O Santa Cruz viverá eternamente

Em três de fevereiro de catorze, o céu do Recife se enfeitou, uma nova estrela surgiu naquele dia, nascia o meu tricolor!

Ah! Como eu queria ter estado naquele três de fevereiro de 14…

Sou um nostálgico. Daqueles que viajam  pelo túnel do tempo e vai para o passado. Do tipo que sente saudade até do que não viveu.

É assim quando estou no Bar Santa Cruz, lá no Largo de Santa Cruz e olho para Igreja de Santa Cruz. Sou tomado por lembranças das coisas boas que não vivi.

Nas vezes que ando pelo bairro da Boa Vista, sinto uma saudade danada. Das brincadeiras, das festas, da boêmia, do futebol no pátio da igreja.

Ah! como eu queria ter recebido um passe de Quintino Manda Paes Barreto. De ter feito uma jogada magistral com José Luiz Vieira. De ter recebido um cruzamento de José Glycerio Bonfim e ter tocado de primeira para Abelardo Costa.

Num lançamento em profundidade, eu deixei Augusto Franklin Ramos na cara do gol. Ele não foi fominha. Tocou para Orlando Elias dos Santos, que tocou para Alexandre Carvalho e que passou para Oswaldo dos Santos fazer o gol. Um golaço.

Ah! como eu queria ter abraçado todos, numa explosão d alegria.

Sou um sonhador. Queria ter nascido no dia 03 de fevereiro. Queria fazer aniversário no mesmo dia do meu querido Santa Cruz. Queria ter vivido o sonho junto com aqueles 11 ilustres rapazes.

Vivo o sonho de morar naquele lugar. De comprar a casa da Rua da Mangueira, para me reunir com dez amigos tricolores corais santacruzenses das bandas do Arruda e brincar de fundar o nosso Santa Cruz.

Todo 03 de fevereiro é assim:  vivo a eterna alegria de ser Santa Cruz. O Clube das Multidões. O Mais Querido. O Time do Povo.

Hoje, 103 anos depois, acordei sonhando em ser Santa Cruz até depois da morte, pois sempre lembro que “O Santa Cruz nasceu e vai viver eternamente!”

Parabéns, meu Santa Cruz. Muitas felicidades, muitos anos de vida!

82 respostas para “O Santa Cruz viverá eternamente”

    1. SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TU ÉS A MINHA VIDA, TU ÉS A MINHA HISTÓRIA, TU ÉS O MEU AMOR!!!!

      LEMBRO-ME DE UM TORCEDOR, FANÁTICO, QUE TINHA NAS SOCIAS QUE GRITAVA CONSTANTEMENTE:

      ” SANTA CRUZ PORRA, EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO”…

      VÍAMOS QUE AS VEIAS NA GARGANTA DO MESMO, SEU LADO EUFÓRICO, VERMELHO PRETO E BRANCO, OU MELHOR, COMO ELE FALAVA: PRETO BRANCO E ENCARNADO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      LEMBRO-ME DE OUTRO, QUE ESTE SIM, ME FAZ LACRIMEJAR:

      ERA UM DOMINGO, CHEGUEI AO VELHO RESTAURANTE COLOSSO, QUE SAUDADE, O GARÇOM, CHAMA-SE “MANCHA” BURRO NEGRO MISERÁVEL, ENFIM, PEDÍAMOS, A VELHA GELADA, REGADA, DO VELHO GALETO, FOI QUANDO, UM SENHOR DE IDADE, DE COR ESCURA, ALTO, CABELOS GRISALHOS, MAS, COM FISICO, AINDA BEM, COM UMA VOZ BAIXA, PEDIU LICENÇA, MOSTROU A CARTEIRA PROFISSIONAL, ESTA DENTRO DE UM SACO PLÁSTICO, A QUAL MOSTRAVA, VARIOS CARIMBOS E COMPROVAVA QUE ERA, OU MELHOR, FOI, “ESTIVADOR”, E ESTAVA APOSENTADO, E …. LÁGRIMAS NOS OLHOS, MAOS CALEJADAS, AINDA IRIA RECEBER $$, PEDINDO APENAS A CONTRIBUIÇÃO, DE “INTERAR” O INGRESSO, PARA ANTIGA GERAL…..

      TODOS NA MESA, FORAM LOGO, SE “COÇANDO”, MAS, RESOLVERMOS FAZER UM POUCO MAIS: CONVIDAMOS PARA MESA, ELE, LOGO RECUSOU, MAS, POR MUITO INSISTIR, SENTOU E O PERGUNTEI O QUE ELE BEBERIA, E OU COMERIA, MAS, ELE FOI DIZENDO: APENAS, QUEIRIA A CONTRIBUIÇÃO, POIS, GOSTAVA DE CHEGAR CEDO, NAS GERAIS, VER E LEMBRAR, DO ARRUDAO, AINDA COM ARQUIBANCAS DE MADEIRA, TORCIDA EUFÓRICA, COM O VELHO “PANTERA”, QUE NÃO É DO MEU TEMPO, MAS DO TEMPO DELE, DE IVANILDO DA BUZINA, ENFIM, OUTROS MIL, QUE ELE LEMBRAVA… DOS TIMES….

      BEM, PARA TENTAR RESUMIR, CONVENCEMOS A TOMAR UMAS GELADAS, COM O VELHO “QUARTINHO”, E FIZEMOS ALGO INESPERADO, PELO SR JOAO, LEMBRANDO AGORA, COMO UM AMIGO, TEM PLANO DE SÓCIO, QUE PODE LEVAR ACOMPANHANTE, LEVAMOS SR. JOÃO, PARA IR AS SOCIAIS…. MEUS AMIGOS, QUASE, QUASE, QUE MATAMOS O HOMEM…. SEUS OLHOS, SE ENCHERAM DE LÁGRIMAS, E AO ENTRAR PELAS SOCIAIS, PELA PISCINA, ENFIM, TODA A AREA, ELE SE EMOCIONAVA, A CADA ESPAÇO… NO ONIBUS, ELE DEU UM BEIJO, “BENZEU” E NAS SOCIAIS, OLHAVA COM AQUELE OLHAR AO LONGE….

      VOU PARAR POR AQUI, POIS MEUS NERVOS, NAO AGUENTAM MAIS….

      É DESTES E OUTROS MILHARES, QUE É FORMADO NOSSO CLUBE, NOSSA HISTÓRIA, DO NASCIMENTO EM FRENTE A INGREJA SANTA CRUZ, NOS DEGRAUS, NAS MULTIDÕES QUE TEM, NA CHEGADA DO ONIBUS, AO ARRUDAO, NA INVASÃO DA MASSA EM OUTRAS CIDADES, QUE APENAS UM CLUBE FORMADO POR GAROTOS, SE TORNOU, APENAS, APENAS….

      O TERROR DO NORDESTE!!

      O CLUBE DAS MULTIDÕES!!

      3 CORES, DOIS NOMES, 1 SÓ PAIXÃO!!

      SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

  1. Frequentei o Arruda quando criança, cujo campo era invertido, com a sua barra ficando para a Av. Beberibe. Vi subir as arquibancadas, uma a uma. Conferi as duas grandes reformas, e ainda enalteço a grandiosidade do Arruda. Assisti grandes vitórias e derrotas também. Vi jogar craques como Nunes, Joãozinho, Carrasco, Mazinho, Fumanchu, Ramon, Pedrinho, Gena, Cuica, Santa, Pio, Zito, Luciano, Erb, Givanildo, o grande(pequeno) Detinho e tantos outros que aqui não caberia. Vi Pelé ser derrotado em pleno auge no nosso terreiro. Assistí também os carrapatos, sanguessugas e abutres corroerem as nossas entranhas, deixando-nos na situação atual. Outros acham pouco e também querem os últimos nacos, até o derradeiro respiro. Mas o Santa é imortal. Não se rende ou se extingue facilmente, vai lutar até o fim. Se durante tantas intervenções, eu clamei por providências para afastar tais parasitas, é porque eu amo verdadeiramente o Santa. Não importa os resultados de campo, as nossas decepções, até mesmo as humilhações. Importa-me que ele viva, não morra, para que ao passarmos na frente daquele gigante de concreto, o orgulho suba às nossas cabeças. Queremos a eternidade para o Santa, para que todos nós enquanto vivos, possamos debater, concordar, discordar, mas sempre sobre ele, o nosso querido Clube, que nos une até nas desgraças. Estamos todos de parabéns. VIDA LONGA AO SANTA CRUZ.

  2. Excelente texto.

    Eu queria ter nascido também em 3 de fevereiro, meu filho quase consegue esse feito, nasceu no dia 2 de fevereiro de 2015, e com seus dois anos de vida completados ontem já é Bicampeão pernambucano e Campeão do Nordeste. Espero que nossa história continue assim de luta, de garra e acima de tudo de muitas conquistas para que ele tenha orgulho do time que lhe deixo como herança.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

  3. Parabéns Gerrá.

    Colocou em um texto pequeno tamanha grandiosidade.

    Como eu queria que boa parte dos Santacruzenses sentissem o que nós que escrevemos no blog sentimos.

    O SANTA CRUZ NASCEU E VIVERÁ ETERNAMENTE.

    Saudações Corais

  4. Texto escrito à época pela Psicóloga Esportiva Dra. Santana Moura, uma das cronistas do Torcedor Coral.

    Guardei porque achei dukct.


    O ano era 2009 e éramos eliminados da 4º divisão do futebol Brasileiro e em último lugar.

    Nas semanas seguintes, o que se ouvia era assustador. O Santa Cruz estava mergulhado em dívidas, não tinha como segurar as peças do elenco (de baixa qualidade), com os dois rivais na série A e um deles vindo de uma boa campanha na Libertadores da América, a sentença que ouvíamos era apenas uma:

    “O teu time vai falir, vai fechar as portas!”

    Motivo de graça e chacota para os rivais. Motivo de pena da imprensa. Esquecido no submundo do futebol Brasileiro, muitos no resto do Brasil nem lembravam mais do grande (a essa altura, já colocado entre os menores) Santa Cruz de Recife.

    Eles estavam enganados.

    Essa multidão tamanha, essa gente pobre que aclama, como citado no hino do clube, foi lá e desceu ao fundo do poço para buscar aquele que foi dado como MORTO, como inválido. O povo sofrido, sabendo que isso poderia trazer mais sofrimentos do que suas já suadas vidas pessoais, jamais deixou de abraçar o clube. O trabalhador que na segunda feira escutava gracinhas após mais uma jornada ruim no fim de semana. O estudante que era destratado na escola ou faculdade na quinta feira, porque na quarta feira seu time tinha decepcionado de novo. Entregue às moscas e com um horizonte negro, as previsões para nosso futuro eram assustadoras.

    Eles estavam enganados.

    Ainda viria 2010, um ano em que chegamos a bater na porta da saída, um lampejo de que tudo ia melhorar, mas para nosso desespero e tristeza, tudo daria errado novamente.
    O panorama insistia em seguir destrutivo, um breu sem precedentes na história do futebol Brasileiro insistia em fazer morada no número 1285 da Avenida Beberibe no bairro do Arruda. Era inexplicável a queda de um clube que despencou da série A para D em 4 anos. Era quase um fato, “O Santa Cruz não iria sobreviver”.

    Eles estavam enganados.

    Veio 2011, o ano em que os dois rivais lutariam entre sí e correríamos por fora. O Náutico, único hexa-campeão estadual de Pernambuco, lutava para impedir que o Sport conseguisse igualar seu feito da década de 60. A guerra era dos dois, ninguém apostaria uma ficha no Santa Cruz, afinal, era inimaginável que o ‘virtual falido’ viesse a almejar algo maior do que uma mera classificação à série D.

    Eles estavam enganados.

    Com uma raça até então adormecida e até mesmo desconhecida por jogadores que haviam recém passado pelas Repúblicas Independentes do Arruda, o Tricolor do Arruda se impôs e conquistou com raça o Campeonato Pernambucano de 2011, de forma ímpar, de forma maiúscula, conforme sua grandeza e seu ainda que ferido, orgulho. Após 5 anos, o torcedor Coral voltava a levantar uma conquista e pôde soltar o grito de campeão, entalado e esquecido na garganta por meia década. No segundo semestre, às duras penas, em dois jogos épicos contra o Treze-PB, o Santa Cruz consegue sair da série D, a famigerada 4º divisão, ascendendo à série C e levando seu torcedor de novo ao delírio coletivo que na verdade nunca havia minguado, mas que havia sido ofuscado pela escuridão. Na final desse certame, a água no chopp em um Arruda lotado fora cortesia do pequeno Tupi-MG, que terminaria por reforçar outro paradigma da história Tricolor, de que o “Santa Cruz JAMAIS conseguirá vencer um título nacional”.

    Eles estavam enganados.

    O campeonato Pernambucano de 2012 tinha algumas cartas na mesa. O ano anterior, segundo os rivais, havia sido um “aborto” do Santa Cruz e que aquilo não aconteceria novamente. A essa altura, o orgulho do peito do torcedor Coral, estava quase que totalmente restaurado, já se planejava algo a mais, que sim, era possível se acreditássemos. Chegamos à final contra o Sport e o segundo jogo final coincidentemente era marcado para o 13 de Maio, data de fundação do rival. Jogaríamos obrigados a vencer, o empate daria a taça ao Sport que jogava em seu estádio e no dia do seu aniversário, cenário mais do que perfeito para a torcida deles ir confiante e lotar as arquibancadas da Ilha do retiro. Aos 36 do segundo tempo, quando Luciano Henrique driblou Magrão e fez o terceiro gol do Santa Cruz, ele decretaria alí a quebra de mais um paradigma, após quase três décadas, o Santa Cruz conseguiria um bí-campeonato estadual e tendo como cereja do bolo, o fato de ser na data de fundação do maior rival.
    O semestre seguinte parecia iluminado, aliado ao atraso do começo do campeonato e um sentimento de avidez e salto alto, o Santa Cruz seria eliminado da série C na última rodada, adiando seu sonho de voltar à série B, frustrando toda a torcida que de fato já via dias melhores. Os ventos cantavam, “O Santa Cruz NÃO conseguirá sair da série C”.

    Eles estavam enganados.

    Sendo melhor do começo ao fim. Foi assim que o Santa Cruz iniciara e terminara o estadual de 2013, erguendo um tri-campeonato que também não vinha para sua sala de troféus a três décadas, de novo em cima do grande rival rubro negro, de novo na Ilha do Retiro. De novo. De novo. De novo. Ao começar de forma instável o campeonato Brasileiro da série C, oscilando, ficando de fora da zona de classificação por grande parte do certame, com um elenco que parecia desmotivado e sem comando, o risco de não subir novamente começava a dar lugar a outro fantasma, o da queda de volta à série D. Com a mudança do comando técnico na reta final, a equipe começa a dar sinais de que ia reagir na tabela, que ocupava o vergonhoso 8º lugar na tábua de classificação. A missão de não cair, fora trocada pela de classificar, fato esse que ocorreu com o acréscimo da liderança do grupo, o 1º lugar na classificação geral, maior pontuação e com a equipe se encontrando em campo. Porém, um histórico recente de decepções com um Arruda cheio, fazia com que muitas pessoas apostassem o contrário, “O Santa Cruz classificou, mas não vai conseguir subir”.

    Eles estavam enganados.

    Vencemos o Betim-MG. Um misto de lágrimas e alívio tomava conta de uma ensandecida massa de 60.000 vozes em um Arruda abarrotado, via o “ex-finado” ressurgir de volta a série B com méritos, com sofrimento e com raça. Como sempre foi em tudo que fora conquistado ao longo de 99 anos de existência. Ao confirmar o acesso à série B, o Tricolor ainda venceria duas vezes o Luverdense pela semi-final, se credenciando a uma final de Campeonato Brasileiro que, fazia 2 anos, havia perdido em seus domínios. Os rivais não haviam baixado a guarda e a afirmativa de que “Nunca vencerá um campeonato nacional” seguia firme e forte na fé e na garganta deles.

    Meus amigos, eles estavam enganados.

    No dia 1 de dezembro de 2013, o Santa Cruz vencia o Sampaio Correa do Maranhão e conquistava aos 99 anos de existência, o título incontestável de Campeão Brasileiro da Série C de 2013, quebrando assim o maior paradigma da história de um clube ressurrecto e que só encontrava em seus próprios apaixonados o apoio que precisou nos tempos inglórios. Caça-Rato, sim, ele de novo, fez o gol que decretou que a taça de campeão Nacional, ficaria em Recife e seu dono de fato e de direito, sem contestação jurídica e sem asteriscos, seria o Santa Cruz Futebol Clube.

    E essa torcida, que foi humilhada, que chorou de vergonha, que foi motivo de riso e de pena por muito tempo, mas que sempre acreditou e que nunca abandonou porque sabia que esses dias de glórias chegariam, merece comemorar e vibrar como nunca. Vibra o gari. Comemora o catador de lixo. Bate o no peito o trabalhador braçal. Chora de alegria o motorista de taxi.

    Seu campeão voltou, o tricolor está de volta ao lugar de respeito e honra e seus apaixonados seguidores sempre tiveram certeza que esse dia chegaria de novo.

    E queridos nós não estávamos enganados.

    Voltou, o campeão voltou.

    1. Desculpem, mas essa nota é desastrosa! Se o que está escrito é o que aconteceu, a leitura é a seguinte: o Santa deixou seu nome ser usado por um bando de aventureiros. Pergunto: não foi feito um contrato entre o clube e esse grupo? Que credenciais foram avaliadas para aceitar o compromisso? Que garantias o clube exigiu? Quais eram as responsabilidades das partes?
      Esse texto, como está, é prova de negligência, com ela as moças vão demonstrar o contrário do que a nota tenta expressar. Que o clube concordou em ter suas cores e nome utilizado, tendo inclusive tomado as providências para tornar possível a participação do time feminino em competições.
      Por favor, escrevam outra nota e tornem claro que os tempos são outros na gestão do clube.
      Espero sinceramente que tudo se esclareça.

  5. Parabéns a Gerrá pelo texto e pelos demais colegas pelos comentários anteriores.
    Só uma dúvida: o gol de Luciano Henrique foi aos 36 do segundo tempo mesmo. Porra. Nunca vi um jogo para demorar tanto para acabar

  6. JAMAIS PODERIA PASSAR EM BRANCO O DIA DO ANIVERSÁRIO DO INIMAGINAVEL E EXCELSO CLUBE DO POVO E DAS VERDADEIRAS MULTIDÕES, sem igual o clube dos pobres e das classes sociais mais sofridas de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.

    Não tenho palavras ou expressões para DEFINIR o que significa o SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE DO RECIFE para mim, é o auge de uma existência, significa a razão de ser de milhões em todo o mundo. Da história, do esforço, das origens, dos sofredores ao vencedores, dos autenticos iluminados e do CLUBE que se mantém pela força e fé de uma nação.

    Torna-se a cada dia, o país de uma nação sem igual, é por isso que teima em existir, contra tudo e contra todos, da imprensa venal aos adversários indignos, tudo isso faz parte do cenário em que existe e continua a operar o MAGNANIMO SANTA CRUZ.

    De Tará, Tiano, Sherlock, Barbosa, Anibal, Zequinha, Birigui, Birunga, Pedrinho, Gilberto, Detinho, Lanzoninho, Mazinho, Nunes, Fernando Santana, Erb, Betinho, Joãozinho, Zito, Luciano, Givanildo, Alfredo Santos, Carlos A Barbosa, W. Carrasco, Givanildo, Ramon, Ze do Carmo, Marcelo Ramos, Ricardo Rocha, Rivaldo, Ze Carlos Olimpico, Levi Culpi, Denis Marques, Leo Gamalho, André Dias, Reinaldo, etc.

    E as celebridades: Capiba, Nelson Ferreira, Jackson do Pandeiro, Chico Science, Luis Bandeira, Braulio, Maestro Forro, Augusto Cesar, Spok, André Rio, Veio Mangaba, Cannibal, Levino Ferreira, Irmaos Valença, Maciel Melo, Marinês, Veio Faceta, Nana Vasconcelos, etc.

    SALVE! SALVE! O ETERNO CLUBE DO POVO E DAS MULTIDÕES!!!!

    VIDA LONGA E DE MILAGRES AO GRANDE E INFINITO SANTA CRUZ!!!!!

  7. GOSTARIA DE SABER DO GUILHARDO PEDROSA SE ELE LEMBRA QUEM ERA AQUELE TORCEDOR NEGRO DO FINAL DOS ANOS 50 e ATÉ MEADOS DOS ANOS 60

    q ñ perdia um jg do Santa Cruz mas q tb ñ assistia o jg: ficava fumando um charuto enorme andando de um lado pro outro lá nos últimos degraus de cima das arquibancadas. Só se vestia de branco (calça, camisa social e, salvo engano, palitó). Sapato de duas cores, branco e marron (acho), a la Gene Kelly ou Fred Astaire, e guarda-chuva em dia de toró. Ñ tenho certeza se também usava chapéu. Acho q ñ.

    Acho q ñ era o ANÍSIO CAMPELO, um dos nossos torcedores-símbolo ao longo de nossa História pois, salvo engano, ñ era negro. O Anísio ficou imortalizado num hino q foi feito alusivo ao nosso super campeonato de 1957. Apesar de já ter 10 anos e acompanhar futebol desde os 4 anos, meu pai ñ costuma nos levar em dia de decisão. Ñ lembro da fisionomia do Anísio Campelo. Vou perguntar ao Dirceu Paiva q ele lembra, com certeza.

    SaudaSanta

  8. tudo bem essa pressao aumentando o preço do ingreço para a torcida
    se associar mais a diretoria esqueceu,do ambulante,do puxador de carroça

    alo diretoria um abulante o puxador de carroça nao tem condiçoes de se asssociar ao clube mais ama o santa cruz tambem,deveria no minimo 10 mil ingreço para o povo pobre tambem que tanto ama o santa
    e no passado recente ajudou um clube a se ergue um valor de 15 reais seria uma boa

    1. Walter, tem uma categoria de sócio a 30 contos (25 no cartão) que dá entrada gratuita para o anel superior…

      a categoria de 40 contos (35 no cartao) dá acesso livre ao anel superior, atras do gol do canal e 75% de desconto na arquibancada inferior (escudo) ou seja 10 reais no jogo de hoje.

      … vamos divulgar, pra quem gosta de ir a jogo, é vantagem demais e tem planos para todos os bolsos.

  9. NOME DO TORCEDOR-SÍMBOLO: ARLINDO “DA SOMBRINHA”.

    O Dirceu Paiva me ajudou a refrescar minha memória, hj no Arruda! Gostei das atuações do TOMAZ E DO PIT BULL. Público ridículo prum clássico SEM TV ABERTA, apesar das campanhas pífias dos dois Clubes neste início de ano. PREOCUPANTE.

    SaudaSanta

  10. Fumanchu, Nunes e pio
    Erb, Givanildo e Luciano
    Birigui e Luís neto
    Detinho, gilberto
    Carlos alberto, Pedrinho, Ramón
    Henagio, Levi,
    Denis Marques,
    Várias lembranças nos vem a cabeça quando lembramos destes nomes
    Givanildo, menino, marcando Pelé e o santinha vencendo de 3×2
    Birigui e Luís neto fazendo defesas impossíveis e a arrancada de henagio, deixando marião no chão e calando a ilha do retiro, estava atrás do gol e não esqueço este dia
    Célio marcando contra o náutico, com um a menos, fazendo a massa voltar, descer do ônibus e retornar para ver o inacreditável, até os mais crentes haviam jogado a toalha
    Pio marcando um golaço de falta contra o Palmeiras
    Nunes voltando de contusão e fazendo um golaço contra o internacional
    Ricardo rocha, Carlos Alberto Barbosa
    Evaristo de Macedo, Carlos Alberto Silva
    kenon, grafite
    O gol de bicicleta de Marlon, em um sábado a tarde contra o internacional
    Eis o santa, de momentos incríveis, surreal
    Aquele que renasce das cinzas
    Vai pra cima deles tricolor

  11. AMIGOS SANTACRUZENSES contínuamos míopes de GESTÃO PROFISSIONAL.

    Não temos MARKETING ou qualquer coisa que se equivalha a GESTÃO ou ADMINISTRAÇÃO. Não sabem nem por onde isso começa.

    Como é que UM CLUBE como o NOSSO que tem o seu MAIOR REFERENCIAL a sua TORCIDA, a deixa de fora da comemoração de seus 103 ANOS!!!!!!

    Como é que nem uma programação decente e alvissareira aprovamos e executamos como CLUBE para os seus principais PATROCINADORES.

    Como é que se dar INÍCIO A UMA CAMPANHA DE SÓCIO sem a menor condição estrutural e de planejamento.

    Pessoal este sábado 04/02/017, um dia após o aniversário, UM JOGOS PELA COPA DO NORDESTE, em nosso ESTÁDIO, e não tivemos capacidade de fazer uma GRANDE PROMOÇÃO desde ingressos, até outros produtos como a campanha de sócios, além de outras que poderiam ser trabalhadas.

    Desde, a premiação por santacruzenses que se apresentassem com CAMISAS HISTÓRICAS DO CLUBE, com nomes de ex-grandes IDOLOS, com promoção de toda sorte que angariassem mais público (assistência). Desde camisas, acessórios, fotos com ídolos, convocação de grandes idolos do passado: Ramon, Fernando Santana, Luciano Veloso, Zito, etc., que poderiam está no Estadio, e entregarem os prêmios e pudessem ser fotografados ao lado dos NOVOS TORCEDORES E SUAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS.

    Afora, isso porque não ter isso promovido um BINGO beneficente para o novo CT, com entrega de eletrodomésticos, veículos (moto, carro), etc.

    Não é à toa que continuamos sendo tratados como os COITADINHOS do NORDESTE, devido a nossa incapacidade em realizar PROJETOS e capacidade de Administrar.

    Os erros são BISONHOS, vejam o caso recente do TIME FEMININO. O nosso placar eletrônico, uma VERDADEIRA VERGONHA para quem conheceu toda a história. Vejam o caso do Presidente, agora, prometer um GRANDE PATROCINADOR para ser anunciado até o fim de FEV/2017.

    Quantas e quantas promessas foram hipocritamente lançadas ao léo, desconsiderando a capacidade e a idoneidade da FIEL E CENTENÁRIA TORCIDA DO MAIS QUERIDO CLUBE DAS MULTIDÕES.

    Lembrem-se que o terreno do CT, foi adquirido na 1ª Gestão de ALN, pela participação direta do Vice (JOAQUIM BEZERRA), com a verba da venda de Gilberto ao INTER-RS, mas queriam dar outro rumo aquela verba. Inclusive, foi a partir daí que começou o lítigio aberto entre Joaquim e ALN.

    A verdade é que ESTAMOS NOS DESTRUINDO!!!!! A TORÇA DO SANTA NÃO MERECE TUDO ISSO, COM UM ESTADIO hoje com a lotação de segurança de 50.800; e nos termos 5.086 presentes. Se o ANEL SUPERIOR fosse reservado somente a torcida do SANTA, ao preço único de R$ 10,00. Isto, em comemoração ao ANIVERSÁRIO, com sorteio de brindes (camisas, shorts, chuteiras, etc.), este jogo teria pelo menos 25.000 e no máximo 40.000.

    MAS É ISSO GENTE!!! CONTINUAMOS BEIRANDO O ABSURDO DO AMADORISMO e DA CRETINIC! 03 DE FEVEREIRO DE 1914! 103 ANOS DE GLÓRIAS E SOFRIMENTOS!!!!!

  12. Só observando…

    1. Concordo que a campanha de sócios não está tendo divulgação alguma. Não tem link específico no site oficial, nem no twitter, nem no facebook, Não houve nem distribuição de panfletos explicando… aí fica difícil do torcedor se associar. (obs. só o site do programa de sócios antigo! é que tá com as informações, mas é querer muito que a torcida vá no site de uma campanha antiga. Santo amadorismo).

    2. Concordo com quem comentou em um post recente que a torcida está tão amargurada que quando o Santa vence e mostra evolução quase ninguém comenta nada aqui mas quando o time joga mal vem uma enxurrada de comentários…. isso é verdade… infelizmente o clube vai ter que remar muito para ganhar a confiança da torcida novamente.

    3. Na timemania somos 21o. Times como Atletico-PR, ABC do RN, Fortaleza, Ceará e Avaí estão fazendo campanhas e abrindo distância. O Santa só conta com divulgação no twitter. Se não houver campanha com troca por ingresso ficaremos de fora desse importantíssimo meio de financiamento para o pagamento de dívidas/profut. Alírio mesmo já disse que sem timemania o clube fica inviável…. não estou vendo o clube consuderara isso como estratégico.

    4. AW, AW, AW, AW…. pitibull tem, no mínimo, personalidade.

    5. O time melhorou taticamente e alguns jogadores estão melhorando a medida que ganham ritmo e condicionamento físico. Precisamos melhorar a transição e jogadas de infiltração/linha de fundo.

  13. É como falei: Pitbull não deve ser a solução para o ataque do Santa Cruz, mas nesse time ele é titular.

    Gerrá, parabéns pelo belo textículo.

  14. Minha sugestão para melhorar o quadro de sócios do santa cruz passar pelo entendimento de que o único produto que o clube oferece é o futebol, logo, o sócio tem que ser tratado como cliente e parceiro, tendo o seu local limpo e organizado para que o momento de lazer não vire aborrecimento.
    Acho que deveria haver 4 categorias de sócios, mais do que isso, complica o entendimento e a divulgação.
    O sócio deveria ter o acesso gratuito ao seu setor. Descontos, o clube deveria oferecer com eventuais parcerias em comercio e serviços. Se o cara paga a mensalidade e ainda tem que pagar o ingresso, ainda que com desconto, tem a impressão de que está pagando duas vezes.
    As categorias poderiam ser cadeira, arquibancada sombra, arquibancada inferior e superior. Os preços seriam: 120 para cadeira, sem direito a dependente; 60 para arquibancada sombra; 30 para arquibancada inferior e 15 para superior, com 10% de acréscimo para cada dependente.
    A criação de uma linha de transparência e comunicação com o sócio para que ele fosse informado e pudesse ser ouvido sobre o clube, incluindo a gestão do futebol.
    Acho que com a devida divulgação por todas as mídias possíveis, a organização e limpeza dos setores testemunhada por quem frequenta, e com preços atrativos que oferecessem reais benefícios, a campanha decolaria acurto ou médio prazo.
    Enquanto isso, tem que manter os preços dos ingressos altos, para forçar a associação.

    1. … é muita falta do que fazer. Em momento nenhum Tiago foi hostilizado. Uma pequena parte da torcida, no direito dela, apupava (fizeram isso bem pouco, por sinal) o goleiro quando recuavam a bola para ele ou em tiros de meta… e só. Para a maioria da torcida, foi indiferente – era como um outro adversário qualquer.

      Nenhum outro veículo da imprensa tocou no assunto, nem por cima, mas esse “jornalista” quer aparecer tentando dar lição de moral para uma torcida em um estádio de futebol, por algo que nem chamou a atenção, …. quando não tem notícia do Santa, inventam… francamente.

  15. “A parte fiscal está equacionada e até o fim de fevereiro vamos conseguir a certidão negativa. Já temos a do município, do estado, da Procuradoria da Fazenda Nacional e FGTS. Eram coisas que o clube nunca tinha sonhado. Então, são alinhamentos importantes. Temos um desafio muito grande, pois precisamos equacionar ações trabalhistas do passado”, declarou o presidente do Santa Cruz”…..

    AÍ ESTÁ, QUEM AINDA TEM DÚVIDAS DO TRABALHO DO PRESIDENTE!

  16. COM RELAÇÃO AO QUE POSTEI ONTEM, NOVAMENTE, VOU ESCLARECER O SEGUINTE: NAO SOU ADVOGADO, NAO TENHO PROCURAÇÃO PARA DEFENDER A, B E/OU C…. ATÉ PQ ALÍRIO E A DIRETORIA, É E TEM BONS ADVOGADOS….

    VAMOS RECONHECER QUE ELES ERRARAM E MUITO, NO SEGUNDO SEMESTRE, POIS, CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS, OS NÚMEROS DIZEM POR SE SÓ…

    PORÉM, ELES TEM SEUS MÉRITOS, FIZEMOS OUTRA CAMPANHA DE SÓCIOS, COM PREÇOS ACESSÍVEIS, PARA TODAS AS CLASSES, E CADA DIA, LITERALMENTE, TEMOS QUE MATAR UM LEÃO….

    ESTAMOS “TENTANDO” ACERTAR COM UM ATACANTE, QUE SE FOR O QUE ESTOU PENSANDO, É MUITO BOM, VAI ALAVANCAR NOSSA CAMPANHA DE SÓCIOS, POIS COM O NOVO PATROCINADOR, QUE VAI CUSTEAR, FAREMOS UM ATAQUE DE RESPEITO, OU MELHOR, TEREMOS UM ATAQUE, POIS COMO JÁ FALEI AQUI, NOSSA LINHA DE FRENTE, NINGUÉM É ATACANTE, EXCETO, PITIBUL, QUE VIU O JOGO, ELE JÁ DEMONSTROU O QUE É CAPAZ!

    PARA ENCERRAR, VAMOS APOIAR O SANTA CRUZ, INDEPENDENTE, QUEM ESTEJA LÁ, SEJA COMPRANDO TIMEMANIA, SE ASSOCIANDO, INDO A JOGOS, VAMOS LÁ GALERA, JUNTOS, SOMOS, FOMOS E SEREMOS IMBATÍVEIS!

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

  17. Prezados, vamos deixar para nos empolgar quando tivermos alguma coisa concreta. É inegável o esforço da atual diretoria em tentar tirar todas as certidões necessárias, mas essa conversa, lembro bem, comecei a ouvir no final do ano de 2013 com ALN, que dizia: “em 30 dias o Santa terá todas as certidões”; não estou mentindo, quem buscar gravações de entrevistas de rádio irá comprovar. Desde quando ele falou, os trinta dias já caminham para o quarto ano e nada. Eu prefiro esperar acontecer, porque de promessas eu já estou cheio.

  18. Palavras sábias Antônio. Foi isso mesmo. Sem contar as promessas do placar, reforma do Arruda, patrocínio da Caixa, investidor que faria algumas reformas no estádio, o CT e melhorias no CT WS, um time grandioso para a primeira divisão, pagamento de salários em dia e outras promessas inexequíveis. Daí a torcida, ressabiada com tantas mentiras, não mais acreditar no que se fala ou promete.

    1. Sei que a diretoria tem que tirar “água de pedra” e tentar ajustar a “Locomotiva Santa Cruz” com ela em movimento e evidente que muito complicado.

      Mas não consigo entender até hoje como num estádio do grandeza do Arruda não se tem um mísero placar eletrônico com algum patrocinador!!

  19. VCS QUEREM QUE NA ÉPOCA ALIRIO PAGASSE OS SALARIOS ATRASADOS DOS FUNCIONÁRIOS OU UM PLACAR ELETRÔNICO?

    PAGAMOS 350 MIL A MILTON MENDES, ANTES QUE ELE COLOCASSE NA JUSTIÇA, E AÍ, O PROBLEMA IRIA AUMENTAR, VIRAR UMA BOLA DE NEVE….

    O ARRUDA, VEM, FOI E ESTA PASSANDO POR REFORMAS, QUASE TODOS OS DIAS, BASTA COMPARACER E CONSTATAR….

    O INVESTIDOR QUE FICARIA COM O CT E OUTRAS BENÉCIAS, SERIA A DRYWORD, MAS, INFELIZMENTE, NAO DEU CERTO, MAS, ALGUNS TEM AMNÉSIA…

    OS SALARIOS DOS JOGADORES, ATÉ O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016, VINHA EM DIA, DEPOIS, COM TANTAS AÇÕES JUDICIAIS, CAUSADAS POR EX GESTORES, DEU NO QUE DEU….

    E A TORCIDA ACREDITA NO PRESIDENTE, MAS, AINDA ESTA CHATEADA, COM RAIVA POR CONTA DA DESCIDA….

    OUTROS POREM , SE NOVAMENTE, GANHARMOS O PE, COPA DO NE, MAS NAO GANHARMOS O TITULO DA SERIE B E OU COPA DO BRASIL, VAO NOVAMENTE, DIZER QUE ALIRIO E CIA SAO HIPOCRITAS E INCOMPETENTES…..

    1. Essa galera só sabe reclamar, quando ver isso, é torcedor de SKYgato e não é sócio e de fato todos sofrem de aminesia mesm.
      Ano passado quando Santa Cruz precisou da torcida a maioria que se diz “torcida mais apaixonada” não chegou junto, fomos campeões do PE e NE boa campanha na CB e Sula e mesmo assim ninguém chegou junto, isto o presidente não tinha como prever, portanto, Alirio teve seus erros, mas não errou sozinho nós torcedores no geral temos culpa sim nos resultados ruins do segundo semestre. Historicamente e continuar assim por muito tempo, o Santa Cruz e a torcida sempre andaram juntos, a partir do momento em que o clube foi abandonado pela torcida, a balança pesou para trás e deu no que deu.

  20. por isso grafite saiu

    7 de fev
    Rui Monteiro SCFC‏ @RuiMonteiroJr
    Essa é uma indignação pessoal minha, não tem relação com política de clube e respeito às pessoas que lá estão! Porém é inadmissível isso! ????

    1

    14

    7 de fev
    Rui Monteiro SCFC‏ @RuiMonteiroJr
    O @SantaCruzFC trocando sua história, honra e dignidade por uma futura, incerta e subjetiva compensação financeira.#covardia #omissão #piada

    7

    15

    7 de fev
    Rui Monteiro SCFC‏ @RuiMonteiroJr
    Se fosse com equipes da Paraíba ou Alagoas, eu tenho certeza que já estariam com as liminares deferidas na mão. É questão de HONRA! Sem mais

    1. Concordo com você Pedro se um dia alguém conseguisse pagar os salários em dia do futebol e dos funcionários no Santa Cruz eu juro que não pediria nem CT, nem placar eletrônico, me contentaria com a Penalty eternamente fornecendo material esportivo e ainda era voluntário para assistir todos os jogos no anel superior no pingo do meio-dia.

      Essa chaga (salários atrasados) tem que acabar um dia no Santa Cruz é ela que impede tanta coisa boa de acontecer com nosso clube. O Santa é um clube atrativo para bons jogadores de futebol, tem uma torcida fantástica, é vitrine do futebol da nossa região, mas um mês com 90 dias ou mais não existe é inimaginável e inaceitável.

      Salário atrasado é algo ruim em todos os aspectos, gera insatisfação, desconfiança, o treinador não pode cobrar e tantos outros aspectos negativos que não é bom nem comentar.

      Espero um dia não ter o desprazer de ler esse tipo de notícia do meu Santa Cruz Futebol Clube, ah como espero.

  21. Ao que parece houve um lampejo mental , quando pretendem investir numa produtora de camisas. Se for verdade, vai ser a melhor notícia do ano. Produzir nossas próprias camisas e outros ítens para vender aos torcedores, com a renda para o clube(deduzindo os gastos com a produção), deve ser o caminho da nossa salvação. Num curto esforço de análise, no primeiro momento, entrariam uns dois milhões e meio livres, podendo aumentar muito mais se houver uma campanha a respeito. Espero que a coisa não dê para trás, como tantas outras. Se acontecer, como já dissera antes, vou parabenizar a diretoria publicamente.

  22. 8 de fev
    Daniel Lima‏ @Daniel_sal94
    Santa Cruz negocia com o volante Frederico Gino, do Cruzeiro. Uruguaio, de 23 anos, pode ser emprestado até o fim deste ano.

  23. Argentino Facundo Parra encaminha vinda ao Santa Cruz para ser o “homem-gol”
    Centroavante estrangeiro tem acerto adiantado e deve ser o substituto de Zé Carlos após negociação com Germán Denis não se concretizar

    1. Espero que a magia do Santa Cruz em recuperar atacante veterano atue mais uma vez como fez com Washington, Marcelo Ramos, Dênis Marques, André Dias e Grafite.

      Parra tem 31 anos e não atua desde maio de 2016.

  24. Guillardo e demais Santacruzenses, o primeiro clube a se aventurar na produção, distribuição e venda das camisas foi o Santos.

    À época li que o valor pago ao clube subiria de R$ 5 a R$ 10 por camisa vendida (os royalties são absurdos) para R$ 55 por camisa. Um negócio que até minha filha de 11 anos não hesitaria em tomar a decisão por essa operação.

    Agora, como operacionalizar?

    Deixar nas mãos de quem?

    Dá um calafrio…

    Saudações Corais

    1. O pessoal do Marketing do Santa já informou que não é lançamento de marca mas apenas essa camisa comemorativa que só pode ser adquirida pelo sócio do clube. Apena mais um produto a ser vendido na loja do clube.
      O contrato com a Penalty tem mais dois anos, vamos esperar que essa experiência com essa camisa possa gerar algum conhecimento que possibilite uma marca para 2019 ou, no mínimo, conhecimento melhor de mercado para negociar contratos decentes com fornecedores. Só por isso já vale a iniciativa, ponto pro marketing do clube.

  25. Santa confirma contratação de Júlio César atacante (37 anos, os 5 últimos no Catar). Já essa contratação eu não gostei… tem contrato de risco?… o cara se cuida tanto como Grafite?

    Aposta demais pro meu gosto.

  26. Se for verdade a contratação desse atacante Júlio César, isso merece uma averiguação de quem realmente tá ganhando com ela. Porque nada justifica, nem sequer o passado remoto dele. É por essa e outras que o clube fica sem pagar a folha e arrumando desculpas inverídicas para se justificar. Lembrem que o ano passado teve várias contratações desse tipo e deu no que deu.

  27. Tava demorando. Começaram as contratações sem sentido e sem critério, nível Chimbinha. Pra que esse Júlio César? Onerar a folha e começar a atrasar…

  28. O mesmo amadorismo de sempre. Contrata-se jogadores sem mercado e sem cláusula de produtividade. Depois ficam 10, 15 jogadores encostados e não há como se reformular ou reduzir o elenco.
    Caso esse Júlio César não acerte, não haverá qualquer outro clube interessado em contratá-lo sequer com o Santa Cruz assumindo parte do seu salário.
    O Allan Vieira já está encostado no Fortaleza, daqui a pouco ele retorna e ganhará seus sólidos R$ 40 mil independente de estar entre os relacionados ou não.
    Por esses dias, o Santa Cruz será julgado e corre o risco de começar a série B com pontos negativos devido aos atrasos de salários da temporada de 2016.
    Caso se concretize a decisão é injusta pois o clube e a torcida serão os penalizados. Deveria-se afastar e tornar inelegível a chapa vencedora por crime de responsabilidade assim como ocorre na política convencional.

  29. Não sei se a impressão é só minha, mas, esse maravilhoso espaço “BLOG DO SANTINHA”, já não é o mesmo, depois da “saída” do Samarone, as postagens tem um intervalo muito grande de dias, entre uma e outra, os comentários também diminuíram.

    Até aqui, acho que está faltando brilho nos olhos dos idealizadores.

    Será que não é hora de rever, o espaço mais importante da Torcida Tricolor, já que falamos tanto de profissionalização do clube.

    Como falei, essa é a minha impressão, e por isso estarei me ausentando, assim como outros estão ausentes.

    FICA A DICA!!!!!!!!!!!!!

  30. Termina 1o tempo, time merecidamente vaiado. Central organizado e mandando no jogo. Nosso time não consegue driblar ninguém, perde todas. Achou um gol em bola parada. Tá difícil imaginar que vamos nos dar bem.

      1. ACABEI DE VIR DA ARENA PE. EM SE TRATANDO DE SCFC NADA É IMPOSSÍVEL: QUER PRO MAL, QUER PRO BEM.

        Pode piorar? Pode. Mas tb pode , q nem PHÊNIX, NIRVANA, de uma hora pra outra, virar um Barcelona dos Pobres.

        É isso aí.

        SaudaSanta.

  31. Arnildo, com todo o respeito, mas esse time do Santa é muito ruim. Precisamos de uns 10 bons jogadores. O placar de ontem apenas maquiou a nossa situação. Com esse time, como está, se nós entrarmos na série B com pontos perdidos por penalidade da CBF por conta da diretoria, podem ficar certos, todos, vamos cair para a C. É muito preocupante a situação e depois de ontem, examinando friamente, o time feito é realmente de série C.

  32. QUERO TER NA “VISAO” INTELIGENTES DE ALGUNS E DA IMPRENSA, DE TIME FRACO, RUIM, MAS O QUE DIZ NA SÚMULA: 3 PONTOS…. ISSO!!!!!

    NÃO É POSSÍVEL, QUE UM TIME, QUE FOI FORMADO, MONTADO, HÁ 30 DIAS, QUE ENFRENTOU, CAMPINENSE, BARBIE 2 VEZES, E CENTRAL, POIS BELO JARDIM, NAO EXISTE, E QUE TEVE PLACARES COMO:

    1X1 CONTRA CAMPINENSE – FORA;

    1X1 BARBIE – FORA;

    1X0 BARBIE –

    4X2 CENTRAL – FORA… NAO IMPORTA, IREMOS TER A VOLTA NO ARRUDA….

    APENAS PELOS ADVERSÁRIOS, O ÚNICO QUE NAO EXISTE, É O BELO JARDIM….

    E NINGUEM, VE OUTRO PONTO: NAO NOS ENTREGAMOS, LUTAMOS ATE O FIM….

    AGORA, CONTRATAR 10, 20, TAMBEM QUERIA, AGORA, FALTA O $$$$… CADE A TORCIDA PARA AJUDAR?

    CADE OS SOCIOS?

    TIMEMANIA?

    COMPRA DOS LIVROS DO CT?

    ENFIM, PALAVRAS , SÃO PALAVRAS, NADA MAIS QUE PALAVRAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *