Da lama ao caos.

Em 1986 surgiu uma banda que causou furor na cena musical brasileira por usar latas na bateria, misturar maracatu e funk com rock e berrar as letras como se fosse um lamento negro. Não, não é a galera do Mangue Beat que surgiu em 1991. Trata-se de uma banda de Sorocada, a icônica Vzyadoq Moe.

Muito possivelmente você nunca ouviu falar nessa banda. Mas é sabido que Chico Science era fã da banda paulista Fellini e vivia garimpando os sons de São Paulo. O Vzyadoq Moe antecipou tudo, é a verdadeira fonte.

Cheguei a tocar com Chico na sua primeira banda, Lostau, no Oasis, bar ao lado do Hotel Quatro rodas. O baixista faltou e fui convidado para dar uma palhinha. Caso você ache que estou dizendo lorota sobre a importância da banda de Sorocaba, basta pesquisar no Youtube:  Vzyadoq Moe, Rompantes de fúria.

Mas o que diabos isso tem a ver com o nosso amado Santinha? Bem, creio que a nação coral leu a notícia de que há um movimento de impeachment contra Joaquim Bezerra e que possivelmente ele deva ser afastado do cargo por 60 dias. O Conselho Deliberativo do Santa (seja lá o que danado isso queira dizer) vai colocar essa pauta em votação.

Ou seja, a melhor definição do que está acontecendo agora no Santa Cruz só pode ser a célebre frase do Mangue Beat: da lama ao caos. Como o vice pulou fora do barco – depois de atos de violência – é o presidente do Conselho Deliberativo quem deve assumir o cargo e convocar uma eleição suplementar. Se o impeachment for aprovado, será aberta uma votação para os sócios.

A lama já era uma realidade quando caímos da B para a C. Na verdade, quem esquece os salários atrasados na época de Grafite, Keno e João Paulo? Das cabeças, caímos feito uns doidos para a série B. Daí foi tanto erro de gestão – e o Blog do Santinha sempre esteve em cima dessas lambanças – que caímos para a C e aí permanecemos, amargando desgraça atrás de desgraça até chegarmos ao fundo do poço da série D.

Joaquim Bezerra é culpado? Sim, e muito. Todo o ProSanta e sua incompetência também o são. Mas quem o apoiou, acreditando que entendia de política no clube, que acreditou que era a inovação em pessoa, também é culpado. É preciso fazer um Mea Culpa nessa porra.

A culpa é das péssimas e destrambelhadas gestões passadas. É culpa dessa diretoria atual que – não canso de repetir isso – não entende nada de gestão de futebol e sempre esteve descolada da realidade.

Mas o caso do impeachment, eu, sinceramente, nunca tinha ouvido falar dentro do Santa Cruz. Quem tem que sofrer impeachment é Bolsonaro e sua corja que afundaram o Brasil, negaram a ciência e empurram cloroquina goela abaixo do povo,  entregam nossas riquezas, dilapidam os direitos da classe trabalhadora, destroem a educação pública, alcançaram a pior inflação em 25 anos, desemprego nas alturas, economia fudida e, pasmem, chegam a negar absorvente para mulheres carentes e se lambuzam em 15 milhões de leite condensado. É isso mesmo: 15 milhões.

Gostaria de saber de onde surgiu essa gana pelo impeachment dentro do Santa Cruz. Eu quero que o ProSanta vá para aquele lugar, mas defender o impeachment por causa de uma queda é abrir precedente histórico: com essa lista absurda de más gestões que passaram por aqui, não vai ter presidência ou diretoria que dure uma temporada. O bagulho é tão doido que o próprio Joaquim admitiu que vai conversar com o Conselho e pede união, um nome que possa reunificar o que foi esfrangalhado.

Que nome, meu caro leitor e minha cara leitora, vocês acham que poderia ocupar essa função e conduzir o time para fora da série D? Difícil, não? Será que esse povo que manda aí não tem nada além de vaidade e egoísmo perverso? Será que é impossível, em um clube tão grandioso e com uma história tão linda, que não se pense, antes de tudo, no Santa Cruz? Para o Santa Cruz e pelo Santa Cruz?

Pois é, da lama ao caos com rompantes de fúria. Assim seguimos nós em meio a uma tempestade de imbecilidade.

Uma resposta para “Da lama ao caos.”

  1. Tenho que acalmar minha cabeça para comentar algo sobre o Santa, curiosa que sou resolvi checar o clipe do Vzyadoq Moe, Rompantes de fúria. Minha nossa super louco , volta ao passado e tenho que concordar com você o Mangue beat com certeza foi influenciado por eles.

    Isso posto é realmente da lama ao caos a situação do Santa , também não sei se o impeachment contra Joaquim Bezerra é a melhor alternativa. Mas no geral concordo com sua indagação será o Benedito que “em um clube tão grandioso e com uma história tão linda, que não se pense, antes de tudo, no Santa Cruz? Para o Santa Cruz e pelo Santa Cruz?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *