Pra frente é que se anda.

Meus amigos tricolores, parece que um desânimo geral se abateu sobre a torcida do Santinha. Não apenas pelo rebaixamento e a péssima campanha do segundo semestre deste ano, mas pelo fato incontestável de que o passivo do clube e a falta de uma gestão realmente profissional – e digo isso em todos os sentidos – nos deixa temerosos de como será nosso futuro.
A boa notícia da despedida de Jadson não encobre a ida de Keno para o Palmeiras – agora extremamente valorizado, o que é justo – e a necessidade absurdamente urgente de uma reestruturação administrativa no clube para lidar com tantas dívidas fiscais e trabalhistas.
A nossa torcida lembra aquele filme O Náufrago com Tom Hanks (apesar de não ter naufrágio nenhum no filme): estamos desolados, perdidos, falando com um Wilson imaginário na esperança vã de que sejamos ouvidos.
Já citei aqui que o sócio de um clube é exatamente isso: sócio. O torcedor que contribui mensalmente com o time deve ser ouvido. Mas me parece que os ouvidos de nossa diretoria vão permanecer surdos por algum tempo. A esperança melhora um pouco quando sabemos que Alírio se reuniu com blogueiros e ativistas do clube para discutir nosso futuro.
Li no site oficial do clube que estão pensando em abrir uma linha de diálogo com a torcida. Isso tem que ser feito logo. Já está bom de tanto choro e vela. Enterra logo o defunto e vamos seguir a vida, pois pra frente é que se anda.
É preciso pensar na estrutura financeira do clube, na construção do CT, no elenco para o Pernambucano do ano que vem e em todas as competições que iremos participar. Principalmente, na minha opinião, a Série B.
Iremos enfrentar Goiás, Paysandu, Brasil de Pelotas, Criciúma, Vila Nova, Ceará SC, Luverdense, CRB, Londrina e a Barbie. Infelizmente, nossa incompetência e a do Inter podem ajudar a Coisa a permanecer, aos trancos e barrancos, na Série A.
Essa Série B é pedreira, mas não é impossível retornarmos à elite se houver uma administração comprometida com o resultado. E não duvido que em 2017 iremos voltar a vibrar com o Mais Querido no Pernambucano.
Acho que o tempo de ficar se lamentando já foi. Encheu o saco essa choradeira: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Isso não significa, de maneira alguma, fazer vista grossa para os erros e a incompetência que tomaram o Arruda. Ao contrário, é hora de ser mais participativo, exigir transparência e cobrar resultados.
Só assim poderemos construir uma embarcação e sair do naufrágio real em que nosso amado Santinha se encontra. E jamais esquecendo que um dos traços fundamentais de nossa tradição – e que herdei do meu pai e de todos os torcedores apaixonados pelo clube – é a garra. A velha e boa garra tricolor.

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

92 Comments

  1. E o Inter vem por ai em 2017. Podendo até mesmo o Vasco ficar também.

    Post a Reply
  2. Tininho comanda o futebol no Santa Cruz desde 2011. É hora de pedir para cagar e sair.

    Post a Reply
    • Nos livramos do Sando Barbosa, mandar Tininho, Jomar e Ataide procurarem um destino que não seja o Glorioso Santa Cruz.

      Post a Reply
  3. tem que manter seu ganha pao kkkkkkkkk

    vamos rezar porque em 2017
    vamos ter que atura
    danis morais vitor
    e compania

    Post a Reply
  4. Walter, ninguém quer jogar em um clube que não paga salários, e por outro lado ninguém quer os jogadores do Santa, há não ser os que ainda conseguiram se destacar!

    Essa é a nossa realidade!

    Segunda no Bem Amigos, o Parreira falou que vai ser obrigado o clube ter um centro de treinamento em até 5 anos, por isso que vários clubes estão se mexendo e construindo seus CTs.

    O maior exemplo de um Clube que cresceu muito esse ano, foi o Paysandu, pois, estão construindo o seu CT a todo vapor e ainda lançaram marca própria para seu material esportivo, que está sendo sucesso e arrecadando como nunca, isso se chama Visão com Gestão!

    http://paysandu.com.br/noticias/2648/marca-lobo-se-torna-referencia-nacional?pagina=46

    Post a Reply
  5. meu amigo pior e que guando entra dinheiro
    no santa cruz apareçe
    divida ate de difunto

    um exemplo 2015 o santa cruz ganhava 5 milhoes da tv 2016 passou para 23milhoes
    pareçe que pior e mau gasto

    Post a Reply
  6. Gerailton , amigo. Não perca o seu tempo pregando no deserto. Essa diretoria não vê, não escuta e nem age. Tininho não vai largar o osso até acabar o resto. Delírio está no mundo da lua e acredita piamente em Tininho. É a tempestade perfeita. Lutemos para não cair e torçamos até o Santa fechar as suas portas. Dessa vez não teremos FBC não !

    Post a Reply
  7. nosso carro chefe e futebol se for mal tudo vai mal tambem
    um clube com muita divida nao pode erra tanto nas contrataçoes
    como em 2016 53 jogadores so escapou keno,joao paulo nao conta que ja vinha de 2015 por isso eu digo tininho nao pode fica responsavel pelas contrataçoes esse ano pelo amor de deus

    Post a Reply
  8. A nossa torcida esta tao acustumada com os erros,quando cita a mal getstao do clube
    a propia torcida defente fala das dividas fala da estrutura mais ninguem fala de mal gestao

    Post a Reply
  9. tininho estagiario deixa o santa cruz de lado e vai fazer um estagio na chapecoense
    como mante um clube 4anos na serie A
    olha que eles nao tem a torcida que o santa cruz tem

    Post a Reply
    • A chapecoense não tem dívidas pra justiça bloquear, o que entra é do clube e com isso pode investir em estrutura e elenco, essa é a mágica! Não dever até as cuecas!

      Post a Reply
      • Isso! não concordo com as administrações do Santa Cruz, mas estou cansado de dizer que não se pode comparar Santa Cruz vs Chapecoense. São duas realidades diferentes. Um recém criado e outro com dívidas centenárias.

        Post a Reply
  10. O internacional cair para serie B e dividas
    e estrutura nao um clube que tem 100 socio em dia ganha mais de 100 milhoes da tv
    mais teve um erro de contrataçoes e gestao
    e olha que o inter tem
    bala na agulha.

    um clube com mal gestao afunda que diga nosso pobre santa cruz
    que faz anos que e mal administrado

    Post a Reply
  11. Após sondagem do futebol sul-coreano, Marcílio é assediado pelo Tigre-RJ e deve deixar o Santa Cruz (link: http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=26596) coralnet.com.br/noticias_ler.a…

    vai impresta de graça
    e vai trazer mais um perna de pau para o lugar dele para comer e dormi

    Post a Reply
  12. vai impresta nosso garoto da base sem o novo tecnico avalir se
    vai aproveitar o garoto isso ta mim cheirando mal pior que em intrevista na coralnet macilio diz que quer jogar no tigre do rio de janeiro por vitrine

    o santa cruz esta no pernambucano na copa do nordeste na copa do brasil e na serie B e sulamericana,e o tigre do rio kkkkkkkk

    pior que tininho apoia isso $$$$$$

    Post a Reply
    • Com a prejudicial concentração de mídia no eixo RJ-SP, ele não tá pensando muito errado não!

      Post a Reply
  13. Não sei para quê o Santa Cruz vai jogar a sulamericana 2017 se na hora H vai deixá-la de lado para priorizar o estadual.

    Post a Reply
  14. Em 5 jogos Adriano ganhou 6 pontos, ou seja, 40% de aproveitamento que, se mantido em 38 jogos da Série A nos deixaria com 45,6 pontos, ou seja, livres do rebaixamento.
    Lógico que isto é apenas uma projeção que pode mudar pois faltam ainda 2 jogos. Mas é notório que ele fez mais que Doriva e Milton Mendes fizeram

    Post a Reply
  15. nossa torcida é a cara da diretoria , omissa e aceitou o rebaixamento … uma folha de 150 mil pra funcionarios , que a diretoria ta devendo 6 meses .. fora 3 meses de profissional , quem vai querer vim pra? qm vai permanecer?so quem n tem mercado,,ou seja ,os fracos,,luan perez danny morais .. e tome humilhação e infelizmente esse blog virou coluna social da diretoria ,, estao todos satisfeito , depois de 10 anos blog ,,tou fora !

    Post a Reply
  16. Bruno, companheiro.
    Todos satisfeitos? Não entendi.
    Ou você não lê as postagens e comentários daqui
    ou estamos falando de coisas diferentes.
    Ao contrário, só vejo muita indignação por parte de
    todos – inclusive da torcida.
    Mas só decide quem tem poder.

    Sempre Santa Cruz

    Post a Reply
  17. A diretoria nao pode justifica a campanha
    fraca porque nao tinha dinheiro porque jogou o pouco que tinha com
    a contrataçao de 53 jogadores que so salvou keno

    Vou sita exemplos que nao e dinheiro e competencia

    vasco penando para subir com uma receita de 100milhoes da tv

    internacional com 100mil socios em dia e
    recebe100milhoes da tv
    lutando contra o rebaixamento

    chapeconse com 25milhoes vai para seu quarto ano na serie A fora a bela campanha na sulamericana

    chapeconse e exemplo de gestao

    Post a Reply
  18. Chape já faturou R$ 5,6 milhões de premiação da Sula. E o Santa Cruz? Poupou jogador e hoje deve três meses ao elenco e seis aos funcionáros

    Post a Reply
    • Poupar jogadores contra aquele time ruim do DIM foi a maior burrada de 2016 desta gestão.

      Post a Reply
  19. É bom andar pra frente mas também é bom olhar pra frente. Ano que vem, em curto espaço de tempo jogaremos contra o Campinense lá dentro e contra as barbies duas vezes (na segunda rodada do nordestão e na estreia do pernambucano).

    Se esses espertos que fazem o futebol no Santa Cruz não abrirem o olho afundaremos já no 1º semestre.

    Post a Reply
  20. Com relação ao “novo” treinador do Santa Cruz é bom Constantino Júnior deixar de caô pois todo mundo sabe que, com o Santa Cruz nesta pindaíba, o cara é Adriano Teixeira.

    Post a Reply
  21. ATÉ HOJE REPERCUTE ESTA HISTORIA OU ESTORIA, QUE O SANTA CRUZ, “POUPOU” JOGADORES….
    VOLTO A DIZER: OS 3 JOGADORES, ESTAVAM PRESTES A SE MACHUCAREM, FOI COMPROVADO E INFORMADO PELO DEPARTAMENTO MEDICO…. QUE INSANIDADE….. FALAR SEM TER O QUE FALAR!

    Post a Reply
    • Caro Wlad,

      permita-me discordar, veja as escalações do Santa Cruz nesses jogos e datas.
      Contra fatos não há argumentos. Se era pra ter poupado era no jogo contra o Santos lá (ou alguém por mais otimista esperaria ganhar do peixe fora?).

      Poupou de forma burra, influenciado por um treinador medíocre e uma direção de futebol inexperiente. Ter trazido Doriva foi outro erro grave no ano.

      – SANTOS 3X 2 SANTA CRUZ (18/09/16) Domingo 18:30
      Tiago CardosoGOL, Léo MouraLAD, NerisZAD, Danny MoraisZAE, Allan LAE, Luan Peres ZAD,
      JadsonVOL, Wellington Cézar VOL, DerleyVOL, PisanoMEC, João PauloMEC, (2)KenoATA
      Bruno MoraesATA, Grafite ATA, Doriva.

      – DIM 2x 0 SANTACRUZ (21/09/16) Quarta 22h

      Tiago CardosoGOL, Danilo PiresLAD, NerisZAD, Danny MoraisZAE, Allan LAE, Wellington CézarVOL
      Jadson VOL, DerleyVOL, Uillian CorreiaVOL, PisanoMEC, Marion ATA, Arthur ATA, Mazinho ATA
      GrafiteATA, Doriva.

      – FIGUEIRENSE 3X 0 SANTA CRUZ (25/09/16) Domingo 11h
      Tiago CardosoGOL, Léo MouraLAD, NerisZAD, Danny MoraisZAE, Luan Peres LAE, Uillian CorreiaVOL, DerleyVOL, Mazinho ATA, João PauloMEC, PisanoATA, Grafite ATA, KenoATA
      Bruno MoraesATA, Arthur ATA, Doriva.

      Post a Reply
  22. Dá uma ponta de inveja ver a Chapecoense ir para a final da Sula e ir para o quarto ano consecutivo na série A.
    Já ouvir falarem aqui que essa performance se deve ao fato da Chapecoense não ter dívidas. Bobagem!
    O sucesso da Chape é resultado de planejamento, de profissionalismo.
    Duvido que um Milton Mendes pousasse lá e ficasse um turno inteiro perdendo, ou que um Doriva fosse contratado para tirar o time do fosso.
    Se dívida fosse desculpa, o Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG e tantos outros grandes eram para estar na segunda divisão.

    Post a Reply
    • Rogério, sua afirmação é no mínimo ingênua. Flamengo, Botafogo, Atlético-MG têm dívidas enormes, mas receitas gigantescas também e a Chape não tem uma relação arrecadação x custo mensal negativa como o Santa Cruz.

      A partir dos recolhimentos mensais COMPULSÓRIOS ao PROFUT essa correlação de forças mudou e os clubes endividados E com pouca receita são os mais afetados. O fluxo de caixa mensal e a correlação despesa x receita é quem dita se os clubes atrasarão salário e sofrerão a consequência disso, ou não (Desempenho em campo e gestão potencializa tanto ser bem sucedido, para quem for bem como mal, para quem for mal em campo ou na gestão).

      Resumindo, se vc tem divida alta, mas arrecada alto tem potencial para se sair bem.
      Se vc arrecada pouco mas gasta bem e não tem dívidas pode competir bem.
      MAS se vc recebe proporcionalmente menor e ainda tem despesas + encargos mensais de dividas igual, pouco menor ou maior que o que arrecada então vc tá f…..

      Post a Reply
      • Esse discurso de miserabilidade só o Santa Cruz adota.
        Esses clubes que citei exemplificativamente, se fossem empresas, ou estariam em recuperação judicial, ou falidos.
        As suas dívidas são muito maiores do que os respectivos patrimônios, e o que arrecadam, boa parte é consumida por dívidas.
        Não obstante,estão aí.
        O maior exemplo de que somente finança equilibrada não se traduz em resultado é o Sport.
        Tem dinheiro, mas não tem competência pra gastar.
        Manter Milton Mendes ou contratar Doriva não tiveram a ver com a situação financeira. Tampouco o desprezo pela Sulamericana foi em função das finanças .
        Foram erros evitáveis que nos custaram o rebaixamento.
        Decisões corretas nos momentos corretos poderiam ter mudado a história, a despeito do problema financeiro.
        Saudações.

        Post a Reply
      • É isso mesmo!

        Post a Reply
  23. Zeca,

    Parabéns pelo texto … É pra frente que se anda SIM !!!

    Não adianta ficarmos aqui se lamentando e atirando pra tudo que é lado. Todos nós sabemos dos erros cometidos, como sabemos dos acertos realizados, esses a maioria esquece rapidinho!

    O Santa não acabou por ter sido rebaixado! Isso nem aconteceu quando estivemos ‘sem divisão’.

    Teremos um 2017 com participações em competições rentáveis onde poderemos galgar algo mais e obter sucesso … É torcer que o planejamento pro CT seja concretizado e que as dívidas hoje existentes sejam negociados.

    Quem acha que a vida é fácil que vá torcer pro Barcelona!

    VIVA SANTINHA !!!

    Post a Reply
  24. … Sobre a Chapecoense,

    Se consolidando como clube revelação em termos de administração e resultado dentro de campo, com elenco comprometido, que recebe em dia e trabalham em um ambiente extremamente positivo e estruturado.

    Se manter nesse patamar é que é a grande missão e claro, a mais difícil.

    Quem ainda se lembra do São Caetano? E o Paraná de Caio Jr.? Ou ainda o Bragantino de Vanderlei Luxemburgo, esse a tempos atrás …

    Sabe um outro clube que me admira, é o tal do Luverdense. Bastante viável, vem se mantendo sempre na Série B (esse ano teve até alguma chance de subir), sem dívidas, organizado e elenco sem grandes estrelas, numa região sem muita tradição no futebol.

    Precisamos SIM, se estruturar na Segundona, para quando formos a Elite, disputar pra conseguirmos no mínimo vaga a Libertadores!

    Post a Reply
  25. EXATAMENTE !!!!! O BRAGANTINO, O SAO CAETANO, O PARANÁ, FORAM A FEBRE…. TODO MUNDO QUESTIONAVA, O PORQUE DO SUCESSO NA ÉPOCA, E DEPOIS, DEPOIS, NEM PRECISA FALAR….

    ESTES CLUBES, QUANDO NAO LAVAGEM DE DINHEIRO, SÃO DE CIDADES DO INTERIOR, SEM TORCIDA, SEM PRESSAO…

    PRESSÃO: PARA TER IDÉIA, O SANTA CRUZ, NO MES DE MAIO, ERA UM EXEMPLO DE GESTÃO; ALÍRIO – O MESSIAS, POIS, POIS, EM UMA SEMANA, GANHAVA, DOIS TÍTULOS, UM PELO PE, OU BI CAMPEÃO, E OUTRO, INÉDITO, A COPA DO NE…

    E NAS PRIMEIRAS RODADAS, GANHÁVAMOS DE GOLEADA DO VITÓRIA, CRUZEIRO, EMPATAMOS COM O FLUMINENSE….

    AGORA, AGORA, NAO VEIO DRY WORLD, NAO APARECEU JOGADORES DE MÍDIA, AS COTAS $ BLOQUEADAS, E AS DERROTAS GALOPANTES, CRISES, BRIGAS, ETC, ETC, ETC….

    AI PERGUNTO: O SANTA CRUZ SOFRE AS MESMAS PRESSÕES QUE TAIS CLUBES CITADOS ACIMA? COM GESTÃO QUE ATÉ O CÉU NAO TEM?

    Post a Reply
    • Sérgio Soares e Dado, sem clubes!

      Post a Reply
    • Sérgio Soares é péeeeeessssiiiiiiimmmmooooo !

      Post a Reply
  26. Sem duvida que o Santa Cruz precisa se estruturar, mas a melhor forma é subindo para a serie A, mesmo que seja para cair no ano seguinte.

    A cota de TV da serie A é 3 vezes maior que na serie B. Então a conta é simples.

    Exemplo: Monta um elenco de 1 milhão por mês para subira para a serie A. Na serie A mantenho este valor, ou no máximo monta um elenco de 1,5 milhões. Vai sobrar mais dinheiro para investimento se estive na série A.
    Acho que foi isso que a diretoria tentou fazer, só vacilou por contar com um orçamento que não tinha. E foi surpreendido com os bloqueios na justiça.

    Acredito que o Santa Cruz tem condições de voltar para a serie A já em 2018. Principalmente se Internacional não cair.

    Post a Reply
    • Teve também a atuação da diretoria de futebol que não canalizou as contratações para destaques da região, mais baratos, com gana de crescer e em fase ascendente (Thiago Sala, Roger Gaúcho, Thiago Cametá etc)

      Em vez disso foi na conversa de MM2 e trouxe basicamente jogadores escanteados, em má fase. Série A não admite jogador “para recuperar”. Não há tempo, nem jogos mais fáceis para ir ajustando aos poucos e dando confiança. Tô falando de jogadores tipo Leandrinho*, Mazinho*, Vagner*, Pedrinho Botelho, Lucas Ramon, Leonardo*. (* esses em especial foram apostas mais que furadas).

      Post a Reply
      • Concordo Coral, que houve também erro nas contatações. Mas estou tentando mostrar que o caminho é este mesmo. Se a diretoria tivesse acertado nas contratações provavelmente o
        Santa Cruz não fosse rebaixado, pois o nivel tecnico da serie A deste ano foi muito fraco.
        Mas no quesito “tamanho da folha de pagamento” a diretoria acertou, pois se não houvesse os bloqueios judiciais (e com isso a obrigatoriedade de pagar as dividas), não teria salários atrasados.

        Percebam que a folha do Santa Cruz foi a menos da serie A.

        Post a Reply
        • corrigindo: a folha do Santa Cruz foi a menor da serie A.

          Post a Reply
  27. Sinceramente, alguns comentários parecem estar no mundo da lua. Senhores vamos acordar para a realidade. O Santa Cruz hoje é um clube caminhando para extinção. Observem o balanço financeiro de 2015 e vejam as finanças hoje. Em 31/12/2015 no grupo de contas do Passivo Circulante constam R$ 36 milhões. Esse grupo de contas é composto de dívidas que vencerão até o final do exercício seguinte que no caso é 2016. Ainda dentro deste mesmo grupo de contas, consta uma dívida com Bancos da ordem de R$ 8.749 milhões que vem de 2014, ou seja em 2015 nada foi pago a Banco e o valor foi para o balanço sem correção. Não se tem o Balanço de 2016, mas raciocinem, este ano nossa receita deverá ser de 35 a 40 milhões. Trocando em miúdos, toda a receita de 2016 não deu para pagar e nem dará para pagar também com o que ainda resta a receber, todas as contas vencíveis este ano, juntando a que encerrou o balanço de 2015 com as de 2016. E não tem desculpa de bloqueio, de Dry, pelo amor de Deus façam as contas.

    O Santa Cruz chegou no limite em termos de finanças. A gestão de Alírio, principalmente em 2016, foi um desastre financeiro. Nunca avaliei gestão no Santa por resultado no futebol, tanto, que acho que sou dos poucos que comentam aqui criticando a gestão de Tininho, desde o ano passado. É preciso ter a visão do todo e olhar para frente. Quando se olha para frente o clube está um barco sem rumo; ninguém sabe a receita estimada para 2017, onde e quando haverão cortes nas despesas, quais dívidas serão pagas ou renegociadas, ninguém sabe absolutamente nada.

    Ai fica a discussão aqui no blog de quem será o treinador, as contratações, PQP. Amigos, vocês são as cabeças pensantes, se vocês estão pensando assim heim!

    Pelo que eu conheço de finanças, se não acontecer alguma coisa extraordinária que caia do céu uma negociação que renda uns R$ 10 milhões, vou antecipar para vocês o que acontecerá em 2017 no futebol: O treinador será Adriano, por absoluta falta de dinheiro; nosso elenco será formado dos jogadores da base com algumas contratações meia boca; nossos objetivos serão: tentar uma vaga para o Nordestão de 2018, chegar à terceira fase da CB, passar da primeira fase da Sula e lutar contra o rebaixamento na série B.

    Esta é a realidade, não se iludam!

    Post a Reply
    • eu tambem sou um critico de tininho ele contratou 53 jogadores que
      se salvou keno isso para uma impressa e um grande prejuizo
      pior que ele que esta dando as cartas no futebol para o ano que vem
      2017 vai ser sofrimento ou muda toda diretoria de futebol ou tamos
      lascado

      Post a Reply
    • Grande Antonio,

      Não devemos nos preocupar com quem ‘está no mundo da lua’, pois lá as pessoas certamente devem está muito mais felizes.

      Não creio que o Santa esteja caminhando para a extinção, está muito longe disso … Alírio teve vários obstáculos para cumprir com muitos acordos, e sobretudo, sanear algumas dívidas, ora inexistentes, ora em duplicidade … Emfim, algo foi feito de relevante no que diz respeito a finança.

      Me diga desde quando o Santa Cruz não administra dívidas? Vai fechar é? Apareceu um ‘new inho’ nas bandas do Arruda e não fomos informados foi?

      O nosso Clube está longe de ser aquilo que gostaríamos que fosse, e quem assume, tem uma responsabilidade incrível de mantê-lo vivo dentro de sua tragédia comum que é a falta de recursos, de estrutura e de administração profissional.

      Eu meu caro, gosto muito do Santa Cruz, muito mais do que gosto de futebol, sou sócio e me afastei pelo fato das pessoas terem perdido o AFETO a instituição.

      É arrebatador o terrorismo que se instala quando o Santa alcança o insucesso, que é comum a muitos outros clubes espalhados pelo planeta! Agora, sucesso por aqui, é sempre obra do acaso!

      Salve os lunáticos!

      Post a Reply
    • É de comentários assim que o blog precisa. Eu já disse lá em cima que o treinador 2017 será Adriano.
      O que tininho está dizendo à imprensa é pura pala.

      Post a Reply
  28. se fizer um levantamento dos ultimos 30 anos quem passou pela
    diretoria do santa cruz vai ver o crescimento pessoal tanto
    na carreira politica como financeiramente

    nesse 30 anos so o clube que nao cresce pelo contrario acumula
    dividas desse 30 anos

    eu quero fazer um estagio no clube ele nao pode ganha
    nada mais eu vou mim realiza proficionalmente tanto
    na carreira politica como finaceiramente o santa cruz
    e uma mae

    Post a Reply
  29. E aí, o Conselho Deliberativo já convocou uma reunião urgente para montar a força-tarefa para planejamento da recuperação financeira do clube?

    Post a Reply
    • O passivo do Sport também é menor. Tem equilíbrio financeiro, mais de 30 mil sócios, paga em dia, mas no futebol tem sido uma lástima.
      Incompetência é o nome disso.

      Post a Reply
  30. HÁ DOIS TIPOS DE PESSOAS NESTE MUNDO, EM RELAÇÃO A UM COPO COM METADE DE ÁGUA:
    1 VE O COPO MEIO CHEIO;
    OUTRO VE O COPO MEIO VAZIO….

    EU PREFIRO ACREDITAR QUE O COPO ESTÁ MEIO CHEIO…..

    IMAGINO, SE O SANTA CRUZ, ESTIVESSE NESTE ANO, SEM GANHAR TITULO ALGUM… ATÉ A BARBIE, OS TORCEDORES, OU SEJA, TORCIDA EM EXTINÇÃO, CONFIA NO CLUBE AINDA…

    UM CLUBE SEM ESTÁDIO, SEM TORCIDA, SEM TÍTULO, QUE SOBREVIVE DE UM HEXASSAURO, AINDA TEM PESSOAS, QUE ACREDITAM E ESTAM EMPOLGADAS PARA VER OU TENTAR SUBIR…

    POIS É, HÁ CERCA DE UM ANO ATRÁS, AHHHHHHHHHHHH, O SANTA CRUZ, ESTA PERTO DE SUBIR, FALTAM DOIS, FALTA UM JOGO, FESSSSSSSSSSSSTAAAAAAAAAAAA, ALIRIO É O MELHOR DO MUNDO, E LEMBRO, QUE AQUI MESMO, JA COMENTARAM QUE ELE IRIA DESCER, QUE IRIA PARA SERIE C, FORA ISSO, FORA AQUILO, FORA TININHO…..

    TORCEDOR ASSIM….. TOW FORA!

    SOU SANTA CRUZ, JÁ VIAJEI EM DIAS DE CHUVA, SEM SERIE, SEM NADA, JA FUI PARA VER O GRAMADO SER TROCADO….

    SINCERAMENTE…. COM ALGUNS TORCEDORES, O SANTA CRUZ NAO PRECISA!

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

    OBS.: JA BASTA A IMPRENSA PROVINCIANA DE PE, QUE TODOS OS DIAS, SOLTA VENENOS CONTRA O MAIS QUERIDO!

    CHEGA LOGO 2017, CAMPEONATO PE, COPA DO NE..POR FALAR NISSO, JA SAIU A TABELA…..

    SANTA CRUZ, EU TE AMO PORRAAAAAAAAAAAAAAA

    Post a Reply
  31. ‘André tricolor virtual’

    Infelizmente quando exponho minha opinião a respeito da atual situação do clube, não estou fazendo terrorismo e nem fazendo conjecturas vazias. Estou respaldado em fatos e números, tanto que ninguém aqui me contesta. Alguns acham que é uma questão simples de ser otimista ou pessimista mas não é.

    O Santa chegou a situação que se encontra hoje pelas mesmas coisas que estão ocorrendo atualmente:

    1- Nesses últimos 30 anos o clube nunca teve uma gestão totalmente profissional. Continuamos do mesmo jeito com Alírio. (estou mentindo?)

    2- Nesses últimos trinta anos nunca trabalhamos com um planejamento orçamentário formalizado para o ano seguinte, sendo executado e acompanhado. Continuamos do mesmo Jeito com Alírio, como aconteceu em 2016. Nunca vi na minha vida profissional vi uma empresa contar com recursos, como o contrato com a Dry sem nem ter um contrato assinado. Ainda não temos orçamento para 2017. Isso para ficar só por aqui e não me estender muito. (estou mentindo?)

    3- Nesses últimos trinta anos quase sempre tivemos gestões irresponsáveis no futebol. Com Alírio este ano foi do mesmo jeito, 50 jogadores utilizados, quatro treinadores, jogadores contratados sem condições físicas e técnicas. (estou mentindo?)

    4- Nesses últimos trinta anos tivemos um Conselho omisso, sem cobrança ao executivo. Com o Prof. Sílvio, o Conselho atual está do mesmo jeito (estou mentindo?)

    5- Nos últimos trinta anos nunca tivemos as Demonstrações Financeiras e os contratos auditados. Com o Prof. Sílvio no Conselho está do mesmo jeito. (estou mentindo?)

    6- Nesses últimos trinta anos sempre tivemos salários de jogadores e administração com atrasos. Com Alírio continua do mesmo jeito (estou mentindo?)

    7- Nesses últimos trinta anos o passivo do clube continuou aumentando. Com Alírio este ano continuou do mesmo jeito. (estou mentindo?)

    8- Nesses últimos trinta anos tivemos torcedores, sócios e conselheiros lunáticos que nunca tiveram a percepção de que as gestões financeiras perdulárias estavam levando o clube a falência, chegando ao ponto de não ter energia elétrica, as arquibancadas e o restantes do estádio caindo e se acabando. Hoje os lunáticos estão do mesmo jeito, se enganando. (estou mentindo?)

    Portanto amigo, não dou vivas aos lunáticos prefiro saber para onde estou indo.

    Sendo assim, ratifico a minha posição: se não ocorrer algo extraordinário em termos de recursos nos próximos dois meses e o clube não fizer um planejamento financeiro bem feito para o próximo ano, ao final de 2017 poderemos estar numa situação insustentável.

    Post a Reply
  32. parabens Antonio falou tudo a 30 anos que o santa cruz e uma zona

    fica se cloriando que tirou o santa cruz da serie D onde nao era nem para ter chegado
    a essa divisao

    Post a Reply
  33. Grande Antonio,

    Acredito, que por você ser um cientista financeiro, tenha ao menos entendido minhas palavras acima.

    Não houve contestação minha a respeito de seu pensamento, que acredito, seja preocupação de todos.

    O fato que acho interessante é que todas “essas conjecturas”, só são exarcebadas em momentos de pleno insucesso, seja dentro ou fora de campo. Aliás essas conjecturas não são novidades pra ninguém!

    Aliás, falar em extinção não deve ser terrorismo, e sim papo de biólogo! Coitado dos lunáticos, perambulando por um mundo de ilusão, onde só que tem vez é os donos da razão!`

    VIVA SANTINHA !!!!

    * falei a respeito de lunáticos, de maneira irônica, defendendo que cada um tenha sua forma de pensar, que as vezes não é a mesma de agir e que as vezes não é a mesma forma de pensar nossa! E que ainda assim deva ser respeitada.

    Não me coloco na posição de lunático, o caminho que sigo não é fácil, mas é seguro … O futebol segue uma linha e uma estrada, que nem sempre tem haver com nossos valores e caráter. E com isso, por hora me afastei, mais pode ter certeza que meu apoio, ainda que de longe é efetivo!

    Post a Reply
  34. impressionante como tem gente que defende essa gestão desastrosa !!! acompanho o santa a 30 anos e sempre escutei que ta faltando dinheiro !! a queda do santa não foi falta de dinheiro,foi INCOMPETÊNCIA,e por não ter prova,não posso falar que foi outra coisa,um elenco de serie B com salário de serie A !! É PRECISO FAZER ESTAGIO COM MORINHO E GUARDIOLA PRA SABER QUE ESSA TUIA DE MERDA QUE TININHO CONTRATOU NÃO IA DAR CERTO !!! agora pra os defensores dessa diretoria que acredita nessa conversa mole de falta de grana eu pergunto, A PONTE E O BOTAFOGO ESTÃO NADANDO EM DINHEIRO ? O QUE MAIS ME REVOLTA É QUE A COISA DOS INFERNOS VAI SE MANTER NA SERIE A GRAÇAS AOS 06 PONTOS QUE O SANTA LHE DEU..

    Post a Reply
  35. Atlético-MG demite Marcelo Oliveira após a vergonhosa derrota para o Grêmio no mineirão lotado.

    Somente no nosso Santa Cruz é que um Doriva perde 7 seguidas e fica dando as cartas.

    Post a Reply
  36. Wlad, companheiro.
    HEXASSAURO foi genial.

    Sempre Santa Cruz.

    Post a Reply
  37. O fato não é defender essa ou outra gestão.

    Pensar que Alírio seria o salvador, o messias, e que recuperaria o clube em sua gestão é pura utopia.

    O nosso desejo é que a cada gestão (seja quem for que esteja lá), o Santa possa avançar em termos administrativo e estrutural.

    Meus caros, é projeto a longo prazo, estamos querendo exorcizar a Diretoria que aí está, por qual motivo? O rebaixamento? Ou por o Mais Querido está na inércia como a alguns longos anos atrás?

    É incontestável o fato de estarmos atrasados e defasados em todos sentidos em relações a outros clubes, basta olharnos aqui mesmo dentro do nosso estado. Mas, acredito que exista pessoas que estejam trabalhando e tentando enxergar o Santa pro futuro … E muitas vezes esbarramos nas múmias que persistem em continuar no clube se achando donos e atrapalhando grosseiramente os que querem viabilizar o Santa Cruz.

    Eu não defendo A ou B, eu defendo o Santa Cruz, agora aprendi a reconhecer o esforço das pessoas sérias que buscam o melhor pro Arruda.

    Post a Reply
  38. alguem aqui sabe de verdade qto o santa arecadou esses anos?
    alguem aqui que fala em diret. de futb remunerada sabe qto custa a nossa?
    alguem aqui sabe realmente qto devemos?
    tudo que sabemos é o que é falado na imprenssa nunca vi um clube dever tto e so aumenta
    sempre foi assim nao tem dinheiro mas em epoca de eleiçao é pau pra comer sabao
    tem um podre muito GRANDE NESSES DPTO FINANCIEIRO,PATRIMONIAL DO SANTA CRUZ É UMA CAIXA PRETA QUE NEM ALIRIO VAI ABRIR

    E FICAR ELOGIANDO POR QUE NOS TIRARAM DA D E C , É DE LASCAR SO NA D PASSAMOS 3 ANOS PERDENDO PRA TIME DE VENDEDOR DE PICOLE E FUNCIONARIO DE PREFEITURA JOGADORES AMADORES

    SE AMANHA CHEGAR UM BILIONARIO E DOAR 100 MILHOES AO SANTA NIMGUEM VAI SABER PRA ONDE VAI O DINHEIRO E NO OUTRO MES JA TA NO NEGATIVO DE NOVO

    Post a Reply
  39. Ingresso comprado para domingo, apesar de nem precisar porque já tinha adiantado os meses de nov e dez e teria direito à promoção de ingresso gratuito.

    Quem foi ao jogo contra o galo não se arrependeu, foi bastante disputado e bom de assistir.

    Comprar ingresso de sócio pela internet é uma tranquilidade. Diretoria, veja aí para a venda de ingresso para outros setores também ser feita assim.

    Post a Reply
    • Se tiver se contra bem não tariamos chorando o leite
      Derramado em vez de pegar jogadores da segunda
      Divisão do paulistao como luan perez,Fernando Gabriel
      E outros porque não revelação da copa nordeste?
      Thiago Cametá Roche gaucho Thiago sala tudo aqui
      No nordeste todo mundo viu jogar se esse jogadores que
      Veio de são Paulo fosse bom vinha para o santa cruz?
      Claro que não tinha ficado no Corinthians palmeiras santos
      Ou ate na ponte preta pior de tudo que nossa diretoria pensa
      Que nossa torcida e besta quem acompanha futebol sabe
      O camisa 10 do audax destaque do paulistão Juninho pertence
      Ão palmeiras mais não foi aproveitado sabe para onde ele foi
      Jogar a série B pelo Criciúma porque não santa cruz? Por tudo
      Isso a torcida abandonou pagar 30 ou 50 reais para ver o time
      Levar três a zero da ponte preta fora o horario 21:45 da noite
      Fui para esse jogo e fiquei muito arretado quando a diretoria
      Não tomou providências depois de um vechame em preno
      Arruda para a poderosa ponte não só eu uma grande parte
      Da torcida abandonou o barco quem vai pagar 30 ou 50 reais
      Para ver seu time ser humilhado ver jogadores sem qualidade
      Técnica sem raça sem alma cagando em campo um torcedor
      Do meu lado gritou não vou mais dar meu dinheiro suado para
      Esses pernas de pau alem de torcedores nós somos consumidores
      Pagamos para ver espetáculo no mínimo raça em campo mais o time
      E a cara da diretoria medíocre quando lembro da Sulamericana da vontade
      De chorar. Ou muda ou nos vamos ser sempre um time pequeno com uma
      Torcida grande.

      Post a Reply
  40. Faltou a essa diretoria trasppretaarencia eu aprendir
    Que nunca deve contar com o ovo no cu da galinha
    Se tiver se contra bem não tariamos chorando o leite
    Derramado em vez de pegar jogadores da segunda
    Divisão do paulistao como luan perez,Fernando Gabriel
    E outros porque não revelação da copa nordeste?
    Thiago Cametá Roche gaucho Thiago sala tudo aqui
    No nordeste todo mundo viu jogar se esse jogadores que
    Veio de são Paulo fosse bom vinha para o santa cruz?
    Claro que não tinha ficado no Corinthians palmeiras santos
    Ou ate na ponte preta pior de tudo que nossa diretoria pensa
    Que nossa torcida e besta quem acompanha futebol sabe
    O camisa 10 do audax destaque do paulistão Juninho pertence
    Ão palmeiras mais não foi aproveitado sabe para onde ele foi
    Jogar a série B pelo Criciúma porque não santa cruz? Por tudo
    Isso a torcida abandonou pagar 30 ou 50 reais para ver o time
    Levar três a zero da ponte preta fora o horario 21:45 da noite
    Fui para esse jogo e fiquei muito arretado quando a diretoria
    Não tomou providências depois de um vechame em preno
    Arruda para a poderosa ponte não só eu uma grande parte
    Da torcida abandonou o barco quem vai pagar 30 ou 50 reais
    Para ver seu time ser humilhado ver jogadores sem qualidade
    Técnica sem raça sem alma cagando em campo um torcedor
    Do meu lado gritou não vou mais dar meu dinheiro suado para
    Esses pernas de pau alem de torcedores nós somos consumidores
    Pagamos para ver espetáculo no mínimo raça em campo mais o time
    E a cara da diretoria medíocre quando lembro da Sulamericana da vontade
    De chorar. Ou muda ou nos vamos ser sempre um time pequeno com uma
    Torcida grande.

    Post a Reply
  41. QUER CONTRIBUIR COM O SANTA CRUZ?

    SE ASSOCIE;

    SE FOR ESTÁ ATRASADO, ATUALIZE-SE!

    COMPAREÇA AOS JOGOS, COMPRE INGRESSOS, TIMEMANIA,ETC….

    ISTO SIM, É PARTICIPAR DA VIDA ATIVA DO CLUBE…

    O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE É A SUA IMENSA E APAIXONANTE TORCIDA!!!!!!

    CRITICAR QUE FULANO, SICRANO, É ISSO, É AQUILO, FAZER PROJEÇÕES MATEMÁTICAS, ECONÔMICAS, EXIGIR BALANÇOS, BEM, NAO FAZ PARTE DA MINHA PESSOA….

    SOU LUNÁTICO, SOU FANÁTICO, PELO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, ESTE SIM, AMAREI ETERNAMTE, DEFENDEREI-O INCONDICIONALMENTE, ATÉ MESMO, CONTRA OS “PÉS FRIOS DA VIDA” AOS PENSAMENTOS NEGATIVOS, QUE ME PERDOEM…

    Post a Reply
  42. Domingo pro Arruda EU VOU, você vai?

    Post a Reply
    • … sim, estarei lá domingo!

      Todos os caminhos levam ao Arruda 🙂

      Post a Reply
  43. Domingo é (infelizmente) a despedida do nosso amado clube da Elite em casa.

    Que seja um até logo.

    Repito o que disse após o acesso contra o Betim, durante todo 2014, 2015 e agora.

    NINGUÉM SE ESTRUTURA NA B.

    Que sejamos iô-iô, mas quero disputar a Elite, nem que seja a cada 2 anos.

    Em uma dessas oportunidades quem sabe não apareça um dirigente que tenha essas 4 qualidades AO MESMO TEMPO:

    PÉS NO CHÃO, CONHECIMENTO DE FUTEBOL, HONESTIDADE e COMPETÊNCIA.

    Entendedores entenderão.

    Saudações Corais

    Post a Reply
  44. Muitos confudiram com a mendigagem de Tininho achando que era pés no chão.

    Post a Reply
  45. Nós somos uma das torcidas da série A que mais deixou a desejar. Temos uma das menores média de pública. Precisamos melhorar, precisamos apoiar o Mais Querido, por isso vamos ao Arruda, vamos apoiar o Santa Cruz nesse domingo contra o Grêmio. O Santa precisa do nosso apoio. Com o nosso apoio ficaremos mais forte para o campeonato pernambucano.

    Post a Reply
  46. Essa despedida melancólica terá, infelizmente, publico reduzidíssimo. Estivéssemos caindo de pé, teríamos torcida. Na verdade caímos desde os 3×1 contra o Figurirense. Todo o 2o. Turno foi uma caminhada de fracassados. torcedor sabe distinguir o clube do time. Esse time foi a crônica de uma morte anunciada. Infelizmente. Meu grande receio, e alerta, é o Joinville, caiu da A para a B, e hoje para a C.
    No Arruda torcedor não tem vez, nem voz. Os dirigentes, incluindo Alirio, nada partilham. Mandam, desmandam e acabou-se.
    Como sócio comprei o ingresso, mas sei que sou como a grande maioria apenas parte da massa, e nada mais.
    Mas, sempre resta a esperança, por ilógica que seja.

    Post a Reply
  47. surgio uma coversa sobre a nao compra de
    keno,mais sem prova
    e bronca ja que o santa cruz que tinha direito de compra
    coisa do obuscura futebol

    se o santa cruz tivesse comprado keno
    era retorno certo
    a coisa vendeu o perronha do joeliton
    para alemanha por um fortuna imagina keno
    pela bola que jogou toda tenporada

    Post a Reply
    • Sobre a compra de Keno, pelo que eu vi o Santa terá direito a 30%(vitrine) da negociação com o Palmeiras.

      Se o valor da compra pelo Palmeiras foi realmente o valor extraoficial divulgado de R$ 3 Milhões. Teremos direito à R$ 900 mil.

      Post a Reply
  48. Jogadores para serem avaliados (após sabermos se poderemos pagar!):

    – Barbie: João Ananias, Esquerdinha (é torcedor do Santa) e Rafael Pereira.
    – Luverdense: Douglas Baggio (ex-Flamengo e base do Santa).
    – Oeste: Pedro Carmona (curado).
    – Ceará: Thiago Cametá, Sandro (aproveita que tá na reserva).
    – Fortaleza: Pio (foi dispensado, não sei se já tem time).

    Sei que o mais importante é a estruturação gerencial e financeira, mas não custa nada colocar alguns nomes em pauta, mesmo que para não ser ouvido.

    Post a Reply
  49. Rony e rodrigo souza da barby pertence ao cruzeiro

    Post a Reply
  50. Os que foram para os jogos contra Atlético-Mg e Grêmio tiveram duas boas noites de diversão e oportunidade para confraternizar com colegas.

    Sinto pelos que não superaram o amargor causado pelos fatos ruins desse ano e se distanciaram.

    Que esse período longe do Arruda possa renovar, pelo menos em parte, as esperanças de termos um Santa Cruz forte e faça ressurgir o desejo de acompanhar e apoiar nosso querido Santa Cruz.

    Vamos jogar na TIMEMANIA, que esse é nosso campeonato brasileiro agora. O próprio Alírio já afirmou categoricamente que sem o Santa receber os recursos da timemania entre os 20 primeiros, o clube torna-se inviável.

    Post a Reply
  51. Vitória 2 x 2 Santa Cruz
    Internacional 1 x 1 Santa Cruz
    Santa Cruz 1 x 0 América-MG
    Coritiba 1 x 0 Santa Cruz
    Santa Cruz 3 x 3 Atlético-MG
    Santa Cruz 5 x 1 Grêmio

    9 pontos conquistados de um total de 18, ou seja, 50% de aproveitamento. 12 gols marcados e 8 sofridos num saldo positivo de 4 gols.

    Esses são os números de Adriano Teixeira, ou seja, parece que a solução estrava em casa e trouxeram Doriva que não tinha feito bom trabalho no Bahia.

    Post a Reply
    • Verdade. Mas nós mesmos, torcedores, sempre xingamos Adriano.
      Pela campanha mostrou coisas importantes: conhece o elenco; saber motivar; não inventa e escala para obter o melhor do que tem.
      Caso não se consiga contratar Givanildo, e acho que não temos condições (a desordem financeira do Santa não o atrai) por que não apostar em Adriano?
      Conhece a base, e isso seria importante para um programa sério de aproveitamento e a formação de um time de baixo custo. Agora, se Tininho repetir as merdas de contratação desse ano, nem Guardiola faria algo de bom.

      Post a Reply
  52. ONTEM VENDO O JOGO DO SANTA CRUZ, FIQUEI ME PERGUNTANDO: O QUE LEVA UM TIME COM SALARIOS ATRASADOS, COM UM PÚBLICO MINÚSCULO, JOGAR DESTA FORMA?

    COM GARRA, FORÇA, VIBRAÇÃO…. FAZENDO GOLS, COM SE ESTES, LEVASSEM AO TÍTULO, AO ACESSO, ENFIM, A VITÓRIA EM SI, MUDASSE NOSSA SITUAÇÃO….

    LEMBREI: CARA, ESTE É O SANTA CRUZ, UM CLUBE SEM FINANÇAS, COM UMA TORCIDA QUE AMA SEU CLUBE, E NAO OS RESULTADOS, ONDE, TEM JOAO PAULO, GRAFITE, LEO MOURA, KENO, PUTZZZZZZZZZZZ

    E AO TÉRMINO, QUEM NAO SE EMOCIONOU COM GRAFITE, COM JP, CHORANDO, PERTO DA TORCIDA, GRITANDO OS SEUS NOMES REPECTIVOS…..

    ISTO É O QUE O SANTA CRUZ PRECISA, DE JOGADORES DESTE NÍVEL, DESTA GARRA, DA SUA TORCIDA QUE FOI AO JOGO ONTEM, DOMINGO A NOITE, COM O CLUBE REBAIXADO!

    O SANTA CRUZ NÃO PRECISA AQUI DE “SÉRGIO MOROS” DA VIDA, QUERENDO DA EXEMPLOS DE TUDO, SENDO A ULTIMA COCA DO DESERTO, OU ENTÃO A BALA QUE MATOU KENEDDY….!

    O SANTA CRUZ PRECISA DO AMOR DA SUA TORCIDA, DE SÓCIOS EM DIA, NOVOS SÓCIOS, AÍ SIM, ELE SE TORNA INVECÍVEL!

    SANTA CRUZ FUTBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

    Post a Reply
  53. jorginho subiu com vasco e acabou de ser demitido.

    tomara que o santa cruz nao faça burrice
    de renova com todo elenco por conta de um
    unico jogo,temos que ser proficional

    Post a Reply
  54. estou esperando a vasourada

    Post a Reply
  55. Rapaz o Sport pode cair para salvar o ano!

    O Inter tá pagando 6 milhões de bicho para o Figueirense e 6 milhões para o time se não cair, onde 1 milhão vão para Lista Doido.

    Será que ainda teremos esse presente de Natal?

    Post a Reply
  56. Avião da Chapecoense acabou de cair!!!

    Post a Reply
  57. Uma notícia terrível essa do acidente aéreo com o avião que transportava o time da Chapecoense.

    Tem certos fatos da vida real que parecem ficção e que bom seria se fosse apenas ficção.

    Meus sentimentos a todos familiares e amigos das vítimas dessa tragédia.

    Post a Reply
  58. LUTO.

    FORÇA CHAPE.

    Saudações Corais

    Post a Reply
  59. Rapaz…Que notícia heim?
    Que merda.

    Post a Reply
  60. Mais um motivo para ficar triste ao se lembrar daquele gol ridículo que o Edson Kolln tomou.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *