Otimismo faz bem à alma

Texto enviado por Zeca*

Excetuando a segunda pela manhã, minha semana se resume em ir de casa para a faculdade lecionar pela manhã e à noite. Assim, nada mais justo do que começar o sábado tomando uma cerveja gelada com os amigos. Da sala de meu apartamento é possível vislumbrar a Igreja de Santa Cruz – local mais que sagrado, origem e marco de fundação do nosso Santinha.  Segui para o Mercado da Boa Vista na esperança de encontrar uma mesa. Impossível: parecia o Galo da Madrugada. Solução: tomar uma no Seu Sebastião, o tricolor mais respeitável do Largo da Santa Cruz.

Liguei para Samarone e Fred no intuito de ter companhia durante a espera pelo jogo às 18 e 30. Sama estava com problemas domésticos para resolver e não pode aparecer. Fred veio logo em seguida. Bebi até umas quatro da tarde. Esse negócio de jogo à noite no sábado é complicado para mim. Sou ansioso por vida e penso que a vida, quando nos dá a oportunidade, deve ser vivida. Isso significa que não poderia esperar até o início do jogo para tomar uma.

Como não tenho grana para assinar o PFC, fui para um bar perto de minha casa. Estava com uns amigos e o álcool já estava maior do que minha quantidade de sangue. A bola começou a rolar no Raulino de Oliveira (que nome feio da porra para um estádio) e logo o nervosismo tomou conta. O primeiro tempo foi brigado e o Santa mostrou que o esquema de Milton Mendes tem futuro. No bar, houve intensa discussão sobre as substituições – uns a favor, outros contra.

Na primeira chance do Santa, Keno se atrapalhou e perdeu uma boa chance (Keno, meu filho, você é um grande jogador, mas tenha calma, pelo amor de Deus). Richarlison tentou uma bela bicicleta que parou nas mãos de nosso paredão. Depois de umlindo lance de Grafite, Keno se estabana todo e joga longe. Calma, rapaz, calma.

O jogo foi tenso e o segundo tempo foi mais tenso ainda. Até que a estrela de Grafite brilha mais uma vez. Meus amigos, é talento demais. No lugar certo e na hora certa. O bar explodiu e a gritaria era geral, mas não se compara à emoção de gritar gol no Arruda. Logo em seguida veio a falta espetacular cobrada por Gustavo Scarpa. Tiago ainda tocou na bola, mas a falta foi muito bem cobrada. Tenho que admitir que foi um golaço.

O segundo gol do Fluminense veio exatamente de um escanteio cobrado por Scarpa. Achei confuso o lance e a marcação dentro da área. Pensei, logo em seguida, como João Paulo faz falta para arrumar nosso meio de campo. Por fim, a malandragem de Grafite.

Não fiz curso de arbitragem na FIFA e só sei que o juiz marcou pênalti. Sem malandragem não existe futebol. Maradona que o diga. Experiência faz muita diferença nessa hora. E lá vai o velho Grafite empatar o jogo e acender nossas esperanças.

Eu estava bêbado e feliz. Fui ver no site do Globo Esporte os lances do jogo para ativar minha memória na manhã de domingo. O Santinha jogou bem e me parece que tem tudo para crescer na competição. Quarta que vem vou ver se consigo sair mais cedo da aula para chegar, ao menos, na metade do segundo tempo contra o Cruzeiro. Em casa, meus amigos, a cobrinha cresce (desculpem pelo trocadilho infame).

Estou otimista com o projeto atual de nosso clube. E otimismo, diante de uma realidade tão promissora, faz muito bem à alma. Santa Cruz, Santa Cruz, junta mais esta vitória!

*Zeca é filósofo, metaleiro e músico

37 respostas para “Otimismo faz bem à alma”

  1. Não conheço o Zeca. Mas faltou algo nos adjetivos dele “Zeca é tricolor. Dos bons.” Acho que é porque isso está claro demais. Assim como está claro que está tudo dando certo, o time está bem arrumado e o nível do brasileirão está baixo. Otimismo, apoio e confiança. Com humildade, pés no chão e um passo de cada vez.

  2. Excelente Professor Zeca,

    Estamos em um ano especial mesmo. Todo esse momento tem que ser vivido e compartilhado.

    Temos que ter cautela, continuar com a humildade que nos é peculiar e jogar cada jogo como uma decisão, com essa organização e concentração para alcançar os resultados positivos.

    A Série A é longa e difícil, temos que ter paciência. Jogar sempre com inteligência e tentar levar menos cartões, que pode deixar jogadores importantes de fora de alguma partida (situação normal pra um campeonato ‘pegado’).

    Raniel está indo pro Cruzeiro e vamos aguardar os reforços que vêm de lá pra somar ao nosso elenco que vem jogando com garra e comprometimento.

    Quarta estarei no Arruda, Hélio estarei a sua espera meu amigo pra gente tomar uma Itaipava com Sr Arnildo.

    Abraço a todos,

    VIVA SANTINHA !!!

  3. Como o campeonato é disputado:
    a) Ninguém ganhou os dois jogos;
    b) Após duas rodadas, existem apenas oito invictos;
    c) Só o América de MG perdeu as duas partidas.

    Algumas coisas para ficarmos confiantes (sempre com humildade, respeito, trabalho e apoio total da torcida).

    a) Tiveram apenas duas goleadas (uma do Santa);
    b) Já jogamos com o terceiro colocado (fora de casa);
    c) O time que goleamos, ganhou do atual campeão nacional e um dos “todos poderosos” do campeonato.

    Claro que é cedo, temos que ir jogo a jogo e que o nosso objetivo ainda é não cair. Mas, se uma coisa que este início de campeonato está nos dando, e que ninguém pode tirar, é o direito de sonhar.

  4. Concordo, o grande objetivo é se manter na série A, com humildade más otimismo. Precisamos estar preparados para os momentos ruins que podem acontecer, mas sem perder a alegria de usufruir os bons momentos, como o desse final de semana. É só a segunda rodada, mas é muito bom ver nosso Santinha no topo da tabela.

  5. É isso aí Leo e Genivaldo,

    Outro ponto positivo e que tem nos empolgado é ter até esse momento o artilheiro isolado do Brasileirão: Grafite !!!!

  6. Muito bom o comentário do Leonardo, bem como o adendo do André.

    Quanto ao texto, é isso aí.
    Minha cobra também sobe a ladeira cantando e pulando fácil fácil, sem nem ser carnaval…
    Nada como um alto astral para tudo clarear na sua frente.
    Quarta estou lá, André.

  7. Se o Santa Cruz fizer uma grande campanha ou mesmo uma razoável nesse brasileiro, deverá colocar na conta exclusiva do treinador MM que conseguiu dar uma consistência tática a um time com limitações de qualidade nos jogadores que estão como opção de banco. O único jogador trazido depois que iniciamos a temporada com o Pernambucano e Nordestão de qualidade técnica incontestável foi Uillian Correia.

    Não sei o que a Diretoria está esperando acontecer para qualificar o elenco, pois temos carência na lateral direita (Vitor é muito irregular, faz uma partida como a com o Vitória depois passa quatro, cinco fazendo lambança e Léo Moura embora não tenha comprometido no último jogo e ter qualidades, devido a idade, não tem a força necessária para os noventa minutos). Nós temos apenas seis jogadores no time que poderiam ser titulares em qualquer clube da série A: Tiago Cardoso, Néris, Uillian, João Paulo, Grafite e Keno. Se a Diretoria continuar com a perspectiva de trazer jogador apenas para compor, nós não iremos muito longe nem no Brasileiro e nem na sula ou Copa do Brasil, precisamos de pelo menos três jogadores acima do nível.

    Quanto ao jogo de quarta: nós ainda não estamos estabilizados na campanha, precisamos enormemente pontuar dentro de casa e para isso a torcida é importantíssima. Acho que a diretoria deveria fazer além dessa ponderação, considerar que o jogo é tarde da noite, tem dificuldade de transporte e o contingente de desempregados é grande. Na minha opinião colocaria o preço único de R$ 15,00 para toda arquibancada inferior para aumentar a pressão.

    1. Na verdade o preço do ingresso para só esse jogo aumentou(Sócio R$ 20), mas tem uma promoção de casadinha(esse jogo contra o Cruzeiro e o contra o Figueirense), que no final o preço se mantém o mesmo que vem sendo prática desde o início da série A.
      Acredito que é para estimular o torcedor ir aos dois jogos, já que é mais vantagem comprar a casadinha do que para o jogo único.
      Acho que por enquanto a diretoria vai esperar a resposta da torcida por causa da fase(afinal o Santa é o líder da série A), se não der o esperado aí entra essa parte de ingresso mais barato.

  8. Nunca foi tão importante a vitória contra o Cruzeiro, mais do que nunca temos que vencer, somar pontos e deixar os objetivos para depois, temos que viver o momento que está sendo bom e com a chegada de mais alguns bons jogadores pode ser ainda melhor.

    Quarta estarei no Arruda, se Deus quiser!

  9. Bem, para mim o resultado não foi o esperado. Esperava realmente uma vitória do Santa Cruz. Mas um empate com o flu fora de casa não foi ruim.
    Escandaloso os dois impedimentos não marcados.
    Quanto ao penalti, eu também teria marcado, levando em contas a posição do árbitro em relação ao lance.
    No duelo Grafa x Fred o “nêgo lindo anjo” levou a melhor.

  10. Temos que aproveitar esse momento bom no campo, não só para abocanharmos o maior número de pontos possíveis, como também aproveitar essa visibilidade do início da competição para conseguirmos não só mais público/sócios mas também PATROCÍNIOS!

  11. João Paulo de fora! Só joga contra a Chapecoense.
    Provavelmente Bolaños vai fazer a estreia, o lado positivo é que vai dar para ter uma noção se ele pode realmente ser titular nesse time.

    Tão anunciando que a Pênalti vai continuar até dezembro, se isso for confirmado é um vacilo grande da diretoria, era hora de buscar uma outra fornecedora que fizesse uma camisa bonita para a série A(até porque respeito quem pensa diferente, mas acho essa última camisa feita pela pênalti feia), pelo momento venderia que nem água, até se fosse uma Umbro agente já estava no lucro.

    1. Rodolpho, tem que colocar nessa conta o valor da rescisão. A Dryworld compensa porque estava bancando o distrato (ou parte dele). A m… foi feita por ALN com contrato até 2019 (absurdo!).

      Talvez essa extensão até o final do ano libere uma parte da rescisão e dê o tempo necessário para a Dryworld se firmar. Aí entramos com um contrato decente.

      Tenho certeza que se Alírio pudesse firmaria algo com Nike, Adidas ou Puma se compensasse.
      Quanto à Umbro, não se iluda, paga péssimo. Até a barbie rompeu seu contrato com a Topper, que disseram paga 6 vezes mais.

      Nessa parte de negociações, temos que dar crédito a Alírio.

      1. Não tinha pensado nesse aspecto, pode ser estejam esperando da Dryword se estabilizar, afinal diferente da Champs(que esteve no Santa) a Dryword é uma grande empresa tem poder no mercado de futebol americano, e fornece time até na Liga Inglesa.

        Mas mesmo assim ainda fico na expectativa de termos uma nova fornecedora esse ano, afinal estamos em uma fase excelente(uma das melhores da história), esse era o momento que a camisa venderia que nem água, mesmo com a crise econômica.

    2. Rodolpho,

      Melhor esperarmos uma definição oficial da Diretoria em relação a Dry x Penal x Qualquer outra fornecedora …

      Acho que dos 20 clubes da Série A só o Santa persiste essa indefinição, levando em conta os pronunciamentos da Dry e o destrato com a Penalty. Não entendo ter feito um anúncio de lançamento para o fim de Junho com festa de gala e tudo mais e simplesmente cogitarem a negociação com outra fornecedora e/ou permanência com a Penalty.

      Acho que existe muita especulação e peruada nisso tudo que temos ouvido.

      Quarta todos os caminhos levam ao Arruda!

      VIVA SANTINHA !!!

      1. Pensei que o rompimento com a Pêlnati já estivesse decidido, é curioso como parece só o Santa tem problema para romper contratos, mas não acho isso ruim é sinal de que a diretoria está sendo responsável e não quer deixar dívidas para futuras gestões.

  12. Agora é manter a seriedade e os pés no chão, que com humildade e força de vontade vamos chegar lá.
    Nossa primeira e principal meta é se manter na série A, oq vier após isso é lucro, e a cada passo dado vamos estabelecendo novas metas.
    Me preocupará nos mantermos na dianteira os assédios q nossos jogadores sofrerão até o final agosto que é quando se fecha a janela de transferência. Acho q a diretoria deveria reajustar os contratos dos principais jogadores de forma a encarecê-los para o mercado, e caso venham a serem vendidos q rendam uma boa quantia para contratarmos alguém a altura.

  13. Pois é rodrigo.

    Esse efeito colateral de estarmos momentaneamente na dianteira.

    Espero que os contratos dos nosso principais destaques estejam muito bem amarrados pela diretoria, porque o olho de outros clubes vai engordar pras bandas do Arruda.

  14. Só temo a saída de 3 pessoas: Tiago Cardoso, Grafite e M.M.!

    Como desses 3, a princípio, tanto Tiago, como Grafite já afirmaram que não desejam sair nem com proposta da China, temos que cuidar do M.M, pois ele é o mentor de todo sucesso.

    Por isso, acredito que se mantivermos o M.M e esses doi importantes jogadores, qualquer eventual saída de outros jogadores, seeria suprida de forma a manter o mesmo nível e padrão de jogo.

  15. Coral, entendo perfeitamente a ânsia pela troca de fornecedor, mas não crucifico ALN, como uma pá de torcedor faz por aqui, pois temos que lembrar de todas as dificuldades financeiras daquela época, e tínhamos de montar e manter (alguns longos períodos até sem futebol nem bilheterias) um time que nos desse a condição que se provou acertada.
    Lembro muito bem de muito torcedor, por aqui também, pedindo contratações mesmo sem lastro financeiro, que depois a gente se virava. O importante era voltarmos a ter respeito dentro do estado e, principalmente, sairmos daquele atoleiro.
    Estamos com camisas que não têm tanta qualidade?
    É, estamos sim, mas somos campeões do nordeste, bi pernambucanos e, enfim, na liderança provisória da SÉRIE A!
    Quem diria não?
    Eu diria que se o preço a pagar por tudo isto é o fato de não termos uma excelente fornecedora major, então está até barato, de muito bom tamanho.
    ALN tem, assim como FBC, todo o meu respeito, pois toda escada se sobe de baixo para cima, degrau a degrau.
    Vi muito Tricolor achando que sairíamos da série D jogando com um dos pés amarrado nas costas e todos nós sabemos que não foi, não é, nem nunca seria assim.
    Já pulando um pouco o assunto da Pênalty, devemos também sempre lembrar que foi ele, ALN, em uma última e acertadíssima cartada, que nos deixou Alírio como presidente.
    Em tempo, quando da eleição do primeiro mandato dele, eu votei em Sérgio Murilo.
    Em tempo 2: A camisa de 2009, que tbém é da penalty (aquela que tem um triângulo branco ao lado da cintura), para mim é a mais bonita, vistosa, de toque agradável e ainda hoje mantém um viço impecável nas cores, apesar de Maria, nossa “secretária”, que tem uma mão de ferro implacável para roupas novas, maltratar tanto a bichinha.
    Tem também o lance histórico nela.
    Como diz o Arnildo, é o que penso.
    Saudações Tricolores!

    1. Também compartilho do mesmo pensamento Hélio Mattos, vejo muita gente criticando as administrações passadas, mas FBC e ALN tiveram GRANDE e FUNDAMENTAL importância para o Santa Cruz que está sendo construindo hoje com Alírio.

      Também vejo isso com relação a alguns jogadores e técnicos que passaram pelo Santa nos momentos mais difíceis da nossa história, se doaram em campo e tiveram sua importância. Para mim merecem todo respeito, embora que hoje não caibam mais nosso elenco, mas repito devem ser sempre lembrados e respeitados.

    2. Concordo plenamente Hélio. Lembrando que a Pênalty, bem ou mal, ficou de nosso lado nas vacas magras. Então, nada mais justo que aproveitar, ainda que um pouco, o nosso bom momento. Lógico que, profissionalmente, haverá o tempo certo de termos um fornecedor que nos dê melhor resultado. E esse dia chegará.

      Vamos Santa !!!

      1. Grande Hélio, se você perceber nas minha palavras não houve ânsia em fornecedor, pelo contrário, tentei argumentar motivos para fazer um acerto com mais calma.
        Sobre nosso nobre ex-presidente, reconheço os seus méritos e dificuldades, principalmente a indicação de Alírio, mas não posso deixar de considerar um absurdo o tempo de um contrato de fornecimento de material esportivo de 6 anos e extrapolando em dois mandatos subsequentes (era de 2 anos à época).

        Quarta, todos ao Arruda!

  16. Prezados,

    Pra mim, pouco importa o nome da fornecedora. A parceria para ser boa precisa se fixar em 3 pilares:

    1. Design das camisas;
    2. QUALIDADE DO MATERIAL;
    3. Retorno financeiro.

    A camisa do ano passado da Pênalty era bonita, mas o material faz vergonha a qualquer um. Tecido de camisa de abadá, tipo Olinda Beer, etc.

    O tecido da camisa desse ano é superior, e o design inferior. A azul comemorativa do ano passado (com listra transversal) é bonita e tem bom tecido.
    Uma toda azul que comprei numa promo mês passado (sem número, mas acho que é uma que vem com o 1 de Thiago) é linda e material muito bom.

    Via apresentação da camisa da barbie (Topper). Pareceu um tecido muito bom.

    Vi no bar do Cuzcuz, em CG, um senhor com uma pólo do Campinense. Material muito bom, com tecido do ombro diferente do restante (aqueles meio furadinhos). Muito parecidos com o bom material da adidas q o Sgoto veste.

    Sabem a marca do Campinense?

    A PERNAMBUCANA ROTA DO MAR.

    Portanto, não é só o nome. É o conjunto.

    Saudações Corais.

  17. Flamengo quer fechar com Grafite, do Santa Cruz

    Coluna do Flamengo
    Marlon Costa
    Compartilhar Tweet
    Pin
    Enviar por e-mail
    A diretoria do Flamengo espera apresentar até quarta-feira de dois a três reforços para o time _ antes mesmo de oficializar as mudanças planejadas para o departamento de futebol.

    E um dos pretendidos é o centroavante Grafite, do Santa Cruz, jogador de 37 anos, artilheiro do Brasileiro com quatro gols.

    1. Vixe!
      Já???
      Olha, vou te dizer que o Negão é um dos caras mais sabidos que pintou neste Arruda, desde muito tempo, além de ter um caráter e uma hombridade idem.
      Falo primeiro em sabideza, porque ele sabe muito bem que ir para flamengo é uma tremenda faca de 2 gumes. Se o cara, com a idade que ele tem, chega lá e não estoura a boca do balão, a torcida, que já está pra lá de inamistosa, vai cair de pau e pronto!
      Ex jogador em atividade vai ser a coisa mais simpática que ele vai ouvir por lá.
      E lá se vai todo um projeto de vida que ele pode desenvolver aqui no Santinha, inclusive até após sua aposentadoria enquanto jogador.
      De que é que adianta ir ganhar 3x mais durante um curto período.
      Não, pelo andar da carruagem, me parece que ele quer se aposentar em paz aqui no Santa Cruz, ídolo de muitas gerações adiante do seu tempo.
      Dinheiro é pau mesmo, mas quero crer que ele não vai cair nesse brilho dourado de tolo. O cara, como eu falei, além de muito sabido tem caráter e, como todo ser humano deste quilate, não põe o dinheiro acima de tudo e de todos.
      Tô “pagando” pra ver, se não vai ser assim.

      1. O exemplo é Magno Alves, que era Rei aqui no Ceará, todo jogo fazia gol, e foi para o Fluminense para viver no banco reservas.
        Ele dificilmente joga e olha que no caso dele existe uma grande ligação com o Fluminense porque ele é um dos maiores artilheiros da história do clube.

    2. Bem típico do Flamengo mesmo bastou o cara se destacar, provavelmente acham que vão chegar aqui o tirar Grafite só com o nome.

      O futebol de Grafite cresceu com a evolução tática do time, e isso não é exceção é a regra, o talento aparece com a organização, eles tem um atacante bem acima da média do futebol brasileiro e já tão querendo queimar o cara porque não tá rendendo, o grande problema deles é não ter um time, não falta de jogador.

      Minha preocupação é o olho grande pelo trabalho de Milton Mendes, mas acredito que a diretoria vai trabalhar muito para mantê-lo no mínimo até o fim da temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *