Lista de treinadores

Toda vez que o Santa Cruz está procurando técnico, eu vou consultar minha lista de 100 nomes. Pois é, eu tenho uma lista com mais 100 nomes de treinadores. Chamo lista de 100 nomes, pra ficar mais fácil. Já até publiquei aqui no Blog, faz tempo.

Comecei com essa mania, depois que vi tanto técnico ruim passar por nosso comando. Se não me falha a memória, iniciei esse “hobby” quando o Santa Cruz contratou um tal de Bagé.

Quem daqui se lembra daquela invenção de botarem como técnico a dupla Ricardo Rocha/Zé do Carmo?

E Ferdinando Teixeira? O sujeito era sociólogo. Naquela época, quando ele veio pro Santa, eu fui num desses programas esportivos que a turma faz em bar, lanchonete, restaurante, essas coisas. Saí de lá com a sensação de ter conhecido um daqueles professores gente boa que aprova todo mundo sem maiores problemas e que, nos jogos comemorativos de final de ano, ele foi ser treinador do time dos terceiranistas.

Me recordei agora de Sabugosa. Sérgio “Sabugosa” Guedes. Ali era comédia. Um dos piores que já vi passar por aqui. Nas entrevistas que ele dava, era um lero-lero só. “As razões pelas quais não atingimos o esperado é porque estamos administrando muitas coisas. Não é fácil fazer isso. Inicialmente a equipe se mostrou desconfortável, esperando o adversário e depois teve iniciativa de sair no contra-ataque. Quando começamos a desarmar e atacar, tivemos mais ocasiões, só que não ocorreram os gols”, professor Sabugosa depois de um jogo contra o Avaí.

Mas, enfim, sempre que estamos precisando contratar um novo técnico, abro minha lista e vou procurando nomes. Tem de A a Z (Aderbal Lana, Artuzinho, Cairo Lima, Dado Cavalcanti, Klisman da Silva, Parreira, Roberval Davino, Zé Teodoro).

Nela, eu separo alguns profissionais por categoria.

Tem, por exemplo, a categoria Cientista Maluco. Neste grupo estão nomes como o de Milton Mendes, Lisca e o do ex-treinador Ferdinando Teixeira.

Tem o grupo Futibó é futibó. Givanildo Oliveira, Geninho, Zé Teodoro, Aderbal Lana e outros fazem parte desta categoria.

Sérgio Guedes está na categoria lero-lero.

Quando anunciaram que Junior Rocha seria treinador do Santa, corri para ver se o nome dele constava na minha lista. Pois bem, o senhor Dilceu Rocha Junior constava na lista, mas ainda não tinha sido incluído em nenhuma categoria.

Depois da desgraça que foi sua curta passagem por aqui e de ouvir tanta besteira dita por este treinador Jr Rocha, fico na dúvida se incluo ele no grupo dos cientistas malucos, se boto ele junto de Sérgio Guedes ou se crio a categoria “Técnico Nutella”. A única certeza que tenho é que quero que ele nunca mais venha vestir nossa camisa.

Sim…., se a diretoria quiser uma ajuda, posso enviar minha listinha com os nomes. Nela tem exatamente 123 professores de futebol.

34 respostas para “Lista de treinadores”

  1. Seria interessante você associar as categorias ao desempenho. Imagino que na hora do pega prá capa, a categoria “futibó é futibó” leva vantagem. Será?
    Fiquei imaginando em que categoria se incluiria Dunga. O cara tinha a liberdade de escolher quem quisesse, e nem assim conseguia fazer o time jogar. Avalie Dunga numa série C. Não amarrava a chuteira de ninguém.

  2. Júnior Rocha é da categoria Rolando Lero, sem dúvida, no último jogo ele disse que a alegria do jogador era ter a posse da bola. Acho que o treinador vai ser Dalpozo.

  3. Histórico de comando do PC Gusmão nos últimos 3 anos:
    2015 – Penapolense (11 jogos)
    2015–2016 – Joinville (30 jogos)
    2016 – Marítimo (5 jogos)
    2017 – Madureira (6 jogos)
    2017 – Portuguesa (6 jogos)
    2018 – Santa Cruz

    Não sei o que ocorreu, mas de técnico promissor ele nos últimos 2 anos dirigiu apenas 17 jogos no total em times como madureira, portuguesa, marítimo.
    Lamento informar, mas o cara é praticamente um ex-treinador com 55 anos.
    Agora viramos local de recuperação de treinador também!! kkkk
    Que Deus tenha piedade de nós!!

    1. Seria uma demonstração matemática que o poço não tem fundo?
      Estaria ele fazendo um trabalho voluntário?
      Poderíamos enfim concluir que se ele treinou o madureira está maduro como treinador?
      o fim está próximo? Mas, fim exatamente de que?
      O Santa Cruz vai Subir? Ou vai descer, quicar e rebolar?
      Zé Carioca e Nestor fazem parte do departamento de futebol do Santa Cruz?
      Como disse o colega acima só nos resta apelar a Deus.

      Saudações Corais a Todos.

  4. Das bichonas enrustidas de treinadores espalhadas pelo país, essa PC Gusmão só não é pior do que Dado Dolabicha, Valdeminha Lemos e Bicha Chamusca.

  5. Dificil se animar com esse novo treinador. 55 anos, já passou por vários times, nunca se firmou em nenhum e quase não ganhou títulos. Tomara que no Santa Cruz seja diferente.

  6. Notícia de 14/02/2016. Dá uma pista do que podemos esperar do PC Gusmão.

    Paulo Cesar Gusmão não é mais técnico do Joinville. Depois da derrota para o Avaí, na tarde deste domingo, a diretoria fez o anúncio oficial no começo desta noite. PC Gusmão teve 30 partida à frente do time do Norte de Santa Catarina. Ele chegou ao clube em 2015, na tentativa de evitar o rebaixamento à Série B do Brasileiro, que não foi alcançada.

    O técnico PC Gusmão deixa o Joinville com seis vitórias, nove empates e 15 derrotas. O treinador chegou ao clube no dia 27 de julho e, neste domingo, 14 de fevereiro, foi desligado com 30% de aproveitamento.

    Em 2016, o treinador fez cinco jogos no comando da equipe. Foram duas derrotas, uma vitória e dois empates, sendo três delas na Arena Joinville, sem triunfos. Ele deixa o JEC com pouquíssimas chances de lutar pelo título do primeiro turno do Catarinense – a equipe está a oito pontos de distância da líder, Chapecoense.

    Oremos!

  7. Eu gostei, principalmente pela rodagem nos grandes clubes do futebol brasileiro, sua experiencia vai ser importante, tanto na C , mas principalmente na B e na A.
    Sua rodagem vai ajudar e muito tambem o ano que vem nas futuras contratações, claro com o nosso acesso.

    PC tem 55 anos, um passado recente o Vovô Levir Culpi tava sendo disputado por grandes clubes da elite e olha que ele tem mais de 65 anos…
    Outro rodado que tava fazendo um bom trabalho e recuperou o Bahia na serie A 2017 foi Paulo Cesar Carpegiani 69 anos e recentemente tava no Flamengo.

  8. As opiniões aqui são divididas, o que é perfeitamente natural. Eu prefiro esperar pra ver. O fato de um treinador não dar certo num clube é relativo. Acontece muito de um técnico não ganhar nada num clube e depois ser campeão no clube seguinte, ou ser campeão num e depois fracassar no seguinte. Pesa a favor de PC Gusmão a experiência em grandes clubes. Por outro lado pesa contra ele o histórico recente. Vou aguardar as primeiras 3 partidas sob seu comando para formar uma opinião. Pelo menos gostei de uma coisa: no seu discurso inicial ele destacou a transpiração como mais importante que a técnica neste campeonato. E isso é fato. Séries C e D tem que ser no espírito que já conhecemos pois já temos experiência: TIME DE GUERREIROS.

  9. Tinha que ter um pouco mais de paciência, Unai Emery esta pra ser dispensado do PSG.
    Era um bom nome. Fazer o que essa diretoria, haja paciência. Vamos rezar que se não
    fizer bem mau não faz.

  10. Se PC Gusmão dispensar Leandro Salino já tem meu apoio!
    Nos meus 64 anos de idade tive o privilégio de ver no nosso Santinha: Mestre Gradim, Evaristo Macedo, Paulo Emilio, Carlos Alberto Silva, Carlos Froner, entre muitos outros.
    O melhor: Evaristo Macedo!

    1. Boas recordações. Gradim, o homem que iniciou a fase áurea do Santa em 1969, colocando no time de cima a moçada prata da casa, na época prata mesmo: Givanildo, Luciano, Fernando Santana, entre outros. Todos grandes técnicos, numa época em que tínhamos uma base de onde vinham grandes jogadores e completávamos contratando os atletas revelação do Nordeste, entre eles Nunes. Teve também de Sergipe Mirobaldo, outro homem gol.
      Mas tudo isso perdeu-se na poeira do tempo. Não tivemos, infelizmente, diretores com visão e competência para ter consolidado o Santa como um grande clube. Pelo contrário, ainda hoje sofremos com as desastrosas diretorias e seus inefáveis cardeais. Uma gerontocracia a la união soviética: destruiu tudo, e ainda continua destruindo.

  11. Eduardo Ramos, se não estou enganado o último treinador com nome de peso que tivemos foi Carlos Alberto Silva, supercampeão no distante ano de 1983. Na sua lista de grandes nomes acrescentaria Enio Andrade, supercampeão em 76.

  12. Se ele não piorar o time, já tá ajudando.
    Se não vier com mais ex-jogador ou mais perna de pau já tá bom.
    Se não atrapalhar, idem.
    O resto é rezar com força.

  13. Tite não quis vir, Guardiola negou fogo, Dal Pozzo também. Sobrou Gusmão. Fazer o quê.

    Brincadeiras à parte se tem um treinador que eu queria ver no Arruda é Antônio Carlos Zago.

  14. Muita chuva e pouco futebol. Carlinhos Paraíba foi o melhor campo. E Polaco se destacou no time do Atlético Acreano.
    Vitor não tem a mínima condição de ser titular. Não acertou nem o próprio nome.
    Segundo gol: acho que não foi pênalti. No final, um pênalti clamoroso em Robert que o juiz não marcou.
    Sábado é contra o ABC que teve 2 jogadores expulsos por jogo violento. Aliás, o Juazeirense não merecia perder.

  15. Num campo impraticável a luta e determinação dos jogadores terminou premiada com a vitória. Carlinhos mostrou que é diferenciado e não é mascarado.
    Tomara que seja o prenúncio de uma jornada vitoriosa nessa difícil série C.

  16. Já estamos no dia 23 e nem sinal do “Portal da Transparência” prometido para Abril.

    Me ajuda a eu te ajudar, Santa Cruz!

    Assim fica difícil a relação com seu clube, do qual você é sócio e recorrentemente desrespeitado. Vamos ver se nesses sete dias que faltam essa “notícia” irá se tornar realidade ou apenas mais uma mentirinha para ir enganando a torcida.

    Só alerto a Diretoria, se cair no descrédito como o final da gestão de Alírio, ficará muito difícil convocar o torcedor para apoiar.

  17. Pessoal , vamos ao arruda sabado .. é de suma importancia , cada um se compromete a encher um carro , van .. chegou a hora da nossa torcida , time ta em dia .. estreia de Paraiba foi otima , vamos la !!

  18. Os jogos do Santa vão ter que ser mandados na Arena, dado o estado do gramado do Arruda, lastimável. Manter o Arruda em condições operacionais exige recursos que o Santa não tem. É como uma família que já foi rica, e ainda vive na casa antiga, sem recursos para mantê-la. Resultado: decadência.
    A Arena, cujos motivos da construção, principalmente num local inacessível, todos sabemos, desvios dos recursos públicos, custa uma fortuna aos mesmos cofres públicos e salvo ocasiões especialíssimas afasta o público.
    Mas é o jeito jogar lá. Na verdade é o único local que se pode denominar de estádio em Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *