Ofuscaram o brilho do jogo

Faz tempo que encerrei a minha carreira de ir para casa dos adversários.

Certa vez, fui para Caruaru. Era Santa Cruz e Central no Lacerdão, numa quarta-feira à noite. Pegamos um engarrafamento grande na saída do Recife e chegamos atrasados. Na correria para entrar e pela falta de sinalização que indicasse para onde devíamos ir, recorremos a um policial. Educadamente, mas sem preparo nenhum para dar a informação correta, o militar indicou um portão que dava justamente no meio da torcida do Central. Passamos um sufoco danado, quase brigamos, até que nos levaram para o lado onde estava a nossa torcida.

Em outra situação, dessa vez nos Aflitos, inventamos de comprar ingressos de cadeiras. Na bilheteria avisamos que queríamos ingressos para o local destinado a torcida do Santa Cruz. Era aquele jogo no qual Sandro Blum fez um gol contra. Chovia bastante naquela noite. Quando entramos, era tudo junto e misturado. Vimos o jogo no meio dos torcedores do Capibaribe. Tentamos ir para arquibancada, mas não foi possível. Não havia ninguém para resolver o problema. Assim que o jogo acabou, descemos rápido, mas não deixaram a gente ir embora. A justificativa foi: a torcida que sai primeiro é a do time adversário. Mostrei minha carteira de sócio do Santa Cruz. Falei que estava ali por ter comprado ingresso de cadeira. Argumentei. Pedi. Expliquei. Os senhores que faziam a segurança e o policial que estava perto não enxergavam um palmo além da ordem que haviam recebido e não nos deixaram sair.

Já levei carreira na Ilha. Já levei pedrada no Carneirão.

Ontem, assisti ao jogo pela TV. Ainda no primeiro tempo, vi dois belíssimos gols. Mas logo em seguida, logo depois do nosso golaço, acabaram com a festa. Para fazer valer as proibições impostas ao futebol moderno, a polícia desceu o sarrafo em um torcedor que acendeu um sinalizador. Uma atitude pra lá de exagerada e desnecessária por parte do policial. Tão exagerada que causou pânico nos três mil e poucos Tricolores-corais-santacruzenses-das-bandas do Arruda que estavam espremidos numa pequena área destinada a massa Coral.

Não houve briga, muito menos confusão. Houve tumulto. E, na agonia de sair de perto do local do rolo, as pessoas foram tropeçando e caindo umas por cima das outras, como se fossem um dominó. Correria, gente se arranhando, se quebrando, passando mal. Pedidos de ajuda e socorro. Desespero e pressa de querer entrar no campo para chamar aqueles que estão escalados com a função prestar atendimento médico. Afinal de contas, o pessoal da área de saúde fica no gramado.

Do lado da polícia, um despreparo fora do comum por parte de alguns policiais. A incapacidade de observar que não havia briga, de ver que eram pessoas pedindo socorro. Ao invés de ajudarem, jogaram combustível no desespero da torcida. Ou melhor, jogaram spray de pimenta na cara das pessoas. Uma atitude irresponsável e burra. Ao invés encontrar uma maneira de prestar socorro, aumentaram a quantidade de gente precisando de ajuda e a revolta dos que tentavam conseguir socorro para o próximo.

Somente depois de um certo tempo, abriram passagem para as pessoas serem atendidas. Foram mais de 50 estendidas no gramado que fica atrás da barra. Pela tela da televisão eu via sangue, roupas rasgadas e uma cena que não me sai da minha cabeça: um cara tendo convulsões. Daí para frente, o jogo havia acabado pra mim e pra muitos que conheço. Menos para a TV Globo e para Federação Pernambucana de Futebol. Mesmo com vários corpos espalhados atrás da barra, mesmo com ambulâncias entrando e saindo pelas laterais do gramado, e transitando na frente dos bancos de reserva, a bola continuou rolando. Eu só imaginava uma bolada em quem já estava lascado.

Nas peladas do meu tempo de menino, éramos bem mais cuidadosos do que a FPF. Naquela época, quando a gente jogava bola na rua, se passasse alguém, o jogo era interrompido. “Parou, parou!” – alguém avisava.

Ontem, por causa de uma Lei que proíbe se acender um inofensivo sinalizador, vimos estampadas toda a incompetência, irresponsabilidade e insensibilidade que está encruada na cabeça daqueles que organizam nosso sofrido futebol.

E vimos tirarem o brilho desse esporte que tanto nos encanta, que tanto nos apaixona.

Aquele passe de Héricles e o gol de Fabinho Alves, e também o gol do adversário, merecem todos os aplausos, gritos, fogos e sinalizadores do mundo. Merecem bandeiras tremulando, papéis picados e serpentinas jogadas no gramado. Merecem a alegria, o êxtase e a euforia que fazem do futebol o jogo mais espetacular do Universo.

Não! Não merecem a incapacidade, negligência e a crueldade de ontem.

Author: Gerrá da Zabumba

Share This Post On

109 Comments

  1. Despreparo total da polícia. Diretoria tricolor negligente e com desrespeito completo com sua própria torcida. Qualquer presidente ou diretor de clube responsável não deixaria o jogo voltar. Agora fica todo mundo querendo posar de santo.

    Post a Reply
    • Fiquei super triste em ver cenas deploráveis como a de ontem uma torcida que ama seu Clube como a torcida do Santa Cruz ser tratada como nada nem animais passa pelo que a torcida do Santa passou ontem e ainda por cima no dia seguinte ouvir o vice-presidente do adversário Deezer que o próximo jogo deveria ser de uma torcida única menosprezando totalmente aqueles que amam o clube das três cores do bairro do Arruda um verdadeiro absurdo Fica aqui minha indignação meu voto de repúdio por tudo que vem acontecendo no nosso futebol de uma pessoa que ama o Santa Cruz

      Post a Reply
    • se a diretoria fizesse isso, seria uma irresponsabilidade. a gente seria duramente punido. além disso, o clube deve dinheiro e favores a federação. infelizmente.

      Post a Reply
  2. No jogo do Rés Madrid contra o time de Neymar a torcida lá na França também usou um sinalizador e o pau não quebrou nas costas de ninguém. O capitão do Paris pediu pra torcida apagar o sinalizador e pronto. Já vi sinalizador em ginásio, no futsal do Corinthians e também a polícia não baixou a lenha geral. O que aconteceu na ilha é um sinal do novo velho Brasil que vai avançando com a repressão sendo usada como plataforma política.

    Post a Reply
  3. Vi, ontem, quatro cidadãos que se dizem representantes dos clubes, reunidos em torno de uma mesa para discutir medidas para as próximas partidas. Mas não espero nem acredito que realmente saia alguma coisa de útil dessas reuniões. Dirigentes de todos os clubes, federações, polícia (como representante do Estado) precisam entender que o torcedor é um consumidor. Não se trata dessa maneira em nenhum outro local de entretenimento (shoping, cinema, teatro…). Mas no futebol parece que estamos ali para sermos maltratados por qualquer motivo. Seja por comemorar um gol, ou por qualquer outro motivo. A impressão que se tem é que os que trabalham na segurança dos estádios não gostam do que fazem, detestam quando são escalados para esta ali. Mas, repito, não espero mais nada desses que administram o nosso futebol. Já estamos entre as piores médias de público dos estaduais. E não fazem nada. Não percebem que futebol também pode gerar emprego e renda, num momento de economia em baia. ACORDEM, SENHORES DIRIGENTES DO FUTEBOL BRASILEIRO.

    Post a Reply
  4. Assisti agora, pelo Cardinot (nunca vejo) as cenas de guerra na ilha do retiro. Não é possível aceitar o que aconteceu, e a verdade seja dita: as instalações do estádio, cheio de grades e íngremes degraus, não poderiam ser aceitáveis para abrigar multidões num espetáculo.
    Rigorosamente, salvo a Arena, nenhum estádio reúne as condições, mas no caso da ilha é evidente que se trata de um equipamento absolutamente inadequado.
    As cenas, não apenas do incidente, mas as do final do jogo e das galeras de marginais (dos dois lados), são mais do que suficientes para desencorajar qualquer pessoa de bem a se expor ao risco de ir a um jogo. E depois não se sabe porque os estádios estão vazios!
    O comportamento da polícia foi lamentável! E olha que sei do desafio que deve ser atuar num jogo de futebol com as organizadas! O spray de pimenta parecia extintor de incêndio. Muitos dos tiros de balas de borracha me pareceram despropositados.
    Por fim, o tétrico espetáculo de dezenas de feridos e várias ambulâncias, sem que isso interrompesse o jogo, certamente para não atrapalhar o horário da Globo!
    Mantido esse quadro, e não vejo qualquer ação para mudá-lo, acredito que o futebol vai terminar se resumindo a transmissões dos grandes times europeus.

    Post a Reply
  5. Prezados,

    Realmente, cenas muito tristes e a insensibilidade na continuidade do jogo, antes que todos fossem atendidos de forma plena.

    Quanto ao fato em si e suas repercussões, o Santa e sua torcida é quem tá pagando o pato. Ainda hoje pela manhã, assisti na Bandnews, que é nacional, matéria sobre o acontecimento e, pelo que falaram, a culpa foi toda de nossa torcida.

    A globo então, uma vergonha, desde a hora do jogo. Não investigaram o que de fato ocorreu, ou melhor, não quiseram investigar. Ao invés disso, entrevistas com jogadores da coisa falando mal de nossa torcida. Ainda disseram que um policial falou que pode ocorrer que alguns artefatos proibidos de entrar no campo, sejam deixados antecipadamente no estádio, ou seja, antes do jogo. Mas, não comentaram que nossa torcida era visitante e sempre é tratada ali como animais. Como, então, entrar com tais artefatos antes da partida ?

    Nos demais site da imprensa local, ninguém aprofunda o ocorreu. E sempre se comenta como se a culpa fosse de nossa torcida.

    Tenho nojo dessa imprensa esportiva !!!!!!!!!!

    Sinalizador ? Ainda não vi nenhuma imagem (foto ou vídeo) em que o tal objeto apareça. Aliás, a própria polícia não o tem.

    Mas, ainda que tenha havido a tentativa de acender o sinalizador (!?), a atuação estúpida e irracional da polícia foi que provocou a tragédia, que poderia ter tomado proporções gigantescas. Um despreparo imperdoável. Contudo, a polícia militar é intocável, ao que parece, todos a temem.

    Ainda, vejo nos jogos no Arrudão, as torcidas dos rivais ficarem num local bem amplo, com direito a espaços laterais, para prevenção, o que é correto. Porém, o mesmo não ocorre com nossa torcida nos estádios (!?) deles.

    Quanto à partida, jogamos mais do que eu esperava, enquanto a coisa jogou menos. Vi nosso time jogando com muita garra, ganhando todas as divididas. Vi os jogadores da coisa apelando para violência em alguns lances, provavelmente atendendo instruções de seu treinador, e contando com a complacência do juiz. Só aquele nosso ex-atacante, cometeu 2 falas piores da que gerou a expulsão de nosso volante contra o Belo Jardim e não recebeu nenhum cartão ou advertência.

    Por falar em nosso ex-atacante, uma atitude irresponsável ao provocar nossa torcida na comemoração do gol. Cuspiu no prato que comeu. Não jogou nada depois dali. A imprensa muda sobre o fato.

    No mais, mesmo achando que ainda falta muito, acredito que podemos crescer ao longo do ano, ainda que com todas as dificuldades.

    Vamos Santa !!!

    Post a Reply
  6. Um polícia violenta, despreparada, que por pouco não causa uma tragédia. No dia seguinte, o comandante diz que a operação foi “cirúrgica”. O presidente da Federação diz que não teve nada de extraordinário.
    Resumindo: nós torcedores deixamos de ser cidadãos quando entramos num estádio.

    Post a Reply
  7. MP , que ver o sinalizador nem que seja uma simples imagem( ou clube mandante não tem câmaras externas, como manda a legislação em vigor). Palavra de um dirigente da coisa Guilherme Beltrão;estava em baixo do placar, onde fica a torcida visitante. No caso Santa Cruz. De repente escuto um tiro de bala de borracha quando olho para baixo o que vejo já é o povo caindo um sobre o outro. Tem que desenha. A unica coisa que a impressa enfatizou foi quando ele disse que deveria ser jg de torcida unica. Esse Brasil tá jghjçdjhotjoohopjpofprjtmfpo. Vá ppdpfds corporativismo. É por que não tem nenhum parente ou um simples conhecido deles naquele sofrimento todo, meu também não tinha,graças a Deus. Mais dá frio na espinha quando se ver!

    Post a Reply
  8. CANALHAS, CANALHAS, CANALHA…

    Post a Reply
  9. Se o fato ocorrido fosse no Arruda, com certeza que aquele desequilibrado do Vice presidente, do adversário, estaria fazendo o maior tumulto.

    Post a Reply
  10. O ministerio Publico esta do nosso lado mande fotos videos quem foi para ilha do retiro esse campo tem que ser interditado

    Post a Reply
  11. Não pode ter esse jogo quarta feira a torcida ainda está em choque por tudo que aconteceu fomos tratados como lixo tiro de borracha a queima-roupa, spray de pimenta, fora as porradas alem de tudo isso sair com a mão para cima como bandidos, FPE e export são farinha do mesmo saco.?

    Tem fazer presão no Ministerio Publico

    Post a Reply
  12. Toda vez é esta cachorrada lá naquele chiqueiro dos infernos. Toda vez.
    A polícia ali se acha no direito de tratar nossa torcida como animais ferozes. Toda vez.
    E eu não me canso de falar nos degraus íngremes que são aquela absurda “arquibancada”, onde o espaço para se ficar é menor do que a altura dom mesmo!
    Sempre falei disso por aqui e ontem ficou mais do que evidente tal aberração, onde um empurrão lá de cima faz com que toda a multidão venha abaixo.
    E ninguém vai lá conferir isto não é?
    Ontem ficou mais do que clara a total falta de condições daqueles degraus assassinos.

    Post a Reply
    • Concordo Hélio e sem dúvida nenhuma se esse episódio acontecesse no Arruda tentariam interditar por uns dois anos.
      A diferença que os diretores da cachorra esbravejam muito mais que os nossos.

      Post a Reply
  13. Será que o Santa ainda tem uma diretoria jurídica ? Acho que não. Qualquer leigo sabe que através de uma tutela antecipada não haveria jogo na quarta feira, e possivelmente seria transferido para a Arena. Perguntei a Felipe Alves, ontem, porque o Santa não toma a medida. Não soube responder, mesmo que concorde como advogado que é. Está faltando homem no Santa. O Sport não deixaria isso barato, se fosse no Arruda.

    Post a Reply
    • Sou engenheiro eletricista há 41 anos. Recebi fotos de descontinuidade na arquibancada do Chiqueiro. Consultei 2 amigos engenheiros civis, ambos torcedores da Coisa, e as opiniões após verem as fotos do desnível existente na arquibancada, entendem que cabe uma vistoria mais apurada.
      Sugiro que o Santa Cruz requeira a imediata presença do Crea-PE para verificar “in loco” até onde há segurança para os Torcedores que ousam em assistir futebol naquele campinho.

      Post a Reply
  14. Não pode ter esse jogo quarta feira a torcida ainda está em choque por tudo que aconteceu fomos tratados como lixo tiro de borracha a queima-roupa, spray de pimenta, fora as porradas alem de tudo isso sair com a mão para cima como bandidos, FPE e export são farinha do mesmo saco.

    Alo Ministerio Publico punição já

    Post a Reply
  15. Belo empate. Mas podíamos ter ganho não fosse as lambanças do árbitro não marcando 1 pênaltis, um deles claríssimo. Mas nem por isso devemos deixar de fazer pontuações. Para mim esse Salino é um boçal e displicente, entregou não sei quantas bolas. O estreante Mailson bom, mas em algumas jogadas quis inventar e perdeu bolas que poderiam ter comprometido. O CRB joga de forma violenta, e o juiz deixou correr frouxo.

    Post a Reply
  16. E mais uma vez o jui$inho mete a mão e vai ficar por isso mesmo. Nossa Diretoria não tem força.

    Pênalti mais claro do que este, em cima de Arthur é impossível: agarrão e rasteira, uns dois metros dentro da área e o cara marca falta fora da área. PQP! $$$$$$$
    O complô (ou comprou) tá mai$ do que claro.

    Quanto ao jogo, pra um mistão, a partida foi boa por dois aspectos: poupar, fisicamente e experimentar e dar ritmo pra algumas peças do elenco.

    Dani Moraes continua a merda de sempre. Bastou ele está em campo pro time levar gols de bolas alçadas na área, novamente. O cara continua o mesmo. Não sai do chão.

    Gostei de Mailton e Arthur, mostrou que dá mais qualidade na saída de bola pelo meio.

    O JOGO:
    Tiago Machowski – tranquilo como sempre – não teve culpa no gol – faltou cobertura – nota 7
    Maílton – mostrou intimidade com a bola – gostei – nota 7
    Danny Morais – inseguro – me pareceu fora de forma – nota 5
    Augusto Silva – errou algumas bolas mas depois se ajustou – nota 6
    Paulo Henrique – pouco apareceu, mas deu o passe para o gol de Robinho – nota 6
    Leandro Salino – contra a “coisa” ele marcou bem – hoje, se perdeu – nota 3
    Luiz Otávio – quase entrega o jogo por duas vezes e perdeu uns 3 contra-ataques, por inabilidade – todavia é raçudo, marcador insistente – nota 5
    Arthur Rezende – cansou, mas enquanto estava em campo deu mais qualidade – nota 6
    Héricles – apesar de pouco tempo em campo, deu mobilidade – nota 5
    Jeremias – esforçado, mas improdutivo – nota 4
    Robinho – aos poucos vai se encaixando – gostei novamente – ainda fez o dele – nota 8
    Geovani – apagado – nota 4
    Vinicius – não pode jogar de tanto apanhar, mas, teve muita disposição – nota 6
    Fabinho Alves – fraco – nota 4

    Técnico: Júnior Rocha – MAIS UMA VEZ NÃO DECEPCIONOU – nota 7

    Pra quarta-feira, contra a mundiça do mangue, a bronca não é o nosso futebol, que tem melhorado. A bronca é a mesma que diz, depois da carnificina da última quarta, na ilha, em meio a toda perseguição e mal trato, que está tudo bem! Tudo bem pra quem??? PRA ELES!!!!!
    Ou seja: a bronca se chama federação, mundiça, e JUI$ES. Já estão metendo a mão faz tempo. Uma ve$inha a mai$ não vai fa$er diferen$a.

    ACORDA DIRETORIA – BOTA A BOCA NO TROMBONE – FAZ BARULHO – BATE AS LATAS – CHIA COM TODOS – APONTA OS ERROS – A VIOLÊNCIA DO TIME DA MUNDIÇA – ETC – “ANTES” DESTA PARTIDA!!!!!!

    Post a Reply
  17. Não vi o jogo (EI Plus é uma zona!) mas após o final do jogo, ouvi a Rádio Gazeta. Os caras não comentaram o jogo. Só fizeram esculhambar o juiz que teria ajudado,e muito!, ao Santa Cruz. Aliás a imprensa e Mazola. Do Santa Cruz só elogiaram o lateral. Mailton.:

    Post a Reply
    • Penso num marginal, esse Mazola. Ele a bicha baiana.

      Post a Reply
  18. Se ” Danos Moraes” prestasse não teria voltado para cá.

    Simples assim…

    Post a Reply
    • então, por essa lógica aí, ninguém presta!

      Post a Reply
  19. Se for por aí, então ninguém presta- já que todos do elenco estão no santa cruz.
    Volto a repetir o que venho dizendo: esse Júnior Rocha não é bobo não. Já ter conseguido dá um padrão mínimo de jogo a um time a preço de banana, não é pra qualquer um não. E não custa lembrar: é mais um da escola gaúcha de treinadores que despontaram e que se deram muito bem no santinha como Ênio Andrade e Carlos Froner.
    As coisas vão melhorar mais.

    Post a Reply
  20. O Blog do Santinha tem que dar o seu apoio para que o nosso Tricolor venha a ser o vemcedor. Por enquanto as Barbies estão na frente.

    Use este link para votar http://vote.eiplus.com.br Para o EI transmitir os jogos da série C para os mais votados.

    Post a Reply
  21. Erro de digitação acima: vencedor, e não, vemcedor.

    Post a Reply
    • Realmente, Eduardo, os timbus,estão liderando

      Post a Reply
      • Já passamos elas kkkkkkk

        Post a Reply
        • Que reação! Mais de 150 votos na frente! Essa Torcida é pra torar!

          Post a Reply
  22. Verdade Eduardo,

    Acredito que a Torcida voltou a apoiar, seja no mundo virtual, como dentro de campo. Aliás, conversei com Sr Arnildo e o mesmo, assim como todos sabem, da dificuldade do Torcedor acompanhar o Santa na casa dos festejos, estive lá e sei do que passei, inclusive pra voltar para casa. É indescritível um gol nosso lá, os burros negros piram e o silêncio é geral!

    Concordo e muito com o amigo Airton a respeito do Jr Rocha, acho que seu trabalho está sendo de muita seriedade e dignidade. Vejo futuro nesse cidadão, e trabalha com uma humildade ímpar!

    VIVA SANTINHA !!!

    Post a Reply
  23. Pessoal, as Barbies reagiram! A diferença diminuiu! Divulguem para os amigos Tricolores! 4.128 x 4.56
    Use este link para votar http://vote.eiplus.com.br Para o EI transmitir os jogos da série C para os mais votados.

    Post a Reply
  24. EI Plus: 4.195 x 4.157
    As Barbies reagiram! Todos os Tricolores têm que apoiar o Santa!

    Post a Reply
  25. Sport aliciando jogador do Nautico?

    Segundo uma fonte
     Ortigoza acertado com o Sport ,não espera nem acabar o campeonato isso chama-se jogo sujo.

    Por isso que o Santa Cruz tem que abrir o olho eles vão querer ser campeão a todo custo por conta da crise que ronda o Sport

    Post a Reply
    • Que a estrutura do campo, construído há mais de 60 anos, não pode atender aos requisitos de segurança é óbvio, especialmente naquela parte destinada aos visitantes. Basta ver as grades e a altura elevada e a largura insuficiente dos degraus. Houvesse responsabilidade do Corpo de Bombeiros na análise e liberação do local para espetáculos, ou o campo seria interditado ou teria que ter um número muito menor de público. As pessoas caindo umas sobre as outras são a prova cabal dessa inadequação física do espaço, para não falar das grades. Mas a FPF e as autoridades (ir)responsáveis não fazem nada, porque se fizessem teriam que interditar quase todos os ditos “estádios” de futebol de Pernambuco. Por essa, e tantas outras razões, é que somos subdesenvolvidos!

      Post a Reply
  26. Amigos tricolores, votei agora a pouco no EI e o placar tem bem apertado: Santa Cruz 8.211 x 8.118 Náutico. Falem com os amigos tricolores, incentivem o voto e vamos vencer esse clássico.

    Post a Reply
    • Os seis primeiros colocados terão todos os jogos transmitidos.
      Acredito que já estamos garantidos.

      Post a Reply
  27. Com essas imagens devastadoras, qualquer departamento jurídico de time de usina impediria o jogo da quarta na Ilha. Basta ir ao MP com o vídeo, para que o órgão atue junto ao judiciario para interdição da Ilha. Pelo amor de DEUS onde anda o presidente do Santa e esse Conselho de palermas ? Será que ficaram todos alienados foi ? Se fosse no Arruda ele já estaria interditado. ACORDA PRESIDÊNCIA, DEIXE DE SER COVARDE…

    Post a Reply
    • só para esclarecer, o MP tomou conhecimento e está investigando. Mas a policia, os bombeiros e a fpf foram fazer uma vistoria e liberaram.

      se forem usar o rigor, nem a ilha e nem o Arruda tem condiçoes de jogo. é a realidade.

      Post a Reply
  28. Duas notícias do judiciário de interesse da torcida, uma boa e uma ruim. A boa notícia, o clube vai ter que apresentar em juízo prestação de contas das negociações de João Paulo, Keno, Raniel e André Luiz. A notícia ruim, uma ação de reintegração de posse foi promovida contra nosso clube pela empresa mand latim América, empresa fabricante de ônibus. É de se imaginar que querem tomar o ônibus usado pelo clube. Lembrei do texto de Guilardo sobre a falência coral.

    Post a Reply
  29. Se o Santa Cruz tivesse um Presidente Macho,não tinha esse jogo nesse campinho
    depois dessa reportagem não aparece ninguem da diretoria do Santa Cruz pra Chutar o balde, ??

    Post a Reply
  30. Espero que o Santa Cruz jogue bem e vença o Clássico das Multidões. Vamos a Ilha do Retiro Galera Tricolor. O Mais Querido precisa do nosso apoio.

    Post a Reply
  31. Doação Tricolor é xodó!?
    Mineiro: Xodó da torcida do Cruzeiro, Raniel estende contrato até 2022
    Foi dele o gol da vitória da equipe sobre o rival Atlético Mineiro no clássico disputado no dia 4 deste mês

    Publicado em 13/03/2018 | Agência Estado .

    Post a Reply
  32. Se fosse no Arruda tinha jogo quarta feira?

    claro que não o sport entrou na justiça para barra uma buzina imagina o estadio fora dos padrões de segurança.

    Post a Reply
    • Com letra maiúscula mesmo.

      EU ASSINO AONDE ????

      Post a Reply
  33. Não temos defesa nem meio de campo. Vamos ser goleados. Desliguei no 2o gol.

    Post a Reply
  34. Ta parecendo muito com o clássico recente entre Palmeiras x São Paulo.
    O time da casa entrou com 1000 Volts e o visitante com 10 Volts.

    Antes igualávamos na base da raça, hoje nem isso, time morto.

    Post a Reply
  35. Esse é o Santa Cruz que eu conheço.

    Post a Reply
  36. Torcer pra não levar uma goleada histórica.

    O Time a cara de Tininho.

    Post a Reply
  37. Eles não precisavam nem colocar goleiro.
    Nenhum chute defendido.

    Post a Reply
  38. Que LIXO de time nem quando o Santa tava na série D perdeu tão facil. Não sei porque ainda perco meu tempo assistindo jogo! Tininho vai fechar as portas do SANTA CRUZ

    Post a Reply
  39. Esse jogo foi vergonhoso. O Santa parecia um time de colégio. A maioria aí não conseguia acertar um passe de 5 metros.
    Desse time que jogou hoje, só se salvam o goleiro, o Ávila (um dos poucos que jogam com raça) e o Robinho.
    Apesar de ser vergonhoso perder pra coisa, não é o fim do mundo. É preciso ter frieza e entender que com alguns reforços e muito treinamento (principalmente defensivo), podemos encaixar um time pra sair da fraca séricê. Apesar de hoje o entregador de camisas ter estado extremamente apático, ainda acredito que ele pode fazer esse time dar liga. Vamos aguardar.

    Post a Reply
    • A diferença técnica em relação ao sport é grande. Para superar isso só jogando com raça e sem cometer erros primários na defesa. Foi o que não fizemos.

      Post a Reply
  40. Não dá pra fazer qualquer tipo de avaliação. Não tomamos uns 7 por falta de sorte, deles. Coisa horrível.
    Como disse Hamilton, acima, “eles não precisavam nem ter entrado com goleiro”.

    VERGONHA!
    VERGONHA!
    VERGONHA!

    Post a Reply
  41. Um campeonato fraco , onde de 11 times se classificam 8 e as duras penas se classifica em sexto, pra um time intermediário que o Santa Cruz se tornou, deu pro gasto.

    Post a Reply
  42. Realmente, o time mudou pra pior com as mudanças no meio, em relação ao último jogo. Some-se a isso o Hericles contudido com pubialgia – um a menos, Fabinho nulo e a zaga batendo cabeça.
    O primeiro e terceiro gools foi de fazer vergonha à defesa, incluindo os volantes que erraram tudo e deixaram a zaga no mano a mano várias vezes.
    E ainda tem gente que reclama de Dany Moraes!!!
    É time pra se reforçar e no máximo pra sair da C.
    Hoje deu tudo errado e o nosso time não comporta o mínimo de erro. Quando pega um dia assim dá no que deu.

    Post a Reply
  43. Agradeço aos 812 e ao diminutivo segundo pelo vexame. Ficamos em 6o no Evandrao. Saímos no 1o mata-mata. Na nossa chave da série C , tem 3 times hoje superiores ao Santa . ABC , bota-PB e a Barbie. Vamos brigar com outros times parecidos. Brigar por uma vaga ou pra não cair . Uma loteria. De diminutivo em diminutivo, o Santa Cruz vai se apequenando

    Post a Reply
  44. Toda e qualquer evolução observada no Santa Cruz foi pro espaço ontem. Time sem criatividade, não ofereceu perigo ao gol da coisa em momento algum, com exceção daquela falta de Robinho na trave.
    Não acho sensato culpar o treinador quando consideramos o material humano de que ele dispõe e que está fazendo o mesmo soltar isto aos poucos nas entrevistas que dá.

    Post a Reply
    • Continuando:

      Agora como é que um time vai reagir quando a primeira substituição só é feita aos 29 do segundo tempo já com 3 x 0 na cara ???

      Post a Reply
  45. Se eu não soubesse que o time é uma desgraça, eu pensaria mal dos dois zagueiros de área que deram presentes aos atacantes. Lembrei-me imediatamente de Celso e Raul Marcel.Os mais idosos sabem do que eu falo. Só falta agora aparecerem os recibos. Naquela época foram cópias dos dois cheques. Prefiro crer que são ruins demais

    Post a Reply
  46. Volta Alírio, com vc teremos: título nacional, Sul-americana, ampliação do Arruda, patrocínio da Caixa…

    Post a Reply
  47. Todo o pernambucano foi um festival de horrores. Ontem foi apenas um capítulo a mais. O lance do Augusto foi imperdoável, espero não vê-lo mais jogando. A partir daí o que havia de esperança acabou, ajudado pelo juizeco que não deu sequer um amarelo a Anselmo que agrediu claramente nosso jogador.
    Acho que Júnior Rocha resumiu tudo dizendo das falhas técnicas, mas é o que temos. Enquanto isso o Náutico avançou na Copa do Brasil. A diferença deles para nós: têm uma base, quando acabamos a nossa! E mudaram de fato a diretoria, enquanto nós continuamos com a que vem nos destruindo sistematicamente há anos.
    Ontem voltamos ao futebol da derrota contra o América.
    Perder faz parte do jogo, ainda mais frente a um elenco muito melhor tecnicamente. Entregar o jogo, ficar apático e bisonho é falta de caráter. São coisas bem diferentes.

    Post a Reply
  48. Guilardo, com relação a Celso e Raul Marcel, eu só tinha 8 anos, mas lembro que a cidade inteira comentava sobre eles. Falavam também do treinador Lanzoninho. Sobre as cópias dos cheques eu não sabia. Vamos em frente. A copa do nordeste de 2019 foi pro brejo. Como diria o capitão Nascimento: bota na conta do Papa (Alírio)

    Post a Reply
    • Pois é Robson. Eram emprestados pelo Palmeiras, que sabendo do que ocorrera, colocou ambos pra fora. As cópias dos cheques transitaram pelo cidade e todo mundo tomou conhecimento. Quero acreditar que devido a ruindade desses dois zagueiros do Santa, eles ontem não tenham entrado na gaveta. Prefiro crer que são medíocres mesmo.

      Post a Reply
    • Era de conhecimento geral. Eu avisei a um então diretor sob o boato que corria na cidade. E quem era o patrocinador do suborno. Não acreditou.

      Post a Reply
  49. O Ferroviário do Ceará levou 3 na ilha e foi buscar mesmo com suas limitações e conseguiu.
    Só que tem uma diferença, nosso time é limitadissimo e apático.
    Preocupante porque justamente na serie C é que vamos encontrar times raçudos e estamos muito longe tambem nesse quesito.
    Antes nessas decisões nos apegavamos na superação.
    Hoje nem uma coisa nem outra.

    Post a Reply
    • O futebol do Time é a cara da diretoria. São pessoas que só sabem chorar miséria. Não fazem nada para sair da mesmice. A desclassificação, se considerarmos a diferença técnica, já era esperada. Espero que diretoria não ache que a sericê será fácil. Que vamos atropelar todo mundo. Aproveitem esses dias de “folga” para melhorar alguma coisa. O ideal seria a renúncia do presidente, mas aí é querer demais. Eles têm muito amor ao Clube.

      Post a Reply
  50. Além da ruindade, sobrou apatia. O time jogou sem vontade. Bolas sem disputas, enfim, não vou descrever a bizarrice de ontem.
    Eliminados precocemente da Copa BR e do sofrível PE. O que esperar da Série C ? Enquanto isso, o Náutico, nosso adversário direto, vai capitalizando e se arrumando.

    Post a Reply
  51. Vendo e revendo o lance fatídico, não consigo entender o que fez o zagueiro. Parecia mais que era um meia dando um passe para o centro-avante. O outro, dez minutos depois, fez a mesma coisa, só não acontecendo o gol porque o goleiro defendeu. Como então poderão técnico e diretoria manter os dois jogadores no time ? Sem querer fazer um juízo perverso do que aconteceu, tal qual Raul Marcel e Celso, a diretoria do Santa tem que rescindir os contratos deles, porque se foi deficiência técnica, eles voltarão a fazer de novo. Não tem torcida que aguente ver uma coisa dessa. Qualquer time de pelada, de interior, de usina, tem uma dupla de zagueiros mais segura do que a nossa. Enquanto o Náutico, que começou o ano com a mesma falta de dinheiro do Santa, já conseguiu amealhar quase três milhões na temporada, o que paga facilmente a folha do ano todo com sobras, o Santa montou um time mambembe, que não gera um real coado para o clube. Certamente ganharia mais dinheiro apresentando-se em circos pelo interior afora.Caminhamos céleres para a quarta divisão, rezando para a CBF criar a série E, pois a nossa queda é livre, sem freios.

    Post a Reply
  52. E eu que achava que o problema não era a zaga e sim os volantes mal posicionados. Guilardo lembrou Raul Marcel e Celso, mas tivemos o goleiro Joel Mendes afastado do clube em plena final de campeonato contra o náutico pois foi descoberto que estava no bolso, isso foi em 79. Outro goleiro que também comeu uns trocados foi Reginaldo, final contra a coisa em 80 ou 81 não lembro. No livro a máfia do futebol esse caso era citado. O último que se vendeu, que eu tenha notícias foi o centroavante Washington, na final em que foi expulso no primeiro tempo, um carrinho por trás no meio campo.

    Post a Reply
  53. Tem razão Robson.

    Post a Reply
    • Acho que os amigos se esqueceram da primeira partida da decisão do Pernambucano de 2002 quando o goleiro Nilson e o zagueiro Sandro Blun tiveram um comportamento esquisito. Aos dezessete minutos do primeiro tempo o Náutico já ganhava por 3 x 0, com direito a gol contra do zagueiro com um recuo de cabeça direto no ângulo esquerdo do goleiro.

      Post a Reply
      • Não vou citar o none mas nesta década, um zagueiro tentou provocar a sua expulsão (o juiz errou em nosso favor por não expulsá-lo), e ele foi substituído logo em seguida. Nunca mais se firmou, e sumiu.

        Post a Reply
  54. Guilardo,

    Entendo sua revolta, até porque ocorreu ontem com a defesa/meio o mesmo que no primeiro tempo contra o CRB, a diferença é que ontem o adversário era mais qualificado.

    Falando de Náutico, realmente, está avançando e faturando bem na CB, mas, tá dando muita sorte, porque não tá jogando nada, basta ver os momentos e os numeros dos jogos contra FLU/BA e Cuibá.

    Post a Reply
  55. Prezados,

    Jogo muito ruim do Santa, mas é difícil comentar um jogo em que se tem um time limitado, toma-se um gol no início e daquela forma. Acho que o jogo da semana passada fez bem para a coisa, que entrou mais ligada, e fez mal pra nós, que achamos que estávamos num nível superior ao que de fato estamos.

    Gostaria de saber a opinião de vocês quanto ao lance, quando estava 1 x 0, no qual houve uma dividida no meio-de-campo ganha por nosso jogador, que gerou um contra-ataque no qual Robinho (salvo engano) entrou na cara de Magrão e somente nesse momento o juiz deu a falta com muiiiiiito atraso. Não vi falta no lance, mas estou no interior e assisti numa tv com imagem bem ruim. Creio que, fazendo aquele gol, a história poderia ter sido outra, mesmo com as deficiências do time.

    De qualquer forma, torço para que a fraca partida do Santa acorde a diretoria para reforçar o time urgentemente para a CN e “C”. O time vinha apresentando alguma melhora, mas chegou ao seu limite, que não é suficiente.

    Vamos Santa !!!

    Post a Reply
    • Quem marcou a falta foi o assistente. E, realmente, foi falta.

      Post a Reply
    • Aquela falha, e torcemos que seja realmente falha, no minuto inicial acabou o pouco que tínhamos. Aí o sentimento de inferioridade dos jogadores tomou conta, e sem uma liderança forte em campo para dar uma sacudida … a história seguiu seu curso.
      Lembrei do que vi escrito num carro um dia desses: Lutar, sempre, Conseguir: talvez: Desistir: nunca!

      Post a Reply
  56. Bem lembrado Leocádio, sobre a final de 2002 o hoje, humorista, Rubinho na época diretor do náutico, andou aprontando nos bastidores.

    Post a Reply
  57. Ainda é tempo: contratar (nada de porra de aposta!), dois bons zagueiros, um lateral esquerdo (manda Paulo Henrique embora), dois volantes (um podia ser Rodolfo Potiguar), um meia que pense, que raciocine, e dois centro-avantes (Nando e Frontini).

    Post a Reply
    • Concordo com tudo Eduardo, especialmente quanto a Rodrigo Potiguar, pois precisamos de um jogador de raça na frente da zaga e que saiba jogar. Não conheço Nando, mas Frontini parece ser uma boa opção. O problema é se esses jogadores tiverem contrato até o final do ano.

      Vamos Santa !!!

      Post a Reply
    • Precisa-se ver aonde esses jogadores estão jogando. Pois perdemos jogador até para o Cuiabá. Aí só sobram os perebas que já estamos acostumados, faz tempo.

      Post a Reply
      • Rodolfo Potiguar: Fluminense de Feira de Santana.
        Frontini: Confiança.
        Nando: Botafogo-PB

        Post a Reply
  58. Sei não…

    Post a Reply
  59. Jogador do Sport posta no Instagram tirando onda com o Santa Cruz e Robinho, jogador do Santa Cruz, vai lá e curte.

    O Santa Cruz pede pra passar vergonha…

    Post a Reply
  60. Esse episódio de Robinho curtindo foto de jogador do Sport gozando com a cara do Santa Cruz apenas demonstra que esse atual elenco não faz ideia de onde está jogando, da responsabilidade e da bandeira que carregam.

    Post a Reply
  61. Thomas ex santa cruz postou segui o bailhe atirando sarro com o santa cruz Robinho vai e curti ?

    Post a Reply
  62. virou zona Genilson também

    O atacante Robinho e o zagueiro Genilson também curtiram a publicação do meia Marlone no Instagram após a derrota do Santa Cruz para o Sport. Teve torcedor querendo a saída dos jogadores. A crítica de parte torcida é aceitável.

    Post a Reply
  63. Esse negócio de curtir algo Facebook muitas vezes é falta de noção, antes de qualquer outra coisa. Vi gente postando que havia perdido a mãe. Aí alguns curtiram essa informação. É analfabetismo de alfabetizados.

    Post a Reply
  64. Esses jogadores tem que dar a volta por cima e ganhar a Copa do Nordeste na raça.
    Tem que dar um choque nesse elenco, e eles provarem pra eles mesmo que merecem vestir essa camisa e representar essa torcida, consequentemente eles saberão que estaremos lá nas apoiando se demonstrarem vontade.

    A barbie ganha e pernambuquinho.

    O Santa ganha o Nordestão.

    Tá bom demais, e a coisa fica chupando dedo.

    Post a Reply
  65. Já combinaram com os russos Rogério ?

    Post a Reply
    • Kkkkkkkkkk, mas em 2016 tambem não tinha combinado com os Russos Não.

      Post a Reply
    • Será que vai pra Libertadores? Kkkk

      Post a Reply
  66. Finalmente o JCoisa divulga algo negativo a respeito do clube do mangue. Pensei que essas situações só ocorressem no Arruda.

    http://blogs.ne10.uol.com.br/torcedor/2018/03/16/wesley-marquinhos-sport-justica-trabalho/

    Acredito que a situação do Sport é bem pior do que parece.

    E eu não ficaria surpreso, ja que falaram logo acima, de subornos envolvendo este clube vermelho e preto.

    Somente lembrando, se tivessem sido eliminados ficariam mais de um mês sem jogar.

    No mínimo é pra suspeitar mesmo.

    Post a Reply
  67. Em relação à copa do nordeste 2019 é o seguinte:
    Como ficará em 2019?
    – 16 clubes
    – Nove campeões de cada estado
    – O melhor clube da BA, PE e CE no ranking nacional
    – Pré-Nordestão, mata-mata, com o melhor ranqueado do MA, PI, RN, PB, AL e SE, além de mais um clube da BA e PE também do ranking.

    A depender dos resultados nos estaduais da BA, CE e PE entraremos pelo racking ou na pior hipótese disputamos o pré nordestão.
    Acho difícil ficarmos de fora.

    Post a Reply
  68. Assisto o jogo da Barbie. O Afogados mostrou como se arma um time para não levar gol (aprende Santinha), e não fosse o pênalti inexistente o jogo teria ido provavelmente para a loteria dos pênaltis. O Salgueiro vai ser uma parada dura para eles chegaram à final.
    Lamentável o ocorrido com João Paulo, que teve a perna quebrada no jogo contra o Vasco. E pelo que diziam as notícias estava sendo negociado para fora do país, com parte da venda sendo do Santa. Espero que se recupere e supere esse momento difícil em sua vida. Força João Paulo!
    No mais, vamos ver se mudamos a cantiga da perua no Nordestão. Mas será preciso que os jogadores tenham outra atitude, de vencedores e não de perdedores.

    Post a Reply
    • Acabei de ver o lance de João Paulo, lamentável. Espero que ele se recupero o quanto antes.

      Força João Paulo !!!

      Post a Reply
  69. Realmente um absurdo essa contusão do João Paulo e em relação a uma negociação dele o dinheiro não chega no santa.Vão dizer que a justiça bloqueou e tem cláusula de confidencialidade e como já vêm ocorrendo a anos o dinheiro não chega no santa pois deve se perder no caminho.

    Post a Reply
  70. Bandeirinha escalado para Central X Sport está afastado pela Federação Mineira:

    por erros graves?

    Post a Reply
  71. Reposta a ordem. Central garantiu que nessa década ninguém ganhará maus títulos pernambucanos que o Sabtinha.
    Time macho a patativa.
    Cambada de diretores de merda, técnicos e jogadores, vão lá em Caruaru vê se aprende.

    Post a Reply
  72. O gol da patativa foi de rola. kkkkk

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *