Lar, doce lar.

“Estamos de volta. Essa é nossa casa”, gritou um torcedor enquanto éramos espremidos para alcançar o portão 7 do Arruda. Na entrada, à minha frente, um policial barrou um adolescente negro. Ele parecia desconsolado.
“Vai ficar aí, boy’, ele disse.
“Júnior, meu velho’, disse na hora, ‘tu não vais entrar não, porra? Tás doido? Primeira do ano”.
O policial me olhou cismado, olhou pro menino e disse: “Vai, passa aí”. Ele entrou com um sorriso enorme no Mundão do Arruda. Não dava pra barrar ninguém nessa estreia.
Antes desse inferno, eu havia me encontrado com Esequias em seu Abílio.
“Uma pena que Sama e Gerrá estejam viajando’, eu disse, ‘mas é muito bom estar de volta ao Arruda. De volta ao lar”.
“Muito bom mesmo”, ele me respondeu com um largo sorriso.
Entretanto, apesar da alegria do retorno, percebi que havia uma desconfiança no ar. Não se tratava de uma alegria despojada, plena e leve. Tratava-se de uma alegria desconfiada. Mas isso era normal, afinal de contas, ninguém sabia direito que time era esse que iria jogar.
Dentro do estádio, cachorro-quente e cerveja. Senti-me de volta à infância. Um sentimento enorme de pertencimento invadiu meu espírito. Sorri sozinho, sentindo aquela velha felicidade de sempre.
O gramado estava detonado. Ao menos, percebi que a velha bandeira destroçada parou de tremular sobre o Arruda. Espero que a galera da patrimonial coloque uma bandeira de 10 metros que possamos ver do Marco Zero.
A arquibancada inferior estava lotada. Parecia o Galo da Madrugada. Vi muitas pessoas humildes – a cara desse time do povão – e muitos pais com crianças de colo. Que coisa linda!
Assim que a bola rolou, a torcida começou a se manifestar. Interessante é que ninguém sabia o nome de jogador algum. Exceção a Júlio César que, inclusive, fez uma defesa espetacular de uma bomba de Diogo Oliveira. Os comentários foram surgindo:
“Quem é esse 3? Vou demitir esse filho da puta”.
“Esse 10 é o nosso Messi”.
“Esse camisa 7 parece Renatinho maior”.
“Esse 2 é o Vítor?”
“Quem é esse camisa 23? Vai, lerdo. Acorda, porra!”.
Everton Santos e Primão se alternavam nas pontas. Aos 34 do primeiro tempo, David soltou a bola, Eduardo cruzou, rebote da defesa e Léo Costa não perdoou: Goooooooool! Cervejas voando, torcida pulando, todo mundo gritando. Isso é uma beleza.
Inegável que o time está desencontrado e que temos muito trabalho pela frente. Assim como ficou claro que não temos atacante. Primão bateu uma falta de primeira. Finalmente, me parece, temos um homem de bola parada.
No final, um torcedor xingou o Santinha: “Que time é esse?”.
Outro replicou na hora: “Tu queria o quê, porra? O time foi montado ontem. E já somos campeões”.
Valeu pela alegria e pela Taça Asa Branca. De volta ao lar. Lar, doce lar. De volta à temporada futebolística.

Nota: Nossa homenagem ao grande Carlos Alberto Silva, o técnico do trisuper em 1983. Quem se lembra de Henágio, Ricardo Rocha e Zé do Carmo, se lembra de Carlos Alberto Silva. Tempos de ouro para o Santa Cruz. Um grande treinador que merece ser eternamente lembrado. Uma honra saber que ele fez parte de nossa História. carlos-alberto-silva-em-agosto-em-homenagem-do-guarani-1378999015016_615x300

Author: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Share This Post On

67 Comments

  1. rapaz eu estava trabalhando mais esse texto foi como eu estivese no arruda parabens

    Post a Reply
  2. hoje

    DOM 22/01/2017 AMIGÃO 16:00
    Campinense x Treze

    fica de olho nosso adversario de quarta copa do nordeste

    Post a Reply
  3. Gente.
    Será que reeditaremos 2016 ? Lembram que a TAÇA CHICO SCIENCE 2016 foi a nossa primeira conquista.
    Temos que entender e reconhecer que além do trabalho somos um CLUBE ETERNAMENTE ABENÇOADO por Deus, vide a nossa realidade “sem muito profissionalismo na gestão” mas estamos num patamar que os nossos adversários vizinhos nos INVEJAM, assim como os da região, e COMO!!!!!

    Vide o contexto de 2016: TAÇA CHICO SCIENCE, CAMPEONATO PERNAMBUCANO, COPA DO NORDESTE, SULAMERICANA 2016 (oitavas – 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota – 1ª Primeira na História participação numa COMPETIÇÃO INTERNACIONAL, AOS 102 ANOS!!!).

    O público de SANTA 3X1 FLAMENGO/RJ, em 24/01/2016, foi de 15.858 (Taça Chico Science -1ª Conquista).

    Daí, é força e fé, para alcançarmos nossos intentos em 2017.

    PRECISAMOS URGENTEMENTE COMPARTILHAR DO ESPAÇO DEMOCRÁTICO “FÓRUM DE DEBATES DO SANTA” promovido pelo Des. Bartolomeu Bueno, a GESTÃO é fundamental para a VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO DO CLUBE, profissionalismos, seriedade e unidade, são fatores decisivos para um PLANEJAMENTO AUTÊNTICO. Do Marketing a administração do Social/Cultural, das divisões de base às MODALIDADES OLÍMPICAS E AMADORAS, precisamos FUNDAMENTALMENTE de santacruzenses que possam TRANSFORMAR O FUTURO DO SANTA!!!!

    Agora, para isso acontecer, a DIRETORIA, tem que dar espaço a força da torcida e dos que abnegadamente se apresentarem para a TAREFA DA TRANSFORMAÇÃO.

    Não adianta está contratando, pseudos profissionais, como ex. a ex-titular de marketing que nada fez, mais foi muito bem paga, por quase, nada, nem capacidade de ADMINISTRAR UMA VERDADEIRA CAMPANHA DE SÓCIOS. Será que houve alguma!!!!?????

    Do CT VALDOMIRO SILVA, AO PLACAR ELETRÔNICO, A CAMPANHAS DO CT NINHO DAS COBRAS – RODOLFO AGUIAR, A MUDANÇAS NO SOCIAL-CULTURAL, E A REESTRUTURAÇÃO E REFORMULAÇÃO DO ESTATUTO para a questão da COMISSÃO PATRIMONIAL.

    E PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES!!!!

    SALVE!SALVE! O GLORIOSO E IMORTAL SANTA DO MEU CORAÇÃO!!!!!

    Post a Reply
  4. Só de ver nossa área com no mínimo três ou quatro defensores quando a bola era jogada nela, foi um alento…Desde a era de Martelotti que só ficava um ou no máximo dois e Tiago Cardoso tinha que sair feito um doido para cobrir os espaços…Aliás nem características ele (TC) tinha pra jogar assim, sendo seu forte dentro da barra…Enfim, ainda é cedo, mas foi muito bom ver que temos um time com perspectivas de ir se aprumando…Só não gostei como torcedor de terem deixado as substituições sem limites, de certo modo, desvalorizou um pouco a taça dando cara de amistoso mesmo…No segundo tempo teve mais substituição que futebol…Mas pros técnicos deve ter sido bom, afinal, era nítido que a preparação física dos dois times ainda tá engatinhando…

    Post a Reply
  5. Para uma primeira partida “oficial”, considerando que são quase 90% novatos sem ainda o entrosamento e a cond. física ideal a impressão foi boa. Até mesmo na parte tática.

    Que tenhamos muitas alegrias em 2017!

    Post a Reply
  6. Gostei do novo plano de sócios do Santa Cruz. Acho que agora dá para segmentar bem o estádio e melhorar bastante a média de publico.

    Tem um plano de R$ 25,00 que dá direito a assistir todos os jogos gráris na geral ou com desconto de 75% do valor na barra do canal ou 25% no lado do escudo.

    O sujeito vai poder administrar seu dinheiro como quiser e ainda dar uma variada, se puder.

    Para cada categoria de sócio, o acesso para suas áreas com 100% grátis.

    O acesso feito apenas com a carteira (em dia) e sem precisar pegar igresso tá a confirmar.

    Post a Reply
  7. Santa Cruz estuda viabilidade da contratação do atacante Victor Rangel, ex-Bahia…

    SE ACERTAMOS, TRATA-SE DE UM ATACANTE, APESAR, QUE NAO FOI MUITO BEM, ANO PASSADO… MAS, ESTAMOS ACERTANDO NAS CONTRATAÇÕS, AO MENOS, NO QUE VI SABADO… O GOL, OU MELHOR, GOLAÇO!
    ESTE LEO, SE COLOCA BEM, TEM AFINIDADES, COM A BOLA….

    ELICARLOS JOGOU BEM, JULIO CESAR, FEZ BOAS DEFESAS, E PARA UM TIME QUE FOI FORMADO AGORA, JOGOU ATÉ BEM…

    AGORA, COMO SEMPRE, TEM PESSOAS, QUE CRITICAM AQUI, E NO ARRUDAO, AO INICIAR A PARTIDA, JA TINHA PESSOAS CRITICANDO…..MAS, PLAGIANDO A FRASE ACIMA, ESTAS PESSOAS, QUEREM QUE CONTRATEM QUEM?
    MESSI?
    CR7?

    CRITICAR É FACIL !

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

    Post a Reply
  8. Infelizmente não pude ir ao Arruda, nem para repassar os ingressos que já havia comprado.
    E agora entro aqui e vejo pouquíssimos comentários sobre a atuação individual dos jogadores. Fiquei um pouco frustrado pelas duas situações, de não poder ir e de não ter uma resenha mais isenta do que as que rolam na boa e velha imprensa pernambucana.
    Mas vamos que vamos que o ano está só começando.
    Saudações Corais!

    Post a Reply
    • Helio, só teve jogo no primeiro tempo com os dois times com os prováveis titulares para início de temporada…O segundo tempo foram quase vinte substituições…No geral o conjunto foi bem, se apresentou de forma organizada… E individualmente todos fizeram o feijão com arroz, sem ninguém dando “caneladas” na bola, mas apenas Leo Costa demonstrou um futebol diferenciado…Só me preocupou um pouco Davi por não conseguir acompanhar ninguém na marcação, e como volante isso é sério, mas temos que dá desconto pelo início de preparação…

      Post a Reply
      • Obrigado Marcelo, eu já tinha imaginado isto do segundo tempo. Não tem esquema certo com um monte de substituições.
        Sobre elas, as substituições exageradas, não posso opinar pois se o treinador queria sentir o jogador em campo, a hora era esta mesmo.
        Vamos então ficar de olho no Davi e torcer para que o Leo mantenha a pegada.
        Vi o seu gol no youtube e, realmente, foi uma finalização de quem entende do riscado.

        Post a Reply
        • A análise que Marcelo fez do jogo foi excelente. Acrescento apenas que o time se mostra bem treinado, vez por outra ocorre a inversão dos jogadores que lado de campo, nos escanteios para fazer a cobrança sempre dois jogadores, um que bate de direita, outro de esquerda(deve ser algo ensaiado). Observei também que Vinicius Eutrópio quer que o time marque a saída de bola do adversário, alternando para uma meia pressão em alguns momentos do jogo.

          É cedo para maiores avaliações, más gostei do que vi.

          Post a Reply
  9. O novo plano de sócios tem aspectos positivos como a grande variedade de opções e preços mais acessíveis. Contudo, a categoria trisuper paga 60 por mês e aí dá tem que pagar metade do ingresso pra ir pra social. Acho que o ingresso deveria ser gratuito. Pagar 110 pra ter acesso livre à social é demais

    Post a Reply
    • Caro Mais um tricolor, nos planos atuais o sócio de 50 reais só tem direito a meia entrada para a social ou qualquer outra área (menos cadeiras). Acho que só fizeram uma atualização nesse critério. A vantagem é que o sócio de 60 reais agora tem uma opção de ter ingresso gratuito, liberado na área do escudo, barra do canal ou arquibancada superior.
      Cá para nós, se o jogo for a noite não tem muita diferença estar nas sociais ou na área do escudo (que até é coberta!). Outro fator é que se o sócio de 60 estiver liso, vai poder acompanhar o jogo numa área menos nobre mas ainda assim vai contribuir com a torcida no estádio.

      Até agora eu só vi vantagem em comparação com os planos anteriores.

      Post a Reply
      • Concordo contigo Coral.

        Post a Reply
  10. dois pesos, duas medidas

    a inferno foi brigar com a torcida do CRB em 2014, lá em maceió. resultado: o santa cruz perdeu o mando de campo em 3 jogos na copa do nordeste.

    a torcida do nautico INVADIU o campo, paralisando o último jogo do nautico na serie B. resultado: multa de 10 mil contos.

    ABSURDO!!!!!

    SAUDAÇÕES CAMPEONÍSSIMAS DO NORDESTE

    Post a Reply
  11. Depois do primeiro jogo, o que eu vi:

    – o time é um pouco melhor do que esperava, mas está longe de ser competitivo.
    – A defesa – a linha de quatro com Tiago Costa – acho que pode vir a ser consistente, temos que esperar a sequencia dos jogos
    – O Meio de campo tem muito o que evoluir para dar equilíbrio ao time. Léo Costa dá esperança que venha a ser o cara de qualidade.
    – O ataque é nulo.
    – Resumindo: temos um time que, em função do tipo de campeonato, no Pernambucano pode ser que chegue, embora não acredite e para o Nordestão esqueçam, quase não temos jogador no banco que tenha o mesmo nível dos que estão jogando

    Post a Reply
    • Como bom e velho torcedor do SCFC e contemporâneo de Arnildo Ananias, só tenho que me agarrar em uma única e, no caso do santinha, quase sempre eficaz saída:
      Oremos….

      Post a Reply
    • Antônio,

      Gostei do atacante André. Com ele não tem bola perdida, muita raça. Acho que com uma boa sequência de jogos, ele vai evoluir muito.

      Achei estranho o posicionamento do time quando tinha a posse de bola, sempre ficavam 4 ou 5 jogadores enfiados no ataque, enquanto o meio ficava vazio. Mas, como é o início do trabalho, certamente, esse problema será corrigido pelo treinador.

      Vi alguns jogadores habilidosos, especialmente Leo Costa. Eli Carlos bem no segundo tempo.

      Quanto ao excesso de substituições, quem começou foi Marcelo Chamusca. Daí Eutrópio seguiu, porque o desgaste físico do time no segundo tempo era visível.

      Vamos Santa !!!

      Post a Reply
  12. http://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/sport/2017/01/25/noticia_sport,46174/sem-fugir-de-polemicas-everton-felipe-nao-deixa-de-provocar-rivais.shtml

    OLHA SÓ, MAIS UMA VEZ, ESTE IMBECIL AO QUADRADO, QUE JOGA NO CLUBE CERTO, NO TIME CERTO, ANDOU FALANDO ASNEIRAS E IMBECILIADES… AHHHHHHH, NUMA PELADA, O CARA COMEÇA FALANDO ASSIM, E NA HORA DA BOLA ROLAR, PAU, PAU, PAU, PAU… ATÉ CALAR A BOCA!

    ESTAS FRASES DITAS POR ESTE IMBECIL, DEVERIAM SER COLOCADAS NO VESTIÁRIO, TODOS OS JOGOS, PARA QUE OS JOGADORES, JA ENTRASSEM COM SANGUE NOS OLHOS, ESTILO ZE TEODORO, NOS ANOS ANTERIORES… POR ISSO, QUE OS JOGADORES, ENTRAVAM PARA “RASGAR” CONTRA ESTA COISA RUIM…

    NO MAIS, VAMOS NOVAMENTE, JOGAR CONTRA O OUTRO CLUBE DE MACUMBA, DAQUELE ESTADO MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO DESENVOLVIDO…. E VAMOS PARA CIMA DELES, MESMO QUE A SORTE, NAO NOS FAVORECEU, COM ESTA CHAVE, MISERAVEL, JOGOS DIFÍCEIS, E DOMINGO, OUTRO JOGO DIFÍCIL, MAS, QUEM CONHECE O SANTA CRUZ, JA VIRAM ALGUMA COISA,VIXEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, PARA O MAIS QUERIDO?

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

    LEMBRANDO: VAMOS APOIAR SEMPRE O SANTA CRUZ, E CASO, CASO, CASO, NAO CONSIGAMOS UM RESULTADO POSITIVO, POR FAVOR, POR FAVOR, NAO COMECEM A POSTAR LOUCURAS, INSANIDADES… POIS QUEM GOSTA DE INSANIDADES, GESTOES FINANCEIRAS, ETC, ETC, VA PARA ABDIDAS DE CARVALHO…

    Post a Reply
  13. NOTICIAS VINDAS DA IMPRENSA ATRASADA, REACIONARIA, VENAL DE PE, MAS ISSO, ROLOU NAS CONVERSAS JA NO SABADO NO ARRUDAO, QUE THIAGO CUNHA FOI OFERECIDO MAS,ATE ONDE SEI, ELE TINHA FECHADO COM O LONDRINA…. E QUE TB ATACANTE WILIAM, QUE ESTAVA NO AVAI, POREM TEM VINDO DE CONTUSOES….

    BEM NA MINHA HUMILDE OPINIAO, THIAGO CUNHA, SERIA MELHOR, JA PASSOU POR AQUI, É RAPIDO, ARTHILHEIRO…

    Post a Reply
    • Thiago Cunha também é declaradamente torcedor do Santa Cruz, basta ver o perfil dele no Twitter.

      Post a Reply
  14. Venda de Raniel é confirmada e Santa Cruz analisa peças do Cruzeiro…. NA VENDA DE RANIEL, REPASSAREMOS ALGUM PARA PISANO E UILIAM CORREA, OU SEJA, ATRASOS DE SALARIOS…..

    BASTA AGORA, VER, O QUE O CRUZEIRO, VAI NOS FORNECER….

    Post a Reply
  15. Santa Cruz ganha percentual, mas fica sem dinheiro à vista por Raniel

    Publicado por Carlyle Paes Barreto em Notícias às 17:14

    Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://blogs.ne10.uol.com.br/torcedor/2017/01/25/95976/

    Post a Reply
  16. Amigo. Vc duvidava que o Santa ganharia algum trocado ?

    Post a Reply
  17. Esporte Interativo! Cadê a transmissão do jogo Campinense x Santa Cruz?

    Post a Reply
  18. Esporte Interativo de sacanagem com o Santa Cruz. Anuncia o jogo do santa e no lugar exibe preliminar do jogo do brasil com artistas.

    No outro canal mostra o jogo da coisa ruim. É ou não sacanagem com o Campeão do Nordeste?

    Post a Reply
    • Quem puder assistir pela internet faça uma busca por EIMAXX2 ao vivo. Tem um link futebol ao vivo que tá passando.

      Post a Reply
  19. Está mim dando calafrios esse time jogando MUITO RUIM, estou com medo de um revés na série B

    Post a Reply
  20. que time é esse p que p riu
    jogando feito time de interior pequeno

    Post a Reply
  21. jogou mais ou menos com pai do samu e agora joga isso

    Post a Reply
  22. tamu f dido me enganei com esse time sabado . horivel time recuado jogando com medo do campinenses

    muito mal

    Post a Reply
  23. time covarde jogou o tempo todo recuado jogasndo pra empatar com um time rui desse que ta la embaixo no campeonato paraibano

    Post a Reply
  24. se nao fosse o xageuiro trapalhao do camoinenses ter dado esse penaty de graça
    agente tava passando vergonha

    Post a Reply
  25. Time bisonho esse ano vai ser mais difícil ainda. Fora tininho estagiário! So chegou perna-de-pau!

    Post a Reply
  26. rapaz eu fui pro ultimo jgo da taça asas branca o time ja mudou completamente
    hoje foi ua covardia sem tamanho so saiu qdo levou um gol e gol safado
    se a tonica for essa de ficar atras e so sai qdo levar gol tamos f d i ddo

    Post a Reply
  27. time ruim da bixiga o que houve

    Post a Reply
  28. Não vou falar de destaques, porque acho que não teve nenhum. Talvez Júlio César por ter feito duas defesas boas e Leo Costa por ter “tentado” organizar o meio e pelo penalty convertido. MAS os mais fracos foram o lateral esquerdo Eduardo (inseguro, lento e muito recuado), o zagueiro Jaime (lento e estabanado), David (fora de forma total) e Everton Santos (fora de forma e desligado do jogo teve bola dominada roubada diversas vezes).

    O resto do time no geral sem ritmo.

    Se quiser ganhar da barbie vai ter que colocar em campo quem esteja melhor fisicamente: Welington Cesar no lugar de David, Barbio no lugar de Everton Santos (hoje ele entrou no lugar de André Lima, mas este estava pelo menos correndo bem).

    Post a Reply
  29. Oh time ruim da peste. Esse Jaime não joga nem em pega na rua de usina. Se não contratarem uns seis jogadores bons, vamos lutar pra não cair. Não adianta ficar aqui se enganando não. Ninguém ensina perna de pau a jogar bola…

    Post a Reply
  30. Pelos comentários estamos muito mal. O tal do Jaime zagueiro não podia prestar, considerando que era reserva num time que caiu pra série C.
    Será que vamos levar duas lapadas seguidas da Barbie?

    Post a Reply
  31. minha primeira impressão sobre esse treinador foi a pior possível,Vitor titular e capitão eu não aguento não,o cara passou mais de mês treinando uma merda dessa,pra jogar desse jeito não precisa treinar. DESANIMADORA ESSA ESTREIA DO SANTA !!!!

    Post a Reply
  32. A notícia é que todos foram ruins, mas o Eduardo e o Jaime foram péssimos. E o Valdez nem assim entra?
    A entrevista de Eutropio é que o time está em formação e é assim mesmo. Quanto tempo levará. Pelo jeito não passaremos da 1a fase do Nordestão, e no pernambucano 3o será bom demais. Se perdermos as 2 seguidas (PE e nordestão) para a Barbie como será?

    Post a Reply
  33. Fatos: 1) o time jogou mal; 2)alguns jogadores começam a demonstrar que não podem ser titular; 3) o preparo físico ainda é ruim; 4)falta ritmo de jogo para quase todos os jogadores; 5)Eutrópio tem que posicionar melhor o time em campo; 6) o Campinense já vinha jogando oficialmente há mais tempo e agora está com Sérgio China, que tem se revelado um bom treinador, logo o jogo seria difícil mesmo.

    Vamos ter calma, pois o trabalho está apenas começando e ninguém, serenamente, poderia esperar que iríamos começar o ano melhor do que isso, já que estamos com um time totalmente novo.

    Vamos Santa !!!

    Post a Reply
    • estou calmo, mas nesse jogo só se salvaram o goleiro e o resultado, o resto pode mandar embora enquanto é cedo,

      Post a Reply
  34. Pelos comentários dos amigos aqui, e pelo que escutei no rádio, estou com o medo que eu vinha pressentindo.

    Analisando friamente, sem estar com raiva ou qualquer coisa, no Brasileiro nosso grupo era assim:

    TITULAR: metade série A, metade série B. Um bom time.

    RESERVAS: poucos série B, muitos série C, e alguns série D. SEM REPOSIÇÃO.

    Somado a isso salários atrasados e NENHUMA estrutura. O rebaixamento foi o resultado.

    O que aconteceu para esse ano?

    Todos os jogadores de série A saíram: Keno, João Paulo, Grafite, Léo Moura e Néris (sendo bonzinho com esse).

    A única reposição de mesmo nível foi Júlio César, goleiro de série B igual a Thiago. Inclusive parece ter as mesmas virtudes e mesmos defeitos. ótimo debaixo da barra, péssimo na saída do gol. Além dele parece-me que Léo Costa e Elicarlos (se esse voltar aos bons tempos é melhor que Uilian Correa).

    Hoje, nosso grupo está assim:

    TITULAR: metade série B, metade série C. Os “B” a princípio seriam JC, Tiago Costa, Elicarlos e Léo Costa. Tiago ainda a estrear.

    RESERVAS: nem sei dizer, deve ser um punhado de C e D.

    Quer queira quer não, o Campinense hoje é um clube SEM SÉRIE, em SEXTO LUGAR no Campeonato Paraibano. Assim é f….

    Frases que ouvi ontem:

    Amigo no what: “Que bom que a Copa do Nordeste não tem rebaixamento”.

    Ednaldo Santos:
    “O jogo está uma verdadeira pelada”.
    “Vou ser sincero. Esse time do Santa Cruz é infinitamente inferior ao do ano passado”.

    Essa última frase dele me fez medo. Não sou de me alienar pela imprensa, mas parece que ele teve total razão no que disse.

    Espero que o treinador ache um esquema que funcione, e que a falta de ritmo tenha sido o principal entrave.

    Hoje, se não melhorarmos, minha expectativa para 2017:

    PE: ficar em 3º.
    NE: tentar uma 2ª fase (Sgoto, Macumbahia e Cachorra do Lixo favoritíssimos ao título).
    Brasileiro: meio de tabela.
    Sulamericana: sequer jogá-la.
    Copa do Brasil: estrear nas Oitavas e cair fora de cara.

    Não estou sendo pessimista, apenas realista. Espero que o clube como um todo me surpreenda.

    Saudações Corais.

    Post a Reply
  35. Seria surpeendente se começassemos bem a temporada, AINDA MAIS vindo de uma reforumulação de praticamente 100% do time titular. Além do preparo físico falta algo fundamental que é entrosamento!

    Se no início da temporada passada vindos de uma subida pra série A e com boa parte do time mantido começamos mal, imagina essa temporada atual?!

    Pelo que não jogamos, pulamos uma enorme fogueira ontem diante do Campinense ao não ser derrotados.

    Agora é importante ver evolução no time de um jogo pra outro, mas o torcedor tem que ter calma!

    Post a Reply
  36. CONCORDO QUE O SANTA CRUZ, JOGOU MAL, MAL MESSSSSSSMOOOO, TEMOS QUE MUDAR O PNEU COM O CARRO ANDANDO E AINDA TENDO QUE MANTER UMA VELOCIDADE CONSTANTE… DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL…

    AGORA, O QUE TEMOS QUE FAZER: APOIAR!!!!

    DIZER AGORA, QUE O TIME NAO PRESTA, QUE LUTAREMOS PARA NAO CAIR, ETC, ETC, ETC, SAO OS ETERNOS CRITICOS NEGATIVOS, QUE ACHAM O SEGUINTE: QUANTO PIOR, MELHOR….

    SE IGUALANDO A IMPRENSA ONDE O CLUBE DA ABDIAS, É A SUCURSAL DO CÉU, ONDE TUDO ACONTECE DE BOM, TEM GESTAO, PROFISSIONALISMO, E O SANTA, É O PORTAL DO INFERNO, ESTES ETERNOS CRITICOS, DEVERIAM ESTA INDO E SE VESTINDO DE POMBA GIRA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, COMPRANDO BOI, PAGANDO PAI DE SANTO, ETC ETC ETC

    SOBRE A VENDA PARCIAL DE RANIEL, FOI EXPLICADO, E ACHO, ACHO, QUE FOI BOM, PRECISAMOS QUITAR DIVIDAS JUNTO A PISANO E UILIAM, PRECISAMOS DE JOGADORES, E TINHAMOS UM PODER DE TROCA, ERA O RANIEL, E QUEM SABE, PODERÁ VIR, 3 JOGADORES E PELA LISTA: PISANO, VOLANTE WILLIANS, ZAGUEIRO RAFAEL DONATO, ATACANTE HALEF, OU MELHOR, DESTES 4, 3 VIRIAM ….
    BASTANDO ACORDAR SALARIOS….

    DOMINGO, É REZAR, TER FÉ, GARRA, PARA ENFRENTAR O TIME DA BARBIE!

    Post a Reply
  37. Bons comentários.
    Bom. Início de temporada. Time totalmente renovado. Salários atrazados ou pode atrazar. Técnico conhecendo as peças. Toninho não é mais estagiário, portanto, não pode de erros amenizados. Torcida exigente do Caraíva!

    Post a Reply
  38. Eu sempre achei que Jaime não será o titular, está hoje por falta de condicionamento físico de Anderson Salles.

    David tem que ir para reserva, acho que seria melhor colocar Thiago Primão de segundo volante (jogou nesta posição) e Marcílio mais a frente.

    Post a Reply
  39. O time jogou muito mal, mas tem muito o que evoluir.

    Campanha do Santa Cruz na primeira fase da Copa do Nordeste 2016.

    Santa Cruz 0-1 Bahia
    Confiança 0-2 Santa Cruz
    Santa Cruz 1-1 Juazeirense
    Juazeirense 0-1 Santa Cruz
    Santa Cruz 3-1 Confiança
    Bahia 1-0 Santa Cruz

    Três vitorias e um empate.

    Post a Reply
  40. ALERTA TIMEMANIA!

    Estamos em 21o. e vários times estão fazendo campanhas com suas torcidas (VENDAS NA SEDE, TROCAS POR INGRESSO ETC…) a exemplo do Atlético-PR que no último concurso saiu de uma média de 28 mil aposta para 98 mil e passou vários clubes na tabela.

    OU A DIRETORIA FAZ ESTRATÉGIA DE TROCA DE INGRESSO POR TIMEMANIA OU FICAREMOS DE FORA EM 2018 !

    SE LIGA DIRETORIA! só propaganda em redes sociais não adianta!

    Post a Reply
  41. que jogo tenebroso .. time horrivel .. treinador demorou mt pra mexer e achou otimo o resultado,procupante .. esse david , jaime e eduardo são horriveis .. primao na ponta n da ,ou se contrata de 5a6 jogadores ou vai cair pra C ,contra a barbie pra n perder tem q mudar:
    JC
    VITOR ,SO TEM ELE
    BRUNO SILVA
    SALLES
    VALLES , EDUARDO N DA
    ELICARLOS
    PRIMAO OU WC
    LEO COSTA
    EVERTON SANTOS
    BARBIO
    ANDRE
    OREMOS ….

    Post a Reply
    • Por mim o time titular:

      Julio Cesar, Victor (Valles), Anderson Salles, Bruno Silva, Eduardo (Valles, Roberto);
      Eli Carlos, Primão, Marcilio, Leo Costa, Barbio e Andre

      Obs: Roberto na lateral esquerda dependendo da condição física. Valles na lateral direita para melhorar a marcação.

      Post a Reply
  42. Meu time pra domingo, pra gente torcer fácil:

    1.Cilessen
    2. Alex Vidal
    3. Piqué
    4. Umtiti
    5. Rakitic
    6. Jordi Alba
    7. Denis Soares
    8. Andre Gomes
    9. Soares
    10. Messi
    11. Neymar

    Mas acho que temos contratar um volante pra substituir Rakititi pois Davi não dá e um centroavante pra botar pressão em Soares já que Zé Carlos foi embora…

    Post a Reply
    • Kkkkkkkkkkkkkkk

      Post a Reply
  43. Pelo que vejo o time no papel agradava, mas a realidade é outra. Vamos ter que começar de novo. Quanto aos jogadores oferecidos pelo Cruzeiro , tenho minhas dúvidas, pois se no ano passado emprestaram dois para disputar a série A e nào deu certo, imaginem cedidos para a série B. O negócio era exigirem o dinheiro, se não quisessem mandassem o jogador de volta e a dívida continuaria de Pizzano e Willian. Mas nossos abobalhados, mais uma vez abriram as as pernas , perderam o jogador e vão receber jogadores encostados. É assim que a banda continua a tocar no Santa…

    Post a Reply
    • Foi com atitudes de deixar dívidas para trás, que o Santa Cruz está hoje nesta situação financeira.

      O pessoal fala de amadorismo da direção, mas pede atitudes amadoras. Se fez o contrato com o jogador e com o outro clube tem que cumprir.

      Raniel e o empresário não queriam jogar mais no Santa Cruz (colocaram o clube na justiça). O Santa Cruz não tem condições financeiras de manter um jogador no banco, ou só treinando e pagando o salário. Prejuízo pouco é lucro, na verdade o Santa Cruz tem 30% dos direitos de Raniel ainda pode lucrar muito com o jogador.

      Post a Reply
  44. A DIRETORIA AO LONGOS DOS ANOS, VEM DANDO SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS, COMO TUDO QUE PASSA NO SANTA CRUZ… FORMAMOS UM TIME, QUE ATÉ 30 DD, NAO TINHAMOS NEM GOLEIRO, AGORA, SEM DINHEIRO FICA DIFÍCIL, TRAZER “ESTRELAS”, E PARA PIORAR, COM A FAMA, QUE FOI ACRESCIDA, COM AS DECLLARAÇÕES DE GRAFITE, QUE ATE HOJE, NAO CONSIGO ENTENDER… E SEMPRE IREI DIZER: NAO SE FALA MAL, DAS EMPRESAS POR ONDE PASSOU, ISTO CHAMA-SE ÉTICA, E TAMBÉM, NÃO SE FALA,” QUE EU FIZ, EU PAGUEI”, POIS, FEZ PORQUE QUIS….

    E TINHAMOS UM JOGADOR QUE SE ACHAVA ESTRELA, ATÉ BOM JOGADOR, MAS, SEM ESTRUTURA, SEM CABEÇA ALGUMA, ENTRA NO MUNDO DAS DROGAS, PREJUDICANDO NÃO SÓ A ELE MAS AO CLUBE, QUE GASTOU E MUITO, COM APOIO PSICOLÓGICO, FINANCEIRO E JURÍDICO, FICANDO MESES SEM TRABALHAR E RECEBENDO…

    AÍ, VEM UM CLUBE COM ALTO PODER FINANCEIRO, ESTRUTURADO, SE INTERESSA PELO JOGADOR, COMPRA 70% DOS DIREITOS, E SE REÚNE COM A DIRETORIA, ESTA, ACERTA, DÍVIDAS COM 2 JOGADORES, QUE FORAM EMBORA, E COM CERTEZA, IRIA PARA A FILA DA JUSTIÇA, E DAQUI HÁ UM TEMPO, ESTAS DÍVIDAS SE TORNARIA ABSURDA, UMA BOLA DE NEVE, COMO O CASO, DO JOGADOR QUE MESMO DEPOIS DE MORTO, AINDA VAI RECEBER, POR CONTA DE ADMINISTRAÇÕES BISONHAS….

    E RETORNANDO AO CASO RANIEL, O SANTA AINDA TEM DIREITO DE 30% DOS DIREITOS FEDERATIVOS, E CASO, CASO, QUEIRA 1, 2, E ATE 3 JOGADORES, INCLUSIVE TEM UM ATACANTE QUE FOI CONTRATADO, AGORA POUCO, JOVEM, DE 22 ANOS, DESTAQUE ANO PASSADO, DO VITORIA DA CONQUISTA, LATERAL ESQUERDO MENA, EX SP, E OUTROS… TODOS, COM SALARIO PAGOS PELO CRUZEIRO ATE FINAL DE 2017….

    AI QUESTINO: FOI UM MAL NEGÓCIO?

    REALMENTE, NEGÓCIOS BONS EM TERMOS DE FUTEBOL, É NO CLUBE DA ABDIAS, VIXEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, QUE COM TODO DINHEIRO, “GESTÃO”, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, OHHHHHHHHHHH PALAVRA PARA ENCHER O SACO, COM DIRETOR REMUNERADO, TRAZ JOGADOR “BIXADO”, QUE ATÉ O GOOGLE, SABIA, E MAIS UMA VEZ, TROUXE UM, QUE SE CONTUNDIU NO MESMO LUGAR, E JA ESTA FORA, DA PARTIDA, PENNNNNNNNNNNNSE NUMA COINCIDENCIA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    PENSE, NUMA DIRETORIA ESPERTA, PROFISSIONAL, GESTADORA, COMPETENTE…..

    POIS NO SANTA CRUZ, SO TEM ESTAGIARIO, BOBOS, MENINOS……

    A MENOS, É O QUE OS “INTELIGENTES” “ESPERTOS” PENSAM E FALAM!

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE!

    Post a Reply
  45. botafogo e serie A esta na libertadores
    perdeu para o modesto
    madureira de dois a zero

    estreia do Botafogo no Campeonato Carioca com derrota por 2 a 0 para o Madureira não estava nos planos. Porém, os jogadores e a comissão técnica do Alvinegro evitam transformar o tropeço em cenário de terra arrasada, ainda mais perto dos compromissos contra o Colo-Colo (CHI), pela Libertadores. O discurso no clube é minimizar o revés e focar na busca pela forma física ideal neste início de temporada.

    e o santa cruz impatou com campinense tem gente ja quer a cabeça
    do treinador vamos ter calma

    Post a Reply
  46. Cruzeiro é vitrine internacional tipo A. Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e agora China.
    Vamos torcer mais do que nunca por Raniel e o Cruzeiro. Pois se ele despontar, vai nos dar bons
    lucros, e ainda temos 10% por ser o formador do Jogador. Não duvidem, vejam o exemplo de Rivaldo
    Ricardo Rocha, Zé do Carmo e mais recente Gilberto. Esta sendo lapidado, nem para copinha ele foi
    tem um treinador reconhecido internacionalmente (Seleção e China) Mano Menezes. Hoje qualquer
    jogador jovem que desponta custa 10,20,30 milhões de dólares ou muito mais. Vamos torcer para
    tudo dá certo.

    Post a Reply
    • … vamos torcer para ele ir para a China supervalorizado e construirmos nosso CT.

      Post a Reply
  47. Cruzeiro é vitrine internacional tipo A. Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e agora China.
    Vamos torcer mais do que nunca por Raniel e o Cruzeiro. Pois se ele despontar, vai nos dar bons
    lucros, e ainda temos 10% por ser o formador do Jogador. Não duvidem, vejam o exemplo de Rivaldo
    Ricardo Rocha, Zé do Carmo e mais recente Gilberto. Esta sendo lapidado, nem para copinha ele foi
    tem um treinador reconhecido internacionalmente (Seleção e China) Mano Menezes. Hoje qualquer
    jogador jovem que desponta custa 10,20,30 milhões de dólares ou muito mais. Vamos torcer para
    tudo dá certo.

    Post a Reply
  48. Tudo é muito bonito e as colocações são perfeitas. ContrAriamente à alguns eu respeito todas elas. Entretanto não hesito em afirmar, que mesmo que venham a vender Daniel, o Santa , sem que ninguém entenda o motivo, não receberá esse “valor” que algum s colegas afirmam. Foi assim em todas as situações que nos envolvemos, e será assim novamente. Vejam vcs o problema da sul-americana, ganhamos a vaga no campo mas perdemos no grito. Não deu certo em nada. Contrato feito pelo Santa só beneficia a outra parte. Confundir amar o Santa com a “obrigação” de defender o indefensáve é uma contradição. Repito, ninguém ama mais o Santa do que Eu, mas nem por isso vou ficar aquí tentando justificar tanta lambança e ações que beiram o ridículo. Daí milhares de torcedores terem se afastado do estádio. É esses que se afastaram não deixaram de amar o Santa, mas apenas não comungam com essa diretoria. Se estamos numa democracia, todas as ideias e comentários têm que ser respeitados.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *