Temos um time

O futebol é realmente uma caixinha de surpresas. Até a semana passada eu não estava nem aí para contratações, pré-temporada, local de treinamento, essas coisas. Nem imaginava ir para um jogo treino em Rio Doce.  Fui e encontrei com cerca de dois mil tricolores corais santacruzenses das bandas do Arruda na pilha para ver os novos contratados.

Maquei com Esequias no posto de gasolina perto do Tacaruna. “Gerrá, tá passando é gente, visse! Bicho, teve até um casal que me ofereceu carona”.

Eu sorri.

Chegamos já bem perto do começo do jogo. Rio Doce estava em festa. Esequias disse: “rapaz, o Santa Cruz devia era trazer alguns jogos oficiais para cá”.

Entregamos nosso quilo de alimento. A moça que recebeu era uma simpatia. Loira, cabelo escorrido, educada, de sorriso lindo.  Logo atrás dela, Samarone fazia umas perguntas a Chiquinho.

Entramos no estádio. A primeira figura que vejo é Alex Micrurus. Micrurus é da velha guarda desse Blog. Passava o dia comentando.

Ficamos por ali. Eu, Esequias e Micrurus. Depois chegou Samarone. Em seguida chegou Chacrota e sua esposa.

Estava formada a mesa redonda.

Nosso esquadrão jogava com Julio César no gol, Vitor, Bruno Silva, Jaime,  o garoto Eduardo, Wellington César, David, Thomás, Primão, Barbion e outro que ninguém sabia o nome.

Esse que ninguém sabia o nome era o atacante. Ainda meio fora de ritmo, o Sem Nome até que jogou bem. Sofreu um penalti. Thomás puxou a responsabilidade e bateu com convicção. Goleiro prum lado, bola no meio do gol.

Apostaria que esse Thomás vai se tornar nosso ídolo. Inclusive um senhor que estava perto da gente disse: “já temos um novo João Paulo”.

Primão é um Renatinho bem mais incorpado e bem mais objetivo. Barion teve uma atuação discreta, mas deu para notar que tem bola.

Na cabeça de área, a dupla Wellington César e David estava bem encaixada. David deu uma farrapada, WC cobriu bem.

Pelo visto, Julio César já caiu nas graças da torcida. Coitado de Thiago Cardoso. Se for pelo treino de hoje, nosso ex-goleiro será esquecido rapidinho.  JC fez uma defesa quase monumental e a torcida foi ao delírio. Até o “ão, ão, ão, meu goleiro é paredão” a Inferno puxou.

A diferença entre Julio César e TC é básica: JC sabe sair do gol, sabe sair jogando e sabe pegar penati.

A zaga esteve tranquila. O Jaime é meio tronxo mas deu uma cabeçada fulminante e a bola caprichosamente bateu no travessão. O Bruno Sérgio também esteve bem. Tranquilo e calmo.

Gostei de ver o garoto Eduardo na lateral esquerda. Se tiverem paciência e souberem fazer, daqui a algum tempo, este rapaz pode ser titular da nossa lateral. Precisa pegar mais massa muscular e mais cancha.

Vitor jogou a mesma coisa de sempre. Um rapaz junto da gente falou: não sei como é que Nininho é banco desse Vítor.

Na frente de Vitor, eu não sei. Mas na frente daquele Mário Sérgio, com certeza.

O bom do futebol é isso. Amor, paixão e opiniões diversas.

No segundo tempo, finalmente o argentino fez sua estreia. Começou na lateral esquerda, depois inverteu a posição com Nininho.

Duas gratas surpresas. O argentino joga bem. E Nininho jogou um bolão. E o melhor, os dois jogaram tanto na direita , quanto na esquerda.

Mas surpresa maior foi ver que já temos um time para estrear na temporada.

E ao final do jogo a Inferno cantou: oh, o tricolor voltou, o tricolor voltou….

Foi do caralho!

ps: a foto aí, foi feita por Esequias Pierre.

 

Author: Gerrá da Zabumba

Share This Post On

55 Comments

  1. Que bom ver os comentários de vocês sobre o jogo treino de ontem. Nosso 2017 está apenas começando e quem sabe não montamos um time forte como grupo, como conjunto, sem aquela de esperar por esse ou aquele jogador individualmente.

    Se o Bady vier para meia vai acrescentar muito, ainda precisamos daquele jogador de lado de campo, de velocidade, de outro homem de área (apesar que gostei do desempenho do jovem Alessandro que fez três gols na Copinha), um goleiro para fazer sombra a Júlio César e mais um volante de marcação.

    Dia 21 estarei no Arruda pra ver meu time de perto.

    Post a Reply
  2. Para os que conseguiram assistir as partidas nossa da Copa SP, será que apareceu algum lá do sub-20 com expectativa de futuro no Santa?

    Queria ver meu tricolor com pelo menos 50% do time com jogadores formados na base mas claro desde que estejam correspondendo!

    Post a Reply
    • O meia Pequeno tem talento. Se for bem trabalhado, pode ser muito útil. A dupla de ataque Robinho e Alessandro e o lat. esquerdo Pablo.

      Post a Reply
      • Além de Pequeno (um bom meia e dribla com facilidade), a dupla de ataque Robinho (atacante rápido e habilidoso) e Alessandro (homem de área típico, boa estatura e mostrou habilidade com a bola nos pés, além disso mostrou oportunismo, fez três gols em três jogos na competição), gostei também do lateral esquerdo Pablo, do zagueiro Tawan e do goleiro também, ele teve boas atuações e mostrou que com um pouco mais de experiência pode sim ser aproveitado no elenco profissional.

        Post a Reply
  3. É foda! Eu ainda tô puto por causa da mal campanha na seriÁ e do rebaixamento. Mas, quando vejo esse tipo de movimento da nossa torcida, leio essas crônicas, bato papo com os amigos tricolores, a paixão reacende e sei que logo logo estarei de volta ao arrudão, vibrando, gritando, xingando e sofrendo com esse time. Mesmo descontente com a diretoria do clube, sempre apoiarei o Santa Cruz.

    Post a Reply
  4. Agora temos batedores de falta: Léo Costa, Anderson Salles, Primão. E Roberto no ano passado tava tentando e fez gol no Grêmio.

    Post a Reply
    • É verdade Coral, ano passado falta a favor do Santa Cruz era sinônimo de NADA. E hoje no futebol você não pode abrir mão de ter uma bola parada forte.

      Post a Reply
  5. o vinícius eutrópio sabe montar time!

    Post a Reply
  6. Depois de um longo tempo, volto a comentar. Já que foi falando sobre parte do elenco que conseguiu se alocar em equipes de série A, vamos agora fazer uma análise dos demais membros do elenco para a temporada 2017.
    Goleiros
    Edson Kolln: Linense, clube sem divisão
    Laterais
    Mário Sérgio: não há clube interessado.
    Allan Vieira: Fortaleza, série C.
    Zagueiros
    Luan Peres: não há clube interessado.
    Wellington: Mirassol, clube sem divisão.
    Meio-de-campo:
    Marcinho: não há clube interessado.
    Mazinho: não há clube interessado.
    Renatinho: Linense, clube sem divisão.
    Danilo Pires: sondado pelo CSA, série C, mas não houve acerto.
    Atacantes:
    Ítalo Borges: não há clube interessado.
    Matias Pisano: não há clube interessado.
    Wagner: Caxias, clube sem divisão.
    Marion: América – MG, série B.
    Wallyson: Vila Nova, série B.

    Post a Reply
  7. Nosso elenco, na temporada passada, não tinha nível sequer de série C. O clube trouxe jogadores sem mercado a peso de ouro, o rebaixamento foi fruto dessa má gestão.
    A solução é simples; profissionalismo. De todo esse tempo que eu acompanho o Santa Cruz, a única vez que eu escutei alguma promessa de profissionalismo foi na candidatura de Joaquim Bezerra. A promessa era que os jogadores viriam com cláusula contratual de produtividade, ou seja, receberiam um salário integral caso fossem relacionados. Caso ficassem encostados, receberiam apenas um salário base baixo enquanto seus respectivos empresários procurariam um outro clube.
    Isso ocorre em qualquer ramo empresarial, o salário do funcionário depende das metas alcançadas. Assim, o funcionário almoça no balcão da loja, vai trabalhar nos finais de semana, com dengue, zika e etc porque sabe que seu salário depende das metas que a empresa alcançar.
    No caso do Santa Cruz, vários desses atletas que apenas fizeram número, provavelmente, receberão indenizações milionárias quando acionarem o clube na justiça.

    Post a Reply
    • O time TITULAR do Santa ano passado era um time, com algumas exceções, até relativamente bom.

      O grande problema foram os reservas bem abaixo do rendimento dos titulares aí quando precisava ter a reposição o nível caia muito.

      Sem contar a bronca dos salários atrasados.

      Se tivéssemos conseguido manter a base do time titular do ano passado, e com salários em dia, eu penso que seríamos um dos favoritos a subir novamente pra série A.

      Post a Reply
      • o time era bom e o treinador era ótimo, no meu entendimento, mas quando faltou salário o treinador perdeu a moral pra fazer o time treinar pesado. e o time passou a fazer corpo mole.
        salário atrasado. simples assim.

        Post a Reply
        • Em partes, lembre que as indicações (nao sabemos se 3as ou 4as) foram do treinador, que não tem conhecimento/relacionamento bom no mercado brasileiro.
          Uma diretoria de futebol mais experiente ou um gestor de futebol profissional e minimamente competente não teriam caído no erro cometido nesse em 2016.

          Moral da historia, se nao tem gestao de futebol profissional contrate técnico safo e bem relacionado no mercado como Zé Teodoro ou (aparentemente) Eutrópio. Pelo menos esse ano começou sem o risco no ano passado.

          Post a Reply
          • Não entendo o torcedor, culpa a gestão por não termos permanecido na série A, mas vamos aos fatos:

            1 – Houveram falhas da direção de futebol sim, mas ao meu ver são falhas que não comprometeram o time por si só, pois a qualidade do banco depende de quanto o clube possui para contratar;

            2 – Tivemos os recursos para pagamento de salários e outros afazeres bloqueados pela justiça, fato que fragilizou a relação clube e atletas;

            3 – A torcida apareceu no campo, NÃO… deixou e muito a desejar a presença do torcedor do Santa Cruz no ano passado. Na verdade em 2015 na série B tb não foi lá essas coisas e olha que tivemos ingresso quase de graça;

            4 – A torcida ajudou o clube se associando, NÃO. Atualmente resido em Brasília e pago minhas mensalidades. Sei que a crise ta braba, mas não eh possível que não possa ajudar com R$ 10,00 por mês;

            5 – O Elenco era de terceira divisão, mas atualmente daquele elenco oito estão em times da série A, sendo que cinco em times que vão jogar a libertadores. Além de dois jogadores que foram para o oriente médio;

            Enfim, as vezes é mais fácil apontar o defeito do outro sem fazer uma análise simples do que tentar perceber a realidade e se movimentar para tentar melhorar.

    • Ah, e querer penalizar o profissional com redução salarial por estar encostado é no mínimo sacanagem. Imagina se eu aceitaria assinar um contrato assim. É importante lembrar que salário é diferente de bonificação por produtividade, o salário é fixo e você recebe extra por estar produzindo além do que a empresa te paga para produzir mensalmente.
      Não vamos transformar o santa cruz numa empresa de exploração do trabalhador, vamos humanizar a relação de trabalho pois assim melhora a qualidade do serviço prestado e a vontade do sujeito em fazer parte deste clube.
      O clube atrasou salário e olha o que aconteceu…

      Post a Reply
  8. VAMOS AJUDAR A CONSTRUIR NOSSO CT!
    Realmente começamos a construção do CT. Nós, hoje, já temos um projeto que demos início à execução. O primeiro passo foi a terraplanagem e a demarcação planialtimétrica do que vai ser construído. Várias máquinas estão operando e nivelando por completo a área onde vamos reerguer o centro de treinamento. Estamos preparando o chão para fazer o primeiro gramado”, detalhou ALN.

    O projeto do CT Ninho das Cobras Rodolfo Aguiar, em homenagem ao ex-presidente que dirigiu o clube entre os anos de 1979 e 80, prevê o levantamento de três campos oficiais. A Comissão Patrimonial espera não parar mais o trabalho, porém existem problemas financeiros para dar continuidade. Como não tem dinheiro para a construção, Antônio Luiz Neto avisou que só pode concluir o projeto com a ajuda da torcida. Ele ainda lembrou que no ano passado João Caixero doou toda a renda arrecadada com as vendas do seu livro “Sou Santa Cruz de Corpo e Alma”, que custava R$ 1.000,00, para que a obra fosse iniciada.

    “Para fazer o primeiro campo, precisamos de recursos. Hoje, nós estamos operando com recursos da arrecadação da Comissão Patrimonial e também, fundamentalmente, com o dinheiro do livro ‘Santa Cruz de Corpo e Alma’, que foi recentemente lançado por João Caixero de Vasconcelos, membro da comissão. Ele doou toda a arrecadação desse livro. Mesmo assim, precisamos da colaboração da torcida para a construção do primeiro campo e a obra deve começar daqui a dois meses. É claro que isso vai ser feito com a participação da torcida. O Santa Cruz não tem recursos para fazer essa obra de forma própria e precisamos do torcedor”, acentuou.

    A ideia do clube é fazer várias ações colaborativas com os torcedores para que fundos sejam arrecadados. Ainda este mês, o Santa Cruz deve lançar campanhas de ajuda para a construção do tão sonhado centro de treinamento.

    “Ainda estamos fazendo um estudo. Nele a gente contempla diversas formas de arrecadação. Entre elas, alguns eventos onde o torcedor possa se deslocar até a área do CT e se entusiasmar para fazer a sua doação. Também terão objetos que vão poder ser adquiridos pelo torcedor, que pode levar como lembrança o projeto do centro de treinamento. Vamos fazer feijoadas com a presença dos torcedores e também deveremos fazer o lançamento de sócio patrimonial do clube. Você adquire seu título e fica sócio eternamente com o título patrimonial”, explicou Antônio Luiz Neto.

    No ano de 2012, na gestão do presidente Antônio Luiz Neto, o Santa Cruz adquiriu em março o terreno de 10 hectares com parte da verba da venda do atacante Gilberto ao Internacional-RS. A conclusão da obra foi uma das promessas não cumpridas pelo presidente Alírio Moraes no começo de sua gestão (há dois anos). Ele pretendia deixar o CT pronto até o fim de 2015, no entanto esbarrou em dificuldades financeiras que impediram o avanço do projeto.

    BEM, EU POBRE QUE SOU, A DURAS PENAS, COMPREI O LIVRO,ESPERO QUE POSSA, TB AJUDAR!

    E LEMBRANDO QUE A COMISSÃO ESTA ESTUDANDO OUTRAS FORMAS DE AJUDA…

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMO ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

    Post a Reply
  9. Santa anuncia Eli Carlos e notícias de bastidores dizem que alguns funcionários já foram chamados para rescisão de contrato para enxugar a máquina.

    Post a Reply
    • Não sei como está no momento, mas, de todo modo, acho uma boa contratação.

      Vamos Santa !!!

      Post a Reply
  10. No papel, o Santa está formando um time bem razoável. Vamos ver se dá liga e se os caras se motivam. Zé Carlos tá mais gordo do que filho de ladrão quando o pai tá solto. Tomara que se motive e baixe o lombo. O receio é que aconteça o que Tostão comentou um dia desses: estarmos contratando jogadores com passado, mas sem presente. Tomara, mais uma vez, que estejam, como o Barbio e outros (se aplica ao Eli Carlos) em busca de uma oportunidade para voltar a aparecer no futebol. Nesse caso, pesa muito o extra-campo.
    O comentário Sydnei Lima deu uma ótima ideia das perebas que contratamos o ano passado. A maioria sem clube interessado, ou seja, não eram de fato jogadores de futebol. Quem lucrou com isso?

    Post a Reply
  11. Wlad, a idéia de levar o torcedor ao CT para ele se “entusiasmar” escrevi há uns 3 anos.

    O cara “ver o negócio andar” empolga. Dá a impressão que o dinheiro não tá indo pro limbo.

    Sobre a terraplanagem, já que começou que termine, mas, a princípio, ela não seria necessária. Era só fazer o campo em níveis diferentes (vejam as imagens aéreas da Cidade do Galo), onde para chegar a algum campo sobe ou desce escadas… bem, já foi.

    Espero que saia.

    Vou ver que campanhas serão essas. Colocar o nome de cada torcedor em algum lugar do CT (uma parede apenas pra isso) com a lista dos colaboradores é um caminho.

    Avante Santa!!!

    Saudações Corais

    Post a Reply
    • Ricardo,
      Não conheço o CT do Galo, mas, já vi fotos do nosso. Pelo relevo de Minas, é bem provável que os desníveis de lá sejam bem maiores que os de cá, o que tornaria inviável a terraplenagem lá. Acredito que por aqui essa questão foi estudada.

      Vamos Santa !!!

      Post a Reply
    • Dear Ricardo

      Como estás?

      A um tempo atrás, quando estava sendo feita a reforma da faixada da sede, quem comandou foi um torcedor, Paulo Pedro (engenheiro), o qual eu o conheço.

      A ideia era o torcedor colaborar com X e ter sua foto em um painel que seria colocado em frente a sede.

      Não sei porque não vingou, mas seria uma boa fazer isto no CT.

      Fica a sugestão.

      Post a Reply
      • Maiela, se não estou confundindo, o painel com as fotos chegou a ser colocado lá. Era algo simples impresso em lona, acho, e com o tempo desbotou e foi removido. Acho também que o que foi apurado naquela campanha não foi o esperado, visto que muito ficou por fazer (maior parte das calçadas das ruas laterais, melhor acabamento na fachada, iluminação externa, etc) e foi feito o que foi possível. Com louvor, diga-se.

        Para o CT, penso que deva ser algo maior e a campanha mais organizada. Tem que ver um jeito do torcedor ter certeza que sua doação está sendo usada para compra de material, nem que um lista do que for necessário seja publicada e os doadores façam a compra e entreguem no Arruda (ou mandem entregar no CT) o que assumirem como sua colaboração. “TIPO LISTA DE CASAMENTO” 🙂

        Post a Reply
  12. Quando merece se elogia. As contratações parecem boas, melhores que as do ano passado. Por falar em CT, fica aqui um ideia. Se ALN está recuperando o gramado do Arruda, fazendo outras melhorias, porque então não preservar o gramado ? Como seria ? . Acordando essa diretoria, a qual deveria, URGENTEMENTE , FAZER UM CONVÊNIO com a Prefeitura de Olinda, mediante uma contraprestação de pequenas melhorias do estádio Grito da República, e fazer os seus treinamentos lá durante todo este ano, ou até que possa utilizar um dos campos do novo CT. O que custaria a essa diretoria tentar fazer isso ? Será que já pensaram nisso ? Que adianta melhorar o gramado do Arruda se o time vai voltar a treinar lá ? Deve o “presidente” do Santa sair do seu gabinete e tentar junto àquela prefeitura esse convênio. Por quê não ?

    Post a Reply
    • Essa ideia de utilizar o estádio de Olinda como CT provisório me parece muito boa.

      Post a Reply
    • O GRAMADO DO ARRUDA ESTÁ SENDO PREPARADO PARA O TIME JOGAR OS CAMPEONATOS, POIS TREINANDO, JOGANDO, NAO DÁ PARA REFORMAR!

      SIMPLES ASSIM!

      Post a Reply
    • Pelo que eu lembro na época que divulgou que a pré-temporada seria em Olinda. O presidente falou algo a respeito sobre a possibilidade de uma parceria pra utilizar o espaço durante a temporada.

      Post a Reply
  13. PASSANDO AQUI PARA OPINAR HUMILDEMENTE, SOBRE ELICARLOS… JOGADOR DE MARCAÇÃO, SAI BEM COM A BOLA, TEM PROBLEMAS DE GRUPO, E SALARIOS, MAS, JÁ TRABALHOU COM O TREINADOR…

    JOGADOR CARO, ACREDITO QUE ELE, JULIO CESAR E ZE CARLOS, SEJAM OS SALARIOS MAIS ALTOS….

    E OBSERVEM QUE UM RADIALISTA DAQUI FALOU:

    O atleta foi muito cobiçado neste período de negociações, mas pesou a sua vontade de vestir a camisa coral. Foi fundamental, também, a habilidade da diretoria e do técnico
    Vinícius Eutrópio em garantir a contratação.

    E OBSERVEM QUE FOI UM DOS RADIALISTAS, BURRO NEGRO, QUE MAIS DETONAM O SANTA CRUZ, welington araujo…

    NO MAIS, AGUARDANDO DIA DO AMISTOSO CONTRA O MAESSSANDU….

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE… TU ÉS A RAZÃO DA MINHA VIDA!

    Post a Reply
  14. gente eu sou pernambucano, nasci no recife e moro atualmente em Boa vista/ Roraima. Fiquei muito irritado com descida do santa cruz para segunda divisão, porém, eu vejo que um clube que passou dez anos sem disputar uma primeira divisão é complicado, tendo em vista que nas décadas de 70 e 80e 90 você ainda encontrava jogadores que jogavam por mor ao clube, porém, hoje você nâo tem mais isso, eu creio que o que foi tratado sobre o que grafite fez, dando entrevistas e detonando o clube foi deploravel, nós somos da mesma família a roupa suja tem que ser lavada em casa e não expondo ou melhor escancarando mais os problemas para que todos saibam, pois, o que ele fez ele se queimou com toda a torcida do santa cruz, tendo em vista que ele não só falou mal de uma pessoa ou dirigente, ele falou mal da instituição santa cruz que não pode ser maculado,falhas a diretoria cometeu, porém, quem não erra, lembrando que nos ultimos anos nós ganhamos tudo em pernambuco, e vou avisa-los que o santa cruz não vai demorar muito e vai ser campeão Brasileiro, pois, já vem amadurecendo títulos, década de setenta, oitenta, agora fomos vice campeão da serie d, campeão da serie c e vice da b sem estrutura, sem ct, sem grandes patrocinios etc… estamos no caminho certo, o time pelo menos o que se desenha é bom e vai surpreender no campeonato pernambucano e copa do nordeste, sula e coba do brasil e serie b, agora o que nós precisamos é bater o pé quanto a rede globo e suas cotas vergonhosas para com o santa foi o único clube da serie a com a menos cota, é lamentável,eu vejo com bons olhos esse trabalho de renovação, tanto os jogadores da base quanto os jogadores desconhecidos, e nós temos que entender uma coisa na decada de 70 à 90 os jogadoes eram todos de uma mesma serie, e os times fortes que formamos foram com jogadores da base e da região e até mesmo desconhecido, aqui ali havia uma contratação de um jogador de nome e sempre fomos os melhores em tudo, a coisa da ilha da fantasia não quer sonhar em ver o santa cruz crescendo mais do que já cresceu, pois, eles acham que são os melhores, porém, nao sabem que por mais que eles cresçam não chegam ao nível do santa cru atual, pois, sem estrutura financeira n´s estamos ganhando tudo, imaginem com uma estrutura bom e bem consolidada, parabéns ao blog do santinha e gosto muito quando dizem à todos os torcedores do santa cruz das bandas do arruda,vamos nos unir e levantar o santa cruz, pois, este clube é o mais querido das multidões, nós não aparecemos nas pesquisas como as maiores, porém, nós somos a maior do norte e nordeste do Brasil, que o E terno Deus de israel nos abençõe e possamos está focados em ter o clube longe dos gafanhotos devoradores e fiscalizarmos o nosso clube das multidões.

    Post a Reply
  15. Pessoal. vou levantar um tema altamente polêmico aqui: a fusão de Santa Cruz e Náutico num único clube. Quando uma empresa está em dificuldades financeiras, seja pelo nível de endividamento, seja para aumentar seu mercado, uma das alternativas existentes é a fusão com outra empresa do setor. Em relação ao futebol, a coisa não é fácil de acontecer, mas existem alguns casos na história, como o do Paraná.
    Bom, em relação ao Santa Cruz e Náutico, vejo como vantagens de uma fusão, as seguintes:
    – O novo clube teria um CT que seria o atual do Náutico e um estádio que seria o Arruda. Com isso, os aflitos poderia ser vendido e a grana utilizadas para tornar essas duas instalações de 1o mundo, bem como, abater o passivo herdado pelo novo clube;
    – Levando em consideração as últimas pesquisas que colocam a coisa detentora de 2,5 milhões de torcedores, o Santa com 1,5 milhão e o Náutico com 800 mil, com a fusão passaríamos a ter, pelo menos, a metade dos torcedores da capital e do Estado, fazendo com que aumentássemos o nosso poder de barganha com as emissoras de TV, podendo pleitear uma cota bem superior a atual do 2 clubes;
    – O público nos estádios teria uma média bem superior a atual, podendo chegar acima de 30.000 por partida facilmente, mesclando torcedores de baixa renda com alta renda;
    – Poderia ocorrer uma sinergia interessante com a fusão das lideranças políticas de ambos os clubes, bem como a união dos conselhos deliberativos, tornando o novo clube bem mais consistente politicamente;

    E qual seria a denominação do novo clube? Visando manter as tradições de ambos, poderia ser, por exemplo, Santa Cruz Futebol Clube Náutico Capibaribe (SCFCNC). Mas independente de nome que poderia ser trabalhado com calma pelos clubes, o mais importante seria o surgimento de uma nova força do futebol regional e nacional, podendo rivalizar de igual para igual com os clubes detentores de grandes cotas de TV, ou seja, seria uma excelente alternativa para ambos os clubes diminuírem o GAP atual existente para outros clubes que parecem difíceis, quase impossíveis de serem vencidos na situação atual de ambos.

    Que acham?

    Post a Reply
    • MEU AMIGO, GOSTEI DO COMENTÁRIO/PROVOCAÇÃO

      Moro na Madalena e sou de uma época q ia a decisões na Ilha do Chié, envolvendo o Glorioso SCFC e o clubeco da Ilha do mangue e o estádio era tomado por 55 a 65 % de Santacruzenses. Torcedor negro da coisa se “contava aos dedos”.

      Sofria “bulling” no Colégio São Luiz (da Ordem Marista, na av Rui Barbosa) por torcedores da coisa (ñ eram das barbies ñ): “pô, v é branco e torce por um time de pretos”!

      Trinta a quarenta anos depois, o q se vê é bem diferente.
      Ñ vou me alongar mas hj recebi um colchão de casal e, meia hora depois, um colchão de solteiros, adquiridos pela internet. Em ambos os casos falei: “Muito obrigado, bom fim-de-semana” e, educadamente, recebi a resposta. Mas, ao final, qdo acrescentei: “Saudações tricolores” fui logo “revidado”; ‘Aí ñ, tô fora”. Por quatro negros (dois em cada entrega).

      SaudaSanta

      Post a Reply
  16. TÔ AQUI, PRA LÁ DE BAGDÁ, OUVINDO O GRANDE SANTACRUZENSE JACKSON DO BANDEIRO.

    Paraibano veio macho da peste, filho de pernambucana, só torcia pra Clubes do Povão: Treze, Santa Cruz, Corinthians, Atlético Mineiro e, por aí vai.

    Os tempos são outros: o vi cantar num caminhão da Rádio Jornal, no Mercado da Madalena! UM A UM, Cabo Tenório, Forró em Limoeiro, Mulher do Aníbal, etc.

    E, em termos de frevo é covardia: 99% tudo era santacruzenses: Nelson Ferreira, Capiba, Luiz Bandeira (“Voltei Recife”), etc, etc, etc e hj André Rios (irmão do Alírio Moraes), Maestro Forró, Maestro Spock e por aí afora.

    SaudaSanta

    Post a Reply
  17. CULPADO DISTO TUDO EM PERNAMBUCO: os FDP DA LEF

    SaudaSanta

    Post a Reply
  18. CARNAVAL TÁ CHEGANDO, SEGUNDO MEU FINADO PAI, SANTACRUZENSE “CARNE DE GATO”, ” A MAIOR FESTA DO MUNDO”!

    E quem ñ gosta de frevo, bom sujeito ñ é, ou é ruim da cabeça ou OU DOENTE DO PÉ”

    E Salve o Bi-Campeão do NE e o TRI de PE, de volta à elite!

    SaudaSanta

    Post a Reply
    • APESAR DE ADORAR O FREVO, POR MOTIVOS PROFISSIONAIS, PASSEI VÁRIOS CARNAVAIS, NO RJ: bairro do BOTAFOGO.

      E, na séde do Mourisco (do Botafogo de FR), ñ perdia um ensaio da Portela (para os Turistas). Em Nadureira, tinha o Portelão.

      Passei tb a gostar do samba.

      SaudaSanta

      Post a Reply
    • Caro Arnildo, acompanho vossa excelência desde o blog da série B, local onde os santacruzenses trocavam idéias com torcedores de outros clubes mesmo antes do Blog do Santinha (já vão quantos? 12, 13 anos?).
      Lembro que o senhor “assinava” Tricolor Carne de Gato e publicou um certo manifesto contra os privilégios e maracutaias que o clube da madalenas já fazia uso desde os idos de 1950 em detrimento do Santa e outros competidores.
      Permita-me pedir que não sumas mais desse convívio bloguístico, ó guardião das hostes corais!

      Post a Reply
      • CORAL,

        Muito obrigado por tamanha deferência. É q está faltando muita inspiração ultimamente pra escrever por estas bandas. Tô dando um tempo. Mas, voltarei sim. Um abração pra v e saudações Santacruzenses.

        SaudaSanta

        Post a Reply
  19. MUDANDO DE ASSUNTO: Terá treino do ” Mais Querido” hj à tarde em Olinda ?

    SaudaSanta

    Post a Reply
  20. Simplesmente emocionante a declaração de despedida de DANNY MORAES no facebook. Este sim saiu pela frente da casa e terá eternamente meu respeito e admiração como profissional.

    “Foi INTENSO. Intenso nas derrotas e muito mais nas vitórias.
    Não achei que ia ser tão difícil me despedir de um clube. Quando cheguei me diziam que eu ia adorar o SANTA, que o Santa era diferente. Mas por que diferente?
    Diferente porque tem profissionais que fazem as coisas com paixão, mesmo sendo seu ganha pão.
    Diferente porque chega nas decisões e ganha, independente de time ou estrutura.
    Diferente porque eu nunca tinha visto 600 mil torcedores na rua como no acesso à série A.
    Enfim, pra mim foi muito diferente…
    Só posso agradecer por tudo o que eu vivi. Saio em busca de um novo objetivo e um projeto de vida. Erros acontecem e sempre vão acontecer, mas podem ter certeza de que toda vez que representei o SANTA, dentro ou fora de campo, foi com todas as forças que eu tinha e em busca de um SANTA melhor.
    Da mesma maneira que entramos pra história do clube, o SANTA jamais sairá da minha vida.

    DANNY MORAIS”

    https://www.facebook.com/Danny-Morais-211340645658480/

    Post a Reply
    • REALMENTE, MUITO LINDO E EMOCIONADA ESTA DECLARAÇÃO DO DANNY MORAIS À RESPEITO DO “MAIS QUERIDO”.

      Faz por merecer uma placa, nas dependências das Repúblicas Independentes do Arruda”.

      SaudaSanta

      Post a Reply
  21. O DIÁRIO DE PERNAMBUCO deste fim de semana,

    trás uma explicação clara do porque do triunvirato Coisa dos Infernos, Vivctória da Bahia e o Baêa, esnobarem os Clubes do Sul impedindo, respectivamente, a saída de jogadores tais como um Diego Souza e um Rithely da vida (no caso da coisa), Marinho (pelo Vitória/BA) e Juninho do Baêa, pra times do Sul e Centro-Sul do País: COTAS DE TV + per-per view (Coisa 87,6 milhões, Victória 52,2 e Baêa 89,2! Tudo consequência da herança do famigerado C13!

    O Abel Braga ficou indignado pelo fato do volante Matheus Sales ter optado pelo Baêa (e ñ o Fluminense), como tb o meia Dátalo q preferiu o Vitória ao Time das Laranjeiras.

    Deixa claro o “abismo” financeiro qdo compara essas cotas da coisa em relação ao Santa Cruz (5,8 vezes) , maior até a diferença do Cruzeiro (maior receita financeira do Brasil em 2015) pra coisa (4,1 vez).

    Procurem ler todo o texto do jornal pra ver os detalhes (ñ sei se essa reportagem está disponível, também, na internet). Lá tá explicadinho o fato do SCFC ñ ter conseguido segurar NINGUÉM, contracenando com toda esnobação da coisa, como tb ñ ter podido ter tirado proveito na venda do Keno (uma das maiores revelações deste Nacional), etc, etc.

    É, assim é facílimo fazer futebol!

    SaudaSanta

    Post a Reply
  22. PÔ, liberem meus comentários “censurados” por favor. Principalmente aquele a respeito da matéria do DP de hj a respeito da consequência do “extinto” C13! Cotas de Pay Per View, etc.

    Post a Reply
    • Pois é Arnildo e o mais revoltante é essa parte:

      Além disso, a canetada da Conmebol, que o tirou da Copa Sul-Americana (onde tinha vaga como campeão nordestino) custou mais R$ 791 mil, considerando a cotação atual sobre a cota da primeira fase do torneio, de US$ 250 mil. Para completar, a CBF tentou consolar o clube com uma pré-classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. Porém, ainda que já largue ganhando R$ 880 mil (e possa ganhar R$ 1 mi caso avance no primeiro mata-mata), o Santa não tem direito às premiações das quatro fases anteriores, que somariam R$ 1,995 milhão.

      Se a Liga do NE junto ocm a CBF não fizer algo a respeito(pelo menos financeiramente) vão acabar(mais uma vez!) com a Copa do NE que vai ficar cada vez mais desperestigiada!

      OBS:E nossa projeção MÁXIMA não chega nem na metade da projeção MÍNIMA dos 3 “herdeiros” DO C13(20)!

      Post a Reply
      • É MEU AMIGO, FAZER FUTEBOL COM $ NO BOLSO, É FÁCIL! FACÍLIMO.

        SaudaSanta

        Post a Reply
  23. TEM UM TEXTO AINDA MELHOR Á RESPEITO, NO DP (jornal em papel), DESTE FIM DE SEMANA.

    SaudaSanta

    Post a Reply
  24. Caso Inácio leia esse comentário, fica a sugestão que não passem esse ano sem entregar o troféu Chico Science e o entreguem para o vencedor da disputa do troféu Asa Branca. Quem ganhar a disputa esse ano leva os dois.

    Só não vale se for um troféu comprado em loja. Um artesão competente faz um troféu decente até sábado tranquilo, com inspiração em Chico Science.

    Post a Reply
  25. Após o final de semana, o Santa Cruz retornou aos treinos nesta segunda-feira, no Estádio Grito da República.

    As novidades ficaram por conta da montagem do time titular.

    O técnico Vinícius Eutrópio alterou três peças na equipe principal.

    O Santa treinou com Júlio César, Vítor, Jaime, Bruno Silva e Eduardo; Elicarlos, David e Thiago Primão; Thomás, Éverton Santos e Zé Carlos.

    Sendo assim, entraram na equipe Elicarlos, Éverton Santos e Zé Carlos nas vagas de Wellington Cézar, William Barbio e André.

    Post a Reply
  26. Saudades do Arruda…

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *