Tô aqui, mózôvo!

Querem saber onde estou?

Antes de responder, juro que não consigo entender tanta curiosidade por um macho véio como eu. Viadagem das grossas.

Sim, é verdade que estou começando o segundo volume dos Irmãos Karamazov. Devagarzinho porque o Santa Cruz consome muito a gente.

Sim, é verdade que estou desovando a escrita de um livro durante muito tempo represado em meu juízo. O ritmo já foi melhor, desacelerou por causa do Santa Cruz. Mesmo assim continuo indo escrever pelo menos duas vezes por semana num escritório secreto no centro da cidade, sem internet e com sinal de celular fraquinho que é para ninguém encher meu saco.

Também é verdade que dar conta de três filhos toma muito meu tempo, mas até isso está indo aos trancos e barrancos por causa do Santa Cruz.

A essa altura do texto, vocês devem estar se perguntando como torcer por um time pode dar tanto trabalho. Torcer é duro mesmo. Pior é ajudar a montar uma estrutura e uma cultura de comunicação no Santa Cruz, desde sempre um clube sem nada disso (ou quase nada, pois felizmente pôde contar com o esforço solitário do assessor de imprensa Jamil Gomes).

Entenderam? Há pouco mais de um mês, estou dando uma contribuição profissional ao meu clube de coração. Vou receber por isso. Pouco, mas vai entrar uns trocados pelo trabalho de consultoria. Não faria nada voluntariamente por não acreditar na qualidade desse tipo de trabalho e, principalmente, porque o voluntarismo no futebol é uma prática que enfraqueceu institucionalmente o Santa Cruz.

Sou sincero: eu praticamente me convidei para esse serviço. Mesmo cheio de coisa para fazer (livro, programa de rádio, projeto de uma nova plataforma de jornalismo em andamento…) achei que tinha de contribuir com essa gestão que se propõe a ser nova, mas que corria o risco de ser mais do mesmo se não se abrisse a novas práticas.

Primeiro fiquei enchendo o saco do presidente Alírio depois daquela conversa com a turma do Blog do Santinha, em dezembro, sobre os erros que ele não podia repetir no clube. Devo ter deixado o sujeito em pânico. O próximo passo foi abrir minha rede de contatos (a famosa network), afinal eu não sei fazer nada que preste, mas conheço todo mundo que sabe trabalhar bem. Quando Alírio topou escutar as pessoas que eu indiquei, pudemos avançar um pouquinho.

Apresentei o presidente a Nivaldo Brayner, professor de marketing na UPE que tentou fazer um trabalho mais profissional de marketing no início da gestão de Fernando Bezerra Coelho. É dele a adoção da frase A torcida mais apaixonada do Brasil.  Brayner, por sua vez, trouxe para o grupo Jorge Arranja, professor de Gestão de Marketing, que acabou assumindo a diretoria de Marketing e Comunicação do clube. O detalhe é que Arranja não torce pelo Santinha. Ele é “aficionado” do FC Porto, de Portugal. Problema dele.

Depois, chegou a hora de incorporar Laércio Portela à equipe. Portela é um nome um tanto desconhecido entre vocês, leigos nessa arte, mas vem a ser um dos melhores especialistas em redes sociais do Brasil, quiçá da América Latina. Está de volta a Pernambuco e torce tresloucadamente pelo Santa. Só não vou mencionar o currículo dele porque o sujeito é tímido e todo esquisito. Ele é o tal “Cético” de quem Samarone tanto fala. Eu sou o “Cínico”. E Samarone é um frango, por falar nisso.

Começamos a botar para moer há algumas semanas com as redes sociais, as promoções e coisa e ta. Alguns já devem ter notado. Mais coisas virão, incluindo um site tamporoso e a construção de uma relação da presidência do clube com a imprensa em novos parâmetros institucionais.

Enquanto isso, dificilmente terei tempo de escrever para o blog, a não ser para dar pau nos escrotos da Tropa de Choque da PM (vocês nem imaginam o quanto aqueles puliças se esforçam para prejudicar o Santinha!). Mas voltarei. A ideia é deixar a coisa funcionando para voltar a ser torcedor.

Ah, a imagem lá de foi cima postada por Marcelo Mello no facebook e não tem nada a ver com esse texto, mas é uma das melhores coisas que circulam na internet desde que os bicolores da Madalena começaram a enfrentar a situação adversa na qual se encontram.

Autor: Inácio França

Compartilhe esta publicação

40 Comentários

  1. Show de bola.

    Só notícia boa.

    Que continue assim.

    Espero ver o Santa Cruz mais moderno. Só assim poderemos alçar voos mais altos.

    Publicar uma Resposta
    • Com essa mentalidade o Santa Cruz tá phudido. O cara acha que a polícia quer ver o mal do Santa Cruz, só sendo piada. Será que na polícia em geral só tem torcedores do sport? Ô mentalidade mesquinha da porra. O Santa Cruz precisa se oxigenar e não ser sufocado por suas idéias de esquerdista de buteco. Cuidado prá não levar o Santa Cruz a ser uma Ilha caribenha.

      Publicar uma Resposta
  2. Já estou percebendo. Vejo chamadas no twitter, instagram…coisas que nunca aconteciam no Tricolor do Arruda. O caminho é esse!.

    Publicar uma Resposta
  3. Inácio, nosso Santa precisa melhorar em tudo, exceto a paixão incondicional de seu torcedor. Seja no dp de marketing, comercial, financeiro, jurídico, comunicação social e claro o de futebol. Precisamos dar uma boa dose de profissionalismo no clube. Em frente!

    Publicar uma Resposta
  4. Fico feliz em saber que o Santa, com o Alírio, está avançando ao profissionalizar o Marketing. Sei que conhecem, mas nunca é demais lembrar um livro “A bola não entre por acaso” contando a história empresarial do Barcelona.

    Quanto a imagem, é maravilhosa. Só menos maravilhosa do que a brochada do bicolor da Madalena, e que, quem sabe, se completará com um glorioso 4o. lugar, se o Central resolver lutar.

    O resultado de amanhã, no Cornélio de Barros decidirá, em grande parte, o campeonato. O Salgueiro lá é quase invencível e quase sempre vencedor. Além disso, desde o ano passado temos sofrido com o “carcará”. Chegou a hora da virada, e o time nosso vem num bom embalo, pelo que acredito, mesmo que Ricardinho teime com Edson Sitta.

    Para os bicolores da madalena o campeonato já tido sido ganho. Rasgaram a boca o arame, como se dizia antigamente. Para nós, tricolores, as preocupações eram de chegar as finais e conquistar o direito de jogar o Nordestão e a Copa Brasil do próximo ano, para fugirmos do inferno astral que vivemos neste 2015. Tudo mudou quase de repente. Ou melhor, desde que com 10 homens em campo e perdendo por 0 x 1 o time do Santa mostrou na ilha do chié que tem homens em seu elenco. Empatamos e de lá para cá só crescemos, enquanto eles só cairam. Mais duas rodadas nesse embalo e o quase impensável há poucos dias se realizará: seremeos campeões e eles 4o. lugar. Fechando: todo castigo prá corno é pouco!

    Publicar uma Resposta
  5. QUERO REGISTRAR AQUI MEU ORGULHO DE TER UM AFICIONADO SANTACRUZENSE DA ESTIRPE

    do ALEXANDRE – de VITÓRIA DA CONQUISTA. PQP, o Alexandre, mais uma vez, vai se arrancar de lá pra se fazer presente 4ª f no Cornélio de Barros! Depois, no domingo, em Recife. Vai dirigir pouco: algo da ordem de 800 km! Fiz muito isso até os 40. Com 66 nas costas ñ tenho mais coragem de ir nem de ônibus, quanto mais dirigindo. O restinho de gás q tinha pra isso foi gasto pelos sertões afora deste Brasil velho de guerra, nos períodos das famigeradas séries D e C onde, via de regra, nosso ônibus era parado pra revista dos puliças. “Cruzem os Dedos” pois ñ é bom nem pensar.

    E, nessa fase miserável, quantas vezes ñ tive o prazer de encontrar o Alexandre? Goianinha, Campina Grande, João Pessoa, Mossoró, Aracaju e, por aí vai.

    ISTO É UMA TORCIDA SEM PARALELO NO MUNDO!

    Inácio, Ñ PODEMOS REALMENTE ABDICAR DO POTENCIAL DE UMA TORCIDA DESSA.

    Sucesso e, POR TODOS OS DEUSES DO PLANETA, tragam 4ª nossa vitória. Acompanharei pela TV mas, no domingo, com toda certeza, estaremos no Mundão do Arruda. E vou começar a tomar aquela “água q passarinho ñ bebe” logo, a partir de amanhã à tarde. No domingo estarei lá com o meu filho q veio de RR (e q me encheu o saco querendo q fóssemos a Salgayro), minhas filhas, irmãos de Brasília, RJ, daqui e amigos.

    E, Ñ VOU MENTIR: QUERO MUITO ESSE 28º TÍTULO DO PERNAMBUQUINHO.

    SAUDASANTA

    Publicar uma Resposta
  6. Tricolores, muito boa a entrevista de Ricardinho no redação sportv, o cara mostrou uma clareza de profissionalismo e comprometimento com o Santa. e Marcelo Tas, declarou sua torcida pelo Santa e não é a primeira vez que ele faz essa declaração.

    O Nordeste é meu país, minha seleção é o Santa!

    Publicar uma Resposta
  7. Voltou do Nepal são e salvo!

    Conheço Nivaldo Brayner, um profissional referência em Marketing. Excelente aquisição!

    Arnildo, nas tuas orações, pede pra Todos os Deuses do Universo iluminarem o teimoso Ricardinho: todo mundo já notou que Sacoman é o melhor zagueiro do Santa Cruz, e que Edson Sitta não joga metade que Gerrá joga! Esse Edson Sita é uma reencarnação de Chicão! O melhor é EpWellington César mas ele fala ôxi, vôte e arretado, por isso, tá barrado.

    Publicar uma Resposta
    • PÔ CARA, ME EMOCIONEI COM ESSA REPORTAGEM COM O RICARDINHO

      SaudaSanta

      Publicar uma Resposta
  8. Muito bom os 2 textos de hoje, o do Gerrá pra dar aquela levantada no astral da galera e esse agora do Inácio relatando coisas positivas no marketing, tão necessário para o clube hoje em dia!

    Sobre a atitude do presidente, muito importante em tentar amenizar o grave problema da evasão de renda.

    Agora uma coisa que precisa ser revista, e a muito tempo já, é diante de jogos com casa cheia como vai ser domingo, a venda de ingressos para o povão fica restrita unicamente na bilheteria do Arruda.

    Num seria muito mais cômodo para o torcedor de modo geral que mora longe do Arruda e sem tempo de comprar com antecedência, descentralizar os pontos de venda?

    Veja o caso dos jogos na Arena pelo que eu vejo eles sempre descentralizam os pontos de venda nos principais shoppings da cidade. E seria interessante um ponto de venda no interior.

    É tão custoso para o clube fazer algo assim?

    Publicar uma Resposta
    • Este comentário acaba de ser reenviado para a diretoria do Santa Cruz.

      Publicar uma Resposta
  9. Inácio,

    Parabéns pela inicativa e sucesso nesse empreendimento que visa mellhorar a comunicação e o marketing no Santa Cruz.

    VIVA SANTINHA !!!

    Publicar uma Resposta
  10. Excelentes notícias: fiscalização na arrecadação e eficiência no marketing!

    Parabéns Inácio e seu grupo. Muito bem, Alírio!

    #VaiSantaCruz!

    Publicar uma Resposta
  11. Acredito demais nessa gestão e nas pessoas que estão entrando para somar a ela, ver que pessoas como Inácio e Laércio hoje podem dar uma contribuição mais direta certamente deixa o torcedor mais animado com as possibilidades que se apresentam, afinal de contas é gente que entende do riscado. E já que o clube abre as portas é preciso aproveitar realmente para profissionalizar, moralizar, criar e organizar as demandas do clube. As coisas mudaram e isso já vem se notando desde dos primeiros dias e chegou nas redes sociais, avalio como extremamente exitoso esse processo e acho que iremos crescer ainda mais.

    Estamos dando um salto e tanto de qualidade e felizmente o Santinha dentro de campo vai correspondendo e atingindo os objetivos traçados nesse período. que continue assim. Já esta dando certo e tenho certeza que o torcedor vai apoiar como sempre o fez, profissionalismo e transparência, são demandas antigas. Estamos juntos, ou melhor continuamos juntos do Santinha, para o que der e vier.

    Publicar uma Resposta
  12. Há muito tempo não fica tão otimista com uma gestão no Santa Cruz como estou hoje.
    É o time deve cumprir sua parte em campo porque, queira ou não, o futebol indo bem facilita tudo numa gestão.

    Publicar uma Resposta
  13. Excelentes notícias Inácio.
    Eu que estou ficando um “chato de galocha”, dou meus parabéns.

    Tá mais do que certo em receber pelos serviços prestados. Em trabalho voluntário na maioria das vezes o sujeito faz “quando der”, e muitas vezes não dá.

    As pequenas atitudes de mkt, como bater pênalti no intervalo para ganhar camisas oficiais, ou visitar o time no hotel de Caruaru, são os primeiros passos.

    Colocar jogadores que estejam porventura lesionados os suspensos, para, no dia de um jogo ou véspera, dar uma “tarde de autógrafos” é outra.

    Enquanto não vem a reformulação completa do Arruda, quanto custaria ampliar e melhorar a instalação dos banheiros? É extremamente necessário, além de permitir apenas a entrada de alimentos com um mínimo de higiene e organização (os espetinhos que vendem dentro do estádio são uma vergonha, ruins e caros).

    Hoje é o dia do bote da cobra no carcará.

    Domingo, estarei lá nas sociais, junto de grandes amigos, como o guerreiro Alexandre das Conquistas, meu xará Ricardo, Rubens Jr, Carlinhos, Kiliano, e em presença espiritual (está atualmente no Pará), Walter Nascimento.

    Vou ter que vir de Natal para esse jogo “num pé só”, mas com segurança, é claro.

    SaudaSanta.

    Publicar uma Resposta
  14. Para quem interessar possa : Os 10 mil ingressos do TODOS COM A NOTA já esgotados.

    Publicar uma Resposta
  15. Quem torce pro Santa ou quer acompanhar a final do campeonato estadual, e que more fora de PE que se lasque. Vejam que aberração. http://premierefc.globo.com/programacao/#jogos

    Quem tem Premiere Futebol Clube vai poder assistir a todas as finais estaduais pelos canais do PFC. Menos a do Pernambucano. Isso mesmo. Em compensação vai passar a decisão do 3o e 4o lugar. Só rindo mesmo! Nem vou perguntar se tem a mão da Coisa nisso.

    Então, quem está fora do estado que faça sua gambiarra e se vire para companhar o Mais Querido!

    É pra se lascar!

    Publicar uma Resposta
  16. muito me preocupa a escalaçao que ricardinho quer colocarm
    em campo

    3 volantes
    e a escalaçao de sitta e danny
    isso significa que vamos jogar fechado

    como no 1 jogo

    Publicar uma Resposta
  17. Arnildo é quem está certo sobre este tal de coralnet…
    As manchetes sempre procuram um jeitinho de nos colocar para baixo…parece até o blog do torcedor.
    Vejam esta:

    “Santa Cruz não perde há cinco jogos e última derrota foi contra adversário da final.”

    É a segunda manchete em que se fala esta mesma pérola…

    Quanto ao Inácio, liga não meu bem…É O AMOR….

    Publicar uma Resposta
    • ESSE É O SITE MAIS BURRO-NEGRO DE PERNAMBUCO!

      SaudaSanta

      Publicar uma Resposta
  18. Todo o respeito ao Salgueiro. Em 21 jogos são:

    8 vitórias do Santa
    6 vitórias do Salgueiro
    7 empates

    Números dignos de clássico. Nem ligo termos perdido para o Salgueiro 2x esse ano.

    Final é final, e camisa PESA.

    Sei que serão duas partidas difíceis, e espero pelo menos um empate hoje.

    Que Ricardinho esteja iluminado.

    O Santa precisa de mais esse título. O clube, nós, e Alírio, que vejo como “um sopro de esperança no nosso clube”.

    SaudaSanta.

    Publicar uma Resposta
  19. O premier não passar o jogo é um absurdo.

    Pra quem mora em Recife isso pode não importar.

    Mas para os exilados, é um absurdo.

    O cara passa 4 meses pagando o premier pra quando chegar na hora do filé o cara passar o jogo do 3º lugar…

    Publicar uma Resposta
    • Homi, o pernambuquinho da canetada é “degustação”… vc compra o camp. do Rio ou de Sp e escolhe uma degustação (pe entre elas).

      degustação não tem direito …. por isso teve até clássico que não foi mostrado. Aque, eles só usam a estrutura da tv aberta e a grade do PFC (que nesse caso não tem evento nessa quarta – regional só no fim de semana, quarta agora é pra libertadores e copa-br).

      e tem mais…. a coisaTv não paga nada pros times bestas daqui e ainda bota queixão mudando de horário jogo no sábado às 18:30… deve ameaçar que se não for assim nunca farão um pacote do pernambuquinho…
      só quem não leva prejuízo é a coisa ruim que tem um contrato de exclusividade pra qq evento que a plin-plin transmita e engloba essa situação.

      Nessa toada já vai no 2o camp na base do 0800 (degustação).

      Publicar uma Resposta
  20. Acabei de abrir uma reclamação lá no site.

    Sugiro que todos os inconformados façam o mesmo.

    Se não adiantar para hoje, pode ajudar para o domingo. Ou, ao menos, para os próximos anos.

    Publicar uma Resposta
    • vê a resposta aí em cima… o jeito pra quem tá fora de PE é apelar para o aovivoonline e outros sites que transmitem na internet….

      Publicar uma Resposta
      • Obrigado pelos esclarecimentos.

        Na verdade, eu sei que é degustação, mas só comprei por causa dessa “degustação”.

        Ocorre que MG, SC, BA, GO e RS tb são degustação, porém TODOS vão passar a final. Só o meu que não. Se for assim, não me interesso pela assinatura. É direito meu como consumidor.

        E outro detalhe: desde de 2008 moro fora de Recife. Vi TODAS as finais do nosso tri pela TV – premier do coisatv.
        Só 1 vi no Arruda, aquele título contra banguelinho PB.

        Então, por que só neste ano eles não vão passar?

        Vou tentar ver pela internet, mas nunca consigo…

        Publicar uma Resposta
        • Acessa na internet o site MASTER TV – PESQUISA, paga-se uma pequena taxa e tem toda programação de tvs do pais, segundo um amigo meu, este site é otimo.

          Publicar uma Resposta
          • Valeu pela dica!!

            vou tentar

          • AMigo joseildo, consegui ver o jogo numa boa. Foi ótima a dica. Muito obrigado!
            O Santa jogou mal. No 1º tempo por muitos erros de passe. No 2º tempo pq o cara explorou o lado de nininho. Foi uma festa. Ricardinho colocou Sitta pra tentar fechar o lado direito que tava uma festa. E melhorou um pouco a marcação.
            Achei que o nosso gol foi legítimo. Não entendi a anulação. Depois vou rever com calma.
            Mas que o time jogou mal, jogou.
            Boa sorte no domingo.

        • Inacio, a primeira providência será demitir todos os burrosnegros da Coralnet.

          Publicar uma Resposta
  21. VEJAM A DIFERENÇA: JÁ CANSEI DE VÊ NEGUINHO ATÉ COM A CAMISA DA COISA DOS INFERNOS

    dentro de nosso Clube. Agora, sequer a imprensa pode ir a treinos do Santa Cruz com camisa de qq Clube de Futebol (q ñ seja do SCFC) ou de Seleção (q ñ seja a Canarinha). É nesses pequenos detalhes q se percebe a seriedade de uma gestão e o respeito ao torcedor Santacruzense.

    http://www.santacruzpe.com.br/noticia.php?id=2339

    SÓ FALTA MESMO DEIXAR DE VENDER INGRESSO DE CADEIRAS PRA VISITANTE

    SAUDASANTA

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *