Na próxima a gente ganha

Texto enviado pelo nosso colaborador Lucas Pinto

Esse é um texto que eu sabia que iria escrever. Só não tinha certeza sobre o sentimento que iria colocar nele. Eis que me restou escrevê-lo com preocupação e esperança.
Mas eu queria mesmo era que fosse de entusiasmo e felicidade.
No sábado do jogo contra o América, estive pela manhã na escola da minha filha mais velha, era a feira de ciências dela. Durante uma apresentação, apareceram dois coroas com peças do Santa Cruz, o mais velho um boné e o outro uma camisa. Cheguei Pra Bia e falei “Bia, vai lá naquele tio, diz a ele que o Santa hoje vai ganhar e com gol de Grafitte”. A menina foi pra lá, foi pra cá, pensou, arrodeou e decidiu não dizer nada, estava com vergonha. Tudo bem.

Quando sai de casa indo comprar cerveja, esperando meu grande amigo coral Batata, passei pelo frigorífico do tricolor. Aí rolou aquele tradicional diálogo rápido, entre a caminhada:
– Dale tricolor!
– Bora tricolor!
– E aí, vamo ganhar hoje né?!
– Vamo, mas se não ganhar hoje, a gente ganha na próxima. – com um riso sincero, ele respondeu.

Essa resposta veio como uma bomba no meu juízo. Foi um misto de sentimento e de raciocínios. Foi nesse momento que este texto que vos escrevo nasceu. Sentia o medo da premonição, mas também, o orgulho de ter ouvido aquela frase forte, esperançosa e resistente “se não ganhar hoje, a gente ganha na próxima”. E veio o dilema, iria escrever sobre aquilo num momento alegre ou triste?

Eis-me aqui. Madrugada de Domingo, preocupado. Pensando em como precisamos encontrar o “x da questão” urgentemente. Voltar para o inferno é fora de cogitação.
Mas, e nós, torcedores? O que nos resta e cabe nesse momento? Uma coisa é certa: fugir da raia é que não é.

Infelizmente, a diretoria claramente demonstra estar com os recursos esgotados. Mas, buscou fazer o seu papel, isso é inegável. A comissão técnica parece um pouco confusa. Então, só quem pode tomar atitudes fortes a ponto de mudar o panorama, é o time e a torcida. Mais uma vez, como em tantas outras. Somente o time e a torcida podem fazer alguma coisa!

Então, guerreiros e guerreiras, os 9 mil de todo jogo ou os milhões de corais: não podemos baixar a cabeça! Vamos se manter firme na luta, firme no cumprimento do papel, pois a torcida também tem o seu, e acompanhar de perto, apoiando e cobrando, para que o elenco também cumpra o dele.

E levar, no coração e na alma, a convicção de um coral que conhece a camisa que veste e a ideologia que nos envolve: se a gente não ganhar hoje, a gente ganha na próxima!

46 respostas para “Na próxima a gente ganha”

  1. Lucas,

    Meu caro não nos falta sentimentos na cachola.

    Agradeço mais uma vez um texto seu com incentivo e otimismo para os próximos embates.

    VIVA SANTINHA !!!

  2. O SANTA TEM UM BANDO DE ASNOS QUE FALAM MERD@ DEFENDENDO AQUELE BANDO QUE DESTROEM O CLUBE…AQUI TEM CADA PUXA SACO,FORA OS CONSELHEIROS INÚTEIS….NÃO DEIXO DE AJUDAR O CLUBE…MAS ZERO DE DEFENDER LIXO FALANTE…SENHOR EDUARDO RAMOS,DECANO RECONHECIDO….PORQUÊ RODOLFO AGUIAR E NÃO VALDOMIRO SILVA,JAMES THORPP OU TOFINHA COMO NOME DO CR?????

  3. O que temos presenciado nos últimos anos é o revezamento no poder. Sempre vemos os mesmos grupos, com os mesmos vícios e as mesmas promessas. Não que esses grupos não tenham tido bons momentos na administração.

    O que o Santa Ceuz necessita com urgência é de oxigenação, um grupo realmente novo, com nova mentalidade e objetivos que possam tirar o Mais Querido da pré-história.

    O nobre amigo “Coral” em uma postagem anterior mencionou justamente “quem seria esse novo grupo”, quem assumiria o Santa? Não se tem essa resposta no momento porque ainda não apareceu quem possa ou se interesse em comandar a instituição. E aí cabe a velhos nomes conhecidos se fazerem presente para serem os “velhos” gestores do nosso amado clube.

  4. Existe uma cultura dentro de clube de mante.lo nessa situação justamente pra os querem entrar avaria que o clube é falido e inviável, ora.meus caros se o clube realmente fosse falido e inviável vcs acham que essas pessoas estariam lá dentro há mais de 20 anos, Me engana

  5. A cultura é essa olhe vc vai ser eleito e assim que assumir vc começa a chorar e não organize o clube, ele tem de ser assim desorganizado, sem prestar contas, sem reformar estatuto pois só assim agente se mantém aqui e não perde a boquinha e o máximo que vc faz é na época de eleição prometer alguma coisa eles adoram promessas se organizar o clube agente vai viver de que? Instruções pra ser candidato

  6. “Infelizmente, a diretoria claramente demonstra estar com os recursos esgotados. Mas, buscou fazer o seu papel, isso é inegável.”

    Contratações como Biléu, Vallés e Parra mostram que o papel da diretoria não é priorizar o bem do clube.

  7. Robson, claro que é de conhecimento público que dentro do clube tem os que fazem, os que fingem que fazem e os que jogam contra.
    Porém, os esforços que foram feitos não podem simplesmente serem apagados. Vou inclusive usar um exemplo ousado: quando a diretoria contratou Givanildo, a esmagadora maioria da torcida gostou ou pelo menos concordou.

  8. Caro José, agradeço por suas generosas palavras, mas entendo que todas as opiniões, ainda que antagônicas e que preserve a Ética, devem ser respeitadas. Não sou o decano (risos) pois Arnildo Ananias e se não estou enganado, Joseildo, são Tricolores mais antigos do que eu.
    Quanto ao nome do CT, poderia ser de qualquer Cidadão Coral, mas se dependesse de mim seria CT Alexandre Carvalho, um dos fundadores do Santa Cruz, e que bradou a frase que se perpetuou no tempo:
    “O Santa Cruz nasceu e viverá eternamente!”.

  9. Prezado Sr Hélio Mattos, agradeço a referência do amigo sobre minha pessoa e ao mesmo tempo afirmo que nesse pequeno espaço de vida (setenta anos adquidos em julho) jamais virei as costas para o meu SANTINHA pois acredito que quem nasce tricolor das bandas do Arruda, nasce abençoado.

  10. Como eu já me conheço como torcedor, é melhor antecipar o sofrimento e apoiar agora pq independente da tristeza que o clube nos propõe podemos ainda salva-lo,Não vamos abandonar Porque a raiva passa e estaríamos ano q vem apoiando e sofrendo de novo com o time na serie C. Então vamos apoiar agora. Pela instituição.

  11. ontem na resenha do final da tarde ouvi uma nioticia na radi jornal de uma noticia financeira muito boa pro santa o reporte nao quis dizer o que era nem a fonte mas acho que era o desbloqueio de algumas rendas do santa

  12. Alguém sabe a razão do Augusto sequer treinar? Imaginar que Barbio e Sheik figuram no elenco e o Augusto não é uma coisa no mínimo estranho. Alguém sabe de algo?

  13. Martelotte não prioriza a meritocracia. Em certos momentos, parece chefe de autarquia pública, e protege os afilhados. É notória a falta de condições físicas de Grafite, o péssimo desempenho de André Luís, a mediocridade de Thiago Primão e de João Paulo, este último, menos ruim um pouquinho.
    Ricardo Bueno e Natan têm vagas com sobras no time titular. E digo mais, Marcílio e Wiliam da Luz são melhores que Primão e João Paulo.
    Com a insistência nos afilhados, dificilmente teremos êxito.

  14. Ontem no jogo do Atlético contra são paulo um comentário de caio sobre Robinho me chamou atenção e me lembrou de grafite com a entrada desse novo técnico ele não quer que Robinho marque ou volte pra ajudar na marcação quer que ele fique lá na frente e caio comentou que o jogador com uma certa idade tem de deixar ele na posição que ele sabe fazer e não sacrificar o cara marcando e voltando bem agente sabe que Robinho é ainda mais novo que grafitte e muitas vezes grafitte tá dentro de nossa área pra ajudar defesa e depois tem de ir pro ataque assim não da

    1. Desde o começo deste ano que Grafite não consegue fazer gols. Será que a culpa é apenas dos treinadores? A opinião do comentarista faz sentido, mas não pode ser levada como regra geral. Tem jogador que qdo chega a uma certa idade não consegue mais render.

  15. Apoiar sempre, porém é evidente que escapar do rebaixamento é quase impossível. O time é muito fraco e alguns jogadores demonstram claramente um total descompromisso para com o Clube e a torcida. Vou aos jogos com um misto de esperança e angústia, nos anos mais tenebrosos o time era fraco mas tinha vontade e um goleiro (O Paredão – Thiago Cardoso) que passava confiança ao time e a torcida. Hoje assistimos aos jogos sobressaltados e temerosos com cada bola que vai em direção ao nosso gol. Esperançoso, porém já preparado para reiniciar as jornadas pelos grotões do Nordeste acompanhando o Tricolor em mais uma Sericê.

  16. Uma clara demonstração da “qualidade” dos nossos contratados esse ano: Sheik pediu o boné e se aposentou. Aliás, aposentado já estava, só que no clube.
    Quanto a Grafite, não pode mesmo estar indo e vindo. Na verdade ele nunca teve lá grande técnica, o que compensava com vigor físico e explosão. A idade levou essas duas qualidades, e ai ficaram as caneladas na bola. Gosto dele como indivíduo, cidadão diferenciado dentro do campo, mas não posso deixar de ver o que é evidente, que não faz mais diferença dentro do campo, sobretudo tendo que defender e atacar.
    Como a maioria dos torcedores, continuo torcendo, mas vendo como muito difícil escapar do rebaixamento. Uma nova derrota nesse sábado, bastante provável infelizmente, vai fechar a tampa do caixão. Tomara que não, e o time nos surpreenda, mudando da água para o vinho. Oxalá!

    1. Já caiu. É com muita dor que reconheço isto.
      Foram muitos erros, desde o final ano passado.
      Desde a escolha do técnico (Eutrópio), à formação do grupo de jogadores.
      Agora, espero que consigamos fazer como sampaio correa, vila nova, boa, entre outros, que caem e voltam no ano seguinte. É só o que eu espero.

      1. Difícil esperar bons resultados com Tininho, Jomar, Adriano e Ataíde. A estes, agradecer pelos serviços prestados, e olhar pra frente.
        Entendo que os próximos dois jogos serão decisivos. Infelizmente, Martelotte insiste com quem já comprovaram suas ineficiências.

  17. Depois de 90 anos o santa caiu pra série c com essa turma que tá la e em pouco tempo vai cair de novo a estatística passa a ser a pior possível seremos clube de oscilar entre b e c?

  18. As contratações foram péssimas. Gastaram errado o pouco dinheiro do clube com jogadores a nível de Central. Se escaparmos de uma série C vai ser batendo na trave.

  19. Vamos ter que aguentar novamente andre luis, derlei, anderson sales, primao e outras derrotas, além de ver o melhor do elenco para o meio de campo, natan, entrando no final quando nao tem mais jeito. Pqp. O tecnico fala como se estivessemos no inicio do campeonato onde o time precisa ser mantido por causa do entrosamento! ?

  20. Por que Natan, Ricardo Bueno , Bruno só entram qdobta perdendo de que adianta assim que leva um gol eles entram ,hora se a entrada deles é pra tentar empatar então por que não entram de frente pra tentar ganhar

  21. “Infelizmente, a diretoria claramente demonstra estar com os recursos esgotados. Mas, buscou fazer o seu papel, isso é inegável.”

    É sério isso? Acho que enxergamos realidades diferentes, cara. Na boa. Toda a responsabilidade por esse fracasso retumbante cai na conta de incompetentes travestidos de ‘dirigentes’. É um fato irrefutável. Nininho, Primão, André Luiz, Bileu e outras tranqueiras estão aí para não me deixar mentir. Então tapar o sol com a peneira não resolve nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *