O descanso dos justos*

Amigos corais, não sei como foi o dia seguinte ao título da Série C.

Eu acordei, respirei fundo e senti um profundo alívio, uma sensação arrebatadora de descanso, de missão cumprida. Me veio algo como “o sono dos justos”, mas com um fundo existencial atravessando por fora – senti mesmo que iniciava o descanso dos justos.

De 2006, quando caímos a primeira vez, até o dia 1 de dezembro de 2013, foram sete anos. Eu sou ruim em matemática, mas pelas minhas contas, foram sete anos, a duração de uma infância.

Eu tinha 37 anos, estou com 44. Morava no Poço da Panela e dividia minha vida dando aulas de literatura numa escola no Bairro do Recife, farras monumentais em Seu Vital, no Poço da Panela, e viagens cada vez mais complicadas, para o Cabo, onde vivia minha tia-avó, com vários problemas de saúde.

Depois me mudei para o Cabo, porque a situação dela piorou. Minha tia morreu. Depois casei. Depois me mudei para a rua da Aurora. Depois recebi um convite inacreditável, para trabalhar como assessor de imprensa de um secretário de governo chamado Ariano Suassuna. Um rubronegro capaz de fazer uma aula-espetáculo para homenagear seu grande amigo, Capiba, tricolor fanático. Capaz de pedir um cenário com as cores do Santa, para homenagear seu amigo. Uma lição para esses imbecis que matam os outros por causa de uma paixão diferente.

Neste período, vivemos derrotas, fracassos, quedas. Choro e ranger de dente. Mas com o Santa eu não choro. Eu não consigo. Quando perde, quando fracassa, eu tenho raiva de quem não honrou o manto sagrado. Eu trinco os dentes, mas não choro. Minha vocação é chorar com a alegria.

Neste período, junto com Inácio, seguramos uma peteca dos diabos. Como escrever crônicas, em meio ao inferno? Várias pessoas colaboraram, depois chegou Gerrá, que vestiu a camisa e disse – “se é pra falar do povão, o negócio é comigo”.

Viagens loucas, invasões de estados vizinhos. Lembro que teve um jogo em Campina Grande que faltou tudo nos bares, restaurantes, lanchonetes.

Série A, B, C e D.

O Santa na Série D!

Não, nunca. Isso nunca deveria ter acontecido. Mas aconteceu.

O futebol nacional só existia de duas formas. A série A ou o “Inferno” da série B. Lembro de matérias com torcedores que beiravam ao suicídio, quando seu clube caía para a série B.

Inauguramos o pós-inferno. A Série C. Foi pouco. Botamos a cruz nas costas e fomos inaugurar a inexistente D.

Inauguramos também a liderança de audiência da TV Brasil, transmitindo a Serie C. Inventamos um ídolo, Caça-Rato, que acreditou em nosso pantim e fez gols decisivos. O Brasil assistiu, impressionado, um estádio abarrotado a cada jogo. A torcida coral transformou a tragédia em um episódio épico.

Neste período, um presente dos deuses – o tricampeonato em cima do principal rival.

O refrão criado por Nivaldo Breyner – “A torcida mais apaixonada do Brasil” invadiu corações e se espalhou por todo o país.

Não há um jornalista amigo meu, em qualquer estado da federação, que não me saia sempre com esta pergunta:

“E o Santinha?”

Acordei no dia 2 de dezembro pensando nisso tudo. Passou um filme em minha cabeça. Minha tia morreu sem ver nossa volta por cima. Ela adorava usar um anelzinho com o escudo do Santa.

Nós, que vivemos esta verdadeira viagem ao subsolo do futebol brasileiro, estamos marcados para sempre. Poucas torcidas no mundo seriam capazes de fazer o que fizemos.

Sinto que agora vivo o descanso dos justos. Tirei um peso das costas.

Um dia eu morrerei, mas o Santa Cruz ficará. Esta minha certeza ultrapassa o futebol.

* Este texto dedico a Nelson Mandela, que morreu ontem, dia 5 de dezembro de 2013. Um símbolo de resistência e amor.

 

*******************************************

 

seven

Faltam 7 dias para o lançamento do 2º volume da Trilogia das Cores (A emoção é branca), no bar Mamulengo da praça do Arsenal, às 18h30min do dia 12 de dezembro (na outra quinta-feira). Enquanto a tricolozada enche a lata, Gerrá, Inácio e Samarone vão entortar a munheca de tanto dar autógrafos. 

Na mesma ocasião será apresentada a camisa da Troça Carnavalesca Mística Ofídica Etílica e Escrota Minha Cobra para o tríduo momesco de 2014. Se a malharia correr, já vai ter para vender. 

 

138 respostas para “O descanso dos justos*”

  1. Texto fantástico Sama! E algo me diz que centenário será bem melhor. Na grande expectativas para conquistarmos títulos mais expressivos e até então inéditos, como a Copa do Nordeste e o Brasileiro da série B, seria perfeito. Aliás, perfeito se conseguíssimos o tetra em cima do boileão, claro.

    Saudações Corais.

  2. Belo texto, Samarone.
    “Estamos marcados para sempre”, concordo com isso. E por isso eu vejo essa estrela que querem colocar em nosso manto não como um simples título, mas como uma cicatriz que mostra por onde estivemos e os sofrimentos pelos quais passamos.
    Essas marcas não são símbolos de vergonha ou derrota. São símbolos de vitória, de volta por cima, de redenção.
    Sejamos humildes. Isso é uma virtude.

  3. Texto do baralho.

    Muita coisa (vtnc) aconteceu no período. Me separei, me casei de novo, minha filha foi morar longe com a mãe, voltou há 10 dias. Consegui-a fazer Santacruzense.

    Nasceram 2 sobrinhos q gritam tricolor sempre…

    Tem coisas (vtnc) que nunca mudam. Às vezes achamos que, pelo sofrimento, faz mal torcer pelo Santa. Ledo engano. Apenas fortalece, e nos mostra que somos fortes, capazes de ajudar a reerguê-lo.

    Nao sinto soberba de ter participado de tudo isso. Sinto orgulho. Espero não precisar, mas FARIA TUDO DE NOVO.

    Não esperava que uma das melhores frases do ano fosse proferida por alguém do “sul maravilha”, mas Willian Waack disse tudo:

    O SANTA CRUZ É UM FENÔMENO DE CULTURA POPULAR.

    E o povo somos nós.

    Parabéns para nós!!!!

    SaudaSanta.

  4. Lembro como se fosse hoje a barbie na serie A e o Santinha na beirando a serie D , a leoa na serie B e o Santinha na serie D , era muita greia com todos os tricolores e absorvemos com muita humildade e paciencia e hoje estamos na serie B igual a barbie e com possibilidade de no proximo ano chegar na serie A e ver a coisa cair para a serie B , vamos manter a mesma Humildade e paciencia de sempre que chegamos ao nosso objetivo.

  5. Por Hugo Almeida de Souza*

    O ano era 2009 e éramos eliminados da 4º divisão do futebol Brasileiro e em último lugar.

    Nas semanas seguintes, o que se ouvia era assustador. O Santa Cruz estava mergulhado em dívidas, não tinha como segurar as peças do elenco (de baixa qualidade), com os dois rivais na série A e um deles vindo de uma boa campanha na Libertadores da América, a sentença que ouvíamos era apenas uma:

    “O teu time vai falir, vai fechar as portas!”

    Motivo de graça e chacota para os rivais. Motivo de pena da imprensa. Esquecido no submundo do futebol Brasileiro, muitos no resto do Brasil nem lembravam mais do grande (a essa altura, já colocado entre os menores) Santa Cruz de Recife.

    Eles estavam enganados.

    Essa multidão tamanha, essa gente pobre que aclama, como citado no hino do clube, foi lá e desceu ao fundo do poço para buscar aquele que foi dado como MORTO, como inválido. O povo sofrido, sabendo que isso poderia trazer mais sofrimentos do que suas já suadas vidas pessoais, jamais deixou de abraçar o clube. O trabalhador que na segunda feira escutava gracinhas após mais uma jornada ruim no fim de semana. O estudante que era destratado na escola ou faculdade na quinta feira, porque na quarta feira seu time tinha decepcionado de novo. Entregue às moscas e com um horizonte negro, as previsões para nosso futuro eram assustadoras.

    Eles estavam enganados.

    Ainda viria 2010, um ano em que chegamos a bater na porta da saída, um lampejo de que tudo ia melhorar, mas para nosso desespero e tristeza, tudo daria errado novamente.
    O panorama insistia em seguir destrutivo, um breu sem precedentes na história do futebol Brasileiro insistia em fazer morada no número 1285 da Avenida Beberibe no bairro do Arruda. Era inexplicável a queda de um clube que despencou da série A para D em 4 anos. Era quase um fato, “O Santa Cruz não iria sobreviver”.

    Eles estavam enganados.

    Veio 2011, o ano em que os dois rivais lutariam entre sí e correríamos por fora. O Náutico, único hexa-campeão estadual de Pernambuco, lutava para impedir que o Sport conseguisse igualar seu feito da década de 60. A guerra era dos dois, ninguém apostaria uma ficha no Santa Cruz, afinal, era inimaginável que o ‘virtual falido’ viesse a almejar algo maior do que uma mera classificação à série D.

    Eles estavam enganados.

    Com uma raça até então adormecida e até mesmo desconhecida por jogadores que haviam recém passado pelas Repúblicas Independentes do Arruda, o Tricolor do Arruda se impôs e conquistou com raça o Campeonato Pernambucano de 2011, de forma ímpar, de forma maiúscula, conforme sua grandeza e seu ainda que ferido, orgulho. Após 5 anos, o torcedor Coral voltava a levantar uma conquista e pôde soltar o grito de campeão, entalado e esquecido na garganta por meia década. No segundo semestre, às duras penas, em dois jogos épicos contra o Treze-PB, o Santa Cruz consegue sair da série D, a famigerada 4º divisão, ascendendo à série C e levando seu torcedor de novo ao delírio coletivo que na verdade nunca havia minguado, mas que havia sido ofuscado pela escuridão. Na final desse certame, a água no chopp em um Arruda lotado fora cortesia do pequeno Tupi-MG, que terminaria por reforçar outro paradigma da história Tricolor, de que o “Santa Cruz JAMAIS conseguirá vencer um título nacional”.

    Eles estavam enganados.

    O campeonato Pernambucano de 2012 tinha algumas cartas na mesa. O ano anterior, segundo os rivais, havia sido um “aborto” do Santa Cruz e que aquilo não aconteceria novamente. A essa altura, o orgulho do peito do torcedor Coral, estava quase que totalmente restaurado, já se planejava algo a mais, que sim, era possível se acreditássemos. Chegamos à final contra o Sport e o segundo jogo final coincidentemente era marcado para o 13 de Maio, data de fundação do rival. Jogaríamos obrigados a vencer, o empate daria a taça ao Sport que jogava em seu estádio e no dia do seu aniversário, cenário mais do que perfeito para a torcida deles ir confiante e lotar as arquibancadas da Ilha do retiro. Aos 36 do segundo tempo, quando Luciano Henrique driblou Magrão e fez o terceiro gol do Santa Cruz, ele decretaria alí a quebra de mais um paradigma, após quase três décadas, o Santa Cruz conseguiria um bí-campeonato estadual e tendo como cereja do bolo, o fato de ser na data de fundação do maior rival.
    O semestre seguinte parecia iluminado, aliado ao atraso do começo do campeonato e um sentimento de avidez e salto alto, o Santa Cruz seria eliminado da série C na última rodada, adiando seu sonho de voltar à série B, frustrando toda a torcida que de fato já via dias melhores. Os ventos cantavam, “O Santa Cruz NÃO conseguirá sair da série C”.

    Eles estavam enganados.

    Sendo melhor do começo ao fim. Foi assim que o Santa Cruz iniciara e terminara o estadual de 2013, erguendo um tri-campeonato que também não vinha para sua sala de troféus a três décadas, de novo em cima do grande rival rubro negro, de novo na Ilha do Retiro. De novo. De novo. De novo. Ao começar de forma instável o campeonato Brasileiro da série C, oscilando, ficando de fora da zona de classificação por grande parte do certame, com um elenco que parecia desmotivado e sem comando, o risco de não subir novamente começava a dar lugar a outro fantasma, o da queda de volta à série D. Com a mudança do comando técnico na reta final, a equipe começa a dar sinais de que ia reagir na tabela, que ocupava o vergonhoso 8º lugar na tábua de classificação. A missão de não cair, fora trocada pela de classificar, fato esse que ocorreu com o acréscimo da liderança do grupo, o 1º lugar na classificação geral, maior pontuação e com a equipe se encontrando em campo. Porém, um histórico recente de decepções com um Arruda cheio, fazia com que muitas pessoas apostassem o contrário, “O Santa Cruz classificou, mas não vai conseguir subir”.

    Eles estavam enganados.

    Vencemos o Betim-MG. Um misto de lágrimas e alívio tomava conta de uma ensandecida massa de 60.000 vozes em um Arruda abarrotado, via o “ex-finado” ressurgir de volta a série B com méritos, com sofrimento e com raça. Como sempre foi em tudo que fora conquistado ao longo de 99 anos de existência. Ao confirmar o acesso à série B, o Tricolor ainda venceria duas vezes o Luverdense pela semi-final, se credenciando a uma final de Campeonato Brasileiro que, fazia 2 anos, havia perdido em seus domínios. Os rivais não haviam baixado a guarda e a afirmativa de que “Nunca vencerá um campeonato nacional” seguia firme e forte na fé e na garganta deles.

    Meus amigos, eles estavam enganados.

    No dia 1 de dezembro de 2013, o Santa Cruz vencia o Sampaio Correa do Maranhão e conquistava aos 99 anos de existência, o título incontestável de Campeão Brasileiro da Série C de 2013, quebrando assim o maior paradigma da história de um clube ressurrecto e que só encontrava em seus próprios apaixonados o apoio que precisou nos tempos inglórios. Caça-Rato, sim, ele de novo, fez o gol que decretou que a taça de campeão Nacional, ficaria em Recife e seu dono de fato e de direito, sem contestação jurídica e sem asteriscos, seria o Santa Cruz Futebol Clube.

    E essa torcida, que foi humilhada, que chorou de vergonha, que foi motivo de riso e de pena por muito tempo, mas que sempre acreditou e que nunca abandonou porque sabia que esses dias de glórias chegariam, merece comemorar e vibrar como nunca. Vibra o gari. Comemora o catador de lixo. Bate o no peito o trabalhador braçal. Chora de alegria o motorista de taxi.

    Seu campeão voltou, o tricolor está de volta ao lugar de respeito e honra e seus apaixonados seguidores sempre tiveram certeza que esse dia chegaria de novo.

    E queridos nós não estávamos enganados.

    Voltou, o campeão voltou.

    *Hugo Almeida de Souza é redator publicitário, torcedor e sócio do Santa Cruz

    Nota: O texto não reflete, necessariamente, a opinião do Blog do Torcedor

    1. Me desculpe o Samarone, mas o texto aqui abrilhantou o post. Entendível a gratidão ante o A. Suassuna, mas “cada um com seus problemas”, dane-se aquele paraibaca burro- negro chato e repetitivo.

    1. GOSTARIA DE SABER:

      podemos contestar os títulos q a coisa levantou enquanto o Sr. Pedro Correia esteve ligado ao seu Dpto de Futebol?

      SAUDASANTA

  6. Mandela nos deixou milhares de ensinamentos.
    Vejam este:

    “BONDADE
    Ninguém nasce odiando outra pessoa
    pela cor de sua pele,
    ou por sua origem, ou sua religião.
    Para odiar, as pessoas precisam aprender,
    e se elas aprendem a odiar,
    podem ser ensinadas a amar,
    pois o amor chega mais naturalmente
    ao coração humano do que o seu oposto.
    A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,
    jamais extinta.”

    Nelson Mandela

    1. É, MAS OS 27 ANOS DE CADEIA ABSURDAMENTE IMPOSTOS A ESSE

      digníssimo Sr., roubando a fase mais linda de sua juventude,é outro fato da Historia tal qual os holocaustos impostos aos negros (mais de 3 séculos, SEM CONTAR a fase do Congo BELGA q, em pouquíssimo tempo, em nome da europetização, reduziu pela metade sua população!), judeus (mais de uma década), ciganos, cambojanos etc, não podem ser, JAMAIS, esquecidos.

      è o q penso.

      SAUDASANTA

  7. Arnildo, estes e tantos outros holocaustos não podem ser esquecidos (tem um bem recente também na guerra da Bósnia, na qual os sérvios fizeram atrocidades absurdas). NUNCA. Mas a forma como o Mandela governou o país foi espetacular. Se a África do Sul tivesse sido governada por qualquer um dos outros 42 milhões de habitantes daquele país, seria guerra civil na certa.
    O Mandela conseguiu unificar a nação. E mostrar a todos (pelo menos para os imbecis que pensavem diferente)que negros e brancos são iguais.
    Pena que ainda existam pessoas atrasadas que pensam diferente.
    Mas é papel de todos nós lutar por um mundo melhor, sempre olhando a história, conforme bem lembrado por você, como exemplo do que deve, e principalmente, do que não deve ser feito.
    Saudações tricolores,

  8. Bola dentro da diretoria que renovou sem muito arrodeio o contrato de Vica.

    Copa do NE começa dia 14/Jan. Precisamos ter o grupo formado até dia 22/Dez, pq vem os recessos e aí fud…

    Reapresentação deverá ser dia 2 ou 3. Serão 11 dias até a estréia.

    A tendência é passarmos com o Bahia. Por estarem na 1a, teoricamente ficaríamos em 2o do grupo. Vamos pegar a Coisa (vtnc) ou Barbie (vtnc) ou Botafogo-PB (q esse ano ttá sendo bancado fortemente pela prefeitura de JP, por isso o título estadual e nacional).

    Não duvidem q o Botafogo tire a Barbie (vtnc). Mas a coisa (vtnc) deve passar.

    PS: não lembro agora o 4o participante do grupo deles (vtnc), mas é um saco de pancadas.

    Sábado vou beber. E aí, qual sugestão? Mercado da Boa Vista, como Marcelo Beltrão falou?

    SaudaSanta.

  9. Seria interessante se o nosso site oficial realizasse uma homenagem a Nelson Mandela , ja que o Santa Cruz foi o primeiro clube do Estado a aceitar Negros em sua equipe , já que o nosso site não faz nada importante o blog deveria fazer alguma homenagem.

  10. Eu sei que o SANTA ainda precisa de muitas melhoras em tudo, porém também sei que Antônio Luiz Neto veio para fazer história no Santinha como o presidente mais ganhador de todos os tempos, se preparem.
    Podem pegar os textos logo após a primeira eleição que minhas palavras estão lá – Esse é amigo de meu pai, não é ladrão e é (homem), exatamente o que mais precisávamos.
    PARABÉNS PELO BELO TEXTO.

    1. DÊ UM ABRAÇO PRA MIM NO TEU VELHO

      a quem tanto admiro. Com certeza é um dos grandes santacruzenses que tive a felicidade de conhecer e o maior responsável pela “memória tricolor”. Um homem bom.

      Conheci muito o Arístófanes de Andrade e, embora residindo em SP o mesmo me fez comprar 2 cadeiras cativas no Arrudão que, só vim usá-las, após 15 anos! Aliás, NUNCA, pois estão naquele setor das VERMELHAS na extrema-esquerda do estádio, local que nossa Direção sempre acomoda, dignamente, os visitantes (até os indesejáveis).

      O ALN conheci quando, em tratamento de câncer, encontrei o mesmo na sala de espera do meu oncologista, acompanhando, humildemente, uma secretária sua, que parece que tava tratando dos seios. O meu foi pulmão. Foi numa época miserável que estávamos sendo presididos (!?) pelo Cabeção dos Infernos.

      E, como acho que câncer é oriundo de uma profunda tristeza, não duvido que adoenci vendo a LEF e seus irmãos siameses se locupletando do nosso Querido e Amado Clube por tanto tempo!

      Ñ tenho a menor dúvida disto pois sou casado há 37 anos com A MESMA MULHER e filhos e netos, até hoje, Graças a Deus, NUNCA me deram desgosto. É isso aí.

      RUMO AO TETRA EM CIMA DAQUELA COISA MALDITA, da COPA DO NE, DA COPA BR e DA SÉRIE A!

      SAUDASANTA

  11. Pra quem, como eu, tava empolgado ocm nike ou Adidas, é emlhor esquecer:

    WILLIAM TAVARES/FOLHA PE

    Ao que tudo indica o Santa Cruz terá sim uma estrela para estampar o escudo do clube. E ela será dourada. Ainda sem confirmar oficialmente a implantação do símbolo que representará o primeiro título nacional do Tricolor, referente a conquista da Série C do Campeonato Brasileiro, o presidente Antônio Luiz Neto não escondeu o desejo de adicionar a estrela no brasão coral.

    “Devemos sim colocar uma estrela no escudo. Foi nossa primeira conquista nacional, um título importante para o clube e que merece ser valorizado. Ela seria a representação de um momento vitorioso na história do Santa Cruz”, afirmou o presidente. Sobre a cor da estrela, o mandatário foi taxativo. “Se colocarmos, será dourada. Não ficamos em terceiro para colocar a estrela de Bronze. O Santa foi campeão e não tem porquê colocar outra cor”, completou.

    O brasão do Santa Cruz pode sofrer alterações em 2014, mas o fornecedor de material esportivo deve continuar o mesmo. Antônio Luiz Neto destacou que o clube não deve trocar de parceiro. “Algumas marcas internacionais fizeram uma sondagem, mas nosso contrato continua com a Penalty. Ela tem honrado os compromissos com o clube e estamos satisfeitos. Não chegou nada oficial para a gente quanto a uma proposta para mudar de fornecedor”, explicou o presidente.

    Homenagem

    A diretoria do Santa Cruz deve homenagear os jogadores corais que participaram da campanha vitoriosa do clube em 1983, ano da conquista do Tri Supercampeonato. Atletas como Gabriel, atacante que marcou um dos gols na final do torneio, contra o Náutico, são esperados no evento. Ainda não há uma data oficial para a realização da homenagem, mas segundo o diretor de futebol do clube, Constantino Júnior, a intenção é que seja no dia 18 de dezembro, data em que se completa exatos 30 anos do título.

    1. A Adidas iria vender bem “pouquinho” se voltasse ao Santa Cruz no ano do seu centenário, acredito que a torcida do Santa vibraria como um gol caso a fornecedora de material alemã retornasse.

      Apesar de achar a Penalty uma excelente fornecedora, a Adidas esteve presente no clube em grandes momentos, a torcida associa a marca da Adidas ao escudo do clube.

  12. Essa turma do blog tem um dom para escrever. Valeu Samarone . No budismo se resume esse sentimento com algo parecido chamado Nirvana. Agora mudando de assunto, pergunto e se Mandela fose brasileiro? A Globo já o tinha derrubado.

  13. Exatamente isto – um filme passou pela minha cabeça!
    Estava no acesso a série A, em 2005.
    Estive presente nas quedas B, C e D.
    Passei pelo martírio da não classificação em 2009, a frustração de 2010. . .
    Fiquei contente em 2011, parecia que as coisas engrenariam em 2012. . .Mas somente em 2013, que para o supersticiosos de plantão, o final “13” carrega uma mística, um marco de mudança – para pior ou melhor!
    Foi o ano de se tirar o peso de sofrer por problemas que aparentemente, não tínhamos como resolver – tudo fica a cargo dos dirigentes e jogadores em campo.
    Mas a lição foi maior que isto – podemos, E SIM, mudamos a história do Santa Cruz, ao nos fazer presentes, ao ir até o bar da piscina – só para estar dentro do clube, mesmo sem tem um jogo sequer. Em entregar cestas básicas aos funcionários, com salários atrasados. Em reclamar, em xingar, em meio a tudo isto, continuar na arquibancada do Arruda e mostrar – aqui é minha casa, não a deixarei ser esvaziada por derrotas. .
    Enfim, para mim, este filme passou como algo a não ser esquecido, pq lembrar onde tem uma pedra ou buraco na estrada, é importante para se desviar e nunca mais cair nele.
    Salve o Santa Cruz.
    Salve a “torcida mais apaixonada do Brasil”!

    Valeu pelo texto, Samarone.

  14. Hamilton Paiva, você é o mesmo Hamilton que profetizou que ganharíamos todas até o título?

    Cheguei a criticar ALN, mas uma coisa (vtnc) q você disse é a mais pura verdade e nunca falaria diferente: ele é honesto e íntegro. Só isso já o diferencia dos FDP que sentaram naquela cadeira.

    Sobre a tal estrela, que ele quer colocar apulso (ele seria um visionário no Santa se abrisse votação via Guerreiro Fiel apenas para os sócios decidirem), que se coloque com as três cores ou dourada mesmo.

    SaudaSanta

    PS: Hamilton, tens alguma informação sobre a sala de troféus? (Se envolver algo maior e for sigilosa, não precisa dizer).
    Falando em troféus, esse da Série C é muito bonito. O do PE 2011 é a coisa mais horrorosa que vi na vida.

  15. Que texto Sama e ainda complementado pelo belo texto de Hugo e complementado por vários tricolores corais como Arnildo que evidenciam Mandela. Fico orgulhoso de ter o esse mesmo sentimento e pensamento. Viva o santinha e viva Mandela!

  16. Texto resume bem nossa saga pelas séries B C D e agora a C.

    Agora vem a série B com foco na série A.

    Eu afirmo: Final de 2014 estaremos cantando: ” E eu não paro, não paro de cantar, da D prá C da C prá B da B prá A…. Ôooooo ôooooo ôooooo ôooooooo ôoooooo ôoooooo

  17. Se eu não estou totalmente enganando, mesmo com a pontuação do título da série C pelo que eu percebi parece que não vamos subir de posição, talvez ganhemos aoenas uma posição.

    Agora ano que vem na série B com nós fazemos uma boa campanha ai sim acredito que por peso de pontuações maiores vamos dar um pulo significativo desse ranking fuleiro que a cbf inventou!

  18. O ex-port faz homenagem a Mandela

    Que hipocrisia! Um clube que é ao extremo racista e segregador e proibia a entrada de negros nas suas dependências, homenagear um mártir na luta contra o racismo.

  19. Gostei do título texto espelha bem o estado de muitos santacruzenses atualmente. Eu mesmo só criei coragem para postar algum comentário hoje, de tão bom que é ler os comentários de outros torcedores felizes com o atual momento que passa o nosso querido Santa Cruz Futebol Clube.
    Parabéns a toda a diretoria, ao presidente, à comissão técnica, aos jogadores e à nós, torcida. PRIMEIRO, DE UMA SÉRIE, DE TITULOS NACIONAIS CONQUISTADO DE FORMA BRILHANTE. O pensamento tem que ser, se o Santa Cruz está no torneio é para ser CAMPEÃO. Chega dessa história mal resolvida de “boa campanha”, “o importante é o acesso”, não. O IMPORTANTE É O TÍTULO. E se tiver carreata eu vou estar lá. DE FATO(dentro de campo) e DE DIREITO(sem contestação na justiça) O SANTA CRUZ é o primeiro clube de Pernambuco a ser CAMPEÃO NACIONAL.

    SOBRE O CAMPEONATO BRASILEIRO “ENTENDA-SE SÉRIE A”.

    Aquilo ali não passa de uma CARIOCAGEM(4) CAFÉ-COM-LEITE(6) E CHIMARRÃO(2) onde apenas 12 clubes podem ser campeões. Na realidade um TORNEIO REGIONAL onde só 12 clubes das regiões sudeste-sul podem ganhar. Um verdadeiro REDE GLOBO FUTEBOL CLUBE. O Santa Cruz é hoje, junto com sua torcida, uma verdadeira pedra nos interesses desta emissora e no cenário local nos interesses do donatário desta capitania. Nas vésperas da copa do mundo foi criada a COPA VERDE, numa tentativa de ESCONDER DA MÍDIA EXTERIOR o QUANTO É SEGRAGADOR FINACEIRAMENTE O ATUAL FUTEBOL BRASILEIRO. O Rede Globo Futebol Clube ou a Cariocagem Café-com-Leite e Chimarrão foram criados para EXCLUIR O DIFERENTE(times de outras regiões do Brasil). Já o Santa Cruz é um clube que nasceu para INCLUIR O DIFERENTE(qualquer pessoa,independente de cor de pele pode jogar). O campeonato do Nordeste foi UMA CONQUISTA NA JUSTIÇA contra a CBF. E SÓ ESTÁ AUTORIZADO 10 EDIÇÕES. O SANTA CRUZ junto com os demais clubes deve lutar para tornar esta competição PERMANENTE e incluir os clubes dos estados do Piauí e do Maranhão.

    SOBRE ARIANO SUASSUNA

    Uma frase muito sábia pronunciada por ele, acerca da eleições presidenciais de 2014, segundo a revista Carta Capital nº772 na página 20 foi “ não é o momento para isso” . Um recado para o atual Governador de Pernambuco.

    SOBRE CONSTANTINO JR. E ALN

    Gostaria de parabenizar também especialmente o Constantino Jr. por duas coisas: a primeira por ter vindo aqui no Alto do Pascoal na quadra da escola Rotary convidar o menino conhecido como PIRATA para jogar nas categorias de base do Santa Cruz em 2014. Como ficou claro na reportagem, garoto criado pela tia que atualmente esta presa e tinha o sonho de jogar no Santa Cruz, A segunda por ter ligado no momento da resenha do programa esportivo da rádio jc news no horário do almoço, na última terça-feira e, DE FORMA BEM EDUCADA, ter deixado claro para aquele radialistazinho Mané Queiroz que a questão Vica x Dênis Marques não se resume a Vica é o Mocinho e Dênis é o bandido, o bad boy. Não se tratava do fato de ele ter faltado ao treino no sábado e por isso não foi relacionado, mas que ELE SOUBE NA QUINTA-FEIRA, que apesar de ter comparecido a todos os treinos de segunda a quinta daquela semana, QUE NÃO IRIA JOGAR NO DOMINGO. Quero deixar claro que não concordo com a atitude de Dênis expondo o técnico publicamente, essas questões devem ser resolvidas internamente e com diplomacia. A vaidade de Vica ou a de Dênis não podem prevalecer diante da instituição SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE. Depois de Constantino, quem falou muito bem no programa foi o próprio presidente, Antonio Luiz Neto.

    Muito bom ver Constantino Jr. na mídia sem ser porque escreveu besteiras no Twitter.

    O CASO ANDRÉ DIAS

    Por outro lado, muito chato saber que André Dias não realizou ainda a cirurgia no joelho, PORQUE O PLANO DE SAÚDE NÃO AUTORIZOU. Gostaria de saber se o plano de saúde de André Dias é aquele que patrocina o fruminense. Aquele plano, como muitos outros, VIVE COLOCANDO DIFICULDADE PARA autorizar procedimentos a serem executados em SEUS USUÁRIOS, mas COLOCA MUITA FACILIDADE para pagar ALTOS SALÁRIOS DE JOGADORES E TÉCNICO do FRU-FRUminense.

    O jogador deveria aproveitar e procurar a mídia e expor seu caso, num instante as coisas se resolvem. Porque ele está tendo prejuízo em sua carreira e o Santa Cruz Futebol Clube Também. Porque é um a menos no ataque.

    COM RELAÇÃO A CONTRATAÇÃO DE JOGADORES

    O Santa Cruz fez seu nome no futebol brasileiro REVELANDO JOGADORES. Ele não contratou do sudeste, EM FIM DE CARREIRA, pela primeira vez, jogadores como Nunes, Givanildo, Ramón, etc. Portanto, é bom ir em busca das promessas surgidas na região e mesclar com os experientes do time. Também acho que Vica deve olhar com mais atenção os garotos que disputaram a copa São Paulo 2013.

    Saudações Corais a Todos.

    1. parabéns amigo, como sempre muito sábias e de muita sensibilidade suas palavras!!
      Com relação aos excluídos do futebol brasileiro como arnildo vem falando seria importante fazer uma liga dos excluídos nordeste/norte/centro-oeste!!

      1. Samuel, obrigados por suas considerações. A situação do Santa Cruz é muito séria. Como disse antes no cenário externo ela é duplamente hostil pelo lado da rede globo, que vai querer tratar o direito de imagem do Santa Cruz COMO SE FOSSE UM QUASE NADA no mercado, espero que o jurídico saiba firmar posição valorizando a marca do clube. Pelo lado do governo do estado uma verdadeira obsessão em garantir o lucro da oderbrecht. No cenário interno, além das dificuldades previsíveis em reforçar o time, pelo lado do garotos da base, 4 anos de mandato para ALN e não deu sequer para reformar o CENTRO DE TREINAMENTO DE BEBERIBE???? Quem puder adiantar a mensalidade, a anualidade será bom para o clube, uma vez que não haverá jogos em dezembro;

        Um abraço.

        Saudações Corais a Todos.

    1. Posso não. Agora faço parte da igreja ingerecana, que só é permitido realizar este ato diariamente. hehehe

      Amanhã no Mc Good View às 11:19h.

      Ô LAPA !!!!

  20. Pra mim rola uma graninha extra da penalty pra essa diretoria. Essa porcaria de material nao nos representa, sem falar que a grana que paga ao santa deve ser uma ninharia. So que ninguem sabe quanto. Transparencia nao é o forte de ALN. Eu mesmo nao compro nada dessa porcaria de material. Nao tenho duvida que essa corja ta comendo por fora.

    1. Essa diretoria é uma vergonha. Falta de trasnparencia vergonhosa. Hoje ninguem reclama porque o time vem vencendo. Uma hora a bomba estoura no arruda, e ai procurar um culpado será tarde demais. Esse merda nao procura modernizar o clube. Estamos nos iludindo com miseraveis campeonatos pernambucanos.

  21. Calma Rômulo.

    Sou um dos críticos de ALN, acho q o Santa evoluiu pouco em termos de vantagens pro sócio (o Guerreiro Fiel é ruim), sede sucateada, ingressos de sócio nas mãos de cambistas, gente q não é sócio entrando nas sociais… tem um monte de coisa (vtnc).

    Vamos aguardar novidades para o Centenário. Espero q não se resuma àquela cobra horrorosa que colocaram na Av. Beberibe.

    Apenas pernambuquinhos não me satisfazem, e fico puto qdo eu vejo a nossa torcida saindo do estádio falando em tetra.

    NOSSA TORCIDA SUPERVALORIZA ESSA P@RRA DE ESTADUAL, e não escuto ninguém falar no Nordestão, que ainda não temos e nos leva a uma competição internacional.

    Ganhar Estadual é como o cara que tá cheio de fome e enche o bucho d’água. Alivia momentaneamente a fome, mas em seguida ela volta.

    SaudaSanta.

    1. Deveríamos, sim, investir pesado na conquista do Nordestão. Seria a maneira de disputar uma competição internacional. E ainda ganhar mais um título fora de PE.

    2. O que me deixa triste é um estádio desse tamanho não ter nem um letreiro de ônibus para informar o placar das partidas.

      Ainda vem gente por aqui endeusar o ALN. Foi na gestão dele que saímos da série C ? Foi sim, mas isso é pouco para a grandeza do Santa Cruz.

      Antes que falem que não contribuo com o clube, estava sem condições de ajudar, mas comprava meu ingresso e comparecia aos jogos.

      Tenha Santa paciência.

  22. “Textaço” de Samarone e acompanhado de comentários espetaculares, cachaçares, cantadas e tudo mais.

    Que bom ver comentários positivos, expectativas boas para o ano vindouro pro nosso Santa Cruz, fazia tempo!

    Continuo acreditando que o pior já passou, quem viveu como nós vai poder contar um dia, mas o passo foi dado e o gigante acordou, o Santa Cruz nunca mais será o mesmo depois destas incontestáveis vitórias.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

  23. – ALN, a diretoria, o time, a comissão técnica, os funcionários e a torcida estão de parabéns;
    – DM9 só deve ficar, se agir como profissional;
    – o estádio ainda é uma esculhambação;
    – o marketing não existe;
    – ser sócio é apenas para dar dinheiro e votar;
    – Tirando o futebol, a administração de ALN não fez praticamente nada;
    – a renovação de Vica foi certa;
    – Siloé já devia ter saído;
    – tem que renovar com Caça-Rato;

    O SANTA CRUZ MERECE RESPEITO.

      1. Parece que sim, olha a realidade, é bronca competir com essa realidade:

        A Federação Paulista de Futebol divulgou os valores das cotas de televisão que cada um dos 20 clubes participantes do Estadual irá receber.

        Os quatro grandes do Estado – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – vão ganhar cada um R$ 12,5 milhões pela participação.

        Já os outros 15 times do Interior e mais a Portuguesa de Desportos, que é da Capital, vão amealhar, cada um, R$ 2,5 milhões por disputarem o Estadual mais rico do Brasil.

        Para se ter uma noção da diferença de poder financeiro de uma Competição como o Paulista, os 11 clubes do Campeonato Cearense 2014, juntos, vão receber de cota de televisão pouco mais do que R$ 2 milhões.

        Lembrando ainda que na Série B do Campeonato Brasileiro, com exceção de Palmeiras e Sport, os outros 18 clubes receberam em oito meses de disputa uma cota de TV de R$ 3 milhões.

        Se já não bastasse a visibilidade, com transmissões da TV Globo, da Band, do Sportv, além do PPV, o atrativo financeiro é o fator principal que pesa na decisão dos jogadores definirem aonde vão atuar no início da temporada.

        Receber proposta de algum time do Paulistão é garantia certa de bom dinheiro e jogo ao vivo na televisão

  24. Lendo o texto do Samarone um filme também passou pela minha cabeça. Em 2006 estava voltando de Roma. Era missionário católico. De lá fui para Cachoeira Paulista, depois para São Paulo. Deixei a vida de missionário em 2010, fui morar em Osasco. Conheci uma moça linda, namorei, noivei e casei. Mudei para o Guarujá e hoje tenho uma família feliz. Neste tempo também passei minhas provações como o próprio Santa Cruz. Belo texto Samarone!

    Ps.: Magrão renovou com a Coisa(VTNC). Tô sentindo cheiro de tetra.

    Ps2: Oziel partiu. Vai na fé e obrigado. Na verdade quem perdeu foi ele!

    Ps3: Agora é manter a base do time!

    Saudações santacruzenses!

    1. TB ACHO Q Ñ NOS FARÁ FALTA.

      Deve ter ainda o sangue das barbies na veia. Depois ñ me venha pedir penico q nem seu Leandro Souza, o Tiago Matias e tantos outros.

      CADU,

      v. conheceu aí em Cachoeira Paulista o CEPETEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de São José dos Campos/SP)?

      Na minha época de INPE, em SJ dos Campos, ainda era algo embrionário mas, já há algum tempo, abriga uma bateria se supercomputadores, né?

      SAUDASANTA

  25. também acho que quem perdeu foi oziel, afinal de contas como será o segundo semestre dele?
    a não ser que o são bernardo se classifique para a série D!

    penamos muito atrás de um lateral direito, e o cara se encaixou direitinho! Mas vá com Deus, vc nos ajudou muito!

  26. Rapaz quanto será que o timeco paulista botou para levar Oziel que a Diretoria do SANTA não conseguiu cobrir. Vamos se mexer ai Diretoria, se não vão levar mais jogadores importantes do elenco para 2014.

    Eu também estou no descanso dos justos, mas a Diretoria não tem que descansar não. Cochilou o cachimbo cai. Vamos correr e renovar os contratos dos outros. A base tem que ser mantida.

  27. Graças a Deus Oziel partiu, pense num lateral fraco, nem marca nem apóia. Na verdade nossa lateral direita nesses ultimos 3 anos foi nosso ponto fraco, a exceção foi o comprometido e grande jogador Everton Sena que deu conta do recado também na lateral direita.

  28. Sinceramente não achei Oziel essas coisas não. Não acertava um cruzamento e marcava mal pra caramba. Acho que para o Nordestão e para o Pernambucano Nininho dá pro gasto, pois este ano ele pode amadurecer…

    Agora eu concordo com Vica: É preciso renovar com a base para só depois disso pensar em novos nomes. Estamos no caminho certo e com Magrão no gol Coisa(VTNC) o cheirinho de Tetra está pairando no ar!

  29. E sobre a punição, injusta, que teremos que cumprir pela briga de torcida ocorrida lá em Maceió contra o CRB. Além de multa teremos os 3 jogos da primeira fase com mando de jogo longe do Arruda. No nosso grupo tem Bahia e até mesmo com CSA, ou seja, jogos que traria bons públicos no Arruda que vamos ficar no prejuízo!

    A diretoria precisa se pronunciar sobre o fato a éstréia já é 19 de janeiro.

  30. Luiz, sua preocupação é extremamente pertinente.
    Lembrando que jogaremos com o Bahia (mando de campo nosso) dois ou três dias antes do centenário.
    Se o jogo for no Arruda será festa, casa cheia e dinheiro no bolso.
    ATENÇÃO DIRETORIA.

  31. Luis e Leonardo, a diretoria (e boa parte da torcida) tá nem aí pro Nordestão.

    Quando se fala em “Ser Campeão no Centenário”, pensam no estadual. Se ganhar o Nordestão não é campeão no Centenário não?

    O estadual JÁ FOI importante. Repito, hoje só tá valendo a pena pq foram 3 lapadas sobre a cadelinha sem dono (vtnc), e isso leva a gréia de dizer q são fregueses e tal. Mas se tivesse sido 1 contra a cadelinha sem dono (vtnc), 1 na barbie (vtnc) e 1 contra time do interior não teria graça.

    Li dia desses um texto da época da Libertadores de 92 que o SP de Telê ganhou. Ninguém ligava pra Libertadores. O SP no início colocou TIME MISTO pra poupar titulares pro Camp.Brasileiro.

    Tu imagina isso hoje em dia?

    As coisas (vtnc) mudam. Temos q parar de endeusar estadual (até entendo 2011 e 2012 pq estávamos literalmente na merda, até Copa Pernambuco servia).

    Sabem como os torcedores dos grandes do Brasil chamam os estaduais?

    RJ – carioquinha
    RS – ruralito
    MG – rural
    SP – paulistinha

    Daí você tira. Os estaduais antigamente serviam pra classificar pro Campeonato Brasileiro da 1a Divisão. Hoje servem apenas pra tirar uma onda de 1 seman com os rivais locais.
    Repito, a gréia só está durando pq foram 3 seguidas contra o mesmo (e maior) rival.

    Nordestão >>>>>>>>>>>>>Pernambuquinho (ou Bodão, como diz Rubens Jr).

    SaudaSanta

    1. Concordo, Não tiro a importancia do Pernambucano( pois é algo que produz mais torcida sendo campeão e os pequenos e futuros torcedores vão entrnado no clima de um time vitorioso e campeão!
      Mas c. nordeste( nos moldes atuais) DEVE ser colocado num patamar acima com certeza!

    2. Venho falando isso aqui Ricardo. Não desmerecer o PE, mas não ter dúvida de que o Nordestão é prioridade sim. Maior rentabilidade, maior visibilidade, melhores jogos tecnicamente, taça inédita para nós e vaga assegurada num campeonato internacional no ano do nosso Centenário. Como o PE pode disputar com isso? O PE só servirá para massagiar nosso ego frente aos rivais e manter nossa hegemonia local. Precisamos é conquistar coisas fora da província.

      Saudações Corais.

  32. Para a lateral direita eu tentaria trazer Moacir que está no Paraná e Osmar que está no ASA. Ambos são jogadores de série B, já tiveram boas atuações em Pernambuco e são esforçados! Moacir ainda tem a vantagem de poder atuar também de volante!

  33. prioridades para renovações no santa cruz urgentemente(a diretoria está esperando chegar o final do mês para os jogadores que encerram contrato dia 31/12, que na minha opinião é um erro):

    Tiago cardoso
    Everton sena
    reanan
    T. costa (nunca pensei que diria isso, mas ele melhorou muito)
    panda (bom jogador)
    sandro manoel (um gigante tem que renovar logo)
    dedé – tá dificil, a lusa tá encima e ela é 1ª divisão)
    Leo e sorriso – é bom renovar para estabilizar o meio campo
    natan/renatinho – base da casa que jogam muito
    raul – importante, desde que trabalhe a condição física
    caça rato – simbolo da torcida, merece renovação

    dispensas imediatas:
    leozinho
    coronel
    fabinho
    tozo – não era nem pra ter vindo
    leo bahia (zagueiro)
    leandro sousa (se for prata da casa, emprestar ou vender)
    JONATHN

    Jogadores para emprestar:

    Jeferson Maranhao
    nininho

    jogadores para observar e dar oportunidades neste inicio de ano

    renato camilo – bom zagueiro
    wagner – atacante
    neto – atacante
    DAR OPORTUNIDADES PARA OS DESTAQUES DA COPA SÃO PAULO

    contratações:

    2 lat. direitos – osmar do asa seria uma boa pedida
    2 zagueiros
    1 volante – mais de marcação
    2 meias – um mais de toque de bola e outro de velocidade
    3 atacantes(CASO DM NÃO FIQUE) – sendo pelo menos um de referencia

    Jogadores contudidos:

    ramirez
    andré dias
    AMBOS FICARIAM NO TIME, MAS ELES SÓ VOLTAM EM ABRIL

    Só sei que eu concordo com muitos aqui, diretoria não tira férias, tem que já neste momento agilizar renovações, dispensas e contratações, AGORA, AS CONTRATAÇÕES TEM QUE VIR PARA RESOLVER, MUITOS PARA SEREM TITULARES.

  34. Temos que fazer uma campanha junto a torcida para dar mais valor ao nordestão, que eu acho muito mais importante do que o Pernambucano, por ser um titulo regional, por dar vaga a sulamericana e por muito mais rentável.

    Era para a diretoria e torcedores estarem se mobilizando para montar uma grande equipe para entrar com tudo no nordestão que é uma competição tiro curto muito mais importante do que o PE.

    Enquanto pensarmos só em ganhar o PE, seremos sempre time grande com pensamento e atitudes de time pequeno.
    TEMOS QUE BRIGAR PELO TÍTULO DO NORDESTÃO !!!!!

  35. Coral de Timbaúba,

    Respeito e entendo a sua preocupação, mas acho que a torcida precisa pegar mais leve. A campeonato terminou faz só uma semana e o povo já tá querendo o time pronto. Calma gente!

    Nos últimos três anos, o Santa Cruz foi o time que melhor contratou em Pernambuco. Claro algumas contratações foram infelizes mas todos os clubes estão sujeitos a isso. Em três anos fizemos excelentes contratações e jogadores na sua maioria apropriados para as divisões que disputamos.

    Temos agora um grande treinador que é profundo conhecedor do futebol nordestino, tem sede de vitória e que já disse que vai entrar em todos os campeonatos para ganhar! Creio que o time está indo pelo caminho certo.

    Sinceramente entendia este nervosismo quando estávamos no inferno da série C e D. Mas creio que a direção tem entre erros e acertos, mais méritos do que deméritos.

    Devemos ficar vigilantes sim, cobrar quando achar que devemos cobrar, porém este nervosismo exagerado creio ser desnecessário neste momento.

    Com todo respeito a opinião de todos mas é isso que penso!

  36. Sobre a perda dos mandos de campo, se for pra cumprir acima de 100kms, q ponha em João Pessoa.

    A história de que o Santa não sabia quanto iria receber de TV pode ser conversa.

    Na transamerica ontem o tal do Carlyle disse q o Santa já tinha recebido proposta da globosta, mas foi uma MERRECA e não aceitaram.

    Seria igual a um BOA ESPORTE e MUITO INFERIOR a um Ceará e Avaí da vida, pq ele é recém chegado da C.

    É pra TNC uma dessa. O Santa será o 2o ou 3o maior time da próxima série B (dependendo do resultado de Flôr e Vasquim).

    Caça-Rato tem mais mídia que Ceará e Avaí SOMADOS porr@!!!!

    A audiência da TV Brasil tem que ser esfregada na cara desses FDP!!!!

    SaudaSanta

    1. Pra mim com exceção do Palmerda e coisa que por ter ranço do C13 e dos que acabaram de cair da série A(que na A recebiam 20 MI se não for ex-C13) do ano passado, TODOS os restantes receberiam iguais 3 ou 3,5 MI de reais.

  37. Minha aposta para a lateral direita seria Hudson (Treze-PB), ele já foi contratado pelo Botafogo-PB, mas será que o Santa não conseguiria trazê-lo?

  38. Belo texto Samarone…

    Acho até que sou pé frio…rsrs Tava no Arruda em 2007 contra o Santo André (primeiro jogo da derrocada), 2008 contra o Camapinente, 2009 contra o CSA e 2010 contra o Guarany de Sobral. Nas campanhas seguintes, já estava morando fora de Pernambuco, sofri a distância mas não deixei de acompanhar e fui quando foi possível… É muito bom, ver a subida de nosso Santa Cruz.

    Ah!!! Cláudio Ramino não pode deixar de comentar nesse blog.

  39. Parabéns efusivos a todos q fazem este blog e, lembrem-se: “uma grande jornada começa com um pequeno passo”, como diz o provérbio chinês.

    E esse passo foi dado este ano. 2014, ano do nosso Centenário, espero concretizar todos os nossos sonhos futebolísticos, quais sejam: levantar o Campeonato do NE (e, consequentemente, obtermos o acesso à Sul-Americana, o Tetra (de preferência em cima daquela praga do Egito); o máximo possível na Copa BR e, PRINCIPALMENTE, o acesso ao Campeonato Brasileiro (leia-se Série “A”, q é o nosso lugar, donde não deveríamos ter saído NUNCA).

    Quem conheceu bem um Vitória da Bahia que nem eu, nos anos 70, um time “sem alma, sem títulos e com pequena torcida (se comparada ao gigantismo da torcida do Bahia à época) e vê o desempenho deste Clube hoje nos Nacionais sabe muito bem que, COM SERIEDADE E HONESTIDADE, isso É SIM, FACTÍVEL. Principalmente se levarmos em conta essa massa torcedora que possuímos.

    Sei que o APATHEID – apesar do grande Mandela – ainda é muito grande. Mas, quando lembro que compramos o DETINHO (ou São Detinho), na “calada da noite” e o trouxemos pra Recife praticamente às escondidas, pra evitar a IRA da kombi de torcedores dos torcedores da burro-preta baiana da época, SINCERAMENTE, vemos como nos apequenamos no CENÁRIO NACIONAL.

    Mas, “miremos o objetivo e NUNCA paremos para dúvidas”.

    É o que penso e são esses os meus votos.

    SAUDASANTA e

    um Feliz 2014 REPLETO DE GLÓRIAS E CONQUISTAS PRA TODOS QUE FAZEM ESSA IMENSA E APAIXONADA NAÇÃO CORAL!

  40. Amigos Corais,

    Hoje, estava tomando uns tragos enquanto preparava o almoço e resolvi revolver o arquivo, digo, destroço de cd’s que tem no “raqui” aqui de casa. Daí, vai prum lado, vai pro outro, achei Ivan Lins. Fazia tempo que não ouvia aquele cabra. A letra é grande, mas uma das estrofes, em minha modesta opinião, é a foto do Santa e sua Torcida e diz o seguinte:

    “No novo tempo, apesar dos perigos
    De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
    Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver”

    Isso mesmo, contra tudo e contra todos estamos marcados pra sobreviver. Dá-lhe Santa!

    Segue letra completa:

    No novo tempo, apesar dos castigos
    Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    No novo tempo, apesar dos perigos
    Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
    Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
    Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
    Seja sempre um caminho que se deixa de herança
    No novo tempo, apesar dos castigos
    De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    No novo tempo, apesar dos perigos
    De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
    Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
    No novo tempo, apesar dos castigos
    Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    No novo tempo, apesar dos perigos
    A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça.

    2. Nossa Diretoria tem que renovar com Dênis Marques sim senhor! Vica teve seus méritos sim, mas nada justifica deixar DM9 no banco pra botar aquela múmia paralítica que atende pelo
    vulgo de Siloé. Abre o olho Vica, abre o olho Torcida Coral, abre o olho Diretoria Coral, pois a imprensa venal tá requentando uma situação que já estava resolvida, digo, nem aconteceu. Para os incrédulos, basta ler a coluna de esporte dos dois papéis de embrulhar peixe, jc e diário, respectivamente. Tirem sua próprias conclusões…
    #Só lembrando, André Dias não joga pernambuquinho, copa do brasil e, talvez, 04 rodadas da série “B”. Ou seja, daqui até lá, segundo alguns que querem ver a caveira de DM9, seremos dependentes de CR7 e Siloé (VTNC!) Já sei,l vão dizer que tem o menino da base né? E rebato com outra pergunta: se Vica não deu nenhuma chance ao garoto quando pode, vamos apostar todas as fichas agora? DM9 tem que renovar contrato sim.

    1. Siloé já foi!
      E vem mais gente por ai… Existe uma coisa chamada contratação.
      Para mim DM9 só fica se resolver ser profissional e treinar com todos, respeitar os horários e ter uma vida de atleta. Se não já deu, obrigado e até logo!

    2. meu amigo, a questão não é Siloé, Zé ou Mané.
      A questão é DM9 querer ficar com as regalias que a dupla zé teodoro-sandro barbosa deram a ele, com aval da diretoria de futebol e do presidente.
      vi gente aqui que defende emocionalmente DM9, comparando sua situação com Romário e outros craques, mas esqueceram de comparar ele com Adriano Imperador.
      como falei acima, a questão não é DM9 ficar pq fulaninho ficou, mas ele ficar pq quer se enquadrar na “cartilha” do novo treinador. Bola ele tem, mas se for pra tá tirando onda, que vá pra pqp.

  41. Acabei de chegar morro da conceição e na minha caminhada de ida até o morro saindo de cavaleiro foi ver muitas casas com a bandeira do Santa Cruz isso significa que a alto estima da nossa torcida esta em alta, vamos encher Pernambuco com a nossa bandeira.

  42. Também cheguei ha pouco do Morro da Conceição. Já em casa acabei de assistir uma matéria emocionante de nosso Santa no Esporte Espetacular, finalizando o com a musica tema do programa que cantamos em nossos jogos.

    Vamos Santa

  43. O Analista, entrar com um da base na série C, obrigados a subir, era uma fogueira. No pernambuquinho dá pra testar algumas rodadas.

    Seu Arnildo, estou na Dobradinha do Gordo da Torre, perto de sua casa.

    Mais tarde vou seguir a procissão, ver a Santa e pagar promessas.

    SaudaSanta

  44. Vasco, Fluminense, Ponte, Barbie, Icasa, Joinvile, Ceará, Paraná, América – MG, Avaí, Boa, Bragantino, América – RN, ABC, Oeste, Atlético/GO, SANTA CRUZ, Sampaio Correa, Luverdense e Vila Nova.
    Eis a série B de 2014.
    Apesar do favoritismo do Vasco e Fluminense, gostei da queda dos dois.
    O campeonato terá uma visibilidade sem igual. Cabe aos demais conseguirem o maior espaço neste filão. Por tradição e torcida, só perdemos para os dois do Rio.
    Se trabalhar direito, dá para subir.
    Já estou torcendo para a tabela indicar Santa x Vasco ou Flu na primeira rodada no Arrudão. Sessenta mil começando a empurrar o time para “juntar mais essa vitória.”

  45. Não gostei (neste momento) da queda do Vasco e Fluminense, “enfraqueceram” a série “A” no ano que a bactéria subiu e “fortaleceram” a série “B” no ano que nós subimos, isto é, mais do que nunca um time forte é necessário se quisermos o acesso no nosso centenário.

    Impossível?

    Não é!

    Afinal em 2005 fizemos mais pontos no geral do que o Grêmio e só não fomos campeões por que o regulamento não era de pontos corridos e a barbie fez aquela palhaçada perdendo para um time de futsal.

    Público não faz tanta diferença, final se o time do Santa estiver jogando bem, embalado e lutando pelo acesso nossa torcida lota contra qualquer um.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

  46. Acho que deveríamos prestar uma homenagem a essa moça do programa dos Domingos do Plim Plimpim ( a Glenda Klo..não sei das quantas) com todas abstrações referentes a emissora que a mesma representa,ela,volta e meia, com muito entusiasmo,apresenta nosso Clube ao Mundo,a exemplo do Miltom neves.Para mim uma ótima sacada além de uma justa homenagem.
    Pensemos.

  47. não tenho medo do vasco e florminense continuo achando que ainda há 4 vagas, muita gente acha que so há duas. É manter a base e REFORÇAR O TIME.

  48. Série B 2014 com gostinho de série A.
    Bons jogos com clubes de tradição.
    Isso facilita contratações e desenvolve renda em publicidade.
    Meu foco é somente o santinha. Danem-se os demais.

  49. Ontem fui pagar uma conta em uma lotérica aqui em João Pessoa, e no monitor de propaganda estava passando justamente o convite para jogar 10 apostas no Timenania para o Santinha, joguei na hora. Irei repetir sempre que puder.

  50. é meio esquisita a saída de Oziel. o cara foi para um time de são paulo que não joga em nenhuma divisão do brasileiro. Oziel não era craque, mas jogava um bom feijão com arroz e seria útil. Afinal, não é fácil encontrar um bom lateral-direito no futebol brasileiro.
    tomara que isto não seja artimanha para trazerem queridinhos de treinador ou jogador de esquema com empresário.

        1. Osmar é um lateral que ja passou dos 34 e esse ano vamos ter 4 competições com dois jogos por semana e acho que Osmar não vai aguentar o pique uma coisa é jogar no ASA sem pressão da torcida e outra é jogar no Arruda no lado das sociais .

    1. Esse Oziel foi pra lá sabendo que no segundo semestre vai tá em outro time, ele tá de olho é na visibilidade que tem o c. paulista e a grana solta que rola por lá mesmo entre os pequenos!

      Só espero que nosso tricolor não perca mais um de seus principais jogadores.

  51. Achei muito bom o rebaixamento de Fluminense e Vasco. Com esses times na B a competição fica mais valorizada e, com jogos contra eles, o Arruda vai estar lotadaço! Faz tempo que não temos jogos contra “os grandes” do Brasil. Quase que já estávamos acostumados a pegar Guarany de Sobral, CSA, Doze+1, Tupi… e por ai vai. Jogar contra esses times “de mídia” acaba sendo uma boa para torcida, que fica mais instigada, ao mesmo tempo em que uma vitória acaba sendo uma coisa arretada. Vamos ser campeões da Série B 2014 com esses times cariocas disputando a taça. Vamos ofuscar o acesso deles (isso é, SE eles subirem).

    Sobre o lançamento do livro, tenho duas perguntas:
    O preço continua o mesmo? (40 mangos)
    Teremos bebes da Pitú de novo? (caipirainha arretada rsrsrs)

  52. Esta declaração de Roger Flores, ex-jogador e hoje comentarista do Sportv, sobre o Fluminense também pode ser associada ao Santa Cruz.

    “O Fluminense teve renovações ruins, jogadores que foram campeões, mas que não tinham um bom rendimento, eram apenas reservas, e só renovaram porque foram campeões. Isso mostra que time campeão não é insubstituível, que precisa reforçar e criar rivalidade sadia dentro do grupo. Não pode ter jogadores acomodados. Agora vai ter que pagar na Segunda Divisão. Pelo rendimento no ano é um rebaixamento merecido, porque o Fluminense não teve forças nesta temporada. Buscou na divisão de base reforçar o elenco, mas a maioria dos meninos ainda não conseguia suportar esse peso, e o Fluminense paga com o rebaixamento.”

    A nossa direção tem que ficar de olho aberto e o exemplo está aí estampado em três cores (Fluminense).

  53. Com relação ao nosso objetivo de ganhar a série B, a queda doa cariocas foi terrível, pois, a distância financeira é muito grande sobretudo o fluminense. Ouvi comentários que a cota para o santa joga esse campeonato já está sendo negociada e a proposta inicial ficou abaixo de times como asa e ceará! Tenho os pés no chão e sei que para ganharmos essa competição o TIME DE GUERREIROS tem que funcionar o tempo todo, dentro e fora do arruda, porque em relação a série B, eles vão formar grandes times.

  54. Outra coisa (VTNC), temos que formar um time para sermos campeões do Nordestão e Penambucano (se tivesse que escolher preferia mil vezes o nordestão)para formamos caixa para manter o salário dos atletas e funcionários em dia, propor premiações durante a disputa do brasileirão. ISSO A MEU VER É PRIMORDIAL! Não podemos em hipótese alguma fazer feito as barbies que montaram um time ridículo para o PE 2013 esperando montar um time melhor para o 2º semestre. isso não pode acontecer, temos que ter um time forte e entrar para ganhar todas as competições que disputarmos, voltar definitivamente a sermos GRANDES!.

  55. Morador de um apt no Edf.Mar das Antilhas, n.137, em Jardim Atlantico, torcedor da Coisa, que não é o sindico, está pintando o prédio de encarnado e preto e ameaçando dono de apto que não concordar com ele, talvez por ser ele sargento do exército, ao que parece. Não sei se vá a Pequenas Causas ou à Pollícia. Alguem tem alguma sujestão ? Saudações Tricolores.

    1. UÉ, E PODE É?

      Ao q me consta, mudança na fachada e de cores do prédio, SÓ COM A AQUIESCÊNCIA da maioria dos condôminos. Ou seja, em aprovação numa reunião de condomínio com o REGISTRO EM ATA.

      SAUDASANTA

      P S – Novo texto NO AR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *