Por onde vou, o Santa Cruz está!

Tirei férias. Juntei a família e me mandei para São Paulo.

Por aqui, pra quem está acostumado com nosso belo calor, o frio é daqueles que faz o sujeito ajudar a economizar água do chuveiro. Por aqui, o povo continua andando avexado no meio da rua. “Papai, todo mundo anda correndo aqui, né?”, falou uma das pequenas.

Quando entro no gozo das férias, sou daqueles que procuro me desligar de tudo. Faço questão de não atender ligações telefônicas. Evito as tais redes sociais. Pelo visto, vamos chegar num tempo em que o sujeito viajará e na volta não terá nenhuma novidade para contar. Muito menos fotos para mostrar. A turma sai de férias e se dana a mandar fotos por zap-zap, postar o que está fazendo no facebook.

O que não consigo mesmo, é me desligar do Santa Cruz. Nem ele de mim. Ontem, levei as pirralhas para conhecer o Butantã. Por sinal, um passeio pra lá de agradável. E aí, num dos museus, encontro o nosso Santa em várias cobras corais. Mais pra frente, umas das programações do Instituto é deixar o público manusear algumas cobras. Avisaram que seria um jibóia e uma cobra do milho. Andamos, visitamos outro museu, paramos para fazer um lanche e no horário marcado fomos para o serpentário onde seria feita a atividade. A jibóia estava lá, mas a cobra do milho faltou. No lugar dela, a cobra coral.

Hoje perambulamos pelo centro. Nas imediações da 25 de março, o movimento é grande. De camelô a cartomante, tem de tudo. Já no Mercado Municipal a turma não alivia no preço. Tirando o sanduba de mortadela, o sujeito paga caro e come pouco.

Final da tarde, fui conhecer uns amigos novos. É que quando resolvi viajar para terra da garoa, comentei com Esequias. De pronto, ele me botou em contato com um casal paulista, Isabel e Paulo. “Gerrá, eles são gente fina. Ela é bem simpática. Ele, Paulo, é um Samarone da vida. São torcedores da Portuguesa”.

Nos encontramos na saída do metrô da Sé. Em poucos minutos, estávamos sintonizados como se nossa amizade fosse bem antiga. Uma conversa boa danada na escadaria da Catedral que terminou logicamente num bar e o futebol foi o assunto principal. Perguntei a Paulo se eles estavam naquele jogo de 2005, na seribê, contra a Portuguesa. Falei que a gente tinha ido com a Sanfona Coral. “Não sei se você lembra, mas na torcida do Santa tinha uma turma tocando forró”, eu disse. “Claro que sim. Foi ali que vi que a torcida de vocês é fantástica. Tenho a maior admiração pelo Santa”.

Paulo e Isabel tem os três volumes da trilogia do Blog. Tem camisa do Santa Cruz,  canecas, cobrinhas e até o álbum de figurinhas.

Não tem jeito, meus amigos. Quem é Santa Cruz não desgruda dele. Que seja assim. Neste sábado, vou estar ligado no jogo contra o Criciúma. Terça é o Bahia. E no outro sábado, dia 01, espero que a turma do marketing invente uma promoção do tipo “Turista Coral em Sampa” ou que eu arrume por aqui, uma turma boa de exilados Tricolores Corais Santacruzenses das bandas do Arruda que queira ir pro jogo contra o Oeste.

170 respostas para “Por onde vou, o Santa Cruz está!”

  1. São Paulo é uma bela cidade e lá temos calor e carinho, muito carinho. tive a oportunidade de fazer esse mesmo caminho em outros momentos e recomendo demais, fiz grandes e bons amigos ai Gerrá. Paulo e Isabel são alguns desses, mas tem ainda a Júlia, Luciana, Talita, Jorge (apesar dele ser CRB, os amigos da Mooca e do Juventus e da família do futebol. É uma cidade e locais que recomendo conhecer, eu mesmo irei voltar assim que possível. rsrs impossível desligar do Santinha, ai ou em qualquer lugar não conseguimos deixar pra trás esse sentimento, essa cólera. rsrs precisamos vencer hoje, terça e sábado. rsrs

    Avante Santinha!

  2. Não PERDEMOS por causa de TIAGO CARDOZO, depois por causa da dupla de zaga e dos dois volantes…
    NÃO VENCEMOS por causa do bandeirinha anular aquele gol, depois por causa dos laterais meias e atacantes por não saberem contra atacar e por fim, por causa do goleiro deles np último segundo… Ah Defesinnha infeliz he he he

  3. Taticamente o Santa Cruz jogou muito bem e isso é prova de time melhor treinado.

    Quando Marlon saiu a esquerda ficou mais desprotegida.
    Wellington Cesar saindo pro jogo foi uma grata surpresa. Esse garoto vai longe.

    Enfim, bom resultado, mas mostra que a diretoria tem que continuar reforçando o elenco. Com Alemão, Vitor, Raniel e Grafite no time, o Santa Cruz tem tudo pra subir.

    Bora chegar junto torcidaaaaa!

  4. lateral guilherme santos do criciuma jogou inrregular

    acoisa ganhou pontos do sampaio correa nessa maneira

    STJD mantém punição e Sampaio perde seis pontos no Nordestão #globoesporte http://glo.bo/1F3MXCv

    o lateral Guilherme Santos que fui expulso terça pela copa do brasil ta escalado
    nao pode jogar contra o santa cruz se liga diretoria

    1. Esses supostos casos de jogador irregular, o outro time não recebe os pontos, o que aocntece é “apenas” caso confirmado a irregularidade o time que escalou errado é que perde os pontos.

      e como falaram já aí acima o citado jogador não jogou.

  5. sobre o jogo foi muito importante esse ponto fora, mas falta alguma coisa nesse time principalmente no meio de campo
    aquele algo ha mais esta faltando pra torcida acreditar que vamos subir
    uma pegada forte de chegar forte e criar jogadas

  6. Madson, a resposta é: JOAO PAULO, se ele estivesse em campo talvez teriamos vencido!!!
    COMO NOSSO PAREDAO É IMPORTANTE PARA O TIME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. O torcedor do SANTA CRUZ, é extremamente complicado…. antes do jogo… a própria torcida (SANTA CRUZ) afirmava que um empate seria importante, pois o CRICIÚMA, estava em ascensão, principalmente em seu estádio. Aí ainda aparece uns “tricolores” reclamando…. ahhh vão tomar na tarraqueta bando de babacas,

  8. enquanto Marlon estava jogando, time estava até bem e com chances de fazer o gol.

    Após a saída dele e a entrada de Lucio “coincidentemente” o time caiu de rendimento.

    1. Confesso que também não entendi…
      É o quê? Um bom vivant? Um folgado?
      Um boa praça? Um sem ter o que fazer,
      que pode ir te encontrar em plena capital
      paulista a qualquer hora do dia?
      Um cara daqueles que pagas a conta do bar sozinho???

  9. Gostaria de saber o que motivou a saída de Daniel Costa aos 12min do 2º tempo?

    Depois disso, o 1º chute ao gol do Criciúma só aconteceu aos 35min. Será coincidência?

    O que vi foi que sem Daniel Costa (e com a ausência de João Paulo) o time ficou sem criatividade alguma no meio-campo. Ficamos à mercê de algum lance fortuito para tentar o gol.

    Se a substituição não foi em função de algum problema físico, então foi erro grosseiro de MM.

    O Criciúma teve várias chances de chutar próximas à nossa área. A proteção à nossa zaga é precária. Não levamos gol por incompetência de finalização do adversário e por conta de Tiago Cardoso.

    Ainda assim, acho que poderíamos ter tido um resultado melhor. Tivemos espaço para trabalhar a bola, mas não soubemos aproveitá-lo por falta de criatividade.

    Vamos ver como o time será escalado pra enfrentar o Bahia.

    Aguardemos os fatos.

  10. O Criciúma estava pedindo para perder e não tivemos competência para ganhar. E nosso técnico piorou o time com a saída de Daniel que é um jogador diferenciado que pode resolver o jogo a qualquer momento. Era pra ter levado João Paulo pelo menos no banco para acionar ele no segundo tempo…mas infelizmente nosso técnico também erra muito, e nessa pisadinha vamos demorar muito para brigar pelo g4.

  11. Gerrá,

    estarei em Osasco com minha família. Vamos todos nos encontrar. E fazer uma farra santacruzense em Osasco.

    Se vencermos o Bahia, esse jogo de sábado será importantíssimo.

      1. Não conheço o estádio nem as redondezas. Mas sei que lá não tem torcedor do Oeste (claro, o time é de Itápolis).

        Vou ver com um amigo santacruzense que mora em SP tb e informo aqui lá pra quinta ou sexta .

        Vamos ter mais torcida que o time da casa.

        Saudações

  12. Ingresso comprado (sócio) pela internet e pago desde a sexta-feira. O sistema de venda on-line tá funcionando muito bem e a entrada de sócios organizada.

    Vamos apoiar e ir ao jogo, galera, terça-feira não tem desculpa.

  13. ESPERO Q O MM DEIXE DE FRESCURAS E ESCALE TANTO O JP COMO O DANIEL COSTA PRO JG DE 3ª FEIRA.

    Como bem lembrou alguém aqui (acho q foi o “sumido” RICARDO), na Copa de 70, escalamos os cinco melhores nº 10 na Canarinha (Pelé, Tostão, Gérson, Rivelino e Paulo Cézar) e levantamos, com os “pés nas costas”, o TRI no México.

    SaudaSanta

    1. Êpa! Pauo César Caju era banco. O meio de campo era Clodoaldo, Gerson e Rivelino. Wilson Piazza que era volante foi o quarto-zagueiro. O ataque era Jairzinho, um “tal”de Pelé e Tostão.
      Gerson (fumava e não corria mas tinha uma visão de campo e uma qualidade no passe extraordinárias). Gerson e Rivelino eram meias esquerdas mas craques (no caso deles) e bons jogadores (no caso de Daniel Costa e João Paulo) podem jogar juntos. O que não entendo é o porquê esse Lelê é titular absoluto). Tostão não era centro avante mas formou com Jairzinho e Pelé, um ataque de arrebentar. Jairzinho fez gols em todos os jogos da Copa de 70.

  14. Rapaz, esse lelê parece que vai ser uma grata surpresa… ele se movimenta muito, busca o jogo. Comete erros bobos, muitas vezes, mas não fica paradão em campo. E erros bobos também não é somente privilégio dele, pois Aquino e até João Paulo, são mestres em fazer isso todo jogo. Mas no geral, se essa turma entrosar realmente, teremos um time competitivo, sim!

    1. O problema de Lelê é que ele comete muitos erros, erra passes bobos, parece que não tem a calma de tomar a decisão de passe ou jogada correta e isso irrita torcida.

      Mas ele tem velocidade e quase sempre leva vantagem no drible, se jogar melhor coletivamente e raciocinar melhor as jogadas pode evoluir bastante.

      Luisinho também é outro que sempre entra bem, exceto o jogo contra o Náutico, participou das jogadas de gols contra CRB, Atlético-GO e ontem arrumou aquela falta no final que quase acabou em gol do Néris.

  15. Como disse um tricolor acima: a torcida reclama demais… Todavia, antes de todos os babacas, nos quais eu me incluo, tomarem na tarraqueta, é bom observar alguns detalhes:

    1 – Para os que querem continuar pelo miolo da tabela, foi um grande resultado – VIBREM;
    2 – para os que querem ver nossa equipe ascendendo às primeiras colocações… foi um péssimo resultado.

    Empatar com o criciuma, lá na terrinha deles, será sempre muito bom, porém, nas circunstâncias em que o jogo se apresentou, para nós, foi de uma facilidade sem tamanho. A equipe sulista pediu pra perder durante todo primeiro tempo e nós fomos incompetentes na hora das finalizações – COMO PERDE GOLS ESTE AQUINO.

    Se antes da partida alguns torcedores – nos quais eu NÃO me incluo – achavam que um empate seria um bom resultado, todos os querem ver nosso Santa Cruz classificado entre os quatro primeiros, só tem visto a distância, entre os líderes da série B, aumentando, ponto a ponto, a cada rodada.

    Em suma: quem quiser vibrar com este resultado que vibre, mas, diante das facilidades oferecidas (MUITO PARECIDA COM A PARTIDA CONTRA O CEARA), mostramos, mais uma vez, nossa incompetência para vencer. QUE PENA!

  16. joao paulo ta acertando sua saida do santa cruz por isso sua viagem
    foçou cartao amarelo contra a barby para sua viagem para portugal onde passou dez dias
    sem treinar falta de de respeito com o clube e a torcida que paga ingresso por isso
    martelote barrou ele, eu sei que joao paulo joga muito, mais o santa cruz ta acima dele

  17. MM peitou DM9 não vai peitar um bosta feito João Paulo. Forçou o terceiro cartão no jogo com a Barbie, viajou e ficou sem dar notícias. O clube deveria multá-lo senão vira zona. Judaslote está certíssimo: não treinou, não joga.

  18. Mil vezes os babacas críticos que apontam possíveis erros a serem corrigidos dos que os babacas bajuladores que acham que tudo tá lindo e maravilhoso…
    Afinal, quando todos tomarem na “tarraqueta” depois que a Inês tá morta, os babacas críticos sofrem por não terem sido ouvidos, enquanto os babacas bajuladores, simplesmente, na maior cara de pau, abandonam o barco que tanto defendiam dos babacas críticos que apontavam os “furos” e passam a criticar a tudo e a todos, como se não fossem responsáveis pelo descaso…
    Aliás, aos “tricolores” que acham que tá tudo lindo e maravilhoso depois do jogo jogado e não vencido contra o Criciúma, só devem tá defendendo seus interesses pessoais dentro do clube…
    Ainda bem, que até o nosso técnico apesar de enaltecer o empate, é óbvio, declarou que o time precisa ser mais consistente pra não desperdiçar essas oportunidades raras, como vencer o Criciúma fora de casa p.ex, na medida em que foi o jogo…
    Por fim, apesar das minhas críticas aos desacertos de nossos contra ataques, tô arretado com o goleiro do Criciúma…
    Aquilo é bola pra se defender no final do jogo, PQP…

  19. Depois de muito criticar os mediocres presidentes corais, percebo em Alirio um cara com uma certa trasnparencia que nao vi no clube desde que torço. Por isso me associei. Espero que ele continue na linha. Uma pena ainda esse Tininho ainda estar no arruda, mas no mais a administração é merecedora de credito pela torcida. Vamos nos associar tricolores.

    1. Sr Eduardo ramos assistimos os jogos no manos bar no bairro do feitosa próximo ao conjunto artemizia, quem mora na jatiuca é Tadeu Patriota não sei se o senhor o conhece.Qualquer coisa entre em contato comigo 99981 3159

      1. Vladimir, muito obrigado pelas imediato retorno à minha solicitação.
        Conheço Tadeu Patriota desde à Série D.
        Se for possível a minha ida ao Manos, eu telefono pra vc.

  20. Vamos ao Arruda Família Tricolor. Vamos apoiar o Santa Cruz. Com certeza vai ser um grande clássico. Vamos mostrar que nós temos força. As nossas rendas tem sido vergonhosas. Vamos ao Arruda. Vamos levar nossas famílias, vamos convidar nossos amigos e amigas. Vamos encher o Arruda. O Santa precisa do nosso apoio

  21. Vale o registro: com Fred no gol teríamos perdido e o lance do gol teria sido justamente aquele em que o paredão voou nos pés e tirou a bola do atacante do Criciúma.

  22. Seu Arnildo, voltei.
    Passei 5 dias na terra do meu pai sentindo um friozinho bom de lascar: TRIUNFO, o Oásis do Sertão.
    Fiz questão de me desligar de tudo, exceto do nosso clube.

    Arrumei uma pizzaria pra assistir (Papo Pizza) e sofri muito. Tinha uma reca de burro-negros secando e zoando, dizendo que nosso jogo era preliminar. Se fosse outros tempos, mais jovem, solteiro e sem filha, poderia dar m…

    Os 5 10 eram Pelé (San), Gerson (SP ou Flu), Jairzinho (Bot???), Tostão (Cru) e Rivelino (Cor).

    Contra o Baêa, Martelotte precisa colocar JP de qualquer jeito. Como ele não é burro, deve fazer.

    E eu entraria também com Vitor, pq Bileu não apóia tanto. Precisamos dos 3 pontos.

    Como eu penso em acesso, É JOGO DE 3 PONTOS.

    Aos demais acima que falaram no empate, fiquei com sentimento de: EMPATE. Não gostei de não avançado, e gostei de não ter perdido, porque jogamos mal.

    Os gols fáceis e de pênalti que Anderson Aquino NÃO COMPENSAM a raiva durante todo o resto dos jogos.

    Com Grafite, vale a pena testar o time com 5 no meio, com 3 meias de “garçom” pra ele.

    Saudações Corais.

    Tenho 2 dúvidas (vi replays, mas a TV tava longe):

    A bola de AA no impedimento entrou? Fiquei com a impressão que não.

    A defesa do goleiro (fdp) do Criciúma foi dada por Marlon ou Waldson? Achei que foi Waldson. E convenhamos, seria um gol “na cagada”, porque o cara CABECEOU DE COSTAS. Isso eu vi, hehehe.

    1. Esclarecendo: Gerson era do Fluminense, e Jairzinho não era meia esquerda. Quem jogava na mesma posição nos seus clubes: Gerson, Rivelino, Peké e Tostão, só que estes dois últimos jogavam mais avancados.

      1. Valeu Eduardo sobre os esclarecimentos.

        Mas Jairzinho jogava com a 10 também não era?

        Craque não pode deixar de jogar.

        E JP junto dos demais é um craque.

        Saudações Corais

      2. VERDADE EDUARDO RAMOS. JAIRZINHO ERA PONTA DIREITA.

        E meu irmão mais velho, q morou no RJ nos anos 60, na época da “SeleFogo” costuma ir aos treinos do Botafogo em General Severiano. Ataque titular: Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagalo. O reserva, começava com o Jarírzinho na ponta direita…PQP, q máquina!

        E, Ñ ESQUEÇAM: a SeleSanta joga amanhã! TODOS CAMINHOS LEVAM AO ARRUDA.

        RICARDO, ainda ñ tive a felicidade de conhecer Triunfo. Mas, qq hora dessas, num desses invernos, irei por lá pra bebericar no “friozinho” a bebida de BACO tal qual fazia qdo íamos passar um fim de semana em Campos do Jordão, Terra da minha esposa, na época q morava em SJ dos Campos (q já era fria)!

        SaudaSanta

  23. Desculpem os erros (faltaram algumas palavras, escrevi rápido).

    Como eu penso em acesso, é jogo de SEIS pontos.

    Corrigindo a 2a pergunta: A cabeçada no final foi de Néris ou Waldson?

    Saudações Corais.

    1. A bola de Anderson Aquino entrou. E pelo replay ele tava na mesma linha do ultimo defensor, mas claro Wilson Souza sempre vai dizer (mesmo a imagem mostrando o contrário) que foi impedimento.

      Nunca esquecerei aquele gol no 1o. jogo da final em Salgueiro ele tentando defender a todo custo o erro da bandeirinha gata que anulou um gol legitimo do Santa alegando impedimento em uma bola estourada para frente pela zaga do Salgueiro que bateu na cabeça de outro jogador do Salgueiro e voltou para o jogador do Santa fazer o gol.

    1. CORAL,

      q matéria maravilhosa. Assisti TODO O PROGRAMA. Uma hora de vídeo q assisti E SUGIRO A TODOS Q ASSISTAM, com o maior prazer. Tudo q é dito no programa explica o PORQUE da existência das torcidas PARAIBACAS por esse Brasil afora e, principalmente o ASSASSINATO de Clubes de grande apelo popular a exemplo do nosso Santa Cruz, do Clube do Remo, do Vila Nova/MG, do Nacional de Manaus e, por aí vai, por essa tríade do mal: CBF, REDE PLIM PLIM e o Espólio do C13.

      Ñ vou nem falar dos Américas da vida espalhados por esses Brasil afora, com horrorosas exceções pro de Natal e o de MG (sufocado pela “espanholização de Cruzeiro e Atlético) e as outrora 3ªs forças como A Tuna Luso no Pará, o Ferroviário no Ceará, etc. E os outrora grandes do próprio interior paulista a exemplo da dupla Come-Fogo de Ribeirão Preto, do “finado” Guarani de Campinas, etc.

      URGE QUE SE PASSE A LIMPO ESSE FUTEBOL BRASILEIRO!

      SaudaSanta

      1. Meu Deus! Que programa! Claro, que uma observação como essa jamais poderia passar em uma globbbo. Atenção, isso passou em uma tv pública! Dá para entender, agora a importância de uma tv pública??? Daí o mito da “liberdade de expressão” travestido de interesses comerciais. Isso é jornalismo esportivo! Jornalismo esportivo nunca poderá se confundir com promoção/torcida: vou explicar: alguém narrando um jogo da seleção não o deve fazer como um torcedor histérico e sim pontuando as mazelas todas do futebol. Não é criticar o treinador ou o esquema tático, mas sim o sistema que o pôs lá. Não é dunga, mas a cbf! Dá para entender? Acho contraditório esses que reclamam da desigualdade das cotas em PE, que deu àquele troço trinta anos de hegemonia, e à noite não dorme sem ver uma novelinha ou um jornal nacional! O cara reclama dos trinta anos e aceita de mão beijada tudo o que saí da boca dos locutores do JN da globbbo. Isso é contraditório. O pior, vejam o que eu estou prevendo, é que o modelo de prática esportiva que quer se implantar aqui é o do horroroso futebol/beisebol/basquetebol norte-americanos. Uma prática esportiva que congela a segregação racial! Mas isso é outro problema. E tem mais, o clube é reflexo de sua torcida. A desigualdade vai permanecer até que essa torcida “mais apaixonada do brasil” (me poupem!). Não acordem para essa realidade. Eu de minha parte não consumo absolutamente nada da ardidas; eu não aceito como verdades absolutas o que os noticiários dessa rede hegemônica (a propósito, vcs já repararam que sempre que há tv ligada em um espaço público, restaurante etc, está naquela estação?). Muito bem observado Arnildo, muito bem observado! Cadê o América??? Aí vem torcedor – que acha que tem voz junto ao treinador (a voz da torcida! Me poupem!) falar que o problema do Santa Cruz é o treinador de goleiros que foi da coisa ou a teimosia do treinador e escalar fulano e não sicrano… Alienação, é o nome da coisa.

  24. Sobre o patrocínio:

    Dia 27 e nada do patrocinador que deveria ser anunciado até sexta… cada vez mais acho que era fake, fruto da ânsia de Alírio em realmente ter esse patrocinador (não creio que tenha sido má fé, pelo contrário acho que ele realmente acreditou que conversas “engatilhadas” se tornariam realidade)… infelizmente parece que vamos ter um segundo semestre financeiramente sofrido (muito por cauda dos 5 jogos vendidos por ALN à arena do meio-do-mato).

    1. Tá um toró em Recife, de novo… e tome chuva em dias de jogos do Santa. Quem quiser que fale que não atrapalha, mas vejam bem:

      – Sociais e anel superior na chuva.
      – PM não deixa entrar guarda-chuva no estádio.
      – Jogo na televisão em tudo que é barzinho.
      – Jogo às 18:30 (no caso de amanhã) com a cidade engarrafada por causa da chuva.
      – Jogo às 22h (sexta dia dos namorados).
      – Jogo em dia de greve de ônibus e dilúvio no Recife.

      Isso aconteceu em 6 dos 7 jogos do Santa no recife. Já para a coisa (vtnc) não choveu em nenhum (na realidade apenas um, no segundo tempo) e não atrapalhou a venda de ingressos. Como pode isso?

      Bem, eu tô fazendo minha parte, ingresso comprado desde sexta passada. Amanhão temos que vencer na raça.

  25. PQP, S. PEDRO TÁ REALMENTE DE SACANAGEM COM O SC.

    O Clube precisando ganhar e faturar e um dilúvio desses!

    Oremos: “Ave Mª, Cheia de Graças,…”

    SaudaSanta

  26. Coral, amanhã é às 19:30h, e não às 18:30h. Mas não muda nada, o trânsito na cidade nesse horário é um cabaré mesmo, principalmente com esse tempo que vocês tão dizendo*.

    Por isso é urgente uma reforma no estádio. Colocar uma cobertura.

    Essa estória de que “não somos feitos de açúcar” é conversa mole. Quem gosta de ver jogo tomando chuva? Eu não gosto. Só me lembro de João Pessoa…

    Saudações Corais

    *O asterisco é pq não estou no Recife (em Fortaleza a trabalho) e (mais uma vez) vou perder um jogo do Santa. Só volto sábado. Ossos do ofício. Imagino como os exilados se sentem. Imagino como seu Arnildo se sentia longe do Arruda. É froids…

    Mas já marquei com Walter da 800kms pra assistirmos juntos esse jogo.

  27. Peguei esses 9 times abaixo( selecionei por critério de tradição/rivalidade/frequências na série A/ momento ATUAL na classificação) que TEORICAMENTE pode estimular mais o povão a comparecer ao estádio e vi pela tabela o dia que o Santa jogará contra eles:

    Bahia terça 19:30
    Botafogo sábado 16:30
    Macaé sábado 21h
    América-MG terça
    Paisandu terça
    Ceará sábado
    Barbie Sábado
    Criciuma Sábado
    Vitória Sábado

    Desses nove jogos, seis serão num Sábado e três numa terça.

    É torcer e muito pra que ESPECIALMENTE nessas 9 partidas não chova e principalmente o momento do Santa Cruz na classificação seja legal pra diretoria/marketing possa trabalhar na questão de levar um grande público.

    Seria fundamental que pelo menos nesses 9 jogos tivéssemos uma MÉDIA de público, pelo menos, acima de 30 mil torcedores.

    E que nas outras partidas no Arruda fosse um número melhor do que vem acontecendo nos jogos até o momento.

  28. A quem se interessa pelo debate sobre as consequências do monopólio da Globo sobre o futebol brasileiro, eis um bom vídeo sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?t=12&v=IYZqKviFyQY

    Até o Santa Cruz é citado, naquela manobra em que a Globo comprou os direitos de transmissão de jogos do Mais Querido da Série C para não transmiti-los, já que a audiência desses jogos suplantava a dos jogos da Gang dos 13 aqui em Recife.

    Eu recomendo.

    1. Acabo de ver que o vídeo já foi recomendado por outros tricolores. Beleza!

      No vídeo, toma-se conhecimento de como funcionam ligas esportivas (nos EUA, por exemplo) que se preocupam com o equilíbrio da competição porque enxergam que isso só traz benefícios a todos. Um exemplo disso foi a anunciada volta de Gilberto (ex Santa Cruz) à América do Norte, anunciada hoje.

      No Brasil, a miopia, a ganância e, principalmente, a incompetência da maioria dos dirigentes dos principais clubes brasileiros, associados ao câncer que é a Rede Globo, só fazem piorar cada vez mais a situação do nosso futebol.

  29. Também estava de férias com a família, no excelente Festival de inverno de Garanhuns, que é tão bom que não presta. É música, teatro, dança, circo e festa pela manhã, tarde, noite e madrugada.
    Depois de dez dias você está um caco!

    Mas enfim também acompanhei, na medida do possível, nossas batalhas contra Atlético e Criciúma e, não sei se é a boa e velha esperança do torcedor coral, mas estou cada dia mais esperançoso de uma reviravolta muito positiva daqui para a frente, não só nos resultados, como em todo o restante de notícias relativas ao clube.
    Acho que é o efeito Graffite…

    Parabéns ao pessoal do novo site do Santa. Finalmente vejo reportagens, estatísticas e opiniões com ênfase positiva. Além de uma interface muito mais moderna e variada e textos como este último sobre o Raniel.
    Bola dentro, parabéns!

  30. É muita chuva, assim fica dificil ! e ainda por cima a policia não deixa entrar com guarda-chuva alegando que é uma arma. E absurdo pior, nem com aqueles pequenos retrateis e sem ponta pelo mesmo motivo, o torcedor tem que se molhar e pegar uma gripe nesse dia chuvosoq. Depois querem que o torcedor vá ao estádio, se os entendidos so fazem complicar !

  31. Tomei conhecimento, não sei se é verdade, mas merece ser analisado, que o presidente achou uma brexa no contrato para a realização desses jogos na arena vendidos por ALN, é que estava incluido uma participação do clube na percentagem dos ingressos trocados do TCN pela torcida nos jogos, como o governo acabou com o programa, logo terá que ser revisto esse contrato, tanto que os jogos do Bahia e Botafogo que estavam incluidos no pacote, vão ser realizados no arruda, ou o consórcio revisa com novos valores o contrato pagando ao Santa ou todos os jogos serão realizados no Estadio José do Rego Maciel, por quebra contratual. Dá-lhe Alírio !
    Saudações Corais.

    1. Pois é Roberto, isso é verdade mesmo, mas o Santa tem que ter o dinheiro para devolver para o consórcio… e a chuva ajudar para as rendas no Arruda compensarem a mudança, senão é prejuízo duas vezes.
      Creio que a diretoria está avaliando tudo isso.

  32. RECORDAR É VIVER!

    Final dos anos 60, saio à noite da aula de inglês na Sociedade Cultural Brasil-Estados Unidos – q ficava na rua 7 de Setembro, no centro da Cidade, defronte à Faculdadede Direito – com o amigo Beto Cabral (sobrinho do João Cabral de Melo Neto) e vou direto pra Ilha do Chié ver um jg em homenagem ao Dia do Trabalho entre o então “Terror do NE” e esse time de macumbeiros do Baêa.

    O técnico era o Duque e o mesmo resolveu lançar, nesse jogo, na PONTA ESQUERDA, um garoto chamado GIVANILDO OLIVEIRA, q tinha minha mesma idade. Resultado: 5 X 0 no 1º tempo! Depois, tiramos o pé do acelerador e o jg terminou 5 X 2.

    Q aquele espírito vitorioso de nossos Anos de Glória baixe hj no nosso platel, logo mais à noite.

    SaudaSanta

  33. ref a esses jogos na arena o que causa estranheza e deveria ser investigado é o fato da coisa esta mandando seus jogos pra la SEM RECLAMAR DE NADA
    ORA TODO MUNDO SABE QUE POR QQUER BESTEIRA ESSE PRESIDENTE DA COISA COLOCA NA JUSTIÇA
    JA TIROU LG DE UM JOGO, JA TOMOU OS PONTOS DO SAMPAIO
    ENTAO É REALMENTE SUPEITO ESSA PASSIVIDADE DA COISA EM MANDAR SEUS JOGOS PRA LA SEM DAR NEMHUM PIO

    AINDA MAIS DEPOIS QUE O VICE GOV TORCEDOR DA COISA MONTOU UM ESQUEMA DE MOBILIDADE JAMAIS VISTO NO JOGO CONTRA O SAO PAULO PRA O TIME DELE

    E NO JOGO DA BARBIE ANTES MANDARAM A TORCIDA DA BARBIE PEGAR TAXI

    TEM DE SABER QTO A COISA TA V LEVANDO A MAIS DO QUE O SANTA PRA JOGAR NA ARENA

    1. Madson, isso é coisa comercial. Especula-se que a coisa (vtnc) tenha cobrado pelo menos 600 mil por jogo para jogar lá, recebendo antecipado. Detalhe, também especula-se que se a renda passar de determinado valor (800 mil???) é dividido 50% pra coisa.
      O que fez a coisa (vtnc) reclamar foi que nem eles esperavam uma fase boa que chamasse publico para a arena (somado aos dias de sol, pqp). Isso fez o presidente da coisa(vtnc) crescer o olho, pq se os jogos fossem no chiqueiro poderiam ganhar bem mais com camarotes, cadeiras pagas e bares, etc Aí ele começou a procurar brechas no contrato pra ver se cancelava os jogos ainda pendentes e devolvia o dinheiro sem juros.
      De bestas ele não têm nada….

      Com ALN deve ter sido diferente. Como ele estava na pindaíba, deve ter aceitado qualquer caraminguá para esses seis jogos vendidos (eu acho que deve ter sido algo em torno de 2 milhões pelos 6 jogos), com renda dividida se passar de 500/600 mil para cada renda.

      RESSALTO, essa especulação minha é baseada em entrevistas que ouvi de dirigentes do Santa e da coisa(vtnc) e comentaristas de rádio no segundo semestre do ano passado que davam indícios de valores e cláusulas.

      Ah… só pra constar, se pelo menos em dois desses dias de chuva os jogos fossem na arena do mato, a gente já teria se livrado de parte do prejuízo por causa do clima.

      1. …completando, a participação do vice-governador burronegro foi pra resguardar o governo e a ele próprio (ele é o responsável pelas parcerias publico-privado no estado) e tentar bloquear o queima filme geral que está se tornando essa pendenga do elefante do mato. Claro que ele também só agiu quando pisaram nos calos do seu time e de um contrato que havia sido firmado pra tentar fazer o elefante parar de dar prejuízo. Se fosse só a Barbie, coitada… foi preciso a filhinha Suzy berrar pra mamãe Barbie ser ajudada.

  34. E tome chuva… com possibilidade ZERO do grupo gl0b0 (coisaTV) liberar a partida de ser transmitida por causa da chuva. Afinal eles já treinam pra transmitir pólo aquático para as olimpíadas. O clubes mandantes que se f&%$@.

    É fumo duas vezes, apenas 3 milhões para transmitir 19 jogos como mandante, outros 19 pelos direitos de imagem como visitante e não tem direito nem a abrir o bico pedindo adiamento.

    Contra o ABC não havia a menor condição de jogo tantas eram as poças, uma cascata nas arquibancadas, greve de ônibus na cidade e não houve acordo, imagine hoje… e essa FPF caladinha. É muita sacanagem.

  35. Espero que MM tenha conversado com JP e puxado a orelha do camarada, quanto à atitude fujona, do peboleiro, das Repúblicas Independentes do Arruda. Detalhe: de atitude fujona MM é professor e vai saber lidar com o fato. Enfim: precisamos dar qualidade ao nosso meio campo e, que me desculpem os fãs de Daniel Costa, nas últimas partidas, para mim, Daniel foi uma mosca morta em campo. Talvez, ao lado de JP, Daniel consiga jogar seu melhor futebol e todos ganham com isso.

  36. Ricardo e Arnildo, confirmei com um primo que é botafoguense roxo: Jairzinho jogava com a 7. Famosa no Botafogo por ter sido usada pelo extraordinário Mané Garrincha!

  37. Boa tarde !

    Estou em missão de trabalho aqui em Fortaleza….
    Aos santacruzenses exilados nesta terra maravilhosa, pergunto ….
    Onde assistir esta peleja contra o Bahêaaa ? Como dizem os baianos.

  38. São Pedro atendeu nossos pedidos e a chuva passou lá pelas 14h. Previsão de não ter mais chuva hoje.

    Vamos ao Arruda galera tricolor. Vamos apoiar que a vitória hoje é importantíssima e Santa Cruz tem que lutar para vencer na raça.

  39. Alguém daqui comprou a nova camisa?

    O material é bom?

    Como só posso comprar pela internet, preciso de opiniões concretas.

    E hoje é 2 x 1

  40. Lelê jogando muito.
    JP é titular.
    Bileu, sem comprometer
    Lucio foi bem.
    Moradei joga para o time.
    E Thiago Cardoso, dispensa comentários.

  41. Beleza de vitória…Todos de parabéns, lutaram do começo ao fim, superando as dificuldades e falhas dentro de campo de forma aguerrida honrando a nossa a camisa e respeitando nossa torcida…PRA CIMA DELES TRICOLOR!!!

  42. TÔ CHEIO DOS QUEQUEUS E Ñ VOU ME ALONGAR. VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR EM:

    1. “Time de Chegada”;
    2. Cavalo Paraguaio? (válido pra TODAS AS SÉRIES)

    SaudaSanta

  43. JÁ OUVIRAM TB ALGUÉM FALAR EM TIME MACHO DO SACO ROXO?

    KKKKKKKKKKK

    SaudaSanta

    P S – Vocês ñ imaginam a minha alegria! Nem esse sentimento “interno” de SUPERIORIDADE. PQP!

    SaudaSanta

  44. Feliz pela vitória. Jogo difícil…

    Sábado estaremos lá. Gerra, Raul, eu e mais centenas.

    Camisa do Santa Cruz está sendo sorteada no Cartão Verde hj. Agora.
    Junto com livro de Pep Guardiola

    1. TÔ SERIAMENTE PENSANDO EM IR SÁBADO A OSASCO (SE DONA ENCRENCA CONCORDAR, EVIDENTEMENTE).

      Mas tô com medo do frio. Já sofri muito com ele quer em Sampa, quer em SJ dos Campos e, principalmente em Campos do Jordão, Terra da minha mulher. Ñ me dou muito bem com ele. Vai depender tb se iremos ou ñ, hj ou amanhã, a Gravatá, onde nossa filha nos esperas com nossas netinhas desde 3a feira. Se for te aviso aqui no blog, SANTACRUZENSE EM SAMPA.

      SaudaSanta

  45. Não gosto de Renatinho entrando como titular!!!!

    Hoje ele entrou bem, para jogar no contra ataque, fez dois belos lançamentos de 35 metros, além, do belo passe para o gol pá-de-cal!!!!

  46. É bom salientar que não jogamos contra um time sem expressão. O baêa é um time organizado e muito perigoso. Todavia, tivemos ao nosso favor, um paredão e uma noite iluminada de Luizinho. Eis aqui minha revolta de não ter vencido o criciuma, pois temos equipe pra tal e, muitas vezes, o que falta é atitude. GRANDE VITÓRIA que nos dá ânimo e esperança.

    O JOGO:

    Tiago Cardoso – o paredão fez defesas de pagar ingresso – nota 10
    Bileu – teve algumas falhas na saída de bola, mas foi bem na marcação – nota 7
    Danny Morais – a melhor apresentação do barbudo – nota 7
    Neris – pra mim, junto com luizinho e Tiago, os melhores em campo – nota 10
    Lúcio – errou menos que das outras vezes – nota 6
    Marlon – entrou bem, mas Tony ainda encontrou alguma facilidade – nota 6
    Wellington Cezar – a raça de sempre – nota 8
    Moradei – joga pro time – nota 7
    Luisinho – fez também sua melhor apresentação pelo Santa – nota 10
    João Paulo – cansou, mas jogou bem enquanto esteve em campo – nota 7
    Renatinho – deu novo gás ao meio campo – nota 7
    Lelê – apesar de passes errados, infernizou a defesa do baêa – nota 8
    Pedro Castro – não ajudou nem atrapalhou – nota 5
    Anderson Aquino – como perde gols esse rapaz – como se coloca em impedimento – nota 7

    Técnico: Marcelo Martelotte – mas uma vez mostrou que entende do riscado – nota 9

    1. Revoltado, é só lembrar que eles tinham jogadores no banco que nós, por falta de grana, não conseguimos segurar…
      Tony e Leo Gamalho eram duas referências dentro do nosso time no ano passado.
      Grandissíssima vitória sim.
      E Pedro Castro merece mais do que 1. Escorregou na frente da grande lua num lance que mais denota vontade, do que falta dela.

      1. Esse Tony é um rebolador, isso sim. Acha que é um craque. Deixa um buraco na defesa. Sergio Soares ficou doido com ele ontem. A referência era ele pq o time era fraco.

  47. Muito satisfeito e confiante.
    Nosso time completo é, a meu ver, o melhor da B.
    Tiago Cardoso, Vitor, Alemão, Neris e Marlon; Welington Cesar, Moradei, Raniel e João Paulo; Grafite e outro (pode ser Lelê, Aquino, Renatinho ou Luisinho. O que melhor se adaptar ao esquema)

  48. Assisti o jogo com a turma boa da TOSA comandada por Vladimir biro Maceió / Arcoverde! Quero agradecer pela hospitalidade e brevemente estaremos novamente juntos nesta corrente positiva pelo nosso Santinha!
    Melhor em campo? Moradei.

    1. Foi um prazer telo no nosso grupo Eduardo ramos, o senhor é pé quente. Sábado estaremos lá de novo todos juntos pelo nosso santinha!

  49. O irmão do ruivo da Vivo pegou o medalha de bronze, fez três gols e pediu música no Fantástico.
    Quando ele pegou o CAMPEÃO, foi substituído no segundo tempo.

  50. Vou brigar com os amigos corais.
    Melhor em campo: Wellington Cesar.
    Briga boa né? Aliás, excelente.
    Ricardinho tinha suas virtudes e defeitos. O maior defeito. Deixar o menino no banco de Sitta.

  51. Claro que não poderia deixar essa data passar em branco. Nem eu, nem nenhum Tricolor das Repúblicas Independentes do Arruda tem esse direito. Foi justamente 28 de julho de 1993, uma quarta-feira chuvosa que proporcionou uma decisão de campeonato como eu nunca vi até hoje. Santa e Náutico. Arruda lotado com 71.248 pagantes (fora os não pagantes hein?). Uma partida de futebol que teve de tudo, confirmando o slogan de Clássico das Emoções. Expulsão, gol de virada no final, prorrogação, chuva, torcida de um lado comemorando o título durante quase todo jogo; a outra, saindo cabisbaixa do estádio. Minha nossa! Quanta gente vi correndo na rua voltando pro Arruda depois que o baixinho Célio marcou aquele gol antológico aos 44 minutos do segundo tempo que já dali testou de vez meus batimentos cardíacos. E ainda tinha prorrogação, mas no final o Santinha sagrou-se campeão pernambucano de 1993. Um jogo tão inesquecível que parece que foi hoje. Jamais eu, Paulo Sérgio Cavalcanti Araújo, Neivaldo Campos e Garibaldi Cavalcante e as demais pessoas que lá estavam lotando Arruda esquecerão. O jogo que uma torcida foi dormir campeã e a outra acordou comemorando o título! Só mesmo o futebol proporciona isso.
    Saudações Tricolores!

    1. O pior foi ouvir o tal do que fala todas as verdades, o cara que vive, come, dorme e opina sobre futebol há tantos anos, dizer que a referência das camisas ao título de 93 só poderia ser por conta de colocar o nome de Martelote na camisa da volta de Tiago Cardoso.
      Só uma mera jogada de marketing, segundo ele mesmo.
      É muito duro ter que ficar escutando tamanhas bobagens, seja lá por maldade, seja lá por desinteresse mesmo.
      Digo que pode ser por desinteresse, mas bem que poderia ser caduquice pois estou cansado de vê-lo trocando nomes de jogadores, horários, times, estádios e etc…
      Só não o vejo trocando nada que coloque a burrapreta para baixo. E aí é que eu desconfio desta caduquice/desinteresse.
      E tem mais, só o ouço porque sei que tem uma multidão, como em todos os segmentos da mídia, que o ouvem e o seguem fielmente nas suas baboseiras.
      Só o ouço para ficar antenado nos comentários da massa no dia posterior.
      Te liga Ralph!

    2. Também estava lá, com meus 17 anos na época e comemorei demais, pois foi minha primeira decisão que pude acompanhar meu Santa Cruz no estádio.

      Emoção demais! Inesquecível.

    3. E além de todo o revés inicial, o Marcelo que fez um bom campeonato, falhou no gol,na falta cobrada pelo Paulo leme. A bola passa por baixo dele, desvia-se para o lado direito, ele ainda salta dentro do gol, mas não consegue puxá-la. Se tivéssemos perdido aquele jogo, certamente a torcida não o perdoaria e talvez ele nem tivesse aparecido aqui como treinador… Coisas do destino…

  52. Cobrão e Tricolor Revoltado, eu estava lá. Lembro que no primeiro tempo Washington foi expulso (corretamente) e Martelote tomou um frangaço em uma falta de Paulo Leme (a bola entrou por pouco, mas entrou). Eu fiquei maluco no estádio e queria invadir para dar uns telecats no apitador (o insuperavel – para o pior – comentarista de arbitragem da Globo) que, na minha opinião de campo, estava nos prejudicando mais uma vez. O Náutico deu um passeio no Santa, que não estava jogando nada. Sai do estádio aos 30 do segundo tempo, puto e chorando. O Santa estava esfacelado em campo. Jogava, salvo engano, com a defesa completa, um volante, um meia e três atacantes. Sem esquema, sem nada. Aí ocorreu um gol de Fernando (por sinal um golaço). E, aos 44 do segundo tempo, o gol mais emocionante, ao meu ver, da história do Santa. Lembro de ver um arrastão de pessoas voltando ao estádio, a maioria chorando, gritando e pulando feito doido. Vi carro deixado aberto na rua. O pessoal pulando pela porta e janela dos ônibus. O anel inferior ficou entupido (todo mundo voltou para este anel, é claro). Lembro que não vi nada da prorrogação. Fiquei sentado no primeiro lance da arquibancada e olhando para a torcida. No final, foi invasão de campo, banho de piscina e uma festa inesquecível.
    Obrigado por lembrarem deste dia especial.

    (tinha até pouco tempo atrás – acho que perdi – uma fita de vídeo com o Globo Esporte do dia seguinte ao jogo). Acho que vi umas trinta vezes.

  53. Bom dia Nação Coral.

    Feliz por ter visto, ao lado de alguns Santacruzenses exilados em fortaleza (800kms de Paixão) a mais uma vitória do nosso querido clube.

    Alírio tem que chegar junto dos caras e comentar a importância financeira da vitória do próximo sábado, pois contra o botafogo é renda de mais de 1 milhão, pode ter certeza.

    O empate do botafogo hoje foi ótimo pra gente. Ganhando sábado e do bota entramos de vez na briga.

    Pra cima deles tricolor!!!!!!

    Saudações Corais

  54. Agora eu quero dizer que, para mim, a maioria dos resultados de hoje foi ótima. Porque emboloou todo o meio de campo da tabela na parte de cima.
    Não estou mirando a fuga do rebaixamento. Estou é perseguindo com garra e fé a nossa posição dentro do G4.
    Então, se é necessário um time que está perto de nós ganhar de um que está lá na frente, que assim seja.
    Quem tem medo de cagar não come.
    Só não nutro nenhum tipo de esperança em derrubar o Botafogo porque sei que, além deles terem uma grana infinitamente maior para contratações, se no final precisarem de uma ajudinha a mão vai estar lá estendida.
    Gostei sim, de continuarmos em nono pois estamos, na realidade, é mais próximos do batalhão de frente.
    Bora!

    1. PENSO IGUAL HÉLIO MATTOS.

      Todavia, qto ao Bostafogo, acho esse time um tremendo engodo. Time onde um Renan Fonseca da vida é reverenciado, é brincadeira! Já vi jogos épicos do Santa Cruz contra o “finado” Botafogo. Por exemplo, em 1972, no Arruda, um 3 X 2 em cima deles, com três gol de um tal de RAMON. O JAIRZINHO fez um pelo Botafogo. Acho q foi neste jg q o cantor e botafoguense “roxo” Agnaldo Rayol quase apanhou, no Arruda, ao gritar gol do Botafogo, na Tribuna.

      SaudaSanta

      1. Arnildo, estou “dando” uma das vagas ao Botafogo só por conta da tal mãozinha malassombrada que tanto aparece nas horas de mais necessidade para os apadrinhados, principalmente os apadrinhados da rede bobinha de televisão.

  55. Belíssima vitória, daquelas de levantar a moral do time e lavar a alma.
    Estou me programado para fazer uma peregrinação: saio daqui pra Recife na sexta, vou pro jogo contra o Botafogo no sábado, fico para o jogo contra o Mogi e vou direto pra Salvador ver o jogo contra o vitória, de lá volto para Vitória da Conquista.

    Se Deus assim permitir.

  56. como causa satisfação destroçar o bahia! só que viveu aqueles 5 a 0 sabe do que estou falando. A potência bahia…o poderoso bahia de tantos e tantos resultados estranhos…o poder econômico, kiesa e geo gamalho…não se iludam. O SC teve uma vitória épica: não é um resultado pontual. Não. é a vitória do lascado sobre o poderoso. Eu tinha previsto que iríamos brigar para não cair…espero continuar errando! Inegável, mas acho que esse martelote está fazendo a diferença. O tal Grafite vai estrear contra o bostafogo.

    1. PENSO IGUAL, AO INVÉS DE BAÊA DEVERIA SE CHAMAR MUTRETEIROS FC.

      Basta ler o livro “Futebol, Paixão e Catimba”, do ex-Deputado Federal Osório Vilas Boas (falecido há alguns anos atrás), Presidente-ícone do Bahia, Delegado de Puliça desde o Estado Novo (Vargas).

      Ele mesmo diz no seu livro q contratava quatro estivadores brutamontes e os distribuía no antigo Estádio da Graças, pra dar porrada em quem torcia pelo o “Mais Querido” Ypiranga (até então, o Clube mais popular da Bahia). Fala dos resultados q ele próprio fabricou, etc, etc, enaltecendo seus feitos (mormentes aqueles q fazia os adversários de otários).

      Mas, justiça seja feita, o Baêa é um time q, historicamente, joga bem fora de casa. Entretanto, isto ñ é verdade QUANDO ENFRENTA O SANTA CRUZ EM RECIFE. Q eu saiba no único jogo q perdemos em Recife pro Baêa foi no longínquo 1956, no Torneio Pernambuco-Bahia onde, por ironia do destino, fomos os vencedores. A não ser eventuais jogos q tenham ocorrido em Recife da década de 30, 40, 50 q além de ñ ter nascido ainda, ñ sejam do meu conhecimento pois o Bahia foi fundado, salvo engano, em 1931.

      “FREGUÊS” DELES É A COISA, embora tenham sido derrotados por ela, 2 vezes, de 6 X 0: uma nesse PE-BA de 56 e outra, 2 anos depois, na 2ª melhor de três (atual play off) da 1ª Copa BR de 1958. Nessa Copa fizeram de palhaços os burro-negros de Recife, desclassificando-os após o massacre do jg anterior, portanto, bem antes de nos fazer de palhaços em 1981, através do “herdeiro da mutretagem”, Paulo Maracajá (q, ainda assim, ñ passava de um principiante, diante do primeiro).

      Fizeram tb de palhaço o Athiê Jorge Kouri (Presidente do Santos por mais de 20 anos, na sua época áurea, a partir dos últimos anos 50) pois permitiram “suspender temporariamente” a decisão daquele título, pro Santos excursionar na Europa e, qdo o Santos “colocou os pés de volta no Brasil”, COM MEIO TIME CONTUNDIDO COMO DE PRAXE nas suas voltas de excursões à época (Pelé, Coutinho, etc.) avisou q a finalíssima iria ocorrer no domingo próximo, no Maracanã e q se o Santos ñ comparecesse, ñ teria problema pois o Bahia seria proclamo Campeão com vitória por WO!

      Com a “faca no pescoço” o Santos entrou em campo com um arremedo de time e foi derrotado: 3 X 2. O “Negão” ficou com o Baêa “atravessado na garganta” e, 2 anos depois, na finalíssima da Copa do Brasil daquele ano, na Vila Belmiro, depois de estar perdendo por 2 X 0 pro Baêa, “virou” o jg pra 9 X 2, com 6 gols no Negão!

      ESSA Q É A VERDADE

      SaudaSanta

      1. Menino, vô falar mais o quê?
        Isto explica um bom pedaço da minha vida, já que fiquei odiando futebol por quase 20 anos depois daquela palhaçada.
        Vou me inteirar melhor sobre esse tal de Osório.
        Valeu Arnildo!

  57. Grande jogo, e bem jogado pelas duas equipes. Enfrentamos um dos candidatos à série “A”. Martellote mostrando que é de fato um técnico. Acho estranho ter substituído JP sem colocar Daniel Costa, mas funcionou. Lelé, a quem fiz como muitos aqui criticas, está crescendo de produção a olhos vistos, corre, dribla e inferniza a defesa adversária, abrindo espaços. Wellington jogando muito, assim como o Néris. Bileu bom. Thiago Cardoso o paredão de sempre. Renatinho na posição em que Martellote o escala surpreende pelos lançamentos. Anderson se coloca muito bem, embora perca gols. Luisinho jogou bem e finalizou com precisão. Lúcio, mesmo jogando menos ruim, o mais fraco, Marlon é muito superior, mas como disso o técnico foi poupado por conta do CK alto. O nosso grande problema agora é a torcida chegar junto para gerar os recursos necessários para pagar o time. As chuvas e horário tem atrapalhado, além do fato que boa parte dos torcedores com recursos temerem ir ao Estádio, pelas galeras, riscos e desorganização. Ficam em casa vendo pela TV paga, que não sei se rende algo a mais pela audiência. Temos que associar em massa, principalmente os que torcem e tem dificuldade ou receio de ir a campo (infelizmente ir a um Estádio hoje em dia é um risco). Espero que vençamos sábado fora de casa para termos um grande público, renda e festa contra o Botafogo na estréia de Grafite.

  58. Tricolores, acordando agora com uma ressaca, essa valeu a pena, bora Santa rumo ao G4.
    só minha mulher ficou tristinha, que é baiana, torcedora do bahia, mas já tá consolada, kkkkk!

    O Nordeste é meu país, minha seleção é o Santa!

  59. Só em pensar que ainda tem para entrar o Vítor, Grafite e Bruno Moaraes, e contando com as voltas de Alemão, Bruninho e Raniel não tem como não se animar. É pensar grande e fazer 8 a 10 pontos nos próximo jogos (Oeste-f, Botafogo-c, Mogi-c e Vitória-f). E fechar o turno já dentro do G4.

  60. Martelotte não coloca Daniel Costa porque o time precisa de velocidade e marcação e isto ele não tem. Não adianta armar jogadas e levar vários gols. Como temos sempre fragilidade de marcação nas laterais, o meio de campo tem que ajudar bastante na marcação, voltando para acompanhar os volantes do time adversário. João Paulo tem uma boa capacidade de marcação, como ele “cansou”, o meia com melhor disposição para marcar é mesmo Renatinho.

  61. Onde podemos melhorar: A defesa precisa treinar muito as jogadas aéreas, Thiago Cardoso também precisa sair nas bolas alçadas, como ele tem boa estatura poderia jogar um pouco mais adiantado.

    Anderson Aquino precisa treinar posicionamento, o Santa Cruz é o time que mais fica em impedimento na serie B, mais de 50 vezes, a maioria Anderson Aquino.

    Lelê e os volantes precisam treinar finalização, chutes de fora da área.

  62. Aproveitando os ganchos do pessoal acima, concordo sobre a “escalação ideal” do time:

    Tiago Cardoso, Vitor, Alemão, Neris e Marlon;
    Wellington Cesar, Moradei, Raniel e João Paulo;
    Grafite e outro (o que melhor se adaptar ao esquema).

    AA vive fazendo raiva, sendo o artilheiro dos gols fáceis (debaixo da barra e pênaltis). Mas vou dar uma suavizada. Será que ele faz esses gols debaixo da barra por se posicionar bem? Mas ao mesmo tempo de posiciona mal e vive em impedimento? Ou seja, ele está buscando o jogo. Cabe a discussão.

    Wellington César é uma jóia. Tirando a afobação (toma cartão todo jogo), ele tem tudo pra render R$ pro clube. O Santa tem que segurá-lo e jogar uma série A com ele em campo. Valorizaria muito.

    Tirando essa escalação acima, teríamos boas opções no banco:
    Bileu para LD (e como volante), Bruninho (volante), DC (meia e cobrador de faltas), Renatinho (meia). Lêlê e Luizinho ainda não consigo confiar.

    Falta peça de reposição pra LE (Lúcio é uma avenida. Observei ontem que ele marca a 5 metros de distância, pqp. Todo o jogo do bahia era ali).
    Também pra zaga.
    Pro ataque tá tranquilo pq se AA ou Grafite tiverem fora, podemos jogar com um atacante, num esquema com 3 meias. Só seria f… se os 2 ficassem de fora num mesmo jogo.

    Estamos nos encontrando. MM lê o mesmo jogo que nós. Que bom, pois a TORCIDA ENTENDE DE FUTEBOL.

    Saudações Corais.

  63. alguém sabe dizer se Wellington Cézar conseguiu estender seu contrato com Santa?

    Vale lembrar que o jovem atleta tricolor tem seu vínculo encerrando-se em setembro/2015 e, até como reconhecimento, não podemos deixar pra última hora este acerto, pois tem muita gente de olho no garoto bom de bola das Repúblicas Independentes do Arruda.

  64. martelote tirou leite de pedra a diretoria montou um
    elenco fraco, mais ele ta tirando um pouco de cada um
    hoje tamos em outro nivel graças a martelote pode escrever
    ele vai lapida raniel quando voltar.quando ele entrou com
    luizinho todo mundo tava criticando e luizinho acabou com
    o jogo um passe para o primeiro gol e fez dois parabens
    martelote a vitoria foi sua verdadeiro estrategista

  65. ESTÁ NO SITE OFICIAL: 7.524 SÓCIOS.

    PRA MIM, números irrisórios ainda PELO TAMANHO DESTA PAIXÃO. Entretanto, dou um desconto: se essa crise tá braba até pras classes mais favorecidas, imaginem pros mais desassistidos!

    SaudaSanta

    1. Deixa eu ver…
      Humm 7.524 menos 7.466 dáaaa…huuummm
      58 é?
      Não sei bem direito pois fiz de cabeça.
      Não sou nenhum Arnildo mas me lembro bem que ontem a noite o numero era este: 7.466.
      58 sócios em um dia de semana é algo para se comemorar, sim Sr!

  66. Meu único medo de Martelotte é que ele receba uma proposta melhor e abandone o SANTA no meio do caminho. Apesar do calo que ainda é essa nossa defesa, o time melhorou muito com a sua chegada. fora o falho sistema defensivo, que continua dependendo do PAREDÃO Tiago Cardoso, o SANTA é outro time na era Martelotte.

  67. Meus amigos, eu estou muito decepcionado com o público dos nossos jogos e com o número de sócios. O time cresce, a torcida não chega junto, os salários atrasam, a torcida, que não comparecia em número necessário passa a ir cada vez menos e ainda culpa a diretoria. Agora é fácil se associar pela internet, de qualquer canto do Brasil. Qual a desculpa para não apoiar? Conheço muita gente que poderia ser sócio e não o faz. Pra mim, o verdadeiro tricolor não é o que se diz , mas aquele que faz alguma coisa pelo time: paga ingresso, compra camisa oficial, se associa…os demais são de faz-de-conta e não tem moral pra falar.

    1. O público regular do Santa Cruz em pontos corridos, sem o todos com a nota é de 15 a 20 mil mesmo…
      Pelos padrões do futebol brasileiro atual, a crise econômica e perfil do nosso torcedor, e não se tratar de uma decisão, é um baita público até, considerando ainda para um final de mês e dia com muita chuva…
      Pra quem ganha muito pouco (maioria dos nossos torcedores) 30 a 50 reais pra se gastar num jogo em fim de mês, é muita coisa…
      Por que não vender ingressos a R$ 5 reais atrás da barra pra chamar de volta ´boa parte do torcedor todos com a nota que não está indo?

      1. Porque não vender ingresso de R$ 5,00?, porque só poderá fazer bom futebol com dinheiro e R$ 5,00 não dá pra pagar salário de jogador nenhum.

  68. Hj mesmo estive no arruda para me regularizar, deixei 100,00 paguei junho e julho e fiquei em dia!!!!
    Acho que a campanha para regularizar os inadimplentes deveria se estender mais ate a estreia de Grafite, muitos como eu nao estamos pagando por problemas com o cartao de credito!!!

  69. Tem gente que não está se regularizando porque não tem tempo, meios ou condições de ir presencialmente até o Arruda…Pelo site, diz que o mesmo tem que comparecer…Por que não enviar um boleto pro email cadastrado deste torcedor???

    1. Seria uma ótima notícia, pois não consigo ver num curto prazo o Santa conseguir recursos pra levantar o Ct que almeja.

      O BMG ficaria com uma parte dos direitos federativos, de alguns futuros jogadores que surgirão do CT.

      A coisa arrumou o delas assim parece que receberam do BMG na época algo em torno de R$ 3 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *