Educação pela pedra

Texto do filósofo-metaleiro da Boa Vista, Zeca

Em 1965, o poeta recifense João Cabral de Melo Neto publicou Educação pela pedra. Escreve o poeta: “Uma educação pela pedra: por lições;para aprender da pedra, frequentá-la;captar sua voz inenfática, impessoal(pela de dicção ela começa as aulas).A lição de moral, sua resistência friaao que flui e a fluir, a ser maleada”.

João, além de poeta, era jogador de futebol. E foi campeão juvenil pelo Santa Cruz. Quem diria. E quem diria que esse poema –que dá título ao livro – seria tão atual para nosso amado Santinha.

Quem assistiu ao jogo do Mais Querido contra o Grêmio deve ter ficado surpreso. Milton Mendes, mais uma vez, criou um novo esquema tático. Abandonou as tentativas com o seu velho 4-3-3 ou 4-4-2 para esboçar um 4-1-3-2. O alcance do meio de campo cresceu com essa escolha. Abriram-se caminhos para atacarmos.

E, para mim, o mais interessante: o time jogou de maneira compacta.

Pois é, quem vai entender esse doido? Milton, meu filho, se decida. Na verdade, mantenha esse padrão que foi o que, em certo sentido, vimos contra o Inter no Arruda.

Acredito que a maioria dos torcedores estava esperando uma baita lapada no lombo neste jogo contra os gaúchos.

Mas tchê, que nada! A cobrinha se arretou e foi pra cima. Deu pressão na galera do churrasco e do chimarrão.

Quero só ver o que essa lapa de doido – claro que me refiro aqui a MM – vai fazer contra o São Paulo no próximo domingo.

Vou começar bebendo logo cedo, pois vai ser uma parada difícil. Mas, como não conseguimos prever nada com as loucuras de nosso treinador, talvez saiamos até mesmo com uma vitória.

O que me decepciona nesta séria A, além de nossos altos e baixos, é a pouca presença de nossa torcida nos estádios.

Educação pela pedra é isso mesmo, meu amigo: resistência fria diante dos absurdos, das vitórias e derrotas.

Avante, Santa Cruz. Junta mais essa vitória!

19 respostas para “Educação pela pedra”

  1. A abertura das olimpíadas aparecia a programação da Rede Globo: O locutor do fantástico, Regina Casé do isquenta, transmissão das escolas de samba, jornalismo mentiroso sobre aquecimento global, em fim; só faltou uma porra de uma novela pra encerrar. Se eu fosse diretor da cerimônia colocaria o MST impedindo a passagem dos atletas naquele corredor com queima de pneus, depois uns trombadinhas roubando os celulares dos atletas e finalizaria com uma bala perdida. E Lula entraria cercado de anjos tocando trombetas com uma grandiosa queima de fogos. Fui!

      1. Vixe cara, logo agora que ia comprar uma daquelas mansões construídas nas ilhas artificiais de Dubai. Tu sabe né, aquela merda de país vive construindo hotéis, casas, clubes para os milionários de todo mundo, mas essa olimpíada disse que o mar vai subir . Será que esses caras estão construindo e vendendo uma coisa muito cara pra se acabar assim de uma hora pra outra?

    1. Aumentaríamos nossa coleção de velhos: Grafite, Léo Moura…essa ai, e pq não o Zé Carlos que está no CRB? Acredito que Grafite e Zé Carlos, se alternando, constituiriam uma bela dupla de atacantes. Quantos aos moços, espero que o Pisano não pise na bola e faça o que Arthur e Jadson tentam e não conseguem, isso para não falar nos inefáveis Lelê, Leandrinho e Walysson.

  2. Tento, desde ontem, comprar o ingresso de sócio. Esqueci a senha, e não consigo no site qualquer alternativa para resolver isso. Pelo telefone, manda para caixa postal, e não tenho outro meio de me comunicar. Além disso, assisti ontem a tentativa de um paulista para comprar ingresso como visitante pelo site, impossível. Tem que ir às bilheterias ou na PERetrô nos shoppings. Meu Deus, como é difícil comprar um ingresso, e ai reclamam do público reduzido. Será que não dá para criar um cartão de recarga em qualquer lotérica ou caixa de supermercado como se fazia com cartão pré-pago das telefônicas? ou melhor ainda uma forma simples de vender pela internet? Samarone, onde anda o marketing?

  3. Bem que desconfiei quando foi noticiado que Jadson só veio para o Santa Cruz em consideração a sua amizade com MM. Como diz o ditado: “Esmola grande o cego desconfia”.

    Jogador não só improdutivo, inútil, e ainda por cima arma o contra-ataque que resultou no primeiro gol do São Paulo.

  4. alguem aqui conhece algum clube seja na serie a,b,c ou d que perca 11 partidas e continue no cargo

    isso nao tem nada a ver com crise, dinheiro, ou outra coisa qualqyer isso é burrice

    torcida vai como ver desgraça sao 6 derrotas em casa

  5. esse tecnico é uma pessoa dificil de conviver ele mostra muita edicaçao qdo chega mas relatos ja mostram varias descontroles deles
    ja fez intriga com varios jogadores agora bota ess p o r r a pra fora

  6. Primeiro tempo de uma mediocridade sem fim, sintetizado nesse bosta chamado Jadson. Como se contrata um merda desses? Mil vezes Renatinho, Marcílio ou qualquer outro. Será que MM viu esse homem treinar? Acredito que não. Pelo que não jogou hoje, sendo eu diretor, seria dispensado de imediato. No 2o. tempo o time melhorou, mas nem tanto. De todo modo quando estava melhor levou um gol. Néris hoje falhou em diversos lances, incluindo o do 1o. e do 2o. gol. Grafite telegrafou o penâlti, que poderia ter mudado o resultado do jogo. Nos 3 últimos jogos disputamos 9 pontos, ganhamos 1. O América, lanterna, ganhou 5 pontos. Ou seja, vamos já, já assumir a lanterna.Fica difícil imaginar que algo vá mudar, infelizmente. Tanto apanhamos, quanto perdemos. Inacreditável o índice de erros nas contratações, o que está havendo? Se perdermos a próxima, preparemo-nos para um público de 5 mil, e olhe lá.

  7. Esperando a publicação da tabela da série “B” de 2017.

    Eu que me iludi com essa direção, pensei que com ela seria diferente na série “A”, ledo engano.

  8. A diretoria faz que não vê a destruição causada por MM,talvez pela alta multa do contratual do FIFA, que impede a rescisão, ou, o que é mais provável, o amadorismo crônico.
    Alirio e Tininho não se desapegaram da serie B,infelizmente.
    Nossa situação já está definida.

  9. Si o presidente for macho coloca este senhor que treinador desagregador para e um mói de peladeiro ruins para fora,traz um treinador da região + 05 jogadores que queiram algo ao sol. Grafite já tá na hora de um banquinho

  10. Qual o prejuizo maior a multa contratual do engomadinho ou a queda para série B o Santa Cruz é o único clube no mundo que o empregado manda no patrão será que o engomadinho não é demitido porque é ele quem compra os medicamentos do departamento médico como fazia em 2007 o técnico mauro fernandes isso só acontece no Santa Cruz.

  11. Outra porcaria q sr Constantino fez foi renovar com grafite com o salario atual, eu renovaria, porem por 80.000,00. O CRAQUE DO TIME É JOAO PAULO E GANHA ISSO!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *