o orçamento apresentado no início do ano. (Dedico ao Presidente do Conselho)
    3 – Limites de gastos
    Cada novo presidente de clube quer fazer uma gestão vitoriosa. Por isso, acaba gastando muito com contratações caras e pedem adiantamento de publicidade ou patrocínio ou empréstimos aos bancos, diz Grafietti.
    Os gastos com salários e contratações deveriam ser, no máximo, se igualar às receitas, para garantir que o restante possa ser usado para quitar dívidas. (Dedico a Tininho e Alírio)
    4 – Remuneração por performance
    Essa é uma das táticas mais polêmicas e complicadas entre as sugeridas pelo economista do Itaú BBA. A ideia é ajustar os salários dos jogadores da mesma forma como no mundo corporativo, ajustando pagamentos adicionais por performance que gere resultado financeiro, como títulos e classificações.
    No entanto, isso só seria possível se todos os times seguissem a mesma mudança. Se um time mantiver a prática atual de pagamento, os jogadores trocariam seus times por esse. “Como os clubes não pensam em conjunto, não existem práticas comuns ao mercado”, afirma o economista. (Dedico a Tininho e seus bondes de jogadores contratados e improdutivos ao longo dos quase sete anos a frente do futebol)

    Post a Reply
    • Excelente post, Antonio.
      Mas, realmente, é difícil fazer o fácil.

      Post a Reply
    • Segue outra parcial do comentário moderado, com matéria da revista Exame:.

      5 – Cuidar da cultura corporativa do clube

      Assim como em uma empresa, os clubes deveriam ter uma identidade, um jeito de jogar específico. “Quando o Barcelona entra em campo, por exemplo, todos sabem como ele vai jogar e o que esperar da partida. Todos os jogadores têm a mesma filosofia”, afirma ele.
      Para alcançar essa unidade, o time precisa trabalhar nas categorias de base e profissional de forma alinhada, ao utilizar os mesmos conceitos táticos.

      6 – Priorizar investimentos estruturais

      Criar uma cultura corporativa só é possível se o time investir na categoria de base. Esse ponto deveria ser mandatório, diz o Itaú BBA, pois formará o jogador que será a base do elenco. O investimento também é muito mais barato do que a contratação de um jogador já “pronto”.

      Ao formar o atleta desde o começo de sua carreira, o time pode desenvolver sua cultura esportiva. De acordo com Grafietti, o São Paulo é um bom exemplo de investimentos na base. (se fosse eu falando isso, eu estaria criticando, sendo contra o clube e sem propostas. Dedico este item a Tininho, que praticamente acabou com a nossa base)

      7 – Plano Estratégico

      A criação de uma cultura e o investimento de base culminam com a necessidade de pensar o futuro da organização a longo prazo. No entanto, a troca de treinadores e de presidência em poucos anos levam as organizações a pensarem apenas no curto prazo. “Quem se preparar para o futuro provavelmente não estará no time para colher os frutos”, afirmou o especialista.
      Para ele, o Flamengo é um exemplo de como um time conseguiu se planejar para o futuro há alguns anos e, hoje, está colhendo esses frutos.

      8 – Proximidade com o bom cliente

      Os times precisam se afastar do torcedor que a arranha a imagem do clube. De acordo com Grafietti, a torcida organizada traz poucos benefícios financeiros ao clube, já que os membros consomem marcas próprias de uniforme e têm descontos nos ingressos.
      Do outro lado, o clube deveria focar em ações que atraem a torcida “comum”, que traz mais receita e que irá garantir a sobrevivência do clube no longo prazo. Um bom exemplo é o programa de sócio torcedor do Palmeiras, afiram. (ah nosso marketing)

      Post a Reply
    • segue o restante do comentário moderado, com matéria da revista Exame

      9 – Relação direta entre clube e atleta

      O clube deve ser responsável pela formação do atleta, pela avaliação e pesquisa de mercado para contratações.

      Além disso, deveria criar Comissões de Contratações para discutir junto com a Comissão Técnica a real necessidade de uma contratação após avaliar o elenco atual e as possibilidades da base.

      Essas medidas deixariam o clube mais independente dos empresários dos jogadores, que podem colocar obstáculos na relação entre time e atleta, empregador e empregado, diz o banco. (Tininho/Jomar essa é pra ambos)

      10 – Conselhos de Administração

      Os conselheiros do time também merecem uma atenção especial. De acordo com Grafietti, os clubes têm uma estrutura anacrônica com função meramente política que são os Conselhos Deliberativos. A estrutura de Conselhos de Administração, que trabalham trazendo sugestões e recomendações de ações do dia a dia, pode trazer uma visão arejada e sem vínculos políticos.” (Esse item é para o Prof. Sílvio, um dos maiores responsáveis pela estagnação da gestão nesses últimos anos)

      Espero que as pessoas próximas à diretoria, levem esse comentário e que ele sirva de roteiro independente de quem esteja no poder do clube; é uma questão apenas de vontade de mudar, competência e trabalho.

      Post a Reply
      • Antonio parabéns pelo comentário. Mas como você disse no começo o clube parou no tempo por vários motivos. É necessário o mínimo de paz nos bastidores. Essas guerras custam muito caro ao clube. Por favor continue postando, sabe como é água mole em pedra dura…..

        Por outro lado a chapecoense tem pego EMPRÉSTIMO no MINISTÉRIO DOS ESPORTES Para reformar o estádio e investir na base. O Santa Cruz não poderia fazer o mesmo??? Podem usar o Google para pesquisar, está tudo lá.

        Saudações Corais a Todos

        Post a Reply
        • Pra pegar esses empréstimos tem que estar com certidões negativas e apresentar um projeto social. O Santa quer fazer isso no CT com projeto para menores carentes de bola na rede. Outra opção é que um projeto social pode abater doações no imposto de renda, assim os tricolores que pagam muito imposto podem fazer que esse dinheiro entre antes para algo que beneficiará o clube.

          … as certidões negativas que nunca saem é o que pesa.

          Post a Reply
  9. Zeca,

    Boas lembranças essas … Recordo também o jogão entre Santa e Portuguesa, que merecíamos ter ficado com o título daquele brasileiro.

    VIVA SANTINHA !!!

    Post a Reply
    • Nesse jogo invadi o gramado após o final,em tempo tenho que achar minha bola aurografada…..

      Post a Reply
  10. Uma pena meu comentário ter ficado na moderação. Se possível liberem!

    Post a Reply
  11. PRONTO, MAIS COMENTÁRIOS, SOBRE O DIRETOR DE FUTEBOL, QUE 5 TÍTULOS ESTADUAIS, 1 CAMPEONATO NE, SEM FALAR EM VARIOS ACESSOS….E “NESTES QUASE 7 ANOS” A FRENTE DO CLUBE!!!!

    O DIRETOR QUE ANTES CHAMAO DE ESTAGIÁRIO, SEM FALAR, QUANTOS DIRETORES “REMUNERADOS”, PASSARAM PELO CLUBE DE MACUMBA E OBTIVERAM QUANTOS TÍTULOS?

    CLARO, LÓGICO, ERROU E MUITO, MAS NEM TANTO ASSIM…

    E SINCERAMENTE, MUITOS CLUBES, QUE ATÉ MESMO COM CONDIÇÕES FINANCEIRAS, GESTÕES PROFISSIONAIS, NAO CONSEGUEM SUCESSO… NO CASO DO SANTA CRUZ, O QUE FALTA É APOIO, PRINCIPALMENTE, FINANCEIRO…

    QUANTAS VIAGENS NA SERIE D, C, ONDE, DIRETOR COLOCOU CARTAO DE CREDITO NA RODA, OU SEJA, PAGOU, POIS CASO CONTRARIO, O TIME, NEM SAIA DO ARRUDA… AHHHHHHHH, VÃO DIZER: POR FALTA DE GESTAO, ASSIM, ASSADO….

    ENTAO, GESTORES DE ECONOMIA E FINANÇAS, COMPAREÇAM AO ARRUDA, COM AS SUAS IDÉIAS, PLANILHAS MAGICAS, E COMO UM TOQUE DE MAGICA, COMO “MIDAS” E FAÇAM SURGIR, 2 FOLHAS SALARIAIS, AOS JOGADORES, 1 A COMISSAO TÉCNICA, E 6 MESES AOS FUNCIONARIOS!!!!

    FICA A DICA!

    Post a Reply
    • É isso mesmo! Menos mágoa com diretoria e mais apoio ao clube!

      Post a Reply
  12. PARABENIZAR AO GRUPO DE 6 PESSOAS, QUE ESTAM VIABILIZANDO UMA CAMPANHA NO CT DO SANTA CRUZ!

    ISSO MESMO, 6 PESSOAS, QUE EM VEZ DE ESTAREM POSTANDO CRITICAS NEGATIVAS, MI MI MI, CONTRA ESTE OU AQUELE, ESTES SIM, ESTAM CONTRIBUINDO COM O MAIS QUERIDO!

    E USANDO DA TRANSPARÊNCIA, PALAVRA MUITO USADA AQUI, E ESTA AJUDA, VEM DE TODOS OS TAMANHOS E VALORES, OU SEJA, CADA UM, AJUDANDO DA FORMA QUE PODE…

    DESTA FORMA, O SANTA CRUZ, PODERÁ, PODERÁ, JA NO MÊS DE SETEMBRO DO CORRENTE ANO, INAUGURAR UM CAMPO PARA TREINAMENTO…

    SAINDO DA TEORIA, DO BLA BLA BLA COTIDIANO, PARA PRÁTICA, E APOIANDO O CLUBE, O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE!

    Post a Reply
  13. Vc veja só seis pessoas usando da transparência e a turma apoia e o resto os cardeais, dirigentes. Qdo vão usar essa mesma transparência que wlad aqui exalta com louvor

    Post a Reply
    • ACREDITO TEM SÉRIOS PROBLEMAS DE VISÃO E/OU LEITURA, ONDE AFIRMO QUE NAO ESTOU AQUI PARA DEFENDER NINGUEM E/OU DEPARTAMENTO… APENAS, APENAS, NAO COSTUMO ACUSAR SEM PROVAS, ATE PORQUE, É CRIME!!!!

      E VOU NOVAMENTE, PARABENIZAR ESTA TURMA QUE SE REUNIRAM EM PROL DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, E NAO, ASSUNTOS DE MI MI MI, CONTRA ESTE OU AQUELE!!!!

      E SOBRE FUNCIONARIOS, DEVERIAS TER LIDO NOS JORNAIS, QUANTOS EXISTIAM, E QUANTOS EXISTEM, E CONSEQUENTEMENTE, DA SUL AMERICANA E ETC…

      Post a Reply
  14. Não sabemos nem qtos funcionários tem ali nem qto tá bloqueado nem qto recebeu da sula de venda de jogadores de renda de patrocínio só sabemos do choro

    Post a Reply
  15. Alguém sabe do estado de saúde do Tininho?

    Última noticia é que ele estava com sangramento no intestino, devido a pólipos.

    Esse tipo de sangramento pode não ser boa notícia….

    Post a Reply
  16. AOS QUE NAO CONSEGUEM INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPARENCIAS, RECEITAS, QUANTIDADE DE FUNCIONARIOS ATIVOS E INATIVOS, AI VAI ALGUNS ENDEREÇOS:

    @MoraesAlirio – twiter
    @SouSCFC
    @SantaCruzFC – twiter

    Post a Reply
  17. Como dizia a casa lux o pior cego é aquele que não……

    Post a Reply
  18. WLAD você é um herói meu velho.

    Post a Reply
  19. O Santa Cruz precisa do nosso apoio.

    Continuo ajudando nas minhas possibilidades (timemania, sendo sócio, indo a jogos, chorando, rezando, torcendo, fazendo figa… e etc.)

    Acho que todos que passaram pela diretoria desde Antonio Luiz Neto merecem nosso respeito, pois pegaram um clube sem série, sem time, endividado e conseguiram chegar pelo menos na série B, com passagens ano passado pela série A e com possibilidades de voltarmos de novo, sendo 5 vezes campeão Pernambucano e uma do Nordestão.

    Não é fácil administrar um clube com um passivo enorme e problemas diversos.

    Aos que acham que tem formulas mágicas por favor vão lá e mostrem na prática como se faz e terão também todo meu respeito e admiração.

    Santa Cruz te amarei eternamente!

    SDS TRICOLORES!!!

    Post a Reply
    • E isso ai caro Santacruzense…destas pessoas que o Santa precisa…
      Enquanto outros continuam com suas mentes brilhantes voltadas para o lado bobo e sem futuro

      Post a Reply
  20. Marketing comemora 9500 camisas vendidas sucesso para pouco tempo ao contrário do que foi dito aqui que as vendas estavao pifias

    Post a Reply
  21. Não consigo vislumbrar outra saída para a crise financeira do Santa Cruz que não passe por uma massiva campanha de sócios.
    Com uma torcida grande dessas é inadmissível um clube como o Santa não ter 20 mil sócios em dia a 50 reais o que daria 1 milhão/mês.

    Isso é só pra manter o mínimo de estrutura funcionando dentro do Arruda e salários em dia.

    Post a Reply
  22. ao contrario do que dizeram a wlad e ele postou aqui que as venda de camisas estavam um fracasso o santa anuncioa que cvendeu mais de 10 mil camisas au preco medio de 150,00 estimase que entrou mais de 1200,000,00 pro clube
    agora kde esse dinheiro

    Post a Reply
  23. ABAIXO PARTE DO POST DE WLAD EM 25/07/2017 SOBRE VENDAS DE CAMISAS, AGORA ENTENDO POR QUE ELE SO FALA EM FALTA DE DINHEIRO ESTAO DANDO INFORMACAO ERRADA A ELE

    ESFORÇOS NAO FALTAM, EMPRESTIMOS, BUSCA DE TUDO QUE É LADO, MAS, ALGUEM SABE COMO ESTA A VENDA DA NOSSAS CAMISAS? RESPONDO: UM FRACASSO… E OBSERVE QUE A PRÓPRIA TORCIDA GOSTOU DOS NOSSOS MODELOS!!!

    AS VENDAS DAS CAMISAS NAO SAO UM FRACASSO WLAD SAO UM SUCESSO 10 MIL VENDIDAS EM DOIS MESES O MARKEMNTIMK DO CLUBE ESTA COMEMORANDO MUITO AGORA A GRANA…………

    Post a Reply
    • MESMO ASSIM, COMO UMA PESSOA EM ESTADO NORMAL CNTP, PODE FALAR ISSO? SERA QUE NAO TEVE CUSTO?
      E ACHAS QUE 10 MIL PESSOAS, É A QUANTIDADE DE TORCEDORES DO SANTA?

      Post a Reply
  24. ALIRIO É O UNICO QUE FAZ A DIFERENCA NESSE CLUBE ELE É UM DOS MELHORES PRESEIDENTES QUE JA TIVEMOS

    Post a Reply
  25. se vc nao sabe nem como estao as vendas de camisa como vc quer cobrar alguma coisa dos outros
    cade a transparencia

    Post a Reply
    • NAO COBRO NADA A NINGUÉM, NAO INVERTA AS COISAS?

      APENAS ACHO QUE O CLUBE, SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, PRECISA DE SUA TORCIDA, E ATÉ AGORA, INFELIZMENTE, É UM NUMERO MUITO PEQUENO…

      BASTA VER O NUMERO DE SOCIOS EM DIA, E VENDER CAMISAS, NESTA QUANTIDADE X NUMERO DE TORCIDA QUE TEMOS, É UM PINGO NO MAR…

      SINCERAMENTE…

      Post a Reply
  26. MAS, ALGUEM SABE COMO ESTA A VENDA DA NOSSAS CAMISAS? RESPONDO: UM FRACASSO… E OBSERVE QUE A PRÓPRIA TORCIDA GOSTOU DOS NOSSOS MODELOS!!!
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    informacao errada de wlad

    Post a Reply
  27. moderacao bloqueia meu nome por favor
    aguentao isso nao

    Post a Reply
    • VAIS FAZER UMA FALTA IMENSA!!!!

      Post a Reply
  28. QUANDO SE FAZ UM PRODUTO, COLOCA-SE UM PREÇO, PARA SE TER IDEIA DE QUANTO VAI OBTER O LUCRO…

    COMO NUM BORDERÔ DE UMA RENDA DE FUTEBOL, TEM-SE VÁRIOS DESCONTOS, PAGAMENTOS, ENFIM, O LÍQUIDO, O LÍQUIDO, É O QUE FICA COM O POBRE CLUBE, E NESTE CASO, O SANTA CRUZ…

    EM TERMOS DE MESES, APENAS DOIS MESES, MAS APENAS 10 MIL?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, O QUE É 10 MIL NUMA TORCIDA COMO A NOSSA??

    É UM FRACASSO TOTAL!!!!!

    AGORA, SE ALGUEM ACHA, PENSA, QUE APENAS COM ESTE VALOR, O SANTA CRUZ, VAI SAIR DO BURACO…KKKKKKKKKKKKKKKKKK, REALMENTE TEM PROBLEMAS…

    SE 10 MIL SOCIOS, PAGANDO SUAS MENSALIDADES, NAO SURGE EFEITO, IMAGINE…..

    SINCERAMENTE, CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!!!!

    Post a Reply
  29. rapaz 10 mil em dois meses pra situaçao atual de todo mundo
    é um grande sucesso POIS ALEN DE COMPRAR CAMISA TEM ESCOLA,LUZ,AGUA,CONDOMINIO, FEIRA, IPVA, IPTU, PALNO DE SAUDE A NAO SER QUE A TORCIDA FOSSE TODA DE MILIONARIOS AI EU TAVA CALADO

    PARABENS PELO SUCESSO

    ESTA DENTRO DA META DA PROPRIA DIRECAO DE MARKENTING DO SANTA CRUZ

    VALEU PARABENS

    Post a Reply
  30. OBAOBBOAOBAOBAOOBA

    Post a Reply
  31. rapaz 10 mil em dois meses pra situaçao atual de todo mundo
    é um grande sucesso POIS ALEN DE COMPRAR CAMISA TEM ESCOLA,LUZ,AGUA,CONDOMINIO, FEIRA, IPVA, IPTU, PALNO DE SAUDE A NAO SER QUE A TORCIDA FOSSE TODA DE MILIONARIOS AI EU TAVA CALADO
    PARABENS PELO SUCESSO
    ESTA DENTRO DA META ENTAO TA BOM
    VALEU PARABENS

    Post a Reply
  32. E O DINHEIRO DO POVO SO É PRA COMPRAR CAMISA É
    TEM ESCOLA, AGUA, LUZ, CONDOMINIO PLANO DE SAUDE
    10 MIL É MUITO BOm em apenas dois meses
    a nao ser quetodo mundo seja rico igual a voce

    Post a Reply
    • SE FOSSE RICO, NÃO TROCARIA IDEIAS, COMO VC QUE É ATÉ POBRE DE Q.I!

      NUNCA FUI RICO, QUEM SABE UM DIA…

      MAS NAO COSTUMO DEIXAR DE AJUDAR O SANTA CRUZ, POR CONTA DE MI MI MI…

      SE TENS ALGUMA DUVIDA, SOBRE ESTA O $$ DAS VENDAS DAS CAMISAS, SOCIOS, ENTAO PROCURA O CLUBE, SETOR DE TESOURARIA, AHHHHHHH, ACHO QUE DEVES SABER ONDE FICA….

      VOU DESENHAR PARA VC E OUTROS: ESTOU AQUI PARA AJUDAR O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE; NAO DEFENDO E NEM ACUSO ESTE OU AQUELE, E O PIOR, SEM PROVAS…

      NO MAIS, VAI ARRUMAR O QUE FAZER…..

      SOU SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE E TORCEDORES COMO VC, O TIME DO POVO, NAO PRECISA!

      Post a Reply
  33. TO PRECISANDO MESMO arrumar o que fazer
    me arruma uma boquinha no santa coloca meu nome naqueles 200 que ja tem la
    te agradeco muito

    Post a Reply
  34. Com seu Q.I… Vai ser muito difícil…..
    Em qualquer lugar….
    Eu tento arrumar pessoas que queiram ajudar o SCFC…
    Vamos la massa coral…
    Próximo jogo na Arena…ingressos continuam em promoção

    Post a Reply
  35. Vou assistir no bar tomando eisenbah

    Post a Reply
  36. Só uma pergunta. O blog tem uma
    Curadoria? Ou pode ter seu espaço tomado por alguém?

    Post a Reply
  37. E realmente com meu QI (quem indica) tô lascado mesmo não tenho ninguém lá dentro pra da aquela força

    Post a Reply
  38. Gente, 9.500 camisas vendidas é apenas as da marca Cobra Coral, lembrem que as camisas da Penalty estão todas em promoção para não boiarem e isso é uma concorrência enorme com os novos modelos. A tendência é que as vendas melhorem ainda mais.
    Outro fato importante é que a nova marca tem agasalho, blusão, linha casual, linha infantil e feminina com produtos realmente bonitos e muitos lançados há poucas semanas.

    Outro fator importante é que agora que a nova marca está chegando em outras lojas e no mercado Internet.

    Isso não é motivo para discussão. Por favor, não briguem por conta disso! Essa marca sozinha não será a salvação do Santa Cruz, mas ajudará a melhorar a situação financeira.

    Vamos nos unir, galera, somos todos Santa Cruz F.C.

    P.S. Quem tiver acesso à gente da diretoria INSISTA EM LEMBRAR DO REFIS 2017 que tá rolando (ver comentário acima).

    Post a Reply
  39. Esse blog já teve melhores dias.
    Lamentável.

    Post a Reply
  40. Bom dia a todos!
    Primeiramente vou me apresentar: Sou Jose Antunes…Santa Cruz desde que nasci…
    Acompanho o Santa desde o tempo da Santamente…quando tínhamos realmente uma torcida organizada..
    Bem vendo estas discussões pergunto: Alguém aqui é mais torcedor que outro?
    Vamos aos fatos:
    De um lado temos o Wlad que ao meu ver quer que todos contribuem forçadamente….e não é assim…
    Do outro o Madson que não acredita na gestão atual…anterior…enfim acho que em ninguém…mas temos que da confiança aos outros ate que nos provem ao contrário….tidosbtem erros e acertos….
    E esta discussão alem de esta partindo para o lado pessoal..creio esta errado…os dois deveriam se desculpar …aqui todos somos Santa Cruz…
    Sou sócio adimplente e não preciso estampar por todos os campos e se tenho dúvidas sobre a administração…tesouraria…vou ao clube e questiono…nao vou também aqui…acusar isso ou aquilo…
    O Wlad tem um pouco de razão quando comenta que se nos torcedores…amantes do Santa Cruz não ajudar …cooperar…quem fará?
    No mais acredito no velho Giva…chato mas competente…
    Eaaaa eaaaa eaaaa Santaaaaa.
    Abraços a todos

    Post a Reply
  41. Genivaldo e outros companheiros que amam o Santa.Muitos ja se afastaram do Blog, pois esse já não se destina a aglutinar a torcida e promover interação. Voltamos ao regime nazista de Goebel e da propaganda sistemática, para fazer Manu militari prevalecer as orientações da diretoria. Ou os fundadores deste valoroso Blog tomam providências, ou vai ter gente falando sozinho. É impossível emitir qualquer opinião que não seja criticada. Não tenho dúvida que é diretriz imposta para calar as críticas. Deixei de falar faz tempo e apenas leio. Agora, não dá para ver colegas valorosos expressarem opiniões e serem criticados e até mesmo ameaçados. Além de não ajudar estão afastando parte da torcida que participa de todas as formas. É lamentável mas as migrações começaram.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *