Hoje é pra ganhar!

A vitória de domingo contra o Do Recife, os coisentos, demonstrou duas coisas essenciais: o elenco está unido, focado e a liderança de Danny Morais se tornou ainda mais forte quando ele foi o responsável por ninguém querer ficar de fora do Clássico das Multidões e Leston Júnior mostrou-se ousado e inteligente.

Ganhar no domingo fortaleceu o grupo, deu confiança  e serviu para vermos com ainda mais clareza o que precisa ser corrigido. Depois do jogo, ouvi, no Arruda, muita gente criticando o Elias. Realmente, ele ficou meio desaparecido no jogo, mas creio que a marcação em cima dele foi intensificada: o menino tem talento e está chamando a atenção.

Anderson foi uma grata surpresa. E Allan Dias está crescendo a cada partida. Percebi que os volantes do Do Recife são burros que só a peste e espero que Sander continue por lá até afundarem para a séricê.

Mas o mais importante é a partida de hoje contra as barbies. O empate anterior deve nos servir de lição. Não podemos sair do Arruda com outro resultado que não seja a vitória.

Ganharemos hoje e teremos mais confiança para passar de fase. Além do mais – o que todo tricolor coral comenta – é que iremos garantir a folha com a boa grana que iremos receber.

Tininho não terá desculpas para atrasar o salário do elenco – um fantasma que já encheu o saco demais.

No domingo, em Abílio, me reencontrei com Juninho, Ridoval, Jorge, Jerry e Marc. A notícia triste foi o fato de que o velho Galvão encerrou seu contrato com o Santa Cruz e fechou as portas de seu bar. Uma pena mesmo.

Marc, entre uma cerveja e outra, comentou a importância de ganharmos hoje:

– É um jogo decisivo porque garante a folha e permite ao clube gerir com mais tranquilidade seu financeiro. E temos que entender que nosso time não é o Barcelona.

Isso é fundamental.

Por isso, camaradas, é nossa obrigação invadir o Arruda hoje, apoiar o Mais Querido e empurrar o time para cima das bonecas.

Jogo que tem que ser jogado com sangue no olho, com a velha garra coral e com espírito de time grande.

Estou otimista, como já disse antes. O retorno ao Arruda foi no melhor estilo possível. Foi uma greia ver a torcida, na saída, mandando o “isportê” para aquele lugar.

Hoje à noite quero ver qual vai ser o grito de euforia após nossa vitória.

Santa Cruz… Santa Cruz… junta mais essa vitória!

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

48 Comments

  1. Vamos que vamos. Usando o que disse o articulista: não somos o Barcelona, no nível técnico, mas vamos superar na garra.
    Será uma partida difícil de ser jogada, tomar cuidado para não perder, mas ousar para ganhar. E como diz o Leston, em clássico sempre haverá alternâncias durante o jogo: tem que não levar gol quanto estiver pior e fazer gol quando estiver melhor.
    Pena não contarmos com Elias, mas quem substituir vai se superar, como fizeram o Anderson e o Paulo Vítor no jogo passado. Isso o que dá esperança, o time tem substitutos.
    Agora, é lotar o Arruda e pau e peia nas Barbies.

    Post a Reply
  2. Porra. O time sai ganhando e outra vez Vitao caga o pau e deixa empatar. E Jó recebe livre e cheira a bola. PQP

    Post a Reply
  3. Ganhamos. Gostei de Través.. jogador da p@rra

    Post a Reply
  4. Deus do céu! Vencemos! Merecemos pela luta. Vamos por Anderson para treinar pênalti todos os dias. Já quebramos com Leston e esse elenco a escrita de fracassos na Copa do Brasil.
    Tomara passemos pelo próximo jogo: podemos!
    Assim como o Náutico foi salvo o ano passado nas finanças pela Copa Brasil, podemosvtsmbrm ser esse ano.

    Post a Reply
  5. Louve-se Anderson pela defesa no final do jogo!

    Post a Reply
  6. A falta de opção é que mete medo. Deixando o cansaço de lado, no segundo tempo o time não tinha nenhuma carta na manga para ajudar Pipico e chegar no gol adversário. Já vi jogador inoperante,mas como esse Silas,não. Era para o Guilherme ter entrado primeiro pela experiência e melhor qualidade. Mas,leston Jr olha pro banco é vê tudo japonês. Augusto com aquela animação toda, meias em falta- se bem que jeremias tem muito mais recursos pra definir uma partida do que o Silas. O próprio Neto ta bem na frente tbm.
    Foi arriscado. Por pouco não caímos fora por falta de uma ou duas opções de maior qualidade e pelo erro de uma substituição que não acrescentou nada.
    Mas vamos que vamos.

    Post a Reply
  7. Um time campeão começa pelo goleiro. Um bom goleiro tem que ter sorte. Tô sentido cheiro de paredão e time de guerreiros.

    Post a Reply
  8. Tava demorando pra ouvir a palavra bloqueio

    Post a Reply
    • Bloquearam a cota da copa do Brasil. E o responsável por isto, segundo a Rádio Transamérica, chama-se Alírio Morais.

      Post a Reply
      • Conversa requentada……pode chover $$$ que “bloqueiam”…..será mentira?????KKKKKKKKKK

        Post a Reply
  9. Vamos festejar no minha cobra minha gente!!!

    Post a Reply
  10. Que SILÊNCIO QUANTO AO ACORDÃO DA NOSSSA DIREÇÃO E O TIMBU!

    Não tem TRANSPARÊNCIA, os SÓCIOS e TORCEDORES que se EXPLODAM.
    Campanha de SÓCIOS, tudo isso NÃO EMPOLGA, nem valoriza.
    Onde esta a SERIEDADE E A ÉTICA!
    Bem recente o NAUFRAGO formalizou pedido de TORCIDA ÚNICA, mesmo sabendo que teria PREJUÍZO, posto que somente sua torcida não chegaria a 7 MIL em campo.
    Por tudo isso, NÃO DÁ PARA ACREDITAR QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO!
    Estamos, como alguns anos atrás, de ALÍRIO, com o FATOR PREPONDERANTE que é a SORTE em ascendência!
    Além de não ter HAVIDO HONESTIDADE DA DIRETORIA FAJUTA, continua nos enganando:
    1) cadê o NOVO SITE
    2) CADÊ O SITE DA TRANSPARÊNCIA, sério, com salarios, quantidade de funcionários, despesas, etc
    3) E FACHADA DA PAMESA, como estao os banheiros do estádio, e o PLACAR, que ninguem VÊ. Nestes últimos dois jogos, a TV filma tudo, mas não CONSEGUE VISUALIZAR, um FILETE BRANCO, de 1mx10m, que não dá ORGULHO a ninguém. Pelo contrário motivo de chacota.
    Por isso tudo, que a CAMPANHA DE SÓCIO NÃO DECOLOU AINDA.
    Sejamos HONESTOS E SINCEROS, estamos ainda a ANOS-LUZ DE UMA ADMINISTRAÇÃO totalmente séria.

    Como uma Diretoria alega que precisa de mínimo de 10 mil sócios, e ATUA DE FORMA BISONHA.

    Nem a questão da SÉRIE C, teve PODER DE ARTICULAÇÃO COM OS PRINCIPAIS CLUBE para EXIGIR mais jogos, para chegar pelo menos a metade de NOVEMBRO, pelo menos 32 jogos.

    SALVEM O NOSSO QUERIDO SANTA !!!!!

    Post a Reply
    • A decisão de partilhar a renda com o Náutico obedeceu à teorias dos jogos e ao desespero financeiro das 2 equipes, essa a verdade.
      Maximizar a possibilidade dos ganhos foi o que pesou. Ao partilhar garanti 40% na pior das hipóteses. Sem partilhar era tudo ou nada, ou 100% ou zero!
      Tendo contas para pagar e sabendo das limitações do time, foi uma decisão acertada, e vimos isso na bola na trave quase no último minuto.
      Quanto aos outros pontos, podemos concordar em vários deles. Mas uma coisa não podemos negar, os caras esse ano estão acertando no futebol muito mais do que nos anos anteriores. Deve ser a curva de aprendizagem.

      Post a Reply
  11. Concordo Genivaldo. A princípio eu fiquei p… Com a notícia da partilha tendo em vista que eu estava lá no Arruda, vibrando e naquela pressão toda dos pênaltis. Eu só acho que iria evitar toda essa situação negativa se esse acordo entre as equipes tivesse sido divulgado dias antes. Com todos já previamente cientes do que poderia acontecer.

    Post a Reply
  12. PQP! Que merda de time nesse 1o tempo. Dominado pelo Vitória. Chutão, bolas perdidas, Pipico cagando na hora de finalizar. A zaga falhando. Vamos ser goleados!
    Será que esse é o verdadeiro time que temos?

    Post a Reply
  13. Começa a perder por safadeza acaba se acostumando

    Post a Reply
    • Taí gente, estamos começando a conhecer a verdade.
      O fator sorte, não é propriedade do SANTA, por isso SUCUMBIMOS nessa derrota vergonhosa.
      3×0 para esse TABOQUITO.
      SERÁ QUE O ACÓRDÃO DO JOGO DO NAUFRAGO agora foi assimilado pelo elenco!!!?
      Ou seja,já que a Diretoria se vende ao adversário por 40%, não CONFIANDO NA TORCIDA, NEM NO TIME/ELENCO, O RESULTADO VEM A GALOPE.
      OU MELHOR VEM DE GOLEADA A RESPOSTA DO TIME EM CAMPO PARA MOSTRAR QUE MESMO COM A FOLHA SALARIAL EM DIA, NÃO SE BRINCA COM A DIGNIDADE E A ETICA DO HOMEM ATLETA.
      A HUMILDADE E A HONESTIDADE SÃO PRINCÍPIOS QUE EMANAM DO SENHOR ÚNICO, ONIPRESENTE, ONISCIENTE E ONIPOTENTE.
      Salvem o nosso SANTA!
      Fora os SEM ÉTICA!?

      Post a Reply
  14. Goleada bem aplicada nessevtimecde merdas!
    Pelo jeito a coisa desandou.
    VERGONHOSO.
    Vamos emendar uma sucessão de derrotas. Anota aí: sábado no Maranhão; depois contra Salgueiro e Central.
    Como explicar a mediocridadecde hoje, senão reconhecendo o óbvio: elenco fraquíssimo.

    Post a Reply
  15. Tenho a impressão que esse time chegou no limite, não tem mais o que dar, é a tendência é cair, precisa de jogador o grupo é fraco

    Post a Reply
    • Concordo plenamente. Precisa de 1 zagueiro, 1 lateral esquerdo, 2 volantes e 2 meias (principal deficiência).
      Mas jogadores que cheguem para ser titular, ou seja melhores dos que estão como titular hoje.

      Post a Reply
  16. Atrasado de novo?????Elias parecia uma bailarina.quer vazar…………texto usado,como o meia diferenciado que chegou e ninguém viu…se passar de fase nada muda $$$$PQ????

    Post a Reply
  17. O treinador errou feio na escalação. 4 atacantes no primeiro tempo. Ninguém armando. Concordo que não temos peças de reposição. Mas mesmo assim, não era pra perder de um time que luta contra o rebaixamento e estava com a defesa improvisada. Dois volantes como laterais. Independente do resultado de ontem eu sempre achei que o nosso time não tem um jogo que valorize a posse de bola e tenha jogadas trabalhadas. São passes longos, uma ou outra jogada individual de pelas pontas. Quando Elias está inspirado a coisa flui, se não, como tem sido nos últimos jogos, o time fica bem previsível. O time quase não treina, jogo em cima de jogo, mas poderia ter mais alternativa de jogo.

    Post a Reply
  18. Não vi o jogo. Logo não posso falar. Mas, resultado como pode ser bom para botar a casa em ordem. Vitória em clássico, classificação na CB, podem mascarar os defeitos. Agora, se souberem aproveitar essa derrota para fazer os ajustes necessários, incluindo a contratação de algumas peças, pode ser positivo para o restante da temporada. Mas acho que ainda não é para desespero.

    Post a Reply
    • Quem viu, sabe da merda que foi. Dominados pelo Vitória, que mandou no jogo. Vexame. Quem quer ser campeão joga como macho!

      Post a Reply
  19. Vamos fazer uma analise racional da derrota hoje de nosso time: a verdade é que cedo ou tarde iria acontecer, ainda bem que foi agora, pois ainda estamos confortáveis no pernambucano, porque nós ja tinhamos jogado muito mal contra sport e nautico. Mal mesmo…muito abaixo do que estávamos apresentando. Isso nos mostra que, apesar da boa sequencia, nosso elenco é muito limitado. Falta banco e jogadores como charles, bruno ré, alan dias, jô, não tem condiçoes de jogar…não vamos perder nossa característica humildade, nosso time é muito limitado. Nosso objetivo continua sendo ganhar mais dinheiro possivel para a série C. DERROTA VEXATÓRIA, MAS MENOS MAL QUE OCORREU AGORA. De qualquer forma temos que MELHORAR MUITO!

    Post a Reply
  20. Vontade é organização ganha jogos….vontade, organização, salarios em dia e QUALIDADE TÉCNICA ganha campeonatos. Nosso time carece dessa qualidade…podemos até sermos campeões do pernambucano(não acredito que seremos do nordeste), porque os outros adversários nautico e sport também são fraquíssimos, mas nosso objetivo maior é ganhar a maximo que podermos na copa do brasil pra fazer caixa .

    Post a Reply
  21. Poderíamos ter aberto 3 pontos de distância para o 2º colocado. Ficar em 1º nos faria decidir tudo no Arruda com boas rendas inclusive, mas o Santa Cruz é o Santa Cruz. Nada vem fácil para este clube.

    Post a Reply
  22. Nosso adversário amanhã é comandado pelo treinador do River do Piauí no ano passado. Além dele o moto também tem uma meia dúzia de exjogadores do River. Técnico e jogadores bem limitados.

    Post a Reply
  23. Boa vitória em São Luiz. Zaga muito boa.hoje. Boa recuperação

    Post a Reply
  24. Tudo bem que a Inferno tomou conta da frente do Bloco Minha Cobra, mas que foi irado foi.
    Parecia o Arruda, todas as ruas da cidade alta de Olinda por onde o bloco passava.

    Post a Reply
  25. Derrota merecida. Dominados pelo Salgueiro, que levou se 4 do poderoso ABC. Se completo o time já é fraco, desfalcado vira uma merda. Até a zaga cagou o campo hoje. Vamos ver até onde vamos enganando. Segunda derrota no pernambucano, podemos perder as 2 próximas. A esta altura já caímos para o 5o lugar e não decidimos mais nada em casa.

    Post a Reply
  26. Pensando bem, estamos em nossa verdadeira posição no ranking do pernambucano: no pelotão de baixo, dos figurantes e não dos que decidem. Se fosse um campeonato decente estaríamos fora das finais.

    Post a Reply
  27. Leston dizendo que o Santa fez um grande jogo, pqp! Que jogo ele viu? Será que ainda estava bebado do carnaval? VTNC

    Post a Reply
  28. O pior é cara de barraca, Leston, elogiar uma desgraça dessa, 5 gols em dois jogos contra dois times ruins, esse time só fez 45 minutos de um bom futebol no jogo contra a coisa. Mais uma vez um monte de contratações equivocadas pqp

    Post a Reply
    • Todo treinador poupa seu grupo de críticas públicas. Isso é uma regra entre eles.

      Post a Reply
  29. Além de NÃO TERMOS UMA COMISSÃO TÉCNICA e UM TREINADOR com perfil de descobridor de talentos, temos a Miopia da DIREÇÃO, que até agora NEM REGULARIZOU um JOGADOR QUE FAZ DOIS MESES QUE ESTÁ SE PREPARANDO PARA JOGAR. Sem AINDA ESTAR REGULARIZADO NA CBF.
    Por isso e outras que ainda NÃO DESPERTAMOS PARA UM CAMPEONATO, SEJA ELE QUAL FOR, estamos INDO ENQUANTO EXISTIR SORTE E OUTROS FATORES que independem da ORGANIZAÇÃO e GESTÃO.
    Não somos uma DIREÇÃO ou se quer uma INSTITUIÇÃO COM CARÁTER DE CIÊNCIA NO SETOR DA ADMINISTRAÇÃO.
    Por isso, o futuro para quem não tem a capacidade organizacional EXIGIDA, o futuro é INCERTO!
    Vejam que, um jogador do Salgueiro, que veio da base do IXPORT, após 15 dias, entrou em campo pela primeira vez, regularizado. Nós estamos com um tal de P. VIEIRA, que já completou 2 meses, nem oficializado foi. Inclusive, pelo prazo da FPF, se não falha a memória, somente até o dia 08/03 para registro, caso contrário ESTAREMOS SOMENTE COM O ELENCO RESTRITO QUE TEMOS. Aí somente para a COPA NE, a COPA BR e a Série C.
    Tem, um jogador do PETROLINA, na ponta esquerda, GENILDO, tem muito futuro, assim como TIAGO BAGAGEM do Flamengo e Pedro Maiycon. Portanto, o Santa deve investir em promessas da Região, e não ficar insistindo com os PERRONHAS de sempre. Augusto, Alan Dias, Eduardo, Cesinha, etc.
    SALVEM O NOSSO GLORIOSO SANTA CRUZ!!!!!

    Post a Reply
  30. Que time horrível, mas os zagueiros e os laterais mereciam levar uns tapas.

    Post a Reply
  31. Concordo com tudo que disseram acima, porém acrescento que esse grupo não tem tempo para treinamento. É jogo em cima de jogo.

    Post a Reply
    • É lasca mesmo. Não tem bom que aguente e nem ruim que suporte rs rs rs Agora, ruim ou bom tem que melhorar a saída de jogo. O problema é como…

      Post a Reply
  32. Oi pessoal: Patrick Viera ainda joga no C. Pernambucano. Ou, o estão preparando para o Brasileiro da C!?
    Até quando vamos demonstrar essa incompetência total.

    Post a Reply
  33. A evidente queda de rendimento da equipe, demonstrando as limitações do elenco, e a carga de jogos nos próximos dias, vão exigir uma escolha do que disputar. Pela importância financeira tem que se privilegiar a Copa do Brasil e em segundo lugar a Copa do Nordeste, nessa ordem, e deixar o Bodinho em terceiro plano (creio que pelas derrotas ridículas frente ao Vitória e Salgueiro, levando 5 gols e não marcando nenhum, já fizeram isso).
    Amanhã teremos uma prova do que da para fazer no Nordestão.

    Post a Reply
  34. Lendo os comentários dos amigos aqui, vejo que ainda existem aqueles que não enxergam que o Estadual, Bodinho ou seja lá o nome que chamam esse campeonato, não serve pra nada além de manter a federação e seus dirigentes. A CBF só não acaba porque depende dos votos desses senhores.
    Os campeonatos estaduais deveriam servir apenas para as equipes pequenas. Tendo como base o ingresso na Copa do Brasil, Brasileiro Série D e uma vaga no Nordestão.

    Os campeonatos que rendem dinheiro para os grandes são o Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

    Dizer que estadual revela jogador é outra bobagem. Jogador bom já tem empresário desde os 14 anos, já são vendidos para algum time grande no Brasil ou vão direto para o exterior.

    Você vê o Santa Cruz com um time mediano, tendo de resguardar jogador porque está disputando 3 competições neste primeiro semestre. A Copa do Brasil em uma passagem de fase já dá mais lucro que todo a participação do estadual. O clube vai priorizar qual? Mas aí vão dizer…estadual é tradição.

    Pois, fiquem com sua tradição e vejam o clube disputar terceira e quarta divisão nacional. Porque é onde esta tradição que é nivelada por baixo está levando o clube.

    Post a Reply
    • A próxima atualização do blog será quando Jô fizer seu próximo gol ou na semana santa? Aposto na primeira opção.

      Post a Reply
    • Um dado a ser levado em conta. A emissora que transmite o pernambucano é a mesma que transmite o estadual do RJ. Em 2017 Eurico Miranda, quando era vivo, foi questionado por um repórter sobre o baixo público que comparecia aos jogos do vasco e respondeu assim: “não estou preocupado quanto ao público, estou preocupado que o vasco vai receber da televisão R$1.200.000,00(um milhão e duzentos mil) por jogo(no estadual).

      Vejamos em 10 jogos pelo carioca o vasco classificado ou não para as finais recebeu 12 milhões.Já o Santa Cruz no mesmo ano recebeu algo em torno de 800 mil pela mesma emissora no pernambucano e 6 milhões por todos os 38 jogos da série B. Ou seja, com esta atitude a REDE GLOBO pretende diminuir ou extinguir clube como Santa Cruz náutico e os de outros estados para fazer dos clubes do sudeste,em particular do EIXO RJ-SP identidades nacionais, dentre outros motivos.

      O debate parece simples, mas não é simplório, nem simplista no cenário externo ao Santa Cruz.

      Parece que a partir de 2020 a Rede Globo vai deixar de transmitir o Estadual.

      No cenário interno, envolve questões de como o Santa Cruz é administrado, mas não foi assunto de seu comentário.

      Saudações Corais a Todos

      Post a Reply
      • Corrigindo, O Santa Cruz teve as verbas da televisão bloqueadas pela justiça

        Post a Reply
  35. É preciso um estudo jurídico sério para encontrar alternativas para o Santa. Quem sabe, fazer o erosão da marca, por determinado período, para ser explorado por uma empresa futebolística, desvinculando claramente os passivos da entidade Santa Cruz. Com os atuais passivos e a impossibilidade de uma negociação que assegurasse que não se poderia reter mais do que 20 ou 30% das cotas e o que fosse de renda, gerando assim uma previsibilidade orçamentária, o clube jamais sairá dessa situação falimentar.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *