É o sistema nervoso

A quem eu perguntei, a resenha foi parecida com a minha. Robson Sena foi dormir e só ligou o rádio depois das seis horas. Samarone teve falta de ar e taquicardia.

Inácio foi dar uma trepada pra relaxar e esquecer o segundo tempo.

Só sei que meu lombo ainda está dolorido. Parece mais que levei uma pisa.

Mal acordei no domingo e comecei a sentir os sintomas.

Uma sensação de fraqueza. A barriga cheia de gases. Até chicotinho eu tive.

A superstição me mandou vestir a mesma camisa e ir para casa do meu pai. Partida  decisiva pelo rádio tem que ser na moradia de Seu Geraldo. Sempre deu sorte.

O coroa tem 77 anos de estrada e já viu de tudo nesse mundo tricolor coral das bandas do Arruda. Acho que é por isso que ele se mantem calmo. Meia hora antes, ele liga o rádio e começa a cochilar na cadeira de balanço. Parece que nada está acontecendo.

Já eu, não passo nem perto do Sharp.

Almoço, tomo uma cerveja, ligo a televisão e deito no sofá. Fico forçando um sono para ver se desapareço e não escuto a agonia da narração.

Adormeci e acordei com a gritaria na rua.

Gooooooooolllllll, o Sharp berrava no terraço. A mãe gritando “gol do Santa” e a pequena Sofia me abraçando.

Daí pra frente, o corpo foi dando sinais de nervosismo. Fiquei prostrado no sofá, pois se levantasse podia dar azar. Foi surgindo uma dor de cabeça. Pensei em ligar pro Samu. Estava certo que um acidente vascular cerebral tomava conta de mim.

“Mãe, eu acho que estou tendo um derrame”.

“É nada, menino. Isso é o sistema nervoso. Vou fazer um copo de água com açúcar”.

“Eu prefiro uma dose de uísque”.

“Primeiro a água com açúcar. Depois o uísque”.

Tomei a garapa. Em seguida o uísque.

Aquele primeiro tempo não acabava. Bateu um soluço infeliz.

Meu pai se levanta, passa por mim e diz que o time recuou muito. Sinto a barriga embrulhar. Corri pro banheiro. Um jato de água e fezes saiu queimando tudo.

Fim do primeiro tempo. Peguei as meninas, levei minha mãe para igreja e me mandei pra casa. Havia combinado com Inácio de irmos juntos para Galeria do Ritmo, assim que o jogo acabasse.

Cheguei em casa, era umas quinze pras seis. Pergunto a primeira-dama quanto está o jogo.

“Oxi. Nem o rádio liguei. Tou toda me tremendo. Tá quanto?”

“A gente estava vencendo de um a zero. Mas eu vim escutando música.”

De repente um grito na rua: É Santa Cruz nessa porra.

Abracei a família e nos mandamos pro samba.

76 respostas para “É o sistema nervoso”

  1. Gerrá, será que nas horas decisivas é sempre assim, você se acabando pelos fundos feito balaio de feira?

    Rarará!!!

    Mudando um pouco de assunto, AD99 foi decisivo no gol contra o Betim, começando a jogada na defesa e indo lá na frente pra deixar a pelota limpinha pra Tiago Costa fazer um golaço e deixar muitos burro-negros se “cagando nas calças” de raiva e/ou medo do que pode ser o Santa Cruz em 2014.

    Abraço, Fernando Arruda.

  2. Eu me lasco todo quando assisto esses videos: olho pra trás e vejo todo o sofrimento que passamos, mas com uma luta sobre-humana… sim, pois, só o apoio vindo de cada torcedor, o Santa recobrou as forças para seguir em frente. Estamos muito perto de deixarmos esses tristes dias apenas na historia para servir de registro para os dias que virão que um dia já levamos um baque grande, duro e doloroso, mas, levantamos, e nos manteremos firmes, daqui pra frente, sempre em busca de dias melhores. Santa Cruz Imortal!!!

  3. eu não vou mentir estou torando um aço da porra. E acho que nosso treinador também.Domingo temos que ser inteligentes temos que apoiar os 90 minutos não podemos ser a arma do adversário, aplaudir passe errado, siloe, alterações mal feitas, domingo temos que ser mais do que nunca o decimo segundo guerreiro.

  4. Meu nervosismo foi regado a 8 latões de skol.
    Não sou fã de torcida organizada,mas esse ano,no primeiro jogo da C;tive um pressentimento que aquela faixa da nossa organizada ia ser desvirada ainda esse ano.
    Desde então,sempre que vejo a danada,só penso nisso.
    Vamos “desvirar” essa página triste da nossa história!!!!.

  5. Tem uma materiazinha no g1 local falando que no julgamento nesta quarta o Betim pode ser eliminado. Espero que se assim acontecer estejamos classificados. Com a palavra os juristas do blog.

  6. Se o Betim for eliminado e passemos direto é melhor, evita a caganeira de Gerrá. Ter chicotinho no Arruda ninguém merece, kkkk.

    Como ALN só pensa em R$, vai ficar indignado, hehehe. Mas venderam muitos ingressos antecipados. Como disseram, coloca um amistoso domingo.

    Falando em ingresso, já estou com o meu na mão: Santa x Mogi-Mirim, marcado pra ontem. Kkkkkkkkk!!!!!!!

    Um aplauso prum trecho que Leonardo escreveu no post anterior:

    “Não é meu aniversário ou de ninguém conhecido. Mas peço a todos os meus ilustres desconhecidos que ajudem o Santa a transformar este dia em um dos momentos mais lindos da minha vida.”

    Mandou bem.

    SaudaSanta.

  7. Pelo fatos que vem ocorrendo com o julgamento do BETIM, marcado para quarta feira, acredito que este time será eliminado automaticamente, resultando na classificação do nosso querido SANTA CRUZ. Partindo do pressuposto de que na medida em que ocorreu o jogo, validou a fase de grupo, e, assim sendo, evita que MOGI e GUARANI possa reivindicar a vaga. Então já somos série B, obrigado meu Deus. Parabéns a todos que fazem o Santa Cruz e em especial a Torcida Mais Apaixonada do Brasil. Santa é minha vida !!!!

  8. Assim como Gerrá, já fiz muita coisa em jogos do Santa, quando não estou no campo. No segundo tempo do segundo jogo contra o Baraúnas, fui lavar prato. Em outros jogos, tranco-me no quarto e até protetor auricular já coloquei, etc, etc. Isso porque não aguento escutar jogo no rádio. Domingo passado, estava em casa almoçando com muitos familiares e com minha filha que mora em Aracaju e, claro, tomando. So fiquei aliviado quando escutei os fogos e minha esposa falou que tinha acabado 1 x 0 pra nós.

    É muito bom ler essas histórias, pra saber que não somos loucos sozinhos, “Loucos pela Santa”.

    Mas, domingo vou pra nossa casa: o Arrudão.

    Vamos subir Santa !!!

  9. No programa Arena coisaTV de ontem, o jornalista Sereto falou que, respeitando o Luverdense, estava torcendo pela volta do Santinha(como ele falou) à série B e depois à série A. Segundo ele, o Santa Cruz é uma marca e que o futebol precisa disso. O pano de fundo, claro, era nossa apaixonada torcida.

    Vamos subir Santa !!!

  10. Já não basta ficar nervosa pelo contexto geral, vem um “fela da gaita” me escrever um artigo assim?
    NUNCA VI eles escreverem os motivos para desconfiar da classificação da coisa. . .vai te catar, fiquei indignada com esta matéria!!!!

    1. Esquenta não Priscilla, isso só ajuda a gente e, principalmente, o time a manter os pés no chão.

      Pior foi o DP que publicou matéria sobre a volta de um torcedor do Santa ao Arrudão depois de 3 anos (ele tinha deixado de ir por causa de um assalto).

      Vamos passar por cima de tudo isso.

      Vamos subir Santa !!!

  11. Nunca estivemos tão perto de sair do inferno. Nunca tinha sentido um sentimento tão forte de realização e dever quase cumprido. Nunca mais tinha me sentido tão respeitado pelos nossos coirmãos e imprensa de Pernambuco.
    Enfim, sinto que nossa batalha final está próxima, onde teremos que colocar nossas armaduras e o coração na garganta.
    Chegou a hora de mobilizarmos todos apaixonados Corais, mesmo aqueles que estão cansados e fadados, mas…, precisaremos da UNIÃO de todos!
    Domingo será um dia especial que entrará na história do clube das três cores, domingo será o dia em que nossa honra, nosso brio, nossa alto-estima será resgatado.
    Domingo quero bater em meu peito e gritar bem alto: O CAMPEÃO VOLTOU!!!

    “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
    Martin Luther King

    VAMOS SUBIR SANTA!!!

    O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

  12. A PUTARIA CONTRA O SANTA CRUZ, POR PARTE DA CBFalcatruas, AINDA Ñ ACABOU:

    O STJD se reúne 4ª f e pode excluir o Betim da competição.
    Em isto ocorrendo, pergunto:

    1. Vamos jogar contra o MOGI e todo esforço de ontem ñ valeu NADA?
    2. Ou vamos jogar com o Guarani de Campinas?
    3. Ou seremos declaradores vencedores desse mata-mata?

    Se positiva a resposta do ítem3, QUEM NOS RESSARCIRÁ DE UM PREJUÍZO ENTRE 2 e 3 milhões de renda q deixaremos de arrecadar?

    E se preferirmos jogar – com quem quer q seja – e perdermos? O prejuízo será INIMAGINÁVEL!

    E ñ excluam tal possibilidade, pois basta ver a merda q jogamos ontem POR EXCLUSIVA FALTA DE RITMO a vista de todo esse imbróglio DESSA DESCLASSIFICÁVEL CBF q nos fez de couro de pica indo e voltando, sem tempo de treinar, pra tudo q era lugar da vida. E ñ me venham erroneamente colocar a culpa em 13 ou Betim porque o único culpado disto tudo todos sabem que é.

    E se jogarmos contra o Mogi e o Guarani recorrer?
    E se for o Guarani e o Mogi recorrer?
    E se for qq um dos três e os outros dois recorrerem? Acaba quando isto?

    TUDO RESOLVIDO NAS OUTRAS TRÊS CHAVES _ q ñ deveriam nem ter jogado ainda enquanto todos os 4 mata-mata ainda ñ tivesse sido DEFINITIVAMENTE RESOLVIDO – e nós, MAIS UMA VEZ, dando uma de BOBO DA CORTE.

    SÓ SEI DE UMA COISA (VTNC): JÁ ESTÃO “ NOS MINANDO” PRA DOMINGO PRÓXIMO E, A CONTINUAR ASSIM, SUBTRAINDO UM PÚBLICO DE MAIS DE 30 mil pessoas, com toda certeza. E nos minando psicologicamente tb. DEPOIS Ñ RECLAMEM O LEITO DERRAMADO>

    Q TODOS OS DEUSES DO OLIMPO Ñ NOS ABANDONE AGORA, MAIS DO Q NUNCA.

    SAUDASANTA

    PQP, Q SINA É ESSA? PORRA DIRETORIA, VAMOS TAMBÉM “ABRIR O BOCÃO”!

    SACANAGENS TAMBÉM TEM LIMITES. Sinceramente…

    SAUDASANTA

  13. Arnildo, demais Guerreiros Tricolores,

    Acredito piamente no jogo do próximo domingo e o time tem que se preparar pensando do mesmo jeito, sem deixar que notícias externas interfiram no planejamento do time. Até porque o Betim já mostrou que tem um bom depto. jurídico e a CBF o inverso.

    Quanto ao jogo de domingo passado, considero uma vitória heróica, não importando a qualidade do futebol que jogamos. Nesse mês tive que fazer duas viagens a trabalho, a segunda pra Manaus (cerca de 8h de avião). Engana-se quem pensa que viajar de avião não cansa, ainda mais quando se fala em esporte profissional. Tudo isso sem falar no desgaste psicológico e na falta de ritmo por conta de 3 semanas sem que o time titular tenha jogado (contra o 12+1 foi um mistão).

    Como diz Ricardo: O MOMENTO É DE UNIÃO.

    Vamos subir Santa !!!

    1. Carlinhos,

      compara com as narrações dele em jogos da Cadela-de-Peruca, OK?

      Já ouvi várias em que sua garganta quase pifa, dizendo que é campeão de 87, CB, de basquete etc. Só faltou falar de porrinha…

      Bem, por falar em ser tricolor, o irmão dele já assumiu publicamente o fato. Por que ele ainda não fez o mesmo? Pergunta pra ele.

      Fernando Arruda.

      1. Fernando,

        Como eu te falei…, já jantei com o Aroldo e posso afirmar com propriedade que o cara é Tricolor Coral.
        Porém, muito profissional! Ele assumiu recentemente o comando de esportes do JCoisa, por isso ele tem que ser bastante imparcial!!!

        Abraços!

        O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

  14. Eu fiquei em casa me cortando todo sozinho, antes do jogo tentei estudar e depois nem tentei, quem disse que o Santinha deixa. Para não dar azar fiquei e estou concentrado até então para não dar azar.

    E amanhã cedo como em todas as decisões irei a pé para o morro da conceição para renovar a fé e pedir proteção para nosso Santinha, mesmo eu sendo Comunistas e Ateu, nessas horas precisamos de todos do nosso lado, N.S. Conceição, Jesus, Deus e o capeta só pra garantir.

  15. Madson
    O Santa deve EXIGIR a validade desse jogo, pois foi jogo oficial marcado pela CBF.O Santa não pode decidir contra dois clubes, na msma quarta de final, não é ?

  16. Uma boa notícia:

    NATAN TREINOU NORMALMENTE PELA MANHÃ!!!

    Um grande reforço para a batalha final!!!

    Segundo o DM, SAorriso ficará a disposição de Vica em breve!!!

    O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

  17. Arnildo
    A classificação para a serie B vale mais que uma renda de 3 milhões reais. Se isso acontecer, poder-se-á fazer um amistoso para comemorar a classificação ou talvez o título e arrecadar um om dinheiro, em compensação!

  18. Eita saudade das gréias desse blog…

    Quanto ao jogo, pensei que só eu estava com essa “covardia” se é que podemos chamar assim, pois não liguei o rádio e passei a tarde arrumando o que fazer em casa para tentar me desligar, mas pense em uma eternidade essa tarde, quando o vizinho gritou gol é que fiquei nervosa mesmo, mas ligar o rádio, nem pensar… Domingo é tomar um calmante natural já que não posso tomar uma cerveja e tentar aguentar a pressão que vai ser, ver o Mais Querido subindo para a B. Triiiiiiiiiiiii

  19. Retirado do Superxicote DP.

    Especialista em Direito Desportivo, coordenador do Núcleo de Direito Desportivo da Escola Superior de Advocacia (ESA/PE), o professor Fábio de Sá Filho acredita que, caso o Betim seja excluído, o mais provável é que o Santa Cruz já se classifique de forma direta à semifinal. “Se quem está analisando o caso é o STJD e a punição for com base no que o Betim fez depois da primeira fase da competição consumada, a lesão do Betim à competição terá sido já depois da primeira fase, então o STJD fica restrito a analisar o fato de quando houve lesão até os dias atuais. Sendo assim, a punição ao Betim, sendo acatada a tese de exclusão do campeonato, vai atingir a fase de quartas de final. Consequentemente, o Santa Cruz avançaria de fase”, explicou.

    12:39h.

    1. Rubem,

      Conheço bem o Professor e Advogado Fábio Sá. Ele é professor de Direito do Trabalho e de Direito Desportivo, inclusive sua tese de mestrado foi nessa segunda área. Se ele falou tá falado.

      Mas, penso que não devemos desviar a atenção, pois creio que domingo tem jogo.

      Vamos subir Santa !!!

  20. Acho que levei foi uma multa na Rui Barbosa na hora do gol do santinha.
    Sai buzinando feito um doido e esqueci do limite de velocidade 40km/h.
    Mas foi por uma ótima causa.
    Rafael, Júnior, Paulinho, Fábio, domingo lá nas sociais para o acesso!!!!!

    1. Silvio,
      Paulo disse que está esperando pelo julgamento do Betim, para ver se esse timeco é eliminado da competição, assim o Santa sobe direto e ele não precisará gastar dinheiro com ingresso.
      Eu vou amanhã pela manhã ao Arruda comprar o meu, pois o geurreiro fiel sempre me deixa na mão.

      Abraço!

  21. Não entendi esses preços.

    ARQ. INFERIOR, CAMAROTE, TORCIDA VISITANTE, CADEIRA PROPRIETÁRIO -> R$ 50,00 (promoção 2)

    Torcedor visitante vai para as cadeiras e só pagam R$ 50,00 por dois ingressos ?

    Desse jeito eu vou comprar ingressos de visitantes e pulo a corda.

    É cada uma…

    13:00h.

  22. Por mim,prefiro evitar a caganeira.Se passarmos direto,massa.Quem comprou ingresso,se habilita ao primeiro jogo em casa da semi-final.Não acredito que o STJD inclua o Mogi,seria desfazer um ato jurídico perfeito (o jogo de Domingo passado).Não recordo nada parecido tenha ocorrido.

  23. Algum amigo do Blog que tenha camarote e possa conseguir cinco ingressos de cadeira a R$ 30,00 ?

    Estou querendo levar meu filho de 1 ano e cinco meses, mas para as Sociais é complicado, só levo se for para as cadeiras.

    1. Cara, comprei dois ingressos para as cadeiras pensando o mesmo, mas desisti porque vai dar muita gente… meu filho está praticamente com 1 ano e nove meses e não quero que nada lhe aconteça… espeea a semifinal para leva-lo que será mais tranquila

      1. Pois é!

        Embora as cadeiras sejam mais tranquilas que os outros setores, em um jogo desse porte, a superlotação causa risco a qualquer criança!!!
        Nesse caso, acho melhor deixar a criança, é mais correto!

        O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

        1. Obrigado amigos,

          Mas já fui a três jogos com ele, ( ´
          Água de Marabá, Sumpaio e Amarelinhas DF ) e nada aconteceu graças a Deus, ele é o amuleto da sorte.

          Vou ver se consigo de qualquer maneira, é mais confiável estar ao meu lado que na casa de parentes…hehehehehehe

      1. Rapaz que vídeo é esse?.Nem eu lembrava que sofri por tanto tempo.Sofrer dessa forma e continuar sendo fiel,só a nossa torcida,nenhuma outra seria tão passional.
        Esse vídeo precisa ir para os atletas.

    1. Valeu.

      Antes do meu filho nascer, eu acharia até irresponsável levar uma criança de 1 e cinco meses para um estádio, mas depois que ele nasceu, e está crescendo ouvir no Santa Cruz, fica difícil deixá-lo em casa.

      Para se ter uma ideia é só ele vê o escudo do Santa Cruz que ele corre para meu colo, e fica falando. Ti ti ti ti é muito gratificante ver seu filho gostar das mesmas cores que o pai.

      Saudações Corais do Arruda.

  24. Palavras do Elísio.

    ” a primeira e mais provável, seria a passagem às semifinais direta do Santa Cruz.”

    O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, confirmou a convocação do Betim pelo STJD, mas ainda não quis informar o que acontecerá caso o clube seja excluído. Neste caso, há três possibilidades: a primeira e mais provável, seria a passagem às semifinais direta do Santa Cruz. A segunda seria a volta do Mogi Mirim para a disputa e a terceira e menos provável, a exclusão também do Mogi Mirim e a entrada do Guarani, que ficou em 6º no Grupo B, nas quartas de final.

    16:29h.

  25. Por falar nacompra de ingressos, alguem sabe alguma parcial de quantidade de ingressos vendidos até agora??

    Independente se vai ter o jogo ou não(por mim espero que não pra ficar mais calmo e subirmos de vez) a torcida nessas horas não pode tá pensando em economizar afinal com a classificação consequentemente vai ter premiação de jogadores, salários que ainda devem tá atrasado, etc….

    Eu mesmo já sei que vou economizar no jogo da semi-final. pra mim a série c termina domingo ocm a nossa classificação.

    Daí caso o Santa chegue na final aí vou assistir no campo porque ninguém é de ferro né.

  26. LUÍS,

    acabei de ouvir na resenha esportiva do JCoisa do tricolor Ednaldo Santos q, além dois 15 mil ingressos do TODOS COM AS NOTAS (já totalmente reservados), foram vendidos outros 15 mil.

    Portanto, em tese, restam APENAS mais 30.000 ingressos. Digo, em tese, pois, pra mim, o Arruda comporta MUITO MAIS Q ISTO.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

    P S – Penso da mesma forma q v. Ñ é hora de economizar em prol do Santa Cruz, neste momento. Aliás, praqueles mais folgados, amanhã é dia de Churrasco de Adesão no Boi Brasa a 200 paus, JUSTAMENTE PRA COLOCAR EM DIA funcionários e jogadores e fazer provisão pra premiação do acesso *Se Deus Quiser).

  27. vou falar uma coisa(VTNC) .uma fonte proxima e verdadeira , me ligou agora 21.00 , me dizendo que ja foram vendidos 39800 ingressos .pedi para comprar 06 ingressos pra mim , espero que o mesmo consiga , se nao . to ferado , vou comprar . ferro ,nas maos de ferreiro .mesmo assim eu vou ……SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE……….nos te amamo……………………………………………………………..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *