Agora é o Santa Cruz, Presidenta!

Pra nós que fazemos o Blog do Santinha, eu, Inácio e Samarone, a copa acabou. Agora é o Santa Cruz. É Dilma fazendo o T e nós também.

E aproveitando essa onda de apostas e bolões da copa, estamos pensando em fazer um bolão para o restante da série B. Amanhã, estaremos reunidos para definir as regras e a premiação.

Sobre a lapada de hoje, este histórico 7 a 1 que tomamos da Alemanha, só temos a dizer que foi uma vergonha (eita rimazinha medíocre).

 

69 respostas para “Agora é o Santa Cruz, Presidenta!”

  1. É vida que segue e bola pra frente que semana que vem tem série B e logo logo a partida de volta da Copa do Brasil também, e no futebol para a maioria de nós é isso que realmente importa.

  2. Espero que a tragédia de hoje no Mineirão possa, finalmente, libertar a memória de uma pessoa que foi condenada a 64 anos. Sim! Eu espero que libertemos Moacir Barbosa do Nascimento, o goleiro Barbosa da Seleção Brasileira de 1950. Descanse em paz, Barbosa!

  3. ISTO É O REFLEXO DA Espanholização DO FUTEBOL BRASILEIRO ATRAVÉS DA TRÍADE DO MAL:

    Rede Globo + CBF + Clube dos 13.

    A ALEMANHA – seguida de perto pela Inglaterra – é o exemplo Mundial de uma democrática DISTRIBUIÇÃO DE COTAS. Apesar do SCRATCH ser composto, basicamente, de atletas do Bayern de Munich, lá não está se exterminando, por inanição, tradicionais Clubes intermediários como vem sendo feito, desde o advento (e desvirtuamento) da Lei Pelé, no futebol brasileiro.

    Aqui está de matando, já há algumas décadas, por inanição, “a galinha dos ovos de ouro” que era a “capilaridade” de norte a sul do País representada por ,tradicionais Clubes intermediários, formadores de atletas para vários Clubes de seus respectivos Estados da Federação, outrora alimentadores de equipes de maior projeção (a exemplo de um Ferroviário do Ceará, uma Tuna Lusa do Pará e, dum América/RJ, de um Bangu e por aí vai).

    Mas este mal – aliado a desastrosas gestões perdulárias de alguns Clubes – já passou pra outros estágios, contaminando e afundando grandes Clubes de apelo popular de Centros intermediários (a exemplo de um Remo no Pará, de um Vila Nova de Goiás e, por pouco, ainda não salvo totalmente, do nosso Santa Cruz Futebol Clube).

    É o que eu acho.

    SAUDASANTA

  4. Quando me lembro de um Náutico da vida dos anos 60, com jogadores de um porte de um Ivon Brondi, Salomão, Nado, Bita & cia que, nos dias atuais seriam TITULARES ABSOLUTOS de um arremedo de Seleção dessas que tem em suas fileiras jogadores que, sequer, seriam titulares, em outras épocas, nos grandes Clubes do Norte/Nordeste, não tenho dúvidas do que escrevi acima.

    Se hoje se quebra a cabeça pra se escolher UM ONZE, em épocas que já lá vão, se listava 44 fácil, fácil, como em 74 onde a INDEFINIÇÃO foi tão exacerbada (a ponto de se colocar na suplência um Ademir da Guia) que culminou com o fiasco na Copa da Inglaterra.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

      1. NENHUM.

        Desse time das barbies os pontas (direita e esquerda) NADO e RINALDO, só foram convocados quando estavam, respectivamente, no VASCO e PALMEIRAS. Este último, foi vergonhoso: vendido na sexta à noite pro Palmeiras já era titular da Seleção, no sábado à noite, num amistoso contra a Inglaterra em que vencemos por 5 X 2 (5 X 0 no primeiro tempo) e, salvo engano, com 2 gols do Rinaldo.

        Se HOJE persiste essa insidiosa discriminação, imagine naquela época (sem saudosismo barato) que a fartura de craques era enorme! Lembre-se por exemplo do nosso RAMON, artilheiro em 1973 e escanteado por Zé Galinha em 1974 que preferiu levar o limitado Leivinha do Palmeiras. Ou do nosso NUNES tido como machucado pra terem o pretexto de desconvocá-lo pra Copa da Argentina.

        Mas o que quis dizer era que o elenco de muitos Clubes da época, sozinhos, era quase uma Seleção: um Palmeiras de Ademir da Guia, um Santos do Pelé & Cia, um Botafogo de Garrincha, Didi, Amarildo, Zagalo, etc, etc, etc.

        SAUDASANTA

  5. Rapaz, vou plagiar os torcedores da barbie, HEXA É LUXO!!!! kkkkkkkkkk…

    Que humilhação da seleçãozinha da globoxta, pouco acompanhei essa copa, mas quando vi a alegria que a ALEMANHA tava me dando, resolvi assistir o show, kkkkkkkkk…

    Vou deixar a seleção do sul pra lá e cuidar de minha Seleção, o SANTA CRUZ, já que a copa acabou, quero ver o desempenho do SANTA na volta do campeonato, soube que houve um zero a zero contra o Ibis, tomara que fique só nesse amistoso.

  6. MAS, concordo com os editores deste blog:

    vamos deixar pra lá a SELEÇÃO e cuidarmos da SELESANTA, que é o que interessa.

    SAUDASANTA

  7. Quanto ao fiasco de ontem, tão enaltecendo muito a partida da Alemanha.

    Claro que que ela jogou muito e mesmo antes da partida era vista por mim e por muitos que eu conversava como muito favorita na partida de ontem!

    Se o jogo ontem tivesse sido fora do Brasil, mesmo com a superioridade do time alemão iria ser uma derrota com resultado mais comum tipo 2×0, 3×1..

    Pra mim o maior determinante, não da derrota normal, mas da pisa humilhante foi o total despreparo emocional de muitos dos jogadores(70% do elenco estava disputando a sua primeira copa na vida) e a copa por ser aqui no Brasil e já termos a ferida aberta de 50(agora ainda maior) era evidente que a pressão seria infinitamente grande sobre as costas de um grupo na sua maioria de meninos ainda precisando de mais tempo pra ficarem mais cascudos. E a mídia, especialmente a globo, também colaborou com aquela coisa excessiva de jogar pelo Neymar, como se ele tivesse morrido ou algo do genero. A seleção tem que jogar ontem e sempre PARA O POVO BRASILEIRO( entre os quais Neymar) e não por um único jogador, seja ele Pelé, Neymar ou o que for…

    Faltou ao Brasil nessa Copa, pra mim, 2 fatores cruciais preparo emocional e preparo TÁTICO, Felipão tem umas convicções de futebol muito atrasadas e sem contar que ele prioriza, além da conta, um grupo de “família scolari” mesmo que nessa família estejam integrando jogadores que nem mesmo nos seus respectivos clubes pela Europa estejam jogando como titulares.

    A safra de treinadores brasileiros está muito fraca, é só ver entre a seleções da Copa e entre as grandes equipes europeias quantos treinadores são brasileiros? Seria muito importante ao futebol da seleção que se contratasse um treinador ESTRANGEIRO com ideias mais modernas para o futebol mundial atual. Mas é algo muito difícil de acontecer ainda se tem muito preconceito com treinador estrangeiro na seleção!
    ____________________________

    Quanto ao que mais interessa, o tricolor, espero que tenham aproveitado o período pra se entrosarem mais e melhorar o preparo físico. Vamos começar logo pegando a pedreira que é o Vascu bastante pressionado pra entrar nos eixos e ficarem na ponta da tabela. Um empate nesse primeiro jogo, já seria excelente resultado!

  8. Eu tava vendo as novas contratações da barbie, e sem entrar no mérito da qualidade dos jogadores que estão indo pra lá, o que eu percebi que vários deles são de jogadores sem espaço nos clubes da série A. E, principalmente, com o custo dos salários sendo pagos ou pela metade ou até mesmo 100% pagos por essas equipes da serie A que estão emprestando.

    Claro que tudo isso tem o lado negativo…mas acho que a diretoria do Santa poderia ver alguns bons nomes no elenco desses clubes que não estão tendo espaço e tentar a vinda deles ainda mais por ser custo Zero ou pela metade do salário!

    1. VASCO NAO QUER A RENOVA COM A PENALTY, SO O SANTA CRUZ QUER A PENALTY

      09/07/2014 08h58 – Atualizado em 09/07/2014 11h55
      Diretor do Vasco explica acerto com
      a Umbro: “A proposta foi a melhor”
      Cristiano Koehler diz que Penalty perdeu prazo e não quis aumentar oferta. Kappa
      e Puma também negociaram com o clube e a Nike só quis conversar em 2015 http://glo.bo/1xRykNF

  9. Depois que os pernas de pau de Felipão perderam de 7X1 acabou a COPA do mundo para nós. Agora, vamos pensar na série B. Espero que o Santa Cruz jogue bem contra o Vasco da Gama e consiga um bom resultado. Espero que Sérgio Guedes não cometa o erro de Felipão de manter um time fraco no meio de campo e ser humilhado historicamente. Boa Sorte Santa Cruz, vamos com tudo para o brasileirão.

  10. Rapaz tira essa foto da Dilma dai.
    Ela é do time do Mick Jagger. Depois que ela apareceu fazendo o “T” o Brasil tomou e sete.
    Dilma é Zica. E Zica braba…

    1. Racismo existe, mas a inveja pútrida deles contra nós é vergonhosa.Fazem piadas das mazelas sociais e das nossas desventuras.Jornais de outros países fazem notícias do Brasil,lá na Argentina fazem escárnio e humilhação.A Argentina está para o Brasil como a coisa para nós.Meu filho não é um marginal,meu povo não é de mendigo,não somos lixo.Por isso não torço por esses vermes.

  11. A grôbo se meteu tanto que se Neymar tivesse bem e a cbfrasil fosse pra final, Patrícia Poeta iria mostrar no sáb durante o JN a cueca que ele iria usar.

    Esqueçam o placar, ele realmente foi surpreendente. Ninguém no mundo esperava.

    Quem acompanha futebol sabe que nos anos 90 e início de 2000 os alemães sempre foram eficientes, mas eram “duros”.

    Mudaram de filosofia desde a preparação para a Copa de 2006, qdo foram os anfitriões. Deram ênfase à habilidade. Mas toda mudança tem um preço, e eles caíram nas semis também.

    Não foram a final em 2010, mas continuaram a evoluir.

    Não é uma Super Seleção, mas é a mais COMPLETA dessa Copa. Faz bem todos os quesitos de uma equipe:

    – Manteve a eficiência alemã no jogo aéreo defensivo e ofensivo (o Brasil também estava bem nisso).

    – Manteve o bom chute de média e longa distância (o Brasil não).

    – Excelente toque de bola e jogadas TRABALHADAS DE PÉ EM PÉ, aproveitando-se do entrosamento do Bayern, que tem 7 jogadores na seleção (o Brasil não tinha). Fora alguns jogadores do também alemão Borussia.

    Trabalham a seleção de base com dedicação (não convocam com intuito de valorizar atleta, como fizeram com um lateral fraco do Náutico recentemente).
    Até hotel os caras fizeram pra essa Copa.

    A seleção (e a torcida e a mídia) precisam parar de se iludir que apenas o improviso (no futebol e na vida) são suficientes.

    No futebol apenas o improviso dá certo se a “geração” for boa. Se tivermos uns 3 ou 4 foras-de-série, como tínhamos em 2002.

    Nessa, apenas a dupla de zaga (que tem função primeira de destruir) e Neymar eram excelentes jogadores. Os demais eram apenas bons (e isso é pouco pra uma Copa). Faltou um DEZ e um NOVE.

    Eu estava preparado pra uma derrota, porque iríamos enfrentar uma equipe melhor que a nossa, mas não imaginava essa humilhação.

    Fiquei morgado, gostaria da vitória da seleção, mas sei aceitar quando o adversário é melhor e mereceu.

    Enfim, a Copa acabou, e que em Outubro façamos nosso dever nas urnas, para que o país não viva apenas de improvisos.

    1. Quanto ao hotel da Alemanha na Bahia, já existia a muito tempo o interesse de um empresário alemão em construir um empreendimento desse no litoral baiano. A seleção e o próprio empresário alemão só aproveitaram pra juntar o útil ao agradável. O empresário alemão promover seu hotel e a seleção aproveitar do espaço na região quente que eles queriam se preparar.

      1. A seleção alemã vai deixar estrutura para o país.
        Empresário algum faria isso.

        Numa reportagem há um mês mostrou o investimento da Federação Alemã e 2 gigantes alemãs (Mercedez-Benz e Adidas) pra garimpar novos talentos.

        Nada acontece por acaso. Só aqui se pensa assim.

        E isso se aplica ao nosso Santa.

        Falando disso, os times com essa parada da Copa serão uma incógnita.

        Times voltarão piores, outros no mesmo nível, outros melhores.

        Vamos torcer pra que o Santa esteja nesse 3o grupo.

        SaudaSanta.

    2. Grande Ricardo.

      Muito sensato seu comentário. E improviso tem sido o camisa 10 do Futebol Brasileiro tempos.

      Como disse lá no TC não acompanhei a Copa por alguns motivos. Infelizmente não senti o clima de uma Copa e a emoção e entusiasmo que a Seleção deveria nos causar. Posso ter sido uns dos poucos com esse sentimento. Porém em momento algum torci contra. E acredito que faltou uma melhor preparação e experiência ao grupo. Embora a Seleção tivesse dois Técnicos gabaritados, faltou humildade. A CBF contratou Galo como observador, que na véspera do jogo contra a Alemanha, sugeriu a Felipão que fechasse o meio de campo, e com toda arrogância dispensável, o comandante respondeu que não!

      Muitas vezes ninguém aprende com um simples erro, talvez com um 7×1 possa ao menos se repensar o futebol brasileiro.

      E que venha o vasco!

      VIVA SANTINHA !!!

  12. Não sou negrito podre,macaquito fedorento nem povo sujo,por isso ARGENTINA NÃO!Querem refazer as bases aqui no Brasil,como se só joga quem é de empresário ou molha a mão de treinador da base?Nosso treinador da base vem de um clube de subúrbio,pergunta quem joga de onde vem.Difícil com essa maneira atual.

    1. Sei de uma pessoa que além da profissão que ele exerce, ele também se arrisca nesse mundo de empresários da bola, viajando, observando jogadores nas várzeas e tentando colocar nos clubes. Ele, inclusive tricolor também, me relatou que entre os 3 times daqui o mais “fechado” pra inserir novas promessas é o Santa.

      E quanto ao racismo argentino, os alemães são ainda piores!

      Quanto a racismo ali é tudo farinha do mesmo saco!

    1. Quem torce pela Alemanha só pode ser Nazista! Eu poderia dizer. kkkkkk!

      AR-GEN-TINA! AR-GEN-TINA!

      Parece que Mercedes Sosa tb chamava os brasileiros de macaquitos.

      1. Nazista é vc,ou seja neo nazista como os argentinos.Torço contra o sujo sempre,como a coisa,sou pernambucano,não negrito sujo .Sou Santa Cruz de Pernambuco.

  13. Vocês tão discutindo se os Argentinos nos chamam disso ou aquilo?

    Não me atingem. Estão tão longe…

    Nazismo? Pula isso.

    Não vou torcer pra ninguém. Quero que seja um bom jogo, pq Hol x Arg foi uma bosta.

    Sobre nosso clube. Vem treinando com:

    TC, Nininho, Sena, Renan e Renatinho;
    Memo, S.Manoel, Fernando Pires e Wescley ou Carlos Alberto;
    Pingo e LG.

    Como Pingo vinha bem, não há porque sacar do time.

    O que me deixa tranquilo é que temos opções. Se Pingo tiver mal, coloca 5 no meio e LG na frente, como a Alemanha fez nos 7×1, inchando o meio.

    E ainda temos Raniel e, quem sabe, Natan.

    Espero q a zica de Sena tenha ido embora, que Renatinho melhore. Enfim, que nosso clube volte bem.

    SaudaSanta.

    1. É, SÓ FALTA FAZERMOS A NOSSA PARTE.

      Pelo menos um jato de areia no fim da estação chuvosa. A imagem imunda daqueles degraus de arquibancadas me deixam deprimido.

      Acho q ñ vai dar pra ir à Arena Pantanal no jogo contra os cruzmaltinos 3ª f próxima mas, na Arena das Duchas, contra o América/RN, estarei lá com o meu filho Marco André, que estará de férias, em Recife, se Deuis Quiser.

      É isso aí. É pau, cipó e peia!

      SAUDASANTA

  14. Aviso aos desavisados:

    A partir desta quinta-feira(ontem), apenas sócios terão acesso aos treinos do Santa Cruz no Arruda. A decisão foi tomada pela direção de futebol do clube e provavelmente visa impedir confusões como as que já ocorreram no passado nas dependências corais. A mais recente foi a invasão de torcedores em abril deste ano depois de uma sequência de resultados negativos dos tricolores.

    1. A minha aumentou de R$40,00 para R$50,00, nessa proporção aumento de 25%, a mensalidade de R$20,00 deveria ter ido para R$25,00, mas estava precisansdo mesmo um reajuste, há muitos anos estava congelada.

  15. Meu amigo CLAUDEMIR PEREIRA,

    ñ sei se v. sabe mas quando o Barbosa esteve no Santa Cruz pela 1ª vez nos anos 50, perdemos um jogo de 5 X 3 pro América com ele no nosso gol, depois de estarmos vencendo de 3 X 1 ou 3 X 0, ñ lembro (pois tinha, apenas, 8 ou 9 anos).

    Não era coisa (VTNC) do outro Mundo pois, quando fomos campeões do Torneio Pernambuco/Bahia em 56 (com 4 times de PE e quatro da BA) o América venceu as barbies (acho q de 3 X 0), a coisa (4 X 2) e acho q também o Vitória e outro time da Bahia. E olhe q a coisa tinha ganho de 6 x 0 do Baêa!

    Mas o fato é que foi demonizado, nesse jogo, por nossa torcida, tendo regressado corrido ao RJ. Portanto, a vida do Barbosa, realmente não foi nada fácil! Mas, a prova q esse vitorioso componente do famoso Expresso da Vitória dos anos de ouro vascaíno era um grande goleiro, é q o contratamos novamente, um ou dois anos depois do nosso super-campeonato de 1957, se ñ me falha a memória pois lembranças indubitáveis de futebol só tenho a partir dos 14 anos (1962).

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  16. E em 62, quando o Pelé se machucou no 1º jogo da Copa contra a então Checoslováquia, o GARRINCHA resolveu a parada e nos deu o 2º Campeonato Mundial, de maneira consecutiva!

    Mas, naquele time ñ tínhamos nenhum Hulk, nem um poste chamado Fred!

    SAUDASANTA

    1. Esses caras amarelaram literalmente. Além de Fred e Hulk temos uma zaga que só é a malhor do mundo na cabeça medíocre de Galvão Bueno e seus asceclas.

  17. Seu Arnildo, eu vou aos 2 jogos em Natal. A família da minha esposa é de lá.

    Dei sorte dos jogos caírem no sábado. Dia 02/Ago e 06/Set.

    SaudaSanta.

    1. ÔPS, dá um ligadinha pra gente pra nos encontrarmos. Estaremos no Hotel Via Costeira. Viajaremos no sábado de manhã pra Natal e voltaremos no domingo, após o almoço. Vou ver se um sobrinho q reside lá (e q ñ curte muito futebol) nos apanha pra irmos juntos pro jogo, sem maiores preocupações, dado q ele ñ bebe.

      SAUDASANTA

  18. ACHO Q TÔ FICANDO LOUCO E Ñ ENTENDO + NADA DE FUTEBOL.

    Falam maravilhas dessa zaga (Tiago Silva + Davi Luiz) e só vejo a mesma fazer merda.
    Prefiro, COM TODA DESGRAÇA, o Éverton Sena e o Renan Fonseca.

    Ei, Felipão babaca e PERDEDOR: ganhaste uma Copa às custas do nosso RIVALDO! O PARREIRA é outra anta, talvez PIOR.

    SAUDASANTA

    1. Mandaste bem, e eu completaria essa lista com o triângulo mágico tricolor: NATAM, RENATINHO E CAÇA RATO.

      Quem mandou não convocar Felipão ! agora chau pra tu.

      Graças a Deus que essa porcaria acabou. A verdadeira seleção joga terça feira na Arena Pantanal contra o escrete vascaíno.

      Vamos buscar o brasileiro série B.

  19. Depois desse 3×0, chego a conclusão que o Brasil virou a “rapariga” do futebol mundial. Só faz levar! Ninguém mais treme vendo a seleção canarinho. Se o Brasil enfrentar o Ibis, apanha tb!

  20. Antes da Copa começar eu disse que de bom mesmo só serias as cachaças e churrascos. Pois bem, parece que eu estava adivinhando o fiasco da seleção brasileira e não deu outra. Não posso nunca ficar feliz com a seleção de um país em que a segregação financeira do futebol está a todo vapor. Como seu Arnildo disse logo acima, a tríade do mal está dando as cartas e ninguém com poderes para mudar faz nada.

    Nosso clube é vítima contumaz dessa sacanagem na divisão do dinheiro. Outros grandes como Paysandu, Remo, Fortaleza, Ceará, Portuguesa, Paraná, Vila Nova, etc também são. Tomando a coisa vermelha e preta como exemplo vejam a disparidade de títulos estaduais a favor deles e a favor de um Goiás.

    Fica difícil fazer futebol com seu rival recebendo milhões e nosso Santa Cruz iniciando o ano com a cuia na mão.

    Dane-se a seleção brasileira, a CBF, o C13 e a Globo (que pra mim é o grande câncer do futebol nacional).

    Dane-se também essa copa que legado nenhum deixará. Prefiro um triunfo argentino pois este me parece que atingiria muito mais a CBF.

  21. A Argentina é fera mesmo. Foi para cinco finais e já tem três vices. O Brasil foi para sete finais e só tem dois vices.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  22. Rapaz!
    Acho que ganhei o bolão do Blog do Santinha.
    Só estou esperando a confirmação. Pelo menos esta alegria essa Copa me deu.

    Saudações santacruzenses!

  23. Bom artigo escrito no ano passado, sobre a reformulação do futebol alemão que hoje sagrou-se campeão( felizmente se fez justiça no time mais preparado e completo) apesar da Argentina ter vendido caro a sua derrota. Que o Brasil e seus clubes se inspirem em algo parecido:

    No comecinho dos anos 2000, o grandalhão Oliver Bierhoff era o maior – e bota maior – símbolo do então apático futebol alemão. Experiente, corpulento, de canelas longas, pouca técnica e quase nenhuma movimentação, o centroavante abusava dos seus 1,91 m para finalizar as jogadas do único jeito que sabia: pelo alto, entre os zagueiros, cabeceando firme para dentro das redes. O movimento era repetido à exaustão. Jogo a jogo.

    Na Eurocopa de 2000, na Bélgica, os alemães sentiram a limitação bater na ponta das chuteiras. Atirados em um grupo com equipes fortes – Inglaterra, Portugal e Romênia -, caíram logo na primeira fase, marcando apenas um ponto e um gol. Vexame para uma camisa tricampeã mundial, que já tinha vestido Franz Beckenbauer, Karl Rummenigge, Paul Breitner. “Estávamos pensando exatamente como vocês brasileiros pensam hoje: que não precisávamos aprender nada. E fomos jogando cada vez pior, pior e pior”, resumiu o próprio Breitner numa entrevista recente para o canal ESPN Brasil. Mas a queda em 2000 fez os alemães acordarem. Autoridades foram a público e tornaram o desempenho da seleção assunto de estado. O governo traçou um plano ambicioso: em uma década, a Alemanha deveria voltar a ser uma potência futebolística.

    A missão, afirmaram os governantes, era fazer com que a população voltasse a se encantar com o esporte. O país, então, botou a mão no bolso. Em pouco mais de 12 anos, investiu cerca de US$ 1 bilhão em academias e centros de treinamentos para jovens. A ideia era usar esses CTs públicos para ensinar futebol com uma receita em duas medidas: 50% habilidade, 50% força – em vez dos 200% força que a seleção vinha aplicando.

    Quem cuida de tudo lá é a DFB (Associação Alemã de Futebol), a CBF deles. Ligada ao governo, a associação alemã é dona de 366 centros futebolísticos. Desde 2001, crianças de 9 a 17 anos desenvolvem seus talentos em academias perto de suas casas, sem vínculo com clubes. Cerca de mil técnicos treinam 25 mil jovens. A DFB, na verdade, é tudo o que a CBF não é. A nossa Confederação Brasileira de Futebol é um órgão privado, e não possui nenhum projeto de formação de jogadores além das seleções de base (sub-15, sub-17 e sub-20), que só pinçam jovens talentos que já treinam em algum clube. E tem a corrupção – os escândalos se avolumam há décadas.

    Enquanto isso, na Alemanha, a DFB tratou de reformar a Bundesliga – o campeonato nacional deles. A primeira foi impor uma política financeira rigorosa. Os clubes passaram a ter que enviar, três vezes ao ano, atestados de orçamento positivo. Analisados um a um, os casos deveriam seguir à risca um livro de 200 páginas que especifica normas financeiras.

    Se aprovados, ok, podem jogar a liga. Do contrário, W.O.: perdem pontos e, se a “infração” administrativa for grave, nem entram em campo. Assim, nenhuma extravagância, como contratar um Neymar, poderia ser feita sem que o clube desse garantias de poder efetuar o pagamento. Tal controle foi capaz de praticamente extinguir as dívidas das equipes locais. Dos 30 times da Bundesliga, só dois têm dívidas. E o gasto com salários não passa de 50% da receita dos clubes; em outros países, o valor chega a 70%. No Brasil, a dívida dos 20 maiores clubes é de R$ 4 bilhões. Na Inglaterra, de R$ 11 bilhões.

    Com esse pacotão, a missão alemã estava clara: gerar novos talentos e nutrir o futebol deles numa competição sustentável. Hoje, 13 anos depois, os resultados são sólidos. Bayern e Borussia Dortmund, dois dos grandes clubes da nação, foram os finalistas da Champions League, o principal torneio interclubes do mundo. Como numa boa lavoura, proliferam novos craques. Mario Goetze, de 20 anos, André Schürrle, de 22, mais Marco Reus e Thomas Müller, de 23, são alguns nomes que fazem Bierhoff e seus antigos companheiros parecem praticantes de outro esporte. Para completar, a liga do país tem o melhor público do mundo, média de 45 mil pessoas por jogo (40% são mulheres). Só a torcida do Borussia Dortmund tem média de 80 mil (!) por jogo. É uma final de Libertadores no Maracanã a cada domingo – coisa inédita na história do futebol. Não tem comparação: média de público do Brasileiro é 15 mil pessoas. A da segunda divisão alemã é de 17 mil. Nossa média, aliás, é só a 13º do mundo, atrás de China e EUA.

    O fato é que nenhum país trata o futebol tão a sério quanto a Alemanha. E não é só para tentar ganhar troféus. Quando eles propuseram uma revolução no futebol, a justificativa foi a seguinte: só a bola seria capaz de unir a nação.

    Faz mais sentido do que parece. A Alemanha é o terceiro país com mais imigrantes no mundo (atrás de EUA e Rússia). Mais de 20% dos 82 milhões de habitantes da Alemanha são ou imigrantes ou filhos de imigrantes. Num país onde até não muito tempo atrás era preciso ser “ariano” para ser cidadão, isso poderia virar um caldeirão de intolerância. Às vezes até vira. Mas o futebol ajuda a manter a coisa em fogo baixo, justamente porque nada na Alemanha abraçou mais imigrantes do que o futebol.

    O Bayern de Munique, por exemplo, é um arco-íris étnico. No time mais tradicional da Alemanha, tem negro, branco, moreno, narigudo, careca, black power… Se botar o uniforme do Bangu nos caras, vira tudo carioca. Uma combinação de fazer Hitler revirar no túmulo – e, junto com as iniciativas que vimos aqui, de tornar a Alemanha tetracampeã no Brasil, o país da corrupção no futebol.

    http://super.abril.com.br/esporte/alemanha-pais-futebol-752840.shtml

    ___________________

    E agora que as cortinas da Copa se fecharam, vamos meu TRICOLOR!!!

  24. Eu pergunto: Para que a Curralnet coloca uma matéria dessas ? E para que o jogador que perdeu um penalti na final contra a cadela rabugenta fala uma m#### dessas ?

    FUTEBOL PROFISSIONAL
    LOGÍSTICA DE VIAGEM DO SANTA CRUZ ESTÁ DEFINIDA E NÃO AGRADA O CAMISA 10 TRICOLOR

    Só sendo falta de assunto de ambos.

  25. Vamos esquecer essa copa dos gastos públicos para lá.

    Temos que focar no Santa Cruz que também não passa por bom momento, inclusive a política começou, agora que o clube vai ficar esquecido. O estádio já está esquecido faz tempo.

  26. TE LASCA ARGENTINA!!! CHUPA ARGENTINA!!!
    Gostaria de postar outros impropérios MERITOSOS para os hermanos, mas,… TE LASCA ARGENTINA!!!
    Pela arrogância e importância que os argentinos imaginam ter no mundo, eu desejo que TOMEM NO CENTRO DO C.! NO CENTRO DO C Argentina! DANE-SE!
    Esse povinho é tão bom que deu guarida aos fugitivos nazistas covardes do “3º reich” alemão. Dane-se! Argentina, tua paga tá começando agora!

  27. DESCULPEM-ME A EXPRESSÃO MAS

    esses sites BUNDA, inclusive o oficial, não diz uma linha sobre nossa viagem prevista pra 5 da matinada. A imprensa idem. Putz, ñ estamos mais na série “D”!

    Será que o vôo foi desviado pra faixa de Gaza, Bangladesh, Bombaim ou Calcutá?

    PQP!

    SAUDASANTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *