De volta para o futuro.

Torcida morgada, Blog do Santinha morgado, uma tristeza geral. O espectro da morgação baixou no espírito do tricolor coral do Arruda. De certa forma, o primeiro empate contra o Do Recife acendeu uma esperança na torcida. Conhecidos que são naturalmente pessimistas, amargurados e resmungões estavam acreditando na vitória. Eu, quase sempre otimista, não acreditava. E os 3 a zero revelaram a desordem de nosso Santinha. A ruindade da zaga – entregando de bandeja dois gols – revelou que algo estava muito errado.
No Pernambucano, fizemos 10 jogos. Empatamos 7 vezes, perdemos apenas uma e ganhamos só duas. Ficamos em sexto com 10 pontos. O time foi de uma irregularidade ímpar. Difícil imaginar uma escalação contínua, uma identidade futebolística. Daí a tristeza e morgação que assolou o espírito de qualquer torcedor minimamente racional.
Nossa retrospectiva, entretanto, não foi das piores. Isso indica que o nível do campeonato, em si, caiu bastante. A piada que rola por aí – comparando o Do Recife com o salário mínimo – é que com o mínimo você ganha, ganha e não compra nada; o Do Recife compra, compra e não ganha nada. Da minha parte, torcendo para que a final desse PE seja interiorana (Aí surge outra piada: agora só temos aves no páreo: patativa, carcará e frango).
Mas temos que esquecer o passado e pensar no futuro. Para mim, o mais relevante é essa tal de sericê. E vamos ter que conviver com dirigentes que insistem em não traduzir para seus torcedores a realidade de nosso clube. Pronto, voltamos à velha questão da transparência.
Defino transparência: em um Estado Democrático de Direito, a transparência está relacionada com a publicidade. Trata-se do administrador em manter os dados relevantes de seu comportamento– financeiros, contábeis, administrativos etc – perante seus investidores, sócios e sociedade em geral.
A transparência se dá tanto na esfera privada (basta ver os balanços publicados em jornais com o intuito de informar os stockholders) quanto na esfera pública (um bom exemplo é o portal da transparência do Governo Federal). O acesso à informação das empresas privadas e públicas – respeitando sigilos estratégicos, informações de proteção à concorrência, relações internas de governança etc – indicam que a empresa atua de maneira lisa, clara e honesta.
Ora, meus amigos, isso, desde Edinho ou antes, é algo que não ocorre em nosso Mais Querido. Estava nas sociais em um jogo da séribê quando discutia com Big sobre um balanço lançado pela então gestão de Alírio:
“Um absurdo contábil, ele disse. Tudo mal feito. Como o sócio torcedor pode confiar numa gestão em que os dados mínimos são escamoteados?”.
Esse é um dos pontos cruciais dessa discussão: o sócio torcedor que contribui mensalmente com o clube. É preciso que esse mesmo sócio torcedor exija um portal da transparência em seu clube – e em todas as esferas.
A séricê se aproxima. A tempestade também. Voluntarismo, bom mocismo, amor ao clube podem ser coisas louváveis, mas em um universo extremamente competitivo, o que vale mesmo é profissionalismo.
Espero que Marty McFly não volte do futuro nos dizendo que o passado se repetiu e fomos parar na famigerada séridê. Sem capitão, o barco fica a deriva e afunda. Afunda feio.

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

119 Comments

  1. A folha de Pernambuco traz a notícia que às verbas de TVs, copa do Brasil e copa do nordeste de 2018 foram antecipadas em 2017. Aquele professor doido do filme bem que poderia inventar uma máquina para ensinar esse bando de perronhas a jogar futebol.

    Post a Reply
  2. Pensando bem, talvez seja mais fácil para o professor maluco trazer do passado: Ramon, Luciano, Nunes, fumanchu, Givanildo, Aldemar, Zequinha, Rivaldo, Ricardo Rocha…

    Post a Reply
  3. Transparência e Santa Cruz não combinam. Verdadeira Caixa Preta.
    Tentei assistir o jogo de hoje contra o Treze mas aos
    25min do segundo tempo, deu cãimbra na vista.
    Não é somente um time ruim. É um treinador que não sabe porra nenhuma de futebol, de esquemas táticos, de jogadas ensaiadas, enfim, nada vezes nada.
    O diretor de futebol remunerado é um pega na rua sem qualquer história que o habilite a ser dirigente remunerado do Santa Cruz.
    A diretoria de futebol recheada de boas pessoas mas neófitos em gestão de futebol, servem apenas como peças de decoração.
    Pra concluir: primeira atitude pra tentar algo de bom em 2018 é demitir esse treinador e esse diretor.
    Depois a gente conversa mais. Ainda estou sentindo a cãimbra nos olhos superiores frontais.

    Post a Reply
  4. É o seguinte os jogadores são fracos mas não a tal ponto de serem piores do que os do central, Salgueiro,belo jardim, afogados, América etc o problema é que o técnico é nruim e piora tudo, escala errado, troca errado é um Zumbi e pior ainda é que a cada empate ele enaltece o time é ver evolução não sei aoende, é triste dizer mas esse time com esse Zumbi não chega entre os 4 da série c

    Post a Reply
  5. Poderíamos ter praticamente garantido ontem a primeira colocação do grupo. Mas Hericles e Robinho estavam mais afim de tirar onda do que fazer gol.

    Post a Reply
  6. E a coisa velha ???

    Lascou-se diante da Patativa e alguns jogadores, segundo a Transamérica 92,7 estão com 3 meses de salários atrasados.

    Post a Reply
  7. Acho que para a serie C, garimpando alguns jogadores fora e com a nossa ajuda e bote ajuda nisso. Dá, pois não é muito diferente da copa do Nordeste. Acho que perdemos da coisa, no estra campo (não quero ser maldoso, mais se existe na 2ª divisão inglesa e no camp. Italiano imagina no nosso Brasiiiiiillllll super honesto, kkkk).

    Post a Reply
  8. Segundo a Folha de Pernambuco 3 jogadores do Santa, entre eles Robinho Mota que foram emprestados a clubes da Paraíba não são utilizados em seus clubes. Dois eram da nossa base, Robinho Mota veio do Central como “reforço”. Considerando que hoje a única fonte de renda plausível para o clube é o avanço de fase na copa do nordeste, não acredito que reforços razoáveis apareçam. Vão trazer ex jogadores como Léo Lima, Marcinho e tantos que vêm para o abrigo de idosos coral. O presidente já adiantou esse perfil.

    Post a Reply
  9. Eu começaria trazendo o treinador Mauro Fernandes e esse meia do Central Junior Lemos.

    Dispensaria uns 10, que não serviram nem pra mostrar algo nesse fraco campeonato estadual.
    Encabeçada por esse “morto vivo” do Hericles, o cara perde um gol feito desse contra o Botafogo, se depender desse atacante na serie C tamos lascados.

    Post a Reply
    • Caro tricolor, não há como dispensar.
      Contratam ilustres desconhecidos e refugos sem qualquer cláusula de produtividade. É com esse time que iremos até o final da temporada.
      Dificilmente chegaremos à próxima década com administrações como essa. Com um estatuto sério, a diretoria deveria ser sumariamente deposta no primeiro jogador, sem mercado, contratado sem cláusulas de produtividade.

      Post a Reply
  10. Amigos. Nem tudo é notícia ruim para nós. Tirante o time que é uma desgraça, a única coisa boa é saber que o Sport está caminhando rapidamente para a vala comum, cheio de dívidas e ações trabalhistas. Isso é muito bom, pois já divisamos do túmulo onde estamos, que se aproxima um cortejo de luxo, acompanhado de carpideiras contratadas para chorar o morto. Um velho e desdentado leão, efeminado e descabelado. O cadáver do Santa terá um companheiro da alta sociedade, que também federá igual ao vizinho de cova, um timbu em decomposição.

    Post a Reply
  11. Te fode Coisa!

    Post a Reply
    • E ontem surgiu mais uma ação judicial contra o Sport. Desta vez é o Atlético-MG QUE COBRA 1,3 MILHÃO.

      Post a Reply
  12. Segunda feira chegando um, digamos, velho reforço, Robinho Mota estará de volta, seu time na Paraíba, do qual era reserva foi rebaixado.

    Post a Reply
    • Nossos dirigentes e a comissão técnica enxergam longe!!!

      Post a Reply
  13. Resumo de 3 meses de gestão:

    Executivo: time muito fraco, incapacidade de gerar novas receitas, funcionários ainda sem receber salários (futebol também em atraso), transparência zero.

    Conselho: silêncio total. Vamos aguardar a prestação de contas.

    Patrimonial: já declararam que não conseguem terminar o primeiro campo do CT, e continuam passando a cuia e vendendo bolo de rolo.

    Parabéns ao sócio!!! A mentalidade é mesmo de série C.

    Post a Reply
    • Tu és sócio?

      Post a Reply
    • Bom ter notícias do amigo Fred Arruda.
      Não há como mudar com o continuísmo que está entranhado há muitos e muitos anos no Santa Cruz, com práticas antigas e ultrapassadas.
      Tenho informações fidedignas de que um grupo de jovens tricolores tem feito um excelente trabalho no Santa Cruz, com autonomia é bom frisar, mas que se torna ineficaz pela falta de eficiência de alguns diretores.
      No futebol se mantém a prática de contratar jogadores dos empresários amigos, em detrimento de bons valores da base e da região. Somente das Barbies, o Santa Cruz “importou”em 2017/2018: Eli Carlos, Júlio César, João Ananias, Paulo Henrique e Vinicius. NÃO PRESTAM PARA O NÁUTICO MAS PRESTAM PARA O SANTA CRUZ.
      A Comissão Patrimonial tem gente boa, entre eles, o dedicado Roberto Freire (não confundir com o politiqueiro) mas continua uma Caixa Preta, sem qualquer Transparência.
      Vou dar um exemplo da falta de visão empresarial: tenho ou tinha, sei lá!, 2 cadeiras cativas no Santa Cruz, que foram do meu saudoso pai. Por dificuldades financeiras em determinado momento, não pude pagar a Taxa de Manutenção durante alguns anos, e claro, não usei as cadeiras. Ressalte-se que em alguns destes anos, o Santa Cruz parava de jogar em agosto. Tentei o ano passado negociar com o Santa Cruz, mas me cobraram uma fortuna. Poderiam negociar para que eu pagasse 1 ou 2 anos anteriores e o atual. Seria uma boa renda para o Santa Cruz, e ainda mais, que 30% da receita fosse destinada ao CT. Mas a soberba não permite.
      Enfim, lá vamos nós para mais um ano de fracasso caso não se quebrem paradigmas, e façam uma verdadeira integração com a Torcida, e para tanto, TRANSPARÊNCIA E COMPETÊNCIA são fundamentais.

      Post a Reply
  14. Parabéns ao sócio que votou na continuação do que todo mundo já sabia que não ia mudar nada votaram consciente

    Post a Reply
  15. Vendo o Náutico jogar ontem é intuitivo concluir: não temos treinador! Esse “professor” que Tininho trouxe para o “projeto sericê ou (dê)” está muito longe de um Roberto Fernandes. E olhem que Roberto não é um treinador dos mais qualificados tecnicamente não, mas para uma série C ele é talhado. Além disso, sabe montar um time competitivo e com poucos recursos. A prova está aí.
    Mas os luminares, os conhecedores de futebol do Arruda, os mesmos que um dia viram talento em Sérgio Guedes, Ricardinho, Doriva e Eutropio, foram buscar no longínquo Mato Grosso a solução para a série C. Um profundo conhecedor do futebol do NE.
    O resultado estamos vendo.

    Post a Reply
    • Certamente que o Náutico está num caminho muito mais certo que o nosso time. Mas vamos concordar, a sorte tem andado ao lado dos alvi-rubros. O gol de empate ontem, foi um golaço do zagueiro contra as próprias redes. Mas sem dúvida lutam, e eles ainda têm uma coisa que a última diretoria coral acabou de acabar, a base. Vejam quantos jogadores egressos do juvenil estão correndo horrores nas hostes da barbie. No nosso time, nenhumzinho … prá fazer remédio.
      Vamos ver o que acontece no Nordestão, onde sinceramente estamos fazendo uma surpreendente campanha, até agora. Vamos ver se não piora, como aconteceu no pernambucano.
      E rezar para não cair na série “C”, porque infelizmente mantido esses craques e esse técnico estamos muito mais pertos de cair do que sonhar em subir.

      Post a Reply
    • Você esqueceu de dizer que foi este treinador que deixou a Luverdense rebaixada também.

      Post a Reply
  16. Somos hoje no cenário regional apenas um time mediano. No nacional, time pequeno.Não temos um projeto nem um Conselho. Vivemos o dia de hoje, sem saber se existiremos amanhã.Não temos lideranças e já não vamos ao estádio. O que esperar de um time montado com 200 mil ? Os outros conseguem, caso do Náutico. É que mesmo sem dinheiro a competência passa a prevalecer.

    Post a Reply
  17. Chegou mais uma aposta do Palmeiras pra jogar no santa cruz.Um volante de 20 anos.Hoje tem mais apostas no santa cruz do que nas lotéricas

    Post a Reply
  18. Quero estar equivocado mas a diretoria repleta de neófitos dirigentes está subestimando a Série C. Começa com um Entregador de Camisas no comando, um derrotado que eta o treinador(?) do Luverdense também rebaixado, contratacões de jogadores inexpressivos que só incham a folha e desanimam a Torcida.
    Hoje foi contratado mais um da Creche do Palmeiras. Pode ser até um bom jogador mas Série C exige sangue nos olhos, e aí, bons e experientes jogadores podem fazer a diferença.

    Post a Reply
  19. Essas contratações dos jogadores da base do Palmeiras são justificadas pelo custo zero. Pior do que isso é contratar Robinho Mota que jogava na base do Central e seu futebol tosco estava a vista de todos. Esse Jonathan que veio da equipe B do Vasco é outra contratação injustificável. Jogador com atuações na série B do campeonato carioca com breve passagem pelo sub 23 do Vasco, sem condições físicas mínimas de jogo, segundo o próprio treinador coral. O treinador indiretamente reclamou que o rapaz não se empenha nos treinamentos. Aí é o fim da picada.

    Post a Reply
  20. Um bom resultado: 4×1 e a liderança do grupo, o que nos habilita a ter chances no Nordestão.
    Mesmo com os fracassos da Copa e do Brasil e pernambucano, conseguimos algo nesse trimestre, que confesso até me surpreendeu.
    Agora é torcer para que dusorns alguns e melhorem um pouco o elenco para ao menos não cairmos na série C, que é de fato a ante-sala do inferno.

    Post a Reply
  21. A vitória foi importante e coisa e tal;
    Liderança do grupo e classificação;
    ótimo!
    Como jogo, foi um bom treino.

    Todavia, apesar da fragilidade do Confiança, deu pra ver que Augusto e Danny não estavam nada bem. As poucas vezes que o confiança atacou, passou fácil pelos volantes e pela zaga.

    O JOGO:

    Tiago Machowski – não teve culpa no gol sofrido e fez duas boas defesas – nota 8
    Vitor – apoiou muito e bem e fechou certinho o lado dele – nota 7
    Mailton – nem fedeu nem cheirou – nota 5
    Danny Morais – o fantasma de antigamente voltou e… tome pênaltis – nota 0
    Augusto Silva – depois daquela farrapada contra a coisa, perdeu a confiança – nota 2
    Henrique Ávila – apoiou muito bem – nota 7
    Ilaílson – é muito volante ruim num time só – nota 4
    Luiz Otávio – menos ruim que Ilailson – nota 5
    Geovani – jogou muito bem – nota 7
    Fabinho Alves – fez o dele e perdeu outros três – nota 7
    Vinicius – fraco – nota 4
    Robinho – começou bem, mas depois desapareceu – seria nota 6, mas pelo gol… – nota 7
    Hericles – jogou bem – nota 7
    Augusto – apesar de pouco tempo – voltando de contusão – jogou bem e fez um golaço – nota 8

    Júnior Rocha – montou o time certinho e substituiu nas horas certas – nota 8

    Espero que as duas contratações diferenciadas, já engatilhadas, não sejam nem promessas nem jogadores caindo os dentes, pois é preciso qualificar esse time para ao menos irmos mais longe na única competição que nos sobrou: Copa do NE.

    Post a Reply
  22. Ontem eu estava na estrada, retornando de Maceió para o
    Recife, e não assisti o jogo mas a gente não pode se iludir porque o time carece de bons zagueiros se área, de inteligência no meio de campo e de atacantes de área. Calculo entre 5 e 6 bons jogadore, e não, em sucata das Barbies ou veteranos de guerra.
    Ah! E de um treinador!

    Post a Reply
  23. Quando sai fora um jogador que não contribui,, pra mim é um reforço.
    Tá no CoralNet:
    “VINÍCIUS RESCINDE COM O SANTA CRUZ E NÃO CONTINUA MAIS NO CLUBE
    Publicado: quinta-feira, 29 de março de 2018, às 11:36
    Por: Alexandre Ricardo
    Os onze minutos disputados contra o Confiança/SE foram os últimos instantes do atacante Vinícius com a camisa coral. Único centroavante de ofício no elenco, o jogador recebeu proposta de outro clube e rescindiu contrato com o Mais Querido.

    Contratado no final de janeiro, o jogador não marcou gols durante sua curta passagem. Por conta da carência no setor, foi titular por seis partidas consecutivas, mas logo foi preterido pelo técnico Júnior Rocha, que passou a utilizar o meio-campo Hericles improvisado na função de camisa 9. ”.

    Post a Reply
  24. Estão falando em Carlinhos Paraíba, ano passado, 26 jogos na segunda divisão do Japão. Nenhum gol.35 anos. Sem clube atualmente.

    Post a Reply
    • Foi um grande jogador.
      Eu disse, foi.
      Com todo o respeito: Veterano de Guerra.

      Post a Reply
  25. A maldição tricolor ataca novamente.

    A vítima agora foi Thomas.

    Acaba de ser dispensado pela coisa.

    Mas a maldição não tá completa não pois está indo para o Ceará disputar a Série A.

    Post a Reply
    • Vai ser reseva de Arturzinho.

      Post a Reply
    • A maldição ainda não está completa! Ele vai ser inscrito na copa do nordeste, o Ceará vai pra final com o Santa e, com ele em camp,o vai ver o Santa ser campeão com o arruda lotado!
      É um sonho difícil, mas de tudo o que eu falei o que acho mais difícil é lotar o arruda, mesmo numa decisão.

      Post a Reply
    • Kkkkk. Muito bom. Foi a retribuição da coisa por aquele puxa-saquismo de beijar o escuda da leoa.
      Aprende essa Thomás: quem nasceu pra puxa-saco, só leva pé na bunda!

      Post a Reply
      • Ele ficou de 4 pra beijar a peruca da cachorra! Kkkk

        Post a Reply
  26. Thomás, tomasse no centro do escudo.

    Post a Reply
  27. O general Bruno Moraes fez excelente campeonato Paulista, esse sim, pra série C seria uma boa contratação e tem afinidade com a massa coral.

    Post a Reply
    • Quem está de olho nele é a coisa. Agora me parece que Nelsinho não quer.

      Post a Reply
  28. O primeiro jogo da final do pernambucano foi um retrato do atual estágio de nosso futebol: fraquíssimo. Nenhum dos dois times conseguiu fazer uma única jogada digna de nota. Não conseguiram dar um único drible, mostrando o nível técnico atual. Acredito que vão decidir nos pênaltis, a menos que mudem muito.

    Post a Reply
    • Se o Central não tremer tem tudo pra ser campeão na Arena pois as Barbies vão amarelar, de novo.

      Post a Reply
  29. Estive ontem no Rio Mar e tem um museu sobre o Egito. Logo lembrei das múmias que o Santa tá querendo trazer.
    Carlinhos Paraíba e Richarlyson. Este último é o empresário que tá querendo enfiar no Arruda.

    Brincadeiras á parte, se eles ainda estiverem com vontade de jogar bola podem ser úteis.

    Post a Reply
    • O primeiro está a caminho. Vi jogando no Santa Cruz mas faz tempo pra karai.
      Meu receio é que pode ser a reencarnação de Grafite.
      Veterano de Guerra.

      Post a Reply
      • Deviam ter sido contratados na semana passada, que era época própria para ressurreição, rsrs

        Post a Reply
  30. Sorteio Copa do Nordeste, Santa Cruz x ABC.

    Post a Reply
    • ABC x Santa Cruz – 02.05.2018

      Santa Cruz x ABC – 23.05.2018

      Post a Reply
      • Adversário duríssimo. O melhor dos segundos colocados. que poderíamos ter enfrentado. Fez 13 pontos em seu grupo perdendo a primeira colocação para o Vitória no número de gols marcados (ficaram com saldo de 7).

        Dentro do grupo empataram com o Vitória por 3 x 3 em Salvador e venceram por 3 x 1 em Natal.

        Teria sido melhor Botafogo-PB, Sampaio ou até mesmo o CRB de Neto Bostando.

        Post a Reply
  31. Carlinhos Paraíba chegando, tomara que não seja um reforço para o departamento médico. Ano passado apenas 26 jogos e histórico de lesão grave seguida de cirurgia no joelho.

    Post a Reply
    • Então atende aos “rigorosos critérios” da diretoria.

      Post a Reply
      • Deve estar há mais de 6 meses sem jogar. Ou seja, vai precisar pelo menos de 1 mês para obter um mínimo de condicionamento físico. Entrará, portanto, no meio da competição, e só então veremos se ainda joga bola, ou desaprendeu no futebol japonês.Mas se jogar 20% do que jogava, fará a diferença.

        Post a Reply
  32. Chegou Abril, vamos ver se o tal portal da transparência coral vai ao ar ou era mais uma mentirinha para enganar a torcida.

    Alguém sabe se ainda temos parte dos direitos sobre Raniel e João Paulo?

    Post a Reply
  33. Contrataram um “promissor” atacante de 37 anos que fez 2 gols neste ano.
    Um tal de Robert.
    Isso só pode ser uma brincadeira dessa diretoria.
    Duas contratações que somam 72 anos!!!
    Os Veteranos de Guerra!

    Post a Reply
  34. Eduardo Ramos, essas contratações de ex combatentes deve ser para o desfile de 7 de setembro, uma ação de marketing do nosso clube.

    Post a Reply
    • Infelizmente é a triste realidade.

      Post a Reply
  35. Vamos ter que aturar outro “Julio Sheik”, da vida.

    Post a Reply
    • Lamentável. Galeria de imprestáveis: Parra, Júlio Sheik… e agora Robert. 37 anos! 2 gols marcados em 16 jogos este ano. Fica difícil acreditar. Por que não Caxito?

      Post a Reply
  36. Eu também sou crítico a nossa atual gestão, afinal tem grande responsabilidade por nossa situação, mas não vou criticar por criticar, principalmente nesse caso da contratação de Robert, afinal é o que temos e podemos pagar para disputar uma série C, sem o dinheiro das COTAS DE TELEVISÃO, sem PATROCINADOR, sem RENDA nos jogos, eu também queria um Ricardo Oliveira, que tem 38 anos e é o camisa 9 do Atlético – MG, um Fred, que tem 36 anos e é o camisa 9 do Cruzeiro, Émerson Sheik, com 39 anos e é titular do Corinthians, mas por hoje só tenho Robert. É fazer minha parte e apoiar para ver se ele junto com nosso elenco consegue tirar nosso time dessa miserável TERCEIRA divisão.

    Andar com fé eu vou, a fé não costuma falhar!

    Post a Reply
  37. Acho que o objetivo da diretoria, desde ano passado, é botar um time em campo pra não perder de WO como quase aconteceu contra o São Paulo em 2016 no final do ano. Os resultados são o que menos interessam. É terra arrasada, o estrago dos últimos anos foi muito feio e a turma do continuísmo tem por missão abafar o mal feito. Se vamos cair, subir ou permanecer na C, tudo é incerto. Com esse elenco e com esses reforços, sendo otimista, acho que ficaremos na C.

    Post a Reply
  38. Caros, gostaria de relembrar do medonho setor “administrativo” do clube. Em 2016, quando a greve dos jogadores foi deflagrada em plena série A, o motivo alegado pelo elenco é que havia funcionários no administrativo com salários até maiores do que os jogadores e recebendo em dia. Na ocasião, as rádios informaram que o clube possuía mais de 300 funcionários no administrativo. Em 2017, houve nova greve dos jogadores e esse assunto foi novamente alegado pelo elenco como a maior motivação para a greve. Vale relembrar que faltou pouco para o clube sofrer WO nas últimas partidas mas o elenco se apiedou com a situação da torcida e decidiu entrar em campo. Caso o Santa Cruz tivesse sofrido WO, em 2018, estaríamos proibidos de disputar qualquer competição nacional.
    No início da gestão Tininho, assim que eleito, ele prometeu “cortar na carne” fazendo referência ao setor administrativo. Esse corte não ocorreu e circulou nos bastidores que essa foi a principal razão de Grafite não ter aceitado continuar no clube. Então, em plena série C, o Santa Cruz ainda tem que sustentar mais de 300 pessoas com profissão, função e escolaridade indefinidas ganhando salários gordos a depender do nível de apadrinhamento dentro do clube. Realmente, o nosso futuro é sombrio.

    Post a Reply
    • É por esse tipo de situação que muitos não contribuem. Ninguém vai dar dinheiro para sustentar pessoas com cargo comissionados sem função. (Santa Cruz cabide de empregos).

      Post a Reply
  39. Vou e volto e sempre a mesma ladainha, nada presta, é inferno astral 365 dias do ano!
    É sempre a mesma coisa novidades boa, quase nenhuma, boatos não comprovado já to cheio
    é futebol, é na politica, de vizinho. É um achismo do KCT ! AT+ volto depois de um tempo
    pra o mesmo do mesmo. ddfgsyhkpskgpkfbçhçdkpkrpkt

    Post a Reply
  40. O “general” assinou com o Coritiba. Vai disputar a série B. Muitos aqui sonhavam com a volta dele, mas eu não esperava porque sei que ele tem mercado nas séries acima da nossa. Desejo que ele seja feliz lá.

    Post a Reply
  41. Essa é para o MILTON JR. Como você é uma pessoa muito engajada na defesa do soerguimento do SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE. Gostaria que vossa senhoria desse uma olhada no conteúdo no texto deste link .

    GRUPO CHINÊS INVESTE EM TIME DO AM E FAZ PLANOS PARA CHEGAR NA SÉRIE A…

    https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2018/04/04/grupo-chines-compra-time-do-am-e-faz-planos-para-chegar-na-serie-a.htm

    Se formos esperar pelo tal ESPORTE INTERATIVO, que já provou que NÃO VEIO PARA MUDAR ABSOLUTAMENTE NADA NO FUTEBOL BRASILEIRO, a não ser brincar de gato e rato com a REDE GLOBO e manter o mesmo modelo de segregação do futebol brasileiro que levou ao

    REDE GLOBO 1 X 7 ALEMANHA .

    Saudações Corais a Todos

    Post a Reply
  42. Única chance de sobrevivência do Santa Cruz seria um investimento de capitalistas do futebol na forma apontada no texto acima.

    Post a Reply
  43. Nenhum investimento externo funcionaria no Santa Cruz, enquanto aqueles que dominam o clube estiverem lá.
    Teria que ser criado uma nova república “independente” dentro do clube. O futebol, o administrativo e o patrimonial sendo controlado por quem tem o dinheiro e capacidade para gerir profissionalmente um Clube de futebol. E a parte social sendo deixada nas mãos dos cardeais, conselheiros e abutres que infestam o clube.
    Eles poderiam tomar conta das piscinas, quadras de recreação, academia, salão de festas e loja. Aí poderiam continuar a fazer o que sabem…contratar jogador aposentado e sem qualidade para torneios amadores no clube, fazerem reuniões infrutíferas onde se baba mais ovo do que busca soluções, cooptar eleitores para suas campanhas elitorais a vereador, ter seu espaço reservado no estacionamento do Arruda. Mas, se manter longe da administração do Clube. Recebendo apenas os relatórios mensais da situação administrativa, financeira, jurídica e do futebol.

    Enfim.

    Seria feito um novo clube.

    Então…como isso NUNCA vai acontecer…esquecam isso de investidor internacional. Ninguém sério, vai investir nesse clube.

    Post a Reply
  44. Vou dar uma dica. Domingo é o jogo da volta da final do paraibano. Botafogo x Campinense.

    Aposto que será muito mais emocionante do que Barbies x Central.

    Post a Reply
    • A decisão na PB será às 19h, e a Feira de Caruaru será às 16h.

      Post a Reply
  45. Hoje o dia tá pra beber, meter e ver a barbie perder.

    Ô LAPA!!

    Post a Reply
      • Hoje é dia de Arenaço

        Post a Reply
  46. Deixa a patativa fazer o serviço primeiro e depois nós completamos.

    Post a Reply
  47. Acho que desse time da Patativa valia a pena pelo menos sondar Carioca e Junior Lemos.

    Vamos ver como Carlinhos Paraíba vem. Por enquanto só considero reforços as dispensas de Ananias, Ilaílson, Paulo Henrique, Sobralense, Vinicius e Renato Silveira.

    Três alvi-rosas a menos, ufa!

    Post a Reply
  48. O Atlético mineiro emprestou um meia do seu sub 20 para o River do Piauí. É bom jogador e o campeonato local está acabando e o cara vai ser devolvido. Jogador barato e com potencial.

    Post a Reply
  49. Alem de Junior Lemos tambem gostei da atuação de Lucas Silva atacante de beirada.

    Post a Reply
  50. do central, destaco LEANDRO COSTA, JUNIOR LEMOS e DOUGLAS CARIOCA

    Post a Reply
  51. 9 de Abril, kd o tal portal da transparência coral?

    Post a Reply
  52. Coral, se o portal é sobre transparência então, entende a diretoria, que ninguém poderá ver, é totalmente transparente. Enquanto isso reforços especulados: Pitt Bull, 3 jogos pela série b do mineiro, nenhum gol. Allan Vieira, nenhum jogo esse ano.

    Post a Reply
  53. A barbie ta contratando 2 ex-Tricolores Tiago Costa e Lelê.

    Post a Reply
    • Começaram a fazer merda!

      Post a Reply
  54. Sobre a final de ontem só uma coisa.

    Roubaram o Central.

    Post a Reply
    • É verdade. Infelizmente. Louve-se a campanha do Central e sua luta e atitude desportiva ontem. Mas creio que o Náutico Tb mereceu, por ter lutado em busco do que queria. E louve-se o resgate de sua torcida.

      Post a Reply
  55. Pessoal, o Blog precisa voltar a ser ativo. Sei que não deve ser fácil, para os editores, tocar suas vidas e enfrentar a sobrecarga dos editoriais (não sei se é assim que se chama no mundo dos blogs). Além disso, uma grande morgação da torcida termina morgando os editorialistas. Mas vamos virar a página. Afinal passamos de fase no Nordestão e vamos começar a caminhada da série “C”. E pelo que dizem, se cultivarmos energia negativa só colhemos perdas. Bem ou mal nos livramos de uns perebas e estão sendo contratados velhos experientes, e que em muitos casos deram certo no passado recente.
    Domingo vamos enfrentar o campeão pernambucano, e é um bom momento de testar o time, e quem sabe por água no chope deles.
    No Nordestão vamos acreditar que possamos ir mais longe, quem sabe acontece por lá o que houve no pernambucano, onde o grande favorito ficou em 3o. lugar e cheio de dívidas (não é só em nosso âmbito que falta transparência).
    Vamos tirar a camisa do armário!

    Post a Reply
    • Falou tudo!
      Só uma observação: Barbie não toma chopp, Barbieadooooora Martini com cereja!

      Post a Reply
  56. Amigos do Blog do Santinha já está no ar o site criado pelo pessoal dos TRICOLORES DO CT para ajudar na concretização do nosso centenário sonho que é a construção do Centro Treinamento.

    É só clicar e ver como ajudar.

    https://tricoloresdoct.com.br/index.php

    Post a Reply
  57. Valeu, Flávio, eu estava buscando essa informação.

    Post a Reply
  58. Douglas carioca e Júnior lemos do Central… Será que é exigir muito?

    Temos que nos espelhar na época que contratamos o desconhecido Carlinhos Paraiba eleito a principal revelação do campeonato paraibano naquele ano.

    Post a Reply
  59. O estrago que Alírio causou e ainda causa, foi tão grande que esse blog nunca mais foi o mesmo.

    Post a Reply
    • Robson, Alírio foi apenas o último. Talvez a esperança de mudança que ele acenou para a torcida (e que durante algum tempo até animou muita gente) e depois a grande frustração de todos tenha sido e evento que fez a ficha cair para a maioria da torcida, em especial para os frequentadores deste blog. Não existe um único culpado.

      Na minha opinião, a soma de tudo e desses trinta e poucos anos de mesmas práticas é que está fazendo o torcedor coral se afastar, por desilusão mesmo.

      Desilusão, acho que a palavra é essa.

      Post a Reply
      • Acho que tens razão. Fui um dos que tive esperanças que Alírio desse outro rumo. Ainda hoje penso que era alguém bem intencionado, mas cometeu 2 erros básicos: 1. manteve a mesma estrutura de poder que está ai há 30 anos (na verdade foi colocado por essa estrutura). Ficou prisioneiro; 2. Foi um voluntarioso, acreditou que poderia muito mais do que a realidade permitiria. E com esse desejo agravou a situação, ao invés de plantar as bases de uma mudança consistente.
        Perder as esperanças é o pior que pode acontecer, e esta desilusão continua desmobilizando a torcida.

        Post a Reply
  60. É essa desilusão continua desmobilizando a torcida. Sou um deles nem pra ver nogos na TV tenho saco.

    Post a Reply
  61. Alírio é fruto do sistema, sendo assim, não alimentava esperanças quando de sua eleição. Porém, quando se apresentou como um advogado de sucesso no meio empresarial, imaginei que faria a reforma jurídica que o clube tanto precisa. A única saída para o renascimento do clube tem que passar uma série de ações de planejamento no âmbito do jurídico e do pode judiciário. Isso é fato. Hoje o clube apenas sobrevivi. Se o América ainda não desapareceu por por completo, o Santa não vai sumir em algumas décadas, mas vamos nos apequenando a cada ano, até sermos totalmente inexpressivos. Alírio fez tudo que disse que não iria fazer. Sua entrevista no programa Cartola do PFC não me deixa mentir. A entrevista foi concedida dias após o clube subir para a série A. O fato de Alírio continuar no clube também indica que ele é do sistema, assim como ALN, Tônico, Tininho… É um clã.

    Post a Reply
  62. Hoje eu não vou para a Arena.
    Eu fui ontem.
    Pra quem gosta de pelada foi bom para divertir os sobrinhos.

    Ai veio uma dura constatação: Denis Marques “AINDA É” melhor e tem mais intimidade com a bola do que todos – “EU DISSE TODOS” – os atacantes que passaram pelo Santa Criuz depois dele.

    Quem viu Vinícius tentando dominar uma bola e para quem vê Fabinho apanhando da redonda, foi bom ver Denis Marques jogando.

    Ou seja: quando a gente compara peboleiros atuais da nossa equipe, com alguém fora do cenário esportivo, e vê que um cara do futebol sênior é melhor do que os nossos “novos” jogadores… é porque a coisa tá muita feia mesmo.

    Post a Reply
    • Só uma correção – KENU estava acima da média.

      Post a Reply
  63. Não só será rebaixado, como será o último.
    Os times não precisam nem levar goleiro em jogos contra o Santa.
    Um time que tem Vitor, Salino e Robert,não precisa dizer mais nada.

    Post a Reply
  64. 17 dias treinando e o time apresenta o mesmo futebol do pernambucano, ou seja, nada. Permanecer com esse treinador é perder tempo.

    Post a Reply
  65. 1o tempo ruim, bom 2o tempo. Salino é muito fraco e displicente. Continuamos sem meio de campo, aí fica difícil chegar ao gol. Falha velha da zaga em bola aérea, será que corrige? Levamos sorte em pelo menos 2 gols perdidos pelo Náutico. No fundo esse empate foi um bom resultado.

    Post a Reply
  66. Têm que sair: Junior Rocha, Vítor, Luiz Otávio, Leandro Salino e Fabinho Alves.
    Tem que contratar: Junior Lemos (Central), Rodolfo Potiguar (ex-Salgueiro) e um centro-avante (infelizmente voltará Pitbull).
    Jeremias devia fazer dupla com Giovane no meio de campo.
    No primeiro tempo pediu para levar uma enfiada mas com a entrada de Jeremias e Augusto, o time “despiorou” e quase ganha se não fosse a grande defesa do goleiro do Náutico em um chute de Augusto. No primeiro tempo não deram um único chute a gol

    Post a Reply
  67. É verdade que Junior Rocha foi para o CRB?

    Post a Reply
  68. Perdendo treinador para o CRB…o que fizeram com o meu Santa…

    Post a Reply
  69. Pitbull saiu do SCFC, ficou 5 meses noutro clube e não brilhou.
    Agora ele volta. Alguém consegue explicar?

    Post a Reply
  70. Os escribas desse blog por acaso estão presos? Quase um mês sem postagem. No Brasil de hoje nunca se sabe, basta um cara encrencado querer se safar da cana que sai apontando o dedo nervoso adoidado. Se é verdade ou não é outra história.

    Post a Reply
  71. Hora de trazer Dal Pozzo. Ex-goleiro coral, monta times que jogam sério e pra cima do adversário.

    Post a Reply
  72. Como apequenaram o meu amado SANTA CRUZ, perder treinador pro CRB retrata bem a situação atual do clube, porém não vi nada interessante no trabalho de Jr. Rocha. Só pra constar, que atacante fraco esse tal de Robert, os masters que jogaram sábado na arena se movimentam mais que essa múmia paralítica PQP,deixou uma péssima primeira impressão!!!

    Post a Reply
  73. Oliveira canindé!

    Post a Reply
    • Vica seria uma boa opção?

      Post a Reply
  74. Verdade. Mas o CRB está na série B e nós na C. Isso pesa. Creio que Vica, que já tirou o Santa da C, pode ser o técnico. A bronca é ter que recomeçar iniciada a série C. Não acho o Júnior um grande técnico, mas tb não me pareceu um mau técnico.

    Post a Reply
  75. Junior Rocha é treinador de time pequeno. Ficou claro isso. O negócio dele é jogar bonitinho, tocando a bola para os lados e para trás sem objetividade, comportamento típico de time pequeno.
    O pior de tudo é que nossa adorada direção não enxergou a limitação do técnico, mesmo com dezenas de empates nas costas, eliminações precoces. Por ela, ele permaneceria até o fim em nome ” do projeto” que nem eles sabem qual é.
    Ah, o tal do Robert vai ficar no come e dorme. Igual a ele já tinha vários aqui.

    Post a Reply
  76. Com todo o respeito mas Vica e Oliveira Canindé são ultrapassados. As últimas atividades de ambos não entusiasmam. Dos que são acessíveis financeiramente, eu entendo que Mauro Fernandes seria um bom nome.

    Post a Reply
  77. Bem disse um companheiro aí em cima. Perder o treinador para o CRB, é realmente o diploma de time pequeno. Meu Deus, jamais pensaria em ver isso um dia…

    Post a Reply
  78. Sinceramente, se for verdade que querem trazer Pitbul de volta é o cúmulo da irresponsabilidade. O cara foi pro Ipatinga e não marcou nenhum gol porque não jogava. Como vai servir para o Santa? Eu só me conformo se disser que ele vem de graça, e ainda pagando as despesas com refeição e concentração. Se não for assim não vale a pena. Aquele rapaz do América (eu até esqueci o nome agora) é muito melhor que Pitbul. Depois pede pra torcida ir a campo. Deus me livre!

    Post a Reply
  79. Um filósofo romano chamado Cícero,se não estou enganado, “ que aquele que não tem memória, está destinado a repetir os mesmos erros”.

    Sobre Mauro Fernandes quando foi técnico do Santa Cruz. ESTÁ NA INTERNET

    14/11/2007 – 20h27
    Mauro Fernandes deixa o Santa Cruz, e zagueiro Adriano vira “técnico”
    Do UOL Esporte
    Em Recife

    O técnico Mauro Fernandes não resistiu à série de nove jogos sem vitória e da queda do Santa Cruz para a 18ª colocação, o que virtualmente rebaixa o time para a Série C em 2008. Esta tarde, Fernandes entregou o cargo ao presidente Édson Nogueira, que aceitou e efetivou o zagueiro Adriano, 34 anos, para os dois últimos jogos da Série B.

    Sobre o Sr. PITÚ RED BULL, mais conhecido como PITBUL,
    Sua volta ao Santa Cruz mostra o quanto é limitada a visão de quem o contrata. Lamentável. Não acredito que seja só amadorismo.

    Saudações Corais a Todos

    Post a Reply
  80. Ao Tricolor que postou sobre Mauro Fernandes. Ele não é um Tite mas tem no seu currículo muitos títulos. Tem feito um excelente trabalho no Central, mas o treinador, caso chegue a um acordo financeiro, será alguém conhecido mas que nunca treinou o Santa Cruz.
    Quanto a Pitbull: uma demonstração de que nem o diretor executivo de futebol, nem os neófitos diretores, e muito menos a comissão técnica, tem noção do que é futebol. Esse Pitbull é muito ruim.

    Post a Reply
    • Bote ruim nisso.
      É Alan Vieira?
      No santa nada se cria, tudo se copia, tudo se repete- principalmente os erros.

      Post a Reply
  81. Tem o treinador que passou 7 anos no Londrina e que quase subiu com ele- um tal de Tencate, acho. Nem sei onde anda atualmente.
    Não é simples não. Não é todo mundo que quer vir pra série C não.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *