Na Arena do Defunto, no meio da torcida adversária

Adalberto relutou. Não comprou ingresso para o jogo contra o Vasco. Quem conhece Adalberto, sabe que o sujeito tem opinião e que ele é invocado com a tal da Arena. Adalberto prefere a beira do canal do Arruda, o espetinho de carne e o latão da Skol.

Na sexta-feira, ele saiu da faculdade e foi tomar uma. Beberam todas. Terminou a noite no apartamento de uma paquera das antigas, bebendo vinho, ouvindo música e matando. Acordou no sábado de manhã com uma ressaca braba, mas feliz da vida. O “adorei” da menina, não saía da lembrança.

Levantou da cama, era quase 11 horas. As gargalhadas e a voz alta do seu tio se misturavam com o latido fino de Paquito e tomavam conta da casa.

— Adalba, meu jovem! Tudo na santa paz?! –  disse o tio Araújo.

— Tudo tio. Tudo beleza!

— Pela cara, a farra foi boa. – e largou uma gargalhada.

Conversaram umas coisas. Adalba bebeu um copo de vitamina de banana e recebeu a missão de levar o tio Araújo para o jogo.

— Adalberto, teu tio veio almoçar e quer ir para o jogo. Já falei pra ele que você vai levá-lo.

Não tinha como negar. Araújo é daqueles tios gente boa. Contador de piadas, bebedor de cerveja, raparigueiro e pau pra toda obra. Quando Seu Carlos, o pai de Adalberto, morreu, quem segurou as pontas até tudo se organizar foi tio Araújo. Naquela época, o garoto Adalba tinha somente 12 anos e o Santa Cruz havia sido campeão pernambucano com o histórico gol de Célio. Adalberto estava lá, junto com seu pai. Uns 3 meses depois, o velho bateu as botas.

“Não fosse seu tio Araújo, não sei o que tinha sido de nós”, em tom de gratidão, sua mãe sempre confidenciava isto.

— Adalba, tu sabe que eu nunca fui na Arena? – disse o tio.

— Tá perdendo muita coisa, não. Aquilo é um fim de mundo.

— Tem problema não, a gente vai cedo. – falou tio Araújo.

Beberam umas cervejas, tomaram o caldinho do feijão e partiram. Era perto das 13 horas.

Seguiram pela 232. Já no viaduto que cruza a 101, o engarrafamento deu sinais de vida. Naquele ponto, o trânsito começou a ficar lento. De longe já se avistava um enorme fila de carros. Um pouco mais a frente, na altura do hospital, o trânsito travou. Praticamente não se andava.

O tempo foi passando. Já era mais de 15h30. Faltava chegar, estacionar e entrar no estádio.

Adalberto era só reclamação. Tio Araújo, tranquilo e calmo, repetia a cada resmungo do sobrinho: “a gente chega lá, Adalba”.

Depois de muito sufoco, enfrentando empurra-empurra, os dois conseguiram entrar. O placar apontava 0 a 0. Já havia mais de 25 minutos de bola rolando e muita gente ainda estava do lado de fora.

Tio e sobrinho se acomodaram e só aí, observaram que estavam no local reservado para torcida adversária. Pois é, Adalberto e tio Araújo foram parar no meio dos vascaínos nordestinos.

— Puta que pariu, eu acho que pisei em rastro de corno. – disse Adalba.

— A gente vai ganhar, anota aí. – profetizou tio Araújo.

A cada lance de perigo, os dois se continham. Do lado, um bando de nordestinos vibravam com o produto importado do Sudeste.

O jogo seguiu. Caminhava para o empate. Mas aí, os deuses do futebol olharam para Adalberto e iluminaram Renatinho. O baixinho fez um lançamento primoroso para Cassiano, que também foi iluminado. Driblou o marcador e mandou um cruzado a meia altura.

— É gol, porra! Gooolllll! É gol, bando de torcedor xing-ling! – gritou Adalberto, abraçado com tio Araújo.

Author: Gerrá da Zabumba

Share This Post On

46 Comments

  1. Se a gente der no ceará, vai ter que ser o primeiro tempo na arena e o segundo no arrudao pra segurar a massa!

    Post a Reply
  2. Estou pensando em um dia ir pra essa arena.

    Em jogo dia de sábado ou domingo às 16/1700h, saio de casa às 0700h, tomo uma no bar de Maria no Pina, vou para o Mercado da Madalena, completo o tanque. Por volta das 1200h vou pra lá. Chegando lá +/- ás 1548h, numa sêde o kct, não tem onde beber nem comer um “gato”.

    O cara já vai ficando emputecido, meia hora depois de conseguir estacionar, anda mais vinte minutos a pés. O culhão enchendo.

    Passa 20min na fila pra entrar (pq já comprei o ingresso antencipado, senão, priu).

    Entra em campo com sêde e arretado, quase no final do 1º tempo. Imagina se a porra do time perde.

    Vou mais não, quem quiser ir vá.

    Ô LAPA !!

    Post a Reply
  3. O medo que tenho é, levando-se em conta que praticamente garantiram o clube na B em 2015, esses jogadores comecem a amarelar por causa dos salários atrasados já que a diretoria ainda não deu um prazo para resolver a situação.

    Post a Reply
    • FALTOU COMPLETAR ISSO:
      Com Sandro Barbosa POR TRÁS DE TUDO, É CLARO.

      Post a Reply
  4. foi um jogaço,com a cara do santa cruz!!valeu a pena todo esforço,aquele gol de cassiano foi FODA!!estamos a 7 pontos do g4 e nossa sequencia de confrontos é boa…se ganhar do ceara entao..podem comprar a faixa,que subiremos!!hoje o dia é de secar..vamo santa,rumo a serie A!diretoria vamo ver se conseguem pagar pelo menos 1 mes dos atrasados para jogarmos com tudo conra o siara,vamo tricolor!!!

    Post a Reply
  5. HOJE TEM RODADA DA SERIE B, A TORCIDA JA COMEÇA HOJE
    SECANDO OS ADVERSARIOS

    Post a Reply
  6. SE A DIRETORIA PENSAR COMO INVESTIDORES, PAGAR UM MES DE SALARIO
    E O BICHO ADIANTADO EM CASO DE VITORIA CONTRA O CEARA, O RETORNO
    SERA EM DOBRO POS VEM FAZER DOIS JOGOS AQUI EM RECIFE CONTRA O
    VILA NOVA E AMERICA DE NATAL COM CASA CHEIA

    Post a Reply
  7. TODOS LIGADOS NA TV FECHADA NOSSO PROXIMO ADVERSARIO

    ICASA X CEARA 19:30 HOJE

    Post a Reply
    • ACHO Q ESTE JOGO, FACE O HORÁRIO DE VERÃO, DEVERÁ SER ÀS 18:30 H, não?

      SAUDASANTA

      Post a Reply
  8. Neste momento:

    Ponte 1 x 0 Avai e Icasa 1 x 1 Ceara

    Post a Reply
  9. Neste momento:

    Ponte 1 x 0 Avai e Icasa 1 x 1 Ceara.

    Post a Reply
  10. HERANÇA MALDITA DO VISCONDE DE SABUGOSA:

    essa exagerada quantidade de empates – onde na metade deles poderíamos ter ganho o jogo, tranquilamente – nos faz cair de posição PRA QQ TIME QUE NOS IGUALE EM Nº DE PONTOS pois nosso nº de vitórias só não é menor do que OS TIMES DA RABEIRA. PQP!

    SAUDASANTA

    Post a Reply
    • 3 jogos daquele Sabugosa que perdemos pontos de graça:
      a derrota para o Vila Nova(fora)
      a derrota para o Ceará (arruda)
      o empate com o ICASA (arruda)

      Post a Reply
      • Esqueceu o Luverdense.

        Post a Reply
  11. Tabela ajudando:

    América RN 2 x 0 Vasco
    Icasa 2 x 1 Ceara
    Ponte 3 x 1 Avai

    Post a Reply
  12. É. Uma vaga no G4 será nossa. Depois dos resultados de hoje, não tenho dúvida.

    Post a Reply
  13. Se ganhar do Ceará lá, pode carimbar o bilhete para a série A, que atorcida carrega nos ombros!

    Se a rodada tivesse sido completa e o Santa ganhado do Vila, estaríamos a 5 pontos de passar o Avaí e entrar no G4.

    Post a Reply
  14. FUTEBOL Ñ PERDOA, É PRA LÁ DE CRUEL:

    apesar do Joinville ter ganho de 3 X 0 do ABC, o placar não diz o que foi o jogo. O ABC mandou no jogo no 2º tempo, pelo menos até os 35′ quando tomou o 2º gol (e eu mudei de canal). O Xuxa me perde um gol mais feito do mundo, no começo do 2º tempo, quando conseguiu jogar a bola pras nuvens, com o gol adversário escancarado à sua frente.

    SAUDASANTA

    Post a Reply
  15. O negócio é: ganhou do ceará, tamo na disputa for real, caso não a probabilidade de ficarmos sem subir sobe uns 30%. E digo mais, temos muitos jogos cruciais daqui por diante, mas os da 36ª e 37ª, contra Sampai e Avaí, em casa, são os que vão definir se subimos ou não.

    Sem clima de já ganhou, porque se ganhar do Ceará e ficar na soberba, se fode na terça contra o vila nova.

    Fiquei mega empolgado agora.

    Vamo Santa.

    Post a Reply
    • PENSO IGUAL

      Post a Reply
  16. Eu estava descrente na subida do Santa a série A, embora ainda ache difícil o acesso, mas, pra mim, o jogo decisivo, o jogo capital, será contra o Ceará. Se o Santa vence vai a 48 pontos e terça joga contra o Vila Nova, na Arena e ficaria teoricamente bem próximo do G4. Lembrando que o Santa terá o Avaí no confronto direto na penúltima rodada, no Arruda. AGORA, acho que nossa classificação depende da postura de nossa DIRETORIA. Se pagar pelo menos uma folha salarial até o jogo do Ceará motivará o grupo, se não pagar – pelo que vi na declaração de Gamalho – vai ser complicado. ACORDA DIRETORIA!

    Post a Reply
    • O CE VAI VIR VIRADO NUM MOIO DE COENTRO POIS SEU TÉCNICO FOI DEMITIDO NA MADRUGADA.

      ENTRETANTO, vi o jogo todo ontem e posso assegurar uma coisa: embora tenham um ataque arrasador a defezinha deles nada deve à nossa defesa na época do Visconde de Sabugosa com Nininho, Sena e o anãozinho na lateral-esquerda.

      Tb acho q se vencermos este jogo poderemos disparar (DESDE Q Ñ SEJEMOS CONTAMINADOS PELA SOBERBA) pois poderemos colocar pra trás ADVERSÁRIOS DIRETOS em confrontos EM CASA a exemplo do AVAÍ (principalmente), SAMPAIO. Espero que no nosso último jogo, em partida FORA DE CASA, contra o Atlético/GO, já estejemos classificados ou que, pelo menos, o burro-negro goiano já esteja “fora do páreo” e sem risco de rebaixamento. Mesmo assim, será uma pauleira pois “mala branca” virá de tudo que é lugar.

      Mas, não vamos nos PRÉ-OCUPAR pois já temos muito pra se OCUPAR: o CE.

      QUE TODOS OS DEUSES DO OLIMPO ESTEJAM DE NOSSO LADO

      SAUDASANTA

      Post a Reply
  17. Santa e Ceará o jogo do ANO para o Santinha. Se ganharmos, meu amigo…

    Post a Reply
  18. a rodada foi MT boa…sexta,vai ser o jogo do ano..por que nao,nos nao podemos organizar uma invasao ao aeroporto pra incentivar esses jogadores,se ganharmos do ceara..agt sobe,ta na hora de nossa torcida mostrar a cara,vamos salvar esse centenario torcida tricolor!!

    Post a Reply
  19. Rapaz, fiz várias simulações e digo; agora temos uns 20% de chance de subir, mas caso passemos pelo Ceará, isso aumentA para pelo menos 50%. Dá sim para brigar. Pagando os caras, podemos brigar até a última rodada. Vasco e Avaí estão ameaçadíssimos. Depois da rodada de ontem, temos uma briga de Santa, Sampaio, Boa, Ceará, Vasco e Avaí lutando por duas vagas. Com, óbvio, vantagem para os dois últimos e um pouco o Ceará, que inclusive, deve vir de ânimo renovado, pois demitiu o treinador e vem com algum interino, no mínimo, que pode injetar raça para o jogo contra nós.

    O jogo é esse, se quiser algo real tem que ganhar; para sonhar e acontecer o improvável, empatar. Para acabar com tudo e pararmos de acreditar de vez, perder.

    VamoSanta!

    Post a Reply
  20. 3 jogos daquele Sabugosa que perdemos pontos de graça:
    a derrota para o Vila Nova(fora, a derrota para o Ceará arruda)e o empate com o ICASA (arruda). Só aí, são 8 pontos que deixamos de ganhar. Tivesse sido diferente, hj estaríamos com 53 pontos.
    Não adianta se lamentar, mas que fique o exemplo para essa diretoria. Que contratou um treinador fraco e demorou pra demiti-lo.

    Post a Reply
    • V. SÓ CONSEGUE ENUMERAR ESSES TRÊS?

      Pra mim foi TODOS OS JOGOS sob o comando daquela anta, inclusive aquela goleada mentirosa q tomamos do Vascú, após abrirmos o placar. Cruzem os dedos pois PODEMOS TER JOGADO PELA JANELA O ACESSO + FÁCIL Q VI ATÉ HJ, NA MINHA VIDA. Lembre-se que, praticamente, em todo jg q perdemos ou impatamos, SAIMOS NA FRENTE DO PLACAR e “entrgamos a rapadura” logo a seguir.

      SAUDASANTA

      Post a Reply
  21. Sexta eu tô lá no castelão, vamos trazer a vitória se Deus quiser.

    Post a Reply
  22. TOU COM VERGONHA MAIS SE FOR PARA O BEM DO CLUBE
    QUE NAO PODE FICAR PARADO EM JANEIRO DE 2015

    Nova data para a justiça decidir a participação do Santa na Copa do Nordeste

    O primeiro julgamento que seria realizado no dia 2 de outubro foi adiado. Mas agora uma nova data está marcada e o Santa Cruz vai saber se participa ou não da Copa do Nordeste 2015.

    O novo julgamento está marcado para as 10h desta quinta, no STJD, no Rio de Janeiro. O clube alega que a Liga do Nordeste prometeu que o atual campeão, o Sport, teria vaga automática na competição do ano seguinte. Isso abriria outra vaga para Pernambuco, trazendo o Tricolor para a Copa do NE.

    “Considero que o adiamento foi positivo, já que pediram para analisar melhor o caso. Nosso pedido vai ser melhor analisado. Estou confiante no direito do Santa Cruz”, explicou o advogado Pedro Avelino.

    Post a Reply
  23. Os resultados de ontem foram maravilhosos.

    Se o Santa ganhar do Ceará dependerá (praticamente) só de si p/ conquistar o acesso.

    Caso vençamos o Ceará ficaremos só a 2 pontos deles e ainda teremos o jogo contra o Vila Nova, daí é só torcer por um empate ou derrota do Avaí contra o Joinville (q é fácil q aconteça). Vencendo o jogo q nos falta contra o Vila Nova ultrapassamos o Ceará e colaremos no Avaí.

    Ainda teremos um confronto direto contra o Avaí em nossos domínios, daí basta vencer p/ entrar no G4. Isso claro se ñ desperdiçarmos pontos nas rodadas seguintes.

    Jogos q faltam:

    Ceará – fora
    Vila Nova – casa
    América RN – casa
    Barbie – “fora”
    Bragantino – fora
    Sampaio Correa – casa
    Avaí – Casa
    Atlético GO – fora

    Dos jogos fora, o mais difícil e q é crucial é contra o Ceará. Os demais dá p/ ganharmos se quisermos ganhar, agora se for jogar com aquela putaria de fazer um golzinho e ficar recuado atrás é pedir p/ sofrer o empate ou até a virada como já aconteceu diversas vezes neste campeonato.

    Se ganhar do Ceará eu acredito no acesso.

    Post a Reply
    • Assino aonde ???

      o jogo contra o Ceará é o legítimo divisor de águas do acesso. Mas não se iludam pois não é fácil bater o Ceará lá dentro. Uma derrota nossa não seria nenhum malassombro ante a qualidade do Ceará.

      Agora venhamos e convenhamos: quem quer subir tem que reunir forças pra isso e bater grandes adversários.

      Post a Reply
      • Ñ será nada anormal perder p/ o Ceará lá, ou empatar (mais um no campeonato).
        Mas se o time quer subir tem q vencer e mostrar q realmente quer. Oq ñ pode é vencer e achar q td já está ganho. Tem q continuar a sequência e vencer o máximo possível.

        Post a Reply
  24. O BICHO TA PEGANDO NO CEARA TREINADOR FOI DEMITIDO
    TORCIDA IMPACIENTE VEJA ESSE COMENTARIO A BAIXO DE
    UM TORCEDOR DO CEARA.

    Pior do que o gramado do Romeirão, só o futebol apresentado pelos jogadores do Vozão. Aliás, apresentar um péssimo futebol tem sido o normal desse time nos últimos jogos. E digo mais, o resultado do jogo foi justo, e pelo que o Icasa jogou, ou pelo que o Vozão não jogou, o placar foi até pouco

    SE O SANTA CRUZ FAZER UM GOL DE FRENTE COMO FEZ COM
    JOENVILLE E PONTE PRETA PODE ESCREVER VAI SER MAIS
    DE DOIS GOLS, POS ELES EMOCIONALMENTE TAO ABALADOS

    Post a Reply
  25. Rapaz, é bom ir para a série A, mas tem dois “porém” :

    1-a diretoria vai “crescer” batendo no peito argumentando que subiu o time para A, e daí não vai ter oposição que ganhe.

    2-a diretoria que vai entrar (da situação), vai manter o mesmo pensamento pequeno, mantendo vários perebas atuais, daí cairemos feito um tijolo para a B, e passando VERGONHA.

    Vejam a coisa, com um time caro, tão rezando pra não cair.

    Amém.

    Ô LAPA !!

    Post a Reply
    • Companheiro Maiela, se a oposição que for entrar no Arruda for daquela que levou o cabeção à presidência do Santa Cruz então deixa o pessoal de ALN no comando mesmo.

      Quando eu lembro que o cabeção fez parte daquela chapa vitoriosa chamada CREDIBILIDADE E COMPETÊNCIA me dá calafrios só de pensar que a dose pode se repetir.

      Se ficarmos na Série B e não conseguirmos o acesso então a coincidência estará feita pois na Série B que CABEÇÃO DOS INFERNOS pegou nosso clube. O resto não quero nem escrever por aqui.

      Espero ser entendido.

      Post a Reply
      • Desde quando Bartolomeu e Joaquim Bezerra são do grupo de Cabeção?

        Acho que vc tá confundindo as coisas (vtnc). Lembre que Jomar e Tininho formaram a dupla de diretores de futebol do Cabeção, que rebaixou o Santa para a D. O mesmo Tininho que agora e candidato a vice.

        Post a Reply
    • 2005 tambem..lembro muito bem do classico contra a barbie no quadrangular final,depois de perdemos pra portuguesa..se agt perdesse da barbie,tava fora..ganhamos de 0x2 no chiqueirinho e embalamos rumo a serie A ! Amanha 15e30 qm puder,va ao aeroporto da uma força no embarque !

      Post a Reply
  26. dá pra fazer 18 pontos, sem contar com o jogo do ceará…os pontos contra o nautico são certos, sempre foram em ocasiões assim…

    Post a Reply
  27. ESSA DESGRAÇA DOS INFERNOS TOMOU NO FIOFÓ,

    com um gol do Goiás aos 46 do 2º tempo pra matar aquelas pestes todinhas do coração.
    Tem nada não: sinal de reabilitação à vista no próximo jogo (contra o Galo lá nas MG).

    KKKKKKKK

    SAUDASANTA

    Post a Reply
  28. Não é fácil ficar indiferente ao Santa Cruz, por mais que tentemos e relutemos em ir a Arena que é longe e péssima de acesso, nós sempre acabamos fazendo um esforço para ir a Arena Dumbo. É sempre assim as coisas param e nós nos danamos pra lá, de VAN, carro, bicicleta ou ônibus. e acaba valendo tudo, até assistir na torcida adversária como fez Adalba.

    Post a Reply
  29. PELAS MANCHETES (q parecem até COMBINADAS) DO JCOISA, DO DP MERDA, DA FOLHA DE LIMPAR B _ _ _ _ , etc, etc, chega-se fácil à conclusão q a coisa ruim dos 5º dos infernos perdeu o jg de ontem, diante do Goiás, por mero “vacilo” e eu chego a conclusão q ñ entendo NADA DE NADA de futebol e q ASSISTI OUTRO JG.

    “Coisa perde muitas chances, vacila no fim e é derrotado pelo Goiás por 1×0”;

    “Coisa vacila no final e perde por 1 X 0 pro Goiás”.

    Aliás, AO Q ME CONSTA, foi a 1ª vez q o Goiás ganhou de um time daqui, em Terras Pernambucanas. Do Santa Cruz TENHO CERTEZA q NUNCA GANHOU. Das barbies acho q ñ. “Caiu de quatro” diante do Salgayro qdo o enfrentou lá em Paulista, na Segundona. A cho q foi mais um feito dessa coisa maldita.

    E 6ª F É PAU, CIPÓ E PEIA NAS COSTAS DE UM IDOSO (q já é vovô q nem eu), LÁ PRAS BANDA DE BORANGABUÇU.

    RAÇA E FORÇA TERROR DO NE!

    SAUDASANTA

    Post a Reply
    • E tu ainda liga p/ esse jornalismo totalmente tendencioso p/ a coisa?

      Pau no cu da coisa, seus torcedores e jornalistas.

      E eu lá quero saber da coisa, quero saber é do Santa Cruz.

      Da coisa só quero saber quando enfrenta o meu Santa Cruz.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *