Oh, oh, oh, esse mundo é tricolor

Por um bom tempo, isso aqui foi o bar onde vários se encontravam para vibrar, cornetar, reclamar, marcar encontros, resenhar, comemorar as vitórias, chorar os fracassos. Aqui se discutia, aqui se fazia amizades. Inácio, Samarone, João Valadares, J., Chiló, Emília, Fred Arruda, Eduardo Ramos, Dani Tricolor, Arnildo Ananias, os Azevedos, Marcelo Beltrão, Hélio Mattos, Andrézinho, Galdino, Edward, El Cabron, Cel Peçonha, Coral, Tricolor Arretado, entre tantos e tantas outras figuras apaixonadas pelo Santa Cruz. Faltaria espaço para escrever o nome de todos.

E foi neste Blog que conheci Alexandre, o Papa-Defunto. Faz tempo que ele mora longe. Do Arruda para casa dele, são quase 1.250 KM de distância.

Quando a conversa é o Santa Cruz, ele nunca nega fogo. Alexandre já montou consulado na casa dele, lá em Vitória da Conquista. Estampou o escudo do Santa Cruz na porta da sua caminhonete. Tatuou nosso símbolo maior no ombro. E se estamos precisando de apoio, ele pega a estrada e vem jogar junto com o clube do coração.

Certa vez, a gente se encontrou lá no Rio Grande do Norte, em Goianinha. Era pela sericê, em 2013. Alexandre nem passou no Recife, foi de Conquista direto para lá. Vencemos aquela partida por 3 a 1.

Terça-feira, era umas oito e vinte da noite, Alexandre me chama pelo zap.

“Boa noite amigo Gerrá”.

“Fala, meu nobre”. “Manda”. Eu respondi.

“Como estão as coisas?”. “E a família ?”. “Tô subindo o morro”. “Vou pra Recife, buscar 6 pontos”.  “Amanhã pego o carro e vou pra estrada”. “Mala pronta”.

Na quarta-feira de manhã, o Papa-Defunto jogou a bagagem no carro e pegou a 116. Veio cortando a Bahia. Passou por Jequié, subiu deserto acima até Feira de Santana. Deu uma paradinha pra esticar a coluna, esvaziar a bexiga e encher o bucho.  Lembro da vez que fiz esse roteiro, sendo ao contrário, daqui para lá. Saímos de ônibus do Recife para Belo Horizonte. Em Jequié, paramos. Era mês de novembro. Até aquele dia, eu nunca tinha visto calor daquele tamanho. Não sei se hoje melhorou, mas era um calor dos infernos.

Sim, voltemos para viagem de Alexandre.

De Feira, nosso exilado seguiu caminho. Passou por Serrinha,  continuou em frente, virou à direita, chegou em Jeremoabo. Os jeremoabeiros que me perdoem, mas confesso que nunca havia escutado falar nessa cidade. Sei que Jeremoabo fica já próximo de Paulo Afonso. E de Paulo Afonso para Pernambuco é um salto.

Fico imaginando a ansiedade de um cabra que mora no sul da Bahia e que vem visitar a terra querida para ver o jogo do Santa Cruz. Quando chega em Paulo Afonso é bem capaz de querer pegar um avião pra chegar mais rápido.

Não havia entendido o motivo desse roteiro. Por que ele não vinha pelo litoral. Curtindo a brisa, tomando uns banhos de mar e limpando a vista. “vou passar em afogados da ingazeira, desvio 300 km a mais, dar um abraço num amigo tricolor que veio do Acre e está morando lá. conheci pelo blog do santinha. Edmundo”.

Hoje, Alexandre me mandou um áudio. Já estava em Afogados da Ingazeira proseando com Edmundo. No aúdio, Edmundo falou que conhece um grande amigo meu, Boba. “Fui vizinho de um amigo seu, Boba. Eu pegava carona com o pai dele para ir para o colégio São Bento”.

Minha reação foi simplesmente dizer: caralho.

Eu conheço um cara que mora em Vitória da Conquista, que conhece um sujeito que vive em Afogados da Ingazeira, que este sujeito quando era adolescente pegava carona com o pai de um amigo meu. E todos são Tricolores Corais Santacruzenses das bandas do Arruda.

Na boa, esse mundo realmente é preto-branco-encarnado.

Author: Gerrá da Zabumba

Share This Post On

76 Comments

  1. Gerrá, obrigado pela lembrança! Saudades das Quintas-Santas, que começou com Andrezinho (Andre Tricolor Virtual), Franklin e ducaldo, em uma noite de muita chuva. E eu fui.

    Dois fatos com Alexandre do Caixão, ou Papa-Defunto para os mais íntimos:
    1. Em 2013, peguei um táxi no aeroporto, e na conversa com o motorista, falei que eu estava vindo de Vitória da Conquista. Ele me disse que tinha um irmão que morava lá. Advinhou quem era este irmão? O amigo Alexandre!
    2. Assisti um jogo do nosso Santa Cruz, em 2012 ou 2013, ao lado de Alexandre e do filho dele. Simulei que eu estava contando quantos Tricolores estavam no Arruda, e não me recordo muito bem se eu disse que haviam 14.457 Tricolores (o número não foi este mas foi perto deste), e errei por menos de 200 torcedores. O filho de Alexandre perguntou ao pai como é que eu conseguia contar o número de Tricolores. Gargalhada geral!
    Alexandre, sábado irei no Bar do Abílio pra lhe dar um abraço!

    Post a Reply
    • Zorra. Grande amigo Eduardo. Será muito bom lhe dar um abraço

      Post a Reply
  2. Graaaande Alexandre.
    Tive o prazer de conhecer, gente da melhor qualidade, o cara é foda. No dia que eu bater a biela vou encomendar um paletó de madeira com ele.
    Com relação ao calor dos infernos naquela região…é verdade…ali é tão quente que até jegue na bunda sua.

    Post a Reply
    • Sérgio…gente do bem.

      Post a Reply
  3. ¿la cosa perdió?

    Post a Reply
  4. Eduardo,

    Grande abraço, saudades daquele tempo, ainda que com o clube descendo a ladeira …

    Ler um texto desse de Gerrá é de encher os olhos de lágrimas. Saber que o grande Alexandre vai se fazer presente no Arruda, depois de uma longa viagem é certeza que algo bom pode nos acontecer nessa reta final de Série B.

    Sábado estaremos todos presentes no Colosso numa corrente positiva e acompanhados de amigos para a vida toda, independente da distância …

    VIVA SANTINHA !!!

    Post a Reply
    • Andrezinho, vou contar como conheci Hélio Mattos, e se não foi ele, peço desculpas.

      Eu estava na sociais quando um Tricolor ficou em pé na minha frente, e pedi a ele pra que se sentasse mas ele retrucou e disse que se ficasse sentado, não conseguiria assistir o jogo. Fiz uma proposta que ele concordou. Eu fui para o lugar dele em um degrau abaixo, e ele ficou no meu lugar, um degrau acima. E assisti o jogo sentado. O interessante: ele concordou de imediato com a minha sugestão, e ainda elogiou.

      Cenas de Tricolores Corais!

      Post a Reply
    • Andrezinho, já estive no Arruda hoje a tarde e fiz uma live convocando a torcida. De quebra encontrei com Grafa, Bueno e Costa, que também chamaram a torcida.

      Post a Reply
  5. Eita, óia só!
    Com um astral bacana destes a vitória fica mais que assegurada!
    Que saudades Gerrá…

    Post a Reply
    • Hélio, dá uma lida que postei sobre você. Confirma?

      E sábado, todos os caminhos levam ao Arruda!

      Post a Reply
    • Grandeeee de Hélio

      Post a Reply
  6. Abraço a todos, na certeza de que nos reencontraremos sábado!

    Post a Reply
  7. acabei de ler time do nautico ha tres dias se recusa a treinar greve é o segundo time o abc tamben esta de greve
    que isso nao chegue ao santa cruz

    NAO DA MAIS PRA FAZER FUTEBOL DEVENDO

    Post a Reply
    • PLANEJAMENTO…E A VERDADE É O QUE PEDIMOS….NÃO QUEREMOS LUXO….SÓ NÃO ENGANAR COM FALSAS PROMESSAS E ERROS REPETIDOS…..

      Post a Reply
  8. Amanhã o jogo é mais decisivo do que nunca. Vencendo, podemos continuar com esperanças. Perdendo é caixao e vela preta. Rezemos!

    Post a Reply
  9. Zorra Gerará, que massa.
    Sou pé quente. Há muito tempo não vejo o Santa perder no Arruda.
    Juro que cheguei a pensar que a diretoria deveria me contratar só para vir aos jogos do Arruda.
    Acho até que seríamos campeões

    Post a Reply
  10. Silenciosamente tenho acompanhado os “bons combates”. Gente urbana que tenta debater coerentemente. E são essas pessoas, antigas que voltam e novas chegando, que podem vislumbrar um horizonte que nós, os mais velhos, já não enxergamos.A salvação do Santa pode começar por eles, com ideias claras e modernas. É bom observar esses novos contatos, pois o desgaste já tomou conta dos contumazes, a ponto de gente muito boa estar se afastando. As pessoas têm que entender que o seu direito termina onde começa o dos outros. Truculência é a ferramenta dos débeis, portanto apenas observemos.

    Post a Reply
    • Guillardo, faço minhas, as suas palavras, mas só não devemos aceitar que “os mais velhos não vislumbram um horizonte.
      Acredito que devemos ter sempre em mente, viver para ver o nosso Santa Cruz sair definitivamente deste calvário. E tudo passa pela quebra de paradigmas, pela implantação de uma gestão comandada por quem entende do assunto, sem “achismos”, e passa pela implantação de uma gestão Transparente e Participativa.
      O Santa Cruz só tem um herói: a Torcida Coral. Que ela seja valorizada, seja ouvida, seja respeitada.

      Post a Reply
  11. CHEGOU SÁBADO….DIA DE IR PARA O ARRUDAO…TER PENSAMENTOS POSITIVOS…CHAMAR O AMIGO…VIZINHO….COLEGA DE TRABALHO…CHAMAR TODO MUNDO..CHAMAR A MASSA CORAL…
    VAMOS LA MEU POVO…
    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE….EU TE AMO….

    Post a Reply
  12. Alguém acompanhou os resultados de ontem foi bom ou Ruim pro santa

    Post a Reply
    • Bons resultados: derrotas do Brasil e do CRB.
      Mau resultado: vitória do Paysandu.

      A tênue esperança: brigar com o CRB e Guarani.

      Além de vencer hoje, temos que “secar” o Guarani e o Boa Esporte.

      Post a Reply
    • O Paysandu venceu o Criciúma por 1×0 e o Figueirense venceu o CRB por 3×1. Se vencermos hoje ficaremos a 4 pontos do CRB. O Guarani também tem 38 e joga hoje contra o Goiás.

      Post a Reply
  13. Figueirense foi a 39 e o Paysandu foi a 41

    Post a Reply
  14. Pois é tem de ganhar hoje

    Post a Reply
  15. Com os resultados de ontem, a garantia de escapar da C só com 46 pontos. Após a próxima rodada, com a possível derrota do CRB para o Inter, em Porto Alegre, a garantia dimunui para 45 pontos.
    Em suma: ganhar os 4 jogos em casa, e ao menos, um lá fora.

    Post a Reply
  16. Grafite horrível em campo de novo. Só faz fazer faltas e ficar em impedimento.

    Post a Reply
  17. Como foi que esse camarada fez tantos gols lá na Alemanha ???

    Post a Reply
    • Quando era jovem.

      Post a Reply
      • Dudu eu vejo Magno Alves fazendo gols, embora seja usado de forma mais inteligente, sempre entrando durante as partidas. O problema aqui foi achar que Grafite seria solução e não complemento. Agora estamos vendo o cara ficando em impedimento o tempo todo. Matando os ataques.

        Post a Reply
  18. Cá pra nós esse Ricardo Bueno não é bosta nenhuma. Enfim, se depender deste ataque cardíaco tamos fufu

    Post a Reply
  19. Grafite jogando em ritmo de basquete.

    Post a Reply
  20. É um filme de terror. Não aguento ver o 2 tempo não.Espero que ganhe, mas não tem quem aguente esse bando de pernas de pau.

    Post a Reply
  21. Quanto mais treina, pior fica. Creio que estamos jogando a pior partida. Não fosse o Luverdense tão ruim já teríamos levado gol.
    Impossível esperar alguma coisa desse bando de pernas de pau

    Post a Reply
  22. Rapaz tô aqui no arruda vou dizer uma.coisa esses caras podem se tudo menos jogador é muita mas muita ruindade chega uma hora que eles não sabem o que fazer com a bola nunca se montou um time tão ruim assim

    Post a Reply
  23. Ganhar hoje será um verdadeiro milagre

    Post a Reply
  24. Sinceramente, esse ano teve jogo na série D melhor do que esse. Vou torcer pro Santa escapar, mas os dois merecem cair.

    Post a Reply
  25. Sinceramente, teve jogo na série D esse ano melhor que esse, Vou torcer pra o Santa escapar, mas os dois merecem cair,

    Post a Reply
  26. Estou no Arruda. Só valeu ter vindo porque revi o amigo Alexandre do Caixão.
    Nosso time(?) é estuprador da bola.
    Intervalo de jogo: os melhores 15 minutos até agora.
    O meblor do time é a Torcida!

    Post a Reply
  27. Alexandre, 5min do segundo tempo. Vamos ver se contei certo: 13.877 Tricolores

    Post a Reply
    • Kkk
      Acho que você acertou.
      Quem contou lá que errou.

      Post a Reply
  28. Tem mais jeito nao serie c sacramentada, o timeco nao consegue ganhar em casa do luverdense vai ganhar d quem?

    Post a Reply
  29. Prá mim acabou.

    Post a Reply
  30. Time ruim e azarado. Duas na trave e nada mais.
    Como eu digo desde a semana passada.
    Série C. Não tem jeito mais.

    Salários atrasados, contratações mal feitas, etc, etc, etc.

    Pelo amor de Deus, deixem Grafite no banco pois entrando num segundo tempo pegando defesas cansadas pode ser que saia alguma coisa.

    Post a Reply
  31. Pode colocar esse rebaixamento na conta de Martelotte. Treina mal, escala mal, demora pra substituir, e quando o faz, substitui errado.

    Post a Reply
  32. Do jeito que o ABC melhorou acho que brigaremos contra as barbies pela lanterna.

    Post a Reply
  33. O CARA FALAR QUE RICARDO BUENO NÃO JOGA BOLA NÃO SABE QUE A BOLA É REDONDA….O CARA LEVANDO O TIME NAS COSTAS…AGORA SE NÃO TEMOS MEIAS QUE ESTÃO JOGANDO AO LADO DE JP…AI FICA DIFÍCIL….
    GRAFA NÃO AGUENTA MAIS…

    Post a Reply
  34. Ganharemos de Paraná (em casa) Vila Nova (fora), Boa Esporte (fora) Paysandu (fora) ????

    Respondam os senhores.

    Ai vem Grafite nos microfones afirmando falta de sorte etc, tal.

    Basta pra mim.

    Post a Reply
  35. O time da Usina Central Barreiros é mais time do que essa desgraça que Tininho fez. Pode dar um ano de adiantamento, fazer bolo, almoços, jantares, correr a sacolinha, rifas, pedir esmolas, enfim, tudo, que não fará esse time de mamulengos jogar bola. É merecida a queda, temos sim que aceitar o desastre, e nos preparar para outra, dessa feita rumo à série D , que é a série que essa diretoria nos impôs. O Santa é hoje um time pequeno que vai aos poucos perdendo torcedores. Estão de parabéns esses aproveitadores que acabaram com o clube. Se esses caras que estão aí tiverem o mínimo de vergonha na Cara, deveriam já, a partir de amanhã, pedir desculpas e deixarem a diretoria.

    Post a Reply
    • Esses bandidos jamais vão largar o osso. Vão destruir o clube mas não vão perder a boquinha.

      Post a Reply
  36. A sorte desses jogadores é que tem a desculpa dos salários atrasados pois mesmo se tivesse em dia não ia mudar nada são ruim demais

    Post a Reply
  37. Foda é vc vê babaca aqui gritar chamar de acéfalo todo mundo que sabia que ia ser rebaixado tá aí assistisse o jogo aoende no colo de tininho comprasse rifa aceita tu é serie c

    Post a Reply
  38. Acefalo é meu karaio babão

    Post a Reply
  39. E tem mais a profecia que falei vai se concretizar a Barbie vai da na gente é rebaixar

    Post a Reply
  40. Para alegria do EI (esporte interativo) mais um time de torcida grande jogará a série C…Eles estavam preocupados com a audiência de 2018…Na minha cabeça agora diante do que vi só vem teorias de conspirações..E em todas elas na minha imaginação nossos diretores e abnegados cardeias estão metidos até o pescoço vendo enfim, que numa série C o dinheiro volta a sobrar sem precisar gastar muito…Se ganhou mais dinheiro dentro do Santa Cruz durante os 10 anos de séries C e D do que 02 anos na série A e B…Mas é tudo teoria de um torcedor arretado sem juízo, não me levem a sério…

    Post a Reply
  41. Alirio tininho e Cia conseguiram afundar o clube, dois rebaixamentos consecutivos . Façam um favor pro clube seus parasitas deixem o santa cruz!!!

    Post a Reply
  42. Não mais tem gente que diz que rebaixou mas que voltou oia que coisa linda coloca o time na serei c pra posar de heroi e voltar nos braços dos babões era pra renunciar todos eles hoje

    Post a Reply
  43. Poxa o comentário de Zé do Carmo agora na transamérica foi demais um autêntico tricolor que botou pra lascar sem passar a mão na cabeça como alguns ainda insiste em fazer

    Post a Reply
  44. Escutei na rádio que aln ofereceu 60 mil pela vitória. Como assim? Aln tem dinheiro e o santa não? Se ele tem esse dinheiro por que não já deu pra completar a folha? Que clube é esse? Que zona é essa?

    Post a Reply
  45. A bola foi para a Delegacia. Fez um BO porque foi violentada 95 minutos.
    O time pra ser ruim precisa melhorar muito.
    Não imputo à falta de recursos pelo time medíocre que tem trazido tantas frustrações à Nação Coral.
    As contratações sem critérios técnicos mostram a falta de seriedade desta diretoria.
    Insiste-se na política dr contratar refugos titulados de “apostas”, em vez de apostar em jogadores da base, entre eles, Eduardo Brito, Lucas Gomes e Willian Luz.
    Peço a Alírio e Tininho que não peçam desculpas pois soará como hipocrisia.
    No final deste mandaro, todos vocês tenham o mínimo de respeito com o Santa Cruz, e saiam sem olhar para trás porque o Santa Cruz merece respeito!

    Post a Reply
  46. Rapaz,fico pensando aqui, nem vou citar a Chapecoense, vou citar o Atletico/PR que em 1995 não tinha quase nada em relação ao Santa Cruz, torcida,patrimônio,estrutura, etc…
    Na serie B de 95 fomos eliminados pelo Central no mata mata onde o Atlético conseguiu o acesso.
    De lá pra cá so fizeram crescer, Campeão Brasileiro de 2001, uns dos estadios e CTs mais modernos do Brasil, hoje tem a maior torcida do Paraná.
    E o Santa Cruz que naquela época de 95 até hoje de gestão em gestão é só culpar a gestão passada e assim vão empurrando com a barriga ou enxugando gelo.
    vão chegar em 2050 culpando gestões passadas… Se chegar lá….
    O clube parou na década de 80 e continua parado. Estádio velho e Torcida cansada.

    O clube esta na UTI na beira da morte,a família(torcida) vai visitar com medo que aconteça o pior, reforçado pela incompetência dos enfermeiros e médico(Diretoria e Presidente).

    Post a Reply
  47. Nosso time não faz gol de cabeça no escanteio, nem gol de falta, nem gol nos últimos minutos do jogo. Nunca vi, no últimos anos, algum time com estatística tão ruins nesses fundamentos.E o Marteloti ainda teve a coragem de garantir a vitória durante a semana. Uma lástima!!

    Post a Reply
  48. Eu já postei umas dez vezes. Se querem ajudar o clube, ora em rota de extinção, façamos uma associação das pessoas de bem, cuja arrecadação será destinada a determinados pagamentos, feitos diretamente através dela, sem a participação de ninguém da diretoria. Se quiserem, entremos em contato. Aquí tem pessoas que podem levar à frente a empreitada sem conotação política. Vamos passar das críticas à salvação
    Se depender do Conselho e desses ineptos da diretoria o Santa fecha as portas.

    Post a Reply
  49. Esse tipo de administração apoiada por desinformados que viram soldados do caos na funciona não existe transparência nenhuma no clube só sabem chorar mas não largam o clube já temos 3 candidatos imagine se tivesse bem esse.povo todo que tão aí tem de cair fora não confio nas mãos desses caras nem um fiteiro pra eles tomarem conta

    Post a Reply
  50. Aproveita o resto da série b, bota os garotos para pegar experiência.

    Post a Reply
  51. Já tô vendo o time na série c penando pra não cair pra d e uns chamando pra apoiar pra comprar rifa, Timemania e quem não ajudar sera acéfalo

    Post a Reply
  52. Renúncia já de todos da diretoria

    Post a Reply
  53. OS ACEFALOS SOLTAM FOGOS

    Post a Reply
  54. Os acéfalos comandam o clube com seus seguidores babá ovo

    Post a Reply
  55. E estão sim soltando fogos pois vão colocar time na c para voltar nos braços dos bestas

    Post a Reply
    • Vai cair pra C, mas a diferença é que dessa vez não vai dar 10 mil no campo. Podem acreditar. Os tempos são outros e perdemos, mais uma vez, o bonde da história. Se não surgir um fato novo extracampo, olharemos o passado é veremos que nossa geração foi testemunha, autora e ré da diminuição e desmoralização do clube.

      Post a Reply
  56. REALMENTE NUNCA VI TANTAS PESSOAS DESINFORMADAS EM UM MESMO LUGAR….ETERNOS TORCEDORES PE DE RÁDIO….
    O OUTRO FALA QUE ALIRIO E TININHO REBAIXARAM O CLUBE E ….REALMENTE TEM MENTAIS POIS TININHO E CIA DERAM TB AO CLUBE VARIOS ACESSOS…
    O OUTRO FALA EM TRANSPARÊNCIA…..KKKKKK
    SERA QUE ELE CONHECE O CLUBE MESMO?
    QUEM ENTRAR NO CLUBE VAI TER QUE TER UM SENHOR CARTAO DE CRÉDITO E TER CREDIBILIDADE JUNTO A INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS…..POIS O CLUBE NAO TEM CREDIBILIDADE HÁ MUITO TEMPO….E JA EXPLIQUEI AQUI….
    A DIREÇÃO TEM MUITOS ERROS SIM….AGORA MENTES BRILHANTES COMO SE FAZ FUTEBOL SEM GRANA?
    COM A PALAVRA AS MENTES BRILHANTES…..KKKKKKKK DESTE ESPAÇO

    Post a Reply
  57. A falta de poder ofensivo existe desde o primeiro amistoso em Olinda. Problema crônico. Péssimos laterais e inexistência de meias. O comentário de Fábio Tavares é cruelmente realista. Só acrescentaria que, em caso de um fato fortuito que permita a continuidade na Boca, os erros serão esquecidos e repetidos. Se é que são erros.

    Post a Reply
  58. Tem jeito não. Vamos cair mesmo, esse time não tem condições de vencer ninguem! E não tem desculpas! A diretoria está lá pra resolver os problemas e nao empurrar a culpa na torcida! A todos nós aqui, que partiparemos das eleições do clube, nao podemos votar em qualquer chapa que tenha pelo nenos uma desgraça dessas da diretoria e patrimonial atuais. Não tem mais desculpas. É no minimo incompetencia para nao dizer o que não posso provar. Com relação ao time, tem que começar a colocar a base pra jogar nesses ultimos jogos, para vermos quem tem condições de ficar no elenco em 2018, porque nao teremos dinheiro para contratar. Essa é a realidade!

    Post a Reply
  59. Antes do jogo, passei no Bar de Abílio para abraçar o amigo Alexandre, que veio da bela Vitória da Conquista para apoiar o nosso moribundo Santa Cruz. Na ocasião, ele me apresentou a Albertino dos Anjos. Aproveitei a oportunidade para externar algumas ideias, que à primeira vista, foram bem recebidas por ele.
    Comecemos a pensar 2019 pois este ano merece ser lembrado para expurgar do Arruda todas as mazelas dentro e fora de campo.

    Post a Reply
  60. Alexandre Dias, sabe o porquê do ABC ter melhorado? Colocou os jogadores da base pra jogar. E o nosso Santa Cruz só dar oportunidades a Nininho (esforçado e limitado) e a Wellington Cezar (muito ruim). Enquanto isso, Eduardo Brito, Lucas Gomes, Marcílio e William Luz, são engavetados no arquivo morto.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *