Haja coração.

Sua visita ao cardiologista está em dia? O coração velho de guerra está preparado para o que der e vier? Se tem marca passo ou estente, fez a revisão? Pois é, minhas amigas e meus amigos, a partir desse domingo começa a Via Crucis da torcida coral das bandas do Arruda. Haja coração para essa empreitada.

E esse início se dá exatamente na Semana Santa que simboliza paixão. E é inegável que ser torcedor do Santa Cruz já é indício de ser meio perturbado quando o quesito é ser louco de paixão. A Série D é um misto de diversas coisas: loucura, desespero, esperança, agonia, teste para cardíaco e o caralho de asa.

Nossa estreia na famigerada D será contra o desconhecido Lagarto. Do grupo do Santinha, a equipe sergipana é, de longe, a mais fraca. Sofreu diversas mudanças e está sem parâmetro de jogo. Por isso é muito importante entrarmos com foco total, pois não sabemos o que vamos enfrentar, seja para o bem ou para o mal.

Do nosso lado, os problemas começaram cedo. Mateus Anderson e Jefferson foram vetados por lesão e tudo indica que Ratinho entra como titular. Ratinho, mô véi, é sério mesmo? Chama qualquer menino de várzea que joga melhor que ele. De boa.

O time que merece atenção especial é, sem dúvida alguma, o Atlético. Os cabas são campeões baianos, o que não é pouca coisa não. A boa notícia é que nosso jogo contra eles será no Arruda, partida marcada para o dia 8 de maio. A torcida tem que lotar o estádio. Isso é um fato ontologicamente comprovado: com torcida, o Santinha muda, a garra se eleva e o time vai para cima com sangue nos olhos.

Também é inegável que o expurgo progressivo da desgraça do ProSanta e do IPC está dando seus frutos. Estão pagando os salários dos jogadores. Sempre escrevi aqui sobre a bronca que é ter salário atrasado. Um time com Grafite, Keno e João Paulo cair é um crime de lesa pátria. Esse erro não pode ser cometido. É grave. Ainda mais em uma Série D infernal que tem, além do Lagarto e Atlético, o Sergipe, Juazeirense, Jacuipense, CSE e ASA. Salários em dias significa disposição em campo.

Por falar em ASA, meu ingresso já está garantido. Transferiram o jogo para o sábado. Vai ser interessante ver o Arruda com 20 mil torcedores e o jogo do domingo da B com metade disso. Muita gente apareceu indignada nas redes sociais com a mudança do dia do jogo. Uma pena mesmo, mas é importante evitar confrontos que sempre acabam em violência gratuita e estúpida. Triste realidade.

O ASA levou a torcida em peso para a final do alagoano contra o CRB. Perdeu, mas demonstrou que tem uma torcida apaixonada. Essa tônica da presença do torcedor vai ser um diferencial e tanto nessa competição.

Por isso, meus amigos e minhas amigas, veja o jogo do domingo em casa, no bar, no celular, seja lá onde for. Tome todas, celebre com as pessoas queridas, vista o manto do Santinha e vamos para cima do Lagarto. Como um otimista inveterado – e isso apesar da nossa estranhíssima escalação prevista para o jogo – sairemos com uma vitória.

Mas sábado – ah, sábado – é dia de tirar a bunda do sofá e ir ao Arruda festejar. Dessa vez irei para as arquibancadas sentir a vibração dessa torcida maravilhosa. Comer o melhor cachorro-quente do mundo, beber umas cervas em Abílio, encontrar os amigos e celebrar. Santa Cruz é isso: celebração. Vamos nessa. O papel da torcida é fundamental para juntarmos mais vitórias e sair desse lamaçal. O pontapé inicial já foi dado.

Salve meu Santinha e haja coração!

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia da UFRPE. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. É metaleiro e é baixista e vocalista na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

3 Comments

  1. A presença da torcida será nosso maior jogador!
    Vai dar certo!
    Sairemos dessa!
    Sdc tricolores!!!

    Post a Reply
  2. Todos ao Arruda.

    Post a Reply
  3. Feliz Páscoa tricolores ! Torcendo para que este domingo venha com muitos gols, aí muitos? Alguns só pra garantir a vitória nosso coração tá merecendo um descanso.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *