Existirmos: a que será que se destina?

Meus amigos tricolores, mesmo com essas belas vitórias da Seleção de Tite – ainda mais com um 3×0 convincente contra a Argentina de Messi – ainda me sinto meio morgado para vibrar por este time. A lapada de 7×1 contra a Alemanha só vai ser apagada quando formos hexa campeões do mundo. Essa derrota-humilhação ainda vibra no fundo da alma. Até lá, fico só com meu Santinha mesmo.
Trata-se de uma questão existencial: na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza. O sabor do último jogo no Arruda contra o América me fez pensar que a vida continua, a bola não para e o mundo gira sempre. Foi especial encontrar todos os apaixonados lá: Gerrá, Sama, Naná e sua trupe do Poço.
A vibração da torcida foi incrível. Parecia uma final de campeonato. Mas não era. O sentido da existência é moldado pela ambiguidade, pelo mistério e a esperança. No campo, neste momento crucial da vida onde a vitória é tão desejada, nos revelamos naquilo que temos de melhor e pior.
Além do mais, duas coisas me chamaram a atenção naquele jogo. Duas coisas simples, diga-se de passagem, mas relevantes pelo sentido que carregam.
Eu estava na arquibancada tomando uma cerva e acompanhando o jogo quando um torcedor, Vitor Salgueiro, se aproximou.
“Meu velho, vocês deveriam escrever no Blog do Santinha sobre a bandeira do clube. Isso é uma vergonha”.
Enquanto ele dizia isso, apontou para a bandeira tricolor que paira incólume sobre o Arruda, acima da tribuna. Realmente, era vergonhoso. A bandeira principal do estádio parecia traduzir a situação moribunda do time: está acabada, rasgada, surrada, velha… um trapo.
Quem será o responsável por esta bendita bandeira? Porra, até aqui no Blog a gente faz uma cotinha para comprar uma bandeira decente e trocar aquela velharia.
Outra coisa que me chamou a atenção foi a falta de um placar. Comentei isso com Sama:
“Quem é o responsável por isso?”
Sou da época em que o placar era trocado manualmente. Mas também fui à estreia do placar eletrônico. E fui ao jogo em que nem placar tínhamos mais. Bastava, por enquanto, colocar um manual mesmo. Bonitinho e funcional. Acho vergonhoso não ter placar nenhum no Mundão.
Questões simples e que demandam soluções simples. Basta querer fazer.
Por ora, vou pensando no final do ano, nas biritas homéricas que vão surgir e no próximo ano com os novos campeonatos. E, claro, no jogo de hoje contra o Coritiba. Mais uma vez, acompanharei via rádio. Torcendo, torcendo sempre. Aqui, no Santa Cruz, meu coração é pleno – absurdo, lógico ou sem sentido, mas pleno.
Vai entender coração de torcedor. Existirmos: a que será que se destina?

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

56 Comments

  1. Belo texto Zeca.

    Sobre as 2 dúvidas, a responsabilidade é TOTAL e IRRESTRITA do Presidente da Patrimonial.

    Adivinha quem é.

    2 dicas:
    – Usou o sistema do clube em benefício próprio para descobrir o endereço dos sócios;
    – Usou da verba de gabinete da Câmara de Vereadores (comprovado pelo carimbo) para envio de correspondência a esses sócios, com um monte de material de campanha, todos com dinheiro do contribuinte para seu próprio benefício.

    Saudações Corais

    Post a Reply
    • Eu recebi esse material aqui em Maceió kkkkkkkk

      Post a Reply
  2. Também vi nossa bandeira, ou melhor, algo parecido com uma lá em cima retratando fielmente o momento que estamos passando na série “A”. A respeito do placar deixa pra lá.

    Sobre a seleção brasileira fica provado que treinador ganha ou perde jogo. A seleção mudou seu jeito de jogar, de marcar e de se movimentar em campo, não somos mais um bando que levava sufoco de seleções sem expressão, somo um time encorpado e que tem uma transição rápida da defesa para o ataque com a chegada sempre de um dos volantes como homem surpresa.

    Tudo isso me faz recordar de Milton Mendes e sua permanência prolongada além do tempo no comando técnico do Santa Cruz na série “A”, que mesmo nosso time não tendo essa qualidade toda, mas poderia se ter tirado algo mais desse grupo e não deixar chegar no estágio que chegamos.

    Ele que que na época que comandava o Santa “teria” recebido vários convites e estranhamente ainda se encontra desempregado, deve ter sido algum dirigente imaginário que convidava ele.

    2017 vem aí e o bicho vai pegar.

    Andar com fé eu vou, a fé não costuma falhar!

    Post a Reply
  3. A sensação de abandono, infelizmente só faz crescer. Os salários continuam atrasados, e já se deixou de falar nisso.Agora, a esperança para pagar os atrasados é conseguir algum das negociações de Keno (uma ninharia, a tal vitrine) e de JP, pela multa rescisória. Quanto a receber algum por Grafite da multa rescisória, sinceramente não acredito depois da campanha que ele não fez na série “A”. Li a informação de alguém aqui no blog que os sócios em dia se reduziram a pouco mais de 6 mil.
    O sentimento é que vamos terminar essa série A sem mel, nem cabaço. Não ganhamos nada, muito pelo contrário, e ficamos devendo como nunca.
    Tomara que eu esteja apenas desinformado (o que não é difícil, pq informação é tudo que não se tem no Santa)e esteja tudo sob controle. Deus queira.

    Post a Reply
    • Também sou a favor da contratação do kila

      Post a Reply
  4. Ceará tem acerto verbal com Ricardinho e Moisés, ex-Vila Nova http://fi1.com.br/qqR8Zg
    se eu fosse o santa cruz entrava na briga por ricardinho mesmo vindo de contusao para
    o lugar de joao paulo que deve esta de saida para o botafogo
    Lesão obriga saída do meia Ricardinho, ex-Ceará, de time árabe …
    diariodonordeste.verdesmares.com.br/…/lesao-obriga-saida-do-meia-ricardinho-ex-ce…
    2 de ago de 2016 – A diretoria do clube árabe Al-Ettifaq FC rescindiu o contrato com o meia Ricardinho (ex-Ceará) depois que ele sofreu lesão no joelho.

    Post a Reply
    • O problema caro Walter, é que se o Santa entrar na briga ele vai preferir o Ceará, que paga em dia. O Santa está mais desprestigiado do que puta velha. Acho que vamos ter muitas dificuldades para montar um time. Receio que teremos que recorrer a base e a outros centros menores em busca de talentos escondidos no submundo do futebol. A propagação da crise financeira do Santa através da mídia (às vezes maldosa) fez com que jogadores hoje prefiram jogar em clubes de muito menos expressão, mas que pagam em dia. Pode ter certeza de que, se entrarmos numa disputa para contratação com América mineiro, Figueirense, Ceará, Vitória ou até outros que estão na segundona, vamos perder. Até Luan Peres, que ainda está iniciando a carreira disse que só fica se não receber outra proposta. Infelizmente, estivemos na série A, estamos na B, mas temos prestígio de D.

      Post a Reply
  5. Sinceramente, se todo o problema fosse essa bandeira velha eu estaria muito feliz.

    Srs. venho comentando constantemente aqui que o Santa está caminhando para ficar inviabilizado e espero não estar pregando no deserto. O clube terminará o ano com débitos pendentes relativos a este ano de cinco a seis milhões; e esse número pode até ser um pouco maior. A esperança é que uma possível negociação de João Paulo venha atenuar um pouco situação, porém não resolver, como muitos imaginam. As receitas de 2017 não cobrem as necessidades e nem anortizam os débitos passados. O Clube necessita de tomar medidas urgentes de curto prazo e Alírio está perdido, tentando apagar os incêndios que ele mesmo provocou em sua gestão.

    Empresas com um mínimo de organização já têm seus orçamentos para o próximo ano fechados. A coisa já apresentou o deles ao conselho, enquanto o Santa ninguém ouve falar. Prof. Sílvio Ferreira, se o Sr. lê o Blog por favor exerça a função principal do Conselho que é cobrar do Executivo; cobre este orçamento com a abertura das receitas e despesas detalhadas e explicadas como serão atingidas. Estou alertando o tempo todo que 2017 poderá ser o ano do fechamento definitivo do Clube. Não estou pregando terrorismo, essa é uma possibilidade real.

    Post a Reply
    • Partilho, infelizmente, desse seu sentimento.

      Post a Reply
  6. É triste ver um jogo como esse com o Coritiba. Jogamos bem, lutamos e perdemos um caminhão de gols. Sempre falta o chute certo. Jadson,pense num jogador nulo. Não dá um passe certo nem consegue chutar uma bola em gol. Perdeu um gol, por ruindade. Grafite perdeu dois, um na trave, sozinho e de frente recebendo excelente passe de Keno. Grande número de jogos foram assim: jogávamos de igual para igual e perdíamos. Nada deu certo para o Santa nessa série A. O elenco é fraco, mas vá ter azar assim na pqp. Tem que levar esse povo num terreiro! Fazer uma limpeza da grossa.

    Post a Reply
  7. Pessoal do blog (quem faz o blog)! Sei que esse não é o viés deste veículo de comunicação, mas a situação é desesperadora.

    Que tal uma postagem que mexa com os brios do conselho e da administração do clube. A maioria dos leitores aqui já está ciente que a situação é difícil e que tomar uma atitude corajosa agora é a únuca saída.

    Sei que Samarone e Inácio estão colaborando com a gestão do clube, mas essa não é a hora de tornar chapa-branca o veículo mais importante de discussão do futuro do Santa Cruz FC nos últimos 10 anos, pelo menos.

    Não quero uma insurreição dos caros articulistas, essa é apenas um pedido sincero e desesperado de um leitor que confia no poder de comunicação deste veículo. Tudo do ponto de vista do torcedor/sócio comum.

    Da mesma forma que no final de 2014 comecei uma campanha insistente aqui para que todos entendessem a importância da timemania (fui chato, repetitivo e cansativo, mas deu resultado), gostaria que todos caíssem na real que ou se convoca (para todos) um esforço de guerra para salvar o clube, de maneira participativa e transparente ou daqui alguns poucos anos não teremos mais assunto a debater neste blog que não sejam memórias de um passado que não existirá.

    Post a Reply
    • O São Paulo acordou e está reformulando seu estatuto, modernizando e restringindo o poder “demolidor” de seus “cardeais”…Isso mesmo, os conselheiros de lá tão usando essa palavra tão conhecida nossa para justificar a mudança…”Não adianta evoluir por 10 anos se os cardeais podem destruir tudo em um ano só”!!!! E olha que estamos falando de São Paulo, tri campeão mundial de clubes…

      Post a Reply
      • Entendam que a questão não é pessoal, já que todos são tricolores e inegáveis Santa cruzenses…Mas sobre o poder exagerado da gestão para um só, seja quem for…Um escolha eleita errada é um risco tremendo…Já frequentamos a série D por causa de escolhas erradas…Retornamos para série A por escolhas acertadas…Mas tudo fica no momento, no vácuo, muitas vezes dependentes de um golpe de sorte ou azar, de competência ou incompetência de um só…Esse risco “demolidor” é que tem que ser minimizado…

        Post a Reply
  8. “A bandeira principal do estádio parecia traduzir a situação moribunda do time”.
    Pois é. Tempos sombrios, companheiros.
    Time moribundo mesmo.
    Já se discutiu transparência, gastos, erros da atual gestão aqui,etc.
    Mas acho que esse pessoal da diretoria não está nem aí pra torcida.
    E nem aí pra nosso futuro.

    Sempre Santa Cruz.

    Post a Reply
  9. SAUDAÇÕES CORAIS.

    DESABAFO EM DOIS PONTOS:

    PONTO 1:
    Tenho lido tudo (kk, na verdade, boa parte) que é postado aqui, mas uma melancolia desgraçada tem me impedido de escrever, de comentar. O pior é que só agora, com este triste e matemático rebaixamento, resolvi aparecer. Acho que para desabafar mesmo. Afinal, esse espaço tem servido para desafogar as mágoas há muito tempo…
    Sabe aquela sensação de que você tem um parente com câncer, em metástase, em fase terminal e você tem certeza da morte eminente, mas ainda espera vê-lo vivo todos os dias, pela manhã? E, ainda que não seja, mas parece que foi de repente e ele sucumbiu… É mais ou menos assim que me sinto com o rebaixamento do nosso Santinha.
    Não estou com cabeça, nem ânimo para fazer análises, projeções ou mesmo buscar culpados, como temos feito aqui ao longo desse segundo semestre. apenas tenho a certeza de que ano que vem estarei de novo, de novo e de novo aqui.

    PONTO 2:
    Sei que sou um mero torcedor, mais na multidão. Porém, não costumo ficar de braços cruzados e vivo sempre sonhado em fazer algo para ajudar o Santa Cruz. Não sou situação, tampouco oposição, sou santa Cruz. Mas. é lamentável querer fazer algo e não poder, e não é por falta de ideias nem de iniciativas.
    Não vou entrar muito em detalhes, nem me alongar demais. Contudo, final do ano passado apresentei oficialmente à diretoria um projeto que deveria levantar uma boa grana para o Santa Cruz, sem custos para o Clube. Era algo grande e viável (para o momento). Talvez, em outro clube tivesse vingado, mas no Santa…
    Alguns amigos sabem do que estou falando, participaram comigo desta ideia.
    Apesar da má fase no segundo semestre, uma outra proposta (mais módica) foi apresentada, não oficialmente, mas levada à quem de direito. Tal projeto tinha (e tem) o apoio de vários torcedores que se envolveriam no mesmo e teria a intenção de levantar fundos para a reforma do antigo CT ou, quem sabe, investir no novo. Outra vez, nada… Como este envolve o nome e a marca do Clube, não podemos trabalhar sem uma autorização expressa do Santa Cruz… kkkk pois correríamos o risco de ate´, sermos processados por uso indevido da marca. Isso é Santa Cruz. Cansei. Continuarei torcendo e, quando possível, viajando para ver os jogos, pois amo verdadeiramente esse Clube.

    Post a Reply
  10. Não se pode analisar a atual situação do Santa colocando a culpa de todas as mazelas apenas nas gestões passadas. As gestões mais recentes, embora com toda dificuldade em realizar alguma coisa, também tem sua parcela de culpa. É inconcebível gerir o clube e aumentar sua dívida de um ano para o outro em $5 ou $ 6 milhões, isso contando apenas despesas correntes pendentes de pagamento; estão fora dessa conta os empréstimos realizados por dirigentes. Essa dívida contraída este ano corresponde a quase 10% da dívida total do clube no final de 2015. O agravante é que a dívida não foi contraída para investimento, ela é fruto da insuficiência de recursos para sustentabilidade do Clube.

    Já comentei aqui e volto a bater na mesma tecla, em 2017 as receitas não cobrirão as despesas e se não tomarmos atitude agora, visando o enquadramento, o nosso futuro será triste. A saída é cortar custos e aumentar receita. Mas os custos tem que ser reduzidos sem dó, nem piedade. Alírio está muito mal assessorado em todas as áreas. Passaram-se dois anos de sua gestão e ninguém mostrou a ele esse quadro de funcionários administrativos inchado. Só nesse item, considerando os valores de folha que foram divulgados o Clube deixou de economizar este ano pelo menos $ 1,5 milhão.

    Ontem na RJC o diretor de marketing da coisa disse que o quadro de sócios deles está deixando mensalmente quase $ 1 milhão. Amigos, só com esse item a coisa arrecada em um ano quase duas vezes a nossa cota de TV para o próximo ano. Lembro que a coisa quando deu início a campanha de sócios, eles correram atrás; colocaram meninas e rapazes bem apresentados nas cadeiras e arquibancadas fazendo cadastro de novos sócios. Eu não sei o que esse rapaz que gerencia o nosso quadro de sócios faz, se ele é empregado do Clube, se tem contrato para gestionar; o fato é que comparando nosso programa de sócios com outros, facilmente você vê como ele é falho, não oferece vantagem nenhuma ao associado e é mal gerido. Só a título de experiência experimentem atrasar uma mensalidade, você não recebe um lembrete sequer por sms, whatsap, email lembrando o pagamento, incentivando a manutenção em dia. Vamos finalizar 2016 com o mesmo número de sócios que tínhamos no início de 2015 e pelo amor de Deus a culpa não é da torcida, é da Direção.

    Alírio quando assumiu, chegou como discurso de trazer o Santa para o século XXI, mas eu vejo que ainda estamos pelo menos cinquenta anos atrasados. O Santa Cruz não pode perder tempo e nem errar mais. Lembrem que quando caímos para a terceira, o quadro era muito parecido, com um agravante que hoje nossa dívida é muito maior que em 2007. O Santa precisa de gente com extrema competência e vontade de pegar o touro pelo chifre e resolver. Se Alírio, o Conselho, sócios não abrirem o olho agora, quando abrirem poderá ser tarde.

    Post a Reply
  11. Ontem vi em campo um time organizado, mas, mais uma vez perdemos. A nossa bola não entra, a dos outros sempre entra. Mas a verdade é que Adriano arrumou com as peças que tem, fez até Roberto jogar bola! Só não consegue fazer Jadson acertar um passe ou um chute em gol, pense num jogador nulo. Quem sabe ele coloca Pisano no lugar do Jadson e melhora um pouco mais nesses últimos jogos. O desânimo é grande, mas imagino que se tivessemos entregue a Adriano o time, e não ao merda do Doriva, que sucedeu outro merda (menos merda é verdade), algo de diferente teria acontecido. Mas…se…não adianta nada.
    A bronca agora não é o time…esse já foi, é o clube…na expressão de Alexandre, acima, e que entende do assunto: um moribundo.

    Post a Reply
    • Mais um jogo, entre vários outros, que poderíamos ter saído com um resultado melhor.

      O time produz jogadas, não vejo corpo mole(mesmo com os problemas de salários) entre outras coisas.

      O time de mdo geral, mesmo com os outros treinadores anteriores tem suas limitações evidentes mas merecia e muito fazer uma campanha melhor do que vem fazendo!

      Na série A não podemos perder tantos gols claros como perdemos!

      Se conseguíssemos a proeza de mantermos a base desse time titular e COM NÉRIS no lugar de Luan Peres para o próximo ano estou confiante que brigaríamos pelo G-4 da B ano que vem!

      Post a Reply
  12. A gestão do clube está dentro numa redoma escura. Ninguém sabe o que acontece ali. Mais de 300 funcionários consumindo os parcos recursos do clube pra fazer o que?
    Contratações tecnicamente inexplicáveis, só não sei se financeiramente se justificaram para alguém.
    Dívida do clube em descontrole.
    Promessas e mais promessas. Mentiras e mais mentiras.
    Falta de profissionalismo em todos os setores. Sem CT.
    Enfim, é difícil esperar algo de bom para 2017.

    Post a Reply
  13. Eraldo, Antônio e Rogério. Ainda bem que existem tricolores que enxergam mais adiante e não se preocupam apenas com o resultado do campo de jogo. Em maio deste ano,15 dias antes de começar a série A, quem quiser leia, eu disse que o Santa era o único time do mundo que caiu antes de começar o campeonato. Não precisava de bola de cristal não. Apenas mero exercício de lógica. Durante o campeonato, eu já sem me preocupar com o resultado final,pois já sabia o resultado, me propus, juntamente com alguns colegas, em arrecadar recursos para botar um campo de jogo do CT WS para funcionar. Só recebi resposta do colega Ricardo. Mês depois, voltei ao assunto e inclusive Tininho foi contactado por Felipe sobre o assunto. Não deram a mínima. Confesso que naquela altura, na virada do turno, já não me preocupava com a caída, pois para mim já ocorrera após a derrota para o Sport. Preocupava-me sim, com o destino do Santa Cruz, a sua sobrevivência. Temos que deixar as bobagens de ficar aqui tentando escalar times ou questionar jogadores. O time não presta. Ponto final. O que devemos fazer é impor à essa diretoria mambembe uma tomada imediata de providências. A primeira, é convocar o Conselho e abrir as contas do clube, para que todos saibam que estamos insolventes. A segunda, tentar todos, uma saída, quer seja jurídica ou não, para salvar a instituição do fechamento. Sim, amigos, o que menos importa no momento é com qual time iremos jogar a segundona. O que deveríamos nos preocupar é se daqui há cinco ou dez anos, o Santa existirá. Ao invés de ficarmos aqui discutindo responsabilidades, deveríamos forçar essa diretoria omissa em revelar a verdade e tomar posições.

    Post a Reply
    • Entendo e compactuo com suas preocupações.

      A diretoria fez e faz muita mancada, entre as quais a letargia no caso do CT!

      Mas ainda não vejo esse fim de mundo que muitos colocam aqui, afinal estamos caindo, mas estamos caindo da série A!!

      Se sobrevivemos ao legítimo fundo do poço que foi a D, hoje estamos num momento indiscutivelmente bem melhor, mas claro que sempre importante a vigilância da diretoria!

      Obs: Gostaria de ver por parte da Com. Patrimonial um resumo de suas atividades e ações… porque pelo estado que vemos o estádio e o caso do CT parece que esses tão fazendo o mesmo que o indicado embaixador do nosso centenário fez no ano de 2014, ou seja..

      Post a Reply
  14. Bruno,

    entendo seu otimismo, mas a minha formação e experiência com finanças fala mais alto e posso afirmar: se não forem tomadas ações imediatas e planejadas o Santa Cruz caminha para o final. Lembre-se que o Santa não fechou de vez porque o ex-governador Eduardo Campos por interesse político colocou FBC no Santa. Estávamos com o estádio caindo, sem energia, sem jogadores, com folhas atrasadas e o pior havia muito boa vontade de muita gente, mas não havia ninguém com cacife ($$$) suficiente para reerguer o clube. Graças a Deus e Eduardo Campos não fechamos.

    A dívida total do Santa corresponde a mais de cinco anos da receita estimada para 2017. Mais da metade da dívida é trabalhista, que a Justiça não alivia e nem temos a eternidade para pagar ou negociar. Nenhuma instituição financeira dá crédito a empresa nenhuma com um balanço desses. Os próprios empresários, que costumam ajudar, não estão colocando mais dinheiro porque sabem que dificilmente vão receber de volta. O próprio Alírio, que não tem perfil de levar acocho, já não coloca mais, prefere receber a pressão dos funcionários e torcedores.

    O Santa está precisando é de um executivo (CEO) com experiência em recuperação de empresas para fazer as coisas acontecerem.

    Se em pouco tempo não forem tomadas ações e correção de rumos ou ainda não acontecer algo positivo, do ponto de vista financeiro, eu temo pelo ano de 2017.

    Post a Reply
    • Comentário dos mais sensatos que já li neste blog. Também sou da área financeira e afirmo: o Santa Cruz JÁ É INVIÁVEL. Só ha´duas alternativas: 1 – Injeção de Capital, o que é improvável pois ninguém vai investir para perder. Paulo Nobre injetou 120 milhões no Palmeiras porque tem certeza que vai receber de volta. 2 – Liquidação de patrimônio. No entanto li comentários aqui que informaram que não é permitido por ter sido o terreno do Arruda doado pelo poder público para uso específico. Então não vejo horizontes. Só aparecendo um novo Messias. Então como diz o amigo Arnildo…”Oremus”

      Post a Reply
  15. adriano que nao é tecnico ajeitou o time
    doriva queira fazer de derley um neymar
    mmendes 11 derrotas
    doriva 10

    adriano 1

    no meu time se eu visse um treinador inventando e escalando errado eu chamava a tencao
    demraram muito

    Post a Reply
  16. o rebaixamento marca , a forma como foi , marca mais ainda ! tinhamos tudo para continuar nessa fraca serie A e fazer historia na sula e seguir na serie A ,nosso ano seria o melhor da historia!!o que faltou?humildade , gestão e falar a verdade para a torcida ! sei que tanto samarone ,como inacio esta dentro da diretoria do santa cruz,na parte de divulgação ,entao essa carta vai pra eles . O santa cruz precisa se organizar ,ser grande , n podemos aceitar um rebaixamento como esse com tal pensamento(ja fomos serie D …)N,n podemos cair nisso . O santa cruz é gigante ,n podemos aceitar isso . n podemos um clube centenario n ter um campo para se treinar(amigos ja levaram para a diretoria ,,propostas de pagamento de 20 mil mensais para se treinar no CT DO UNIBOL,pq n aceitar?nosso clube tem organização para gerir um CT profissional?se n,q se tercerize um ..é simples!!!!muitos amigos falam(vcs n sabem oq se passa no arruda..quanta bronca tem e etc,o pq de n se abrir essas contas ? mostrar oq ta acontecendo?quanto devemos?oq precisa se fazer?N podemos aceitar o rebaixamento com passividade..temos que cobrar , o lugar do Santa cruz é na serie A,N ACEITEM MENOS QUE ISSO , GANHAR ESTADUAL E NE É OBRIGAÇÃO PELO NOSSO TAMANHO/TORCIDA .fUI A TODOS OS JOGOS ESSE ANO ,SOCIO EM DIA ,PROPRIETARIO DE 3 CADEIRAS , CONSELHEIRO E PQ N ABRIR AS CONTAS PRO CONSELHO?CADE O DINHEIRO?O DINHEIRO BLOQUEADO VAI PRA ONDE?FORA DINOSSAUROS QUE CONTINUAM NO CLUBE DESDE OS ANOS 70 .. PRECISAMOS DE MODERNIZAÇÃO ,QUE ESSE DESABAFO TOME CONTA DE TODOS OS TRICOLORES..E POSSAMOS COBRAR NOSSO REAL TAMANHO .

    Post a Reply
  17. Como o time melhorou nesses últimos jogos, depois da saída de Ullian Correia.
    Gente o problema foi falta de dinheiro. Jogador de futebol gosta mesmo é papel
    bordado como diz o matuto.

    Post a Reply
  18. Amigos. Lembrem-se do que vou alertar agora. A Portuguesa está perdendo o seu estádio por conta de um único jogador, cuja dívida está em mais de 70 milhões. Vai para leilão e não conseguiram suspender. Aqui temos o problema de Neto. Aquele mesmo, O pior jogador do mundo. Hoje está em mais de 7 milhões. Daqui há cinco anos, levando com a barriga como estamos fazendo, a dívida baterá em algo próximo a 40 milhões. Daí para frente não tem mais jeito. Iremos perder tudo. Chegou a hora desses “marcianos” da diretoria, que andam nas nuvens, implorar a Neto, chorar, puxar o saco para fazer um acordo em vários anos , resolvendo definitivamente o problema. Duvido que o façam. Mas fica o aviso. Comecem a gritar porque esses nossos dirigentes estão no mundo da Lua, digo, de Marte.

    Post a Reply
  19. De uns 2 meses pra cá o assunto que boa torcida fala é muito mais DENSO e IMPORTANTE que resultados de jogos.

    Estou realmente sentindo falta de um posicionamento do blog, que inclusive, vem perdendo leitores ano a ano, inclusve desde antes de Samarone e Inpacio saírem. E não adianta pensar que “não ligo pra audiência, porque o que importa é o que pensamos e etc”.

    Ledo engano. A partir do momento em que menos pessoas se interessam pelo o que escrevem, há de fazer uma auto-crítica.

    Independente de posição político-ideológica, lembro de um texto infeliz se posicionando a favor da ex-presidente, e que havia uma afirmação tipo “o blog é nosso, é pessoal”. Mesmo que eu fosse a favor da gestão da mesma, não teria aprovado. O blog deve ser isento, porque fala sobre um clube cuja torcida é extremamente heterogênea.

    Muitos que vêm aqui entendem dessa forma. Acham o blog um local para discutir o clube, é só ler os comentários.

    O blog, quer queira quer não, tem responsabilidade. Tem que ser entendido dessa forma.

    SUGESTÃO:

    Que tal entrevistar Alírio, com perguntas feitas POR LEITORES DESSE BLOG?

    Vocês podem direcionar as perguntas por temas, e filtrá-las. Vão fazer parte as perguntas mais capiciosas e polêmicas, sempre terão.

    Vocês exponham um texto aqui com as “perguntas vencedoras”, depois expõe o texto com a entrevista e as respostas AO PÉ DA LETRA.

    Se continuar com essa de que “os bastidores do clube é isso… é aquilo…” F-U-D-E-U.

    Saudações Corais

    Post a Reply
    • Ricardo, a sensação que tenho é que estamos pregando no deserto…

      Post a Reply
  20. Ricardo, companheiro.
    Foi exatamente aqui no blog que anunciaram, logo no início da série A, que os salários estavam atrasados.Disseram que era viagem. Deu no que deu.
    Foi aqui que discutiram a falta de transparência da gestão atual e os erros cometidos durante todo o segundo semestre deste ano.
    Foi aqui que se discutiu e se discute sobre os rumos do clube.
    Mas não dá para esperar que o blog seja ouvido pela diretoria. Isso é outra coisa.
    Estamos todos putos da vida com o que aconteceu na série A e com a falta de rumo para o futuro.
    Como citaram Antônio e Guilardo: a crise pode vir bem pior. E o clube pode afundar de vez.
    Já passamos por isso na série D e ninguém tem mais saco para que algo assim se repita.
    Falta profissionalismo nesta gestão e em gestões passadas. O caso é sério.
    Por fim, acho que estamos de saco cheio com tudo. Daí o desinteresse.

    Sempre Santa Cruz.

    Post a Reply
  21. a impresso que da é que existe um caixa preta no santa que nao pode ser aberta

    acho ate que existe folhas paralelas dentro do clube, disfarçado com nomes de comissoes,
    tipo patrimonial e outras

    pois nunca se sabe a realidade desse clube so sabe que deve e muito mas pra onde foi o que fizeram nimguem sabe nem o presidente

    existe alguma coisa no meu entender , com esses antigos cardeiais

    Post a Reply
  22. Botafogo está negociando multa rescisória de João Paulo com o Santa Cruz. Pelo menos é o que está na imprensa (uol).

    ENTÃO VAMOS LÁ: A multa rescisória é de 3 milhões de euros o que dá mais de 10 milhões de Reais. Em se tratando do Botafogo do Rio de Janeiro, que não é nenhum paraíso em termos de pagar em dia, será que essa grana vem ou vão querer mandar um monte de pernas de pau pra jogar aqui em 2017 ?

    Post a Reply
  23. A notícia que tenho é que os funcionários estão clamando pelo retorno de ALN.

    Post a Reply
  24. 12 PONTOS PERDIDOS CONTRA DUAS EQUIPES FRACAS: CORITIBA E SPORT.

    Post a Reply
  25. com a saida de joao paulo desse elenco só ficaria com
    neris e thiago cardoso

    leo moura só ficaria com um contrato de risco pela idade

    refoços com urgencia 1-goleiro 4-zagueiros 4-laterais-3-volantes-4-meias-4-atacantes

    Post a Reply
  26. O CRUZEIRO QUER COMPRA RANIEL VENDE 50%
    E OS OUTREOS 50% TROCA POR RONY E RODRIGO SOUZA DA BARBY
    QUE PERTENSE AO CRUZEIRO

    Post a Reply
  27. Kibom revelos brothers do blogdosantinha

    Vamos Alírio e tininho confiamos em vocês

    Post a Reply
  28. Nós agora temos que nos preparar para o campeonato pernambucano e a melhor forma é indo amanhã para o Arruda apoiar o Mais Querido. O Santa Cruz precisa do nosso apoio Família Tricolor. Vamos ao Arruda apoiar o Tricolor mais querido do nordeste brasileiro

    Post a Reply
  29. epois de ter sido demitido do Fluminense, o treinador Levir Culpi pode acabar acertando com um grande clube nordestino. Trata-se do Ceará, que, segundo o jornalista Alan Neto, do jornal O POVO,de Fortaleza, estaria interessado na contratação do ex-treinador tricolor. De acordo com o jornalista, o nome de Levir Culpi está ganhando muita força nos bastidores do clube cearense. Levir chegaria para ocupar a vaga deixada por Sérgio Soares.

    Post a Reply
  30. Já que está consumado o rebaixamento e já estão planejando 2017 porque a diretoria e o treinador não escanteia esses pernas de pau jadson marion arthur e outros e começa escalar os jogadores da base.

    Post a Reply
  31. Tenho alguns questionamentos a fazer:

    -O santa cruz no começo do ano não havia fechado um contrato com a globo, onde viraria cotista? Em que ano a quantia como cotista começaria a ser repassado?
    -Nesse sabado, fui ao arruda pagar a taxa de socio, e fui muito bem atendido. Agora, como é que um cidadão que não recebe a CINCO MESES esta em pleno sabado de manhã trabalhando, e atendendo BEM? Será que essa jogada de salarios atrasados não é para pressionar a justiça a liberar as cotas retidas? E mesmo que não, como os funcionarios, que sao na maioria pessoas humildes, sobrevivem CINCO MESES sem receber um tostão, e não se demitem?
    -Como é que um clube que teve um orçamento de 50 MILHÕES esse ano, simplesmente quebra de uma hora pra outra, e se o dinheiro esta retido, como é que as dividas so fazem crescer? A não ser que quando esse dinheiro for liberado, o santa ganhe uma grande injeção financeira, não faz sentido nenhum.

    Se alguem puder esclarecer, agradeço.

    Saudações tricolores

    Post a Reply
    • Vou tentar responder:

      1 – Não tem contrato como cotista. Era uma possibilidade, muito mais um desejo do que realidade. Cotista apenas os 18 eleitos e só. A partir de 2019 teoricamente acaba o esquema cotista. Vai ser pelos critérios de posicao no campeonato. O “esquema” dos cotistas vai ser substituído pela sacanagem das “luvas de renovação”, que seja Globo seja EI continua apenas para os eleitos. Exemplo Digamos que a coisa não receba mais fixo 35 mil, mas fique em uma posicao no campeonato que lhe de num ano 40MI, noutro 20 e no seguinte 35…aparentemente pior, SE nao fosse os 36MI de luvas (já recebidos) pelos 3 anos. Quem tá de fora dos eleitos recebe luvas de 3 a 5 MI pelo que apurei.

      2 – Provavelmente vc foi atendido por um pessoal terceirizado, cuja empresa recebe um percentual do apurado e não tem vínculo com o clube. Outro fato que soube é que nem todos estão 5 meses. Tem gente com 3, com 2 etc… a razao disso deve ser o vinculo com a patrimonial ou conselho, nãso sei..

      3 – Onde vc viu que o orçamento é 50MI?.. SERIA, se a dryworld tivesse entrado, SE o patrocinio de camisas fosse pelo menos igual ao anterior Votorantim (caiu pela metade com MRV), SE tivéssemos pelo menos os 12 mil sócios em dia e público médio de 15mil… Esse foi o maior erro de Alírio, contar com o ovo no c* da galinha.
      NA PRÁtica, 6mil sócios, média de público menor que 8mil, MRV 1,2MI, Globo Bruto 23MI liquido 17,5MI, e Penalty só livrando a multa da rescisão que não houve….

      Espero ter ajudado e vamos pro jogo.

      Post a Reply
  32. Às vezes eu não quero ser chato e nem ficar com essa peitica de ficar só vendo o que tá errado e não elogiando o que for acerto, mas O Santa não deixa.
    Tá aí, comentei mais acima que todo mundo já tá com orçamento fechado para 2017, coloco o link da notícia do orçamento do Atlético-MG;
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2016/11/atletico-mg-pretende-arrecadar-cerca-de-r-330-milhoes-na-temporada-2017.html

    Enquanto isso, no meu Santinha ninguém sabe como o Clube trabalhará. Já que o Conselho é omisso quanto à cobrança ao executivo de um orçamento factível para o próximo ano, eu vou continuar a me utilizar deste espaço, embora saiba que todos estão surdos, para fazer o que o conselho deveria. Cadê a Previsão financeira para o próximo ano? Quanto o clube ficará devendo no balanço do final do ano referente a 2016? Prof. Sílvio Ferreira, o Sr. tem a palavra.

    Post a Reply
  33. Governador. Já que o Sr. É do Santa Cruz, e estamos absolutamente acéfalos, à deriva, sem diretoria e com perspectiva de fechamento num futuro muito próximo, PROCEDA O TOMBAMENTO DO ESTÁDIO DO ARRUDA, pois só assim evitaremos nova penhoras e forçaremos os credores a acordos mínimos. Só isso neste instante poderá presevar o nosso futuro. Está em suas mãos pois já não temos a quem apelar. Nos ajude e lhe seremos eternamente gratos. Quem puder levar essa mensagem ao governador faça imediatamente.

    Post a Reply
  34. E a história se repete. Mais um jogo que deveríamos ter ganho e por sorte não perdemos. Perdemos, mais uma vez, uma carrada de gols, e hoje Néris, que alguns incensam como craque, deu o primeiro gol e contribui diretamente no segundo.
    Única alegria: saber que no próximo ano não teremos que ver esse Jadson com a camisa tricolor. Pense num jogador medíocre. E Marion? Meu Deus quem, indicou essa pereba? Outra de que vamos estar livres…e tantos outros.
    Mas isso é coisa que não mais interessa, tanto é que ninguém comentou. Como disse Ricardo Rocha na transmissão, o problema do Santa são as dividas, que levaram ao confisco das receitas agravado, claro, pelos erros da diretoria de futebol, realmente inumeráveis.
    Meu temor, e o de muitos: vamos para 2017 numa situação financeira desconhecida e muito mais grave que a deste ano. Se não teremos em 2017 as receitas da série e partiremos com dívidas maiores, fica difícil imaginar como sairemos dessa. Maios difícil ainda pela sistemática sonegação de informações.

    Post a Reply
  35. Exatamente como Coral falou.

    Cantei a pedra no início do ano, na época do rolo com o EI.

    O que vai f… a divisão de cotas serão as “luvas”. Fiz até uma continha aqui.

    De nada adianta fazer a divisão igual a Premier Ligue (Inglaterra) se por trás existirão “as luvas”. Estamos no país da corrupção. Alguém duvida?

    A divisão menos desleal aconteceria se no contrato de direitos de imagem do campeonato houvesse a claúsula AFIRMANDO que, INCLUINDO LUVAS, a maior cota de um clube jamais poderia ser 3x superior ao de menor cota.

    Se não for assim, tchau e bença.

    Saudações Corais.

    PS: Ontem, mais uma vez, o time jogou bem e o sistema defensivo entregou. O 3º do Atlético mais uma falha de Thiago Cardoso, que pela MILÉSIMA VEZ fica na indecisão de sair ou não. E como sempre fica NO MEIO DO CAMINHO, toma o gol.
    O sistema defensivo e a falta de salários rebaixaram o clube. Podem ver na tabela (vi isso 1 mês atrás, não lembro como está agora).
    Fizemos mais gols que 5 ou 6 times. Mas temos A PIOR DEFESA. E isso foi fundamental.

    Post a Reply
  36. PREZADOS – SAUDAÇÕES CORAIS ETERNAS!

    HOJE, O IMBECIL DO RALPH DE CARVALHO, EM SEUS COMENTÁRIOS ABSURDOS, PASSOU DOS LIMITES:

    FALOU QUE O SANTA CRUZ ERA ” TIME DE ENGANA TROUXA”, na mesma hora, enviei minha total indignação ao twiter de tininho para tomar providências!

    E RECEBI VÁRIAS LIGAÇOES E APOIO A MINHA INDIGNAÇÃO E AGORA MESMO, ENVIEI AO PROGRAMA DE EDNALDO SANTOS….

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ENTERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

    Post a Reply
  37. Temos que nos inspirar nos times de Florianópolis, Avaí e Figueirense que quando descem pra B não demoram quase nada pra retornarem pra elite!!

    Post a Reply
  38. Adriano defende manutenção de base do elenco do Santa Cruz para 2017 #globoesporte http://glo.bo/2fLAspX?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

    Adriano vc e pau mandado dessa diretoria de futebol que contratou um bando de pernas de pau
    pensa que a torcida e besta a base ja vai sair joao paulo e keno, o resto e rua bando de
    pernas de pau, só ficaria com thiago cardoso e os garotos da base refomulaçao geral principalmente
    a defesa penera

    Post a Reply
  39. Nós somos uma das torcidas da série A que mais deixou a desejar. Temos uma das menores média de público. Precisamos melhorar, precisamos apoiar o Mais Querido, por isso vamos ao Arruda, vamos apoiar o Santa Cruz nesse domingo contra o Grêmio. O Santa precisa do nosso apoio. Com o nosso apoio ficaremos mais forte para o campeonato pernambucano.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *